O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Guerra da Ucrânia - Tópico oficial

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449


Um avião Cessna convertido em drone viajou por 1200km dentro da Rússia para atingir o seu alvo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.908
Reações
31.890
Pontos
1.344


Um avião Cessna convertido em drone viajou por 1200km dentro da Rússia para atingir o seu alvo.


Um avião que custa apenas 40mil doláres destruindo uma fabrica que custa milhões e caso fosse abatido seria com um missil de centenas de milhares de doláres.

Só win.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
Um avião que custa apenas 40mil doláres destruindo uma fabrica que custa milhões e caso fosse abatido seria com um missil de centenas de milhares de doláres.

Só win.


Se voce achar um Cessna 172 voando por 40 mil USD...quero.

Só o do motor é 40 mil USD, meu patrão vendeu a dele recentemente, se não me engano foi 250 mil USD.

Falando sério, um aeronave Cessna 172 (é o que aparenta ser) "aeronavegavel" vai ser de 100 mil USD para frente, lembrando que tem o equipamento "drone" e o "TNT/Amatol" do explosivo ainda, não é barato.

Ao contrario de um "drone" que foi feito desde de zero para ser drone, um aeroanve "adaptada" fica mais caro do que a encomenda.

Isso é mais para um lance de "só tenho essa aeronave aqui, vamos fazer ela de bomba"

Quanto mais "assimetria" aparenta a guerra, não é bom sinal da situação da Ucrania.


Abraço a todos.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
Um avião que custa apenas 40mil doláres destruindo uma fabrica que custa milhões e caso fosse abatido seria com um missil de centenas de milhares de doláres.

Só win.

Se voce achar um Cessna 172 voando por 40 mil USD...quero.

Só o do motor é 40 mil USD, meu patrão vendeu a dele recentemente, se não me engano foi 250 mil USD.

Falando sério, um aeronave Cessna 172 (é o que aparenta ser) "aeronavegavel" vai ser de 100 mil USD para frente, lembrando que tem o equipamento "drone" e o "TNT/Amatol" do explosivo ainda, não é barato.

Ao contrario de um "drone" que foi feito desde de zero para ser drone, um aeroanve "adaptada" fica mais caro do que a encomenda.

Isso é mais para um lance de "só tenho essa aeronave aqui, vamos fazer ela de bomba"

Quanto mais "assimetria" aparenta a guerra, não é bom sinal da situação da Ucrania.


Abraço a todos.

Eu achei curioso um "avião" entrar afundo no território da Rússia sem ser interceptado. O que está acontecendo com a defesa aérea russa? Não é de hj que eu percebo uma ineficiência na defesa do seu próprio território.

Parece que a defesa russa só é boa em derrubar os seus próprios aviões haha

Equipamento russo n me desce, ninguém me convence.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
16.202
Pontos
403
Bem, a proporção vem mudando com o tempo, mas a Ucrânia também usa muito equipamento russo.
Às vezes o problema é mais material humano do que o equipamento em si. Ou algum outro fator qualquer.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
Eu achei curioso um "avião" entrar afundo no territória da Rússia sem ser interceptado. O que está acontecendo com a defesa aérea russa? Não é de hj que eu percebo uma ineficiência na defesa do seu próprio território.

Parece que a defesa russa só é boa em derrubar os seus próprios aviões haha

Equipamento russo n me desce, ninguém me convence.

Vou te explicar, é simples.

Radar de solo, não tem "visada de horizonte".
O que é isso?
NORMALMENTE....normalmente, radares de solo, NÃO TEM, visada de horizonte abaixo de 100 metros, é da natureza do radar isso, sempre foi assim.
Se voce voar abaixo de 100 metros, vai passar "de boas" nas maiorias das defesas aéreas do planeta, não importa se voce é o USA ou a Russia, é inerente da tecnologia radar de solo.

Ué...mas como faz então?

Existe um lance que se chama "radar aerotransportado" onde o radar é montado numa aeronave, tando faz no dorso ou na barriga, para que o radar "olhe para baixo" e enxergue aeronaves a baixa altura.

Radar Aerotransportado não faz "milagre" por questões eletromagneticas e o terreno em si, existe normalmente "pontos cegos" ou "pontos confusos" que o inimigo pode explorar, TODO MUNDO É TREINADO NISSO, tanto faz a Ucrania quanto Russia, quanto o exercito da Mauritania....

Uma coisa muito importante, tanto Russos quanto Ucranianos utilizam misseis AA "identicos" onde a identificação "IFF - Identy Frendly or Foe" é prejudicada, de uma forma, que o missil vai atacar "qualquer aeronave" que ele enchergar.
Tanto faz se voce é Ucraniano quanto Russo, o missil vai te pegar.

Russo "arrisca" toda vez que coloca uma aeroanve no espaço aereo tanto dele quando da Ucrania.

Vou te falar que "arrisca muito mais" no seu espaço aéreo, é uma zona simplesmente aquilo.

Por isso que sempre falo que os numeros da defesa aerea da Ucrania são "fantasiosos".
Não tem como abater 30 de 30 alvos...é impossivel.

O que ocorre na defesa anti aerea Russa é a realidade, sempre passa alguma coisa, sempre.
Uma boa defesa anti aerea, se tiver taxa de acerto acima de 70% é a defesa "pica das galaxias",
Na história das guerras apos a utlização do radar, não me lembro de nenhuma que chegou nos 50/60% o tempo todo.
Tem muito altos e baixos, contramedidas, misseis anti radiação....é uma guerra eletronica pesada.

Normalmente para abater alguma coisa é tudo dobrado, para abater uma aeronave, voce lança dois misseis AA, para abater na "bala" voce dispara 2000 mil munições de 30mm por alvo.

Defesa anti aérea Russa sempre foi "zona" nos anos 80 um alemão pousou na praça vermelha com um Cessna parecido com esse do ataque...auge da guerra fria.

Abraço a todos.
 


Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
Vou te explicar, é simples.

Radar de solo, não tem "visada de horizonte".
O que é isso?
NORMALMENTE....normalmente, radares de solo, NÃO TEM, visada de horizonte abaixo de 100 metros, é da natureza do radar isso, sempre foi assim.
Se voce voar abaixo de 100 metros, vai passar "de boas" nas maiorias das defesas aéreas do planeta, não importa se voce é o USA ou a Russia, é inerente da tecnologia radar de solo.

Ué...mas como faz então?

Existe um lance que se chama "radar aerotransportado" onde o radar é montado numa aeronave, tando faz no dorso ou na barriga, para que o radar "olhe para baixo" e enxergue aeronaves a baixa altura.

Radar Aerotransportado não faz "milagre" por questões eletromagneticas e o terreno em si, existe normalmente "pontos cegos" ou "pontos confusos" que o inimigo pode explorar, TODO MUNDO É TREINADO NISSO, tanto faz a Ucrania quanto Russia, quanto o exercito da Mauritania....

Uma coisa muito importante, tanto Russos quanto Ucranianos utilizam misseis AA "identicos" onde a identificação "IFF - Identy Frendly or Foe" é prejudicada, de uma forma, que o missil vai atacar "qualquer aeronave" que ele enchergar.
Tanto faz se voce é Ucraniano quanto Russo, o missil vai te pegar.

Russo "arrisca" toda vez que coloca uma aeroanve no espaço aereo tanto dele quando da Ucrania.

Vou te falar que "arrisca muito mais" no seu espaço aéreo, é uma zona simplesmente aquilo.

Por isso que sempre falo que os numeros da defesa aerea da Ucrania são "fantasiosos".
Não tem como abater 30 de 30 alvos...é impossivel.

O que ocorre na defesa anti aerea Russa é a realidade, sempre passa alguma coisa, sempre.
Uma boa defesa anti aerea, se tiver taxa de acerto acima de 70% é a defesa "pica das galaxias",
Na história das guerras apos a utlização do radar, não me lembro de nenhuma que chegou nos 50/60% o tempo todo.
Tem muito altos e baixos, contramedidas, misseis anti radiação....é uma guerra eletronica pesada.

Normalmente para abater alguma coisa é tudo dobrado, para abater uma aeronave, voce lança dois misseis AA, para abater na "bala" voce dispara 2000 mil munições de 30mm por alvo.

Defesa anti aérea Russa sempre foi "zona" nos anos 80 um alemão pousou na praça vermelha com um Cessna parecido com esse do ataque...auge da guerra fria.

Abraço a todos.

Sim. Esse é o mundo real.

Me refiro a propaganda, que você sabe que existe. A propaganda em todo o bendito equipamento russo... infalíveis, os melhores do mundo. Exército superior. Melhor força do mundo.

É tudo pura bobagem. Pura propaganda.

A realidade é muito diferente, a força militar russa é tão comum como qualquer outra no mundo, eu diria que muitas vezes até muito inferior. Mas enfim... é isso aí.

Tenho asco dessa mística em cima dos equipamentos russos kk
Parece aqueles papos das armas maravilhosas do Hitler.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
Sim. Esse é o mundo real.

Me refiro a propaganda, que você sabe que existe. A propaganda em todo o bendito equipamento russo... infalíveis, os melhores do mundo. Exército superior. Melhor força do mundo.

É tudo pura bobagem. Pura propaganda.

A realidade é muito diferente, a força militar russa é tão comum como qualquer outra no mundo, eu diria que muitas vezes até muito inferior. Mas enfim... é isso aí.

Tenho asco dessa mística em cima dos equipamentos russos kk

É propaganda, coisa de vendedor.

Vai a gente comprar um "Celta 2012" hoje...vão falar, "ta ótimo esse carro, carro de mulher, carro de médico"

Se vai ver...o carro passou até "por submarino no Tiete".

É do mercado de armamento isso ai.

Abraço a todos.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
É propaganda, coisa de vendedor.

Vai a gente comprar um "Celta 2012" hoje...vão falar, "ta ótimo esse carro, carro de mulher, carro de médico"

Se vai ver...o carro passou até "por submarino no Tiete".

É do mercado de armamento isso ai.

Abraço a todos.

Exato, e existe essa propaganda pra tudo que é lado.
Mas da Rússia parece q nego só aceita e propaga como verdade absoluta. Pelo menos os mais desinformados.

Ou propagam por safadeza mesmo, só ver aquela turminha dos "analistas" do youtube e twitter, que tu vê eles falando dos russos, só falta eles molharem as cuecas kkk
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
16.202
Pontos
403
Ouvi dizer que a defesa antiaérea russa está interceptando uns 40% dos drones ucranianos.
Usando o número diário deles como base, se dizem ter interceptado 160 drones, então 240 deles conseguiram seu intento. Uns poucos podem ter falhado por problemas próprios, podendo acontecer para ambos os lados.

Do lado ucraniano, uma parte dos drones Shahed é interceptado usando metralhadoras pesadas e os velhos canhões soviéticos ZU-23.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
Exato, e existe essa propaganda pra tudo que é lado.
Mas da Rússia parece q nego só aceita e propaga como verdade absoluta. Pelo menos os mais desinformados.

Ou propagam por safadeza mesmo, só ver aquela turminha dos "analistas" do youtube e twitter, que tu vê eles falando dos russos, só falta eles molharem as cuecas kkk

Foquei muito no equipamento e esqueci de um ponto crucial que é consequência disso.

A Rússia é ineficiente na defesa dos seus pontos vitais. Desde que mudou o Cmdt ucraniano, a abordagem da guerra mudou um pouco e começaram a evidenciar essa ineficiência russa. Com ataques as refinarias, causando mais prejuízo que todas as sanções do ocidente coletivo. E também ataques a muitas fábricas militares... todas foram alvos fáceis até então, isso afundo na Rússia inclusive.

Então calma lá com esse exército "superior" que vai botar o mundo de joelhos.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
Foquei muito no equipamento e esqueci de um ponto crucial que é consequência disso.

A Rússia é ineficiente na defesa dos seus pontos vitais. Desde que mudou o Cmdt ucraniano, a abordagem da guerra mudou um pouco e começaram a evidenciar essa ineficiência russa. Com ataques as refinarias, causando mais prejuízo que todas as sanções do ocidente coletivo. E também ataques a muitas fábricas militares... todas foram alvos fáceis até então, isso afundo na Rússia inclusive.

Então calma lá com esse exército "superior" que vai botar o mundo de joelhos.

Para voce ver que tudo é "propaganda" tudo é "foco".

Num momento, "CUIDADO COM A RUSSIA"!
Vão nos invadir, vão nos dominar!

Fato...fato é Russia está "enrolada" com a Ucrania faz 2 anos.

Num momento, "UCRANIA VAI DEIXAR A RUSSIA POBRE"
Vai acabar com o produção de derivados de petróleo e armamentos da Russia.

Fato...fato é Russia continua "no avanço cancer/zumbi pelo território Ucraniano".

Tudo é propaganda, por um lado para vender armamento para a Europa toda.

Tudo é propaganda, dizer que a Russia esta perdando a guerra em seu território, pessoal esquece que a Russia "tomou" 20% do território da Ucrania.

No terreno mesmo, pouca coisa mudou.

Para ter algum "sucesso" Ucrania precisa voltar para guerra "simétrica".
Atual guerra "assimetrica" não vai tirar o russo de seu território.

Melhor...até pode tirar, afinal aconteceu, no passado com a URSS VS Afeganistão, durou 10 anos para chegar a derrota para a URSS.
EUA vs Taliban, durou 20 anos para o Taliban ganhar a guerra do Afeganistão.

Abraço a todos.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
Para voce ver que tudo é "propaganda" tudo é "foco".

Num momento, "CUIDADO COM A RUSSIA"!
Vão nos invadir, vão nos dominar!

Fato...fato é Russia está "enrolada" com a Ucrania faz 2 anos.

Num momento, "UCRANIA VAI DEIXAR A RUSSIA POBRE"
Vai acabar com o produção de derivados de petróleo e armamentos da Russia.

Fato...fato é Russia continua "no avanço cancer/zumbi pelo território Ucraniano".

Tudo é propaganda, por um lado para vender armamento para a Europa toda.

Tudo é propaganda, dizer que a Russia esta perdando a guerra em seu território, pessoal esquece que a Russia "tomou" 20% do território da Ucrania.

No terreno mesmo, pouca coisa mudou.

Para ter algum "sucesso" Ucrania precisa voltar para guerra "simétrica".
Atual guerra "assimetrica" não vai tirar o russo de seu território.

Melhor...até pode tirar, afinal aconteceu, no passado com a URSS VS Afeganistão, durou 10 anos para chegar a derrota para a URSS.
EUA vs Taliban, durou 20 anos para o Taliban ganhar a guerra do Afeganistão.

Abraço a todos.

Acho cedo ainda pra definir um desfecho pra guerra, n tem nada resolvido pra ngm ainda no dia de hj. Mas acho (achismo) que a chance real da Ucrânia é "deixar a Rússia pobre" (PIB do Brasil x Ocidente coletivo), ao longo dos anos. Mas isso contando com toda ajuda do ocidente, algo q tá parecendo difícil...

Mas meu ponto foi só pra mostrar que a Rússia tem sim muitas deficiências e que poderiam ser mais exploradas. E se houvesse realmente um movimento conjunto para derrotar a Rússia, a guerra se resolveria em favor da Ucrânia. Se a Rússia n apelasse para as nukes.

Agora, se continuar essa morosidade na ajuda. A Rússia vai ocupar praticamente até onde quiser na Ucrânia...
 
Ultima Edição:

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
Tudo é propaganda, dizer que a Russia esta perdando a guerra em seu território, pessoal esquece que a Russia "tomou" 20% do território da Ucrania.

No terreno mesmo, pouca coisa mudou.

Rússia já teve seus maus momentos tb... perderam boa parte do que haviam "conquistado" no território ucraniano.
Dps com a guerra posicional que se estabeleceu que as coisas mal se alteraram, os maiores ganhos dps foram apenas Bakhmut e Avdiivka, com baixas colossais para pequenas cidades.

2022_Kharkiv_Counteroffensive.png
2022_Kherson_Counteroffensive.png
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.908
Reações
31.890
Pontos
1.344
Zelensky assinou o decreto baixando a idade pra servir de 27 para 25 anos.
Com isso se abriu a quantidade de pessoas aptas a servir de maneira significativa.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.908
Reações
31.890
Pontos
1.344
Se voce achar um Cessna 172 voando por 40 mil USD...quero.

Usei o google pra dizer o preço e me jogaram 40k doláres os modelos +sucateados.
Os modelos +novos batem até 300k doláres um "levemente" usado segundo o mesmo artigo.
Um novo em folha é 400k doláres.

Minha suposição é que estão usando sucatas que conseguem ainda fazer +1 voo pra isso. Não é a primeira vezq ue a ukrania usa aviões como bombas.
Deve ter muito fazendeiro com aviões agricolas velhos com donos felizes que o exército está comprando eles a preço premium.

Apesar do custo obviamente mais que superar qualquer drone.
1000+km e um quantidade de explosivos de dar inveja a qualquer drone transforma isso num missil de cruseiro de preço competitivo.

março 2024
https://www.thrustflight.com/how-much-does-a-cessna-172-skyhawk-cost/#:~:text=From $40,000 for an older,and review its maintenance records.


Eu achei curioso um "avião" entrar afundo no território da Rússia sem ser interceptado. O que está acontecendo com a defesa aérea russa? Não é de hj que eu percebo uma ineficiência na defesa do seu próprio território.

Não só o voo baixo como ME110 citou.
Mas a outras coisas que tornam esse tipo de ataque bem complicado de abater.

1-> voou baixo.
2-> Sua assinatura não é igual a de um drone e/ou missil. Qualquer objeto não identificado exige +protocolos pra abater.
3-> Baixissima velocidade. Diferente de tudo que o operador normalmente ve no dia a dia.
4-> Muito provavelmente não colocou em risco nenhum asset que o AA esteja designado a proteger, literalmente voando para "lugar nenhum" o que pode levar o operador a presumir que irá cair num local inofensivo.
5-> Após uns 500km do front o AA russo é praticamente inexistente fora de alguns aeroportos, bases nucleares, etc . Nem os poucos AWACS que a russia ainda tem irão detectar.
6-> Essa região , por ser Asia central. Tem pouquissima infraestrutura comparado ao resto do país. Defesa aerea dessa região é bem leve.



No fim só resta ver o estrago. Deverá levar uns 2-3 meses pra limpar e reconstruir o teto da fabrica e isso +um tempo pra contrabandear o maquinario, recontratar e recomeçar a produção.
 
Ultima Edição:

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
Acho cedo ainda pra definir um desfecho pra guerra, n tem nada resolvido pra ngm ainda no dia de hj. Mas acho (achismo) que a chance real da Ucrânia é "deixar a Rússia pobre" (PIB do Brasil x Ocidente coletivo), ao longo dos anos. Mas isso contando com toda ajuda do ocidente, algo q tá parecendo difícil...

Mas meu ponto foi só pra mostrar que a Rússia tem sim muitas deficiências e que poderiam ser mais exploradas. E se houvesse realmente um movimento conjunto para derrotar a Rússia, a guerra se resolveria em favor da Ucrânia. Se a Rússia n apelasse para as nukes.

Agora, se continuar essa morosidade na ajuda. A Rússia vai ocupar praticamente até onde quiser na Ucrânia...

Acho que nem é até onde quiser...acho que é até onde "vai o pé do russo".

O que os fatos demonstram?
Russia não é aquela "coca cola" toda.

No final das contas, vai ser mais ou menos o que se tem hoje.

Abraço a todos.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
Usei o google pra dizer o preço e me jogaram 40k doláres os modelos +sucateados.
Os modelos +novos batem até 300k doláres um "levemente" usado segundo o mesmo artigo.
Um novo em folha é 400k doláres.

Minha suposição é que estão usando sucatas que conseguem ainda fazer +1 voo pra isso. Não é a primeira vezq ue a ukrania usa aviões como bombas.
Deve ter muito fazendeiro com aviões agricolas velhos felizes que o exército agora está comprando modelos usados a preço premium.


março 2024
https://www.thrustflight.com/how-much-does-a-cessna-172-skyhawk-cost/#:~:text=From $40,000 for an older,and review its maintenance records.

Sucata aeronautica, é o que o nome diz mesmo "sucata" não sai do chão.
Aeronave para "fazer um minimo de feijão com arroz" vai se gastar lá seus 100 mil USD, facil.
Isso só o avião, fora o "upgrade drone".

Mas é o que diria meu falecido pai.
É o que tem pra hoje, é o que a Ucrania pode fazer.

Abraço a todos.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
Rússia já teve seus maus momentos tb... perderam boa parte do que haviam "conquistado" no território ucraniano.
Dps com a guerra posicional que se estabeleceu que as coisas mal se alteraram, os maiores ganhos dps foram apenas Bakhmut e Avdiivka, com baixas colossais para pequenas cidades.

Visualizar anexo 385598
Visualizar anexo 385599
Russia recuou por vontade em um momento, recuou porque a Ucrania "fez recuar" em outro.

Mas no frigir dos ovos...ficou mais ou menos a mesma coisa.

E do jeito que está vai ficar do mesmo jeito.

Ucrania não tem condição alguma de tirar os russos sozinha do seu território.
Russia não tem condição alguma de empurrar o exercito da Ucrania para Kiev, nesse comprometimento atual, não vai.

Esta guerra está para virar aquelas guerras de 10/20 anos, onde, Putin vai bater as botas, não vai ser mais o Zelenski na Ucrania.

Os governos vão chegar um para o outro e dizer, "vamos parar com essa m**** ai"

Abraço a todos.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
Acho que nem é até onde quiser...acho que é até onde "vai o pé do russo".

Eu citei isso especialmente isso por um motivo. Acho que se a ajuda continuar aquém do esperado, a chance da defesa ruir em algum ponto futuramente são grandes. A Ucrânia já tá fazendo milagre nos dias de hj com oq tem... e com a Rússia rompendo a defesa, vai saber até onde vai o push? Complicado demais. Estão brincando com a sorte da Ucrânia.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
16.202
Pontos
403
Abaixo as perdas ucranianas entre ontem e hoje pela perspectiva do ministério de Defesa russo:
- 2 estações de guerra eletrônica;
- 195 drones;
- 10 blindados;
- 18 peças de artilharia.

Os russos afirmam ter abatido 41 foguetes derivados dos sistemas HIMARS e Vampir.

E teriam eliminado 750 inimigos.

-----------
Do lado ucraniano, durante o mesmo periodo eles teriam subtraído isso dos russos:
- 12 tanques;
- 29 veiculos blindados de outros tipos;
- 30 peças de artilharia;
- 22 drones.

E teriam levado ao óbito 780 militares russos.

----------
De acordo com o Ministério da Defesa ucraniano, ontem à noite eles abateram 9 (de 10) drones Shahed que os russos lançaram contra eles. Eles não derrubaram 1 míssil Kh-59.

----------
Estações de guerra eletrônica se tornaram recorrentes no relatório russo.
Citações de radares um pouco atrás.

Se verdade parcial ou total, imagino que isso deve causar problemas a médio prazo para os ucranianos.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
Eu citei isso especialmente isso por um motivo. Acho que se a ajuda continuar aquém do esperado, a chance da defesa ruir em algum ponto futuramente são grandes. A Ucrânia tá fazendo milagre nos dias de hj... e com a Rússia rompendo a defesa, vai saber até onde vai o push? Complicado demais. Estão brincando com a sorte da Ucrânia.

Já fui mais "confiante" muma vitória russa.

Hoje eu acredito mais num "impasse" que vai ocorrer no futuro, quando, OTAN "tirar a fantasia" e entrar na guerra de vez.

Abraço a todos.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.794
Reações
15.595
Pontos
453
Já fui mais "confiante" muma vitória russa.

Hoje eu acredito mais num "impasse" que vai ocorrer no futuro, quando, OTAN "tirar a fantasia" e entrar na guerra de vez.

Abraço a todos.
E por qual razão vc acha que a OTAN iria arriscar uma ww3 nuclear pela Ucrânia?
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
E por qual razão vc acha que a OTAN iria arriscar uma ww3 nuclear pela Ucrânia?

Eu mesmo acho isso uma "insanidade" mas a propria midia Europeia acredita que é necessario entrar com tropas na Ucrania.

É o que o @Zefiris Metherlence comentou, se não entrar nos territorios "russos" na Ucrania, não tem porque utilizar armas nucleares.

No final...porra, pra que usar armas nucleares na Ucrania?

O que realmente presta no território Ucraniano, é o solo fertil.

Vão "envenar" a galinha de ovos de ouro da Europa.

Uma coisa bem européia de se fazer mesmo, trágico.

Abraço a todos.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.794
Reações
15.595
Pontos
453
Eu mesmo acho isso uma "insanidade" mas a propria midia Europeia acredita que é necessario entrar com tropas na Ucrania.

É o que o @Zefiris Metherlence comentou, se não entrar nos territorios "russos" na Ucrania, não tem porque utilizar armas nucleares.

No final...porra, pra que usar armas nucleares na Ucrania?

O que realmente presta no território Ucraniano, é o solo fertil.

Vão "envenar" a galinha de ovos de ouro da Europa.

Uma coisa bem européia de se fazer mesmo, trágico.

Abraço a todos.
Mas há alguma movimentação que leve a acreditar nesse cenário?

Antes de entrar nesse cenário ainda teria um cenário intermediário (ao meu ver) de mobilizar a indústria para guerra e começar a armar a Ucrânia de verdade. Não vejo movimentação nesse sentido e aposto meus 0,50 cents que vão ficar paralisados vendo a Ucrânia cair, especialmente se entrar o trump.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.266
Reações
17.161
Pontos
1.379
Mas há alguma movimentação que leve a acreditar nesse cenário?

Antes de entrar nesse cenário ainda teria um cenário intermediário (ao meu ver) de mobilizar a indústria para guerra e começar a armar a Ucrânia de verdade. Não vejo movimentação nesse sentido e aposto meus 0,50 cents que vão ficar paralisadosE vendo a Ucrânia cair, especialmente se entrar o trump.

É que voce entendeu errado a parte "mobilizar industria para guerra"
Já foi mobilizada, tá..meia bomba, mas já foi.
O que é mais importante é que PRIMEIRO vão passar e já passaram o que tinham na mão para Ucrania, enquanto, vai se produzindo o que é NOVO para os paises de origem.
Entenda...quando eu dou 1 milhão de granadas de artilharia da Ucrania, PRIMEIRO, eu compro 1 milhão de granada para meu exercito X e DEPOIS eu dou o que eu tenho para Ucrania.

Então é um processo que leva um certo tempo.

Verdade...verdadeira o Europeu médio não quer morrer ou dar seu dinheiro para Ucrania.

Ja teve mais vontade...hoje, nem tanto.

É um lance meio letárgico, os politicos querem a guerra, o povo vai naquela meio assim...precisa mesmo? Sério?

Abraço a todos.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
20240402_153254.jpg
20240402_153316.png

Evolução das conquistas e perdas de território pela Rússia na Ucrânia.

Chegou a capturar quase 30% do território. Hoje tem 17,52%. A captura de Adviivka rendeu 0,01% (55km²) de território aos russos.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
A Rússia ganhou mais 200 metros de terreno ontem, se aproximando de Chasiv Yar.

Apenas ontem perderam 18 MBTs e 42 IFVs e APCs.

É a estratégia russa em trocar material e buchas de canhão por metros de território. Resta saber até quando isso será sustentável...

*Foi um dos piores dias para a Rússia desde o início da guerra
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
16.202
Pontos
403
Apesar dos esforços, o recrutamento continua a ser um problema. No dia 12 de março, o Centro de Estratégia Econômica publicou que o número de homens ucranianos no estrangeiro duplicou e se em novembro de 2022 os homens adultos representavam 17% dos refugiados, agora são 35%. A maioria supostamente deixou o país ilegalmente. Desde então, ameaçou tomar medidas contra eles, mas vários governos já alertaram que não extraditarão ucranianos por esse motivo.

Depois do entusiasmo das primeiras semanas, a situação na frente é má e quem queria servir já está na frente ou foi morto ou gravemente ferido.

Aliás, o portal Politico publicou um artigo sobre os problemas da Ucrânia no recrutamento de pessoal. Desde fevereiro de 2022, 9.000 pessoas foram levadas a julgamento por evasão ao serviço militar, mas este número é considerado a ponta do iceberg. Segundo a BBC, 650 mil homens em idade de lutar deixaram o país neste período, atravessando a fronteira através da Romênia ou da Eslováquia ou com documentos falsos.

----------
Em 28 de Março, o Zelensky fez declarações que pareciam uma pequena concessão face às negociações. Ele explicou que tem “certeza de que quando (Putin) perder o que detém desde 2022, perderá completamente a confiança mesmo daqueles países que ainda têm dúvidas sobre se devem ou não apoiar a Ucrânia”, acrescentando que “também irá perder o poder dentro do seu país. Assim que isso acontecer, ele estará pronto para um diálogo. Então as negociações seriam feitas com base na fórmula dos 10 pontos.

Vale lembrar que em outubro de 2022 o Zelensky assinou um decreto proibindo qualquer negociação com Putin. Naquela altura o governo ucraniano estava muito otimista, tinha recuperado parte do terreno perdido após a invasão e o lado russo dava a impressão de estar vulnerável. Nesse mesmo mês, o governo russo foi forçado a convocar 300 mil reservistas para reforçar as tropas na Ucrânia.

----------
Um antigo ministro da Defesa francês, Hervé Morin, tem criticado muito o Macron. Considera que se comporta como um “menino rei” e que “fala demais”.

Morin acredita que o Macron deveria parar de “brincar de guerra” e acelerar os envios de armas e munições para Kiev. “O que os ucranianos pedem aos franceses é, acima de tudo, que sejamos um aliado credível e confiável.”

Ele também descarta que a Rússia seja uma ameaça para a OTAN - “Quem pode acreditar por um momento que os russos, que não são capazes de esmagar o exército ucraniano, de conquistar um país com um exército enfraquecido, são uma ameaça convencional real e séria para a OTAN?"
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.299
Reações
23.830
Pontos
1.449
Resumidamente na direção de Donetsk na noite de 31 de março de 2024:

1. Novomikhailovka está indo muito, mas nosso pessoal continua pressionando.
Assaltos dia após dia.

2. Perto da aldeia. Vitória - sem mudança.

3. Houve tentativas de acordo. Georgievka, mas o resultado ainda é desconhecido.
O inimigo está tentando operar drones em nível.

4. Ainda é muito difícil avançar para Krasnonogorovka, enquanto estamos expandindo a abordagem de pouso pelo sul.

5. Np. Nevelskoye - sem alterações.

6. Estamos felizes com o progresso em Pervomaisky, mas não estamos felizes com as perdas.

7. Com n.p. Fino - nossas tentativas de chegar ao acordo. Umansky. Perdas de mão de obra e equipamentos.
A situação é complicada, para dizer o mínimo, por não ser o comando mais competente. O resultado é o principal, com o que, por quem e como é alcançado, não importa. O problema é quando o principal incentivo é o sonho de se tornar general, e todo o resto, inclusive salvar pessoas, fica em segundo plano. Em nenhuma guerra os campos minados podem ser limpos por unidades. Para isso é necessário não prometer um título e muito menos dá-lo, mas rebaixá-lo.


8. Dificuldades na aldeia Semyonovka e Berdychi.

9. Abstraindo de áreas específicas, é preciso entender que todos cometem erros, e é preciso admitir isso, às vezes levando em consideração a opinião dos outros. Infelizmente, são inúmeros os exemplos em que se observa a situação oposta, e é assim há três anos.

10. Em qualquer exército, acontece que o comandante se cerca de bajuladores, elimina completamente os potenciais líderes do corpo de oficiais, se envolve em tirania, o que leva a situações trágicas, após as quais a culpa passa para o último. E se alguém abrir a boca, será imediatamente condenado por todos os lados, cairá em desgraça e será destruído como testemunha da loucura. Agora imagine se tal situação é possível em uma unidade/unidade/formação específica.

@voenkorKotenok


---

A propaganda russa é uma coisa, a realidade da guerra é outra.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.154
Reações
16.766
Pontos
803
Mas há alguma movimentação que leve a acreditar nesse cenário?

Antes de entrar nesse cenário ainda teria um cenário intermediário (ao meu ver) de mobilizar a indústria para guerra e começar a armar a Ucrânia de verdade. Não vejo movimentação nesse sentido e aposto meus 0,50 cents que vão ficar paralisados vendo a Ucrânia cair, especialmente se entrar o trump.
Com certeza existem vários cenários intermediários.

Se chegar a esse ponto, não será de uma hora para a outra. Até porque não tem espaço na política interna dos países da OTAN para uma mobilização repentina.

Se entrar o Trump, esquece OTAN. Mas ainda teria pelo menos a França e Polônia bem interessadas em conter a Rússia com ou sem o resto da OTAN.
 

D'Anconia

Bam-bam-bam
Mensagens
387
Reações
2.369
Pontos
318
A "bolha" da explosão ocasionada pelo impacto do Cessna na estrutura da fábrica faz pensar que as adaptações foram para que ele levasse combustível extra no seu interior e não explosivos.

Um avião, mesmo que de pequeno porte como esse, respeitando seu limite de carga, com explosivos, não causaria uma explosão mais significativa?


Um avião Cessna convertido em drone viajou por 1200km dentro da Rússia para atingir o seu alvo.
 
Topo Fundo