O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Hoje em dia, qual o sentido de ter um console?

andersonjpr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.536
Reações
10.747
Pontos
1.084
Estava lendo sobre a Sony e seus ex-clusivos indo para PC e fiquei aqui pensando com meus botões:

- Qual o sentido hoje em dia ter um console de mesa se tudo (quase tudo) vai sair para o PC?

Os games da Microsoft pode-se jogar em qualquer aparelho que não seja o console, a Sony liberando seus jogos (talvez em um futuro próximo faça igual a Microsoft), a Nintendo ainda é a única que oferece alguma restrição, mas tem meios não oficiais de fazer isso.

Cada dia que passo vejo menos sentido de ter um videogame especifico para jogar de forma tradicional (TV, console, controle), sinceramente, acho que vou acabar migrando para o PC de forma bem gradual, ou até mesmo ir para um Steam Deck (esse seria para mim o caminho mais fácil).

Hoje quem tem um PC top consegue/conseguirá ter o melhor de todos os mundos, Microsoft, Sony e Nintendo.

E você, o que acha disso?
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.238
Reações
42.293
Pontos
1.003
Praticidade

Tenho um xbox e as vezes quero jogar e é só plugar na sala ( o console fica no quarto ) e ligar e ser feliz

Entusiasta de pc que fica punhetando benchmark e tem um colapso quando cai de 60 pra 59fps
 


andersonjpr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.536
Reações
10.747
Pontos
1.084

images
 

Seraos83

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.120
Reações
2.131
Pontos
713
Fora do fórum, não conheço ninguém que jogue em PC's...

Playstation domina, seguido por Nintendo e depois Microsoft.

Na bolha Outer Space, é possível que consoles percam o sentido, ainda que eu não acredite.

Mas no mundo real, creio que consoles vão seguir... PC's é que perderam o sentido há muito tempo. Tive uma amostra ontem de como jogar em PC é xarope. Fui testar o Xclod no notebook plugado na TV... Bah, baita mão e resultado insatisfatório! Pessoas que buscam praticidade e gostam prioritariamente de JOGOS irão sempre preferir consoles.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Eu ainda vou ficar com o combo PC + Sony.....

PC eu tenho os games da Nintendo (e emuladores em geral), Gamepass, preços melhores nos games thirds, Steam, online gratuito , games da MS Day One e da Sony oficialmente...

Do Playstation ainda tem alguns games (principalmente JRPGs) que são exclusivos e outros exclusivos temporários que ainda me fazem querer ter console da Sony....
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.550
Reações
2.714
Pontos
994
Por muitos anos joguei no PC e isso me custou muita grana na época. O alto custo de VGA e a frequencia que você precisa trocar pra manter o jogo com qualidade, inviabiliza os PCs. Quandi você gasta uma baita grana em hardware, você acaba exigindo performance maxima e rodar coisas no médio, se torna quase que una ofensa. Sem falar, que os desenvolvedores não dão muita atenção à otimização e você acaba recorrendo a remendos pra manter o jogo com qualidade aceitável. Isso gera uma neura muito grande, pelo menos, eu, muitas vezes, pegava o jogo pra testar se a maquia aguentaria, que aproveitar mesmo. Por conta disso, escolhi pra essa geração um console e como estou feliz de simplesmente colocar o jogo pra rodar e pronto. Sem aquela, "Será que vai rodar?"

Enviado de meu moto g(9) power usando o Tapatalk
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.319
Reações
8.472
Pontos
353
Praticidade e forma que eu gosto e me acostumei a jogar. Desde pequeno, jogo pra mim é sinônimo de me deitar na cama, pegar meu controle e jogar. PC sempre tem a relação trabalho/estudo, não consigo me sentir tão confortável jogando, por isso eu sempre deixo meu PC pra jogar só jogos multiplayer mais leves com meus amigos, como CS e lol, e deixo o vídeo game pra virar jogos single player que eu realmente queira jogar.

Outro ponto é que mesmo com essa vinda da Sony pra Steam, tem MUITO jogo exclusivo ainda no Play que simplesmente é must play pra mim. Eu joguei Bloodborne em 2015 e até hoje nem anunciado pra PC foi, e é um jogo que pega top 5 all time pra mim. Vou esperar 7 anos pra jogar no PC? Nops.

Pra finalizar : acho um saco montar PC. Montei um PC uma vez e me deu muita dor de cabeça. Depois de uns 3 anos, começou a dar problema numa peça aqui, noutra ali... no fim, sempre monto uns PCs intermediários agora.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.319
Reações
8.472
Pontos
353
Eu ainda vou ficar com o combo PC + Sony.....

PC eu tenho os games da Nintendo (e emuladores em geral), Gamepass, preços melhores nos games thirds, Steam, online gratuito , games da MS Day One e da Sony oficialmente...

Do Playstation ainda tem alguns games (principalmente JRPGs) que são exclusivos e outros exclusivos temporários que ainda me fazem querer ter console da Sony....
Eu emulo bastante PS1 no PC também. É uma maravilha.

Queria que a Sony lançasse os PS1 classics na loja do PS5 igual fez na época do PS3, mas aparentemente não estão muito afim.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.653
Reações
57.204
Pontos
1.003
O custo inicial de um console é mais barato, eles são bem mais acessíveis (é só ligar e jogar), e não tem aquele risco de não saber se os próximos jogos rodarão ou não na sua plataforma. Pode até rodar zoado, mas vai rodar. Em PC eu só tenho paciência para jogar alguns simuladores (The Sims, Sim City, Spore etc) e jogos de estratégia (Civilization, Evil Genius etc).
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.124
Reações
14.794
Pontos
503
- Qual o sentido hoje em dia ter um console de mesa se tudo (quase tudo) vai sair para o PC?
Porque, além de outros motivos, não quero ter que esperar anos pra jogar alguns jogos da Sony. Fora os que até hoje não saíram pra PC.

Ainda gosto muito de PC, que já foi minha plataforma preferida, mas hoje em dia não troco meus consoles por nada.

Eu consigo entender o porque.

As vezes PC da uma dor de cabeça com uns problemas que surgem do nada e muitas pessoas só querem ligar um aparelho, baixar o game e jogar sem precisar configurar pra rodar de boas no aparelho.
Nossa, eu cansei de me incomodar com isso. Ia jogar com os amigos e na hora H dava alguma m****.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.065
Reações
11.550
Pontos
1.024
Eu gosto de jogar na TV, a qualidade de imagem é muito, mas muito melhor que no monitor. Dito isso, eu não gosto de ligar o PC na TV...sempre que tenho algum imprevisto tenho que levantar pra ir onde fica o teclado/mouse e resolver. Meu negócio é jogar com controle na mão jogado no sofá. Eu até tenho um teclado/mouse secundários (sem fio), mas jogo tão pouco no PC que sempre que preciso usar eles a pilha tá descarregada...

Várias vezes que eu queria jogar algo na TV, ou não carregava automaticamente as configurações de HDR, ou dava algum outro imprevisto que me fazia ter que levantar pra resolver.

Monitor pra mim só rola pra jogos de PC mesmo (Counter Strike e Valorant, que são os que eu jogo).

Console é muito, mas muito mais prático. Fora que o custo benefício vale a pena, minha GPU atual (GTX 1080) é um pouco inferior a do PS5, mas se eu quiser comprar uma melhor hoje em dia vou acabar gastando muito mais que o valor do PS5.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Particularmente, gosto das franquias da Microsoft. Neste caso, no começo da geração passada - logo depois de começarem a portar jogos pra PC -, pela primeira vez, resolvi montar um PC pra jogos.

O custo X benefício foi bom. Ideologicamente, tudo parecia perfeito: jogos mais baratos que nos consoles, biblioteca quase infinita, combinando jogos atuais com antigos; e, se fosse do meu interesse, as aventuras nas baías com as garotas fits do mercado.

Na prática, não foi bem assim. Comecei a ter "noias" com configurações de jogos. Tinha que colocar tudo nos mais altos padrões. Alguns jogos conseguia, outros perdia rendimento, e outros não era possível o fazer. Sempre que sentia que estava jogando com um recurso desligado, parecia que "saltava aos olhos" a falta daquela feature. Estava me preocupando, por vezes, mais com o visual / desempenho do jogo, do que com o game em si.

Outro problema, esse bem curioso, é que com a abundância de opções, veio a falta de resiliência. Eram muitos jogos na Steam, na Ubi, na Epic, e os baixados "daquele jeito". Faltava HD, sobravam jogos, e eu não terminava nenhum. Abria, testava, configurava, jogava um pouco e.. na primeira dificuldade, ou mesmo no primeiro sinal de "será que falta muito pra terminar?", via aquele monte de outras opções e resolvia "testar" (novamente, configurava, testava, jogava um pouco e, quando percebia, já tinha droppado o anterior e já estava pronto pra droppar o atual também e pular pro próximo).

Ainda descobri que, alguns jogos, os mais longos, não ficam bons se jogados no monitor, numa cadeira gamer. E, pra todos os outros, essa não é a forma que traz aquele relaxamento que se busca após um dia cansativo de trabalho. Você quer o seu sofá, a sua TV, uma garrafa de bebida sobre a mesa de centro, e um controle na mão. E, não, eu não suportava a ideia de ficar carregando meu gabinete pra um lado, e pro outro.

Então, neste contexto, HOJE, vejo que os videogames ainda têm, na minha vida, espaço. O Streaming, ao que tudo indica, logo vai acabar com isso, queiramos ou não. Mas, até lá, o PC, pra mim, não substitui a experiência do conforto e comodidade do console.
 
Ultima Edição:

Ren Amamiya

Habitué da casa
Mensagens
279
Reações
404
Pontos
98
Se a Sony anunciar um serviço similar ao XCloud que funcione bem, eu vendo meu PS5. PC eu não vejo sentido se a pessoa não precisa de um PC potente pra outras coisas (trabalha com edição de vídeo etc). Gastar 10k em um PC top pra ficar dizendo que é melhor que console já é idiotice.

Mas eu não faço tanta questão do hardware assim, se der pra jogar no celular eu já tô satisfeito.
 

_Rickhard

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.170
Reações
2.762
Pontos
704
o problema é o preço pra comprar apenas uma VGA, numa decente vc paga o preço de um console .... tá complicado de qualquer jeito
 
Ultima Edição:

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.425
Reações
24.317
Pontos
903
Praticidade

Tenho um xbox e as vezes quero jogar e é só plugar na sala ( o console fica no quarto ) e ligar e ser feliz

Entusiasta de pc que fica punhetando benchmark e tem um colapso quando cai de 60 pra 59fps
Pior que isso é verdade. Conheço gente que se importava mais com benchmark do que jogar.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.185
Reações
32.524
Pontos
1.629
Eu tenho jogado mais no PC visto que abandonei a plataforma playstation por ela não ter mais jogos exclusivos, tornando-se irrelevante. A adaptação é difícil, muito pouco prático pois o notebook além de ser maior do que um console, tem que ficar com a tampa parcialmente aberta e ficar em pé enquanto liga o aparelho, digita pin de windows e clica em ícone do jogo.
Esta semana iniciei Pillars of Eternity 2 e não tem suporte ao controle. Sequer sabia que ainda jogavam com mouse e teclado atualmente, provavelmente por ser um game indie de baixo orçamento. Neste caso nem deu pra jogar na tv, então tivemos que adquirir uma base pra usar no sofá, se precisa ir ao banheiro tem que tirar toda a parafernália do colo etc, pura sofrência.

Bom mesmo é o Switch, full-time em modo de espera e basta apertar um botão pra seguir de imediato a jogatina.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
A Sony já disse que a estratégia é lançar os jogos antigos para os jogadores de PC comprarem o console pra jogar a sequência. Então em futuro próximo não vejo jogos do PS5 saíndo juntos com PC, só se ela mudar de estratégia.

Tirando isso, concordo. PC é a melhor plataforma. O problema é o preço das GPUs atualmente mas quem conseguir superar isso é só vantagens, com a diferença dos preços dos jogos se paga facilmente o PC em um ou dois anos.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.491
Reações
10.778
Pontos
503
Sou adepto de jogar em computador desde a época do MSX. Tirando meus primos, sou o único gamer da família. Logo, não tenho porque comprar um trambolho da geração atual se o meu notebook com placa de vídeo consegue rodar quase todos os jogos , seja por emulação ou por streaming.
Agora, com o PlayStation migrando seus exclusivos para o Steam, minhas motivações pra comprar um novo console serão reduzidas a zero!
Ah, sou um dos que consideram o Switch um portátil… :obrigue:obrigue:obrigue
 
Topo Fundo