O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


É preciso discutir sobre a qualidade dos jogos atuais comparado ao do passado.

Eu venho notando uma procura enorme por jogos retro, ou jogos que já foram lançados a mais de 10 anos atrás , a resposta para isso é bem simples, a qualidade dos jogos atuais caiu drasticamente, muito jogo ruim saindo, eu falei a pouco tempo que o ps1 teve muitos jogos ruim , mas o que vem saindo nos tempos atuais é coisa mais bizarra e principalmente no nintendo switch e jogos indie.
Estava procurando outro dia um jogo de helicóptero onde salva pessoas e me deparo com isso aqui do switch





Aí eu jogando no meu retroid pocket 4 pro joguei esse jogo de ps2



E o que mais vejo sao jogos do passado dando banho nos jogos atuais.

como war monsters um jogo que não é tão famoso mas é fantástico do ps2


E comparado ao jogo atual de monstros é brincadeira comparar.


Apesar de gostar de jogar gigabash , não é um jogo ruim mas se passaram 21 anos para ter isso aí que vemos acima!! 21 anos para ter um jogo feito dessa maneira, com hardwares super potentes, então entregando jogos desse tipo.

E isso vai aumentando cada vez mais, jogos com qualidade bem ruim para tecnologia atual vem se tornando bem frequente nos lançamentos.

Por isso a procura por portateis retro chineses e emuladores vem aumentando cada vez mais, pois a industria atual de jogos não consegue mais produzir jogos bons como no passado. E quando um jogo bom é lançado vem cheio de bugs e super pesado.

20 anos se passaram e eu busco no catálago do ps2 jogos para jogar pois os atuais tá díficil
 


IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.358
Reações
19.965
Pontos
803
O numero de jogos bons aumenta e muito.

Só que alguns jogos em estilos específicos naturalmente perdem populariedade e tem menos games parecidos e nessa percepção de fato "antes era melhor"


De cabeça não lembro um jogo bacana como Patrician 3 que foi lançado nos últimos 7 anos
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.269
Reações
1.517
Pontos
203
Saudosismo bobo.

Se pegar qualquer tópico aqui de 10 anos atrás também vai ter gente criticando os jogos daquele período e que era muito melhor nos anos 90.
nao, naquela epoca tudo era entregue de acordo com a potencia do hardware tinha na epoca, hoje vemos jogos feios graficamente e pesados e com pouca coisa a se fazer no jogo.



olha aí mais um exemplo
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.034
Reações
14.610
Pontos
503
Hmmm, eu diria que você está equivocado, e em algumas coisas. Vamos lá:

1 - Alguns desses "jogos indies", como o do helicóptero do Switch, não têm nem orçamento e são feitos por uma ou duas pessoas... são jogos semelhantes aos que vinham naqueles CDs de coletâneas de jogos que acompanhavam revista de games pra PC. Basicamente um demo.

2 - O jogo de helicóptero do PS2 provavelmente teve algum orçamento e algumas pessoas trabalhando, isso faz uma diferença do baralho. Era um jogo feito por um estúdio, não um projeto feito em Unity no quarto do cara.

3 - Mesmo entre os indies com baixo orçamento, existem os que se destacam por sua alta qualidade. Um exemplo é o Togges, feito por um user aqui do fórum. Sempre existiram e sempre existirão jogos bons e ruins, isso não é exclusividade de nenhuma época. O que não dá é pra vc pegar um desses joguinhos que vendem por R$1,99 e esperar qualidade.

4 - Jogos de nicho, como esse de batalha de monstros no PS5, não costumam ter orçamento elevado... não faz nem sentido esperar por grandes produções.
 

Kakarotobh

Bam-bam-bam
Mensagens
2.203
Reações
2.918
Pontos
453
Meu Deus do Céu...

Edit: Aliás, se importaria em dizer quais os últimos jogos lançados nesta geração que você jogou?
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.515
Reações
21.092
Pontos
1.044
Em termo eu concordo.
Está tudo meio enlatado, sem carisma e mundos abertos.
Reinventar a roda seria reinventar Sonic e Mario.

Temos poucos exemplos de inovação. No mais é tudo CTRL + C / CTRL + V.
 

Tambataja

Supra-sumo
Mensagens
1.222
Reações
1.782
Pontos
183
Pega um jogo de uma plataforma mobile como exemplo para esta pergunta e ainda quer ser levado a sério?
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.228
Reações
2.036
Pontos
964
Eu acredito que os grandes devs se perderam e hoje em dia o brilho está nos indies.

Lembro de muita franquia querendo "simplificar" jogo para atrair mais publico e o resultado foi exatamente o contrário, o maior exemplo na minha experiência jogando foi a franquia Battlefield, só tentaram "simplificar" e copiar os outros e hoje em dia está MUITO atrás da concorrência que só cresceu principalmente no mundo dos FPS's.

Pra mim indies como Darkest Dungeon, Slay the Spire, Rimworld, Hades e inúmeros outros vieram para mostrar que complexidade é o que retem player base (claro que não é o principal fator mas na minha visão é ter um mínimo de profundidade é que faz jogadores ficarem investidos em um título por mais tempo. Escape from tarkov é outro grande exemplo de sucesso por conta de complexidade e profundidade que retem interesse.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.656
Reações
38.997
Pontos
2.069
Eu acho que no passado a gente também era menos exigente, porque a indústria como um todo não era tão evoluída. Com o passar dos anos, vamos querendo gameplay mais elaborado, técnicas de iluminação melhores, gráficos avançados, etc. Então no passado a gente comia muito coxão duro como se fosse alcatra.

O problema atual eu acho que é a quantidade mesmo. Os títulos demoram bastante para serem lançados, porque o tempo de produção é muito grande, já que a complexidade aumentou. Então se na era PS1 a gente conseguia ter 3 ou 4 jogos de uma grande franquia na mesma geração (Resident Evil e Final Fantasy, por exemplo), hoje em dia é quase impossível - salvo os jogos anuais de esporte e tiro.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.073
Reações
3.268
Pontos
453
Eu sou saudosista, gosto de jogos antigos, me diverti muito com jogos da época, mas já foi, comecei a jogar no atari, o melhor console que já tive foi o super nintendo, me diverti muito mais jogando aquele jogo jogos de verão, mortal kombat, street fighter com meus amigos do que qualquer jogo online, mas eu acompanho as gerações, já passou, você citou um jogo de helicóptero que salvava pessoas, não sei se quis dizer o choplifter, ótimo jogo, o que eu não gosto hoje é meter lacração em tudo, jogos da sony por exemplo, cheio de lacração, to jogando o devils in me, jogo de terror, tem lacração, fora isso tem que acompanhar as gerações.
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.184
Reações
14.500
Pontos
1.019
Antes fosse só em jogos, são em todos os segmentos e não é questão de nostalgia não, se analisar friamente viriam que piorou mesmo. Parece que as pessoas ficaram mais limitadas intelectualmente, mais preguiçosos e menos criativa.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.522
Pontos
1.094
Um ponto interessante a destacar nessa discussão: talvez sua percepção de que os jogos de hoje são em são inferiores ao passado, se deve ao fato de que hoje em dia a facilidade de criar jogos é infinitamente maior do que décadas atrás.
Quem não lembra do n64 que tinha seus manuais em japonês, e os desenvolvedores penavam pra aprender a programar naquilo, ainda por cima com pouca assistência da Nintendo? Além de pagar caro pelos kits de desenvolvimento.
Hoje em dia tá cheio de engine gratuita ou fácil de se manipular, o que dá um acesso muito maior a qualquer um que queira lançar algo nos dias atuais. Imagine vc lançando um joguinho pra steam, com organização se consegue, assim como citado no caso Togges. Agora, lançar algo pra N64, Psx, Saturno, será que vc conseguiria?

Inegavelmente vem coisa de baixa qualidade nessa leva, mas vejo que no conjunto, os benefícios são superiores às perdas, em se tratando de qualidade.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.958
Reações
131.010
Pontos
2.274
Eu não sei vocês, mas com essa quantidade de jogo lixo cheio de politicagem identitária, eu tenho economizado bastante.
.
E não é como se eu n tivesse o que jogar tb, meu backlog de jogos bons é enorme e sempre terei os retros.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.529
Reações
24.584
Pontos
903
Uma coisa é clara pra mim: hoje em dia muito jogo é rushado pro mercado e só depois corrigido.
Na época do cartuchão ou sem internet isso não era possível. Não haviam segundas chances.

Super Mario 3 tinha que ser bom porque não havia uma segunda chance, um patch pra lançar.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.272
Reações
10.845
Pontos
753
Jogos AAA como se tem hoje é algo que enxergo que não existia antes, esses AAA me interesso por nada praticamente.
Já jogos menores tem uma infinidade de jogos de qualidade excelente. Nesse sentido, ou se tem algum gosto muito específico, ou é só saudosismo mesmo.
Exemplo: metroidvania, temos atualmente a melhor leva de jogos. Por outro lado,eu gostaria muito de um Pilotwings novo, não virá provavelmente, esse estilo não sai nada atualmente. Mas é um caso bem específico. Shmups atualmente está tendo uma transição do mercado Arcade para PCs/consoles como plataformas primárias, passou por um período em que só se via quase ports, para estar novamente surgindo jogos muito bons.

* os jogos do helicóptero mencionados tem escopo muito diferentes, o do Switch ali é um jogo de empresa bem pequena ao que aparenta, enquanto no caso do de PS2 não era fácil empresa muito pequena entrar no mercado. Logo, o de Switch talvez seja o caso que apenas não é para teu gosto, são jogos de orçamentos diferentes.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.222
Reações
32.602
Pontos
1.629
Indies cumprem seu papel que é passar a perna nos incautos, nossa meta deve ser convencer os gamers a pagar U$70 pelos AAA's exclusivos pra aí sim sustentar um alto padrão de qualidade na indústria.
 

Coxinha Verde

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.208
Reações
12.062
Pontos
753
Os jogos do passado parece que tinham como principal objetivo a diversão. Nos dias atuais parecem que estão mais preocupados com políticas e regras.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.312
Reações
14.373
Pontos
1.053
Se essa geração não melhorar muito!

Acho que vai ser minha última geração de consoles....

O Hype está acabando e é cada vez menor.

Posso estar ficando velho mas minha percepção não.
 

Gizuz

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
461
Pontos
489
O escopo dos jogos antigos era mais linear o que não é necessariamente algo ruim, sinto falta de alguns jogos com uma exploração menor, mas mais interessante. Na geração PS1 e PS2 tirando os RPGs a duração dos jogos era sempre algo entre 8 a 12 horas eu acho super válido ter mais jogos menores do que como temos hoje um ciclo de desenvolvimento enorme porque a dev house precisa lançar algo com 30 horas de duração. Trocaria um jogo de 30 horas por 3 de 10 tranquilamente.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.999
Reações
63.476
Pontos
1.253
Jogos AAA como se tem hoje é algo que enxergo que não existia antes, esses AAA me interesso por nada praticamente.
Já jogos menores tem uma infinidade de jogos de qualidade excelente. Nesse sentido, ou se tem algum gosto muito específico, ou é só saudosismo mesmo.
Exemplo: metroidvania, temos atualmente a melhor leva de jogos. Por outro lado,eu gostaria muito de um Pilotwings novo, não virá provavelmente, esse estilo não sai nada atualmente. Mas é um caso bem específico. Shmups atualmente está tendo uma transição do mercado Arcade para PCs/consoles como plataformas primárias, passou por um período em que só se via quase ports, para estar novamente surgindo jogos muito bons.

* os jogos do helicóptero mencionados tem escopo muito diferentes, o do Switch ali é um jogo de empresa bem pequena ao que aparenta, enquanto no caso do de PS2 não era fácil empresa muito pequena entrar no mercado. Logo, o de Switch talvez seja o caso que apenas não é para teu gosto, são jogos de orçamentos diferentes.
Eu acredito que é justamente por esse motivo que os jogos estão piores.

Antigamente os caras tinham que suar a camisa pra lançar algo bom.
Hardware limitado, ferramentas limitadas, pouca margem de erro porque a concorrência era acirrada e não tinha como lançar atualização fácil para corrigir problemas.
Porque videogame era coisa bem de nicho, apenas quem os nerds que jogavam, portanto é nerd que sustentava a indústria.

Hoje em dia, não estou dizendo que é facil, mas um jogo simples igual Palworld já vira febre.
Porque qualquer um joga.

Eu acho que o que está acontecendo é o seguinte.
Atualmente tem mais jogos bons. Isso é inegável. Tem jogo bom lançando o tempo inteiro, fica até difícil acompanhar. Tanto indie quanto jogos japoneses estão vingando.

Porém, existem pouquíssimos jogos de alto calibre igual Ocarina of Time, Yoshi's Island, Chrono Trigger, Final Fantasy VII, Thief the Dark Project, Half Life.
E muitos dos que existem, na verdade são remakes ou reimaginações.
Como por exemplo Resident Evil 4 Remake ou FFVIIR (que não é bem remake nem reimaginação mas jogo derivado do original).

Você pega os estúdios que fazem RPG por exemplo, a qualidade deles caiu demais.
Squaresoft lançava hit atrás de hit no Snes e PS1, Enix acompanhava igual, enquanto estúdios ocidentais como a Bioware também lançavam jogos de altissima qualidade.
Hoje em dia esses estúdios não são nem a sombra do que eram.

Jogo de esporte, caíram muito de qualidade.
No PS1 e PS2 tinham vários jogos de várias franquias, vários deles bons e de diferentes esportes, tanto simuladores quanto jogos Arcad.
Hoje da pra contar nos dedos os bons.

Jogo de corrida, os arcades praticamente acabaram.
Quando raramente tem é indie, jogo menor, que as vezes são divertidos mas não tem tanta ambição (o que é compreensível visto que indie não tem muito dinheiro).

Enfim, hoje tem mais jogo bom, mas antigamente os jogos de alto nível eram superiores, e mais visionários também.
 

Kakarotobh

Bam-bam-bam
Mensagens
2.203
Reações
2.918
Pontos
453
Eu volto no tópico pra ver o que está acontecendo e fiquei com a impressão que liberaram o WiFi na lotérica.:klolwtf
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.999
Reações
63.476
Pontos
1.253
O escopo dos jogos antigos era mais linear o que não é necessariamente algo ruim, sinto falta de alguns jogos com uma exploração menor, mas mais interessante. Na geração PS1 e PS2 tirando os RPGs a duração dos jogos era sempre algo entre 8 a 12 horas eu acho super válido ter mais jogos menores do que como temos hoje um ciclo de desenvolvimento enorme porque a dev house precisa lançar algo com 30 horas de duração. Trocaria um jogo de 30 horas por 3 de 10 tranquilamente.
Antigamente os jogos curtos tinham fator replay também.
Os 4 primeiros Silent Hill são bons exemplos, jogos com 8 ou 12 horas de duração, mas cada um deles tem no mínimo 3 finais, vários desbloqueaveis e incentivos para você rejogar várias vezes.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.231
Reações
27.365
Pontos
1.053
Não tenho isso, não.
Não observo essa busca por jogos antigos também.
 

Gizuz

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
461
Pontos
489
Antigamente os jogos curtos tinham fator replay também.
Os 4 primeiros Silent Hill são bons exemplos, jogos com 8 ou 12 horas de duração, mas cada um deles tem no mínimo 3 finais, vários desbloqueaveis e incentivos para você rejogar várias vezes.
Exatamente, RE é outro exemplo muito bom 2 personagens cada um com mais de um final e relativamente curtos, agora parece que todo mundo quer desenvolver um jogo como GTA ou Red Dead Redemption que levam um put* tempo para desenvolver e a maioria das pessoas não tem nem saco de explorar tudo.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.920
Reações
230.290
Pontos
2.529
Um post antigo meu (não tão antigo)


"eu nem acho a gen do PS3 a melhor que teve, mas vamos comparar com a do ps5. .

No mesmo período o PS3 teve:

GTA iv
Uncharted 2
Uncharted
Lbp
Modern warfare 2
Modern warfare
Bioshock
Street IV
Metal gear IV
Elder Scrolls IV
Braid
Assassins Creed
Assassins Creed ii
Killzone
Killzone 2
Batman Arkham asylum
Fallout 3
Wipeout
Demons souls
Ratchet e clank
Orange box
Dead space
Ninja Gaiden Sigma
Burnout Paradise
Fight night
Grid
Blazblue
Dirt 2
Dragon age Origins
Resistance
Resistance 2
Far cry 2
Infamous
Skate
Motostorm
Resident 5
Devil may cry 4
Skate 2
FIFA que na época deu virada de chave
Gran turismo 5


Anunciados na mesma época:

Bayonetta
Mag
Darksiders
Bioshock 2
Dantes inferno
Heavy rain
Battlefield bad Company
Yakuza 3
Red dead redemption
Máfia ii
Skate 3
Lost planeta 2
Nier
Sonic ALL star racing
Dead rising 2
Beyond good and evil 2 (era anunciado kk)
Crysis 2
Deus ex 3
Fallout new Vegas
Max Payne 3
The last Guardian (anunciado)


Lista do avforum (ps3 2010 game release schedule).

Tem muito jogo aí que eu nem gosto, eu coloquei mais pelo peso e pela expectativa que gerou (além de agradar muita gente). Agora pega essa lista e compara com jogos já lançados e que serão lançados no ps5...a diferença é gritante (isso que deixei de selecionar um monte de jogo também, mas qualquer coisa só ir no metacritic de PS3 e selecionar o período de 2006 até 2009)."
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.343
Reações
28.429
Pontos
1.103
Sempre irei discordar desse lance de que jogos antigos eram melhores... isso é nostalgia querendo falar alto.

Jogos atuais continuam provendo experiências maravilhosas, com narrativas mais memoráveis que muitos jogos antigos que não conseguiam expressar o enredo da maneira como deveriam por questões de tecnologia.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.342
Reações
33.699
Pontos
1.399
Saudosismo. Eu prefiro um FF VII Rebirth mil vezes mais do que rejogar o clássico.

Próximo.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.157
Reações
14.904
Pontos
503
Gosto muito da indústria atual de jogos e prefiro jogar os modernos do que os antigos, e olha que falo como alguém que ainda joga games retrôs com frequência.

Ainda sai muito jogo que eu gosto bastante. Aliás, ano passado tivemos tantos jogos bons que muitos consideram 2023 como um dos melhores anos dos games.

Não que a indústria atual não tenha seus problemas, como os jogos saindo com otimização porca, por exemplo, mas longe de ser essa decadência toda que alguns pintam.

Não observo essa busca por jogos antigos também.
Até vejo essa busca, mas no ramo do colecionismo, onde muitos só compram pra colecionar mesmo e nem jogam nada.

Mas isso não tem rolado só com jogos antigos. O mercado de velharias, no geral, tá bem aquecido (discos de vinil, carros, colecionáveis, etc).
 

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
401
Reações
509
Pontos
118
Eu não jogo quase nada, não tenho muitos argumentos.

FFVI não tinha 3D. Era tudo pixel art.
FFVII era 3D mais ou menos. Já entra orquestra, animação, renderização.
FFX já é todo 3D do começo ao fim, sem cenário pré-renderizado.

Hoje o mercado consumidor é muito maior, mais disputado e tem mais empresas. Com o 3D avançado de hoje que tem jogo virando filme, jogo virando série, jogo acompanhado de uma série.

Mas criar ficou mais acessível. Antigamente para fazer jogo de console precisava de contrato milionário. Agora não, os requisitos são menores. Antigamente fazer jogo dependia de escrever do zero tudo. Agora não, tem muito protótipo pronto, biblioteca pronta e kit pronto. O conhecimento era acessível por livros. Hoje basta ver vídeo, tutorial, que você já começa. Livro ainda existe, mas é muito mais fácil comprar curso, livro digital ou "achar" o livro. Não existiam faculdades específicas para jogos e hoje já tem. Tem pós graduação e gente fazendo pesquisas na área.
 
Topo Fundo