O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


5 (cinco) mil reais líquidos pode ser considerado um bom salário no Brasil?

5( cinco) mil reais líquidos pode ser considerado um bom salário no Brasil?

  • Sim

  • Não


Results are only viewable after voting.

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
blog-02.png


O Brasil é um país complicado de se viver por diversos fatores: altos impostos, produtos caros, serviços com um mau custo benefício, violência e etc... Por conta disso, fica o questionamento de qual valor necessário para ter uma vida digna aqui e por isso, pergunto: 5( cinco) mil reais líquidos pode ser considerado um bom salário no Brasil?

Primeiramente, segue o conceito de salário líquido e bruto:

O salário bruto é o salário registrado em carteira, o ganho total do trabalhador. Afinal, mesmo os descontos representam benefícios para o empregado (na forma de seguridade social ou alimentação, por exemplo).

Já o salário líquido é o valor que a pessoa recebe, realmente, a cada mês, já feito os descontos que constam no holerite (contracheque); é a quantia que o trabalhador tem a liberdade de decidir como aplicar (com pagamentos, compras, investimentos, etc.).


Com essa definição rápida, vou tentar ver, dentro da minha visão, se 5 mil reais líquidos são suficientes no Brasil por 3 fatores: cidade, idade e família.

- Cidade

Um fator importante pelo fato de diferenciar muito o custo de vida de uma cidade “famosa” de uma mais desconhecida ou de alguma da região do Sul para a do Norte. Com 5 mil reais e dependendo dos outros fatores, você pode viver em áreas excelentes no Norte/Nordeste do país, mas em regiões caras como São Paulo capital fica difícil morar nos melhores bairros da cidade.

- Idade

Todo mundo quer ganhar muito, mas as pessoas mais jovens tendem a projetar uma salário maior mais no futuro e 5 mil reais seja um valor alto nesses casos. Já para pessoas mais experientes, ganhar tal salário não seja a intenção pelo momento de vida e visando uma futura aposentadoria.

- Família.

O principal fator, pois você pode ter todo a sua renda destinada para os gastos familiares ou simplesmente só para juntar. Uma pessoa pertencente a uma família considerada rica ou classe média, pode ter a felicidade de praticamente só juntar a grana recebida. Agora, alguém já com filhos para cuidar, vai comprometer quase toda o seu montante com gastos e pode acabar não sendo tão útil.

Conclusão: nos dias atuais, 5 mil reais é um bom salário sim, mas vários fatores pode ferrar com tal assertiva, seja banais( viveu em família rica e 5 mil reais aparenta ser pouco) até sério( ter um filho com necessidades). Tem como viver muito bem com 5 mil reais no Brasil, mas depende de como está a sua atual situação.

Qual a sua opinião sobre o tema?
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.806
Reações
93.072
Pontos
1.353
Passo com bem menos que isso no salário líquido.
Moro sozinho, se somar alguns gastos que tenho com familiares, continua sendo menos.
 

Kelsier

Habitué da casa
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
93
É o minimo que você precisa para morar decentemente em um bairro bom de sp.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.034
Reações
3.600
Pontos
709
Depende bastante da cidade onde se vive.
Moro no interior de SP, cidade mediana, custo de vida muito bom. Com 3k aqui já se vive bem, se você for solteiro e não tiver filhos. Aluguel geralmente é barato, na parte de lazer também é tranquilo, só uma festa ou outra é mais caro. Transporte público barato, Uber também fica sempre uma pechincha pq tudo é perto na cidade. Na parte de alimentação tem muita opção boa e barata pra comer fora, quem cozinha na casa tem uns mercados de bairro com preço muito competitivo, além de alguns de redes maiores.
Mas tentar viver com essa faixa de 3k em SP Capital, acredito que já fica bem longe da qualidade de vida que se tem aqui. Reforçando: isso sendo solteiro e sem filhos.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Líquido, considerando que coisas como vale refeição/alimentação já estão descontados então eu imagino que seja um ótimo salário para uma pessoa solteira. Mesmo em cidades caras provavelmente seja um salário interessante.

Dependendo das suas habilidades e do cenário atual é possível conseguir inclusive uma moradia melhor do que antes da crise em razão da crescente sublocação em algumas regiões.

Agora, tudo muda de acordo com quantidade de pessoas que você sustenta e jornada de trabalho. Entre ser um b*sta na casa dos meus pais e receber cinco mil pra acordar todos os dias para o trabalho às 6h e chegar em casa 10h pra já ir dormir e começar um dia fodido no trabalho no dia seguinte em uma cidade insana como São Paulo ou Rio de Janeiro (Por razões distintas), eu prefiro ser um b*sta na casa dos meus pais...

Sem contar que hoje em dia qualquer estágio paga 8k.
 


-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.462
Pontos
703
Para uma pessoa nova e solteira sim.
Mas lembre-se, um plano de saúde individual com cobertura nacional para quem tem 60 anos hoje custa em torno de R$ 2.000,00 / mês.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.477
Pontos
1.053
tudo depende.
se vc está começando do zero, sem depender de pais ou família, com carteira vazia, 5mil não vai te levar muito longe na vida.
vai sobreviver e procriar, mas sobreviver é diferente de viver.

se já acumulou (ou herdou) um patrimônio (seja imóvel ou dinheiro) e não precisa se preocupar em sustentar os pais na velhice, então 5 mil pode ser um bom salário.

acho que o importante é ganhar no mínimo o dobro do que se gasta mensalmente.
vc tem que pensar que uma hora vai parar de trabalhar e aí, quem vai te sustentar ?
 

malucovisk

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.142
Pontos
293
É um salário mediano. Não é ruim, mas também não é bom.

Da pra ter um padrão de vida confortável, mas sem luxos.
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
Não acho muito interessante, se vc for pagar uma facul mais ou menos já se vão 2k, morar sozinho, pagar aluguel.. vai faltar.. se morar com os pais e não pagar nd ai da pra chegar em algum lugar.. se não é mt sofrido..
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Eh um bom salario...

Mas pense que se alguem ganha 5k liquido, deve ganhar uns 7k bruto e uns 7k bruto deve custar pro empregador uns 12k com os impostos e FGTS...

Resumindo, o empregador paga 12k e vc recebe 5k... :kclassic
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
se for solteiro sim, se for casado com filhos vai ter que cortar escola particular e outras "regalias" como restaurante, viagens, escola de idiomas, etc...
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Infelizmente esse é valor altíssimo para a esmagadora maioria dos brasileiros, ainda assim a maioria está viva, mesmo que entre trancos e barrancos, alguns vivendo até razoavelmente bem, na medida do possível, portanto, obviamente que este é um salário pra lá de decente considerando tais parâmetros.

Agora, tem aquilo, vemos que existem pessoas solteiras que dizem gastar mais de 1.000R$ por mês só com almoço, aí não tem como fazer 5.000R$ e se ele ganhasse 10.000R$ possivelmente gastaria mais de 2.000R$ com almoço, fazendo com que 10.000 já não fosse mais tanto quanto seria, considere outros gastos na mesma proporção e não terá dinheiro que chegue, o que não quer dizer que as pessoas devem parar de almejar salários maiores ou uma vida que considere mais adequada aos seus princípios.
 

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.080
Reações
4.486
Pontos
1.274
Vejo gente se achando rico ganhando 2 salarios minimos, imagina 5 mil.
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
O ufanismo da galera da OS dizendo que 5k não é tão bom pro brasileiro médio é digno de estudo. Vocês estão loucos? Aqui é Huelândia, aonde se formam filas que dobram esquinas por um salário de mil reais. Eu ganho muito mais do que isso, mas isso não me faz perder o contato com a realidade. Moro ( ainda) em um bairro pobre do Rio de Janeiro. Se ofereço uma vaga de emprego por METADE do valor discutido ( 2,5k) , ia ter até matéria no jornal do bairro no dia seguinte;
 

Mr Magoo

Supra-sumo
Mensagens
530
Reações
1.279
Pontos
183
se for solteiro sim, se for casado com filhos vai ter que cortar escola particular e outras "regalias" como restaurante, viagens, escola de idiomas, etc...

Sim, porque todo mundo que estuda em colégio particular no Brasil a família recebe mais de 5 mil... Menos que isso é impossível bancar uma escola particular, realmente.
Surreal
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
O ufanismo da galera da OS dizendo que 5k não é tão bom pro brasileiro médio é digno de estudo.
Galera aqui é meio fora da casinha... Mal sabem eles que a maioria da sociedade nunca vai ganhar isso.
Os leks aqui são loucos. Tem um ou outro rico, a maioria e Toddynho mesmo.

Kd o cara que falava que 10k não era nada? O das camisetas.
:kkk:brbr
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Um país cheio de miseráveis, salários baixos e poucas oportunidades, 5k líquido seria quase uma fortuna mesmo, mesmo isso sendo relativo às necessidades da pessoa e da região também que elas vivem. Eu tive um cunhado que ganhava 20k por mês e ele achava que ganhava pouco, vá entender, né?!
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Eu tive um cunhado que ganhava 20k por mês e ele achava que ganhava pouco, vá entender, né?!
Maioria da galera que reclama disso, não sabe gerenciar seu dinheiro e tenta viver uma vida fora do padrão financeiro dele.
Dá para viver bem com qualquer quantia, desde que se saiba seus limites...

O resto é choro, puro e simples.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Maioria da galera que reclama disso, não sabe gerenciar seu dinheiro e tenta viver uma vida fora do padrão financeiro dele.
Dá para viver bem com qualquer quantia, desde que se saiba seus limites...

O resto é choro, puro e simples.

Sim. O cara procurava dívidas em lugar que não precisava e para piorar tinha casado com uma mulher claramente interesseira que disse que só casaria com ele caso ele comprasse um AP na praia de no mínimo 1 mi.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.794
Reações
26.515
Pontos
1.003
É bom sim. Não vai ser rico. Mas vai ter uma vida média boa.


Uma parte minúscula da população ganha isso.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.789
Reações
80.162
Pontos
1.839
Um país cheio de miseráveis, salários baixos e poucas oportunidades, 5k líquido seria quase uma fortuna mesmo, mesmo isso sendo relativo às necessidades da pessoa e da região também que elas vivem. Eu tive um cunhado que ganhava 20k por mês e ele achava que ganhava pouco, vá entender, né?!

Isso é relativo. Não sei o que o seu cunhado faz, mas 20k sendo empregado, não é para apertar botão. Ou você desenvolve um retorno operacional a todo instante...ou rua.

A questão de estar empregado no setor privado e ter altos salários, que muita gente acharia "o sonho definitivo" vai muito além do valor ganho, e que muitas vezes, pode parecer despeito do cara falar que ganha pouco. O cara ganha 20k e ainda tem carro e gasolina paga...bonus no fim do ano fora o PLR...não bate cartão...parece mamata né? Mas aguentar a puxada, e mais importante: entregar o que a companhia deseja de você, todos os dias, todos os meses, todos os anos...não é para qualquer um. Ainda mais numa economia b*sta igual a do Brasil.

Minha meta hoje nem é ter um salário melhor. Estou de boas com o que eu ganho. Eu quero é me aposentar mesmo. To cansado. E a duas semanas recebi uma promoção. e posso te dizer? eu não queria. Não queria MESMO. Agora ganhei mais uma equipe, já tive que cancelar as minhas férias, minha mulher abriu aquele bico, eu estava começando a sair no horário agora todo dia fico até as 20 pelo menos e vai assim por pelo menos mais 1 ano até eu acertar a equipe. E eu não pude recusar a proposta. Chega uma hora, que ou você sobe...mesmo não querendo...ou é rua. Tu não chega num degrau e diz "vou ficar aqui". Dependendo da posição...você se torna caro demais...e dispensável.

Não estou reclamando da vida mas...no pain, no gain. É uma escolha. Mas não é apenas "louros e créditos" como uma grande parcela das pessoas acredita. Tu tem que lidar com pressão, de cima e de baixo. E ainda ter cabeça para ser criativo. E viver constantemente com o peso de alguém querer puxar o seu tapete.
 

Miazzi

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
683
Reações
1.176
Pontos
784
É um ótimo salário sim, na minha realidade conheço poucas pessoas que ganham esse valor.
Aqui no Brasil da pra ter uma boa vida sim com esse salario, foi como alguns já falaram, sem luxo.

Para ter ganhos acima desse valor acho que pouquíssimas profissões pagam isso, só indo para o lado do empreendedorismo para ter maiores ganhos.

arrivederci.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Depende muito de onde vc mora, hoje eu ganho 6k bruto, por causa de impostos cai demais essa m****, talvez se não tivesse tanta coisa não seria assim
 
Topo Fundo