O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A contradição da mídia digital

Mídia superior

  • Digital

    Votes: 65 44,2%
  • Física <3

    Votes: 82 55,8%

  • Total voters
    147

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.003
Reações
13.907
Pontos
954
Eu só vejo vantagens em um serviço igual o https://www.gog.com/ que é midia digital e te dá a opção de baixar o jogo sem DRM pra você fazer o que quiser.

Midia fisica quando começa a ficar escassa já passa a ser vendida por mais de 100 dólares.
 

AndersoNego

Bam-bam-bam
Mensagens
683
Reações
1.727
Pontos
333
Observo uma grande vantagem pra midias de jogos digitais que têm muito tempo de lançamento ou que a crítica ou vendas fracassaram:
* Promoções na PSN, onde exemplos são vários, como jogos como Uncharted 4, GTA 5, Tomb Raider, alcançam valor baixo. Já vi o GTA 5 a R$70,00, Tomb Raider a R$ 25,00 e Uncharted a R$ 59,00. Quando as lojas Americanas lançam esse mesmo preço (e normalmente um pouco mais caro), em menos de uma hora já acabou o estoque. Normalmente fico sabendo da promoção quando já nem tem mais nas lojas.
 

Edhuardo0026

Bam-bam-bam
Mensagens
1.154
Reações
3.662
Pontos
303
Midia digital hoje, Midia Digital amanhã, Midia Digital Sempre.
Era dos 16, 32 e 128 bits acabaram.

Mais comodo, mais rápido e mais pratico.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Sempre preferi as físicas, até porque sou amigo do lojista e tal, mas quando tem grandes lançamentos e a loja vai demorar a receber, eu compro digital. Exemplo, Spider Man sai no feriado de 07 de setembro, se no dia 06 o lojista não tiver o jogo, vou comprar digital pra poder jogar no feriado.
 


renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Só deixa eu colocar aqui meus dois centavos sobre uma falácia, a falácia de que a mídia digital deveria ser mais barata por ser digital. Tudo bem que existem custos na mídia física, o custo do bluray, do transporte... Mas por ser algo algo leve e pequeno, e transportado em grandes quantides como é feito, o custo é muito diluído, não passa de 2 dólares por mídia.

Mas o custo maior não está na produção da mídia, algo que só é caro no Switch, está na manutenção de uma cadeia logística a nível mundial, algo que não só é caro como não pode parar, sempre deve estar disponível. Muitas produtoras sequer tem isso disponível e tem que dividir os lucros com terceiros, daí você soma os royalties que tem que pagar para Sony, M$ e Nintendo além da margem de lucro do lojista que vai vender a mídia física e você chega nos numeros que algumas produtoras como a CD Projekt fornecem, onde mídia digital costuma render pelo menos uns 30% a mais que uma física.

Só que o colega está certo, mídia digital não é melhor em tudo, ela te dá maiores possibilidades de promoção (preço) e acesso, afinal tem muito jogo físico que é difícil achar e demora para ser enviado, na mídia digital tudo está a distancia de alguns cliques. A ideia de perder os jogos não é muito factível, já que rede que já esteja madura não vai fechar sem um crash de mercado e você ainda tem a possibilidade de fazer quantos backups quiser (tenho minha biblioteca inteira do Vita em um HD externo), mas as limitações, não poder vender, emprestar, trocar, isso é bem pior que na mídia física, sem contar o fator coleção.

Minha postura é a seguinte: só pego mídia digital se ela estiver pelo menos uns 30% mais barata, caso contrário o valor agregado da mídia física é melhor. No momento, com boas promoções nas Saraiva da vida, tenho mais ou menos a mesma quantidade de jogos em mídia física e digital.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.946
Reações
130.947
Pontos
2.274
Eu compro digital se a vontade de jogar o jogo o mais rápido possível for muito grande e não estou afim de esperar quase 30 dias para receber o jogo aqui em casa, já que moro na roça e o curreios, bem, é o Curreios né.
.
Mas eu geralmente se gosto muito do jogo acabo comprando a versão fisica baratinho, geralmente tem aquelas Ultimate, GOTY, Complete Edition, dai vale a pena. Passei a comprar os digitais em conta separada justamente para poder vender depois, já pensando na versão física.
 

ryuzoRX

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
6.889
Pontos
754
Prefiro digital por conta da preguiça enorme de ter que levantar da cadeira pra ficar trocando de jogo.
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Eu já virei "adepto" da mídia digital, mas ainda prefiro mídia física. Ao menos assim eu não me preocupo em ser sacaneado se um dia resolverem tirar algum jogo da minha conta.

Mídia física é mais caro.

Os jogos de 250 reais na PSN, Live, Steam e GOG concordam. :viraolho
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.890
Reações
230.219
Pontos
2.529
Eu já virei "adepto" da mídia digital, mas ainda prefiro mídia física. Ao menos assim eu não me preocupo em ser sacaneado se um dia resolverem tirar algum jogo da minha conta.



Os jogos de 250 reais na PSN, Live, Steam e GOG concordam. :viraolho


Mas quando tem promoção, não adianta, é muito mais baixo. Vai comprar uma mídia física na americanas para ver.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.238
Reações
42.293
Pontos
1.003
Eu uso mídias digitais no PC, pois não faz mais disco de jogo de computador e também meu leitor está desligado.

Mas eu prefiro mídia física, é mó daora você ficar namorando aquelas capas em materiais bem feitos, a única desvantagem da digital é quando vence os direitos, e a empresa tem que retirar músicas e a empresa não faz nada que sabe que perderá a qualidade, vide NFS Underground 2 que é um put* jogaço, porém venceu os direitos e não se acha pra vender mais, o que na verdade entra meio em contradição, já que acha na live Carbon e Most Wanted para vender...
 

Chris Redfield

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
7.306
Pontos
1.484
Voltei a comprar mídia física, bem mais barato comprar jogos em mídia física, vc olha jogos que ja lançaram há quase 1 ano e digital é 200 enquanto vc encontra o disco por 70 reais. Mas eu gostava da praticidade da mídia digital.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.268
Pontos
1.554
Consoles eu ando preferindo mídia física, o preço da digital chega a ser piada tem vez.

Por falar nisso chegou hoje duas mídias com a dica da galera ae de pouco mais de 20 reais.

jm1rMm3oX2iEcXaKeAyAyPA7f6JxznHK-tnFdBhtJYI1myEgQRiusmc21Dp-saydrar3WTFghIAOVKs7WEitEscZeVMHTbH5_0noMksVVrI5vnswek7EP4DUlSpsONj66lEs7R6axSEgRCn2zmjI9DoetT2tZwWAGkUMhMLdCFrLBnQhqtB6fFnHY-a-xV3RY9QF4q1IUCuJUnQh-bI1kZjZ0e9AQLqCI6Zxw5KgpGKAmihLBaTkTSNVe0IO3fUIJRX77R3kXOYbRnmSLUA4LvPFG_NQrU7N1QWzWZVq422F_S3gAsc_Hzfq_BQ3xTLwywLG9tBJOwDvuv9TqJsq2Bc5MQTyQVJUrjCrLpP1VJ_H8K47PXlbT5wTybIbLs4zcGEwB0AgfsLYM4Act7B7KQB9enCZIDB5jqjG5JvSfHeHUdzdw7Nfk9OKnPOPZ6ga1QCHjAsvsmPwC_bGqIS1Bbgg3iFRm2dY_RN_9tt9v9FTmko5TyOORkqT-m89EmH261FGGM3L6prjB8at0FhDhvQrZ6kmxgGtY-GvqMJ46f3KmB4C1vRBbxupWhjGRMAWvDmK-ZEdS_xCorqsHvaoH0q8ubk01E5O3_YUCfQ=w1280-h720-no
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Depois de eu comprar mais de 70 jogos pro PS4 via digital, passei a focar totalmente nas mídias físicas, mesmo que, aparantemente para nós brasileiros seja mais desvantagem comprar em mídia física (logística de distribuição, correios ruim) vale a pena esperar uma semana ou duas a mais para possuir algo que é seu.

Hoje, me arrependo profundamente em comprar tanto jogo digital pro PS4, mesmo que boa parte deles tenham sido em decorrência de promoções boas.

Agora, uma anedota aqui. Uns anos atrás, eu fui comprar jogos em mídia física para PC, estava passando na Saraiva e comprei o antigo do South Park e o Batman. Quando cheguei em casa, ambos os jogos na verdade só tinham um setup.exe que fazia conexão com a Steam, autenticando o jogo e vinculando a mídia digital em minha conta. :kgrr Fiquei muito puto pois queria mídia física e só veio digital travestido de físico. Hoje, os PCs não tem mais mídia física, vão pro GOG que pelo menos não tem DRM.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Consoles eu ando preferindo mídia física, o preço da digital chega a ser piada tem vez.

Mesma coisa aqui, tenho pegado mídia digital só de games que dificilmente tem promoções boas nas lojas, como Odin Sphere que peguei por menos de R$ 100 e na lojas estão acima dos R$ 200.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Tanto faz, comprem o que é mais barato, o que importa é o conteúdo do jogo.

Apesar disso existem dois fatores para serem levados em consideração:
- A física leva vantagem por poder ser revendida, então se o preço das duas forem próximas a física é melhor;
- Só acho que em portáteis a mídia digital é preferível à física pelo fator portabilidade;

No mais não se prendam ao colecionismo, vocês só vão gastar dinheiro para ficar vendo um pedaço de plástico parado na estante. Já fui adepto desta prática e depois me toquei que era besteira, o bocado de jogo parado aqui que eu joguei uma ou duas vezes e depois mais nunca, quando me curar da minha preguiça vou vender tudo.
 
Ultima Edição:

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Agora, uma anedota aqui. Uns anos atrás, eu fui comprar jogos em mídia física para PC, estava passando na Saraiva e comprei o antigo do South Park e o Batman. Quando cheguei em casa, ambos os jogos na verdade só tinham um setup.exe que fazia conexão com a Steam, autenticando o jogo e vinculando a mídia digital em minha conta.

É, comprar físico atualmente tá lasca por isso. Se tem que ter conta no steam pra poder jogar, então pra que caralhos sai em mídia física?
 

Preaeng83

Bam-bam-bam
Mensagens
1.950
Reações
2.382
Pontos
453
Ter que trocar o cartucho, bluray etc.. para jogar é um saco. Mas os preços dos jogos digitais no lançamento PSN e Live são horríveis por isso se o cara não precisa jogar no day one da para esperar a mídia física, acredito que esse gamepass da vida com aumento do catalogo de jogos, vai ser muito vantajoso. Sobre não estar mais disponível o jogo para jogar em mídia digital é uma raridade, maioria das vezes apenas desligam os servidores online de jogos mortos, é só ver por exemplo que não há essa choradeira de mídia física vs digital no PC, pq a vantagem da digital, esmagou a necessidade de mídia física.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
É, comprar físico atualmente tá lasca por isso. Se tem que ter conta no steam pra poder jogar, então pra que caralhos sai em mídia física?

Porque eu sou de uma geração onde os jogos de PC ainda saiam em mídia física. Agora por que vender o encarte de DVD nas prateleiras e você pensa que é mídia física e quando chega em casa cai na pegadinha do malandro, qual o sentido disso?
 
D

Deleted member 219486

O unico problema da midia digital ainda é o preço. Por exemplo, olha o valor desse jogo da geração passada

https://marketplace.xbox.com/pt-br/Product/BioShock-Infinite/66acd000-77fe-1000-9115-d8025454085d

R$ 179,00 VTNC!!!!

Quando eu sei que não vou trocar ou vender o jogo prefiro ter ele no HD.

A Microsoft deveria definir as mudanças de valores a partir do ano e publicação e histórico de vendas, é ridículo ver um game que deveria custar no máximo 50 reais sendo vendido por 179.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Porque eu sou de uma geração onde os jogos de PC ainda saiam em mídia física. Agora por que vender o encarte de DVD nas prateleiras e você pensa que é mídia física e quando chega em casa cai na pegadinha do malandro, qual o sentido disso?

As vezes é uma questão de não querer/ não poder usar cartão. Compro mídias digitais no PS4 e faço isso via cartões pré-pagos, depois do ApocaliPS3 e cobranças indevidas feitas pela M$ não estou cadastrando cartão nas lojas de consoles.

Mas devo confessar que a maioria deve comprar achando que tem disco ali dentro.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.349
Reações
47.405
Pontos
1.599
Mas quando tem promoção, não adianta, é muito mais baixo. Vai comprar uma mídia física na americanas para ver.
Gravity Rush 2 12 reais, Nioh 45 reais, Sunset Overdrive 9 reais.

Isso to citando recentemente, jogos que comprei semana passada. Já apareceram digitais por esse preço?
 

Lager Beer

Ser evoluído
Mensagens
67
Reações
25
Pontos
34
o mais importante ninguém citou: Comprar sem a esposa ficar sabendo/enchendo a paciência.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.786
Reações
80.142
Pontos
1.839
Mídia física. Tanto é que fico atrás até das edições limited run. Enquanto ela ainda existir, comprarei-a.

Não é questão do que é melhor. É questão do que eu quero.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.309
Reações
2.171
Pontos
453
Física sempre será superior, pois é seu e sempre será, já existem jogos hoje indisponíveis em Digital para Play3.
Exemplo são os jogos do 007 Goldeneye Reloaded e 007 Blood Stone, não existem mais em digital e ambos eu tenho em mídia física.
.
Como já disseram, compra digital é um serviço, um empréstimo disfarçado.
Quando os servidores fecharem você não poderá mais baixar os jogos, só compro se estiver muito barato.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.934
Reações
39.406
Pontos
2.044
Eu prefiro mídia digital, pela praticidade, mas evito comprar jogos (pego somente os que estão muito baratos), exceto esses anuais, tipo Fifa e PES, porque eu não teria a chance de trocar ou vender, aí bate aquela 'pena' quando eu penso que o jogo vai morrer comigo.
P.S: eu gosto de jogar na minha conta principal, dos troféus, por isso não faço as conhecidas gambiarras entre contas.
 

themax

Lenda da internet
VIP
Mensagens
7.918
Reações
4.256
Pontos
1.554
Prefiro mídia física. E, no meu caso, estes são os MEUS pontos:

- Consigo revender
- Não gasto franquia de download
- Não dependo da minha internet horrível
- Empresto / troco
- Além de enfeitar minha estante, consigo ver com facilidade toda a biblioteca e joga-la em poucos minutos após escolher.

Compro digitais na maioria indies.
Espero que as duas funcionem em conjunto pelo menos até a próxima geração.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.075
Reações
106.255
Pontos
1.824
Como assim uma cópia? Todo jogo, seja físico ou digital, é uma cópia.

E o negócio do jogo online, o que eu disse, é que o gran turismo (que era o jogo que você estava falando) virou peso de papel tanto na mídia física quanto na digital.

Me refiro alguém me der uma cópia, se meu abiguinho tivesse jogando um Super Mario Galaxy da vida e ele quisesse gravar uma cópia para mim, nada nesse mundo o impediria.
O Jogo é dele, se é dele, o mesmo pode fazer o que bem entender.

Errado, o jogo só virou peso de papel por que ninguém se interessou fazer um server alternativo.
Alguns vão morrer mesmo, isso é essa industria de Online Only (que muitos aprovam) quer.
Como eu disse antes, se existir interesse, vários desses games que tem online obrigatório ainda podem ressurgir. Lembro que um tempo atrás, com MMOs era moda servers alternativos e quase tão bons quanto os oficiais e o melhor, free.

Acho que não caiu a ficha do pessoal ainda.

Eu crio um game, gasto tempo e dinheiro desenvolvimento com ele.
Digamos que gastei uns 40 milhões nele.
Para mim, como dono é o melhor game do mundo.
Então como o melhor game do mundo na minha opinião, faço várias regras, contratos com amparo jurídico, do Estado, exército/aeronáutica a porra toda e ainda coloco a venda por 1 milhão a unidade (O game é meu então faço o que quiser com ele).
Coloquei a venda, mesmo com esse preço absurdo, digamos que alguém comprou.
Mesmo com todas essa cagação de regras o indivíduo que comprou foi lá e páh, fez uma cópia marota do meu jogo e deu de graça pra quem bem entendeu.
Ou seja, minhas regras, tudo que fiz não valeram de nada, não é por que está escrito em um documento dentro de um cartório que isso se tornará um mandamento sagrado.
Se um dia vier alguma regra/contrato de que você só pode jogar tal jogo por 1 ano, vocês irão obedecer? Aposto que vão tirar os cabos dos vídeo games para não atualizar ou torcer para algum hacker tirar essa limitação do game.
Talvez, se tivesse vendido por um preço mais acessível (e se o game fosse bom), muitos achariam que valeria a pena comprar e comprariam numa boa, mesmo que isso não impedisse de outras pessoas cederem cópias paras as outras.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.743
Reações
13.776
Pontos
803
digital somente

promo da psn eh oq ha

midia fisica desvaloriza muito rapido e jogo usado nego so quer pagar 10 reau + pacote de miojo vencido
 

YuriSwitch

Ser evoluído
Mensagens
19
Reações
10
Pontos
23
Você que acha. Olha no ebay o tanto de conta digital usada sendo vendida.

E por que eu não posso fazer isso? A produtora ou alguém falou que isso não pode? De acordo com as empresas, nem mídia física usada a gente pode vender, então não dá para levar os caras a sério. No próprio ps3, se você comprasse jogo usado, logo depois tinha que comprar um passe online para poder jogar o jogo.

Não tem jeito, mídia física é só desvantagem hoje em dia. É mais caro o jogo, ocupa mais espaço, tem que ficar trocando o disco para jogar, tem que esperar o jogo chegar ou então comprar no shopping por um preço absurdo...e por aí vai.
Pra Nintendo não, Switch com 32gb, e jogos que nao precisam instalar, mídia física é uma opção melhor.
Do resto como disse é tanto faz ja que tem que instalar do mesmo jeito , da pra revender conta etc.
 
Topo Fundo