Só pra deixar claro pra quem ainda não absorveu.
Se você não curtiu o sistema de entregas, caminhar pelos terrenos e cuidar do sam, esse jogo não vai te agradar.
O gameplay é diversificado, mas da pra ver claramente que o jogo foi feito pra funcionar daquela maneira, como um walking simulator + Life simulator.
Pra quem ainda não tá entendendo o que eu quero dizer, vou explicar mais a fundo:
Você sabem que Metal Gear é um jogo de Stealth que te dá várias armas letais e não letais. É bem mais fácil jogar atirando em todo mundo, mas você não é recompensado por isso. No 2 era uma coisa boba, mais pra você ganhar dog tags e uma nomeação no fim do jogo, e extras, mas conforme os títulos foram avançando, o jogo passou a recompensar melhor quem seguia a risca. No MGSV e peace walker conhecemos o sistema de recrutamento, interrogar e outros prêmios de itens extras que ganhamos nos chefes (Que já tinhamos no 3 e no 4). O jogo foi feito pra ser jogado de uma forma e te recompensa por isso.
Mas no caso do Metal Gear, você não é atrapalhado por sair dando tiro em todo mundo. O único problema nos jogos anteriores era a quantidade de inimigos que vinha te atrapalhar. Nos títulos recentes, a quantidade de armas e a potência delas, unidos a mecânica de veículos e apoio aéreo te ajuda a se divertir tranquilamente se quiser jogar igual um Rambo.
Já no Death Stranding, parece que você realmente será atrapalhado por se desviar da curva.
Como o jogo possui a mecânica de carregar pesos, terrenos com física elaborada e saúde do personagem, a mistura disso com elementos de ação pode ser bastante inconveniente e prejudicial pro gameplay. E vai ser, é o que o gameplay deixou claro. Você pode perceber o quão detalhado é caminhar nos rios e descidas íngremes. Assim como pode ser frustrante todo o processo repetitivo de levar as cargas e misturar com as chances de ferrar com seu trabalho por se deparar várias vezes com mecânicas distintas, tendo que mudar seu padrão de jogo.
Correr e se jogar na água pra fugir de um tiroteio é típico de um game voltado pra essas mecânicas, só dando um exemplo básico. Agora, correr e não poder se jogar na água por causa do que você tá carregando, e sofrer impacto direto da física do terreno de onde você tá indo, é realista pra cacete, porém deixa a diversão de lado pra tornar tudo mais complexo.
Claro que a gente leva jogos a sérios e não só pra se divertir, mas é bom saber que o jogo tem mecânicas que parecem não bater muito de frente com a outra.
É sempre bom lembrar da entrevista que o Kojima fez, e falou sobre a conversa dele com a atriz da Amelie, e falaram sobre a violência nos jogos. Ela se mostrou preocupado com esse aspecto e ele disse que a proposta dele não era essa, ele quer criar conexões e explicou o que ele tinha em mente.
Todos sabemos que ele sempre tentou algo que fizesse com os players evitassem o combate. E essa é a proposta de Death Stranding, não só a proposta mas como o jogo funciona melhor. Quem tava dormindo ou achou chato o gameplay de caminhar e fazer entregas, meu caro, esse jogo não é pra você.