O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


25 anos do console flopado da Sega, o Dreamcast é revolucionário, mas fiasco em vendas.

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.947
Reações
56.996
Pontos
2.164
Vamos analisar os games de Dreamcast

1998: Sonic, VF3, D2 e SR2
Não não são jogos melhores que as opções disponíveis no ps1 e n64 de mesmo estilo, Sonic é inferior a Crash como jogo e VF3 a tekken 3 por exemplo.

1999:

Blue stinger (pensa num jogo ruim) na boa o que não faltava era jogo 3d melhor que isso .
crazy taxi lindo mas raso como pires, juro para prestar como jogo ele deveria ter 4x mais ''crazy piramide'' mini games
MK gold, bonita mas ainda era MK4, um jogo duvidoso
Soul Calibur único jogo bom da fornada.
power stone bom jogo mas havia similares nas outras plataformas
kof 98 jogo bom mas cansado
street w impact tosco
Shenmue ame ou odeie
NFL 2k bom mas só estadunidenses gostam desse tipo de jogo
evoltion sacred world aceitável mas há rpgs secundários melhores no Saturn e ps1
slave zero ruim
EGG eu gosto até mais que skies arcadia.
Sword of the Berserk: Guts' Rage muito bom

2000

Draconus: Cult of the Wyrm é bom mas nada do outro mundo
RECV é bom mas nada do outro mundo
skies of arcadia é muito bom, abaixo de FF é um dos que mais se aproxima
Grandia 2 eu não gostei, há quem goste
F355 Challenge, muito bom
Jet Set Radio , fora o gráfico não acho memorável em nada.
MVC2 jogo de altissimo nível porém casual , imo se equivale a SC em casualidade .
MSR bom jogo
UFC talvez a melhor luta 3d do sistema
Dead or Alive 2 talvez o jogo mais avançado do sistema . no entanto casual como mvc2 e enjoa rápido como Crazy Taxi
Spawn é divertido, um jogo bem diferente , ame ou odeie
Ecco não joguei muito mas pelo que vi é nada memorável
MDK2 é um jogo bom nada tão especial assim
Quake 3 arena, muito bom
Unreal Tournament muito bom, até melhor que quake imo
Carrier, primo do Blue stinger
Maken X cunhado do blue stinger
Test Drive Le mans jogão talvez melhor corrida
Sega GT fraco

2001

Sonic 2 melhor que o primeiro , como jogo é um jogo decente.
Illbleed, até que gostei mas é ame odeie, no geral é um nota 6
virtua tennis 2 é muito bom
Kof 2001 e Kof 2002 são jogos decentes
Capcom vs snk2 melhor jogo de luta 2d já feito imo
alone in the dark é decente mas em 2001 pre render tava fora de moda.
NBA 2k2 muito bom
Ikaruga bom
evil twin mediano
HeadHunter mediano
Space Chanel v2 muito bom, um dos melhores do genero até aquela data
Soldier of fortune mediano pra bom


Tentei evitar multis mas acabei citando uns , os melhores jogos do sistema são multis: Soul Reaver, Cvs2, Rush 2049, THPS2, Rayman 2....
As deficiências do DC são em RPG, FPS e futebol soccer, também os games de ação terceira pessoa oscilam muito sendo a maioria mediano. A empresa errou a permitir investimentos em jogos experimentais ao invés de seguir a tendência clonando games dos rivais.

Resumindo os melhores jogos como jogos em si são :

Soul Calibur , NFL 2k e NBA 2k, skies of arcadia ,Le mans, Ikaruga, Capcom vs snk2 , virtua tenis, Sonic 2 (e olha que é ruim tb).

Caramba, um post onde você não parece alcoolizado :eek: :klolz

Belo post :kjoinha
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.178
Reações
53.705
Pontos
1.284
Gamer queen só fala b*sta como de costume, impressionante.
No mais, DC era dahora jogos muito bacanas, pena que não vingou.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.453
Pontos
2.419

96

Legacy[edit]​

In a 2006 viewer poll conducted by Japan's Famitsu magazine of top 100 games of all time, Metal Gear Solid 2 was ranked at No. 42 in the poll.[142] In the 200th issue of Game Informer Magazine in 2009, its list of top 200 games of all time ranked the game at No. 50 on the list.[143] Metal Gear Solid 2 was ranked No. 7 in Game Informer's 2008 list of the top ten video game openings.[144] In 2010, GamesRadar included the game in its list of top seven games "with mega plot twists you never saw coming."[145] The game was included in Tony Mott and Peter Molyneux's 2011 book 1001 Video Games You Must Play Before You Die.[146] It has also been listed as one of the best games of all time by Electronic Gaming Monthly,[147] Empire,[148][149] GameFAQs,[150][151][152][153] GameRankings,[154] IGN,[155][156][157] Metacritic,[111] Slant,[158] and Stuff.[159][160]

According to John Linneman of Digital Foundry, the game was a technical milestone for its time. It served as a killer app showcasing what the PlayStation 2 hardware was capable of, with the game setting "a new standard in cinematic presentation" and attention to detail, and demonstrating "huge numbers of enemies on screen with bodies that remain in the scene, the interaction of light and shadow, physics interactions with real world objects, multi-tiered environments and advanced enemy AI." This made possible new "gameplay opportunities" and a sense of freedom offered by levels "designed as mini-sandboxes with a tremendous amount of interactivity."[161] The early anticipation that surrounded Metal Gear Solid 2 since its E3 2000 demo has been credited as a critical factor in the PlayStation 2's best-selling success and dominance during the sixth console generation, as well as the demise of Sega's Dreamcast.[119] According to John Szczepaniak, "MGS2 was the game which single-handedly sold Sony's new PlayStation 2 to the masses."[162]

In 2009, Wired included the game in its list of "The 15 Most Influential Games of the Decade" at No. 13, concluding that every "videogame story that subverts a player's expectations owes a debt to the ground broken by Metal Gear Solid 2."[163] The artistic influence of Metal Gear Solid 2 can be seen in later video games such as Goichi Suda's similarly postmodern game Killer7,[40] the similarly metanarrative game Portal,[164] the survival horror title Eternal Darkness: Sanity's Requiem, and particularly the first-person shooter BioShock,[165] which featured a similar plot twist to Metal Gear Solid 2.[166] Several game mechanics developed in Metal Gear Solid 2, such as the cover system and laser sight mechanic, have since become staples of stealth games as well as shooters, including Kill Switch (2003), Resident Evil 4 (2005) and Gears of War (2006).[9][14] The reveal of Metal Gear Solid 2 also led to the development of Splinter Cell, which Ubisoft originally intended to be "a Metal Gear Solid 2 killer."[167][168] According to Kojima, Metal Gear Solid 2 paid more "attention to the surroundings" in real-time and later "games like Call of Duty have followed this trend of making your surroundings more realistic."[70] Neil Druckmann cited the revelation of Raiden in Metal Gear Solid 2 as an inspiration for the bold surprise in The Last of Us Part II (2020).[169] In a 20-year retrospective, Christian Smith of Collider said that Metal Gear Solid 2 remains a "controversial masterpiece" that played a pivotal role in "redefining the art of making video games after the turn of the millennium".[170] In 2021, PC Gamer listed the PC version as one of the worst PC ports: "MGS2 worked fine on some systems, but on others you could expect flickering textures, disappearing shadows, missing effects, frequent crashes and flaky audio."[171]

===================

:klol:klol:klol:klol

Querer se agarrar em opinião de fã é dose.

Contra fatos não há argumentos, não interessa o que fã chorão que queria jogar com Snake fale ou ache. Nada muda o que esse jogo representa para o Playstation 2 de maneira geral.



Imagina se estivesse...
Reviews :facepalm

GTA IV tem media 98 e no entanto a abordagem mais séria do jogo desagradou muita gente e a propria Rockstar com GTA V mostrou que assimiliou as impressões dos jogadores.

Se vc quer entrar em uma bolha onde MGS 2 é um jogo incontestável fica a vontade, eu fico no mundo real.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.453
Pontos
2.419
Celulares, que é um mercado de USD12B no Japão.

Sua opinião sobre a Sony ser decadente é só uma opinião, não tem base na realidade. Para cada área que vc pegar com preju, haverá uma indo bem.

Mas tirando isso, MGS2 é um jogo que qlqr um que jogou na época, viu o que era "nova geração" de vdd. Tecnicamente nada, nada, chegava nem perto. Em termos narrativos então, até hoje é difícil colocar jogos na mesma frase.

A participação da Sony no mercado de smartphones é pífia, inclusive no Japão toma um pau colossal da Apple.


Sobre a decadência da Sony é só olhar o passado, a empresa era uma referência em eletrônicos, depois foi engolida pelas coreanas e agora até as chinesas.

Aquela empresa de vanguarda do Walkman, CRT Trinitron e tantas outras coisas de ponta não existe mais.

É uma empresa que financeiramente está sob controle e ainda se destaca em determinados segmentos, agora aquele brilho do passado já era.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.179
Pontos
1.103
Reviews :facepalm

GTA IV tem media 98 e no entanto a abordagem mais séria do jogo desagradou muita gente e a propria Rockstar com GTA V mostrou que assimiliou as impressões dos jogadores.

Se vc quer entrar em uma bolha onde MGS 2 é um jogo incontestável fica a vontade, eu fico no mundo real.

"mundo real"

Obvio que iria ignorar todo o restante que não faz parte do review, inclusive a parte negritada, que ironicamente tem a ver com o Dreamcast.

Como sou uma entidade benevolente e prezo pelo bem estar de meus contribuintes, irei lhe dar o benefício da dúvida, uma vez que estamos em um domingo, dia tradicional de churrasco e por consequência irei presumir que o senhor está postando sob efeito do álcool ou de entorpecentes.

Ou está rolando um grande discurso terraplanista like... das duas uma. :klol
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.453
Pontos
2.419
"mundo real"

Obvio que iria ignorar todo o restante que não faz parte do review, inclusive a parte negritada, que ironicamente tem a ver com o Dreamcast.

Como sou uma entidade benevolente e prezo pelos meus contribuintes, irei lhe dar o benefício da dúvida, uma vez que estamos em um domingo, dia tradicional de churrasco e por consequência irei presumir que o senhor está postando alcoolizado.

É isso ou é terraplanista assumido. :klol
Agora não foi o PS2 com uma caralhada de medalhões que ofuscou o Dreamcast, foi MGS 2 :kkk
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
35.838
Pontos
803
Shenmue é um jogo muiiiito nichado , o argumento que é por causa do Dreamcast não faz sentido , tanto que saiu shenmue 3 pra PlayStation 4 com 100M+e foi um flop absurdo , e falar que é mais impactante que mgs2 e outro absurdo , minha nossa senhora .

O hype que o mgs2 teve no lançamento foi gigante , o mgs do PS1 foi revolucionário, e pra mim um dos jogos mais importante da indústria , kojima criou uma das franquias mais lendárias do mundo dos jogos , não desmerecendo shenmue , mas não chega perto do peso de um MGS , mesmo o 2 sendo o mais “polêmico” da franquia .

Uma pena que a Konami seja dona atualmente da IP , MGSV teve terceiro ato totalmente cortado por causa dela . E ainda assim é um do jogos mais foda da geração passada.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.490
Reações
23.102
Pontos
803
Shenmue é um jogo muiiiito nichado , o argumento que é por causa do Dreamcast não faz sentido , tanto que saiu shenmue 3 pra PlayStation 4 com 100M+e foi um flop absurdo , e falar que é mais impactante que mgs2 e outro absurdo , minha nossa senhora .

O hype que o mgs2 teve no lançamento foi gigante , o mgs do PS1 foi revolucionário, e pra mim um dos jogos mais importante da indústria , kojima criou uma das franquias mais lendárias do mundo dos jogos , não desmerecendo shenmue , mas não chega perto do peso de um MGS , mesmo o 2 sendo o mais “polêmico” da franquia .

Uma pena que a Konami seja dona atualmente da IP , MGSV teve terceiro ato totalmente cortado por causa dela . E ainda assim é um do jogos mais foda da geração passada.

MGS 2 é melhor que Shenmue em tudo, personagens, script, história, Level Design, character design, arte, áudio, dublagem, detalhes, interatividade, controles, de forma significativa. Não há nenhum elemento que o game da Sega fica na frente.


A única exceção é o gameplay, que não é melhor só de forma significativa, e sim monstruosa, o gameplay de MGS2 trucida, estraçalha, esfacela o de Shenmue, se tem uma coisa que é tipo grão de areia vs deserto do Saara no que se refere a ambos, essa coisa é o gameplay

Entretanto, não se mede impacto por ser nichado, se o game foi jogado por uma quantidade suficiente de pessoas, a ponto de influenciar eventos póstumos, em especial se for jogado por muitos game devs, ele entra pra história. Super Metroid vendeu 1 milhão de cópias, e foi muito influente, Symphony of the Night foi muito mais nichado que Shenmue (ninguém sabia disso, mas foi), e foi impactante, na gen de Shenmue o Metroid Prime idem, vendeu pouco, e entrou pra história, além dele ICO e Shadow of the Colossus estão no mesmo balaio, dois jogos revolucionários

Dos elementos pelos quais ficou conhecido, se destacam a popularização dos QTEs, e a vibe Walking Simulator, que posteriormente se afamou em indies
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.490
Reações
23.102
Pontos
803
PS: Shenmue é muito mais divisivo que MGS2, tanto na mídia, quanto nos jogadores, foi um game muito criticado por muitos entes da indústria, até mesmo na própria época.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.179
Pontos
1.103
MGS 2 é melhor que Shenmue em tudo, personagens, script, história, Level Design, character design, arte, áudio, dublagem, detalhes, interatividade, controles, de forma significativa. Não há nenhum elemento que o game da Sega fica na frente.


A única exceção é o gameplay, que não é melhor só de forma significativa, e sim monstruosa, o gameplay de MGS2 trucida, estraçalha, esfacela o de Shenmue, se tem uma coisa que é tipo grão de areia vs deserto do Saara no que se refere a ambos, essa coisa é o gameplay

Entretanto, não se mede impacto por ser nichado, se o game foi jogado por uma quantidade suficiente de pessoas, a ponto de influenciar eventos póstumos, em especial se for jogado por muitos game devs, ele entra pra história. Super Metroid vendeu 1 milhão de cópias, e foi muito influente, Symphony of the Night foi muito mais nichado que Shenmue (ninguém sabia disso, mas foi), e foi impactante, na gen de Shenmue o Metroid Prime idem, vendeu pouco, e entrou pra história, além dele ICO e Shadow of the Colossus estão no mesmo balaio, dois jogos revolucionários

Dos elementos pelos quais ficou conhecido, se destacam a popularização dos QTEs, e a vibe Walking Simulator, que posteriormente se afamou em indies

O pior que a discussão não era nem em torno disso, e sim do simples fato dele ter contestado que MGS 2 não tem impacto a ponto de ser mencionado como um dos jogos que são a cara do Playstation 2, e que automaticamente constará como menção de qualquer pessoa em sã consciência que se refira ao segundo videogame da Sony, por mais que ela não seja fã xiita da saga ou do seu criador, que é o meu caso.

Sempre fui uma pessoa que preferiu mil vezes mais Splinter Cell e o acho superior a MGS naquilo que se propõe, isto é, jogabilidade stealth condizente com a realidade, ignorando o plot básico pastelão americano do terrorista malvado que quer plantar uma bomba ou um virus no mundo / USA.

Ainda assim não tenho (e nem é possível) como discordar que de fato o segundo jogo da franquia da Konami teve um impacto enorme no Playstation 2 e em todos os desdobramentos posteriores que se seguiram a partir daí.

Halo pra mim é uma imundice gigantesca, enquanto Doom sempre achei divertido mas se resume a isso... são outros dois exemplos que por mais que a pessoa não goste, não há como querer distorcer a realidade dos fatos e falar que não foram impactantes para seus respectivos sistemas de origem, independente do que a base de fãs discorra a respeito.
 
Ultima Edição:

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.540
Reações
2.634
Pontos
353
Eu gargalhei, MGS 2 é contestado dentro da própria fanbase da série.

Shenmue é zilhões de vezes mais impactante que isso aí, agora pela própria falta de popularidade do Dreamcast poucos tiveram a oportunidade de experimentar o quão avançado para a época Shenmue foi.
Quem gargalhou fui eu.

Tadinho... falar uma bobagem dessas hoje em dia, mais de 20 anos depois e com toda a história aí escrita é foda.
:klolz
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.890
Reações
2.125
Pontos
653
Sim, o que condenou o Dreamcast foi o Sega Saturn, que já foi um baita prejuízo.

Foi um dos consoles mais impactantes que eu já vi, pena.
Foi os add ons do Mega Drive e o Saturn.

As pessoas simplesmente não confiavam mais na Sega, e o playstation criou um padrão de confiança em comprar o hardware e receber suporte e jogos.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.009
Pontos
959
tive um master system em 1993 .
Pelo amor de Deus que vídeo game podre , aquilo me traumatizou . Era a coisa mais porca do mundo . Som, controle , fitas da locadora .

Aí depois ganhei um mega drive e foi amor de início ao fim. A sega virou uma paixão , depois fui pro Saturno e DC .
Ter um console da sega em casa me dava a sensação de estar próximo aos arcade de shopping que eu adorava .

Acho que o maior problema do DC foi ter esse apelo de arcade enquanto o PS2 vinha com a proposta de algo mais “maduro”.
DC dava aquela sensação de uma biblioteca descompromissada e um divertimento “arcade” enquanto o PS2 era algo cinematográfico com horas e horas de jogos complexos … hoje pode ser algo normal mas na época não era . Só o marketing de jogos em DVD já era um “ Nuoooosssaaaa “.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.453
Pontos
2.419
Quem gargalhou fui eu.

Tadinho... falar uma bobagem dessas hoje em dia, mais de 20 anos depois e com toda a história aí escrita é foda.
:klolz
Se for a história de que MGS 2 é um dos maiores exemplos de enganação no pré lançamento em todos os tempos e extremamente divisivo entre os fãs da série, realmente está escrita, já quem ignora isso nem pode falar em história pois a desconhece.

Sobre Shenmue, não falei de aspecto comercial se alguém não entendeu e sim do que o jogo entregou comparado à sua época (quase 2 anos antes de MGS 2 aliás) e seu legado para o mundo dos games.

Mercadologicamente é óbvio que MGS 2 foi maior que Shenmue, embora não tenha sido esse diferencial todo para o PS2 que querem forçar, aliás o jogo que fez uma baita diferença para o Play 2 saiu no mês anterior ao MGS 2.
 
Ultima Edição:

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.179
Pontos
1.103
Se for a história de que MGS 2 é um dos maiores exemplos de enganação no pré lançamento em todos os tempos e extremamente divisivo entre os fãs da série, realmente está escrita, já quem ignora isso nem pode falar em história pois a desconhece.

Sobre Shenmue, não falei de aspecto comercial se alguém não entendeu e sim do que o jogo entregou comparado à sua época (quase 2 anos antes de MGS 2 aliás) e seu legado para o mundo dos games.

Mercadologicamente é óbvio que MGS 2 foi maior que Shenmue, embora não tenha sido esse diferencial todo para o PS2 que querem forçar, aliás o jogo que fez uma baita diferença para o Play 2 saiu no mês anterior ao MGS 2.

Que narcótico ou bebida é essa que o efeito não passa?

A propósito estou muito decepcionada com o senhor, pois tinha a impressão de estar tratando com uma pessoa cristã, praticamente um coroinha de igreja que não tinha ido para o péssimo caminho do vício!
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.918
Reações
8.180
Pontos
453
Em 2009 comprei alguns jogos de DC no Ebay, pensando em ter o console em breve. Nunca tive, mas ainda tenho os jogos.
Lá por 2011 eu quase comprei um no Ebay praticamente zerado, branquinho, na caixa intacta com plásticos por pouco mais de 300 mangos, com impostos daria uns 650. Ainda me arrependo de não ter comprado.
 

DingDong

Bam-bam-bam
Mensagens
1.372
Reações
2.446
Pontos
303
Joguei muito Crazy Taxi no Dreamcast do meu ex cunhado.

Eu não gostava do controle.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.798
Reações
39.352
Pontos
1.094
Eu ganhei um e na época me divertiu demais, apesar de que eu sentia muita falta dos jogos do PS1 e vivia emprestando o meu console e pegando PS1 emprestado no lugar.

Não consigo mensurar a quantidade de horas que perdi no Phantasy Star Online, Crazy Taxi, Power Stone 2, Dead or Alive 2, Marvel vs Capcom 2, Kof 98 e 99, Capcom vs SNK 2, etc... Mas agora que vocês pontuaram tanto acho que realmente o problema do Dreamcast é que a maioria dos jogos tinham um apelo muito Arcade enquanto o Playstation vinha amadurecendo a sua biblioteca.

Eu gostava dos jogos do DC mas acabava emprestando ele para jogar Final Fantasy VII, VIII e IX, Valkyrie Profile, Breath of Fire 3, Metal Gear Solid, Tenchu, Gran Turismo. Até em jogo de futebol, no playstation você tinha o Winning Eleven enquanto no DC era mais aquele jogo de futebol Arcade da Sega que agora escapou o nome.

Resident Evil 2 e 3 eu ainda tinha acesso no DC e joguei horrores o Code Veronica, mas os outros jogos faziam falta.
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.540
Reações
2.634
Pontos
353
Se for a história de que MGS 2 é um dos maiores exemplos de enganação no pré lançamento em todos os tempos e extremamente divisivo entre os fãs da série, realmente está escrita, já quem ignora isso nem pode falar em história pois a desconhece.

Sobre Shenmue, não falei de aspecto comercial se alguém não entendeu e sim do que o jogo entregou comparado à sua época (quase 2 anos antes de MGS 2 aliás) e seu legado para o mundo dos games.

Mercadologicamente é óbvio que MGS 2 foi maior que Shenmue, embora não tenha sido esse diferencial todo para o PS2 que querem forçar, aliás o jogo que fez uma baita diferença para o Play 2 saiu no mês anterior ao MGS 2.
b*tch, please! Vamos elevar o nível do papo.
Daqui a pouco você vai citar também a decepção que Wind Waker causou, na época, por conta da arte "infantil".

Enquanto você ainda não saiu dessa baboseira que já era juvenil lá em 2001, o mundo inteiro tá em outra faz tempo:
https://www.vice.com/en/article/gvvqxq/the-scary-political-relevance-of-metal-gear-solid-2
https://www.techradar.com/news/why-metal-gear-solid-2-remains-hyper-relevant-today
https://www.gamespot.com/articles/2...l-a-masterclass-in-misdirection/1100-6497666/
https://gamerant.com/everytime-metal-gear-solid-2-accurately-depicted-future/

E isso, só pra citar alguns exemplos. Enquanto Shenmue encabeçou (ainda que em muitos pontos equivocado e enfadonho) o open world, MGS 2 furou a bolha dos videogames, anteviu os fluxos de informação na era digital, a pós-verdade e a memepolitk do Século XXI. Eu adoro Shenmue, adoro o Dreamcast, mas não dá pra comparar, são escalas totalmente diferentes de relevância cultural.
 

_BigBoss_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.442
Reações
41.519
Pontos
1.314
VIDA LONGA AO REI! (tem mais lançamentos pra ele em 2023 que pros pseudoPCs combinados. Ele continua pensando...)
38qun1.gif

REVENGE S O O N...
c6f213557b21759ac4d04d834ad74a2c-2.jpg
 
Topo Fundo