O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Microsoft recusou contrato de jogos exclusivos da Marvel no Xbox + ATT: Tambem teria recusado KOTOR Remake pela Disney(PG5).

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.200
Reações
35.829
Pontos
803
A Marvel e a Sony andam com uma parceria forte atualmente, com a Insomniac Games trabalhando em franquias como Homem-Aranha e mais recentemente Wolverine. No entanto, parece que a Microsoft teve a mesma oportunidade no passado.

No livro The Ultimate History of Video Games, Volume 2, Jay Ong, vice-presidente de jogos da Marvel em 2014, falou um pouco a respeito dos desafios de levar as franquias da empresa para outra mídia.

Enquanto alguns jogos bons eram lançados, como Marvel vs. Capcom, outras produtoras acabavam lançando títulos de baixa qualidade. Com isso em mente, Jay tentou achar uma editora que não possuísse a mentalidade de lançar jogos de baixo orçamento baseados em IPs consagradas.

Ele procurava por uma editora com orçamento disponível, uma equipe talentosa e que procurava entregar títulos de qualidade. O vice-presidente possuía três nomes em mente: Nintendo, Sony e Microsoft. Como a Nintendo focava apenas em IPs próprias, Jay acabou focando nas outras duas empresas.

Ele então ofereceu a oportunidade de trabalhar com as IPs da Marvel para a Microsoft e Sony. "Não temos grandes acordos de console com ninguém no momento. O que você gostaria de fazer?”, perguntou ele.

Jay afirma que a Microsoft acabou recusando sua proposta. De acordo com ele, a empresa preferia continuar com sua estratégia de se focar em suas próprias IPs, assim como a Nintendo estava fazendo.

Com isso restou apenas a Sony. O Vice-presidente então conversou com dois executivos da PlayStation, Adam Boyes e John Drake, em agosto de 2014, onde disse que sonhava em criar jogos para rivalizar com a série Arkham da DC Comics.

Ele disse para os executivos na época:

Temos um sonho de que isso é possível, que podemos vencer Arkham e ter ao menos um jogo e talvez vários jogos que possam impulsionar a adoção da sua plataforma.


Temos um sonho de que isso é possível, que podemos vencer Arkham e ter ao menos um jogo e talvez vários jogos que possam impulsionar a adoção da sua plataforma.
Com essa oferta, a Sony não perdeu a oportunidade. A empresa japonesa se ofereceu para trabalhar em um título AAA do Homem-Aranha. A Marvel então terminou sua parceria com a Activision e a Sony passou a IP para a Insomniac.

 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.206
Reações
28.154
Pontos
1.103
Só mostra que qualquer jogo tem futuro em mãos competentes, o que claramente faltava na Activision embora nem todos os jogos do teioso publicados por eles fossem ruins. Dá para falar o msm de quase todos os jogos do Batman que eram anteriores ao Arkham Asylum (salvo os de 8 e 16 bit que eram bons... mas os de PS2 na maioria das vezes eram bem ruins).

Só faltava era o "oto patamá" da Sony na jogada para fzr o Spiderman deslanchar e ser o sucesso que é hj, e foi o que aconteceu.

Experiencia em produzir jogo de "heroi" a Sony já tinha por causa do Infamous, que tb era (e continua sendo) um ótimo jogo nesse segmento, com a diferença de que ele não era capaz de gerar o marketing que o Spiderman ou qualquer outra franquia famosa é capaz.
 
Ultima Edição:

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Os jogos da Activision eram bons, ruins eram o que mandavam pra outros estúdios com portfólio ruim e acho que eram sempre de fora da empresa.

Microsoft de 2014 era lulz, mas também detestava qualquer coisa licenciada que fosse dar dor de cabeça lá na frente,e a Disney tinha recem saído da ideia de fazer tudo dentro da empresa mas a esse ponto rescindiu contratos e não renovou licencas dos jogos existentes que fizeram com que um monte de jogo fosse parar de ser vendido, os Marvel vs Capcom foram exemplos.
 


Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.206
Reações
28.154
Pontos
1.103
Esse "oto patamá" veio pelas mãos da Insomniac, um estúdio independente. Não foi o toque da Sony que fez dar certo, só o dinheiro dela para o desenvolvimento.

Do msm jeito que acontecem com os jogos Pokemon...

Sabiam que o estudio era competente, despejaram o dinheiro e supervisionaram isso. Profit. Méritos da Sony e da Insomniac, e isso não tem como desmerecer.
E claro que tem o dedo da Sony se tem o dinheiro dela. O jogo não caiu de uma árvore e nem foi produzido sem dinheiro.
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.448
Pontos
2.419
Do msm jeito que acontecem com os jogos Pokemon...

Sabiam que o estudio era competente, despejaram o dinheiro e supervisionaram isso. Profit. Méritos da Sony e da Insomniac, e isso não tem como desmerecer.
E claro que tem o dedo da Sony se tem o dinheiro dela. O jogo não caiu de uma árvore e nem foi produzido sem dinheiro.

Lógico que a Sony teve o mérito de apostar certo, mas o jogo não é bom por causa dela.

Se a Microsoft tivesse abraçado o projeto e escolhido a mesma Insomniac (lembrando que o estúdio já tinha trabalho pra MS em Sunset Overdrive), ia surgir o mesmo jogão.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.206
Reações
28.154
Pontos
1.103
Lógico que a Sony teve o mérito de apostar certo, mas o jogo não é bom por causa dela.

Se a Microsoft tivesse abraçado o projeto e escolhido a mesma Insomniac (lembrando que o estúdio já tinha trabalho pra MS em Sunset Overdrive), ia surgir o mesmo jogão.

Se eu fosse rico
Se eu ganhasse na loteria
Se eu tivesse uma mansão
Se eu tivesse uma McLaren na garagem

Não vamos debater SE aqui né? Por favor...

Vou me ater somente ao que de FATO aconteceu. SE não existe, e os fatos falam por si.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.448
Pontos
2.419
Se eu fosse rico
Se eu ganhasse na loteria
Se eu tivesse uma mansão
Se eu tivesse uma McLaren na garagem

Não vamos debater SE aqui né? Por favor...

Vou me ater somente ao que de FATO aconteceu. SE não existe, e os fatos falam por si.

Mas não é nem questão de discutir "se". Quem fez o jogo foi a Insomniac, só discordei da sua afirmação de que foi o toque da Sony que fez virar o que virou. Não foi.

O mérito da Sony foi acreditar no projeto e fazer as escolhas certas.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.448
Pontos
2.419

Esse aí é muito bom mesmo, mas foi o único que fez sucesso no PS1. Depois no PS2 aqueles jogos do filme até venderam bem, mas a qualidade era bem meia boca e na geração 360/PS3 não teve nem qualidade nem vendas.

Enfim, a série de jogos estava bem em baixa, tanto que a Marvel quis sair da Activision e bater a porta de outras empresas pra tentar algo novo.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.206
Reações
28.154
Pontos
1.103
Mas não é nem questão de discutir "se". Quem fez o jogo foi a Insomniac, só discordei da sua afirmação de que foi o toque da Sony que fez virar o que virou. Não foi.

O mérito da Sony foi acreditar no projeto e fazer as escolhas certas.

Foi o toque da Sony por tudo envolvido, não apenas dinheiro.

Tenho ctz absoluta que haviam inputs sendo dados na produção do jogo, de uma maneira ou de outra. Nenhuma empresa minimamente séria e que tem amor ao seu dinheiro fica despejando quantias às cegas, esperando e orando pelo melhor, como se fosse sair um jogo decente por sorte "apenas pq sim".

O sucesso é fruto de todo um trabalho em conjunto, e é aquela máxima do "We win as a team, we lose as a team".

Sinto muito, mas não há como desmerecer o trabalho de nenhuma das partes envolvidas no que os jogos do Spiderman se tornaram a partir daí.
 

-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.462
Reações
8.519
Pontos
503
Spider-Man era um fiasco nos games, então falar em acerto depois é fácil.

Acredito que nem a Sony esperava que o jogo da Insomniac ia ser um sucesso tão estrondoso. Foi uma aposta que deu muito certo.
Esperava sim, mesmo coisa do Batman, os jogos horrorosos já vendiam bem, só vir Arkham que é bom de verdade que deslancha!

E o mesmo vale pro aranha!

Wolverine será outro sucesso absoluto!
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
No livro The Ultimate History of Video Games, Volume 2, Jay Ong, vice-presidente de jogos da Marvel em 2014, falou um pouco a respeito dos desafios de levar as franquias da empresa para outra mídia.

Enquanto alguns jogos bons eram lançados, como Marvel vs. Capcom, outras produtoras acabavam lançando títulos de baixa qualidade. Com isso em mente, Jay tentou achar uma editora que não possuísse a mentalidade de lançar jogos de baixo orçamento baseados em IPs consagradas.
Saudades do Deadpool. Baixo orçamento e super divertido.

Comprei na Steam, mas queria ter comprado na PSN.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.448
Pontos
2.419
Foi o toque da Sony por tudo envolvido, não apenas dinheiro.

Tenho ctz absoluta que haviam inputs sendo dados na produção do jogo, de uma maneira ou de outra. Nenhuma empresa minimamente séria e que tem amor ao seu dinheiro fica despejando quantias às cegas, esperando e orando pelo melhor, como se fosse sair um jogo decente por sorte "apenas pq sim".

O sucesso é fruto de todo um trabalho em conjunto, e é aquela máxima do "We win as a team, we lose as a team".

Sinto muito, mas não há como desmerecer o trabalho de nenhuma das partes envolvidas no que os jogos do Spiderman se tornaram a partir daí.

Aí é especulação da sua parte. Quem desenvolveu o jogo foi a Insomniac, obviamente a Sony acompanhou os trabalhos, agora falar que interferiu no andamento do projeto de modo que sem ela a Insomniac não faria o jogo que fez, não há base pra afirmar.

Não vi ninguém falar que Sunset Overdrive é bom por intromissão da Microsoft, mas falou que é Sony já querem arrumar um jeito de dizer que o jogo é bom por causa dela.
 

:Fofo:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.520
Reações
18.674
Pontos
503
Mas hoje em dia o que não falta é oportunidade pra alguma empresa fazer jogo de super herói popular, mas impressão que poucas querem pegar um projeto desse estilo. Antigamente era a rodo.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.206
Reações
28.154
Pontos
1.103
Aí é especulação da sua parte. Quem desenvolveu o jogo foi a Insomniac, obviamente a Sony acompanhou os trabalhos, agora falar que interferiu no andamento do projeto de modo que sem ela a Insomniac não faria o jogo que fez, não há base pra afirmar.

Não vi ninguém falar que Sunset Overdrive é bom por intromissão da Microsoft, mas falou que é Sony já querem arrumar um jeito de dizer que o jogo é bom por causa dela.

Uma coisa não invalida a outra. Como eu disse, qualquer empresa que se preste a ser minimamente séria supervisiona o seu dinheiro, e o msm pode (e deve) acontecer com a Microsoft. Repito, ninguém joga dinheiro e torce apenas. Isso não existe, a menos que façam questão de desenvolver um belo trabalho amador no nível do que acontece com a Square e as porcarias que ela lança.

Só não vale é desmerecer o trabalho apenas pq a empresa que não é do coração é que desenvolveu toda uma dinâmica com outra. A empresa do coração ai teve a oportunidade e deixou passar, então infelizmente é preciso aceitar as consequências dessa decisão equivocada.
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.448
Pontos
2.419
Uma coisa não invalida a outra. Como eu disse, qualquer empresa que se preste a ser minimamente séria supervisiona o seu dinheiro, e o msm pode (e deve) acontecer com a Microsoft. Repito, ninguém joga dinheiro e torce apenas. Isso não existe, a menos que façam questão de desenvolver um belo trabalho amador no nível do que acontece com a Square e as porcarias que ela lança.

Só não vale é desmerecer o trabalho apenas pq a empresa que não é do coração é que desenvolveu toda uma dinâmica com outra. A empresa do coração ai teve a oportunidade e deixou passar, então infelizmente é preciso viver com essa consequência ai.

Desmerecer o que? A Sony fez uma aposta certeira, merece os parabéns.

Agora ela não desenvolveu o jogo, no caso é você que está querendo dar um mérito acima do que de fato a Sony teve. O jogo foi desenvolvido por um estúdio externo, que foi tão bem que a Sony resolveu compra-lo.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.206
Reações
28.154
Pontos
1.103
Desmerecer o que? A Sony fez uma aposta certeira, merece os parabéns.

Agora ela não desenvolveu o jogo, no caso é você que está querendo dar um mérito acima do que de fato a Sony teve. O jogo foi desenvolvido por um estúdio externo, que foi tão bem que a Sony resolveu compra-lo.

Vai ser a minha ultima postagem aqui.

Estúdio externo precisa desenvolver algo dentro das diretrizes do INVESTIDOR. Nenhum jogo sai perfeito se não houver qualquer tipo de direcionamento e entendimento de ambas as partes. Repito que nenhuma empresa em sã consciência dá carta branca e plenos poderes para outra realizar o que bem entender com o seu dinheiro.

(salvo a Square que é maluca)

Isso é uma lógica que se aplica em qualquer campo da vida, até na sua pessoal se vc for requisitar os serviços do melhor marceneiro da cidade para criar uma mesa para vc de acordo com o que vc quer. Não é um conceito difícil de ser entendido.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.448
Pontos
2.419
Vai ser a minha ultima postagem aqui.

Estúdio externo precisa desenvolver algo dentro das diretrizes do INVESTIDOR. Nenhum jogo sai perfeito se não houver qualquer tipo de direcionamento e entendimento de ambas as partes. Repito que nenhuma empresa em sã consciência dá carta branca e plenos poderes para outra realizar o que bem entender com o seu dinheiro.

(salvo a Square que é maluca)

Isso é uma lógica que se aplica em qualquer campo da vida, até na sua pessoal se vc for requisitar os serviços do melhor marceneiro da cidade para criar uma mesa para vc de acordo com o que vc quer. Não é um conceito difícil de ser entendido.

Não muda que a Sony não fez o jogo, ela contratou um estúdio e acompanhou os trabalhos. O resto é especulação.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.478
Pontos
1.053
mais uma prova da incompetência da M$ em termos de gestão.

M$ com sua visão de mercado preferiu apostar em Crackdown 3 e ignorar 7 filmes da Marvel lançados entre 2008 e 2014 (super-heróis era fogo de palha).
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Do msm jeito que acontecem com os jogos Pokemon...

Sabiam que o estudio era competente, despejaram o dinheiro e supervisionaram isso. Profit. Méritos da Sony e da Insomniac, e isso não tem como desmerecer.
E claro que tem o dedo da Sony se tem o dinheiro dela. O jogo não caiu de uma árvore e nem foi produzido sem dinheiro.


Insomaniac não teria chego naquele resultado sem o suporte de outros times internos da Sony não. Basta ver Sunset Overdrive que tinha cache da Microsoft e não chega nem perto de Spider Man em nenhum sentido.

A Sony simplesmente criou uma máquina de fazer AAAs, o cara tem a ideia, eles aprovam e tem todo um ecossistema de suporte em volta. É o que o David Jeffe e a Jade Raymond já disseram.

O resto é o recalque de sempre.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.206
Reações
28.154
Pontos
1.103
Insomaniac não teria chego naquele resultado sem o suporte do VASG e outros times internos da Sony não. Basta ver Sunset Overdrive que tinha cache da Microsoft e não chega nem perto de Spider Man em nenhum sentido.

Pois é, mas vai fzr o outro entender algo obvio assim.
Todo mundo que investe dinheiro cuida do seu investimento. É uma regra bem básica de negócios.

As pessoas devem achar que essas empresas fazem investimento tipo como se fosse comprar uma raspadinha no jornaleiro da esquina e torcer pelo melhor.

Vou lá despejar 10 milhões na Square só pq ela tem credibilidade na praça e torcer pelo melhor, afinal o mínimo esperado é que me entreguem algo do nível de Final Fantasy. Aham, vai nessa.

Vão te entregar é um Babylon's Fall isso sim.
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Pois é, mas vai fzr o outro entender algo obvio assim.
Todo mundo que investe dinheiro cuida do seu investimento. É uma regra bem básica de negócios.

As pessoas devem achar que essas empresas fazem investimento tipo como se fosse comprar uma raspadinha no jornaleiro da esquina e torcer pelo melhor.

Vou lá despejar 10 milhões na Square só pq ela tem credibilidade na praça e torcer pelo melhor, afinal o mínimo esperado é que me entreguem algo do nível de Final Fantasy. Aham, vai nessa.

Vão te devolver é um Babylon's Fall de volta.

A insomaniac era praticamente uma second party da Sony, já era de casa. Fez aquelas aventurinhas fora da Sony mas viu que não teria como se manter na vanguarda da indústria e voltou pra casa correndo.

E digo mais, Spider Man 2 deve vir um absurdo, esses caras não brincam em serviço, e até a ND que se cuide.
 
Ultima Edição:

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.300
Pontos
1.053
Não muda que a Sony não fez o jogo, ela contratou um estúdio e acompanhou os trabalhos. O resto é especulação.
Isso dá na mesma de dizer que foi a Sony quem fez. A Sony que escolheu a Insominiac, a Sony era a responsável pelo produto. A Sony supervisionou. Se desse errado, era o nome da Sony na reta e não o da Insominiac.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Waters_PF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.886
Reações
6.636
Pontos
1.054
A coerência é algo incrível.

Spider Man um projeto da Sony encomendado a um estúdio parceiro, com financiamento e orientações desde o início e publicado por ela: mérito nenhum. Tudo da Insomniac

Ano passado MS tem dois jogos feitos por empresas recém compradas sendo que um deles nem saiu no Xbox: merito da MS melhor publisher
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.648
Reações
27.387
Pontos
1.053
Acredito que a Sony fez o obvio em apostar no jogo do Spider, pois ela vê os Heróis no cinema fazendo um sucesso absoluto e dando lucros astronômicos para seus produtores.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.327
Reações
29.962
Pontos
1.049
A Sony fez o que sempre faz, enxergou o mercado como um todo e deu o tiro certeiro.

Parabéns ao universo por ter permitido esse acontecimento, graças a isso temos esse jogaço que é o Spider da Sony. Deus me livre se tivesse caído nas mãos da MS com seu toque de Midas reverso...
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.891
Reações
230.223
Pontos
2.529
Não alcançou o sonho, mas acho que deu bom para a Marvel.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.394
Reações
19.975
Pontos
1.434
Spider-Man era um fiasco nos games, então falar em acerto depois é fácil.

Acredito que nem a Sony esperava que o jogo da Insomniac ia ser um sucesso tão estrondoso. Foi uma aposta que deu muito certo.

Spideman era uma franquia que vendia pelo nome, os filmes nesta época estavam bombando (como estão hoje) e as empresas lançavam um jogo atrás do outro. Na verdade o problema era o contrário do que você disse, a marca era tão forte que estava atraindo um monte de aproveitadores, o ideal seria mesmo negar para a geral e colocar na mão de uma empresa só que fizesse um bom trabalho.

Não foi falta de potencial que fez a M$ recusar, mas a administração da M$ que era um total desastre na época, era a galera que achava que não precisava ter produtora interna forte para ter sucesso é jogou a base conquistada anteriormente no lixo. Por mais que o propiro Spider da Sony tenha sugido por um trabalho financiado pela M$, provavelmente esta oportunidade passaria batido na turbulencia que havia ali.

Ainda assim acho que foi acertada, a M$ não tinha como trabalhar este game na época, dificilmente teríamos um trabalho melhor que a Activision. Se fosse hoje seria uma boa, afinal eles já estão trabalhando uma IP externa de sucesso que é o Indiana Jones. Não dá para comparar este passado tenebroso da empresa com o que ela é agora.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.250
Reações
42.312
Pontos
1.003
homem aranha foi um acerto no ps4, não dava pra ter certeza se ia sair algo bom com tanta certeza.

2e5866b1b6377b9b4fdbafe060f47e2bd2fa3755.jpg
 
Topo Fundo