[-1] Bioware perde OUTRO membro chave da equipe que estava a mais de 20 anos no estúdio

Discussão em 'Consoles & Jogos - Discussão geral' iniciada por 7 outros, 13 Julho 2018.


  1. 7 outros

    7 outros Ei mãe, 500 pontos!

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    James Ohlen trabalhou nos famosos Star Wars KOTOR, Dragon Age, Baldurs Gate e Neverwinter Nights e assim como muitos outros integrantes super importantes do estúdio (incluindo o fundador) ele tambem esta indo embora agora nesta época de Anthem.

    Ele não esta decepcionado com o mundo dos games, parece que o problema é a própria Bioware mesmo.
    Ele anunciou que vai estar trabalhando com RPGs ainda, mas dessa vez com RPG de mesa ao invés dos eletrônicos de PC ou consoles e mostrou o site do novo projeto:
    https://www.arcanumworlds.com/






    Que a EA tinha matado a Bioware não é novidade, mas não sabia que dava pra ir mais fundo que o fundo do poço.
    Ta na hora de mudar o nome do estúdio pq isso não é mais "Bioware" de verdade.
     
    _BigBoss_, teo77, Kamui Senketsu e 2 outros curtiram isto.
  2. Ivo Maropo

    Ivo Maropo Bam-bam-bam

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    O que não surpreende. Lamentar a perda de mais um membro-chave da BioWare pós-compra da EA, é mais ou menos como lamentar que mais um membro da velha Rare resolveu deixar a empresa pós-compra da Microsoft. São apenas os funcionários restantes por fim confrontando o fato de que a sua empresa do coração há muito já faleceu. É o momento da ficha caindo. Nada de verdadeiramente grandioso sairá mais de nenhuma destas empresas. O seu tempo já passou.
     
  3. Bloodstained

    Bloodstained Ei mãe, 500 pontos!

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    Demitido por ser um toxic white male (ou seja, um cara normal), condição que é completamente inadmissível no Sarkeesian Studios.*

    * Créditos a @neil young, por essa designação épica. :klol
     
    _BigBoss_, T.Chico, PROPHETTA e 4 outros curtiram isto.
  4. renbh

    renbh Bam-bam-bam

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    Isso é idealização, games são feitos por centenas de pessoas, não existe funcionário mágico que faz empresa funcionar, pegue a Rare mesmo de seu exemplo, vai ver o portfólio dos irmãos Stamper e verá que ainda estão em fase pior que a Rare, pior, vá atrás de medalhões como Itagaki e Inafune, não tem jeito, é preciso investir mais que em rótulo.

    Na prática o que ferra estúdio é falta de administração, mão de obra de qualidade não falta e funcionário com anos de casa sair de empresa grande para ir atrás do mercado indie é uma movimentação muito comum atualmente, há muitas formas de financiamento e se você for no Kickstarter verá dezenas de projetos de ex-alguma coisa (a maioria se ferra, justamente pela falta de alguém que saiba administrar, este RPG de mesa do link mesmo tem muita chance de flopar, pareceu muito genérico em um mercado em que já existe opções demais, provavelmente será engolido pela concorrência).
     
  5. neil young

    neil young Mil pontos, LOL!

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    kkkkkkkkk

    Mandaram embora para dar espaço para a nossa amiga aqui :coolface

    [​IMG]
     
    _BigBoss_, bushi_snake e Aigaion aprovam isto.
  6. neil young

    neil young Mil pontos, LOL!

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    Eu acredito que existe sim a pessoa certa na hora certa no lugar certo.

    Veja o exemplo classico do Steve Jobs que tirou a Apple da falência e colocou para disputar como uma das maiores empresas do planeta.

    Talento não pode ser subestimado.
     
    _BigBoss_, Sun Bro, M.Shadows e 2 outros curtiram isto.
  7. Ivo Maropo

    Ivo Maropo Bam-bam-bam

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    Assim como coincidência e sorte também não. O que existe é uma feliz coincidência que retroativamente cria as suas próprias condições. O amor funciona exatamente da mesma maneira: uma contingência retroativamente colocada como necessidade, e não algo anterior a ela. Quando nos apaixonamos, a experiência imediata é de termos finalmente achado o que sempre estávamos procurando (ainda que sem saber), mas nós não apenas não sabíamos o que nós estávamos procurando, como este X é criado com a sua própria perda (afinal de contas, a partir do momento em que conseguimos dizer porque amamos alguém, este é o sinal inequívoco de que de fato nós não a amamos). Precisamos sair de Newton e pensar em Einstein. A realidade em si é, por assim dizer, profundamente contrafactual. Radicalmente paradoxal.
     
    7 outros aprova isto.
  8. Danilo Souza

    Danilo Souza Ei mãe, 500 pontos!

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    Bioware vai mudar o nome para SJW Studios
     
  9. Monogo

    Monogo Bam-bam-bam

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    Demorou muito pra se cansar da EA ficar cagando no pudim alheio.
    Mas sucesso no novo projeto, vai que nasce outra Obsidian dai.
     
  10. Lord_Revan

    Lord_Revan Mil pontos, LOL!

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    Não sei se fico feliz ou triste.
    .
    É, estou puto com ME3 até hoje.
     
    teo77, M.Shadows, T.Chico e 5 outros curtiram isto.
  11. nominedomine

    nominedomine Ei mãe, 500 pontos!

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    Me avisem quando sair o Casey Hudson, o cara que cagou Mass Effect.

    Esse cara ta mais que certo em sair, fez classicos como Baldur's Gate e agora vai ficar trabalhando em jogos completamente trash com risco de ser processado por ter dado um fora em um cara que se identifica como um salariansexual? Hora de aprender polones, japones, virar indie ou largar a industria.
     
    Last edited: 13 Julho 2018
    crei aprova isto.
  12. Mr.Disco

    Mr.Disco Bam-bam-bam

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    _BigBoss_ aprova isto.
  13. RyoHazuki

    RyoHazuki Novato

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    Não entendo o Bioware. Façam um Baldur’s Gate nos mesmos moldes do original, mas em 3D e em um open world, com um combate
    bacana. Não tem erro!! É só deixar a preguiça de lado..

    Não curti nenhum dos Dragon Ages. Pra mim, deveriam ressuscitar Baldurs Gate. Tecnologia e elementos para fazer um grande jogo, tem!
     
  14. Champion

    Champion Bam-bam-bam

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    O ultimo que sair apaga a luz.
     
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  15. DocVooDoo

    DocVooDoo Ei mãe, 500 pontos!

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    Acho que então a culpa deve ser da Nintendo e de Breath of the Wild
     
  16. DocVooDoo

    DocVooDoo Ei mãe, 500 pontos!

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    Especificamente sobre isso, tem que ver se eles ainda tem direito de produzir games de Dungeon & Dragons.
     
  17. Bloodstained

    Bloodstained Ei mãe, 500 pontos!

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    DocVooDoo aprova isto.
  18. 7 outros

    7 outros Ei mãe, 500 pontos!

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    Pelo menos esse publico não esta órfão hoje em dia, mesmo que a Bioware e outros tenham morrido ainda tem estúdios trabalhando pra manter a honra dos clássicos como Baldur's Gate ou Fallout.

    Esta sendo uma época muito boa com games como Divinity, Pillars of Eternity, Wasteland, Tyranny e outros.
     
  19. Land Stalker

    Land Stalker Ei mãe, 500 pontos!

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    Designer de BG 1 e BG2, dois dos melhores jogos da história
    :kkong

    A BioWare não é digna dele. Vão fazer mais um ME - SJW Edition
     
  20. viagem estrelar

    viagem estrelar Bam-bam-bam

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    o kra nao deve funcionar mais na bioware atual. e a EA nem deve ter culpa nisso.
    bioware ja trilha um caminho esquisito desde kotor. mass effect 3 pra mim serviu como ultimo pingo dagua.
    alias , casey ta de volta.
     
  21. CHIEF_

    CHIEF_ Bam-bam-bam

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    Pra quem vai virar EA (insira um nome de uma cidade), ta passando de bom
     
  22. G².

    G². Bam-bam-bam

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    Acho que ME3 não foi culpa do Hudson, e sim mais da EA mesmo. No mais, ele jamais deveria ter voltado pra início de conversa.
     
  23. Ron Swanson

    Ron Swanson Ei mãe, 500 pontos!

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    infelizmente ja era ora bioware
     
  24. renbh

    renbh Bam-bam-bam

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    Mas foi justamente o que eu disse, é uma questão de administração. Jobs era CEO, não era função dele colocar a mão na massa e desenvolver as paradas, isso ficava a cargo dos ótimos engenheiros da empresa (e que pode perguntar por aí, duvido que a galera vai saber citar de cabeça algum deles com o mesmo grau de importância a este caso da Bioware do tópico).

    Em um projeto de tantas pessoas peças individuais são substituíveis porque há oferta no mercado, se sai X entra Y e dá para manter o nível de qualidade. Da mesma forma, não importa o quanto o cara tenha talento, se sair para o mercado e não souber administrar a produção vai se ferrar e levar dinheiro da galera junto, Itagaki era monstro e ond está agora? Onde está David Jaffe? Onde estão os irmãos Stamper?

    Talento tem importância, claro, se o cara é bom ele é bom, não tem o que discutir, mas ambiente é ainda mais vital, se o cara tem talento e não sabem aproveitá-lo fica só a memória do que ele produziu de bom um dia. No caso, falta um Jobs.
     
  25. flaviano cardoso

    flaviano cardoso Supra-sumo

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    sabe alguma coisa me diz que o athem não era pra ser focado em multi que a ea obrigou a bioware a fazer assim
    por isso ta geral bolado e saindo do estúdio
     
    Primeiro.Chefe.Da.Fase aprova isto.
  26. renbh

    renbh Bam-bam-bam

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    A Bioware já teve ambições de fazer um MP para dar uma experiência semelhante a de um RPG de mesa.

    Não sei se a ideia partiu deles, mas não é algo estranho a produtora.
     
  27. Darkx1

    Darkx1 Bam-bam-bam

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    Sério que tem gente que acha que uma pessoa não faz diferença?
    Facil, pegar exemplos que deram "errado", mas e quando é o caso do Kojima, Mikami e a Platinum?

    E se só administração é importante, então suponho que voce ache que a Nintendo esta melhor agora que na época do Yamauchi e do Yawata, né?
     
  28. bushi_snake

    bushi_snake Bam-bam-bam

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    EA deixando um estúdio sangrar ao vivo até a morte.....

    Não sei se fico esperançoso porque é paia um estúdio fechar assim, ainda mais um com tanta bagagem foda. (pqp, Baldur's é foda demais) Mas começou o SJW com essa babaca ai então eu taco o foda-se...

    "quem lacra, não lucra"
     
  29. Lord_Revan

    Lord_Revan Mil pontos, LOL!

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    Esse filho da puta e outro la que não lembro o nome se trancaram em uma sala e fizeram o final sozinhos, sem um peer review do resto do time.
    .
    [​IMG]
     
    _BigBoss_ aprova isto.
  30. Zé Dorguinha

    Zé Dorguinha Bam-bam-bam

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    Esses caras são visionários, pulando fora do barco antes do lançamento de Anthem, que será o prego no caixao da BioWare.
     
  31. G².

    G². Bam-bam-bam

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    Oloco, não sabia dessa, será que o Greg Zeschuk tava metido nisso também? De todos os funcionários da Bioware, ele era com quem eu mais simpatizava, MDK 2 foi uma continuação incrível, acho que ele fez um bom trabalho.
     
  32. renbh

    renbh Bam-bam-bam

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    É fácil porque estão em uma quantidade muito maior, a ponto de ter que citar Platinum como exemplo de sucesso sendo que, mesmo com uma visão administrativa mais coesa (não é um cara que montou que estúdio e bora) ainda vive a beira de precipícios por projetos que não deram em nada.

    Espero foi o Kojima, quando foi montar seu projeto não deu uma de Itagaki, foi atrás de parceiras e foi trabalhar com a Sony, principalmente considerando que o cara tem fama de gastar e demorar demais em seus games, algo que sem rédeas ou aporte financeiro é receita de desastre.

    A Nintendo é emblemática, ela sempre foi bem no mercado quando mostrou um foco administrativo coeso, quando dependeu apenas de talento k que saiu foi WiiU, onde mesmo com Mario, Zelda e Cia todos nas mãos de pessoas de inegável talento geraram um flop estratosféricos.

    Sem direcionamento não tem jeito, levar apenas no talento bruto não é sustentável em um mercado intensamente competitivo. Outras pessoas também tem talento e vão usá-lo de forma mais eficiente em empresas mais eficientes, aliás, foi assim que a galera da SEGA americana derrubou uma Nintendo que controlava todo o sistema de distribuição, sabendo usar muito bem talentos como Yuji Naka (que diga-se de passagem tem um dos seus jogos mais recentes como produtor com um "excelente" metascore de 45).

    Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
     
    Piga aprova isto.
  33. RyoHazuki

    RyoHazuki Novato

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    Dragon Age se não me engano usa a franquia D&D, não?
     
  34. DocVooDoo

    DocVooDoo Ei mãe, 500 pontos!

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    Acho que não. É um mundo medieval da Bioware mesmo, acho que justamente para não ter que ficar dependendo de licença alheia, como D&D o Star Wars.
     
  35. 7 outros

    7 outros Ei mãe, 500 pontos!

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    Problema nem é perder um ou outro membro da equipe, o problema é que desde o Dragon Age 2 (jogo que a EA fez questão de dar o toque de Merdas dela) a Bioware inteira ta desabando e perdendo todos membros, já saiu mais de 20 dos antigos em posição chave pelo menos.

    Esse cara ai era um dos últimos que ainda estava no estúdio pra poder falar "ainda temos profissionais capacitados para fazer um rpg".
     
    _BigBoss_, Piga e M.Shadows aprovam isto.

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