O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A "bolha retrô" existe e vai estourar?

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
Não sei se um tópico similar já foi feito, então...

Tenho a impressão que o público que paga por preços inflacionados tende a diminuir, pois a situação está cada vez mais ridícula, com preços estratosféricos, falsificações, etc.

Existem dois públicos distintos no mercado retrô: o colecionador que sabe o que quer e que tem paciência pq entende do que está comprando e o cara que paga absurdos pq o jogo é "raru".

Penso que o colecionador verdadeiro é o primeiro (com paciência e conhecimento) e composto de um público fiel que vai estagnar, mas sempre estará lá. O cara que paga absurdos pelos "rarus", em minha opinião, é movido pela nostalgia e impulso do momento e não vejo como esse público possa aumentar, já que estamos entrando em uma era onde os jogos são digitais e a galerinha está em outra vibe.

Resumo: Acho que o público do "raru" está na faixa dos 30 anos, com dinheiro para gastar e muita nostalgia por NES, SNES, Mega, locadoras, jogar com colegas depois da aula, etc. Não vejo como isso irá se sustentar com as gerações mais novas.

Pois bem... disserem, caso não tenham nada melhor para fazer.

:kforever


Edit 22.08.17: Um ponto importante que acho que a galera não está considerando para a "renovação" do mercado retrô: crescimento da distribuição digital.
 
Ultima Edição:

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Só sei quando vejo o "raru" no anuncio, já torço o nariz. Nego usa isso como desculpa pra tacar o preço lá em cima.
E ainda tem os que cobram a mais pela caixa e manual.

Eu já tentei colecionar, mas quando eu notei a putaria que tem por trás disso, desisti na hora.
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Eu quero ver quando essa galera que vende RARU se deparar com a realidade de colecionadores reais se deparam: a de que com o tempo, os aparelhos, cartuchos e mídias estragam e que exigem manutenção.....
Tenho sentido na pele isso.. coleciono desde 2000... Enfim, tem coisa que vem me dando trabalho e às vezes me questiono se vale a pena manter pelo tempo que hoje em dia consigo dedicar a jogatina/colecionismo.
Mas enfim, quero ver esses loucos do ML vendo o próprio produto se desfazer na mão.. na certa não se preocupam com o próprio produto, visto a qualidade de consoles e cartuchos em estado lamentável sendo vendidos como RARU.... Deixem os caras "morrerem" com o LIXO mas mãos....
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.944
Reações
56.987
Pontos
2.164
Claro que não vai estourar, a maioria deles vendem pra desinformados ou preguiçosos.

Tem inumeras formas de comprar, e a melhor delas é importando.

A real é que retro está caro no mundo todo, não só aqui. Só aqui tem o jeitinho brasileiro.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Pior que eu acho que não tem volta não viu. Só tende a ficar cada vez mais caro.
 


Cronu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.484
Reações
1.887
Pontos
869
Comecei um pouco tarde, em 2008, mas ainda assim não paguei mais que 200,00 em nenhum jogo que tenho, e todos são completos com caixa e manual.
Eu não sei se posso reclamar da bolha, já que se precisasse vender tudo não venderia pelo preço que paguei, além de que eu mesmo estou segurando muitos jogos.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.241
Reações
5.150
Pontos
694
Comecei a colecionar em 2010, e adivinha o que o pessoal lá naquele ano dizia: que as coisas estavam aumentando de valor, que era uma bolha e uma hora iria estourar. Bom, passaram-se 7 anos, jogos que eram 40 hoje pedem 200, jogos que custavam 200 hoje pedem 1000. Ou seja, não vai estourar. O maximo que pode acontecer é oscilar um pouco, mas voltar ao padrão que era em 2010, ou antes disso, pode esquecer.
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.258
Reações
12.139
Pontos
703
Como disse no outro tópico, a unica coisa que faria essa bolha retro estourar era a 3° guerra mundial.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.502
Reações
39.631
Pontos
1.053
duvido muito que alguem queira perder dinheiro, mesmo que a bolha ninguem vai querer vender por pouco o seu game. A tendencia e so aumentar, e a galera que quer jogar mesmo partir pros flashcards.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
^^ Isso.

Comecei a comprar os retroconsoles somente depois das facilidades que os flashcarts dão. O problema maior são on games mesmo e não os consoles.
Minha intenção é apenas jogar na excelência e não colecionar, então o dinheiro que gastaria com cartuchos vai pra outras coisas.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
^^ Isso.

Comecei a comprar os retroconsoles somente depois das facilidades que os flashcarts dão. O problema maior são on games mesmo e não os consoles.
Minha intenção é apenas jogar na excelência e não colecionar, então o dinheiro que gastaria com cartuchos vai pra outras coisas.
Eu também prefiro pegar flashcard hoje em dia, e só pego os jogos que não rodam no flash card, ou algum jogo que eu goste muito e apareça por um bom preço.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Quem quer colecionar precisa ter dinheiro mesmo, aqui não é Comunismo onde todo mundo pode ter tudo, cada um tem o que pode, se os preços estão altos, existe gente para comprar... E não vem com essa de que o Brasil só tem esperto... Você pode ser mais esperto importando do Japão ou dos EUA.

As pessoas não precisam vender no preço que você acha que vale. E lembrando que eu não coleciono e muito menos vendo, é só uma opinião.

Hoje com os flash cards ficou muito melhor para quem quer JOGAR, compra um Mega e um SNES no OLX, vai pagar 200 reais em cada, mais dois flash cards chineses, vai pagar 100 reais em cada, pronto... Já tem jogo pra vida toda.

Agora, se quer colocar jogos na estante, na caixinha e manual, e ainda quer pagar 50 reais em uma raridade dessas? Tá de brincadeira né.

A bolha só estoura quando as pessoas decidem parar de comprar, e mesmo assim, quem já pagou caro não irá dar de "graça" para os outros.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Esse é um assunto complicado de debatar porque as pessoas se deixam levar pelo que experienciam da situação e do que consideram justo mas vamos lá.

O mercado de retrogames oscilou diversas vezes durante os anos, o problema é que quando aparece alguém com dúvidas são sempre pelos produtos mais procurados de sempre, estes não tendem a baixar o valor e também não sobem astronomicamente mas estão sempre acima ou muito acima da média porque tem muita procura e visibilidade. Isso não é assim que funciona somente no Brasil, no mundo é assim, inclusive muitos desses produtos são encontrados mais baratos aqui do que lá fora ou na média do preço exterior, a diferença é que nossa demanda e qualidade é muito menor, fazendo parecer que temos mais ofertas e por consequência preços mais altos.

Muitos dos que reclamam ou deixam de colecionar fazem mais por desestímulos naturais, por mudanças de foco, falta de dinheiro e o principal, por não conseguirem o que querem e como querem, nestes o ego costuma falar alto demais, não colecionam por prazer de colecionar por isso precisam atacar outros colecionadores por exemplo, é o mesmo motivo que os levam a fofocar sobre os outros no trabalho ou dizer que mulher é tudo put*, acho que dá para sacar.

É claro que tem muito vendedor fanfarrão, diria até que é a maioria, alguns caem de paraquedas e vão na onda por malandragem ou ingenuidade, os famosos scalpers colaboram para que o mercado inflacione o mais rápido possível, só que a bolha de muitos produtos já estouraram, vejo produtos que antes eram bem procurados hoje encalhados e que foram forçados a diminuir a margem, outros aconteceram porque iria acontecer o pessoal só não tinha paciência de ver para crer, dois exemplos bons e recentes foi quando a NIntendo parou a produção de Ocarina of Time 3D, o preço logo passou dos 200, 300, 400, 500, 600R$ para em poucos meses despencar de novo, sendo hoje encontrado facilmente abaixo dos 100R$ independente da versão, mesma coisa com o primeiro Xenoblade, mas claro, isso não impede que tenham vendedores forçando seus produtos a preços exorbitantes, inclusive é justamente estes que vão aparecer por serem os poucos que restam.

Outra coisa importante é que muitos acham que mercado retrô, de qualquer linhagem, seja eletrônicos, móveis, ferramentas, acreditam que os produtos devem estar disponíveis quando eles querem e por quanto estão dispostos a pagar, sendo que a maioria dos itens são vendidos por pessoas comuns que possuem apenas um deles, ou seja, mais uma vez o ego e desinformação falando mais alto, colecionar não é ficar totalmente de fora da situação e quer que ela esteja exatamente quando quer quando quiser, só podemos cobrar isso do que ainda estiver sendo produzido oficialmente.

Enfim, eu não sou vendedor, detesto vender coisas, mas tem muita coisa a ser analisada e oportunidades que o pessoal deixa passar por bobeira, recomendo ficarem de olho, fazerem listas, pesquisarem constantemente, manter condições, porque podem ter certeza, se fizerem isso um dia a oportunidade chega.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Acho difícil que essa bolha estoure já que tem gente disposta a pagar caro por um jogo.

Eu comecei a colecionar em 2006 e quando morava em Goiânia era fácil comprar jogos antigos por preços acessíveis e alguns dos jogos que consegui na época hoje acabaram inflacionados.

Eu priorizo as coletâneas,multicarts, remakes e jogos de baixa demanda porque os que comprei estavam com o preço em conta, já que consoles é relativamente fácil achá-los com preços em conta já que muitos consoles acabam ganhando versão revisada ou sucessor com retrocompatibilidade.

Flashcarts também são uma boa pedida.
 

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
duvido muito que alguem queira perder dinheiro, mesmo que a bolha ninguem vai querer vender por pouco o seu game. A tendencia e so aumentar, e a galera que quer jogar mesmo partir pros flashcards.

Ai estranhamente começou a surgir um boato de que eles estragam os consoles.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Ai estranhamente começou a surgir um boato de que eles estragam os consoles.
Acho que os unicos que ficaram de fora do boato foram o everdrive 64 e o everdrive-gba pelos consoles trabalharem com 3.3v, e o sd2snes que apesar do snes trabalhar com eprom de 5v, segundo o artigo diz que o sd2snes consegue resolver o problema da conversão de tensão 5v para 3.3v sem prejudicar o console. O resto segundo o artigo a chances de danificar com o passar dos anos, mas nada comprovado.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Acho que os unicos que ficaram de fora do boato foram o everdrive 64 e o everdrive-gba pelos consoles trabalharem com 3.3v, e o sd2snes que apesar do snes trabalhar com eprom de 5v, segundo o artigo diz que o sd2snes consegue resolver o problema da conversão de tensão 5v para 3.3v sem prejudicar o console. O resto segundo o artigo a chances de danificar com o passar dos anos, mas nada comprovado.
Super ufo 8 SNES vc sabe se avaliaram também???
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
To esperando a 10 anos a "Bolha" estourar e até agora nada. Pra mim nunca vai rolar... A tendencia é só piorar.

Minha sorte que já tenho quase 130 cartuchos e praticamente todas as fitas que eu queria. Só faltam as super caras mesmo que fui empurrando com a barriga e não tenho coragem de dar 500 conto ou mais numa fita.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Não é uma bolha, acompanho a cena a anos e só vejo inflacionar, o videogame é o novo vinho, vinil e outros colecionáveis, vejam só os comics a preços exorbitantes a anos, comprar quadrinhos dos anos 60/70 se tornou algo tão caro que o mercado simplesmente estacionou.
O que espero é o mercado estacionar para produtos mais comuns, e a inflação sumir daqui a algum tempo, porque já estamos vendo a maioria tentando vender e ninguém comprando, só espero que os flashcards se tornem algo trivial, e que modelos mais compatíveis apareçam para reduzir o valor dos outros já que algum tempo atrás ninguém acreditaria em um flashcard de neogeo e hoje ele está ai, mesma coisa com snes.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Resumo: Acho que o público do "raru" está na faixa dos 30 anos, com dinheiro para gastar e muita nostalgia por NES, SNES, Mega, locadoras, jogar com colegas depois da aula, etc. Não vejo como isso irá se sustentar com as gerações mais novas.
acho que sim pois eu lembro que no meu tempo eu comprava tantos cartucho usado de Snes a preço de banana mesmo... vejo os caras inflacionando jogos que foram produzidos mais de 100 mil dizendo que são raros... ah vá
Sabe o que vai fazer esta bolha estourar?
IMPORTAÇÃO
se entra um presidente ai porra louca querendo abrir o mercado, descer barreiras alfandegarias e brasileiro poder comprar direto do ebay sem ser esfaqueado esta b*sta de bolha acaba.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Não é uma bolha, acompanho a cena a anos e só vejo inflacionar, o videogame é o novo vinho, vinil e outros colecionáveis, vejam só os comics a preços exorbitantes a anos, comprar quadrinhos dos anos 60/70 se tornou algo tão caro que o mercado simplesmente estacionou.
O que espero é o mercado estacionar para produtos mais comuns, e a inflação sumir daqui a algum tempo, porque já estamos vendo a maioria tentando vender e ninguém comprando, só espero que os flashcards se tornem algo trivial, e que modelos mais compatíveis apareçam para reduzir o valor dos outros já que algum tempo atrás ninguém acreditaria em um flashcard de neogeo e hoje ele está ai, mesma coisa com snes.

Concordo contigo, não acho que tenha uma bolha mesmo !! A coisa só infla e tem estagnado tudo em preços exorbitantes e com tendencias de ficar assim mesmo.
 

edR

Habitué da casa
Mensagens
156
Reações
134
Pontos
78
Na minha opinião a tendência é só piorar,
Principalmente nos jogos que tiveram baixa tiragem
Porem o pessoal aqui do brasil é meio sem noção, um jogo que é vendido a 50 dolares nos EUA aqui custa R$400 (jackie chan stuntmaster de PS1 é um exemplo)
O jogo é considerado raro, mas por esse valor não dá coragem
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Estourar??? Não, vai é continuar aumentando. Estamos falando de produtos "fora de catálogo ou fora de linha".
Parei de colecionar por problemas de $$ mesmo. Tenho poucos consoles e poucos cartuchos.
Mas colecionar demanda espaço físico , tempo pra aproveitar o que se tem, senão ficar olhando pra sua coleção e simplesmente deixar lá, exposta, se torna algo meio sem sentido. E o fator talvez que mais pese: grana pra investir. Ainda bem que perdi a vontade de colecionar na geração DC PS2, XBOX e GC ...
Hj eu seguro apenas alguns jogos que acho que valem a pena jogar ou rejogar. Mas não mantenho jogos da geração PS3 nem PS4 na coleção. Vendo e troco por outros e acabo nem sentindo falta.
 

R Typer

Bam-bam-bam
Mensagens
1.247
Reações
1.353
Pontos
353
hj msm eu tava olhando minha coleção e pensando em vender alguns itens, principalmente meus jogos de mega drive, pois cheguei a conclusão de q não vou jogar mais e só está ocupando espaço. Tb não vou me basear nos RARUS da vida, vou vender por um preço justo,o q eu paguei na época, sem querer gerar lucro sobre isso.
outra coisa q tá desanimando a comprar tb é o frete, com o fim do e sedex, qualquer fita o frete tá 20 reais p cima.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Super ufo 8 SNES vc sabe se avaliaram também???
Uma pessoa perguntou para o cara que fez a pesquisa e ele disse que tem sim o mesmo problema.
o556gd1.png


Aqui o link do tópico onde foi discutido sobre isso.
http://forum.outerspace.com.br/inde...tar-matando-devagarinho-o-seu-console.491361/

E aqui o link do site onde foi divulgada a pesquisa.
https://db-electronics.ca/2017/07/05/the-dangers-of-3-3v-flash-in-retro-consoles/
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
acho que sim pois eu lembro que no meu tempo eu comprava tantos cartucho usado de Snes a preço de banana mesmo... vejo os caras inflacionando jogos que foram produzidos mais de 100 mil dizendo que são raros... ah vá
Sabe o que vai fazer esta bolha estourar?
IMPORTAÇÃO
se entra um presidente ai porra louca querendo abrir o mercado, descer barreiras alfandegarias e brasileiro poder comprar direto do ebay sem ser esfaqueado esta b*sta de bolha acaba.
A parodius de snes seria um jogo de baixa tiragem ?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
acho que sim pois eu lembro que no meu tempo eu comprava tantos cartucho usado de Snes a preço de banana mesmo... vejo os caras inflacionando jogos que foram produzidos mais de 100 mil dizendo que são raros... ah vá
Sabe o que vai fazer esta bolha estourar?
IMPORTAÇÃO
se entra um presidente ai porra louca querendo abrir o mercado, descer barreiras alfandegarias e brasileiro poder comprar direto do ebay sem ser esfaqueado esta b*sta de bolha acaba.
A parodius de snes seria um jogo de baixa tiragem ?
 

oscartilheiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
441
Pontos
513
talvez diminua um pouco quando nossa geração for daqui pra uma melhor ou seja coisa aí de 50 60 anos
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
A parodius de snes seria um jogo de baixa tiragem ?
não faço a menor ideia até procurei quais foram as vendas mas este game em particular está na lista dos melhores jogos que nunca foram lançados nos EUA... possivelmente foi bastante vendido.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
Claro que não vai estourar, a maioria deles vendem pra desinformados ou preguiçosos.

Tem inumeras formas de comprar, e a melhor delas é importando.

A real é que retro está caro no mundo todo, não só aqui. Só aqui tem o jeitinho brasileiro.

Pior que eu acho que não tem volta não viu. Só tende a ficar cada vez mais caro.

Comecei a colecionar em 2010, e adivinha o que o pessoal lá naquele ano dizia: que as coisas estavam aumentando de valor, que era uma bolha e uma hora iria estourar. Bom, passaram-se 7 anos, jogos que eram 40 hoje pedem 200, jogos que custavam 200 hoje pedem 1000. Ou seja, não vai estourar. O maximo que pode acontecer é oscilar um pouco, mas voltar ao padrão que era em 2010, ou antes disso, pode esquecer.

Como disse no outro tópico, a unica coisa que faria essa bolha retro estourar era a 3° guerra mundial.

duvido muito que alguem queira perder dinheiro, mesmo que a bolha ninguem vai querer vender por pouco o seu game. A tendencia e so aumentar, e a galera que quer jogar mesmo partir pros flashcards.

Quem quer colecionar precisa ter dinheiro mesmo, aqui não é Comunismo onde todo mundo pode ter tudo, cada um tem o que pode, se os preços estão altos, existe gente para comprar... E não vem com essa de que o Brasil só tem esperto... Você pode ser mais esperto importando do Japão ou dos EUA.

As pessoas não precisam vender no preço que você acha que vale. E lembrando que eu não coleciono e muito menos vendo, é só uma opinião.

Hoje com os flash cards ficou muito melhor para quem quer JOGAR, compra um Mega e um SNES no OLX, vai pagar 200 reais em cada, mais dois flash cards chineses, vai pagar 100 reais em cada, pronto... Já tem jogo pra vida toda.

Agora, se quer colocar jogos na estante, na caixinha e manual, e ainda quer pagar 50 reais em uma raridade dessas? Tá de brincadeira né.

A bolha só estoura quando as pessoas decidem parar de comprar, e mesmo assim, quem já pagou caro não irá dar de "graça" para os outros.

Acho difícil que essa bolha estoure já que tem gente disposta a pagar caro por um jogo.

Eu comecei a colecionar em 2006 e quando morava em Goiânia era fácil comprar jogos antigos por preços acessíveis e alguns dos jogos que consegui na época hoje acabaram inflacionados.

Eu priorizo as coletâneas,multicarts, remakes e jogos de baixa demanda porque os que comprei estavam com o preço em conta, já que consoles é relativamente fácil achá-los com preços em conta já que muitos consoles acabam ganhando versão revisada ou sucessor com retrocompatibilidade.

Flashcarts também são uma boa pedida.

To esperando a 10 anos a "Bolha" estourar e até agora nada. Pra mim nunca vai rolar... A tendencia é só piorar.

Minha sorte que já tenho quase 130 cartuchos e praticamente todas as fitas que eu queria. Só faltam as super caras mesmo que fui empurrando com a barriga e não tenho coragem de dar 500 conto ou mais numa fita.

Não é uma bolha, acompanho a cena a anos e só vejo inflacionar, o videogame é o novo vinho, vinil e outros colecionáveis, vejam só os comics a preços exorbitantes a anos, comprar quadrinhos dos anos 60/70 se tornou algo tão caro que o mercado simplesmente estacionou.
O que espero é o mercado estacionar para produtos mais comuns, e a inflação sumir daqui a algum tempo, porque já estamos vendo a maioria tentando vender e ninguém comprando, só espero que os flashcards se tornem algo trivial, e que modelos mais compatíveis apareçam para reduzir o valor dos outros já que algum tempo atrás ninguém acreditaria em um flashcard de neogeo e hoje ele está ai, mesma coisa com snes.

Concordo contigo, não acho que tenha uma bolha mesmo !! A coisa só infla e tem estagnado tudo em preços exorbitantes e com tendencias de ficar assim mesmo.

Na minha opinião a tendência é só piorar,
Principalmente nos jogos que tiveram baixa tiragem
Porem o pessoal aqui do brasil é meio sem noção, um jogo que é vendido a 50 dolares nos EUA aqui custa R$400 (jackie chan stuntmaster de PS1 é um exemplo)
O jogo é considerado raro, mas por esse valor não dá coragem

Estourar??? Não, vai é continuar aumentando. Estamos falando de produtos "fora de catálogo ou fora de linha".
Parei de colecionar por problemas de $$ mesmo. Tenho poucos consoles e poucos cartuchos.
Mas colecionar demanda espaço físico , tempo pra aproveitar o que se tem, senão ficar olhando pra sua coleção e simplesmente deixar lá, exposta, se torna algo meio sem sentido. E o fator talvez que mais pese: grana pra investir. Ainda bem que perdi a vontade de colecionar na geração DC PS2, XBOX e GC ...
Hj eu seguro apenas alguns jogos que acho que valem a pena jogar ou rejogar. Mas não mantenho jogos da geração PS3 nem PS4 na coleção. Vendo e troco por outros e acabo nem sentindo falta.

Concordo que seja difícil baixarem os preços de jogos de Nes, SNES, Mega e alguns outros consoles desta época. Quem comprou dificilmente vai querer vender barato.

A questão que levando é:
Vcs acham que o interesse nesses produtos vai aumentar? Eu realmente não vejo as novas gerações se importando em acumular fitas e velharias da nossa época.

Outra questão que julgo importante para o mercado retrô: Vcs acham que esse ciclo de nostalgia vai ser renovado com PS3, PS4, etc.? Isso é outra coisa que não enxergo nos jogadores atuais. É só ver a qualidade porca das embalagens dos games de agora, por exemplo.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.944
Reações
56.987
Pontos
2.164
O interesse aumentou sim. Muito por nostalgia, outros por resgatar uma sensação lá de trás, ou o interesse em reproduzir do jeito original e por aí vai.

E o mercado retro está em alta e isso se percebe pelos Consoles atuais. Crash saiu e vendeu muito, Sonic Mania saiu detonando, Mega Man Legacy Collection 2 saiu esses dias também, ainda terá remake de FF VII, Shenmue, então, isso não vai acabar tão cedo. Tem muita gente comprando retropie e tal, mas colecionadores sempre existirão.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Concordo que seja difícil baixarem os preços de jogos de Nes, SNES, Mega e alguns outros consoles desta época. Quem comprou dificilmente vai querer vender barato.

A questão que levando é:
Vcs acham que o interesse nesses produtos vai aumentar? Eu realmente não vejo as novas gerações se importando em acumular fitas e velharias da nossa época.

Outra questão que julgo importante para o mercado retrô: Vcs acham que esse ciclo de nostalgia vai ser renovado com PS3, PS4, etc.? Isso é outra coisa que não enxergo nos jogadores atuais. É só ver a qualidade porca das embalagens dos games de agora, por exemplo.

Eu já vejo um crescimento no interesse no mercado retro, de uma parcela da garotada atual movido principalmente por youtubers que falam do assunto, esse "boom" dos preços muito se deve a isso. Virou modinha, acredito que a modinha vai passar mas o interesse e consequentemente os preços continuarão aumentando.
Com relação ao colecionismo de PS3 pra cima é provável que tenha algum mercado, mas na minha opinião nunca será tão forte quando da geração do SNES,mega etc... É só ver a diferença entre os valores por exe. de jogos de SNES e jogos de PS1, ambos tem valor mas pelo fato de PS1 ser em mídia de CD ja tem um mercado menor, eu mesmo não coleciono nada de disco só cartuchos...
 
Topo Fundo