O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Famitsu, Semana 9/2024 (26/2-3/3) - Switch e PS5 têm alta mas FF7:Rebirth abre muito das expectativas

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.893
Reações
28.610
Pontos
1.179
Qual a semelhanca dos FF desde o XV? A resposta ta ai no declinio de vendas no JP.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.390
Reações
34.126
Pontos
1.053
Além de tudo o que já falaram, outro problema de dividir um jogo em três partes é que o segundo jogo nunca vai ter o hype do início e o da conclusão de uma história.

Eu mesmo comprei o Final Fantasy VII Remake no lançamento, hoje nem tô com pressa pra jogar o Rebirth. Mas com certeza a conclusão devo jogar no day one.
 

Coxinha Verde

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.206
Reações
12.057
Pontos
753
Muitos que jogaram o remake provavelmente não gostaram. O fato de ser fatiado também prejudica. Em 2028 a Sony lança no PS6 o remaster completo com os 3 jogos e a dlcs juntas.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.320
Reações
28.388
Pontos
1.103
Vc não é a maior sonista do fórum (tem outros usuários que ganham esse título pq a disputa é boa kkk)... Mas acho q é a mais "anti-nintendo" Pqp hahaha... Tooodo post tem q críticar ou cutucar a big N.

Do rebirth... Do q vi eh beeeem melhor q o remake (q tem gameplay bem meia boca)... Merecia vendas bem melhores e torço pra isso... Minha cópia ainda garanto esse ano.
Todo caso nas vendas acredito que possa ter "pernas" no Japão e no ocidente deve ir mto bem!

Pior que não menti no que eu disse. Quem tá na plataforma Nintendo desde o N64 nunca mais teve o prazer de ver um FF numerado (inédito) saindo na plataforma, seja lançamento multiplataforma ou não.

O Pasta Térmica é um exemplo vivo disso, talvez análogo a jamais ter presenciado o Brasil ganhar a copa do mundo (nossa melhor chance era com o grande Diniz, porém a CBF não acreditou na magia da posse de bola... conversa para outro tópico).

Some-se a isso o fato de que muitos nintendistas naturalmente carregam uma mágoa pelo passado da Square, e temos aí a receita para o hate que qualquer Final Fantasy recebe.

Se o Japão não gosta mais da franquia, bem, azar do japonês. Lembrando que nem o Super Mario RPG que era tão alardeado por aqui fez tanto barulho tb, inclusive no tópico oficial onde pouquíssimas pessoas jogaram aparentemente.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.218
Reações
44.509
Pontos
803
Muitos que jogaram o remake provavelmente não gostaram. O fato de ser fatiado também prejudica. Em 2028 a Sony lança no PS6 o remaster completo com os 3 jogos e a dlcs juntas.

Esse negócio de ficar fatiando o jogo e vendendo os pedaços por preço cheio é uma grande patifaria.
 

Tambataja

Supra-sumo
Mensagens
1.221
Reações
1.781
Pontos
183
O mercado japonês tá definhando pra Sony, isso sim. IMO, é cope dizer que "morreu pra consoles"

O que ocorre é uma mudança de plataformas. Switch e PC estão comendo a base do Playstation.

Em duas semanas, Elden Ring vendeu 1 milhão no PC em terras japas. Mercado ainda tá aí, só precisa ter presença nas plataformas corretas, coisa que FF não vem tendo.
Sim, o que você disse é exatamente o que eu disse: o mercado de jogos no japão está mudado. O mercado de consoles de mesa morreu, e você descreveu isso bem quando disse que o Switch (portátil) e PC é que dominam o mercado lá, com o Mobile comendo os dois com farinha.

Playstation é quem ainda mantém uma fatia de mercado de consoles de mesa lá (já que o Xbox nem conta), mas claramente desde a geração PS3 o negócio mudou lá. O PS4 ainda vendeu relativamente bem por lá, mas abaixo dos tempos antigos.

A parada mudou, e continuo afirmando que se Final Fantasy 7 Rebirth fosse lançado para as outras plataformas nãao teríamos o mega sucesso que um pessoal aqui tenta pintar e o motivo é porque esses jogos não são mais o que o grande público no Japão está interessado.
 


Tambataja

Supra-sumo
Mensagens
1.221
Reações
1.781
Pontos
183
Esse negócio de ficar fatiando o jogo e vendendo os pedaços por preço cheio é uma grande patifaria.
Acho lindo que você fala isso ignorando o fato de que o Remake é um jogo de quase 40 horas para finalizar e o Rebirth é um jogo de 70 horas.

Realmente, patifaria você pegar um jogo e fazer dele algo muito maior, mais bonito, mais estruturado e com extras que trabalham muito mais personagens adorados por muita gente. Quero mais dessas patifarias das empresas!
 

kaiser beer

Bam-bam-bam
Mensagens
325
Reações
388
Pontos
248
Além de tudo o que já falaram, outro problema de dividir um jogo em três partes é que o segundo jogo nunca vai ter o hype do início e o da conclusão de uma história.

Eu mesmo comprei o Final Fantasy VII Remake no lançamento, hoje nem tô com pressa pra jogar o Rebirth. Mas com certeza a conclusão devo jogar no day one.
Mesma situação aqui, pressa zero de comprar, um monte de coisa para jogar primeiro e sem falar que daqui um tempo compro pela metade do preço de lançamento
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.218
Reações
44.509
Pontos
803
Acho lindo que você fala isso ignorando o fato de que o Remake é um jogo de quase 40 horas para finalizar e o Rebirth é um jogo de 70 horas.

Realmente, patifaria você pegar um jogo e fazer dele algo muito maior, mais bonito, mais estruturado e com extras que trabalham muito mais personagens adorados por muita gente. Quero mais dessas patifarias das empresas!

Deleite-se pagando 180 dólares pelo jogo. Tem consumidor para tudo nesse mundo.

Só espero que a moda não pegue e daqui alguns anos a Nintendo resolva fazer remake de Ocarina of Time em duas partes: um "jogo" com o Link criança e outro "jogo" com o Link adulto, cada qual por 60 dólares.
 

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.763
Reações
1.949
Pontos
879
Pior que não menti no que eu disse. Quem tá na plataforma Nintendo desde o N64 nunca mais teve o prazer de ver um FF numerado (inédito) saindo na plataforma, seja lançamento multiplataforma ou não.

O Pasta Térmica é um exemplo vivo disso, talvez análogo a jamais ter presenciado o Brasil ganhar a copa do mundo (nossa melhor chance era com o grande Diniz, porém a CBF não acreditou na magia da posse de bola... conversa para outro tópico).

Some-se a isso o fato de que muitos nintendistas naturalmente carregam uma mágoa pelo passado da Square, e temos aí a receita para o hate que qualquer Final Fantasy recebe.

Se o Japão não gosta mais da franquia, bem, azar do japonês. Lembrando que nem o Super Mario RPG que era tão alardeado por aqui fez tanto barulho tb, inclusive no tópico oficial onde pouquíssimas pessoas jogaram aparentemente.

Sim, isso eh vdd msm (q Nintendo não tem a franquia principal desde o ffvi, apenas spin offs), mas não vejo esse hate todo a franquia por parte de Nintendista, acho q é mais caixista até.

Eu to bem empolgado pra jogar o rebirth pq dos reviews q eu vi ele corrige boa parte dos problemas do remake. Passei o rebirth na frente do ffxvi até na minha lista (q tb vou jogar, só q o backlog tá grande).
 

.:Zeldo:.

Supra-sumo
Mensagens
1.043
Reações
1.410
Pontos
193
Sim, o que você disse é exatamente o que eu disse: o mercado de jogos no japão está mudado. O mercado de consoles de mesa morreu, e você descreveu isso bem quando disse que o Switch (portátil) e PC é que dominam o mercado lá, com o Mobile comendo os dois com farinha.

Playstation é quem ainda mantém uma fatia de mercado de consoles de mesa lá (já que o Xbox nem conta), mas claramente desde a geração PS3 o negócio mudou lá. O PS4 ainda vendeu relativamente bem por lá, mas abaixo dos tempos antigos.

A parada mudou, e continuo afirmando que se Final Fantasy 7 Rebirth fosse lançado para as outras plataformas nãao teríamos o mega sucesso que um pessoal aqui tenta pintar e o motivo é porque esses jogos não são mais o que o grande público no Japão está interessado.

Deve estar morrendo para produtos que somente oferecem a experiência de console de mesa pq os japoneses ainda jogam muito na TV, uma vez que o Switch, segundo dados da Nintendo, é usado na TV pelos japoneses em 50% do uso.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.165
Reações
172.625
Pontos
1.714
Sim, o que você disse é exatamente o que eu disse: o mercado de jogos no japão está mudado. O mercado de consoles de mesa morreu, e você descreveu isso bem quando disse que o Switch (portátil) e PC é que dominam o mercado lá, com o Mobile comendo os dois com farinha.

Playstation é quem ainda mantém uma fatia de mercado de consoles de mesa lá (já que o Xbox nem conta), mas claramente desde a geração PS3 o negócio mudou lá. O PS4 ainda vendeu relativamente bem por lá, mas abaixo dos tempos antigos.

A parada mudou, e continuo afirmando que se Final Fantasy 7 Rebirth fosse lançado para as outras plataformas nãao teríamos o mega sucesso que um pessoal aqui tenta pintar e o motivo é porque esses jogos não são mais o que o grande público no Japão está interessado.

Nopes. Switch tem as funções tanto de mesa quanto portátil e isso o mercado mostra. Reduzir o Switch a "é só um portátil" é ignorar os sinais que o mercado mostra.

Switch, além sim da parte portátil (3DS e Vita), pegou parte da base dos PS de mesa e o PC tá pegando outra parte.

Todos os JRPGs antes exclusivos do PS que começaram a construir público no Switch/PC agora mostram resultados, especialmente os AA. A Square manteve FF preso ao PS e agora tá colhendo.

FF7R e FFXVI já tinham que ter saído pelo menos PS/PC dayone.

A entrevista do CEO da Cyberconnect2 é muito esclarecedora nesse aspecto.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.452
Reações
4.760
Pontos
1.299
Nopes. Switch tem as funções tanto de mesa quanto portátil e isso o mercado mostra. Reduzir o Switch a "é só um portátil" é ignorar os sinais que o mercado mostra.

Switch, além sim da parte portátil (3DS e Vita), pegou parte da base dos PS de mesa e o PC tá pegando outra parte.

Todos os JRPGs antes exclusivos do PS que começaram a construir público no Switch/PC agora mostram resultados, especialmente os AA. A Square manteve FF preso ao PS e agora tá colhendo.

FF7R e FFXVI já tinham que ter saído pelo menos PS/PC dayone.

A entrevista do CEO da Cyberconnect2 é muito esclarecedora nesse aspecto.
Tem também os jogos populares de esportes que antes o PS tinha hegemonia e vieram pro Switch nessa gen. Winning Post, eBaseball Spirits e Power Pro tiveram exclusividades longas no PlayStation e agora estão no Switch
Everybody's Golf também sempre vendeu bem mas morreu e não volta por que Japan Studios se foi.
 

Night Sky

Bam-bam-bam
Mensagens
3.525
Reações
12.603
Pontos
453
Esse negócio de ficar fatiando o jogo e vendendo os pedaços por preço cheio é uma grande patifaria.
Não é um jogo que está sendo vendido em pedaços, é uma recriação que se tormou uma trilogia.

Se fosse para fazer um remake 1:1, tenho certeza que seria possível lançar em um jogo igual foi no original, mas estamos falando de uma recriação que expandiu tudo que tinha no jogo, não apenas o gráfico. Nem é a primeira vez que a Square faz algo parecido, pois eles lançaram 3 partes do Final Fantasy 13 e, para conhecer a história toda, você precisa jogar os 3 jogos. Você reclamou na época em que esses jogos estavam sendo feitos?
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.509
Reações
24.545
Pontos
903
Não é um jogo que está sendo vendido em pedaços, é uma recriação que se tormou uma trilogia.

Se fosse para fazer um remake 1:1, tenho certeza que seria possível lançar em um jogo igual foi no original, mas estamos falando de uma recriação que expandiu tudo que tinha no jogo, não apenas o gráfico. Nem é a primeira vez que a Square faz algo parecido, pois eles lançaram 3 partes do Final Fantasy 13 e, para conhecer a história toda, você precisa jogar os 3 jogos. Você reclamou na época em que esses jogos estavam sendo feitos?
Comparar com FF13 não faz sentido.
Não foi um jogo existente refeito em 3 partes.
E eu acho que nenhum outro remake foi feito assim, fatiado em vários jogos.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.893
Reações
51.023
Pontos
1.003
Deleite-se pagando 180 dólares pelo jogo. Tem consumidor para tudo nesse mundo.

Só espero que a moda não pegue e daqui alguns anos a Nintendo resolva fazer remake de Ocarina of Time em duas partes: um "jogo" com o Link criança e outro "jogo" com o Link adulto, cada qual por 60 dólares.
E aí a Nintendo faz um esquema assim:
Cada um com preço cheio
O do Link criança não é um jogo fechado, quando vc chega até o Temple of Time ele pede pra você trocar de jogo, obrigando o cara a comprar os dois
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.218
Reações
44.509
Pontos
803
E aí a Nintendo faz um esquema assim:
Cada um com preço cheio
O do Link criança não é um jogo fechado, quando vc chega até o Temple of Time ele pede pra você trocar de jogo, obrigando o cara a comprar os dois

Duro golpe.

Depois emendam remake de Majora's Mask: para cada um dos três dias finais, um "jogo" diferente também, vendido por 300 Reais. Aí enfiam algum conteúdo extra para "justificarem" o preço cheio.
 
Ultima Edição:

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.218
Reações
44.509
Pontos
803
Não é um jogo que está sendo vendido em pedaços, é uma recriação que se tormou uma trilogia.

Se fosse para fazer um remake 1:1, tenho certeza que seria possível lançar em um jogo igual foi no original, mas estamos falando de uma recriação que expandiu tudo que tinha no jogo, não apenas o gráfico. Nem é a primeira vez que a Square faz algo parecido, pois eles lançaram 3 partes do Final Fantasy 13 e, para conhecer a história toda, você precisa jogar os 3 jogos. Você reclamou na época em que esses jogos estavam sendo feitos?

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, o remake do primeiro Xenoblade ou poderia ter sido vendido por 120 dólares ou deveria ter sido lançado em duas partes, sendo a primeira referente ao jogo original e a segunda referente ao Future Connected, que é um grande extra incluído pela Monolith que contém todo um novo mapa, nova missão principal, novas side-quests, novos personagens, novas mecânicas e tudo dentro de um novo conteúdo de enredo que é canon (não é filler).
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.893
Reações
51.023
Pontos
1.003
Duro golpe.

Depois emendam remake de Majora's Mask: para cada um dos três dias finais, um "jogo" diferente também, vendido por 300 Reais. Aí enfiam algum conteúdo extra para "justificarem" o preço cheio.
Ou então um Hardware né
Um Amiibo magnético da Master Sword na base que vc precisa usar pra conseguir trocar de jogo
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.452
Reações
4.760
Pontos
1.299
Acho que o maior porém de FF7 ser dividido assim é que o jogo começou na geração passada, vai pegar essa gen e talvez o terceiro jogo vai ficar somente pra próxima.
Pro fan que está sempre na plataforma isso não pesa, mas eu não tenho PS e tenho muito interesse no jogo. Cogitei até comprar um Deck pra jogar, mas provavelmente teria que comprar outro depois pra acabar a história.
Torcer pra sair no SW2 pra eu jogar...

Outro ponto é tem muita coisa que não tem no original que não sei se vou gostar, particularmente não gostei do que fizeram em Advent Children.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.748
Reações
8.972
Pontos
1.209
Acho que o maior porém de FF7 ser dividido assim é que o jogo começou na geração passada, vai pegar essa gen e talvez o terceiro jogo vai ficar somente pra próxima.
Pro fan que está sempre na plataforma isso não pesa, mas eu não tenho PS e tenho muito interesse no jogo. Cogitei até comprar um Deck pra jogar, mas provavelmente teria que comprar outro depois pra acabar a história.
Torcer pra sair no SW2 pra eu jogar...

Outro ponto é tem muita coisa que não tem no original que não sei se vou gostar, particularmente não gostei do que fizeram em Advent Children.
Esse foi o problema que muitos destacamos na epoca daquela pessima cobertura da E3 de 2015 onde foi anunciado.
 

Night Sky

Bam-bam-bam
Mensagens
3.525
Reações
12.603
Pontos
453
Comparar com FF13 não faz sentido.
Não foi um jogo existente refeito em 3 partes.
E eu acho que nenhum outro remake foi feito assim, fatiado em vários jogos.
Um remake dessa magnitude até que precisava, tanto que cada jogo está levando cerca de quatro anos para ser feito de tão grande que é cada título. Provavelmente só veremos o terceiro em 2028.

Faz sentido a comparação com FF 13, mesmo que o título não seja um remake, até porque, para conhecer a história toda dos personagens, é preciso jogar os 3 jogos.
 

WangTang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.117
Reações
7.444
Pontos
1.309
Meu deus, 2024 e tem gente falando que o jogo foi picotado em 3 partes...

FF Remake é uma SÉRIE NOVA apenas baseada na obra original e pelo tamanho delas foi necessário fazer 3 jogos, da mesma forma que lançaram 2 filmes pra comportar o livro final de Harry Potter...
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.320
Reações
28.388
Pontos
1.103
Meu deus, 2024 e tem gente falando que o jogo foi picotado em 3 partes...

FF Remake é uma SÉRIE NOVA apenas baseada na obra original e pelo tamanho delas foi necessário fazer 3 jogos, da mesma forma que lançaram 2 filmes pra comportar o livro final de Harry Potter...

É uma bandeira que sequer deveria estar sendo levantada, até pq nada disso é inédito na indústria (o fato de dividir jogos por partes).

Xenosaga lançou 3 partes a preço full na época, e é somente um desses exemplos.

Se pegar a série Trails Of que o @firmino_666 tanto gosta, o buraco é ainda mais embaixo.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.354
Reações
19.962
Pontos
803
Meu deus, 2024 e tem gente falando que o jogo foi picotado em 3 partes...

FF Remake é uma SÉRIE NOVA apenas baseada na obra original e pelo tamanho delas foi necessário fazer 3 jogos, da mesma forma que lançaram 2 filmes pra comportar o livro final de Harry Potter...

O ultimo filme de HP, tinha parte 1 e parte 2 no subtitulo, uma comparação talvez fosse Avengers 3: End Game e Infinity War, como em HP, foram lançandos em curto espaço de tempo, inclusive o caso de Xenosaga


Square Enix falar que FF6 refeito levaria 20 anos etc, não compro esse pensamento não, eles poderiam ter feito uma duologia nova de FF7 mas preferiam uma trilogia.
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.470
Reações
6.865
Pontos
303
Meu deus, 2024 e tem gente falando que o jogo foi picotado em 3 partes...

FF Remake é uma SÉRIE NOVA apenas baseada na obra original e pelo tamanho delas foi necessário fazer 3 jogos, da mesma forma que lançaram 2 filmes pra comportar o livro final de Harry Potter...
É que pra criticar Final Fantasy hoje em dia vale de qualquer argumento única e exclusivamente pela proximidade total com a Sony, onde alguns matariam alguém na vida real pra ver ela falindo.
 

WangTang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.117
Reações
7.444
Pontos
1.309
O ultimo filme de HP, tinha parte 1 e parte 2 no subtitulo, uma comparação talvez fosse Avengers 3: End Game e Infinity War, como em HP, foram lançandos em curto espaço de tempo, inclusive o caso de Xenosaga


Square Enix falar que FF6 refeito levaria 20 anos etc, não compro esse pensamento não, eles poderiam ter feito uma duologia nova de FF7 mas preferiam uma trilogia.

Se lançassem do jeito que tu sonha era capaz de criticar de qualquer forma.

Não adianta mesmo, as pessoas infelizmente não gostam mais de nada.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.320
Reações
28.388
Pontos
1.103
Se lançassem do jeito que tu sonha era capaz de criticar de qualquer forma.

Não adianta mesmo, as pessoas infelizmente não gostam mais de nada.

Pro nosso estimado amigo Pasta Térmica a vdd é uma só: Não está no Switch, então não presta!

Podia lançar em uma parte só que o argumento seria igual, no caso o já manjado das vendas, seguindo o roteiro do FF16, claro.
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.470
Reações
6.865
Pontos
303
Pro nosso estimado amigo Pasta Térmica a vdd é uma só: Não está no Switch, então não presta!

Podia lançar em uma parte só que o argumento seria igual, no caso o já manjado das vendas, seguindo o roteiro do FF16, claro.
Roteiro seguido até por moderadores do fórum, onde deveriam ser mais imparciais pra não motivar mais guerrinha de consoles.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.804
Reações
39.361
Pontos
1.094
Só reclama dessa "divisão" em 3 jogos quem não jogou ainda, com certeza seria um jogo completamente diferente se eles tivessem que ter feito tudo em um jogo só. Além do que, como falaram, esta trilogia é um produto novo, não segue ao pé da letra o original.

Pensei que toda essa questão já tinha sido superada quando lançou o FF7 Remake e viram a escala do negócio. Voltar com esse papo depois do Rebirth faz menos sentido ainda.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.354
Reações
19.962
Pontos
803
Se lançassem do jeito que tu sonha era capaz de criticar de qualquer forma.

Não adianta mesmo, as pessoas infelizmente não gostam mais de nada.

Porque eu criticaria se fosse lançado como duologia se era algo que conversava com meus amigos lá em 2015/2016 que esperava rsrs
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.354
Reações
19.962
Pontos
803
Pro nosso estimado amigo Pasta Térmica a vdd é uma só: Não está no Switch, então não presta!

Podia lançar em uma parte só que o argumento seria igual, no caso o já manjado das vendas, seguindo o roteiro do FF16, claro.

Eu compro jogos na Epic Games Store, UbiStore e até na Origin, não sou igual Pcista que se não tiver na Steam= não existe, mesmo que tenha na plataforma.

Imagina se vou ter esse pensamento que não tem no switch, não presta , tu que gosta de forçar viés de plataforma quando fica sem argumento rsrs
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.509
Reações
24.545
Pontos
903
Se tivesse separado porque o jogo é muito grande, escopo monstro para algo moderno, eu até entenderia.
Só que lotaram de filler. Em poucas horas do original eu chego onde o remake acaba.

"É porque expandiuuuu". Mano, filler é filler.
Não é a situação de Resident Evil Remake. Tá bem mais pra situação de Dragon Ball Z anime versus mangá.

Se tivessem dito logo de cara que o remake estaria mais para uma reimaginação, aí eu entenderia, pois tudo está em aberto.
Aí pode meter até o talo de filler, coisas fora do original, é reimaginação mesmo.
 
Topo Fundo