Dark Goomba
Bam-bam-bam
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Não sei se um tópico similar já foi feito, então...
Tenho a impressão que o público que paga por preços inflacionados tende a diminuir, pois a situação está cada vez mais ridícula, com preços estratosféricos, falsificações, etc.
Existem dois públicos distintos no mercado retrô: o colecionador que sabe o que quer e que tem paciência pq entende do que está comprando e o cara que paga absurdos pq o jogo é "raru".
Penso que o colecionador verdadeiro é o primeiro (com paciência e conhecimento) e composto de um público fiel que vai estagnar, mas sempre estará lá. O cara que paga absurdos pelos "rarus", em minha opinião, é movido pela nostalgia e impulso do momento e não vejo como esse público possa aumentar, já que estamos entrando em uma era onde os jogos são digitais e a galerinha está em outra vibe.
Resumo: Acho que o público do "raru" está na faixa dos 30 anos, com dinheiro para gastar e muita nostalgia por NES, SNES, Mega, locadoras, jogar com colegas depois da aula, etc. Não vejo como isso irá se sustentar com as gerações mais novas.
Pois bem... disserem, caso não tenham nada melhor para fazer.
Edit 22.08.17: Um ponto importante que acho que a galera não está considerando para a "renovação" do mercado retrô: crescimento da distribuição digital.
Tenho a impressão que o público que paga por preços inflacionados tende a diminuir, pois a situação está cada vez mais ridícula, com preços estratosféricos, falsificações, etc.
Existem dois públicos distintos no mercado retrô: o colecionador que sabe o que quer e que tem paciência pq entende do que está comprando e o cara que paga absurdos pq o jogo é "raru".
Penso que o colecionador verdadeiro é o primeiro (com paciência e conhecimento) e composto de um público fiel que vai estagnar, mas sempre estará lá. O cara que paga absurdos pelos "rarus", em minha opinião, é movido pela nostalgia e impulso do momento e não vejo como esse público possa aumentar, já que estamos entrando em uma era onde os jogos são digitais e a galerinha está em outra vibe.
Resumo: Acho que o público do "raru" está na faixa dos 30 anos, com dinheiro para gastar e muita nostalgia por NES, SNES, Mega, locadoras, jogar com colegas depois da aula, etc. Não vejo como isso irá se sustentar com as gerações mais novas.
Pois bem... disserem, caso não tenham nada melhor para fazer.
Edit 22.08.17: Um ponto importante que acho que a galera não está considerando para a "renovação" do mercado retrô: crescimento da distribuição digital.
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