O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


5 (cinco) mil reais líquidos pode ser considerado um bom salário no Brasil?

5( cinco) mil reais líquidos pode ser considerado um bom salário no Brasil?

  • Sim

  • Não


Results are only viewable after voting.

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Esse dinheiro está fora da realidade de muitos aqui, pode crer! Tudo relativo, para considerar um salário bom temos que analisar vários fatores:

- Padrão de vida da cidade;
- Se é solteiro;
-Se mora com os pais;

É mais fácil um salário de 2.5K render mais em uma cidade pequena (de até 50k) do que 5k render em uma megacidade tipo São Paulo. Pois, dependendo da cidade você pode ir para o trabalho de bike (claro que tem que levar a corrente, mas isso é outra história), pode fazer caminhada e comprar somente o necessário; terrenos e casas costumam ser bem mais baratos; ficar isento do stress da cidade grande e lucrar com o som da natureza de uma cidade pequena.


Resumindo: tudo é relativo.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.242
Reações
35.471
Pontos
1.053
não basta pensar se dá pra sobreviver ou não (um mendigo sobrevive nas ruas), tem que pensar quanto tempo se aguenta caso pare agora de trabalhar (seja por doença, demissão ou outro motivo).
maioria vai aguentar algumas horas no máximo.
salário não é pra pagar a conta do mês, é pra pagar a conta do mês que vem.
 

BorgezKaka2018

Veterano
Mensagens
264
Reações
498
Pontos
108
Mas é lógico que é um ótimo salário. Eu ganho 40% desse salário, e já estou contente e satisfeito.
Estamos no terceiro mundo, um salário desses te coloca numa camada acima da sociedade bem alta.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Até onde eu saiba, viajar internacionalmente e passar 30 dias em outro país é considerado luxo. Logo, dá para ter luxos.

Passei um ano morando no exterior.
na fronteira do Brasil. :coolface
Mas serio agora, o cara se organizando, e economizando, dá pra viajar pro exterior sim. Tipo, se o cara for solteiro, mora com os pais e ganha seus 2k, se organizando por 1 ou 2 anos, economizando, e buscando opções mais baratas, da pra viajar sim. Agora, se o cara ganha 2k e quer viver como rico, aí não dá. Como conheço gente q ganha 1 salário e só tem produtos apple.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.127
Reações
28.089
Pontos
1.044
masteroftheobvious.jpg


mas se não tiver contente passa pra mim.
 


Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Agora falando sério, em que mundo parte da OS vive hein?
Gente 5 mil é uma baita grana e isso mesmo morando no centro de São Paulo que um dos lugares mais caros do Brasil pra se viver, eu sei porquê já morei lá e com beeem menos, e sobrevivi, abri mão de coisas fúteis e vivia pô, vejo gente desempregada aqui mesmo que se tivesse ao menos 1600,00 já estava feliz, não consigo realmente entender o que se passa com esses larvas.....

Enviado do meu ovo esquerdo porquê o direito está ocupado.
Mesmo que no Brazil a maioria das pessoas não cheguem neste objetivo, a verdade é que sempre sonhamos, principalmente na juventude, em ter um belo salário/renda/etc.

Sempre acho que "sobreviver" é diferente de "viver". Mas vamos à matemática para uma família com um filho, apenas:

Aluguel/Financiamento habitacional (apto 2 dorm de 50m²): R$ 1.500
Financiamento de automóvel (veículo popular 0km ou médio seminovo): R$ 1.000
Colégio particular do filho: R$ 1.000
Inglês: R$ 300
Pós-graduação: R$ 500
Água/luz/condomínio: R$ 500
Academia/clube para o casal: R$ 200
Rancho/supermercado (carne todos os dias): R$ 1.000
Combustível/manutenção preventiva/seguro do automóvel: R$ 500 (considerei o valor com o apto bem localizado e quase não andando de carro)
Roupas (vestimentas espartanas): R$ 200
Jantares/shopping/saidinhas: R$ 500
Prestações (Casas Bahia, celulares, videogame, etc): R$ 500
Internet: R$ 100
TV por assinatura (2 pontos e pacote full HD): R$ 200
Plano de saúde para a família: R$ 500

TOTAL: R$ 8.000

E isso que nem considerei que, se acham que é tanto dinheiro assim, certamente o cidadão vai querer viajar ocasionalmente para o Rio de Janeiro/Nordeste/Serra Gaúcha. Daí vai mais uma grana mensal para o planejamento. Também ficou de fora plano de saúde, aniversários, eventual quebra de eletrodoméstico mais caro como máquina de lavar, geladeira, ar condicionado. Daí o céu é o limite. Também não está considerado aqui eventual poupança de recursos para uma velhice mais confortável ou sair de financiamentos. Daí a gente chega e passa dos R$ 10 mil bem facinho.

Obviamente podemos considerar o seguinte cenário:

Aluguel/Financiamento habitacional (apto 2 dorm de 45m² mal localizado): R$ 1.000
Sem automóvel: R$ 0
Colégio público para o filho: R$ 0
Inglês pela internet: R$ 50
Sem curso de Pós-graduação (estagnação na carreira é um risco): R$ 0
Água/luz/condomínio (economia ao máximo): R$ 300
Exercícios ao ar livre para o casal: R$ 0
Rancho/supermercado (restrição alimentar sem carne todos os dias): R$ 700
Uber/Taxi para os dias realmente complicados de pegar transporte público: R$ 100
Roupas (vestimentas africanas): R$ 100
Sem jantares/shopping/saidinhas. Só refeições em família: R$ 0 (difícil não sair NUNCA)
Prestações (Casas Bahia, celulares, etc): R$ 200
Internet: R$ 100
Sem TV por assinatura: R$ 0
SUS: R$ 0

TOTAL: R$ 2.550

Daí é viver na "corrida dos ratos", sem lá muitas perspectivas de melhora. Mas daí não é aquela vida de classe média que todos sonham, né!?
 

AstroLiz1

Habitué da casa
Mensagens
323
Reações
336
Pontos
98
Quanto mais ganhamos mais queremos aumento, mais coisas diferentes gastamos . Por exemplo conheço família que com 900.00 vive . E quem ganha 10.000 tá todo lascado com pensão alimentícia, cuidador de idoso, e para manter casa e carro sobra menos que 2.000
Tem que ver o básico acho que salário mínimo poderia ser de estado para estado, coisas são mais baratas como aluguel por exemplo ou 1 mês de supermercado.
O que acharia certo é de encontrar uma média então e aumentar de acordo com inflação.
Fato é que gostaria de receber pelo menos mil /mês

Enviado de meu GT-I9300I usando o Tapatalk
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
Mesmo que no Brazil a maioria das pessoas não cheguem neste objetivo, a verdade é que sempre sonhamos, principalmente na juventude, em ter um belo salário/renda/etc.

Sempre acho que "sobreviver" é diferente de "viver". Mas vamos à matemática para uma família com um filho, apenas:

Aluguel/Financiamento habitacional (apto 2 dorm de 50m²): R$ 1.500
Financiamento de automóvel (veículo popular 0km ou médio seminovo): R$ 1.000
Colégio particular do filho: R$ 1.000
Inglês: R$ 300
Pós-graduação: R$ 500
Água/luz/condomínio: R$ 500
Academia/clube para o casal: R$ 200
Rancho/supermercado (carne todos os dias): R$ 1.000
Combustível/manutenção preventiva/seguro do automóvel: R$ 500 (considerei o valor com o apto bem localizado e quase não andando de carro)
Roupas (vestimentas espartanas): R$ 200
Jantares/shopping/saidinhas: R$ 500
Prestações (Casas Bahia, celulares, videogame, etc): R$ 500
Internet: R$ 100
TV por assinatura (2 pontos e pacote full HD): R$ 200
Plano de saúde para a família: R$ 500

TOTAL: R$ 8.000

E isso que nem considerei que, se acham que é tanto dinheiro assim, certamente o cidadão vai querer viajar ocasionalmente para o Rio de Janeiro/Nordeste/Serra Gaúcha. Daí vai mais uma grana mensal para o planejamento. Também ficou de fora plano de saúde, aniversários, eventual quebra de eletrodoméstico mais caro como máquina de lavar, geladeira, ar condicionado. Daí o céu é o limite. Também não está considerado aqui eventual poupança de recursos para uma velhice mais confortável ou sair de financiamentos. Daí a gente chega e passa dos R$ 10 mil bem facinho.

Obviamente podemos considerar o seguinte cenário:

Aluguel/Financiamento habitacional (apto 2 dorm de 45m² mal localizado): R$ 1.000
Sem automóvel: R$ 0
Colégio público para o filho: R$ 0
Inglês pela internet: R$ 50
Sem curso de Pós-graduação (estagnação na carreira é um risco): R$ 0
Água/luz/condomínio (economia ao máximo): R$ 300
Exercícios ao ar livre para o casal: R$ 0
Rancho/supermercado (restrição alimentar sem carne todos os dias): R$ 700
Uber/Taxi para os dias realmente complicados de pegar transporte público: R$ 100
Roupas (vestimentas africanas): R$ 100
Sem jantares/shopping/saidinhas. Só refeições em família: R$ 0 (difícil não sair NUNCA)
Prestações (Casas Bahia, celulares, etc): R$ 200
Internet: R$ 100
Sem TV por assinatura: R$ 0
SUS: R$ 0

TOTAL: R$ 2.550

Daí é viver na "corrida dos ratos", sem lá muitas perspectivas de melhora. Mas daí não é aquela vida de classe média que todos sonham, né!?
Acho que nas duas opções se o cara for esperto tb tem que guardar uma grana pra emergências, mais achei ótimo o post
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.242
Reações
35.471
Pontos
1.053
Mesmo que no Brazil a maioria das pessoas não cheguem neste objetivo, a verdade é que sempre sonhamos, principalmente na juventude, em ter um belo salário/renda/etc.

Sempre acho que "sobreviver" é diferente de "viver". Mas vamos à matemática para uma família com um filho, apenas:

Aluguel/Financiamento habitacional (apto 2 dorm de 50m²): R$ 1.500
Financiamento de automóvel (veículo popular 0km ou médio seminovo): R$ 1.000
Colégio particular do filho: R$ 1.000
Inglês: R$ 300
Pós-graduação: R$ 500
Água/luz/condomínio: R$ 500
Academia/clube para o casal: R$ 200
Rancho/supermercado (carne todos os dias): R$ 1.000
Combustível/manutenção preventiva/seguro do automóvel: R$ 500 (considerei o valor com o apto bem localizado e quase não andando de carro)
Roupas (vestimentas espartanas): R$ 200
Jantares/shopping/saidinhas: R$ 500
Prestações (Casas Bahia, celulares, videogame, etc): R$ 500
Internet: R$ 100
TV por assinatura (2 pontos e pacote full HD): R$ 200
Plano de saúde para a família: R$ 500

TOTAL: R$ 8.000

E isso que nem considerei que, se acham que é tanto dinheiro assim, certamente o cidadão vai querer viajar ocasionalmente para o Rio de Janeiro/Nordeste/Serra Gaúcha. Daí vai mais uma grana mensal para o planejamento. Também ficou de fora plano de saúde, aniversários, eventual quebra de eletrodoméstico mais caro como máquina de lavar, geladeira, ar condicionado. Daí o céu é o limite. Também não está considerado aqui eventual poupança de recursos para uma velhice mais confortável ou sair de financiamentos. Daí a gente chega e passa dos R$ 10 mil bem facinho.

Obviamente podemos considerar o seguinte cenário:

Aluguel/Financiamento habitacional (apto 2 dorm de 45m² mal localizado): R$ 1.000
Sem automóvel: R$ 0
Colégio público para o filho: R$ 0
Inglês pela internet: R$ 50
Sem curso de Pós-graduação (estagnação na carreira é um risco): R$ 0
Água/luz/condomínio (economia ao máximo): R$ 300
Exercícios ao ar livre para o casal: R$ 0
Rancho/supermercado (restrição alimentar sem carne todos os dias): R$ 700
Uber/Taxi para os dias realmente complicados de pegar transporte público: R$ 100
Roupas (vestimentas africanas): R$ 100
Sem jantares/shopping/saidinhas. Só refeições em família: R$ 0 (difícil não sair NUNCA)
Prestações (Casas Bahia, celulares, etc): R$ 200
Internet: R$ 100
Sem TV por assinatura: R$ 0
SUS: R$ 0

TOTAL: R$ 2.550

Daí é viver na "corrida dos ratos", sem lá muitas perspectivas de melhora. Mas daí não é aquela vida de classe média que todos sonham, né!?

Aí vc coloca um pai ou mãe que recebe 1 salário mínimo de aposentadoria e tem alguma doença grave, e vc tem q ajudar eles.

E se vc tiver diabetes, glaucoma, ou faz algum tratamento médico que precise de remédios, pode acrescentar gastos mensais.

Como vc disser, sobreviver é uma coisa, viver ainda que modestamente é outra coisa.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
Aluguel/Financiamento habitacional (apto 2 dorm de 50m²): R$ 1.500
Financiamento de automóvel (veículo popular 0km ou médio seminovo): R$ 1.000
Colégio particular do filho: R$ 1.000
Inglês: R$ 300

Pós-graduação: R$ 500
Água/luz/condomínio: R$ 500
Academia/clube para o casal: R$ 200
Rancho/supermercado (carne todos os dias): R$ 1.000
Combustível/manutenção preventiva/seguro do automóvel: R$ 500 (considerei o valor com o apto bem localizado e quase não andando de carro)
Roupas (vestimentas espartanas): R$ 200
Jantares/shopping/saidinhas: R$ 500
Prestações (Casas Bahia, celulares, videogame, etc): R$ 500
Internet: R$ 100
TV por assinatura (2 pontos e pacote full HD): R$ 200
Plano de saúde para a família: R$ 500

da pra VIVER (nao sobreviver) tranquilamente sem essas coisas ai.
 
Ultima Edição:

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.387
Pontos
503
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Eu amo a internet, é um mundo paralelo. Minha mãe criou 5 filhos com 1 salário e meio de pensão do meu pai que faleceu, vocês são malucos.
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.912
Reações
6.552
Pontos
1.079
É um ótimo salário, da pra sustentar esposa e filho sim, queria eu um dia ganhar essa bolada.

Tem pessoal aqui que deve rasgar grana só pode.
 
Ultima Edição:

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Bem, me perguntaram algumas vezes em minha vida como e o que me leva a sustentar as minhas coleções ganhando sempre o mínimo, coisa que ao meu ver parece simples, sempre houveram muitas coisas que as pessoas não dizem viver sem mas que eu nunca tive interesse, portanto, não invisto nelas, no caso de carro e celular como exemplo, considerando que moramos em casa própria ajuda bastante. Levando isso em consideração com o que foi escrito no tópico vou fazer alguns adendos.

Primeiro, compreendo quem ache 5.000R$ pouco, no entanto, para quem nunca ganhou mais que um salário ou o dobro disso é um vislumbre muito distante da realidade, quantos políticos e juízes que reclamam de tirar apenas 50.000R$ por mês, dizem trabalhar de graça, porque na realidade da cabeça deles talvez seja, o problema que o nosso ressentimento de pobreza nos faz ver isso como um problema maior do que é, o que também não quer dizer que não seja, todos apenas deveríamos ponderar isto, afinal como disseram tantas vezes, ganhar menos da metade 5.000R$ está longe de viver na pobreza absoluta, dependendo do estilo de vida.

Eu costumo fazer compras e cozinhar, terça é dia de feira e por diversas vezes voltei com várias sacolas de compra por menos de 10R$, numa destas viagens trouxe dois maços de couve, 1kg de cebola, um cacho de bananas, uma dúzia de ovos e dois tomates por quase 9R$. Carne moída fica na faixa dos 15R$, a média entre a de primeira e segunda no geral, com este mesmo valor é possível comprar muitas outras carnes, ainda que algumas em menor quantidade. Arroz de 5kgs costuma ficar menos de 13R$ o mais barato dentre os mais decentes, feijão vai um pacote por semana para 4 pessoas, 4 pacotes para um mês dá menos de 20R$ no geral. O que me fez considerar que com menos de 200R$ por mês é possível manter uma pessoa com uma alimentação normal e balanceada, incluindo pequenas regalias, por aqui gastamos cerca de 600R$ e ainda compramos besteiras, só que claro, se a Trakinas estiver 3R$ não farei questão de levá-la, espero para quando voltar por 2R$, não morrerei por isto nem terei uma queda abrupta de qualidade em minha vivência.

Botijão de gás é o mais pesado e é comum nos depararmos com jovens solteiros que conseguem viver por mais de 4 meses com um deste, por aqui cozinhando como loucos todos os dias dura em volta de 40 dias.

Pessoas de menor renda não costumam fazer cursos pagos sem necessidade, não viajam sem extensas programações, por urgência ou se enfiando em alguma dívida, desconsiderando que alguém evidentemente pague estas e tantas outras regalias. No entanto, dá para comprar livros em sebos, filmes e jogos, afinal suponhamos, a média destes itens é 30R$, não estou falando que tudo relacionado a eles é 30R$, mas é possível comprar um bom livro, até 2 filmes em BD novos atualmente e inclusive algum jogo por estes valor que durará mais que um final de semana, é possível curtir um final de semana exacerbado na balada mais top com 30R$ por pelo menos duas semanas?

Enfim, são muitas variáveis, mas tem algo que eu sei, conheço, ouço dizer e vejo em vídeos de pessoas que vivem no Rio e São Paulo, apesar de haver lugares mais caros, como em qualquer lugar do Brasil, existem diversos que cabem no bolso dos populares assalariados, essas de que é impossível almoçar com menos de 50R$ é lenda, ainda que aqueles restaurantes populares servem boa comida por até 2R$, nos tempos de escola eu comia direto e voltaria a comer se fosse preciso, sem problemas, tem cada modelo gatinha que come lá, não é demérito ou vergonha alguma.

Como disse no primeiro parágrafo, compreendo quem acredite que uma vida para valer a pena deve ser montada no luxo e ostentação, no entanto está infinitamente longe de ser algo estritamente necessário, portanto, mais uma vez, é óbvio que é possível viver com 5.000R$ quase em todos os lugares, tranquilamente, e ainda constituir família.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Bem, me perguntaram algumas vezes em minha vida como e o que me leva a sustentar as minhas coleções ganhando sempre o mínimo, coisa que ao meu ver parece simples, sempre houveram muitas coisas que as pessoas não dizem viver sem mas que eu nunca tive interesse, portanto, não invisto nelas, no caso de carro e celular como exemplo, considerando que moramos em casa própria ajuda bastante. Levando isso em consideração com o que foi escrito no tópico vou fazer alguns adendos.

Primeiro, compreendo quem ache 5.000R$ pouco, no entanto, para quem nunca ganhou mais que um salário ou o dobro disso é um vislumbre muito distante da realidade, quantos políticos e juízes que reclamam de tirar apenas 50.000R$ por mês, dizem trabalhar de graça, porque na realidade da cabeça deles talvez seja, o problema que o nosso ressentimento de pobreza nos faz ver isso como um problema maior do que é, o que também não quer dizer que não seja, todos apenas deveríamos ponderar isto, afinal como disseram tantas vezes, ganhar menos da metade 5.000R$ está longe de viver na pobreza absoluta, dependendo do estilo de vida.

Eu costumo fazer compras e cozinhar, terça é dia de feira e por diversas vezes voltei com várias sacolas de compra por menos de 10R$, numa destas viagens trouxe dois maços de couve, 1kg de cebola, um cacho de bananas, uma dúzia de ovos e dois tomates por quase 9R$. Carne moída fica na faixa dos 15R$, a média entre a de primeira e segunda no geral, com este mesmo valor é possível comprar muitas outras carnes, ainda que algumas em menor quantidade. Arroz de 5kgs costuma ficar menos de 13R$ o mais barato dentre os mais decentes, feijão vai um pacote por semana para 4 pessoas, 4 pacotes para um mês dá menos de 20R$ no geral. O que me fez considerar que com menos de 200R$ por mês é possível manter uma pessoa com uma alimentação normal e balanceada, incluindo pequenas regalias, por aqui gastamos cerca de 600R$ e ainda compramos besteiras, só que claro, se a Trakinas estiver 3R$ não farei questão de levá-la, espero para quando voltar por 2R$, não morrerei por isto nem terei uma queda abrupta de qualidade em minha vivência.

Botijão de gás é o mais pesado e é comum nos depararmos com jovens solteiros que conseguem viver por mais de 4 meses com um deste, por aqui cozinhando como loucos todos os dias dura em volta de 40 dias.

Pessoas de menor renda não costumam fazer cursos pagos sem necessidade, não viajam sem extensas programações, por urgência ou se enfiando em alguma dívida, desconsiderando que alguém evidentemente pague estas e tantas outras regalias. No entanto, dá para comprar livros em sebos, filmes e jogos, afinal suponhamos, a média destes itens é 30R$, não estou falando que tudo relacionado a eles é 30R$, mas é possível comprar um bom livro, até 2 filmes em BD novos atualmente e inclusive algum jogo por estes valor que durará mais que um final de semana, é possível curtir um final de semana exacerbado na balada mais top com 30R$ por pelo menos duas semanas?

Enfim, são muitas variáveis, mas tem algo que eu sei, conheço, ouço dizer e vejo em vídeos de pessoas que vivem no Rio e São Paulo, apesar de haver lugares mais caros, como em qualquer lugar do Brasil, existem diversos que cabem no bolso dos populares assalariados, essas de que é impossível almoçar com menos de 50R$ é lenda, ainda que aqueles restaurantes populares servem boa comida por até 2R$, nos tempos de escola eu comia direto e voltaria a comer se fosse preciso, sem problemas, tem cada modelo gatinha que come lá, não é demérito ou vergonha alguma.

Como disse no primeiro parágrafo, compreendo quem acredite que uma vida para valer a pena deve ser montada no luxo e ostentação, no entanto está infinitamente longe de ser algo estritamente necessário, portanto, mais uma vez, é óbvio que é possível viver com 5.000R$ quase em todos os lugares, tranquilamente, e ainda constituir família.
Porém, tem aquela questão: eu estou vivendo ou sobrevivendo com o meu salário?
Acrescentando, acredito que um bom salário seja aquele com a garantia da pessoa possa usufruir do mesmo sem comprometer suas finanças. Obviamente, você não precisa comer no restaurante caro todo dia, mas se você só vai para locais populares, então já existe um porém se esse salário seja benéfico ou não para o indivíduo.
No pais como o nosso, ter cinco mil reais líquidos já é acima da média, mas não por conta disso possa ser considerado um bom salário, principalmente pela questão até da família e se tiver alguém com necessidades.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Se eu morasse com meus pais sobreviria com 400 reais por mês facilmente.
O problema é quando todas as despesas vão para o teu bolso.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
mas se você só vai para locais populares, então já existe um porém se esse salário seja benéfico ou não para o indivíduo.
Ir em locais populares é Demétrio?
Pro cara "viver", só indo em lugares chiques?
PQP
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Ir em locais populares é Demétrio?
Pro cara "viver", só indo em lugares chiques?
PQP
Nunca será demérito, pois não foi isso que comentei no post.
Falei se com o seu salário você só consegue ir em locais populares, no caso os mesmos restaurantes até nos finais de semana, e não pode optar em certa data no local diferente, talvez o seu salário atua não seja tão benéfico assim.
Não é algo negativo você comer em locais mais em conta, mas se você só consegue ter uma renda para um limite baixo no lazer em geral, então a sua grana pode não ser tão benéfica assim.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.197
Pontos
1.154
Quanto mais se ganha, mais se gasta. Quando ganhava 450, gastava 550. Quando ganhava 1200, gastava 1500. Agora ganho um pouco acima desse salário do tópico e gasto ainda mais. Pelo menos as brincadeiras vão ficando mais divertidas.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Bom, eu diria assim: a média salarial brasileira é em torno de R$2100 per capita. R$5000 é muito acima disso se for só para uma pessoa. Só que a questão não é somante o quanto se ganha, mas onde se mora e como a pessoa gasta o dinheiro.

Então, dá para viver com dignidade, afinal há muita gente que vive uma vida digna ganhando menos do que isso e algumas sobrevivem com muito menos do que isso, mas para balancear a qualidade de vida, as necessidades e o lazer vai depender muito de onde se mora para ver o impacto no custo de vida.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.327
Reações
45.857
Pontos
803
Mesmo que no Brazil a maioria das pessoas não cheguem neste objetivo, a verdade é que sempre sonhamos, principalmente na juventude, em ter um belo salário/renda/etc.

Sempre acho que "sobreviver" é diferente de "viver". Mas vamos à matemática para uma família com um filho, apenas:

Aluguel/Financiamento habitacional (apto 2 dorm de 50m²): R$ 1.500
Financiamento de automóvel (veículo popular 0km ou médio seminovo): R$ 1.000
Colégio particular do filho: R$ 1.000
Inglês: R$ 300
Pós-graduação: R$ 500
Água/luz/condomínio: R$ 500
Academia/clube para o casal: R$ 200
Rancho/supermercado (carne todos os dias): R$ 1.000
Combustível/manutenção preventiva/seguro do automóvel: R$ 500 (considerei o valor com o apto bem localizado e quase não andando de carro)
Roupas (vestimentas espartanas): R$ 200
Jantares/shopping/saidinhas: R$ 500
Prestações (Casas Bahia, celulares, videogame, etc): R$ 500
Internet: R$ 100
TV por assinatura (2 pontos e pacote full HD): R$ 200
Plano de saúde para a família: R$ 500

TOTAL: R$ 8.000

E isso que nem considerei que, se acham que é tanto dinheiro assim, certamente o cidadão vai querer viajar ocasionalmente para o Rio de Janeiro/Nordeste/Serra Gaúcha. Daí vai mais uma grana mensal para o planejamento. Também ficou de fora plano de saúde, aniversários, eventual quebra de eletrodoméstico mais caro como máquina de lavar, geladeira, ar condicionado. Daí o céu é o limite. Também não está considerado aqui eventual poupança de recursos para uma velhice mais confortável ou sair de financiamentos. Daí a gente chega e passa dos R$ 10 mil bem facinho.

Obviamente podemos considerar o seguinte cenário:

Aluguel/Financiamento habitacional (apto 2 dorm de 45m² mal localizado): R$ 1.000
Sem automóvel: R$ 0
Colégio público para o filho: R$ 0
Inglês pela internet: R$ 50
Sem curso de Pós-graduação (estagnação na carreira é um risco): R$ 0
Água/luz/condomínio (economia ao máximo): R$ 300
Exercícios ao ar livre para o casal: R$ 0
Rancho/supermercado (restrição alimentar sem carne todos os dias): R$ 700
Uber/Taxi para os dias realmente complicados de pegar transporte público: R$ 100
Roupas (vestimentas africanas): R$ 100
Sem jantares/shopping/saidinhas. Só refeições em família: R$ 0 (difícil não sair NUNCA)
Prestações (Casas Bahia, celulares, etc): R$ 200
Internet: R$ 100
Sem TV por assinatura: R$ 0
SUS: R$ 0

TOTAL: R$ 2.550

Daí é viver na "corrida dos ratos", sem lá muitas perspectivas de melhora. Mas daí não é aquela vida de classe média que todos sonham, né!?
Faz sentido, mas a maioria das pessoas optam por morar em casas e não apartamentos principalmente pelo fato de ter que pagar condomínio com esse valor de dinheiro, acredito eu que realmente é bem por aí mesmo um gasto mensal pois você está incluindo duas pessoas sendo que uma delas é uma criança (que sempre tem gastos que não esperamos), mas o caso é que quando somos solteiros e duros podemos evitar gastar bem mais que isso, e digo com conhecimento de causa, afinal já morei em Cidade Tiradentes que é na zona leste de São Paulo e uma das áreas mais "baratas" toda ela.

Enviado do meu ovo esquerdo porquê o direito está ocupado.
 

Gunyu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.229
Reações
631
Pontos
829
Concordo com o user que disse que salário não é pra pagar as contas do mês, mas do mês seguinte.
E o que é ter uma vida boa varia muito, é bem pessoal. Abaixo vou dizer apenas minha opinião particular sobre o assunto.

A familia de uma pessoa que conheço deve ganhar uns 2500 liquidos por mês ou algo perto disso, são em 3 pessoas. Não dá pra dizer que eles passam necessidade, mas não tem uma vida que dá pra chamar de confortável (na minha visão, e acho que na deles também). Tem comida contada para o mês, moram longe do centro num lugar perigoso (tem ondas de assalto todo mês na rua deles), não podem comer fora, nem sair, até comprar bolo de aniversário é complicado, etc.

Eles conseguem viver "bem" (= suprir necessidades básicas)? Sim, no limite, se ninguem ficar doente e precisar ir ao médico, de comprar remédios, etc.
Com 5000 daria pra ter uma vida mais confortável? Com certeza, daria para pagar um plano de saude pra cada um, daria pra ir morar em algum lugar melhor (menos isolado e menos perigoso), comprar alguma comida mais de "luxo" (aka não o mais barato/em promoção) no mercado, sair de vez em quando, comprar remédios sem ter que usar cheque especial/parcelar, dar presente nas datas comemorativas, se presentear com alguma coisa de vez em quando, etc etc. Daria pra viver bem, mas com isso não sobraria tanto para o mês seguinte.

A questão é, se acontecer algum imprevisto (precisar trocar geladeira ou algo caro, procedimento que convênio não cobre, telha que quebrou, ou o pior, alguem ficar desempregado), como fica a vida da família no mês seguinte? No caso do desemprego, como fica nos meses seguintes se não conseguir se realocar? E pensando mais a frente, como fica quando se aposentarem? Vão viver mais 30 anos com dois salários mínimos, tendo que voltar a morar em lugar mais distante, sem plano de saúde (que corroeria a maior parte dos vencimentos), pois não tiveram condições de juntar uma grana pra aposentadoria enquanto ainda estavam na ativa.

Respondendo objetivamente a pergunta do título do tópico:
P - 5 mil líquidos é um bom salário no Brasil?
R - Com certeza! Bem acima da média!

P - 5 mil líquidos, para mim, é considerado um bom salário pra quem é solteiro?
R - Sim, pois da pra suprir as necessidades básicas (sobreviver), ter alguns mimos (nada exagerado) e ainda sobra quantia considerável pra guardar pro futuro/imprevistos/emergências, etc.

P - 5 mil líquidos, para mim, é considerado um bom salário pra quem tem família pra sustentar?
R - Não. Dá pra suprir as necessidades básicas e ter uns mimos, mas não creio que sobre o suficiente pra ter uma margem boa de segurança pro futuro (desemprego, imprevistos, aposentadoria).

Só frisando, novamente, que é apenas minha visual pessoal do assunto. Cada um tem seus "luxos" mínimos que devem ser supridos.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
É algo muito relativo.

Depende muito do que você gasta hoje e como vai passar a gastar quando tiver essa grana nas mãos.

Tem gente que pode ganhar até R$50,000,00 e ainda assim vai falar que esta apertado. Quanto mais dinheiro, mais aumenta o padrão.


Como eu disse a uns posts atrás, me atenderia muito bem. Mas o que ganho hoje também me atenderia, porem, já estou apertado. Pode ser que os R$5.000,00 me atenderia, mas se eu não me adaptar, ou me adequar aquela renda, vai chegar o momento que R$5.000,00 vai ser pouco.

É uma questão bem relativa.

Mas, falando de forma absoluta. Como o tópico propõe, é sim uma boa renda para a maioria dos brasileiros.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.272
Pontos
1.503
>"5 mil é mixaria, foi quanto gastei no último UP do PC. Mal dá pra sobreviver. Só de convênio médico e odontológico vão mil reais."
> Vive chorando no tópico dos DesempregadOS sonhando com salário de 1500 reais.

Uma coisa é o mundo virtual da fantasia, da mesadinha dos pais, do padrão sustentado pelos avós bem aposentados, do filho do empresário bem sucedido, do filho do funcionário público marajá... outra bem diferente é a realidade do povão.

Se 5 mil reais líquidos não é um salário tão bom assim, vai consultar o que as empresas exigem para contratar alguém com esse salário. Ou vai ver a concorrência de um concurso que paga esse salário. Se não estiver satisfeito ainda, vai ver o quanto um microempreendedor rala para tirar isso limpo.

Nem me surpreendo mais aqui. Depois do cidadão dizer que 10k mensais mal daria para sobreviver (solteiro) e do outro patrão dizer que 5 milhões não deixaria ninguém rico, eu nem levo a sério.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
São paulo é insano, dependendo do bairro só de aluguel você paga 3k.
Mas sim 5k dá pra passar tranquilaço o mês(mesmo se for um casal com filho), claro, dependendo da região.
Conheço tanto pessoas que passam o mês com menos de 2k com a família inteira, como também conheço quem ganha/gasta 20k por mês e ainda reclama da vida(e não são poucos).
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Porém, tem aquela questão: eu estou vivendo ou sobrevivendo com o meu salário?

Acrescentando, acredito que um bom salário seja aquele com a garantia da pessoa possa usufruir do mesmo sem comprometer suas finanças. Obviamente, você não precisa comer no restaurante caro todo dia, mas se você só vai para locais populares, então já existe um porém se esse salário seja benéfico ou não para o indivíduo.

No pais como o nosso, ter cinco mil reais líquidos já é acima da média, mas não por conta disso possa ser considerado um bom salário, principalmente pela questão até da família e se tiver alguém com necessidades.
Então, depende, eu odiaria ser obrigado, por ter condições, algo que nunca almejei por falta de interesse, de ir ao melhores restaurantes do mundo, porque não é do meu feitio, repudiava inclusive a ideia de pagar 15R$ para ficar sentado num bar, preferia curtir com uma garrafa de bebida vagabunda conversando com os amigos no relento. Hoje isso não mudou, só vou ao encontro dos outros para beber ou comer em casa ou locais abertos, porém aconchegantes, para conversar ou jogar videogames,

A verdade é de quem pretende ter mais é porque pretende gastar mais, e isso é o norte da vida deste indivíduo, o que não é errado, se ele tem isto como padrão ideal, bom para ele, agora conseguir mesmo que sobreviver com muito menos do que isso pode não ser necessariamente ruim, por mais que aqueles que vejam de fora absorvam desta maneira. O que não quer dizer que isso é justificativa para nos pagarem tão mal quanto pagam, isso é o tipo de coisa que envolvem outros aspectos sociais, o tempo perdido num trabalho mal remunerado é formado por horas que jamais poderão ser reabsorvidas, então obviamente que no fim das contas não compensa na mesma proporção.

Ao fim das contas é um situação relativa, ninguém morrerá por deixar de viver nos melhor dos mundos possíveis, regado ao que houver do bom e do melhor, e ter uma vida mais pobre está longe de ser sinônimo de viver na miséria ou sofrendo horrores, é divertido estar vivo por diversos outros motivos, esta é a nossa única chance de presenciar as coisas que valem ou não a pena, por melhores ou piores que sejam ou se apresentem.

Por fim, quero destacar que muitos tratam de saúde como um tema sempre urgente, o que compreendo quando relacionamos isso ao absurdo consumo de antidepressivos, analgésicos e derivados, aqui em casa nos meus 33 anos se precisamos de algo urgente por umas 5 vezes foi muito, na verdade todos que conheci se encaixam nesta proporção, por mais velhos que sejam, com isso quero dizer que, apesar de termos problemas nem todos são situações de tratamentos caros e repentinos, são casos pontuais demais para afirmar categoricamente que plano de saúde é algo impossível de se viver sem, ainda que o atendimento do SUS seja péssimo na maioria das regiões. É o mesmo esquema acima, as vezes por conforto e tranquilidade algumas pessoas julgam essenciais terem coisas que não são tão úteis no dia-a-dia, ou não na maioria esmagadora das pessoas ao menos, o que não quer dizer que não seria bom que elas tivessem condições, isso seria o mais próximo do ideal.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.921
Pontos
1.444
Eu vivo numa boa com essa grana aí, e morando em São Paulo. Mas não dá pra morar no apto que eu gostaria, eu moro num apto pequeno e região classe média baixa.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Com esse salário e solteiro de tudo como agora eu faria a festa, se bem que meu estilo de vida é simples. Só preciso de uma casa pequena (não me dou bem com apartamento) em um bairro barato mas bem localizado com um quintal no fundo e o resto vou arrumando. Carro dá pra viver sem.

E tirando passar em um concurso público (idéia que a torcida do Flamengo também tem) ou partir pras aventuras na dimensão das pessoas jurídicas não me imagino ganhando isso e não tenho mais idéia do que realmente devo fazer ou quem preciso conhecer pra ter esse salário.
 
Ultima Edição:
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
olha queridinha, se você considera "viver" perder a guerra instagraniana contra as inimigas e passar vergonha no salão de beleza pet, por usar gravatas caninas de segunda linha, dá pra viver sim.

mas tenha em mente que seu alcance orgânico será ri-dí-cu-lo. em cidades menores o custo de vida pode ser mais baixo, mas itens essenciais como sabonete de abacate e a linhaça podem ter preço desproporcionalmente mais altos, viu.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
Postando serio sem mencionar estados físicos, digo que é uma boa vida em cidade média com apartamento proprio e solteiro.

Pena que o aluguel é um fantasma inabalavel.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Aqui na minha cidade 300k de habitante eu viro o rei do camarote.

O que pesa em um salário desses é moradia, de resto suave.

Colocar filho na equação e reclamar aí é burrice também.
 
Mensagens
998
Reações
2.224
Pontos
303
Depende da localidade e da quantidade de passivos que a pessoa tem. Mas na maioria dos Estados brasileiros é um bom salário, sim. O importante é investir pelo menos 10% dessa quantia, e juros sobre 500 reais são melhore que sobre 100.
 
Topo Fundo