O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Chora, véio] Como era ser otaku antes da internet?

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.629
Pontos
1.209
Com base nas discussões feitas lá no tópico O dia que passou "A lenda do Demônio" na Band trago aqui um espaço pro pessoal acima dos 30 anos de idade compartilhar suas experiências como fãs de animes e mangás (otaku). Algumas perguntas a serem respondidas aqui:

  • Qual o primeiro anime ou mangá que você lembra de ter entrado em contato?
  • De que maneira você assistia animes? Era pela TV aberta? Pelo video-cassete? DVD? Real Media Video?
  • Você assistia animes por meios oficiais (TV) ou meios alternativos (fansub)?
  • Tinha grupo ou gente para conversar a respeito de mangás e animes? Como era esse contato? Reuniões, cartas, telefonemas?
  • Como a informação sobre animes e mangás chegava até você? Revista? Newsletter? Catálogo de loja?

Sugiro, para evitarmos problemas, a omissão de nomes e sobrenomes de pessoas envolvidas em situações de constrangimento.
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.629
Pontos
1.209
Vou tomar a liberdade de copiar algumas das histórias do tópico do Urutsuki Douji e expandí-las aqui.

Eu sou otakinho das antigas, nascido nos anos 80. Particularmente peguei uma época muito rica para animes, pois muitos deles passavam na programação matinal da TV Globo e da TVS/SBT. E o que passava nessa época na tv?

Na TVS/SBT eu me lembro desses:

1) O pequeno princípe (não me perguntem como conseguiram expandir um livro de poucas páginas num seriado com episódios semanais!)


2) Honey Honey suteki na Bouken (meu primeiro Shoujo anime! Nunca esquecerei!)


Na Globo tivemos:

3) Thundercats (sim, é "desenho americano" mas com mãozinha do estúdio TopCraft. Que, anos mais tarde, serviria de base para a criação do...estúdio Ghibli!)


4) Peter Pan no Bouken (delicioso de assistir, com design de personagens do filme Akira - veio para cá na onda de promover o filme Hook, com o Robin Williams)


5) Robotech (uma misturada de Macross com outros 2 animes. Tinha mulher pelada tomando banho e muito sangue. Não sei como isso passou no Xou da Xuxa!)


Para além disso existia a TV Manchete, do finado grupo editorial Bloch. Lá pelos anos 80 o forte deles eram os Tokusatsus. Minha mãe achava aquilo uma besteirada sem fim e não me deixava assistir!

Estou falando de uma época na qual a fita VHS era uma novidade prá classe média brasileira. 1985-87 foi quando a primeira locadora surgiu aqui perto de casa. Lembro de Robotech (tenho 1 fita dessas) e tenho a impressão de ter visto Toppo Giggio em anime.

6) Toppo Giggio anime


Lembro-me, ainda, do Cine Metrópolis (aqui na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) anunciando na TV a exibição de sua programação. Vi o trailer de Akira (mas, obviamente, eu não tinha idade para assistí-lo nos cinemas). Foi uma das fitas locadas aqui em casa pelo meu irmão mais velho:

7) Akira
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.629
Pontos
1.209
Bom, Akira foi lançado aqui no Brasil em 07 de abril de 1992 (segundo a wikipedia). Não demorou muito tempo para a editora Globo publicar a versão norte-americana do mangá. Mas veio tão esquisito...em formato de gibi americano (numa época que gibi no Brasil costumava ser pequenininho, um pouco menor que um tankohon), espelhado e...colorido digitalmente! Sim: alteraram o trabalho do Katsuhiro Otomo e fizeram um trabalho de colorização até então inédito (colorir uma história em quadrinhos nessa época era feita na tinta e à mão). Para quem tiver curiosidade para saber mais a respeito desse projeto de colorização, sugiro a leitura da entrevista feita com o colorista Steve Oliff no portal Anime News Network

1650856493920.jpeg

E essa publicação do Akira no Brasil e no mundo foi danada de complicada...! Pois o mangá original parou de ser publicado por conta do envolvimento do autor Katsuhiro Otomo na direção do filme Akira! A publicação aqui durou entre 1992 e 1993...parou...e só foi retomada no final de 1997! Olha que loucura! Até hoje tenho meus 5 últimos volumes intactos dessa edição da Globo e alguns volumes esparsos que meu irmão lia.

Mas fora Akira, tinha mangá nas bancas? Bom, eu não diria mangá, em si, mas tinha um ou outro Gekigá (mangá para o público adulto). E quase tudo previamente publicado nos EUA e com edição do Frank Miller. Ou seja: material espelhado, para "facilitar a leitura", e com retoques nas onomatopéias. Mesmo assim, era muito pouco material: Lobo Solitário (Kazuo Koike e Gozegi Kojima, publicado aqui a partir de 1988), Crying Freeman (1990) e Mai, a Garota Sensitiva (92-93, sendo esses 2 últimos títulos do Ryoichi Ikegami).

1650856538804.jpeg
images
mai-a-garota-sensitiva-01.jpg


Mas olha que coisa: Mai terminou de ser publicada no final de 92. Cavaleiros do Zodíaco só vieram a estourar em setembro de 1994. Mesmo assim: veio o desenho animado e uma enxurrada de brinquedos, mas nada do mangá original! Isso só foi corrigido no ano 2000. E o que a gente leu entre 92 e 2000? Bom, aí é papo para outra postagem.
 
Ultima Edição:

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.629
Pontos
1.209
reservado

Aqui devo falar sobre 94, tv manchete, como era para comprar coisas de animes, primeiras convenções
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.629
Pontos
1.209
reservado.

Falarei de fansubers, pirataria, transição do vhs pro dvd e para rmvb
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.782
Reações
23.010
Pontos
1.053
Era normal.
Nem era muito novidade , galerinha mais velha pegava no pe, mas não podiam ver um speed race que já colava a bunda no sofá.
E com exceção de dragon Ball que o homem do bau tentou passar , mas desistiu. A maioria do animes vinham direto do Japas.
Então filhos de funcionários da panco ficavam spoliando cdz, entre outros animes.
1 primo q na época morava comigo gostava muito de um Peter pan anime que passava na globo.
 


Luis Lionheart

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.253
Reações
16.737
Pontos
1.444
Lembro eu que o primeiro anime que vi era com duas toupeiras que ajudavam pessoas e animais, me impactou pq tinha umas paradas bem diferentes como personagens amigos morrendo e tal, anos depois descobri que se chamava Nick e neck.

Tinha do peter.pan, mas era um problema pq na globo passavam dois desenhos do Peter, um que só ele voava e outro que todos os garotos.voavam. o Op postou acima.

Daí depois assisti o que todos viram, cdz, db, Rayearth, isso até ficar adolescente e ir morar em Curitiba, então descobri a revista Anime Do e que existia o animencontro na cidade e lá.decobri que uma galera se reunia para assistir animes no MIS, aí virei um otaku fedido

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.330
Reações
45.866
Pontos
803
Eu conheci aqueles " desenhos animados de olhos grandes" basicamente com a TV Manchete e seus Cavaleiros do Zodíaco, peguei tudo isso aí no lançamento, com todas as repetições e revistas que falavam sobre como a Herói da editora Sampa e o seu clone a Heróis do Futuro da editora Press se não me engano.
E dali por diante eu me apaixonei, inclusive aprendi a ler com apenas 4 anos de idade por vontade de saber o que tinha nessas revistas haha.
Desde então tudo que passava na TV que me lembrasse esses desenhos eu procurava acompanhar, entretanto os termos certos como anime, Shonen, Bishonen e etc, só vim descobrir naquelas revistas Anime>Do, e anos antes naquela revista Comix, caramba quem lembra?
Só vim descobrir a Fantástica Animax quando eu peguei uns compilados da revista em uma banca de bairro e nesses compilados vinham se não me engano 3 revistas ou 4.
Adorava as matérias do Zé Roberto Pereira, o cara era maluco e falava umas coisas muito engraçadas, como ele dizia chamar XiS-Men e não X-Men porque dizia que parecia que tava chamando um cachorro quando falava isso.
Ou quando tinha aquela baixaria de que um deles tomou um murro do Marcelo Del Greco e puseram na revista até o B.O pra expor a situação....
Ah anos 90, put@ que pariu que época maravilhosa.
Hoje isso aí sequer seria imaginável hehehe.
Além das compilações da revista Megaman que era uma bizarrice lançada de forma oficial aqui no Brasil ( pelo menos segundo dizem) eu consegui a igualmente maravilhosa HyperComix que fazia sátiras de gosto MUITO duvidoso, quem leu sabe.
Aquilo ali foi pra mim um boom de informação porque eu sempre tinha informações pelas revistas só que elas careciam de detalhes, e nas Animax não você tinha de fato alguma informação sobre isso e me fez perguntar porque isso aí não chegava pra todo mundo?
Pra quem não sabe eu sou de Pernambuco e lá ninguém sequer tinha ouvido falar em tudo isso, pouquíssimas pessoas tinham informações sobre Anime principalmente antes da era da Internet.
E as revistas como essas, a UltraJovem entre outras (tinha uma muito boa chamada Anime-EX que durou pouco mas explicava vários termos e suas origens como a palavra Mecha que descobri por lá) como Henshin e etc, que fazia o trabalho que hoje a internet nos mostra em tempo real.

Não sei vocês, mas eu sinto saudade dessa época, apesar de ser tudo escasso em questão de informação mas eu conseguia dar valor pra cada uma dessas coisas que eu conseguia.

Aí já um pouco mais velho, ainda consumindo muito dessas revistas informativas também descobri sobre as internetes.
Foi aí que aprendi, tudo de forma autodidata como mexer num computador em uma lan house e a primeira coisa que eu fiz não foi pesquisar pornografia, pasmem.
Mas fui procurar Tokusatsu, sim naquela época era muito mas muito difícil descobrir essas coisas, ou mesmo ver episódios completos.
Era uma verdadeira luta, aí foi quando aprendi a usar o eMule, Kazaa, Limewire....
Passava horas pra baixar alguma coisa e se baixasse enquanto havia tempo na Lan eu tentava assistir, se não desse tempo fuldeu, era mais dinheiro que tinha que gastar pra poder ver alguma coisa.
Foi aí que eu vi o tão famoso Jaspion que até então nunca tinha visto nenhum episódio da série.
Numa cópia ruim demais e que rodava apenas no Windows Media Player.
Eita época boa...

Depois eu notei que era mais fácil de se conseguir animes pra assistir, e nessa época a moda era Naruto e foi de fato o anime que conheci na era da internet, assistia Naruto inclusive em grupo lá na Lan House como acabamos fazendo amizade eu e o pessoal que frequentava todo domingo íamos assistir alguns episódios de Naruto lá.
Mas tudo era ainda muito difícil pra gente lá em Pernambuco, e só depois de anos com a popularização dos dvds com vários episódios de animes que esses Fansubbers vendiam é que eu de fato comecei a ver essas séries que por anos eu via nas revistas e nunca pude sequer ver a abertura.
Então Assisti Evangelion, Samurai Deeper Kyo entre outros.

De lá pra cá tudo foi mais fácil de se conseguir, porque eu podia conseguir alguma coisa nessas barraquinhas com séries muitas vezes completas e podia curtir em casa com conforto.
Problema era a minha mãe que por ser crente achava que tudo aquilo ali era um problema na minha vida, bem isso aí é outra coisa.
Mas no geral até 2008 mais ou menos esse tipo de mídia era muito difícil conseguir, basicamente dependíamos da TV pra assistir qualquer coisa sobre Anime.
O que passasse mesmo se eu não gostasse eu acompanhava só pra poder dizer que eu tava apoiando hehehe.

Bem eu acho que me estendi um pouco mais do que realmente precisava no texto, mas acho que deu pra entender como foi minha vida antes da Internet facilitar às coisas.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.882
Reações
51.000
Pontos
1.003
Eu fui mais privilegiado porque peguei a época dos animes da TV Globinho já
Logo depois veio a Internet

Mas eu lembro de uma vez que eu viajei pro interior e gravei Trigun num DVD pra assistir lá
Um dos episódios no final tinha até uma mensagem de Boas Festas do grupo de fansub
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.405
Reações
44.230
Pontos
1.339
Eu lembro. Era alugar algumas vhs piratas em locadora ou comprar fitas de algum 'fã sub' por carta onde ele mesmo legendava ou metia em inglês.
Vez o outra ia na Liberdade em lojas especializadas ou esperar sair nas bancas um brinde. Tempos difíceis hahaha
Acho que o máximo de informação que tinha era algum trecho em revistas de jogos importadas que eram grossas pra caramba.
Lembro também que um amigo alugou Akira e chamou pra assisti com outros. Experiência surreal.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Cara eu sou "novo", tenho 23 mas peguei parte dessa pré anime, ainda mais que aqui é bairro pobre, quando internet popularizou foi junto com era dos smartphone e coisas do tipo.

Peguei época dos animes na TV aberto e parte da época das lan house tá ligado, tinha colégio também, então sempre tínhamos aquele grupo de amizades que curtiam as paradas. Agora nunca fui de ir em eventos, por falta de oportunidades e por achar bizarro, mas bem capaz de nos próximos anos eu ir só pra zoar.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
reservado.

Falarei de fansubers, pirataria, transição do vhs pro dvd e para rmvb
Transição pra minha pré adolescência(10-13 anos) era foda, pq pra assistir animes que me lembro era só esse rmvb a qualidade era uma b*sta mas lembro que achava massa, assistia naruto e os animes da época, foda demais, hj se for assistir naquela qualidade não passo de 2 min de incomodo, não consigo tolerar nem 480P, hoje só consumo HD 720p ou Full HD 1080P.

Minha pré adolescência foi em 2009-2012, as coisas começaram a melhorar na década de 2010, principalmente 2012, já dava pra encontrar sites com qualidade melhores, começou aquele boom de transição para HD e etc.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.706
Pontos
1.359
Em manga esse foi meu primeiro em 1990 tinha 9 anos, primeira versão pela editora globo, como meu pai é japa ele comprava os mangas pra mim, quando fomos no cinema minha mãe ficou horrorizada que meu pai tava dando isso para eu ler e brigou pra cacete :klolwtf, SIM Assisti AKIRA com 10 anos(meu irmão tinha 7) no CINEMA e meu pai nos levou junto com minha mãe na semana de estreia porque eu enchi o saco para ir assistir, LEMBRO Até hoje dessa seção, foi no falecido Mappin de Santo André que hoje é o Shopping ABC, lembrei desse história a pouco tempo com minha mãe

1650643280837.jpeg



Eu assistia também tudo que tinha na tv e VHS, incluindo Zillion, Dolbuck e macross(GUERRA DAS GALÁXIAS) eram meus favoritos

images


E teve minha era de ouro, entrei nas turminhas de japa, e conheci Dragon Ball, então tinha as locadoras piratas para a comunidade japonesa, que tinha as novelas, tokusatsu, e dragon ball, e eu alugava primeiro os tokusatsus Maskman, Flashman, liveman, vi esses 3 series completas antes de vir para o Brasil(liveman nunca veio), e depois comecei a ver Dragon Ball, muito antes de estreitar cavaleiro dos zodíaco na manchete

Essas fitas eram em japonês e com as propagandas da tv eram só os maulcos que gravavam a tv e mandavam, era uma tortura ver os comerciais de brinquedos japa e ser em japa sem legenda não era problema nenhum

Nessa onde de fitas japonesas sem legenda vi dragon ball z( mas comecei no fim do Freeza), Yuyu Hakusho, Ruronikenshin, e vários outros capítulos perdidos de várias séries que nem lembro, como 3x3 Eyes, alguns de robos, e outras coisas ah, teve as compilaçoes do Gundam original.

Comprei no lançamento o Manga 42 do Dragon Ball em Japones na liberdade, comprava cards também na liberdade, e lá faziam ainda uma camisetas de Dragon Ball, era foda ser o unico na escola que ia de sexta feira(dia que podia não usar uniforme) com camiseta de Dragon Ball, na epoca ninguem sabia e o que era anime(era tudo desenho ainda não tinha cavaleiros) meio vergonha alheia

Depois veio a época de comprar fitas VHS com os amigos de fansubs, começando por Evangellion e Escaflowne. Que já foi a vida mais normais dos Otakus da época pós Cavaleiros da manchete. Aí teve o primeiro Animefriends, etc, etc, etc
 
Ultima Edição:

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Adquiri BD de CDZ saga das dozes casas, só reiteiro o que falei : NÃO DÁ MAIS PRA ASSISTIR QUALIDADE ABAIXO DE HD - dá tesão de ver aquela definição e cores assistindo estes animes antigos que na nossa época assistíamos em 360P e com sorte 480P.

Milagres da tecnologia.:kcool
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Antes da internet mal se sabia o que era um Otaku e muito menos o que era um anime. Era tudo visto como desenho e fim. Eu e amigos assistiamos tudo isso daí no post principal sem ter a menor noção de que era um segmento diferente dos desenhos norte americanos. Só através de Cavaleiros do Zodíaco e da revista Heróis, pioneira no país, é que as pessoas começaram a entender o que era um anime e um Otaku. Mas foi um processo lento e que interceptou o próprio uso da Internet no fim dos anos 90. A identidade de um produto japonês estava muito mais ligada aos Tokusatsu (Jaspion, Spectreman e etc) e aos Super Sentai (Changeman, Flashman). Só que lá nos anos 90 ainda chegaram os power rangers trazendo um produto americanizado que suplantou as memórias do pessoal dos anos 80 e início dos anos 90 em relação as características japonesas.

Pra ficar mais claro de visualisar tudo isso entendendo que o primeiro Boom dos animes veio com Cavaleiros do Zodíaco em 1994 e finalizou no Yu Yu Hakusho antes de 99. Sendo Yu YU um sucesso de audiência e um fracasso comercial.

o Segundo Boom é com Pokemon em 1999 e já intercepta o advento da internet.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.782
Reações
23.010
Pontos
1.053
honey honey.
cacetada, acho que nem devia saber falar direito qdo o via no sbt.
macross não, vi macross na cnt.
desperdicio passar macross num programa infantil
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.782
Reações
23.010
Pontos
1.053
Antes da internet mal se sabia o que era um Otaku e muito menos o que era um anime. Era tudo visto como desenho e fim. Eu e amigos assistiamos tudo isso daí no post principal sem ter a menor noção de que era um segmento diferente dos desenhos norte americanos. Só através de Cavaleiros do Zodíaco e da revista Heróis, pioneira no país, é que as pessoas começaram a entender o que era um anime e um Otaku. Mas foi um processo lento e que interceptou o próprio uso da Internet no fim dos anos 90. A identidade de um produto japonês estava muito mais ligada aos Tokusatsu (Jaspion, Spectreman e etc) e aos Super Sentai (Changeman, Flashman). Só que lá nos anos 90 ainda chegaram os power rangers trazendo um produto americanizado que suplantou as memórias do pessoal dos anos 80 e início dos anos 90 em relação as características japonesas.

Pra ficar mais claro de visualisar tudo isso entendendo que o primeiro Boom dos animes veio com Cavaleiros do Zodíaco em 1994 e finalizou no Yu Yu Hakusho antes de 99. Sendo Yu YU um sucesso de audiência e um fracasso comercial.

o Segundo Boom é com Pokemon em 1999 e já intercepta o advento da internet.
nao vejo pokemon aqui no brasil , como mostrado la fora.
principalmente no japão que tinha eventos voltados para os games.
não me lembro de nenhuma criança ficar fissurada na epoca. e acho que rolava ate xacota, diferente de dbz.
dbz foi tão absurdo ou mais que cdz.
comentado por crianças e adolescente.
manchete tinha que ter focado nele ao invés de yuyu.
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.235
Reações
7.106
Pontos
703
Com base nas discussões feitas lá no tópico O dia que passou "A lenda do Demônio" na Band trago aqui um espaço pro pessoal acima dos 30 anos de idade compartilhar suas experiências como fãs de animes e mangás (otaku). Algumas perguntas a serem respondidas aqui:

  • Qual o primeiro anime ou mangá que você lembra de ter entrado em contato?
  • De que maneira você assistia animes? Era pela TV aberta? Pelo video-cassete? DVD? Real Media Video?
  • Você assistia animes por meios oficiais (TV) ou meios alternativos (fansub)?
  • Tinha grupo ou gente para conversar a respeito de mangás e animes? Como era esse contato? Reuniões, cartas, telefonemas?
  • Como a informação sobre animes e mangás chegava até você? Revista? Newsletter? Catálogo de loja?

Sugiro, para evitarmos problemas, a omissão de nomes e sobrenomes de pessoas envolvidas em situações de constrangimento.

Sou dos inícios dos 80 tb, então minha lista de TV aberta foi bem parecida com a sua isso antes mesmo de saber oq era anime, via Robotech (que fez eu ter vontade de ir para Aeronáutica até a adolescência onde só não entrei para a academia por um acaso), pequeno príncipe e coisas assim...

Um fato engraçado é que eu só conhecia na extrema infância SBT e Globo, com 4 anos teve um dia que por causa de uma festa onde meus pais foram eu dormi na casa da minha avó, no dia seguinte pela manhã acordei bem cedo e como estavam todos dormindo ainda fui ver TV na sala que foi onde eu tinha dormido mesmo, aquelas TVs antigas de botão ainda, ai pelo horário muito cedo não tinha nada de desenho ainda no SBT e Globo e sai mudando, e acabei parando por acaso na Manchete que estava passando os tokus que tinha entrada a pouco tempo na programação dela, e dei sorte de pegar o primeiro de um combo de jaspion, changeman, flashman, jiban.... e porra foi paixão a primeira vista, logo depois estourou com a criançada mesmo, ainda tenho minha foto com meu pai no circo do Jaspion e Flashman... bem até hoje gosto de Tokus, ai uns anos depois e com muita reprises um dia veio a propaganda de que iriam tirar a reprise de Winspector para entrar um desenho no lugar, lembro que fiquei muito puto, até reclamei em casa que iam tirar para passar um desenho de uns "carinhas lutando no espaço", mas blz resolvi ver... bem na hora que a orelha do Cássius voou para o chão eu já estava fissurado, no comercial já estava querendo os bonequinhos... kkkk

E ai seguiu o caminho normal dessa época com o resto da era de ouro da Manchete, os animes do SBT de sábado de manhã e coisas assim... nessa época tinha a Heróis como fonte de informação, e para falar com os outros não era nem coisa de nerd, tipo cavaleiros na época que estreou era O assunto na escola, a nível da primeira vez que o Ikki "ressuscitou" para salvar o Shun contra o cavaleiro de fogo tive vizinho adolescente soltando literalmente fogos e gritando na janela, fora os país literalmente saindo na porrada no primeiro dia das crianças para comprar os bonecos, hoje quem é mais novo não tem essa noção, mas era literalmente porrada por brinquedos e era generalizado, pelo menos em SP.

Depois disso já perto do fim dos noventa no ensino médio tinha alguns evento bem pequenos de anime em SP que fui algumas vezes, e alguns esquema de troca de fita VHS (cada um pegava uma e gravava para os outros), assisti nessa época DNA, Bastard!!, 3x3 Eyes que é um dos meus mangás prediletos até hoje e que nunca teve nada além de uns OVAs, o inicio de Evangelion (antes de ter o Locomotion e ser mais comum TV a cabo)...

Acho que lá para 2000 ou 2001 foi onde organizaram o primeiro Animecon, primeiro evento grande de verdade, e nessa época era bem legal ir, internet ainda era para poucos, a gente ia para ver os cosplay e assistir coisas mesmo, então a gente pegava a programação das salas e ia pulando entre elas para assistir as coisas mais legais...
 
Ultima Edição:

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.706
Pontos
1.359
Estou decepcionados com vocês que só viam pequeno principe que ninguem nem falava que era anime e não assistiram o Dolbuck!!!!!

 
Ultima Edição:

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.819
Reações
7.746
Pontos
1.264
Meu primeiro contato com animê foi no início dos anos 80, com o "As Aventuras de Cacá" (Wanpaku Omukashi Kumu Kumu, 1975).

Passava no período da tarde (mas me disseram que repetia pela manhã) no canal que aqui em Salvador transmitia o SBT, o Itapuã.

0.jpg


A história girava em torno de uma grupo de homens da caverna e de suas dificuldades em sobreviver aos desígnios da natureza. Claro que focava mais nas aventuras das crianças, o Cacá (Kum-kum) e seus amigos e o brontossauro de estimação. Toda a criançada da minha cidade natal assistia religiosamente a esse desenho e no dia seguinte, comentávamos sobre ele na escola. A gente não sabia que o nome era animê, mas sabia que era japonês por causa das letras que passavam nos créditos e eram iguais àquelas que passavam nos créditos dos filmes de monstros que só atacam o Japão (Espectreman, Ultraman, Robô Gigante, etc.)

Dizem que houve um incêndio no local onde estocavam os rolos dos filmes e a versão nacional foi perdida para sempre. Lembro que a voz do Cacá era feita pela mesma dubladora do pequeno Príncipe (mencionado mais acima). Estou até com um DVD com os episódios dublados de o Pequeno príncipe aqui em casa. Minha irmã comprou para relembrar a infância e acabou não gostando do "reencontro" e largou por aqui.
No youtube há alguns episódios dublados, mas com péssima qualidade de imagem. Vejam a abertura com sua musiquinha inesquecível.



A gente chamava esses desenhos de "desenhos do bocão", devido ao modo exagerado como são desenhados. E no SBT, ainda assisti a outros animes legais, como Angel (Hana no ko Lunlun, 1979), mais voltado para meninas, mas que agradavam a qualquer um.

d4fa448fa3a311c00a38f66db5527c05.jpg


Ela vivia em busca da flor das sete cores. Não lembro qual o motivo dessa busca. Sei que não pude assistir a todos os episódios porque o SBT tinha a mania de mudar o horário das coisas sem avisar.

Em 1984 chegou a Rede Manchete (snif) aqui em Salvador e quando podia eu assistia `'aquela enxurrada de desenhos "novos" e fascinantes vindos do japão.

Já os mangás... So conheci nos anos 2000 pela Conrad. Acho que o primeiro que comecei a ler foi Blade - A lâmina do Imortal. A editora faliu e muitas coisas passaram a ser lançadas pela Panini, que na cara dura cancelava as coisas antes do final. Aí parei de acompanhar mangás. O último que li foi Akira, lançado recentemente em 6 livrões pela JBC, que também terminou de lançar os mangás de Evangelion, que a Conrad largou antes da finalização.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.796
Reações
9.038
Pontos
753
Estou longe de ser Otaku, tanto que nunca li nenhum manga na vida, mas curto muito animes.

Com toda certeza até hoje o anime de maior impacto até hoje no Brasil foi Cavaleiros do Zodíaco , nada chegou perto do evento que foi esse anime em 1994.

Até entao , os desenhos que passavam nas emissoras eram todos bem infantis e não exploravam sentimentos , com exceção de TinTim. Lembro que quando criança , sou de 85 , chegava em casa da escola as 17 45 e ia correndo para tv do quarto , colocava na tv Cultura e começava assistir as aventuras de Babar , depois via Pingu e por último o melhor desenho : As aventuras de Tintim.

Mas em 94 , quando estava na segunda série , estreou Cavaleiros do zodíaco e tudo mudou , um desenho /anime com inumeras coisas novas que jamais tinha visto em outros desenhos : relação de amizade forte, lutas épicas, primeiro desenho com sangue , reviravoltas , sentimentos de vingança , traição , desprezo e etc...hoje parece besteira , mas na época para uma criança de 8 anos era uma quantidade absurda de novas informações para uma criança.

Costumo comparar o evento dos Cavaleiros do Zodíaco para mim na infância como a perda da virgindade na adolescência.

Enfim , lembro que os álbuns de figurinhas bombavam e na escola brincávamos de imitar os poderes dos cavaleiros, uma verdadeira febre. Alem das fitas cassetes com varias musicas que ouvíamos e cantávamos , sendo a da abertura uma das melhores ( tem video no youtube do Edu Falaschi ,ex vocalista do Angra , contando sobre como foi o processo de convite e tudo mais , já que foi ele que deu a voz a música de abertura ).


Depois com uns 11 anos veio Yu Yu Hakusho , meu anime preferido de todos os tempos, também fez bastante sucesso com a molecada do bairro , mas longe bem longe do impacto dos Cavaleios do Zodiaco , nem comentávamos na escola , com onze anos o foco maior era futebol e as meninas.

Com 13 anos veio Dragon Ball Z e Pokemon , Pokemon eu e toda escola ignorou pois era um anime bem gay ( sempre brinco no forum na pasta consoles que quem gosta de pokemon da ré no quibe ) , Já Dragon Ball Z fez um bom sucesso , ainda longe dos Cavaleiros mas foi bem impactante

Recordei agora que com uns 9 anos , eu nao perdia um sábado no SBT , passava o Dragon ball e Street Fighter , esse último achava foda demais pra época , ainda mais que jogava até cair os dedos Super Street Fighter 2 no meu Super Nintendo.


Sobre Dragon Ball Z , lembro de um acontecimento icônico ....estava na casa de praia e fui ver a final do mundial do Corinthians contra o Vasco na casa de um amigo ( fui para secar pois sou Sao Paulino) , e bem nessa semana estava passando Dragon Ball Z diariamente no Cartoon Network e estava no meio da luta entre o Frezza e o Goku . Sei que na porra do intervalo do primeiro tempo do jogo , pedi para ele colocar no Cartoon Network e bem na hora o Frezza explode o Kuririn e o Goku se transforma pela primeira vez em super Sayajin....eu fiquei empolgado pra caraio e meu amigo sem entender minha comoção pois ele nao assistia Dragon Ball Z

Por volta de 2003 , assistia bastante Animax , onde eu com 17 para 18 anos cuidava do meu irmao recem nascido e assistíamos juntos diariamente as 13 30 Hunter vs Hunter

Lá por volta de 2006 eu assitia com esse irmão Naruto pelo Pc, foi o primeiro anime que assisti baixando pelo PC. Lembro que um colega do serviço ( trabalhava como operador de CNC) me apresentou Naruto pelo celular , na época foi um impacto ver um celular rodando video pela primeira vez kkkkk .


E minha história se resume mais ou menos a isso ai , nunca fui em nenhum evento e nem tenho vontade. Só gosto de assistir mesmo.

Nesses últimos anos tenho visto animes apenas pela Amazon e Netflix , a Amazon começou arregaçando com vários animes no catálogos ( devo ter visto uns 10 ) mas depois nao renovou mais


Já a Netflix vi varios como Baki ,One Punch Man,etc e o último que assisti e terminei semana passada e recomendo é :



Ajin: Demi-Human Netflix - Crítica do anime





Edit : última curiosidade que lembrei , em 2002 eu com 16 anos no segundo colegial , estudava a noite e tinha dois colegas da sala do lado que faziam segundo grau com enfase em técnico em informatica ( eles me chamaram na época para fazer mas nunca fui muito ligado em computador e preferi o segundo grau normal mesmo ).

Como estudávamos a noite ( fazíamos Senai de manha ) , era um horário bem tranquilo e eles iam para sala de computadores para baixar a saga de Hades dos Cavaleiros do Zodiaco , cheguei a ver dois episodios com eles nos intervalos de 25 minutos que tínhamos. Mas como na epoca os hormônios estavam bombando , a prioridade era xavecar e ficar com as minas , entao dropei Cavaleiros e parando para pensar agora , eu nunca vi essa Saga até hoje. Já assisti Lost Canvas mas a saga de Hades ainda não.
 
Ultima Edição:

DitaParlo

Vamo se beja?
Mensagens
45.797
Reações
44.034
Pontos
1.814
rolou muito uma troca dos filmes do dbz em RAW na minha escola, principalmente o que tinha o vegita, foi o surto, nem porno chegava perto
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Lembro de comprar revistas Pokémon Club e Pokémon Evolution (?) nos anos 00s. Eu tinha outras revistas de animes gerais (lembro que tinha um poster desse anime novo chamado... ONE PIECE... haha), mas não lembro o nome da revista. Antes disso nos anos 90 a única coisa que fazia era assistir o que passava na TV, e alugar as fita cassette disponiveis nas locadoras. Era dificil explorar animes variados porque tudo dependia do dinheiro e boa vontade de papai e mamãe.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
7.202
Pontos
1.189
Qual o primeiro anime ou mangá que você lembra de ter entrado em contato?
Doraemon. Acho que passava num tal de Clube da Criança, com a Angélica.

De que maneira você assistia animes? Era pela TV aberta? Pelo video-cassete? DVD? Real Media Video?
Assistia pela TV aberta, na Manchete, quando os animes começavam a ser exibidos no fim da tarde, e também no SBT, nas manhãs de sábado. Dragon Ball (primeira fase) era um que eu tinha que deixar gravando no videocassete para assistir depois que eu voltava das aulas de Kung Fu. rs

Você assistia animes por meios oficiais (TV) ou meios alternativos (fansub)?
Assistia pela TV.

Tinha grupo ou gente para conversar a respeito de mangás e animes? Como era esse contato? Reuniões, cartas, telefonemas?
Tenho amigos com os quais conversava e converso até hoje sobre animes e games. Também participava de eventos de animes.

Como a informação sobre animes e mangás chegava até você? Revista? Newsletter? Catálogo de loja?
Revista.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
quem ai lembra da gokupower.cjb.net?

e que akira toriyama tinha 99 anos de idade quando morreu em 1999?

:kfeliz
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.753
Reações
10.884
Pontos
453
Robotech era foda-ralho!!!

Queria eu ter a oportunidade de assistir a saga COMPLETA...

Teve um tempo que tinha completo na Netflix, hoje se encontra em espanhol no Face.
Parece que vai rolar o filme do Robotech.

Assistir anime antigamente era complicado, a tv não sintonizava direito, chuviscos, imagem truncada.
Fiz muitos amigos na Net e trocavamos fitas VHS.
 
Ultima Edição:

GameT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.307
Reações
2.393
Pontos
864
Sou velho mas sem graça

Primeiro anime suspeito que foi Speed Racer mas não tenho muita lembrança, o que posso confirmar bem foi Dragon ball Z no Cartoon Network, era a primeira vez que estavam exibindo, já molequinho eu tinha TV paga em casa, aí virou o trio supremo da TV paga: CN, Fox Kids e Nickeloadeon, assistia todos os animes possíveis lá, das 16hrs até 22hrs tinha anime em um dos três, de vez em quando eu faltava da escola e assistia band kids, passava uns anime meio underground lá tipo tenchi muyo, bucky e afins

Só depois de velho que eu fui descobri que na capital tinha um bairro japonês e lá vendiam uns VHS com fansub de anime que nem tinha vindo pro brasil
 
Topo Fundo