Metal Gear Solid 2
Eu dei introdução no questionamento da tese do ''PS2 sendo plataforma líder'' para recapitular essa tese é de senso comum e diz que, quando uma plataforma é líder e tem o jogo desenvolvida originalmente para ela, se tornará pior quando for transferido para outra plataforma. Eu discordo pois se a plataforma que for receber o port for igual ou mais poderosa ela fará o jogo idêntico ou melhor se assim os devs quiserem ou não forem limitados por contratos. Mas ao ver Metal Gear Solid 2 me veio mais um ponto nesse difícil aspecto: que é ''o jogo em si'' é um conceito mais profundo, xbox é uma máquina mais poderosa que o ps2 e pode exibir jogos mais bonitos que o ps2, porém ela nunca poderia fazer um MGS2 melhor, ela até poderia fazer, melhor e mais bonito, mas como foi feito e da forma que é, não.
Metal Gear solid 2 é o early game que vendeu o PS2, era o jogo mais hypado, sendo exibido ainda no ano 2000, sem dúvidas não havia nada igual até então, nem no Dreamcast, no inicio de 2001 a konami soltou zone of the enders que trouxe a demo do MGS2 e enfim no final do ano de 2001 MGS2 foi lançado sendo o grande jogo do PS2 até então, um dos mais vendidos, só que GTA 3 um dos mais feio foi quem levou o caneco.
Dados Básicos:
Resolução 512x448 480i a 60fps
contagem polygonal dos modelos: Snake 4000 Raiden 3,700, inimigos não sei chuto 1000
contagem polygonal: segundo emulador média de 30k por quadro.
Texturas 8 bits 256x256 e move até 10MB de texturas por frame.
Os ambientes do jogo são normalmente criticado pelos haters por serem estéreos, mas na verdade o visual se encaixa super bem na proposta do jogo e nas limitações do ps2.
Sombras são parte da experiência do jogo, os cenários apresentam pre baked shadows mas os modelos apresentam sombras em tempo real, inclusive consegue combinar sombras e reflexos ao mesmo tempo em alguns cenários. se tu atirar na lâmpada, a sombra some mas o reflexo permanece.
O jogo abusa de cinematics em tempo real, motion blur e depth field, isso pesa tanto que dropar os frames, nem todo hardware estava preparado para esses pós processamentos.
Há muito que dizer desse jogo, foi o primeiro jogo complexo em 60fps, os corpos não somem, ao atirar em sacos de alimento os alimentos caem de dentro, em outros jogos do tipo isso não ocorre, muita coisa pode ser destruída e quando tu volta ela não se reconstrói, a inteligência artificial funciona super bem, os inimigos projetam sombras ao serem iluminados pela lanterna (per pixel light) os cabelos são possuem uma boa técnica de renderização, as animações de movimento corporal e de rosto são perfeitas, a água é muito boa e possui ondulações, as partículas durante mergulho, efeitos de raios durante a batalha etc há lista que colocam MGS2 na lista das grandes proezas tecnicas do PS2 mesmo sendo early game.
Xbox
Dados básicos:
resolução: 640 x448 progressive scan
Apesar da resolução levemente maior o xbox possuí uma fidelidade inferior de texturas no geral, elas tem uma aparência suja, por outro lado não há o problemas de renderização do ps2, os jaggies são menos aparentes, conforme a imagem mostrar.
Conclusão: Entre os downgrades do xbox estão o depth field, uma redução nas partículas, texturas sujas e quedas de frame rate, o ps2 é bem sólido mas cai também, o único upgrade foi a adição de dolby digital durante gameplay, o ps2 tem durante as cutscenes e o xbox não, isso ocorre pois o jogo inutiliza a capacidade do xbox em supera-lo, as áreas pequenas beneficiam o PS2 e a largura de banda impede que os efeitos sejam perfeitamente igualados, certamente o xbox pode mais mas para isso o jogo teria de ser mudado...em outras palavras ser outro jogo, o port não é ruim apenas decepciona principalmente se levarmos em conta os poderes do xbox. MGS2 foi um landmark para a sexta geração e poucos jogos sequer chegou perto de igualar a riqueza de detalhes, física visto nesse jogo.