O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A água nos Videogames.

Sereal Killer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.841
Reações
1.323
Pontos
979
"A água é um exemplo de totalidade sem forma; ela pode preencher qualquer recipiente, e ainda é uma substância sem forma. Devido à sua ausência de forma, ela permeia tudo... A água pode fluir, e também pode arrebentar!"
Bruce Lee​

[youtube]9aHYwPRLnzg[/youtube]

[SIZE="5"][COLOR="Black"]Tecnologia[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="4"]Uma palavra de peso[/SIZE]​

Qual é a relevância da tecnologia empregada nos jogos de videogame atualmente? Bem, aparentemente, toda. Uma boa qualidade gráfica e/ou física pode fazer a fama de uma nova franquia (Gears of War), dar um novo gás para uma mais clássica (Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots) ou ainda abalar consideravelmente uma terceira (Alone in the Dark: Near Death Investigation).

40188.jpg


Por mais que um jogo traga uma história elaborada, personagens carismáticos e uma boa dose de bom humor, coisas como braços atravessando paredes, imagens flutuando, quebra de gráficos, etc. acabam sempre tirando um pouco do brilho do título e fazendo mesmo o jogador mais condescendente torcer o nariz. Quer dizer, hoje o nível de tecnologia empregado em um projeto para videogames é absolutamente vital; e as desenvolvedoras sabem disso, é claro.

Em meio a toda essa exigência, um dos fatores que mais chamam a atenção é sem dúvida a forma como o jogo retrata a água. Quer um exemplo? Bioshock, embora seja também muito conhecido por conter um enredo envolvente e uma jogabilidade primorosa, teve o seu efeito de água — que ficou a cargo da ótima Unreal Engine 3 — largamente comentado.

123agua.jpeg


E qual seria o motivo de toda essa relevância do "elemento que dá a vida" nas análises de jogos, tanto por parte dos jogadores quanto da mídia especializada? Bem, talvez seja pelo espetáculo causado por uma água límpida e cristalina.

Talvez ainda pela própria dificuldade técnica que implica a retratação visual e física de um elemento tão dinâmico quanto um fluído. Fato é que, hoje, um título é grandemente avaliado apenas pela sua beleza e pelo realismo que consegue passar ao jogador.

[SIZE="5"][COLOR="Black"]Água[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="4"]Ontem, uma forma deselegante de morrer. Hoje, um espetáculo visual[/SIZE]​

Revirando nos primórdios dos videogames, é fácil perceber a água servia principalmente para duas coisas: ou trazia uma morte insossa para o personagem (fazendo com que uma "vida" fosse gasta), ou servia apenas como um pano de fundo, já que, bem, alguma coisa deveria estar lá, não é?

123flight.jpeg


A primeira tentativa de retratar a água em um jogo se deu em 1982, com o jogo Flight Simulator. A bem da verdade, tratava-se mais de algumas dúzias de riscos que desafiavam o poder de abstração dos jogadores. Mas, enfim, foi um começo.

Com o passar do tempo, as poças mortais foram ficando mais detalhadas, dando ao valioso líquido a impressão de movimento e também texturas um pouco mais decentes. A água também passaria a ganhar alguma utilidade, como em California Games, no qual uma onda não muito convincente, mas sem dúvida bastante dinâmica, servia como base para algumas manobras de surfe.

123california.jpeg


No início dos anos 90 surgiria também o famoso Myst, que trazia um sereno e estático mar para rodear a famosa ilha. Embora se parecesse mais com um cartão postal, os jogadores começaram a perceber que se podia, sim, ter a água retratada de forma bastante decente em um título de videogame.

123myst.jpeg


[SIZE="5"][COLOR="Black"]Pilar de muitos jogos[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="4"]De figurante a elemento principal[/SIZE]​

Você provavelmente deve se lembrar de vários títulos de corrida sobre a água antes do famoso Wave Race 64. Entretanto, o título foi sem dúvida — com o perdão do trocadilho infame — um dos grandes "divisores de águas". Para uma geração de jogadores de 1996, o joga trazia texturas belas e também bastante dinâmicas, interagindo de forma bastante realista com os jet skis dos corredores.

[youtube]nFWT0CPAlO4[/youtube]

Vários outros jogos na época também marcaram por acrescentar efeitos de água cada vez mais convincente. Entretanto, algum tempo mais tarde, ocorre uma curiosa volta às origens. Surge GTA 3, com belos gráficos e um ambiente interativo. Entretanto, tal qual acontecia com os primeiros jogos dede plataforma, o protagonista do jogo (na época ainda sem nome) morria instantaneamente caso caísse no mar.

Em algum lugar foi dito que "ele é um mafioso, não um desportista" — ou alguma coisa parecida. Mas, enfim, visualmente, a água de GTA 3 de fato não fazia feio, e a morte um tanto infeliz acabaria sendo corrigida em GTA San Andreas.

22812.jpg


[COLOR="Black"][SIZE="4"]Os atuais supra-sumos da tecnologia[/SIZE][/COLOR]​

Sem dúvida existe uma considerável distância entre o fundo azul de River Raid (Atari 2600) e os atuais ícones quando o assunto é a forma de retratar a água nos jogos de videogame. Em primeiro lugar, hoje já não se fala necessariamente em títulos. Isso porque as próprias engines, os softwares encarregados do espetáculo físico e visual dos jogos, acabaram se tornando verdadeiras celebridades.

[youtube]XQHXvAvFCgw[/youtube]

Hoje é bem sabido pela maioria dos jogadores que, por exemplo, o espetáculo visual de Bioshock é criado pela renomada Unreal Engine 3, ou que Crysis deve o seu ambiente imersivo e realista à ótima CryEngine. Ou, ainda, que Half-Life 2 utiliza a não menos funcional Havok.

[youtube]VqVVIc3Lrj0[/youtube]

E é ainda verdadeiramente impressionante como infindáveis polígonos virtuais conseguem hoje enganar a vista humana a tal ponto que se tem realmente a impressão de se estar passando sob uma cachoeira ou mesmo de que uma câmara, de fato, está sendo inundada por milhares de litros de água.

[youtube]IR0ZuVVXLPQ[/youtube]

É claro, a limitação ainda é bastante perceptível. Entretanto, novas promessas são feitas (como Hydrophobia) na medida em que os atuais supra-sumos da tecnologia tornam-se rapidamente obsoletos. Novas texturas entram em cena, o que era maravilhoso acaba finalmente mostrando os seus defeitos. De fato, se vê hoje ao longe a época em que as poças d'água serviam apenas para acabar com as "vidas" do personagem e diminuir os fios de cabelo das cabeças dos jogadores.

98829.jpg


Sejam bem-vindos ao futuro.

Ctrl+C Ctrl+V do Baixaki Jogos

Materia muito boa.
 

EvilHunterBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
1.193
Pontos
924
Realmente muito boa a materia! E pra mim BioShock tem a melhor agua dos consoles!
 

don_vito256

Veterano
Mensagens
1.978
Reações
1
Pontos
147
Eu me lembro dos jogos antigos, tipo os Sonic, Castlevania e tal, que tinham a temida "Fase da Água":D
 

Leitexx

Veterano
Mensagens
2.722
Reações
2
Pontos
149
Legal mesmo, pior que é muito legal ficar vendo como a agua flui nos jogos. Num tem quem num passe algum tempinho brincando com a fisica dos jogos, principalmente da agua.
 

Chris Redfield

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
7.308
Pontos
1.484
pensei que tinha derramado água no videogame... hehehe...


depois eu vou ler, utube aqui é bloqueado...
 


Prinze

Bam-bam-bam
Mensagens
6.846
Reações
1.800
Pontos
324
Evil HeadHunter;3704857 disse:
Realmente muito boa a materia! E pra mim BioShock tem a melhor agua dos consoles!

A agua do Bioshock é linda...
mas a mais show é a do Crysis very high sem duvida...


crysis e crysis warhead tudo é mais bonito heheheheeh
 

koxitos

Veterano
Mensagens
1.616
Reações
15
Pontos
109
[COLOR="DarkSlateBlue"] Eu acho o melhor efeito de água foi em dois jogos Gears Of Wars - Na Floresta Chuvosa, aquele efeito da água correndo no tronco das árvores muito fodastico!

Bioshock nem preciso falar dos efeitos de água no jogo tá tudo em quanto é lugar rsrsrs!!![/COLOR]


[:king]
 

Takeji Yakabi

Bam-bam-bam
Mensagens
2.942
Reações
1.437
Pontos
279
eu sempre odiei fases com água, e odeio ateh hj....jogar com o personagem dentro da agua eh uma monotonia q soh, além de ser ruim controlar....exige muita paciência.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.948
Reações
130.961
Pontos
2.274
don_vito256;3704919 disse:
Eu me lembro dos jogos antigos, tipo os Sonic, Castlevania e tal, que tinham a temida "Fase da Água":D

Eu suo frio e meu olho direito começa a tremer só de lembrar das fases aquaticas do Sonic.
.
Maldita musiquinha de quando ta acabando o ar.
 

Jet Limão

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.349
Reações
6.883
Pontos
1.099
É um elemento que sempre chamou a minha atenção além do fogo logo no surgimento do universo 3d. Pra mim um visual estupendo é sim um bom motivo de replay do jogo.
 

Chuck_Norris

Habitué da casa
Mensagens
3.561
Reações
1
Pontos
86
Bowser;3705118 disse:
Não sei como não citaram Super Mario Sunshine, a água naquele jogo é espetacular, jogar esse jogo num dia de calor chega a ser tortura :lol

Pior que esse jogo já se passa em um ilha tropical, com cores bem fortes, uma água muito bem feita, uma espécie de evolução da água de pikmin!!!! put* cara realmente é uma tortura mesmo!!!! Mas a água que mais me impressionou (e continua me impressionando, porque parece que não aparenta a idade que tem) é a água de Wave Race 64!!! Tenho o jogo em casa e sempre que ponho aquele cartucho, ouço aquela trilha sonora relaxante e começo a andar de jet-sky, me lembro que já faz 5 anos[kzangado][kzangado] que eu não vou pra praia ou até mesmo algum parque aquático!!!!!!!!! Meu serviço faz de mim um escravo do trabalho!!!!!!!:-(:-(
 

Sulu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.018
Reações
141
Pontos
804
Chuck_Norris;3705263 disse:
Pior que esse jogo já se passa em um ilha tropical, com cores bem fortes, uma água muito bem feita, uma espécie de evolução da água de pikmin!!!! put* cara realmente é uma tortura mesmo!!!! Mas a água que mais me impressionou (e continua me impressionando, porque parece que não aparenta a idade que tem) é a água de Wave Race 64!!! Tenho o jogo em casa e sempre que ponho aquele cartucho, ouço aquela trilha sonora relaxante e começo a andar de jet-sky, me lembro que já faz 5 anos[kzangado][kzangado] que eu não vou pra praia ou até mesmo algum parque aquático!!!!!!!!! Meu serviço faz de mim um escravo do trabalho!!!!!!!:-(:-(

Wave Race 64 é impressionante mesmo, ainda hoje. Com certza estava muito a frente de qualquer coisa na época em que foi lançado. Nos outros jogos a água era basicamente uma textura transparente, mas em Wave Race ela tinha "vida". Muito foda!!!
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Agua é uma das coisas que mais evoluiu nos jogos... talvéz por misturar tanto fisica quanto graficos que são dois elementos que muito se beneficiaram do avanço de processamento.
Sulu;3705383 disse:
Wave Race 64 é impressionante mesmo, ainda hoje. Com certza estava muito a frente de qualquer coisa na época em que foi lançado. Nos outros jogos a água era basicamente uma textura transparente, mas em Wave Race ela tinha "vida". Muito foda!!!
Concordo... a "fisica" da agua dele é muito divertida pra corridas de jetsky... ainda é um dos jogos de corrida mais divertidos que tem e é muito interessante como esse jogo envelheceu bem.

FALOW
U
I
 

aftas

Ser evoluído
Mensagens
1.543
Reações
1
Pontos
41
ótimo tópico.
aguas que marcaram:
waverace do n64 era muito bem feito pra época.

crysis no máximo chega a simular o efeito da luz se separando em prisma ao olhar de dentro da água pra fora.

mas....o mais trampado que eu vi é bioshock sem dúvida...água pingando, vazando, escorrendo, em ondas, etc etc etc. trocentos efeitos diferentes e trampados pra água.:rox
aliás, a única coisa que "faltou" em bioshock foi uma ou outra saída pro ambiente externo de rapture, tendo que nadar de um prédio a outro antes que falte o oxigênio!! já pensou?!
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
aftas;3705413 disse:
ótimo tópico.
aguas que marcaram:
waverace do n64 era muito bem feito pra época.

crysis no máximo chega a simular o efeito da luz se separando em prisma ao olhar de dentro da água pra fora.

mas....o mais trampado que eu vi é bioshock sem dúvida...água pingando, vazando, escorrendo, em ondas, etc etc etc. trocentos efeitos diferentes e trampados pra água.:rox
Bioshock tb me impressionou mais que Crysis em relação a agua.

Pra não ser injusto Crysis é fodão em graficos... mas quando vc tira vegetação de cena ele fica nada impressionante... bem igual a quase tudo que tem por ai... ta, as texturas dele tb são top... mas sozinhas não impressionariam tanto.

FALOW
U
I
 

shadow gamer

F1 King
Mensagens
9.892
Reações
942
Pontos
984
Eu gosto bastante da água de Super Mario Sunshine.

E, engraçado, há pouco eu estava lendo o review da OS para Half-Life 2, onde rasgaram elogios para... a água! Oh! O/

Já se vão 4 anos (como o tempo voa, não?), nunca joguei o game e fiquei curioso...
 

Brian_Zero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.543
Reações
2.292
Pontos
369
Bah, eu adoro a água do Mario Sunshine também! Ainda mais com o FLUDD lavando a sujeira na primeira fase! Me faz relembrar quando eu era criança e brincava de guerra de bexiguinhas e mangueiras com o pessoal! Adorei aquele jogo!
 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.479
Reações
17.134
Pontos
1.389
Complicado simular água da forma como tem que ser. Os programas 3D já conseguem resultados muito bons, porém às custas de muito poder de processamento. Atualmente o que vemos é geralmente uma malha poligonal com shaders aplicados. Quando a interação começa, percebemos que temos muito chão ainda a percorrer.
Pelo tempo que esse Hidrophobia está em produção, ou eles vem com uma tremenda bomba ou vão mostrar tudo o que prometeram com essa enguine "aquática":lol. A julgar pelo último vídeo visto... a coisa está ficando pra lá de interessante pelo menos.
 

Subaru Sakurazuka

Bam-bam-bam
Mensagens
14.733
Reações
6.461
Pontos
469
Fiquei feliz ao ver que mta gente reconhece como bom Wave Race 64.
Um dos jogos de corrida mais divertidos que já joguei... e, apesar dos modelos feios pra cacete, a água do jogo é bem feita e o jogo não envelheceu mal não!
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
olha, eu acho o efeito de chuva forte do F1 do PS3 muito bem feito, parece que está escorrendo água mesmo pela tela..rsrsrs
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.157
Reações
8.901
Pontos
1.449
Evil HeadHunter;3704857 disse:
Realmente muito boa a materia! E pra mim BioShock tem a melhor agua dos consoles!

O melhor efeito de aguas já visto foi no Game Uncharted... Até a Roupa do Personagem molha...
 

oliveirageorge

Veterano
Mensagens
955
Reações
48
Pontos
119
Gostei muito da água do Tekken 4.... excelente!!!! Ahh, também a do timeshift do PS3 (acho que é assim)...
 

soloucuraman

Supra-sumo
Mensagens
5.127
Reações
3
Pontos
179
Muito boa a matéria, curto muito o efeito de água, Bioshock é disparado o melhor joguei no PC no High e é foda...
O Far Cry na época me impressionou batante, nas áreas altas beira-mar era muito louco ficar só admirando a água.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.950
Reações
38.506
Pontos
1.839
rmrios;3705660 disse:
O melhor efeito de aguas já visto foi no Game Uncharted... Até a Roupa do Personagem molha...
Nem acho tudo isso não.

Acho Uncharted absolutamente sensacional, mas a água ao meu ver tem pontos fortes e fracos. A fase do Jetski por exemplo é bem malfeitinha.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
rmrios;3705660 disse:
O melhor efeito de aguas já visto foi no Game Uncharted... Até a Roupa do Personagem molha...
Em Bioshock Tb[kviraolho]:lol

FALOW
U
I
 

jukashow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.443
Reações
1.474
Pontos
984
A água do Uncharted é muito BONITA, porém peca no realismo...

A fase do jetski mesmo a agua eh totalmente sem nocao... caricata...toda verde hehe
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.157
Reações
8.901
Pontos
1.449
JUGULADOR;3706047 disse:
Em Bioshock Tb[kviraolho]:lol

FALOW
U
I


Eu tenho a Demo do Bioshock e não me lembro de conseguir ver a roupa do personagem... :-D

Mas por esse video upado ai realmente Bioshock é realismo puro... ;)
 
Topo Fundo