O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MamilOS #3 | Splinter Cell é uma IP superior à Metal Gear Solid.

Sobre o tópico


  • Total voters
    75

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.432
Reações
24.340
Pontos
903
Vou contar minha história.
Eu era (ainda sou) super fanboy de Metal Gear. Pessoal falava de Splinter Cell e eu já metia o pau.
Até que um dia eu peguei um GameCube e meu irmão me deu o Splinter Cell Pandora Tomorrow.

Foi a primeira vez que eu me sentia um espião num videogame, nunca tinha visto aquilo antes. Não tinha o carisma, a história maluca de MGS mas o gameplay realmente era bom.

Você tinha que ir nas sombras mesmo, destruindo luzes, muitas vezes passar bem perto do inimigo. E o Sam era meio bundão, não dava pra você acionar alarme e meter CQC em todo mundo.

Quando saiu MGSV GZ eu achei o gameplay muito parecido com SC. Foi o primeiro MGS que me interessei mais pelo gameplay do que história.
Eu não considero SC melhor ou pior mas percebi que eu gostava de MGS mais pela história e que SC tinha suas qualidades também.
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
1.725
Pontos
353
Discordo, mas é tipo o Kobe com o Jordan.

Um só é ótimo porque o outro existiu.
De fato, pessoas conhecem o splinter cell por conta do genero de espionagem, e pessoas conhecem o genero de espionagem por conta de metal gear.
pessoas conhecem o kobe por conta do basquete, e pessoas conhecem o basquete por conta do Jordan.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.661
Reações
10.062
Pontos
503
Já te adianto q mario e zelda vai ser sempre a msm coisa: vai ter um monte de voto "contra" mais por ismo e que não gosta da Nintendo do q qquer coisa... É só ver quem votou no tópico comparando com Rayman... Quase ninguém ali jogou wonder, alguns não devem nem ter Switch.

Franquias da sony ou caixa mais ainda até... Se vc criar um "horizon é pior q xxxx" os sonystas vão votar a favor de horizon e caixistas contra... Com pouca gente imparcial.
O ismo vc quer dizer dos Nintendistas né? Ninguém naquela mrd de pasta gosta de ser contrariado do rebanho lambe saco que já acham que você odeia a empresa inteira qd na verdade adora os jogos mas não vê a necessidade de santifica-los a todo momento, eu mesmo acho os Rayman Legends e Origins mais divertidos que o Wonder e fiz 100% de ambos os 3.
 

Araknidium

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
269
Reações
969
Pontos
538
Gosto de ambas as franquias, mas pessoalmente sinto que a série Metal Gear tem uma "alma" que é algo que só o Kojima consegue colocar lá. Já Splinter Cell, geralmente ninguém sabe quem foi/foram os diretores/produtores, porque qualquer um consegue fazer um bom jogo do Sam Fisher desde que tenha bom senso.

Não falo isso como demérito. É simplesmente porque a história da franquia Splinter Cell é mais "pé no chão", e acredito que pra quem quer algo mais realista a franquia está além de Metal Gear inclusive.

No mais, essa comparação entre Metal Gear x Splinter Cell é, pra mim, como Uncharted x Tomb Raider. Pessoalmente, gosto mais de uma franquia, mas fico feliz de existir diferenças substanciais entre ambas a ponto de querer jogar as duas.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.249
Reações
28.358
Pontos
1.649
Outro tópico do Zé???

Smash Rage GIF - Smash Rage Rage Quit - Discover & Share GIFs, rage quit  meme - kiirafm.com
 


Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.748
Reações
1.916
Pontos
879
O ismo vc quer dizer dos Nintendistas né? Ninguém naquela mrd de pasta gosta de ser contrariado do rebanho lambe saco que já acham que você odeia a empresa inteira qd na verdade adora os jogos mas não vê a necessidade de santifica-los a todo momento, eu mesmo acho os Rayman Legends e Origins mais divertidos que o Wonder e fiz 100% de ambos os 3.

Todos ismos na verdade... tb acho rayman muito bom, melhor q os da série U, mas o wonder conseguiu ser + criativo.
Mas o ponto é que se vc olha quem votou é bem claro q mtos nem jogaram, tão só defendendo ou sendo contra a empresa.
E como disse se abrir um desse tipo com uma franquia das outras empresas da na mesma... 1st party vai ter ismo em qquer enquete.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.179
Pontos
1.103
Dito isso, o cara não ve uma luz verde brilhando no escuro em Splinter Cell. Principalmente a que fica sobre o ombro em Blacklist.

Tem uma explicação fantasiosa... é apenas pra ser uma guia para o jogador não ficar perdido durante a navegação do Sam Fischer, o que faz total sentido.

T3k8o.jpg


Boa sorte em achar o Sam Fischer ai na foto se não fosse por isso.


É bem diferente de uma caixa de papelão que de fato é parte integral do gameplay.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Pra quem gosta de PES ao invés de FIFA, só pode pensar isso msm. :khuebr

Hoje em dia eu prefiro PIFA :ksnif
Mas é quase um empate de zero a zero.

Dito isso, o cara não ve uma luz verde brilhando no escuro em Splinter Cell. Principalmente a que fica sobre o ombro em Blacklist.

Isso é estranho pra caraglio mesmo, mas convenhamos, nada é mais estranho que a caixa do MGS né?
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.626
Pontos
453
Quando comprei o Playstation 2, Metal Gear Solid 2 era o jogo que eu mais jogava e gostava.
E fora os Metal Gear de MSX; o primeiro acho que terminei umas duas vezes.

Da série Splinter Cell, gosto muito do Chaos Theory, para mim é um jogo próximo do perfeito.
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.671
Reações
4.736
Pontos
703
A IP em si não é, mas Chaos Theory é tão bom quanto ou melhor que a maioria dos MGS, pra mim é do mesmo nivel de MGS3 que é o meu favorito.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Doom foi invocado.

Ao ler o título do tópico e o nome do dono, já imaginei a tragédia.

Inclusive, nosso pacóvio Zé do Caixão deixa claro sua intenção de criar polêmicas vazias, através de argumentos risíveis ou de pura parvoíce, desde o primeiro post. Assim, participar dessa série de tópicos que nada mais são do que um exercício de estultícias é uma escolha consciente.

Dito isso, normalmente Doom não tomaria parte dessa confraria de néscios.

NÃO OBSTANTE...

...MGS vs Splinter Cell é um bom assunto. E isso independe do quão simplória seja a descrição e a experiência do OP com as franquias em sua obtusa comparação.

Dito isso, temos um debate.

Ainda que eu seja um fã apaixonado de MGS, ao ponto de achar essa a melhor franquia da história dos games, Splinter Cell conquistou meu respeito ao longo dos anos. Pelo simples fato de ter conseguido bater de frente com Kojima por um tempo considerável. Ainda mais porque, apesar de ambos os jogos normalmente serem classificados dentro do mesmo gênero, suas propostas e suas idiossincrasias são muito diferentes. Um produto típico da produção norte-americana de jogos eletrônicos contra um produto típico da cultura nipônica para a mesma mídia. É possível ver muita riqueza nesse embate.

E eu acho esse pequeno vídeo aqui excelente para demonstrar o que falei acima:




Uma disputa que chegou ao seu fim, mas que já está consolidada para sempre na história dos jogos eletrônicos. Assim, parabenizo @Rodrigo Zé do Cx Jr, pois mesmo errando muito, ele acertou em criar o tópico para nos fazer lembrar de tudo isso.

E avaliando hoje o desempenho das duas franquias, já com um bom distanciamento, creio que é inegável constatar a vitória de Metal Gear Solid em um âmbito mais geral. Seja com a crítica, seja com resultados comerciais.

Mas quando falamos de público, a comparação é mais complexa. Se pensar em termos de proposta de jogabilidade Stealth, a opinião do OP não é polêmica ou incomum. Ao longo dos anos, muitas vezes público, e até crítica, apontaram esse elemento mais bem desenvolvido em SC. O foco em uma proposta stealth mais alinhada com os padrões hollywoodianos/norte-americanos pode ter sido uma vantagem também. Enquanto isso, MGS nunca teve stealth como único foco. Kojima sempre entregou uma espécie de show peculiar junto com cada capítulo da sua franquia. O nível de produção de informações, de temas debatidos, de aspectos políticos entrelaçados, de detalhes de jogabilidade e de espetacularização da narrativa em um Metal Gear Solid faz de cada jogo quase um alienígena ao ser comparado com a proposta de Splinter Cell.

E verdade seja dita, esse "show de Kojima" não é para todo mundo. Mas até aí, tudo bem. Assim, não vejo com maus olhos alguém que prefira Splinter Cell. Existe uma justificativa mais do que razoável para isso.

Nem por isso, Doom deixa de lamentar por essas pobres almas que não conseguem entregar seus corações a Kojima.

Doom os entende, mas ainda assim, lamenta.
 
Ultima Edição:

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Um adendo porque li que MGS é uma franquia morta:

A Konami constantemente atualiza os números de vendas de algumas das suas principais franquias de jogos, agora a empresa anunciou que a clássica série de jogos Metal Gear acaba de alcançar um novo marco.

Tendo iniciada em 1987, a franquia Metal Gear chegou aos 61.1 milhões de cópias vendidas em dezembro de 2023. No final de 2022 a franquia havia alcançado a marca de 59.5 milhões, o que significa que vendeu 1.6 milhões de cópias no ano passado, com 900 mil delas sendo apenas entre setembro e dezembro.



Isso com o mínimo de esforço da Konami.


Não, não está morta.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.948
Reações
56.997
Pontos
2.164
Pouco choro e quase nenhum viés de confirmação por conta da dificuldade patológica de aceitação da opinião contrária do coleguinha de fórum, não sei o que tá acontecendo na Twitterspace...

Mas talvez no próximo volte ao normal, pois vai ser sobre a religião chamada Zelda :viraolho
IMG-20240207-WA0037.jpg
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.948
Reações
56.997
Pontos
2.164
Doom foi invocado.

Ao ler o título do tópico e o nome do dono, já imaginei a tragédia.

Inclusive, nosso pacóvio Zé do Caixão deixa claro sua intenção de criar polêmicas vazias, através de argumentos risíveis ou de pura parvoíce, desde o primeiro post. Assim, participar dessa série de tópicos que nada mais são do que um exercício de estultícias é uma escolha consciente.

Dito isso, normalmente Doom não tomaria parte dessa confraria de néscios.

NÃO OBSTANTE...

...MGS vs Splinter Cell é um bom assunto. E isso independe do quão simplória seja a descrição e a experiência do OP com as franquias em sua obtusa comparação.

Dito isso, temos um debate.

Ainda que eu seja um fã apaixonado de MGS, ao ponto de achar essa a melhor franquia da história dos games, Splinter Cell conquistou meu respeito ao longo dos anos. Pelo simples fato de ter conseguido bater de frente com Kojima por um tempo considerável. Ainda mais porque, apesar de ambos os jogos normalmente serem classificados dentro do mesmo gênero, suas propostas e suas idiossincrasias são muito diferentes. Um produto típico da produção norte-americana de jogos eletrônicos contra um produto típico da cultura nipônica para a mesma mídia. É possível ver muita riqueza nesse embate.

E eu acho esse pequeno vídeo aqui excelente para demonstrar o que falei acima:





Uma disputa que chegou ao seu fim, mas que já está consolidada para sempre na história dos jogos eletrônicos. Assim, parabenizo @Rodrigo Zé do Cx Jr, pois mesmo errando muito, ele acertou em criar o tópico para nos fazer lembrar de tudo isso.

E avaliando hoje o desempenho das duas franquias, já com um bom distanciamento, creio que é inegável constatar a vitória de Metal Gear Solid em um âmbito mais geral. Seja com a crítica, seja com resultados comerciais.

Mas quando falamos de público, a comparação é mais complexa. Se pensar em termos de proposta de jogabilidade Stealth, a opinião do OP não é polêmica ou incomum. Ao longo dos anos, muitas vezes público, e até crítica, apontaram esse elemento mais bem desenvolvido em SC. O foco em uma proposta stealth mais alinhada com os padrões hollywoodianos/norte-americanos pode ter sido uma vantagem também. Enquanto isso, MGS nunca teve stealth como único foco. Kojima sempre entregou uma espécie de show peculiar junto com cada capítulo da sua franquia. O nível de produção de informações, de temas debatidos, de aspectos políticos entrelaçados, de detalhes de jogabilidade e de espetacularização da narrativa em um Metal Gear Solid faz de cada jogo quase um alienígena ao ser comparado com a proposta de Splinter Cell.

E verdade seja dita, esse "show de Kojima" não é para todo mundo. Mas até aí, tudo bem. Assim, não vejo com maus olhos alguém que prefira Splinter Cell. Existe uma justificativa mais do que razoável para isso.

Nem por isso, Doom deixa de lamentar por essas pobres almas que não conseguem entregar seus corações a Kojima.

Doom os entende, mas ainda assim, lamenta.

IMG-20240207-WA0037.jpg
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.323
Reações
1.820
Pontos
253
Acho MGS melhor desenhado, mais criativo e mais "videogame".

Splinter Cell é mais padrão, mais realista, sendo quase que uma simulação de espionagem.

Ambos se destacam no que se propõe, no caso ambas as séries tem um alto nível de qualidade e game design.

Acho que ambas são equivalentes em qualidade, mas pessoalmente prefiro MGS por fugir do lugar comum, pra mim tem personagens e uma trama muito mais memorável.
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.251
Reações
21.473
Pontos
353
Doom foi invocado.

Ao ler o título do tópico e o nome do dono, já imaginei a tragédia.

Inclusive, nosso pacóvio Zé do Caixão deixa claro sua intenção de criar polêmicas vazias, através de argumentos risíveis ou de pura parvoíce, desde o primeiro post. Assim, participar dessa série de tópicos que nada mais são do que um exercício de estultícias é uma escolha consciente.

Dito isso, normalmente Doom não tomaria parte dessa confraria de néscios.

NÃO OBSTANTE...

...MGS vs Splinter Cell é um bom assunto. E isso independe do quão simplória seja a descrição e a experiência do OP com as franquias em sua obtusa comparação.

Dito isso, temos um debate.

Ainda que eu seja um fã apaixonado de MGS, ao ponto de achar essa a melhor franquia da história dos games, Splinter Cell conquistou meu respeito ao longo dos anos. Pelo simples fato de ter conseguido bater de frente com Kojima por um tempo considerável. Ainda mais porque, apesar de ambos os jogos normalmente serem classificados dentro do mesmo gênero, suas propostas e suas idiossincrasias são muito diferentes. Um produto típico da produção norte-americana de jogos eletrônicos contra um produto típico da cultura nipônica para a mesma mídia. É possível ver muita riqueza nesse embate.

E eu acho esse pequeno vídeo aqui excelente para demonstrar o que falei acima:





Uma disputa que chegou ao seu fim, mas que já está consolidada para sempre na história dos jogos eletrônicos. Assim, parabenizo @Rodrigo Zé do Cx Jr, pois mesmo errando muito, ele acertou em criar o tópico para nos fazer lembrar de tudo isso.

E avaliando hoje o desempenho das duas franquias, já com um bom distanciamento, creio que é inegável constatar a vitória de Metal Gear Solid em um âmbito mais geral. Seja com a crítica, seja com resultados comerciais.

Mas quando falamos de público, a comparação é mais complexa. Se pensar em termos de proposta de jogabilidade Stealth, a opinião do OP não é polêmica ou incomum. Ao longo dos anos, muitas vezes público, e até crítica, apontaram esse elemento mais bem desenvolvido em SC. O foco em uma proposta stealth mais alinhada com os padrões hollywoodianos/norte-americanos pode ter sido uma vantagem também. Enquanto isso, MGS nunca teve stealth como único foco. Kojima sempre entregou uma espécie de show peculiar junto com cada capítulo da sua franquia. O nível de produção de informações, de temas debatidos, de aspectos políticos entrelaçados, de detalhes de jogabilidade e de espetacularização da narrativa em um Metal Gear Solid faz de cada jogo quase um alienígena ao ser comparado com a proposta de Splinter Cell.

E verdade seja dita, esse "show de Kojima" não é para todo mundo. Mas até aí, tudo bem. Assim, não vejo com maus olhos alguém que prefira Splinter Cell. Existe uma justificativa mais do que razoável para isso.

Nem por isso, Doom deixa de lamentar por essas pobres almas que não conseguem entregar seus corações a Kojima.

Doom os entende, mas ainda assim, lamenta.



Ótimo post, eu pensei em vir aqui tentar debater os argumentos nefastos do @Rodrigo Zé do Cx Jr , mas achei uma perda de tempo, pois essa é uma discussão tão velha que me cansou só de imaginar ter que reviver antigos debates onde os resultados sempre foram os mesmos. São duas franquias muito boas, mas MGS sempre levou a vitória no final de todos os debates e não que isso seja um menosprezo ou demérito para Splinter Cell, pelo contrário, acredito que o fato de poder estar em um combate com uma franquia estupendamente grandiosa e acima de seu tempo em todos os tempos, como sempre foi a franquia Metal Gear, já é um grande indício de que SC é um produto diferenciado e digno de respeito. Metal Gear é minha franquia favorita, ela parou de ser renovada pelas mãos do seu mestre criador, mas o legado é eterno.
MGS é uma referência para a indústria dos jogos, muitas mecânicas que vemos nos grandes jogos há mais de décadas foram inspiradas nas ideias do Kojima, se existe Splinter Cell, é prq Metal Gear existiu.

A série MGS é poesia viva, é arte em ação e a fusão de várias artes, a cultura em choque, o futuro em suas mãos, o caminho e a verdade, o mestre a quem seguir, o doravante, o que é antes de ser, e o que será.... ele já foi, respeite MGS!!
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.402
Reações
44.209
Pontos
1.339
Metal Gear tem personagens e enredo bem mais legais
Splinter Cell tem gameplay de espionagem mais condizente
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Nunca joguei Splinter Cell, mas na época do PS2 lembro que muita gente elogiava.

Eu não vejo nada demais na sua opinião, mas boa sorte com os fanáticos de Metal Gear.:klol
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.734
Reações
8.952
Pontos
1.209
Eu sempre fui fa de MGS principalmente pelo primeiro jogo da saga. Gostei muito do 2 mas achei pessimo o 3 e dropei de tao chato que era.
Um dos motivos pra meu desgosto com o MGS3 era a jogabilidade que depois de jogar Splinter cell 1 e o Batman Begins, jogs de Stealth completamente diferentes entre si mas ambos exelentes, ter eses controles limitados essa camara tosca me entediavam e estressavam. Fora que a historia de MGS era legal num ambiente de futuro proximo, ja essa que se passava no meio da gerra fria fazendo referencias a coisas que cohecemos que aconteceram e tentar botar o jogo no meio disso estava muito mal feito o que me fazia ter nojo do jogo.
Dai depois joguei um tempo o Splinter Cell double agent no pc mas dropei pq era muito incomodo com mouse e teclado.
Um tempo depois um amigo me empresta o seu ps3 e o jogo de MGS4 jogao mesmo com muitas cenas epicas, nao alcanca as duas primeiras entregas da saga, mas e um otimo jogo.
La por 2013 comprei o Black List pro WiiU, que baita jogo esse ai so perde mesmo para o primeiro metal gear solid, mas e em termos de stealth o melhor jogo do genero, a historia nao e epica mas e totalmente bem bolada e perfeita pra dar espaco as missoes. Fora os extras muito divertidos.
Entao no geral acho que MGS comecou melhor mas foi decaindo enquanto SC comecou bem e foi melhorando.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Doom foi invocado.

Ao ler o título do tópico e o nome do dono, já imaginei a tragédia.

Inclusive, nosso pacóvio Zé do Caixão deixa claro sua intenção de criar polêmicas vazias, através de argumentos risíveis ou de pura parvoíce, desde o primeiro post. Assim, participar dessa série de tópicos que nada mais são do que um exercício de estultícias é uma escolha consciente.

Dito isso, normalmente Doom não tomaria parte dessa confraria de néscios.

NÃO OBSTANTE...

...MGS vs Splinter Cell é um bom assunto. E isso independe do quão simplória seja a descrição e a experiência do OP com as franquias em sua obtusa comparação.

Dito isso, temos um debate.

Ainda que eu seja um fã apaixonado de MGS, ao ponto de achar essa a melhor franquia da história dos games, Splinter Cell conquistou meu respeito ao longo dos anos. Pelo simples fato de ter conseguido bater de frente com Kojima por um tempo considerável. Ainda mais porque, apesar de ambos os jogos normalmente serem classificados dentro do mesmo gênero, suas propostas e suas idiossincrasias são muito diferentes. Um produto típico da produção norte-americana de jogos eletrônicos contra um produto típico da cultura nipônica para a mesma mídia. É possível ver muita riqueza nesse embate.

E eu acho esse pequeno vídeo aqui excelente para demonstrar o que falei acima:





Uma disputa que chegou ao seu fim, mas que já está consolidada para sempre na história dos jogos eletrônicos. Assim, parabenizo @Rodrigo Zé do Cx Jr, pois mesmo errando muito, ele acertou em criar o tópico para nos fazer lembrar de tudo isso.

E avaliando hoje o desempenho das duas franquias, já com um bom distanciamento, creio que é inegável constatar a vitória de Metal Gear Solid em um âmbito mais geral. Seja com a crítica, seja com resultados comerciais.

Mas quando falamos de público, a comparação é mais complexa. Se pensar em termos de proposta de jogabilidade Stealth, a opinião do OP não é polêmica ou incomum. Ao longo dos anos, muitas vezes público, e até crítica, apontaram esse elemento mais bem desenvolvido em SC. O foco em uma proposta stealth mais alinhada com os padrões hollywoodianos/norte-americanos pode ter sido uma vantagem também. Enquanto isso, MGS nunca teve stealth como único foco. Kojima sempre entregou uma espécie de show peculiar junto com cada capítulo da sua franquia. O nível de produção de informações, de temas debatidos, de aspectos políticos entrelaçados, de detalhes de jogabilidade e de espetacularização da narrativa em um Metal Gear Solid faz de cada jogo quase um alienígena ao ser comparado com a proposta de Splinter Cell.

E verdade seja dita, esse "show de Kojima" não é para todo mundo. Mas até aí, tudo bem. Assim, não vejo com maus olhos alguém que prefira Splinter Cell. Existe uma justificativa mais do que razoável para isso.

Nem por isso, Doom deixa de lamentar por essas pobres almas que não conseguem entregar seus corações a Kojima.

Doom os entende, mas ainda assim, lamenta.


Ótimo post, eu pensei em vir aqui tentar debater os argumentos nefastos do @Rodrigo Zé do Cx Jr , mas achei uma perda de tempo, pois essa é uma discussão tão velha que me cansou só de imaginar ter que reviver antigos debates onde os resultados sempre foram os mesmos. São duas franquias muito boas, mas MGS sempre levou a vitória no final de todos os debates e não que isso seja um menosprezo ou demérito para Splinter Cell, pelo contrário, acredito que o fato de poder estar em um combate com uma franquia estupendamente grandiosa e acima de seu tempo em todos os tempos, como sempre foi a franquia Metal Gear, já é um grande indício de que SC é um produto diferenciado e digno de respeito. Metal Gear é minha franquia favorita, ela parou de ser renovada pelas mãos do seu mestre criador, mas o legado é eterno.
MGS é uma referência para a indústria dos jogos, muitas mecânicas que vemos nos grandes jogos há mais de décadas foram inspiradas nas ideias do Kojima, se existe Splinter Cell, é prq Metal Gear existiu.

A série MGS é poesia viva, é arte em ação e a fusão de várias artes, a cultura em choque, o futuro em suas mãos, o caminho e a verdade, o mestre a quem seguir, o doravante, o que é antes de ser, e o que será.... ele já foi, respeite MGS!!

Dessa vez eu não ia perder tempo gastando minha retórica rebuscada pra humilhar pois já chegou em um nível de dar pena, o nojo ficou pra trás e minha sagacidade reprime intelectualmente seres inferiores como vocês.

Eu poderia dizer que, de maneira adstrita, o âmago da discussão sobre a comparação entre as IP’s mostra-se empedernido e galgado na relação de vicissitude entre as respectivas séries de vídeo game, no sentido de MGS ter criado praticamente sozinho um subgênero de jogos enquanto Splinter Cell veio depois, explicitamente bebendo dessa fonte e inspirado no primeiro, tido por alguns quase como um plágio, uma opinião de aspecto taciturno no meu entendimento, porém compreensível.

No mesmo diapasão, isso não se mostra como um demérito da IP Splinter Cell pois dessa forma, como mencionei genialmente nesse post abordando as diferenças entre nicho e segmento de mercado:

esse post aqui

Super Mario Bros. não mereceria os louvores de ter catapultado os games de plataforma 2D side-scroller ao mundo pois quem inaugurou o subgênero foi Jump Bug, game de 1981 para arcades. Portanto, a correlação de “quem veio antes de quem” se mostra extremamente rasa em nível argumentativo, pelo menos pro nível que eu imponho aos assuntos os quais não quero tergiversar.

Voltando a falar de uma maneira cujo “brasileiro médio” consiga ter o alcance sináptico necessário pra me acompanhar na discussão, antes de mais nada, a subjetividade nunca, ABSOLUTAMENTE NUNCA, pode ser subtraída de uma discussão como essa.
Nesse sentido, vamos separar os quesitos centrais que fizeram MGS (mais especificamente o lançado para PS1) ser tão disruptivo e um dos maiores games de todos os tempos:

1) Enredo cinematográfico;
2) Gameplay baseada em stealth, com foco na espionagem;
3) Gráficos acima dos padrões da época;
4) Quebras da “quarta parede” com o jogador como uma espécie de bônus, principalmente quando Psycho Mantis “advinha” alguns games que jogávamos.

Ignorando o item 4 por não ter mais importância nos dias de hoje, temos, ainda, a intensidade dentro de cada um desses quesitos, o que atrairá públicos diferentes mesmo dentro de um mesmo subgênero (ou guardando a complexidade do tema, do mesmo "nicho") e gerando uma referência circular que nos faz retornar para a questão da S-U-B-J-E-T-I-V-I-D-A-D-E.

Minha preferência é direcionada para enredos e até jogos de maneira geral mais sóbrios, mais “realistas” (ou menos irrealistas, depende como querem enxergar).
Por obséquio, sei que é difícil mas tentem elevar minimamente vossas inteligências aqui, sem usar viés de confirmação, não estou afirmando que SC é realista, mas o fato é que MGS extrapola demais essa linha. E também não estou dizendo que não gosto de jogos de espectro menos realistas, mas pra esse tipo de game eu prefiro.

Por outro lado nunca neguei – inclusive no texto principal – que MGS é uma produção de muito maior renome e com muito mais importância história no mundo dos games.

Podemos concluir que ambos são excelentes, mas enquanto Splinter Cell atrai o jogador mais pela sobriedade, MGS atrai pela sua complexidade.

Enquanto Splinter Cell é mais sóbrio, MGS é mais visceral.
Enquanto Splinter Cell é apolíneo, MGS é dionisíaco.



Entre razões e emoções, a saída é fazer valer à pena.

Logo, como muito bem exprimido por mim desde o início, é algo estritamente subjetivo, ou seja, vai do gosto do freguês.

c***lho, como é bom ser eu

tumblr_mgtql8Ls0R1risusro1_r1_500.gif
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Dessa vez eu não ia perder tempo gastando minha retórica rebuscada pra humilhar pois já chegou em um nível de dar pena, o nojo ficou pra trás e minha sagacidade reprime intelectualmente seres inferiores como vocês.

Eu poderia dizer que, de maneira adstrita, o âmago da discussão sobre a comparação entre as IP’s mostra-se empedernido e galgado na relação de vicissitude entre as respectivas séries de vídeo game, no sentido de MGS ter criado praticamente sozinho um subgênero de jogos enquanto Splinter Cell veio depois, explicitamente bebendo dessa fonte e inspirado no primeiro, tido por alguns quase como um plágio, uma opinião de aspecto taciturno no meu entendimento, porém compreensível.

No mesmo diapasão, isso não se mostra como um demérito da IP Splinter Cell pois dessa forma, como mencionei genialmente nesse post abordando as diferenças entre nicho e segmento de mercado:

esse post aqui

Super Mario Bros. não mereceria os louvores de ter catapultado os games de plataforma 2D side-scroller ao mundo pois quem inaugurou o subgênero foi Jump Bug, game de 1981 para arcades. Portanto, a correlação de “quem veio antes de quem” se mostra extremamente rasa em nível argumentativo, pelo menos pro nível que eu imponho aos assuntos os quais não quero tergiversar.

Voltando a falar de uma maneira cujo “brasileiro médio” consiga ter o alcance sináptico necessário pra me acompanhar na discussão, antes de mais nada, a subjetividade nunca, ABSOLUTAMENTE NUNCA, pode ser subtraída de uma discussão como essa.
Nesse sentido, vamos separar os quesitos centrais que fizeram MGS (mais especificamente o lançado para PS1) ser tão disruptivo e um dos maiores games de todos os tempos:

1) Enredo cinematográfico;
2) Gameplay baseada em stealth, com foco na espionagem;
3) Gráficos acima dos padrões da época;
4) Quebras da “quarta parede” com o jogador como uma espécie de bônus, principalmente quando Psycho Mantis “advinha” alguns games que jogávamos.

Ignorando o item 4 por não ter mais importância nos dias de hoje, temos, ainda, a intensidade dentro de cada um desses quesitos, o que atrairá públicos diferentes mesmo dentro de um mesmo subgênero (ou guardando a complexidade do tema, do mesmo "nicho") e gerando uma referência circular que nos faz retornar para a questão da S-U-B-J-E-T-I-V-I-D-A-D-E.

Minha preferência é direcionada para enredos e até jogos de maneira geral mais sóbrios, mais “realistas” (ou menos irrealistas, depende como querem enxergar).
Por obséquio, sei que é difícil mas tentem elevar minimamente vossas inteligências aqui, sem usar viés de confirmação, não estou afirmando que SC é realista, mas o fato é que MGS extrapola demais essa linha. E também não estou dizendo que não gosto de jogos de espectro menos realistas, mas pra esse tipo de game eu prefiro.

Por outro lado nunca neguei – inclusive no texto principal – que MGS é uma produção de muito maior renome e com muito mais importância história no mundo dos games.

Podemos concluir que ambos são excelentes, mas enquanto Splinter Cell atrai o jogador mais pela sobriedade, MGS atrai pela sua complexidade.

Enquanto Splinter Cell é mais sóbrio, MGS é mais visceral.
Enquanto Splinter Cell é apolíneo, MGS é dionisíaco.



Entre razões e emoções, a saída é fazer valer à pena.

Logo, como muito bem exprimido por mim desde o início, é algo estritamente subjetivo, ou seja, vai do gosto do freguês.

c***lho, como é bom ser eu

tumblr_mgtql8Ls0R1risusro1_r1_500.gif

Dúvido que alguém passa do primeiro parágrafo desse post, com tanta groselha escrita... Pode xingar a mãe do moderador, que nem ele acha ai no meio, a ofensa.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
35.838
Pontos
803
Duas franquias ótimas , pena que morreram e agora só vão viver de remakes .

No mais MGS3 é o jogo mais perfeito do kojima , tem 0 defeitos .
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Dúvido que alguém passa do primeiro parágrafo desse post, com tanta groselha escrita... Pode xingar a mãe do moderador, que nem ele acha ai no meio, a ofensa.
Não me importo.
Apenas sinto pena, pois é uma oportunidade de adquirir conhecimento de forma totalmente gratuita.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
O ismo vc quer dizer dos Nintendistas né? Ninguém naquela mrd de pasta gosta de ser contrariado do rebanho lambe saco que já acham que você odeia a empresa inteira qd na verdade adora os jogos mas não vê a necessidade de santifica-los a todo momento, eu mesmo acho os Rayman Legends e Origins mais divertidos que o Wonder e fiz 100% de ambos os 3.
O nintendista é COM SOBRAS o que menos aceita críticas e o que mais se dói.

Eu tenho uma teoria sobre isso, to escrevendo bem aos poucos e o choro não vai ser pouco, talvez até maior do que quando sair o MamilOS do Zelda.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Dessa vez eu não ia perder tempo gastando minha retórica rebuscada pra humilhar pois já chegou em um nível de dar pena, o nojo ficou pra trás e minha sagacidade reprime intelectualmente seres inferiores como vocês.

Eu poderia dizer que, de maneira adstrita, o âmago da discussão sobre a comparação entre as IP’s mostra-se empedernido e galgado na relação de vicissitude entre as respectivas séries de vídeo game, no sentido de MGS ter criado praticamente sozinho um subgênero de jogos enquanto Splinter Cell veio depois, explicitamente bebendo dessa fonte e inspirado no primeiro, tido por alguns quase como um plágio, uma opinião de aspecto taciturno no meu entendimento, porém compreensível.

No mesmo diapasão, isso não se mostra como um demérito da IP Splinter Cell pois dessa forma, como mencionei genialmente nesse post abordando as diferenças entre nicho e segmento de mercado:

esse post aqui

Super Mario Bros. não mereceria os louvores de ter catapultado os games de plataforma 2D side-scroller ao mundo pois quem inaugurou o subgênero foi Jump Bug, game de 1981 para arcades. Portanto, a correlação de “quem veio antes de quem” se mostra extremamente rasa em nível argumentativo, pelo menos pro nível que eu imponho aos assuntos os quais não quero tergiversar.

Voltando a falar de uma maneira cujo “brasileiro médio” consiga ter o alcance sináptico necessário pra me acompanhar na discussão, antes de mais nada, a subjetividade nunca, ABSOLUTAMENTE NUNCA, pode ser subtraída de uma discussão como essa.
Nesse sentido, vamos separar os quesitos centrais que fizeram MGS (mais especificamente o lançado para PS1) ser tão disruptivo e um dos maiores games de todos os tempos:

1) Enredo cinematográfico;
2) Gameplay baseada em stealth, com foco na espionagem;
3) Gráficos acima dos padrões da época;
4) Quebras da “quarta parede” com o jogador como uma espécie de bônus, principalmente quando Psycho Mantis “advinha” alguns games que jogávamos.

Ignorando o item 4 por não ter mais importância nos dias de hoje, temos, ainda, a intensidade dentro de cada um desses quesitos, o que atrairá públicos diferentes mesmo dentro de um mesmo subgênero (ou guardando a complexidade do tema, do mesmo "nicho") e gerando uma referência circular que nos faz retornar para a questão da S-U-B-J-E-T-I-V-I-D-A-D-E.

Minha preferência é direcionada para enredos e até jogos de maneira geral mais sóbrios, mais “realistas” (ou menos irrealistas, depende como querem enxergar).
Por obséquio, sei que é difícil mas tentem elevar minimamente vossas inteligências aqui, sem usar viés de confirmação, não estou afirmando que SC é realista, mas o fato é que MGS extrapola demais essa linha. E também não estou dizendo que não gosto de jogos de espectro menos realistas, mas pra esse tipo de game eu prefiro.

Por outro lado nunca neguei – inclusive no texto principal – que MGS é uma produção de muito maior renome e com muito mais importância história no mundo dos games.

Podemos concluir que ambos são excelentes, mas enquanto Splinter Cell atrai o jogador mais pela sobriedade, MGS atrai pela sua complexidade.

Enquanto Splinter Cell é mais sóbrio, MGS é mais visceral.
Enquanto Splinter Cell é apolíneo, MGS é dionisíaco.



Entre razões e emoções, a saída é fazer valer à pena.

Logo, como muito bem exprimido por mim desde o início, é algo estritamente subjetivo, ou seja, vai do gosto do freguês.

c***lho, como é bom ser eu

tumblr_mgtql8Ls0R1risusro1_r1_500.gif

Você nos responde, de maneira pedante e prolixa, o mesmo que eu já havia dito no meu post. É como só tivesse lido a parte que coloquei em negrito ou só a parte da frase onde o thiago te marcou.

E no fim, se regozija de uma espécie de monólogo intelectualmente onanista que não respondeu nada a ninguém que foi marcado.

Isso que te parabenizei no meu post por abrir essa discussão.

Perceba seu dom de falhar até mesmo quando é elogiado e até quando existe espaço para fazer algo de bom.

Então, por nunca falhar em falhar (colocando em negrito pra dessa vez você não passar batido), novamente te parabenizo.

Da maneira que merece:

 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Você nos responde, de maneira pedante e prolixa, o mesmo que eu já havia dito no meu post. É como só tivesse lido a parte que coloquei em negrito ou só a parte da frase onde o thiago te marcou.

E no fim, se regozija de uma espécie de monólogo intelectualmente onanista que não respondeu nada a ninguém que foi marcado.

Isso que te parabenizei no meu post por abrir essa discussão.

Perceba seu dom de falhar até mesmo quando é elogiado e até quando existe espaço para fazer algo de bom.

Então, por nunca falhar em falhar (colocando em negrito pra dessa vez você não passar batido), novamente te parabenizo.

Da maneira que merece:


Primeiro que um elogio vindo de um néscio pra um gênio é exatamente a mesma coisa que nada, seria o equivalente a um menor aprendiz dar feedback positivo pro CEO em uma empresa.

Segundo que minha genialidade não está apenas no fato de ter trazido a discussão - afinal de contas, nem é algo tão complexo - mas sim na forma que eu a trouxe, de forma totalmente original e que fomenta os pensamentos mais enraizados dos usuários, gerando uma perspectiva muito mais sofisticada, ou quem sabe ornamentada.

Por fim, vejo um peixe nadando no deserto... Tu tentando debater algo de uma forma mais rasa que poesias de rodapé.

Pena.
Sinto pena.
 
Topo Fundo