O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


5 razões pelas quais devemos estar em um multiverso....4 - Universos Bolhas

SuRf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.906
Reações
5.497
Pontos
294
5 - Universos infinitos

infinite-universes.jpg


Os cientistas não podem ter certeza de qual é a forma do espaço-tempo, mas o mais provável é que seja plana (em oposição à forma esférica) e se estende infinitamente. Mas se o espaço-tempo continua para sempre, então deve começar a repetir em algum ponto, porque há um número finito de formas em que as partículas podem ser organizadas no espaço e no tempo.

Então se você se afastar o suficiente, poderé encontrar outra versão de você — de fato, infinitas versões de você. Alguns destes "gêmeos" farão exatamente o que você está fazendo agora, enquanto os outros terão vestido uma camisola diferente esta manhã, e ainda outros terão feito escolhas de vida totalmente diferentes da sua.

Porque o universo observável se estende apenas tanto quanto a luz pode alcançar nos 13,7 bilhões de anos desde o Big Bang (que seria 13,7 bilhões de anos-luz), o espaço-tempo, além dessa distância, pode ser considerada um universo à parte. Desta forma, uma infinidade de universos existem um ao lado do outro em uma manta de retalhos gigante de universos.

4 - Universos Bolhas

bubble-universes.jpg


Além dos múltiplos universos criados por estender infinitamente o espaço-tempo, outros universos podem surgir a partir de uma teoria chamada "inflação eterna". A inflação é a noção de que o universo se expandiu rapidamente após o Big Bang, inflando como um balão. A Inflação eterna, proposto pela primeira vez pelo cosmólogo da Universidade Tufts Alexander Vilenkin, sugere que alguns bolsões do espaço param de inflar, enquanto outras regiões continuam a inflar, dando assim origem a muitos universos isolados em "bolhas" cósmicas.

3 - Universos paralelos

parallel-universes.jpg


Uma outra idéia que surge da teoria das cordas é a noção de "braneworlds" — universos paralelos que pairam fora do alcance do nosso. A ideia vem da possibilidade de muitas dimensões além das três que nós sabemos.

Brian Greene, Físico da Universidade de Columbia, descreve a noção de que "o nosso universo é um dos potencialmente numerosos, flutuando em um espaço de dimensão mais elevada, bem como uma fatia de pão dentro de um pão cósmico grandioso". Uma variação desta teoria sugere que esses universos não são sempre paralelos e fora de alcance. Às vezes, eles podem bater um no outro, causando repetidos Big Bangs que redefinem os universos novamente.

2 - Universos Filhos

universe-first-look.jpg


A teoria da mecânica quântica, que reina sobre o mundo minúsculo de partículas subatômicas, sugere outra maneira de como múltiplos universos podem surgir. A mecânica quântica descreve o mundo em termos de probabilidades, em vez de resultados definitivos. E a matemática desta teoria poderia sugerir que todos os resultados possíveis realmente ocorrem — em seus próprios universos separados. Por exemplo, se você chegar a uma encruzilhada onde você pode ir para a direira ou para a esquerda, o universo atual dá origem a dois universos filhos: um em que você vai para a direita e outro em que vai para a esquerda.“E, em cada universo, há uma cópia sua assistindo um ou outro resultado, pensando – incorretamente – que a sua realidade é a única realidade”, diz Greene.

1 - Universos matemáticos

fabric-universe-earth.jpg



Os cientistas têm debatido se a matemática é simplesmente uma ferramenta útil para descrever o universo, ou se a matemática em si é a realidade fundamental – nesse caso, nossas observações do universo são apenas percepções ditorcidas de sua verdadeira natureza matemática. Se este for realmente o caso, talvez a estrutura matemática que compõe o nosso universo não é sua única opção. De fato, todas as possíveis estruturas matemáticas existem como seus próprios universos separados.

“A estrutura matemática é algo que você pode descrever de uma maneira que é completamente independente da bagagem humana”, disse Max Tegmark, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), que propôs esta ideia. “Eu realmente acredito que existe um universo lá fora que pode existir independentemente de mim, e que iria continuar a existir mesmo se não houvesse seres humanos”.

Fonte: LiveScience
 

venom17

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
2.802
Pontos
704
tem um filme q fala disso
nele um assassino mata quase todas as outras versões dele pra ficar mais poderoso

o confronto
sem-titulo-12.jpg
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
É bem interessante, mas vale lembrar: Tratam-se de teorias BEM cruas ainda e pouco/nada comprovadas.
 

brazil123

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.429
Reações
12.066
Pontos
609
Eu apostaria na opção 3 ou até mesmo na 4.Excelente tópico:rox
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.255
Pontos
2.009
Sou leigo, mas incrivelmente curioso.
Curto pra c***lho astronomia! :rox

5 - Universos infinitos

Os cientistas não podem ter certeza de qual é a forma do espaço-tempo, mas o mais provável é que seja plana (em oposição à forma esférica) e se estende infinitamente. Mas se o espaço-tempo continua para sempre, então deve começar a repetir em algum ponto, porque há um número finito de formas em que as partículas podem ser organizadas no espaço e no tempo.

Não entendi, ta mal contada essa história.

Se ele continua pra sempre, por que se repetiria em algum ponto?

Porque há um número finito de formas em que as partículas podem se reorganizar? Por um acaso elas não podem ir se afastando infinitamente?
 


Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.890
Pontos
1.484
Sou leigo, mas incrivelmente curioso.
Curto pra c***lho astronomia! :rox



Não entendi, ta mal contada essa história.

Se ele continua pra sempre, por que se repetiria em algum ponto?

Porque há um número finito de formas em que as partículas podem se reorganizar? Por um acaso elas não podem ir se afastando infinitamente?


acho que é uma questão de estatística.

Tome um planeta. Ele é feito de X partículas (uma quantidade enorme, mas finita). Essas partículas podem se organizar de N formas diferentes. N nesse caso são as possibilidades de você ter um planeta; que também é enorme, mas é finita.

Então, se o universo for infinito, é inevitável que você tenha planetas repetidos, mesmo que eles estejam separados por um zilhão de anos-luz de distância. Afinal, em um universo infinito, mas com possibilidades finitas de organização da matéria, então é inevitável que os padrões acabem se repetindo.

Um conceito parecido pode ser aplicado a números transcendentais, como PI. Tecnicamente, toda a informação que a humanidade já produziu ou irá produzir está de alguma forma oculta em PI, por se tratar de uma sequencia infinita de números. E ainda, por cima, está lá repetida infinitas vezes.
 

maxnew

Bam-bam-bam
Mensagens
5.379
Reações
9.416
Pontos
409
o universo em bolhas não é a ideia do primeiro homens de preto?
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
acho que é uma questão de estatística.

Tome um planeta. Ele é feito de X partículas (uma quantidade enorme, mas finita). Essas partículas podem se organizar de N formas diferentes. N nesse caso são as possibilidades de você ter um planeta; que também é enorme, mas é finita.

Então, se o universo for infinito, é inevitável que você tenha planetas repetidos, mesmo que eles estejam separados por um zilhão de anos-luz de distância. Afinal, em um universo infinito, mas com possibilidades finitas de organização da matéria, então é inevitável que os padrões acabem se repetindo.

Um conceito parecido pode ser aplicado a números transcendentais, como PI. Tecnicamente, toda a informação que a humanidade já produziu ou irá produzir está de alguma forma oculta em PI, por se tratar de uma sequencia infinita de números. E ainda, por cima, está lá repetida infinitas vezes.


Vou trazer um raciocínio semelhante, do dia a dia, para ajudar a facilitar o raciocínio para os leigos.

Imaginem que você tenha um frasco com um milhão bolinhas azuis e um milhão bolinhas amarelas. Na parte de baixo estão as bolinhas azuis e em cima as amarelas. Mistura-se, então, o frasco e as bolinhas estarão todas misturadas.
Você então pega o frasco e o balança de novo. Fazendo isso infinitas vezes, necessariamente, ao balançar o frasco, haverá situações em que as bolinhas irão voltar exatamente à sua organização original (um milhão bolinhas azuis embaixo e um milhão amarelas em cima).

Essa é uma probabilidade extremamente pequena, mas existe. Da mesma forma que existe a possibilidade de os átomos se organizarem exatamente da mesma forma que o sistema solar, há anos-luz de distância.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.054
Pontos
1.774
Eu gostei das teorias...
Mas acho que nem eu, e nem nenhum de vocês que ler isto vai descobrir qual delas é a verdade se é que uma delas se aproxima da verdade.
O Homem ainda está distante de ter certeza de algo...
Aliás não sabe nem o que tem no próprio planeta...outro dia saiu uma matéria dizendo que a sabemos mais sobre a superfície de Marte do que sobre o nosso fundo do mar...
 

Aion_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.012
Reações
3.334
Pontos
979
Eu gostei das teorias...
Mas acho que nem eu, e nem nenhum de vocês que ler isto vai descobrir qual delas é a verdade se é que uma delas se aproxima da verdade.

Você está correto pq ninguem aqui nesse forum é cosmologo :p. Mas se o sinal pego pelo Biceps 2 for cosmologico mesmo, e bater com alguns modelos infçacionários, o cenário exposto no numero 4 (universos bolhas) é inevitável.
 

Paranoid93

Bam-bam-bam
Mensagens
1.678
Reações
2.000
Pontos
303
Depois de ver esse tópico lembrei de assistir uma serie foda relacionada ao assunto, Sliders. :rox
 

Alx_Luthor

Supra-sumo
Mensagens
2.558
Reações
651
Pontos
194
O artigo já começa falhando dizendo que o universo observável tem somente 13,6 anos-luz de diâmetro.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
O artigo não diz isso, ele diz apenas que recebemos luz emitida a 13 bilhões de anos atras

Não. O artigo esta errado sim.

O universo observável tem um raio de mais de 46 bilhões anos-luz.

E ele erra novamente porque não é só porque não podemos observar alguma região fora do universo observável que ela pode ser considerada outro universo.

 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.890
Pontos
1.484
e afinal, pode mesmo o universo ser infinito?

O big-bang não deveria ser uma "prova" de que o universo é finito? Li uma explicação de um físico sobre isso, mas não entendi direito; como pode um universo que em um momento era finito (a singularidade do BB), passa então a ser infinito.

Pelo menos do jeito que sempre imaginei, um universo infinito deveria ser também eterno, nunca tendo tido um começo.

A menos que esse "infinito" se refira a algo acima do BB, algo que fica o tempo todo gerando novos universos, e o nosso seria apenas um deles.
 

Aion_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.012
Reações
3.334
Pontos
979
Não. O artigo esta errado sim.

O universo observável tem um raio de mais de 46 bilhões anos-luz.

E ele erra novamente porque não é só porque não podemos observar alguma região fora do universo observável que ela pode ser considerada outro universo.



Continuo a não ver aonde ele diz que o universo tem raio de 13,7 bilhões de anos-luz. Ele escreve isso: "13,7 bilhões de anos desde o Big Bang (que seria 13,7 bilhões de anos-luz)". Ambas as afirmações estão corretas, a luz da CMB foi emitida a 13 bilhõe de anos e a mesma viajou 13 bilhões de anos luz até chegar aqui, afinal nada pode viajar mais rapido que a luz. Obviamente que as regiões que emitiram essa luz estão hoje á uma distancia muito maior devido a expansão cosmica, como vc apontou.
 

Aion_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.012
Reações
3.334
Pontos
979
e afinal, pode mesmo o universo ser infinito?

O big-bang não deveria ser uma "prova" de que o universo é finito? Li uma explicação de um físico sobre isso, mas não entendi direito; como pode um universo que em um momento era finito (a singularidade do BB), passa então a ser infinito.

Pelo menos do jeito que sempre imaginei, um universo infinito deveria ser também eterno, nunca tendo tido um começo.

A menos que esse "infinito" se refira a algo acima do BB, algo que fica o tempo todo gerando novos universos, e o nosso seria apenas um deles.

Se o universo é infinito hoje, ele deve ser infinito no passado, inclusive no big bang (nesse ponto o espaço é infinito mas com densidade e temperatura muito altas, ao menos é assim que eu entendo o big bang).

Seu problema é visualizar como um universo infinito pode expandir?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.890
Pontos
1.484
Se o universo é infinito hoje, ele deve ser infinito no passado, inclusive no big bang (nesse ponto o espaço é infinito mas com densidade e temperatura muito altas).

Seu problema é visualizar como um universo infinito pode expandir?


Nops, um universo infinito expandindo é facil de entender.

o problema é passar de um estado finito, afinal o universo era apenas um ponto, para um infinito.

Pelo que sei, o espaço não era infinito no BB, o espaço foi criado pelo BB. E a própria massa do universo não deveria ser infinita no BB.
 

Alx_Luthor

Supra-sumo
Mensagens
2.558
Reações
651
Pontos
194
Se ele não é infinitamente antigo, ele no máximo pode ser semi-finito não? Tipo na matemática que temos retas infinitas, semi-infinitas e finitas por exemplo.
 

Aion_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.012
Reações
3.334
Pontos
979
o problema é passar de um estado finito, afinal o universo era apenas um ponto, para um infinito.

Pelo que sei, o espaço não era infinito no BB, o espaço foi criado pelo BB. E a própria massa do universo não deveria ser infinita no BB.

Sim, se o universo é infinito hoje ele deve ser infinito no passado, se ele é finito assim o era antes. A questão se é ou não infinito está em aberto:

http://www.space.com/24073-how-big-is-the-universe.html
http://www.esa.int/Our_Activities/S...ite_or_infinite_An_interview_with_Joseph_Silk
http://map.gsfc.nasa.gov/universe/uni_shape.html

E tipo, pelo que entendo, o big bang não era uma singularidade como um buraco negro, onde toda a matéria está concentrada em um espaço minusculo, e sim pq a temperatura e densidade são tão altas que a física teórica atual não pdoe dizer o que acontecia ali (precisa de uma teoria de gravidade quantica)
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Nops, um universo infinito expandindo é facil de entender.

o problema é passar de um estado finito, afinal o universo era apenas um ponto, para um infinito.

Pelo que sei, o espaço não era infinito no BB, o espaço foi criado pelo BB. E a própria massa do universo não deveria ser infinita no BB.


Porquê o BB tinha que criar um "espaço"?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.890
Pontos
1.484
Porquê o BB tinha que criar um "espaço"?


a expansão do universo é a própria criação do espaço.

No BB não havia espaço algum, havia no entanto toda a energia do universo. A inflação produziu o espaço, reduzindo a densidade do universo.

Esse é um dos motivos do porque não se deve pensar no BB como uma simples "explosão", uma explosão é a irradiação de matéria e energia pelo espaço. Mas o BB foi uma rápida expansão do próprio espaço.
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
a expansão do universo é a própria criação do espaço.

No BB não havia espaço algum, havia no entanto toda a energia do universo. A inflação produziu o espaço, reduzindo a densidade do universo.

Esse é um dos motivos do porque não se deve pensar no BB como uma simples "explosão", uma explosão é a irradiação de matéria e energia pelo espaço. Mas o BB foi uma rápida expansão do próprio espaço.


Então, é dificil pensar, mas quero entender porque existe o espaço entendeu, tipo, sabemos que ele também é algo, por exemplo, a folha e o espaço onde escrevemos.
Sei que estou tondo enrolado no questinamento hehheheh
 

Dildoidão

Supra-sumo
Mensagens
1.584
Reações
1.969
Pontos
193
Eu ainda prefiro aquela outra teoria que diz que existe um universo dentro de cada buraco negro, ou algo assim. Pra mim, é o que faz mais sentido.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.717
Reações
18.450
Pontos
703
Gosto muito, mas muito desse assunto.

Eu tenho um entendimento de que existe o multiverso, compostos por incontáveis universos paralelos.

O que ocorre é que muitos físicos teóricos buscam dissecar o espaço-tempo, entendendo que existem outras dimensões, criando diversas doutrinas na física, acerca da possibilidade de existirem diferentes conceitos de universo, como os cinco exemplos colocados no tópico.

Não levam em conta de que um universo pode ter incontáveis camadas sobrepostas uma encima da outra. E a essas camadas, atribuo o nome de realidades, uma diferente da outra. Teríamos a realidade alternativa, a realidade paralela, realidade verdadeira, e outras denominações que uso na minha filosofia de entender o universo.

Pura viagem na maionese, mas é aquele ditado: o homem sem imaginação é igual a um pássaro sem asas.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Continuo a não ver aonde ele diz que o universo tem raio de 13,7 bilhões de anos-luz. Ele escreve isso: "13,7 bilhões de anos desde o Big Bang (que seria 13,7 bilhões de anos-luz)". Ambas as afirmações estão corretas, a luz da CMB foi emitida a 13 bilhõe de anos e a mesma viajou 13 bilhões de anos luz até chegar aqui, afinal nada pode viajar mais rapido que a luz. Obviamente que as regiões que emitiram essa luz estão hoje á uma distancia muito maior devido a expansão cosmica, como vc apontou.

Veja o video que eu postei
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Impossível não lembrar disso:

Official_cover_art_for_Bioshock_Infinite.jpg


Quem não jogou "só por jogar" vai entender.
 
Topo Fundo