O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Estamos chegando ao limite da evolução gráfica? Lei dos rendimentos decrescentes

J_Z

Bam-bam-bam
Mensagens
2.712
Reações
2.588
Pontos
314
Estava vendo algumas matérias sobre jogos quando me deparei com uma bastante interessante que nunca ouvi ninguém falar aqui. É sobre a Lei dos Rendimentos Decrescentes, com base nessa lei, mostra que provavelmente estamos chegando ao fim da evolução gráfica em jogos, não o fim propriamente, mas a tendência é que as diferenças sejam cada vez menos perceptíveis.

Vejam a imagem abaixo:

polygon-count-diminishing-returns-consoles.jpeg


Cada imagem acima é composta por um número diferente de triângulos.
Como podem ver, a tendência é cada vez ficar menos perceptível a mudança. Na de 6000 para a de 60000 a diferença é pequena mas perceptível, e em uma de 600000? Seria quase nada de diferença.

Jogos da geração atual como Crysis 3 no PC e The Last of Us mostram o que a atual geração é capaz, não podemos esperar melhorias tão significativas mais.

O ponto bom é que isso tende a levar os desenvolvedores a focar em outras coisas como IA, jogabilidade e história.

O que vocês acham, será que os desenvolvedores devem continuar focando em gráficos com ganhos cada vez menores, ou deveriam dar uma estacionada para focar outros aspectos do jogo?


Disserte o tema acima proposto em no mínimo de 20 e no máximo de 30 linhas. A postagem deverá seguir as normas da ABNT. :kflame

Fonte:
http://www.extremetech.com/gaming/1...inishing-returns-of-next-gen-console-graphics
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Em numero de poligonos não, mes em efeitos gráficos pode se melhorar muito(iluminação, efeitos climaticos, simulação de liquidos, fogo e etc coisas que a nvidia tá fazendo), a fisica então precisa ser muito melhorada nos jogos e a inteligencia artificial também, então temos muito campo para evolyção ainda...
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.999
Reações
41.705
Pontos
1.689
Aleluia, tomara.
To de saco cheio de pegar aquele jogo com gráfico lindo, mas sem vida. Deixa eu explicar.
Olha a floresta de Crysis. Toda linda e detalhada graficamente, mas totalmente morta. Não existe simulação de fauna e flora. Queria uma floresta viva, com bichos dos variados. Algo q foi feito em Snake Eater, só q numa escala muito maior.
Ou então em GTA um transito com 20 ou 30 carros, um transito com 200 a 300 carros ao mesmo tempo.
Quando os gráficos chegarem ao máximo de fotorealismo então o pessoal invariavelmente vai ter q investir nestas coisas.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Os personagens principais ja estão num patamar que não vão ter muita diferença mesmo, mas tem muito o que melhorar ainda sim, agora nos cenários e elementos secundários...
 

fgameiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.666
Reações
7.541
Pontos
703
Na modelagem dos personagens, objetos e cenários a tendencia é a gente perceber cada vez menos, mas tem tanta coisa pra melhorar ainda em termos de gráficos... resolução, taxa de FPS, texturas, iluminação, efeitos de partícula e sei lá mais o que que com certeza vai evoluir e todos vão notar.

No mais, é mais fácil focar em gráficos do que em IA, jogabilidade e história... essas são áreas que precisam de gente talentosa, o que é escasso.
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.188
Reações
40.617
Pontos
1.074
Boa matéria!

Eu pensava que a partir dessa geração, não ia ter mudanças tão drásticas nos gráficos, mas acho que tem muito o que evoluir ainda.
 


deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.541
Reações
16.997
Pontos
1.089
Precisamos de uma AI e uma física melhor. Porra, Skyrim tem um conteúdo do c***lh0, mas os NPCs parecem alguns usuários da OS...
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Tesselation foi o último grande salto, mas nada foi como quando começaram a usar os shadders 2.0
2.jpg


new_tod.jpg


Isso pra mim foi o maior salto.

Depois disso, quase não me impressionei com mais nada. O que chegou mais perto foi quando vi HDR, uns efeitos do Physx e o Tesselation.

Engraçado, que hoje em dia, rodar no máximo não tem tanta graça quanto tinha nos tempos de Half Life 2, pois a diferença era absurda.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.329
Reações
47.055
Pontos
2.184
em questão de polígonos e textura já deu pra ver que não vai mudar muito

agora o que vamos perceber é mais a escala do jogo, partículas e efeitos mesmo... principalmente a iluminação muito mais realista... reflexos sem gambiarra, sombras em alta definição, blablabla coisas dinâmicas mesmo

agora talvez sobre mais espaço pra investir em física, milhares de scripts a mais (que chamamos erroneamente de IA)
 

All_Might

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.146
Reações
29.548
Pontos
1.044
Aleluia, tomara.
To de saco cheio de pegar aquele jogo com gráfico lindo, mas sem vida. Deixa eu explicar.
Olha a floresta de Crysis. Toda linda e detalhada graficamente, mas totalmente morta. Não existe simulação de fauna e flora. Queria uma floresta viva, com bichos dos variados. Algo q foi feito em Snake Eater, só q numa escala muito maior.
Ou então em GTA um transito com 20 ou 30 carros, um transito com 200 a 300 carros ao mesmo tempo.
Quando os gráficos chegarem ao máximo de fotorealismo então o pessoal invariavelmente vai ter q investir nestas coisas.


Curti fortemente e também devido a menção ao meu Snake fuderoso! :rox
 

teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.211
Reações
13.281
Pontos
1.379
Engraçado é que vendo a foto me lembrei da evolução PS1, PS2, PS3 e agora o PS4!

polygon-count-diminishing-returns-consoles.jpeg
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
é lei lógica das coisas, quando mais se aperfeiçoa mais o esforço tende a ser maior com um resultado cada vez menos perceptível.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.999
Reações
41.705
Pontos
1.689
Curti fortemente e também devido a menção ao meu Snake fuderoso! :rox
Putz, as ideias de Kojima para floresta foram fantásticas: Tem cobras, ratos, peixes, um micro-ecossistema dentro da floresta. Lógico q pelas limitações do PS2, não dava para fazer muita coisa, mas com o PS4 daria p/ fazer algo muito legal, uma colônia de formigas ou abelhas, plantas/frutas venenosas, plantas medicinais, animais em decomposição.

Kojima deu o pontapé inicial para as coisas mas parece q não investiu mais na ideia. Espero q ele reassuma isso no futuro.
 

Sodoma

Bam-bam-bam
Mensagens
3.129
Reações
4.544
Pontos
293
A aplicação dos NormalMaps foi o diferencial mais impactante da ultima geração, e pouca coisa mudou até hj.

O negocio agora é evoluir a iluminação e aderentes.
 

All_Might

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.146
Reações
29.548
Pontos
1.044
Putz, as ideias de Kojima para floresta foram fantásticas: Tem cobras, ratos, peixes, um micro-ecossistema dentro da floresta. Lógico q pelas limitações do PS2, não dava para fazer muita coisa, mas com o PS4 daria p/ fazer algo muito legal, uma colônia de formigas ou abelhas, plantas/frutas venenosas, plantas medicinais, animais em decomposição.

Kojima deu o pontapé inicial para as coisas mas parece q não investiu mais na ideia. Espero q ele reassuma isso no futuro.


Kojima é outro nível né?! Até hoje não acredito como ele conseguiu fazer o Metal Gear Solid do PsOne com 2 Megabytes de RAM e 1 Megabyte de VRAM!!! :rox
 

El Skydiver

Bam-bam-bam
Mensagens
3.218
Reações
2.294
Pontos
349
Faz perfeito sentido pensar assim.

O salto gráfico entre as gerações tem sido notavelmente menor à medida que o tempo passa.

Pra mim o último que foi realmente impressionante foi do PS1 pro PS2.
 

Tecnomage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.002
Reações
8.594
Pontos
1.263
Acho que deveriam investir mais na AI dos jogos... Alguns são muito ruins... o que prejudica demais o desafio e a dificuldade do jogo...
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.264
Reações
10.153
Pontos
1.494
Prefiro um jogo que tenha conteúdo, que apenas gráficos bonitinhos e jogo ordinário. Então eu torço para que o limite chegue logo, pois assim eles poderão deixar de focar em gráficos e se dedicar a outras coisas.

No mais, joguei Battlefield 3 no máximo, e putz, decepcionante, o jogo é muito menos do que eu esperava (não que não seja bonito e talz, mas sei lá, pensei que seria mais bonito), o que corrobora com a ideia do tópico de que a evolução seja cada vez menos perceptível e impactante daqui para frente.
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.705
Reações
6.187
Pontos
704
Interessante o assunto, eu já tinha pensado nisso alguma vezes
Como já disseram, seria ótimo pois iria forçar as empresas focar e evoluir em outros detalhes...
 

Heishiro

Bam-bam-bam
Mensagens
11.485
Reações
9.973
Pontos
449
Ainda existe algumas decadas de evolução, claro que cada vez menor será o impacto, mas ainda existe bastante a evoluir sim.

Contudo este não é o fato que acho mais interessante, o que acho legal eh pensarmos que nós fomos privilegiados pois vivemos no momento do avanço substancial, as proximas gerações não vão saber como é pegar um PS1 ou um N64 em relação à um Snes, vão haver consoles e placas de video novas, mas assim como já estamos vendo agora nos primeiros games da próxima geração, a diferença não eh um absurdo, e vai ser cada vez menor.

Nós que passamos pela evolução, meu primeiro console foi um atari quando eu era bem pequeno, depois um genesis, snes, e aí por diante, esta evolução drástica é algo que só nós experienciamos.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Mas ai a questão é o uso inteligente da programação gráfica e não simplesmente ir aumentando polígonos e resolução das texturas.

Por exemplo, pra que multiplicar 10x a quantidade de polígonos se o uso de Tesselation fica muito melhor, e com menos polígonos vc ainda libera processamento pra implementar melhor esse efeito. E em texturas é ainda mais simples... no PS360 vi um monte de jogo que realmente colocava umas texturas bonitas na tela, mas ai vc inclinava ou afastava um pouquinho ela e ficava todo borrada... era só aplicar um pouco de Filtro Anisotrópico (que é um filtro muito básico e já antigo) que resolvia.

FALOW
U
I
 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Acho que os jogos jamais chegarão ao patamar gráfico reproduzido em filmes de animação 3D, como Shrek e mais recentemente Os Croods e Turbo, só para citar. A reprodução de uma CG em plena forma só dá-se com pós-produção. Gerar isso em tempo real é impossível, e acredito não ser alcançado em máquinas domésticas a um custo acessível.
 

tonhonis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.800
Reações
16.078
Pontos
649
Eu tb sinto isso, a evolução tah muito absurda. Claro que, como bem citado, last of us eh ultra bem feito, mas o cenário e os carros (principalmente) sao caixas. A ideia que bf4 trouxe de um cenário totalmente destrutível eh excelente, pq amplia a jogabilidade para além do personagem principal.

Entretanto, discordando da douta opinião do nobre colega MP Colorado, acredito que a evolução gráfica ainda será aprimorada, ateh o momento que teremos filmes interativos, mas nao como beyond ou heavy rain, mas tipo "BF4" - onde vemos uma utilização de cores realistas e recursos para se aproximar da própria realidade.

Por outro lado, como falei, realmente o salto na melhora gráfica nao será tao absurdo. Acho que o último salto que vivenciamos foi da geração ps2 pro ps3. Claro que os gráficos no fim da proxima geração e/ou no começo da próxima-next-gen serão muito melhores, mas com foco no cenário, isto é, ao inves de subirmos num monte com textura de entulho, subiremos no próprio entulho, criado por várias particulas de diferentes tamanhos, que podem ou nao ruir.
 

lc16

Ser evoluído
Mensagens
94
Reações
7
Pontos
29
O problema é que a cada geração está ficando mais difícil produzir jogos. As exigências estão ficando inviáveis no quesito visual e gráfico.
Espero que parem de se preocupar tanto com isso e comecem a desenvolver mais as outras partes de um jogo.
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.806
Reações
14.525
Pontos
1.624
Mas ai a questão é o uso inteligente da programação gráfica e não simplesmente ir aumentando polígonos e resolução das texturas.

Por exemplo, pra que multiplicar 10x a quantidade de polígonos se o uso de Tesselation fica muito melhor, e com menos polígonos vc ainda libera processamento pra implementar melhor esse efeito. E em texturas é ainda mais simples... no PS360 vi um monte de jogo que realmente colocava umas texturas bonitas na tela, mas ai vc inclinava ou afastava um pouquinho ela e ficava todo borrada... era só aplicar um pouco de Filtro Anisotrópico (que é um filtro muito básico e já antigo) que resolvia.

FALOW
U
I

Verdade isso acontece DIRETO. No fim, não adiantava muito ter textura foda que só com um pouco de inclinação já se estragava toda.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Verdade isso acontece DIRETO. No fim, não adiantava muito ter textura foda que só com um pouco de inclinação já se estragava toda.
Pior que acontece demais em jogos de corrida, aonde acaba atrapalhando muito o gameplay (pq a pista a sua frente fica meio distorcida e vc não vê corretamente as coisas)... da vontade até de mandar os caras colocarem texturas em menor resolução mas cobrirem com PELO MENOS um AF4x.

FALOW
U
I
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Tem muita coisa ainda pra evoluir técnicamente... muita mesmo...!

Mas a NGOD já está vindo aí, pra mostrar como que faz! :rox
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.348
Reações
28.628
Pontos
1.649
Olha....se ficarem nos 6000 mesmo e melhorarem o que o rickrj e o DocVooDoo falaram...pra mim é mais que suficiente e já melhora 100% a imersão nos jogos!
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Em numero de poligonos não, mes em efeitos gráficos pode se melhorar muito(iluminação, efeitos climaticos, simulação de liquidos, fogo e etc coisas que a nvidia tá fazendo), a fisica então precisa ser muito melhorada nos jogos e a inteligencia artificial também, então temos muito campo para evolyção ainda...


Basicamente isso. Por isso também que um jogo de Celular mesmo tendo mesma "potência" ou contagem poligonal de um PSOne ainda assim tem um visual completamente diferente.

A capacidade de armazenar texturas gigantes sem problemas hoje em dia sobrepõe um pouco a limitação poligonal.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.329
Reações
47.055
Pontos
2.184
é tipo a gordurinha da barriga

quanto mais magro vc ficar mais difícil fica pra eliminar o restinho!
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.304
Pontos
1.694
Só quero uma fisica decente, explodir uma casa e ela voar de maneira realista e nao uma explosao pequena que parece um estalinho de festa junina

Precisamos de uma AI e uma física melhor. Porra, Skyrim tem um conteúdo do c***lh0, mas os NPCs parecem alguns usuários da OS...
eu vi o que fez aqui
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Tomara que comecem a se importar com a história...
Esse aglomerado feio com pouquíssimos polígonos me envolveu na narrativa muito mais do que muito jogo de hoje em dia.
tumblr_mhptqse8sD1rz2awpo1_500.png
 
Topo Fundo