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[-1] Bioware perde OUTRO membro chave da equipe que estava a mais de 20 anos no estúdio

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#1


James Ohlen trabalhou nos famosos Star Wars KOTOR, Dragon Age, Baldurs Gate e Neverwinter Nights e assim como muitos outros integrantes super importantes do estúdio (incluindo o fundador) ele tambem esta indo embora agora nesta época de Anthem.

Ele não esta decepcionado com o mundo dos games, parece que o problema é a própria Bioware mesmo.
Ele anunciou que vai estar trabalhando com RPGs ainda, mas dessa vez com RPG de mesa ao invés dos eletrônicos de PC ou consoles e mostrou o site do novo projeto:
https://www.arcanumworlds.com/






Que a EA tinha matado a Bioware não é novidade, mas não sabia que dava pra ir mais fundo que o fundo do poço.
Ta na hora de mudar o nome do estúdio pq isso não é mais "Bioware" de verdade.
 


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#2
O que não surpreende. Lamentar a perda de mais um membro-chave da BioWare pós-compra da EA, é mais ou menos como lamentar que mais um membro da velha Rare resolveu deixar a empresa pós-compra da Microsoft. São apenas os funcionários restantes por fim confrontando o fato de que a sua empresa do coração há muito já faleceu. É o momento da ficha caindo. Nada de verdadeiramente grandioso sairá mais de nenhuma destas empresas. O seu tempo já passou.
 

Bloodstained

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#3
Que a EA tinha matado a Bioware não é novidade, mas não sabia que dava pra ir mais fundo que o fundo do poço.
Ta na hora de mudar o nome do estúdio pq isso não é mais "Bioware" de verdade.
Demitido por ser um toxic white male (ou seja, um cara normal), condição que é completamente inadmissível no Sarkeesian Studios.*

* Créditos a @neil young, por essa designação épica. :klol
 

renbh

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#4
O que não surpreende. Lamentar a perda de mais um membro-chave da BioWare pós-compra da EA, é mais ou menos como lamentar que mais um membro da velha Rare resolveu deixar a empresa pós-compra da Microsoft. São apenas os funcionários restantes por fim confrontando o fato de que a sua empresa do coração há muito já faleceu. É o momento da ficha caindo. Nada de verdadeiramente grandioso sairá mais de nenhuma destas empresas. O seu tempo já passou.
Isso é idealização, games são feitos por centenas de pessoas, não existe funcionário mágico que faz empresa funcionar, pegue a Rare mesmo de seu exemplo, vai ver o portfólio dos irmãos Stamper e verá que ainda estão em fase pior que a Rare, pior, vá atrás de medalhões como Itagaki e Inafune, não tem jeito, é preciso investir mais que em rótulo.

Na prática o que ferra estúdio é falta de administração, mão de obra de qualidade não falta e funcionário com anos de casa sair de empresa grande para ir atrás do mercado indie é uma movimentação muito comum atualmente, há muitas formas de financiamento e se você for no Kickstarter verá dezenas de projetos de ex-alguma coisa (a maioria se ferra, justamente pela falta de alguém que saiba administrar, este RPG de mesa do link mesmo tem muita chance de flopar, pareceu muito genérico em um mercado em que já existe opções demais, provavelmente será engolido pela concorrência).
 

neil young

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#6
Isso é idealização, games são feitos por centenas de pessoas, não existe funcionário mágico que faz empresa funcionar, pegue a Rare mesmo de seu exemplo, vai ver o portfólio dos irmãos Stamper e verá que ainda estão em fase pior que a Rare, pior, vá atrás de medalhões como Itagaki e Inafune, não tem jeito, é preciso investir mais que em rótulo.

Na prática o que ferra estúdio é falta de administração, mão de obra de qualidade não falta e funcionário com anos de casa sair de empresa grande para ir atrás do mercado indie é uma movimentação muito comum atualmente, há muitas formas de financiamento e se você for no Kickstarter verá dezenas de projetos de ex-alguma coisa (a maioria se ferra, justamente pela falta de alguém que saiba administrar, este RPG de mesa do link mesmo tem muita chance de flopar, pareceu muito genérico em um mercado em que já existe opções demais, provavelmente será engolido pela concorrência).
Eu acredito que existe sim a pessoa certa na hora certa no lugar certo.

Veja o exemplo classico do Steve Jobs que tirou a Apple da falência e colocou para disputar como uma das maiores empresas do planeta.

Talento não pode ser subestimado.
 


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#7
Eu acredito que existe sim a pessoa certa na hora certa no lugar certo.

Veja o exemplo classico do Steve Jobs que tirou a Apple da falência e colocou para disputar como uma das maiores empresas do planeta.

Talento não pode ser subestimado.
Assim como coincidência e sorte também não. O que existe é uma feliz coincidência que retroativamente cria as suas próprias condições. O amor funciona exatamente da mesma maneira: uma contingência retroativamente colocada como necessidade, e não algo anterior a ela. Quando nos apaixonamos, a experiência imediata é de termos finalmente achado o que sempre estávamos procurando (ainda que sem saber), mas nós não apenas não sabíamos o que nós estávamos procurando, como este X é criado com a sua própria perda (afinal de contas, a partir do momento em que conseguimos dizer porque amamos alguém, este é o sinal inequívoco de que de fato nós não a amamos). Precisamos sair de Newton e pensar em Einstein. A realidade em si é, por assim dizer, profundamente contrafactual. Radicalmente paradoxal.
 

Monogo

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#9
Demorou muito pra se cansar da EA ficar cagando no pudim alheio.
Mas sucesso no novo projeto, vai que nasce outra Obsidian dai.
 

nominedomine

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#11
Me avisem quando sair o Casey Hudson, o cara que cagou Mass Effect.

Esse cara ta mais que certo em sair, fez classicos como Baldur's Gate e agora vai ficar trabalhando em jogos completamente trash com risco de ser processado por ter dado um fora em um cara que se identifica como um salariansexual? Hora de aprender polones, japones, virar indie ou largar a industria.
 
Ultima Edição:

Mr.Disco

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#12
Assim como coincidência e sorte também não. O que existe é uma feliz coincidência que retroativamente cria as suas próprias condições. O amor funciona exatamente da mesma maneira: uma contingência retroativamente colocada como necessidade, e não algo anterior a ela. Quando nos apaixonamos, a experiência imediata é de termos finalmente achado o que sempre estávamos procurando (ainda que sem saber), mas nós não apenas não sabíamos o que nós estávamos procurando, como este X é criado com a sua própria perda (afinal de contas, a partir do momento em que conseguimos dizer porque amamos alguém, este é o sinal inequívoco de que de fato nós não a amamos). Precisamos sair de Newton e pensar em Einstein. A realidade em si é, por assim dizer, profundamente contrafactual. Radicalmente paradoxal.
 

RyoHazuki

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#13
Não entendo o Bioware. Façam um Baldur’s Gate nos mesmos moldes do original, mas em 3D e em um open world, com um combate
bacana. Não tem erro!! É só deixar a preguiça de lado..

Não curti nenhum dos Dragon Ages. Pra mim, deveriam ressuscitar Baldurs Gate. Tecnologia e elementos para fazer um grande jogo, tem!
 

DocVooDoo

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#16
Não entendo o Bioware. Façam um Baldur’s Gate nos mesmos moldes do original, mas em 3D e em um open world, com um combate
bacana. Não tem erro!! É só deixar a preguiça de lado..
Especificamente sobre isso, tem que ver se eles ainda tem direito de produzir games de Dungeon & Dragons.
 

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#18
Não entendo o Bioware. Façam um Baldur’s Gate nos mesmos moldes do original, mas em 3D e em um open world, com um combate
bacana. Não tem erro!! É só deixar a preguiça de lado..

Não curti nenhum dos Dragon Ages. Pra mim, deveriam ressuscitar Baldurs Gate. Tecnologia e elementos para fazer um grande jogo, tem!
Pelo menos esse publico não esta órfão hoje em dia, mesmo que a Bioware e outros tenham morrido ainda tem estúdios trabalhando pra manter a honra dos clássicos como Baldur's Gate ou Fallout.

Esta sendo uma época muito boa com games como Divinity, Pillars of Eternity, Wasteland, Tyranny e outros.
 

Land Stalker

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#19
Designer de BG 1 e BG2, dois dos melhores jogos da história
:kkong

A BioWare não é digna dele. Vão fazer mais um ME - SJW Edition
 
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#20
o kra nao deve funcionar mais na bioware atual. e a EA nem deve ter culpa nisso.
bioware ja trilha um caminho esquisito desde kotor. mass effect 3 pra mim serviu como ultimo pingo dagua.
alias , casey ta de volta.
 

G².

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#22
Acho que ME3 não foi culpa do Hudson, e sim mais da EA mesmo. No mais, ele jamais deveria ter voltado pra início de conversa.
 

renbh

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#24
Eu acredito que existe sim a pessoa certa na hora certa no lugar certo.
Veja o exemplo classico do Steve Jobs que tirou a Apple da falência e colocou para disputar como uma das maiores empresas do planeta.
Talento não pode ser subestimado.
Mas foi justamente o que eu disse, é uma questão de administração. Jobs era CEO, não era função dele colocar a mão na massa e desenvolver as paradas, isso ficava a cargo dos ótimos engenheiros da empresa (e que pode perguntar por aí, duvido que a galera vai saber citar de cabeça algum deles com o mesmo grau de importância a este caso da Bioware do tópico).

Em um projeto de tantas pessoas peças individuais são substituíveis porque há oferta no mercado, se sai X entra Y e dá para manter o nível de qualidade. Da mesma forma, não importa o quanto o cara tenha talento, se sair para o mercado e não souber administrar a produção vai se ferrar e levar dinheiro da galera junto, Itagaki era monstro e ond está agora? Onde está David Jaffe? Onde estão os irmãos Stamper?

Talento tem importância, claro, se o cara é bom ele é bom, não tem o que discutir, mas ambiente é ainda mais vital, se o cara tem talento e não sabem aproveitá-lo fica só a memória do que ele produziu de bom um dia. No caso, falta um Jobs.
 

renbh

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#26
sabe alguma coisa me diz que o athem não era pra ser focado em multi que a ea obrigou a bioware a fazer assim
por isso ta geral bolado e saindo do estúdio
A Bioware já teve ambições de fazer um MP para dar uma experiência semelhante a de um RPG de mesa.

Não sei se a ideia partiu deles, mas não é algo estranho a produtora.
 

Darkx1

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#27
Sério que tem gente que acha que uma pessoa não faz diferença?
Isso é idealização, games são feitos por centenas de pessoas, não existe funcionário mágico que faz empresa funcionar, pegue a Rare mesmo de seu exemplo, vai ver o portfólio dos irmãos Stamper e verá que ainda estão em fase pior que a Rare, pior, vá atrás de medalhões como Itagaki e Inafune, não tem jeito, é preciso investir mais que em rótulo.

Na prática o que ferra estúdio é falta de administração, mão de obra de qualidade não falta e funcionário com anos de casa sair de empresa grande para ir atrás do mercado indie é uma movimentação muito comum atualmente, há muitas formas de financiamento e se você for no Kickstarter verá dezenas de projetos de ex-alguma coisa (a maioria se ferra, justamente pela falta de alguém que saiba administrar, este RPG de mesa do link mesmo tem muita chance de flopar, pareceu muito genérico em um mercado em que já existe opções demais, provavelmente será engolido pela concorrência).
Facil, pegar exemplos que deram "errado", mas e quando é o caso do Kojima, Mikami e a Platinum?

E se só administração é importante, então suponho que voce ache que a Nintendo esta melhor agora que na época do Yamauchi e do Yawata, né?
 
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#28
EA deixando um estúdio sangrar ao vivo até a morte.....

Não sei se fico esperançoso porque é paia um estúdio fechar assim, ainda mais um com tanta bagagem foda. (pqp, Baldur's é foda demais) Mas começou o SJW com essa babaca ai então eu taco o foda-se...

"quem lacra, não lucra"
 

Lord_Revan

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#29
Acho que ME3 não foi culpa do Hudson, e sim mais da EA mesmo. No mais, ele jamais deveria ter voltado pra início de conversa.
Esse filho da puta e outro la que não lembro o nome se trancaram em uma sala e fizeram o final sozinhos, sem um peer review do resto do time.
.
 

G².

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#31
Esse filho da puta e outro la que não lembro o nome se trancaram em uma sala e fizeram o final sozinhos, sem um peer review do resto do time.
.
Oloco, não sabia dessa, será que o Greg Zeschuk tava metido nisso também? De todos os funcionários da Bioware, ele era com quem eu mais simpatizava, MDK 2 foi uma continuação incrível, acho que ele fez um bom trabalho.
 

renbh

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#32
Sério que tem gente que acha que uma pessoa não faz diferença?
É fácil porque estão em uma quantidade muito maior, a ponto de ter que citar Platinum como exemplo de sucesso sendo que, mesmo com uma visão administrativa mais coesa (não é um cara que montou que estúdio e bora) ainda vive a beira de precipícios por projetos que não deram em nada.

Espero foi o Kojima, quando foi montar seu projeto não deu uma de Itagaki, foi atrás de parceiras e foi trabalhar com a Sony, principalmente considerando que o cara tem fama de gastar e demorar demais em seus games, algo que sem rédeas ou aporte financeiro é receita de desastre.

E se só administração é importante, então suponho que voce ache que a Nintendo esta melhor agora que na época do Yamauchi e do Yawata, né?
A Nintendo é emblemática, ela sempre foi bem no mercado quando mostrou um foco administrativo coeso, quando dependeu apenas de talento k que saiu foi WiiU, onde mesmo com Mario, Zelda e Cia todos nas mãos de pessoas de inegável talento geraram um flop estratosféricos.

Sem direcionamento não tem jeito, levar apenas no talento bruto não é sustentável em um mercado intensamente competitivo. Outras pessoas também tem talento e vão usá-lo de forma mais eficiente em empresas mais eficientes, aliás, foi assim que a galera da SEGA americana derrubou uma Nintendo que controlava todo o sistema de distribuição, sabendo usar muito bem talentos como Yuji Naka (que diga-se de passagem tem um dos seus jogos mais recentes como produtor com um "excelente" metascore de 45).

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#35
Problema nem é perder um ou outro membro da equipe, o problema é que desde o Dragon Age 2 (jogo que a EA fez questão de dar o toque de Merdas dela) a Bioware inteira ta desabando e perdendo todos membros, já saiu mais de 20 dos antigos em posição chave pelo menos.

Esse cara ai era um dos últimos que ainda estava no estúdio pra poder falar "ainda temos profissionais capacitados para fazer um rpg".
 


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