O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A doença da nostalgia, o segredo do sucesso da Nintendo. A Nintendo está enganando seu cérebro?

Status
Não está aberto para novas respostas.

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.951
Reações
14.492
Pontos
1.389
Mario é a quintessência dos VIDJUGAMES! Apenas aceitem!
 

OliveirArquitetO

Habitué da casa
Mensagens
160
Reações
346
Pontos
63
Não cara, vc não jogou. Na melhor das hipóteses jogou um pouco até a primeira Dungeon para falar isso.

Só o controle do voo e os puzzles feitos com o motion já justificam e olha q eu zerei ele no emulador de Wii q na época era bem precário o uso do controle do Wii com o motion plus. Eu sofria nós combates, principalmente contra aquele emo chato.

Mas como falei, dos Zeldas 3d ele realmente é o mais fraco. Teve uma hora q eu estava doido para zerar ele.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Pronto kkkkkkkkkkkkkkk Era só o que me faltava!

Manoooooooo
A dungeon da triforce é um lixo. Por isso que eu falo do copia e cola dos outros Zelda.
Um verdadeiro lixo.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.997
Pontos
1.304
Não acho, sem contar que você está falando de um nível secreto e não o que você vê no jogo todo como é em Uncharted ou Souls.

Este papo de jogo de criança é bobagem (nem sei porque respondem mensagens assim), mas realmente acho os games da Nintendo fáceis demais, sempre coloco desafios extras para aumentar o desafio de forma artificial (algo como sempre coletar algumas coisas nas fases, algo que não faço em outros games).

Uma das coisas que gostaria que a Nintendo também fizesse é modular a dificuldade, é algo que a indústria domina bem e boa parte dos jogos são tranquilos em dificuldades baixas e exigem bem em dificuldades altas. Queria até testar Zelda no hard, mas não peguei o DLC.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk

E Uncharted é difícil ONDE ?

Parei, não dá mais, realmente tem uma galera que não tem opinião, tem lado mesmo.
Uncharted só é difícil no modo brutal porque tem uma dificuldade articial e não uma dificuldade no estilo dos jogos da série Souls, é muito fácil colocar uma dificuldade tosca dessas em qualquer jogo.

Agora, testa o Master Mode do BoTW, não deixa o jogo tão mais difícil porém não é um aumento de dificuldade artificical são NOVOS elementos adicionados no jogo.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.997
Pontos
1.304
Esse tópico é bom porque me faz rir muito da falta de noção das pessoas, jogam a não sei quantos anos mas não manjam nada de jogos.

Uma coisa é "Eu não gosto do jogo X", outra coisa é "O jogo X é uma m**** porque eu não gosto".

Gosto não se discute, desmerecer um jogo só porque você não gosta é muita burrice, na boa.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.951
Reações
14.492
Pontos
1.389
Achei engraçado o comentário que soltaram aí de que um jogo "bom" tem que ser "hardcore"...
 
Ultima Edição:


AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Não existe complexidade em Zelda BoTW, meu filho de 5 anos joga de boa.
Agora coloca um jogo da ND pta ele, ele nem se meche.
Drake e Sali são puro carisma, o link nem falar ele fala.


Dando minha opinião aqui nesse tópico (que na verdade eu nem lembro pq não iria postar), mas...

Dizer que seu filho joga de boa ZBOTW chega a ser engraçado...

Uma criança de 5 anos jogar um game tipo Zelda, indo pra frente e dando espadada é uma coisa. Outra coisa COMPLETAMENTE diferente é ele jogar, sabendo o que tem que ser feito, fazendo as dungeos por exemplo. Se vc me falar que ele chega ao fim das mesmas, decifrando o que tem que fazer em cada, lógico que não vai ser verdade, então, "jogar de boa" como vc cita, ele pode jogar qualquer game,

Na contra-mão disso vai Uncharted. Se ele sabe jogar de boas Zelda, pq não saberia jogar Uncharted? Indo pra frente, pulando e se agarrando nas plataformas é tão diferente assim? Ou você vai dizer que Uncharted é um game mais difícil que Zelda?

E por fim, comparar carisma dessas 2 séries e dizer que o Link não fala, é o fim!

Mas, como opinião é opinião, ficamos assim.

Na realidade é simples, jogava jogos da Nintendo quando era criança, cresci e tenho minha família.
Jogos da Nintendo são fáceis de jogar e a família inteira pode jogar. Já x box e PlayStation são jogos hardcore.

Eu não sou bom em ironias. Principalmente pela net. Esse post é ironico né produção?
 
Ultima Edição:

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Sabe o que é pior, maluco?

Tô lá deitado na rede no calor do nordeste jogando um Mario Kart, jogo de manchild, jogo de criança, jogo de homem que não tem testosterona.

Daí boto o Switch na Dock, ligo o PC e abro ARMA 3, simulador militar que até para você mirar, você leva umas 2 horas para aprender, num mapa que para você andar ele inteiro, demora cerca de 9 horas. Mais de 300 nego num servidor, todo mundo falando de forma meticulosa e como se fosse soldados, respeitando hierarquia, c***lho a 4, demorando cerca de 4~5 horas pa terminar uma missão.

Mas é aquilo, como jogo Mario Kart, sou manchild e exclui qualquer outro gênero de jogo que eu goste de jogar.
 

Preguiça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.931
Reações
12.498
Pontos
779
Skyward Sword, o “pior” Zelda, pra mim é melhor do que qualquer dos 3 primeiros Uncharteds e do que Last of Us. São todos excelentes jogos, mas me diverti mais com o SS.

Devo me preocupar?
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.874
Reações
3.943
Pontos
1.544
Um tópico ruim com alguns posts bons, kkkk

Concordo que ninguém deve viver de nostalgia. Precisamos viver no momento presente, isso é fato e a chave para a felicidade. Tem muitos estudos importantes sobre isso e também digo isso pela minha própria experiência de vida.

Por outro lado, chamar a nostalgia de doença foi meio pesado, não acham?


Está certo!!
Jogos infantis e lúdicos,focado no peter pan de barba que ainda mora com os pais.
:klolwtf

Eu iria responder, mas entendo que já responderam à altura.

Não a nostalgia está ligada as primeiras sensações e experiências vividas, tipo uma continuação de Horizon ZD não terá o mesmo efeito de uma continuação de Dino Crissis por exemplo, pois Dino Crissis deixou uma âncora emocional em nossa pré adolescência e Horizon é uma experiencia vivida na fase adulta.
Existe uma diferença nisso, as emoções vividas quando somos mais novos são sempre mais intensas, é como uma droga que perde o efeito ao longo do tempo.

Concordo com sua colocação, mas acho que tem mais do que isso.

A tal droga seria a dopamina, um neurotransmissor responsável pelo prazer e o prazer só é mantido com a novidade e o funcionamento é similar ao que a droga desencadeia (e as drogas estimulam a dopamina).

Acredito que o fator nostalgia também esteja vinculado à serotonina, ou seja, nos lembramos da felicidade da infância, dos tempos mais "simples" e quando éramos mais felizes (ao menos aqueles que tiveram boas infâncias).

A sensação não é igual ao que a dopamina desencadeia e nisso podemos citar os jogos mais voltados a reflexos, sustos e reações instintivas (que mexem bastante com a adrenalina, hormônio da luta e fuga).


****Lembrando que a serotonina inibe a dopamina e adrenalina e vice-e-versa.

Com isso, os jogos poderiam ser colocados em três categorias (tirei da minha cabeça):

1) Dopamina (prazer): jogos que viciam muito e que cansam rápido, gerando no player o desejo de partir para outros jogos, tornando o produto exemplo do consumismo desenfreado. Jogos sem profundidade, mas muito apelativos visualmente e focados em reflexos, instintos e velocidade.

2) Serotonina (felicidade): Jogos mais voltados à reflexão, com história mais ou menos profunda, com ou sem liberdade e que desenvolvem o raciocínio, usados para estimular sentimentos no jogador. Podem estar ligados à nostalgia como forma de aumentar o fator imersão e manutenção do player no jogo. Podem envolver questões vividas pela humanidade no mundo real para gerar empatia no player. Se bem utilizados, podem trazer felicidade momentânea.

3) Adrenalina (fuga e luta, medo): Jogos baseados em respostas mais instintivas ou condicionadas, com forte ambientação e que podem ou não ter história profunda e bem estruturada. Podem unir solução de enigmas que envolvem o raciocínio. Geralmente usam o medo como forma de imersão e manutenção de player no jogo.

Acredito que cada player escolherá o melhor tipo de jogo. Eu vejo na minha experiência de 25 anos como player que os jogos do estilo "2" são os melhores para minha saúde mental e nisso a Nintendo é a melhor das grandes empresas.

Acho algo meio "anti-player" colocar os gráficos acima de todo o resto, como se a aparência importasse mais que o conteúdo.


Assim como outras empresas, a Nintendo é uma empresa que quer lucrar, apela muito para o lado família, tipo pais e filhos jogando juntos, ou seja, ela busca se entrelaçar em meio a laços muito fortes.

Já os jogos são like Japan mesmo, praticamente sem liberdade para a resolução e de extrema linearidade.

Achei um excelente tópico.

Sua opinião é totalmente contrária a minha experiência com a Nintendo desde o SNES. Você está falando de "orelhada" ou realmente tem experiência com os jogos dela?
 

OliveirArquitetO

Habitué da casa
Mensagens
160
Reações
346
Pontos
63

Sua opinião é totalmente contrária a minha experiência com a Nintendo desde o SNES. Você está falando de "orelhada" ou realmente tem experiência com os jogos dela?

Pra constar, só pra constar, sim, eu tive contato com a Nintendo de longa data, mas mesmo se eu não tivesse não tira o mérito de afirmar que a Nintendo é uma empresa, empresa que tem suas ações e que responde aos acionistas. A nostalgia em cima da marca, o "Fetiche" como dizem alguns pensadores, cega as pessoas ao ponto delas não questionarem nada. Empresas pensam no lucro dos seus acionistas e isso é fato.

Tive Nintendinho, Snes, N64, Wii e 3DS.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
E Uncharted é difícil ONDE ?

Parei, não dá mais, realmente tem uma galera que não tem opinião, tem lado mesmo.
Uncharted só é difícil no modo brutal porque tem uma dificuldade articial e não uma dificuldade no estilo dos jogos da série Souls, é muito fácil colocar uma dificuldade tosca dessas em qualquer jogo.

Mas como você acha que a dificuldade de Souls é criada? Na base dos mesmos parâmetros que você crítica. Souls é difícil porque é letal, ponto, e é letal porque os inimigos podem te matar menu piscar de olhos. Isso MUDA completamente a forma de jogar u,a vez que você tem que dosar seu avanço, tem que usar recursos par evitar atrito a longo prazo, tem que estudar como o inimigo se comporta para poder achar brechas, TUDO isso simplesmente pelo fato de que ele pode te matar mais rápido do que você pode matá -lo apertando botos desenfreadamente.

A mesma coisa acontece em Uncharted 4, na fase da igreja, por exemplo, não dá para ir para frente atirando como sugerem, isso é tão letal quanto spamar ataque rápido em souls, você tem que aproveitar que o cenário NÃO é linear para buscar a melhor estratégia e usar de stealth para diminuir o volume de inimigos, algo que só funciona porque o game foi implementado se pensando em TODOS os modos de dificuldade (que é que praticamente todos os games com bom nivelamento fazem).

Também sou totalmente contra sua opinião de algo tosco, isso é um argumento sem fundamento prático. Estou jogando Donkey Kong no Switch é estava achando as fases fáceis demais, para aumentar o desafio me propus um extra: só sigo para a próxima fase depois de pegar todas as letras "kong". Isso é uma forma artificial de aumentar a dificuldade? Sem dúvida, não é obrigatório, mas isso é irrelevante, o fato é que o desafio aumentou e minha diversão foi junto.

Sinceramente está discussão de vocês parece papo de bêbado, muitas teorias, mas duvido que ambos os lados tenham realmente aproveitado os games que criticam. Só assim para falar que a dificuldade de Uncharted não existe (morri mais ali que todos os souls somados, e olha que platinei Bloodborne) e Nintendo só faz jogo de criança (vivia me perdendo em Zelda BotW), mas vai ver sou manchild tosco que não sabe jogar...

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Lestad3287

Ser evoluído
Mensagens
121
Reações
91
Pontos
28
[QUOTE="The Watcher, post: 17404315,




Eu iria responder, mas entendo que já responderam à altura.


Para responder esse wall com tanta baboseira,melhor ficar quieto mesmo.

[/QUOTE]
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Pra constar, só pra constar, sim, eu tive contato com a Nintendo de longa data, mas mesmo se eu não tivesse não tira o mérito de afirmar que a Nintendo é uma empresa, empresa que tem suas ações e que responde aos acionistas. A nostalgia em cima da marca, o "Fetiche" como dizem alguns pensadores, cega as pessoas ao ponto delas não questionarem nada. Empresas pensam no lucro dos seus acionistas e isso é fato.

Tive Nintendinho, Snes, N64, Wii e 3DS.
A questão mesmo não é provar que nostalgia não existe, acredito que ninguém aqui duvide da existência de istas, não é? Estes caras não compram com o lado racional, mas adquirem por fidelidade conquistada no passado.

Acho que o importante a ser analisado é que a esmagadora maioria do mercado não é formado por saudosistas, confiar apenas nisso reduziria a base a gatos pingados.

Por isso a Nintendo não se acomoda, porque ela tem milhões de pessoas que buscam qualidade como ela é definida hoje. Por isso Mario e Zelda hoje vendem como água e Sonic, que tem o mesmo potencial nostálgico, briga para sair do fundo do poço.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

OliveirArquitetO

Habitué da casa
Mensagens
160
Reações
346
Pontos
63
Sonic, que tem o mesmo potencial nostálgico, briga para sair do fundo do poço.

A sega é a empresa mais cega que eu já vi. A incapacidade que se instalou nesta empresa é tamanha que chego a pensar como ainda não faliu de vez! Posso enumerar boas ideias que tive e que é impossível que ninguém lá de dentro pensou! Já pensou em um Virtua Fighter 6 com Kiryu e Goro por exemplo? Só pra começar. E isso nos mostra como apenas o fator nostalgia não funciona.

Eu não afirmei aqui que os jogos da Nintendo são somente para crianças, ou mesmo, que a Nintendo não tem seus méritos, mas também, não são a cereja do bolo. Um sonysta perde muito em não jogar Zelda, por exemplo, mas um nintendista também perde muito em não apreciar God of War. Porém, o Nintendista é muito mais fechado em seu "mundinho", e isso falo com base em amigos que tenho e que são assumidamente ninendistas. Eu amo Zelda, joguei vários, mas já não gosto de mário, por exemplo, só curti mesmo Mario&Luigi Dream Team, que veio junto com meu 3ds.

Acho que esse tópico veio pra fazer a galera pensar e parar de ismo, e assumir também, seu fanatismo nostálgico e sedativo.

Agora que eu vi marmanjo pagando mico aqui, isso eu vi....kkkkkkkkkkkkkkkkkk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.997
Pontos
1.304
Mas como você acha que a dificuldade de Souls é criada? Na base dos mesmos parâmetros que você crítica. Souls é difícil porque é letal, ponto, e é letal porque os inimigos podem te matar menu piscar de olhos. Isso MUDA completamente a forma de jogar u,a vez que você tem que dosar seu avanço, tem que usar recursos par evitar atrito a longo prazo, tem que estudar como o inimigo se comporta para poder achar brechas, TUDO isso simplesmente pelo fato de que ele pode te matar mais rápido do que você pode matá -lo apertando botos desenfreadamente.

A mesma coisa acontece em Uncharted 4, na fase da igreja, por exemplo, não dá para ir para frente atirando como sugerem, isso é tão letal quanto spamar ataque rápido em souls, você tem que aproveitar que o cenário NÃO é linear para buscar a melhor estratégia e usar de stealth para diminuir o volume de inimigos, algo que só funciona porque o game foi implementado se pensando em TODOS os modos de dificuldade (que é que praticamente todos os games com bom nivelamento fazem).

Também sou totalmente contra sua opinião de algo tosco, isso é um argumento sem fundamento prático. Estou jogando Donkey Kong no Switch é estava achando as fases fáceis demais, para aumentar o desafio me propus um extra: só sigo para a próxima fase depois de pegar todas as letras "kong". Isso é uma forma artificial de aumentar a dificuldade? Sem dúvida, não é obrigatório, mas isso é irrelevante, o fato é que o desafio aumentou e minha diversão foi junto.

Sinceramente está discussão de vocês parece papo de bêbado, muitas teorias, mas duvido que ambos os lados tenham realmente aproveitado os games que criticam. Só assim para falar que a dificuldade de Uncharted não existe (morri mais ali que todos os souls somados, e olha que platinei Bloodborne) e Nintendo só faz jogo de criança (vivia me perdendo em Zelda BotW), mas vai ver sou manchild tosco que não sabe jogar...

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk

Nossa mano, para.
Souls é um jogo pensado no desafio, onde qualquer um pode te matar porque o inimigo além de causar um dano considerável ele tem uma movimentação própria para isso, o jogo é feito para ser jogado sem pressa, cada ataque pensado.

Uncharted não é assim, você realmente acha que Uncharted foi pensado em todos os modos de dificuldade ?! HAHA, entendi, então você tem CERTEZA que foi pensado em todos os modos de dificuldade e um jogo como o Zelda tudo é jogado ali sem capricho ? Só prova como tem lado e não opinião.

Já joguei Uncharted no Brutal, Crushing ou sei lá como chamam e é uma b*sta, eles apenas aumentam a vida do inimigo, ele causa mais dano e só, não tem nenhuma AI ninja que te cerca ou faz você jogar "diferente", se diferente é "opa, vou dar menos tiros aqui e me expor menos" então parabéns hein, que diferença ABSURDA no gameplay, aquela parte que tinha 5 inimigos com 10 de vida agora tem 9 inimigos com 50 de vida, o que levava 5 minutos agora leva 15 e não tem NADA de diferente no jogo.

Sobre DK Tropical Freeze ser fácil, com o Funky Kong é fácil mesmo, é o modo easy do jogo.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.397
Reações
44.160
Pontos
1.339
Por isso a Nintendo não se acomoda, porque ela tem milhões de pessoas que buscam qualidade como ela é definida hoje. Por isso Mario e Zelda hoje vendem como água e Sonic, que tem o mesmo potencial nostálgico, briga para sair do fundo do poço.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk

Pegou pesado mas pegou com classe ahaha
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Nossa mano, para.
Souls é um jogo pensado no desafio, onde qualquer um pode te matar porque o inimigo além de causar um dano considerável ele tem uma movimentação própria para isso, o jogo é feito para ser jogado sem pressa, cada ataque pensado.

Em que jogo inimigo não movimenta? Não viaja, se o inimigo em Dark Souls causasse 5 vezes menos dano poderia dar pirueta que não faria diferença.

Souls é difícil porque é punitivo, porque você morre em um descuido, ISSO faz você pensar em seus movimentos. Dizer que parâmetros não fazem diferença na forma que se joga é simplesmente absurdo.

Uncharted não é assim, você realmente acha que Uncharted foi pensado em todos os modos de dificuldade ?! HAHA, entendi, então você tem CERTEZA que foi pensado em todos os modos de dificuldade e um jogo como o Zelda tudo é jogado ali sem capricho ? Só prova como tem lado e não opinião.

Claro que foi pensando existe todo um sistema de stealth, locais programados para gerar oportunidades para emboscada e múltiplos caminhos dentro da fase para reduzir oposição, você acha que fizeram pensando no easy onde você é esponja de tiros? Claro que não.

E olha que isso nem é virtude, todo jogo faz isso hoje em dia, de nada adianta deixar os inimigos mais letais, sem fornecer meios para equilibrar o jogo. Caso contrário você terá apenas frustração com algo injogável. Todo jogo difícil bem feito tem alternativas (nem que seja uma boa build), como o souls, basta definir uma estratégia.

Sobre DK Tropical Freeze ser fácil, com o Funky Kong é fácil mesmo, é o modo easy do jogo.

e9357de879d4799503d3536996d41ed9.jpg


Você devia presumir menos, não estou aqui para te enganar.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Toda essa questão sobre dificuldade...

Um jogo como Mario Bros 3 abordou esse problema de game design de maneira genial, sem precisar de uma seleção de dificuldade, sem fazer com que o jogador sinta que tá jogando o jogo no easy ou que está jogando no modo café com leite. Sem que o jogador de nível mais alto sinta que o jogo é entediante, oferecendo uma série de outros desafios para os mais experientes. Tudo isso nos mesmos levels, no mesmo mundo, num mesmo playthrough. Fez isso em 1988 e até hoje outras empresas tem dificuldade de assimilar o que a Nintendo fez ali. O game tem uma enorme elasticidade. E é capaz de ser recompensador para jogadores dos mais diferentes niveis. É um game que passa um sentimento de gratificação ao final da jornada, que o jogador olha para trás e diz: caramba! fiz tudo isso?

Hoje o que passa mais perto disso são os jogos da From Software, que apenas pegaram o game design lá do Miyamoto dos anos 80.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.874
Reações
3.943
Pontos
1.544
Pra constar, só pra constar, sim, eu tive contato com a Nintendo de longa data, mas mesmo se eu não tivesse não tira o mérito de afirmar que a Nintendo é uma empresa, empresa que tem suas ações e que responde aos acionistas. A nostalgia em cima da marca, o "Fetiche" como dizem alguns pensadores, cega as pessoas ao ponto delas não questionarem nada. Empresas pensam no lucro dos seus acionistas e isso é fato.

Tive Nintendinho, Snes, N64, Wii e 3DS.

Que é uma empresa é claro que concordo, o que questionei foi sua afirmação de que faz jogos lineares e fáceis (rasos), o que discordo. Existem jogos assim e jogos que não são assim, como em qualquer empresa, afinal querem agradar ao máximo de públicos possível.

A empresa para sobreviver precisa do lucro e isso é um fato. O problema começa quando o lucro fica acima de outros princípios e se torna a única busca; o que, pelo que tenho visto, é muito mais marcante em outras empresas de videogames com seus jogos "realistas" sem qualquer conteúdo, simples point and click que tratam os players como acéfalos com games bonitos mas baseados em reflexos apenas.

Nisso (com suas qualidades e defeitos) a Nintendo me parece a mais fiel a seus princípios até hoje desde a época que a acompanho, mantendo lançamentos de grande qualidade com sua fórmula "simples" mas robusta de diversão de qualidade, vide os DKS, Marios, Zeldas e afins.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.430
Reações
80.042
Pontos
2.059
Toda essa questão sobre dificuldade...

Um jogo como Mario Bros 3 abordou esse problema de game design de maneira genial, sem precisar de uma seleção de dificuldade, sem fazer com que o jogador sinta que tá jogando o jogo no easy ou que está jogando no modo café com leite. Sem que o jogador de nível mais alto sinta que o jogo é entediante, oferecendo uma série de outros desafios para os mais experientes. Tudo isso nos mesmos levels, no mesmo mundo, num mesmo playthrough. Fez isso em 1988 e até hoje outras empresas tem dificuldade de assimilar o que a Nintendo fez ali. O game tem uma enorme elasticidade. E é capaz de ser recompensador para jogadores dos mais diferentes niveis. É um game que passa um sentimento de gratificação ao final da jornada, que o jogador olha para trás e diz: caramba! fiz tudo isso?

Hoje o que passa mais perto disso são os jogos da From Software, que apenas pegaram o game design lá do Miyamoto dos anos 80.

É isso aí que eu sinto quando jogo um Mario 64 ou Mario Odyssey. Um jogador casual seguirá o caminho mais óbvio e fácil/simples.

Já os jogadores mais experientes farão sua própria rota, que será bem mais desafiadora. Isso pq o level design e o gameplay permitem essa flexibilidade.
 

SkyHakuu

Bam-bam-bam
Mensagens
902
Reações
1.504
Pontos
333
Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada a um desejo sentimental de regresso, impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais. A palavra vem do grego νόστος (nóstos - "reencontro") e ἄλγος (álgos - "dor, sofrimento"). A nostalgia já foi considerada uma condição médica no início da Era Moderna por ser associada à melancolia, além de ser importante na literatura como um frequente tropo no Romantismo.[1]

A nostalgia é diferente da saudade, pois a saudade é direcionada a um alvo ou momento específico, e até pode ser superada pela presença ou repetição, já a nostalgia não pode ser superada no campo físico pois diz respeito somente a uma visão idealizada de passado que cada um possui.

Costumeiramente associa-se o sentimento nostálgico a emissões sonoras de baixa frequência. Podemos sentir nostalgia em vários casos, como ouvindo músicas do passado, exalando algum cheiro, relembrando momentos/acontecimentos vividos no passado, etc.
Visualizar anexo 99258


Estaria a Nintendo enganando o cérebro de nós jogadores e dos críticos de games usando o fator nostalgia de forma a ludibriar seus consumidores?


Tudo era melhor antes mesmo.
Não precisava pagar contas, nem tinha basicamente obrigações.
Dai junta a memoria boa, com jogos da época = GG
kkkk
TO velho mesmo.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.319
Pontos
1.619
Primeiro, deixa eu comentar sobre o primeiro post.

A palavra 'nostalgia' não tem um ponto certo de definição (ao meu ver). Pode ser descrito como lembranças (sejam agradáveis ou desagradáveis) de tempos ou de fatos que já se passaram.

Se o infeliz que gastou bytes, escrevendo um texto que expressa a sua opinião e muitos tiveram a chance de ler, o que posso dizer é que ele alcançou o seu intuíto: descrever que sua vida foi mais triste sem muitos companheiros que poderiam estar ao seu lado enquanto se joga (não é coisa de se fazer o dia inteiro. Eu mesmo, tenho lembranças agradáveis e desagradáveis de meus amigos quando andávamos de bicicleta, jogávamos volei e 'betti' na rua, faziamos bagunça, estudavamos juntos, estavam ao meu lado em cada tragédia que tive que superar como a perda de meus pais e avós, brigas incessantes com a família por causa da minha herança e por aí vai!

Claro que existem partes boas e ruins, mas isso sempre vai acontecer porque não existe estradas sem buracos e rachaduras (mesmo que sejam pequenas ou estejam reparadas, ainda assim, existem)

Achei engraçado o comentário que soltaram aí de que um jogo "bom" tem que ser "hardcore"...
É sério isso? Já não basta ter que ler besteiras nesse sentido?

Além do que, jogos no estilo "hardcore" estão mais e mais, nos videogames ANTIGOS do que nos novos!

À começar pelo título do tópico, acho que poucas vezes tive o desprazer de ler tanta m**** na vida.

Tópico de baixíssimo nível intelectual.

Isso não é necessário. Cada qual se expressa da sua forma (infelizmente), mas sabemos que uma expressão pode danificar nossos sentimentos, justamente porque tem gente que não tem desconfiômetro (tá se tornando acessório caro hoje em dia)
 

Mechamorafa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.006
Reações
14.464
Pontos
374
Esse tópico acertou no ponto certo. Não dá para negar a qualidade dos produtos Nintendo, mas a nostalgia é certamente um elemento fundamental no sucesso dela.

É não é só a Nintendo que usa desse artifício. Veja só como a Capcom também investe muito mais em remakes e continuações ao invés de jogos modernos.

Gamer é um povo extremamente nostálgico. O que mais se lê em forums é Gamer dizendo como tudo era melhor no passado (jogo em cartucho, franquias antigas, jogos off-line) e como toda novidade é lixo (VR, jogos por streaming, jogos tipo Fortnite).

A doença é crônica e os doentes sequer percebem os sintomas.
 

OliveirArquitetO

Habitué da casa
Mensagens
160
Reações
346
Pontos
63
Que é uma empresa é claro que concordo, o que questionei foi sua afirmação de que faz jogos lineares e fáceis (rasos), o que discordo. Existem jogos assim e jogos que não são assim, como em qualquer empresa, afinal querem agradar ao máximo de públicos possível.

A empresa para sobreviver precisa do lucro e isso é um fato. O problema começa quando o lucro fica acima de outros princípios e se torna a única busca; o que, pelo que tenho visto, é muito mais marcante em outras empresas de videogames com seus jogos "realistas" sem qualquer conteúdo, simples point and click que tratam os players como acéfalos com games bonitos mas baseados em reflexos apenas.

Nisso (com suas qualidades e defeitos) a Nintendo me parece a mais fiel a seus princípios até hoje desde a época que a acompanho, mantendo lançamentos de grande qualidade com sua fórmula "simples" mas robusta de diversão de qualidade, vide os DKS, Marios, Zeldas e afins.

Bom, já concordamos que a Nintendo é uma empresa, assim como a mamãe Sonya, empresa que como qualquer outra tem uma postura de mercado e um público alvo. Falo isso por causa de um trabalho que vi na net: Ilusões de modernidade: o fetiche da marca. Então já demos o primeiro passo na desconstrução de qualquer "laço sentimental / afetivo" em relação à marca para assim, livre do açúcar sentimental, possamos analisar friamente seus produtos.

Eu não disse que a Nintendo produz jogos fáceis e rasos, eu disse que ela produz, em sua maioria, jogos lineares e sem liberdade de resolução, por conta de sua linearidade. Vou usar a franquia que mais conheço, Zelda, para exemplificar o que digo.

Linear é aquilo que segue em linha; Linearidade é a qualidade de linear, do que se apresenta clara e diretamente; cujo desenvolvimento segue uma sequência. Em Zelda começamos sempre sem nada (largados e pelados), mas vamos ao longo do caminho encontrando armas e equipamentos que nos possibilitam novos enfrentamentos e acesso a novos lugares. Até agora tudo normal, porém, as dungeons, que vão ficando mais complexas, desenvolvem-se em linha, ou seja, não existem maneiras diferentes, apenas um percurso, lemos os elementos na fase e automaticamente sabemos como responder. É como se fossemos guiados o tempo todo "intuitivamente" pela linearidade do jogo e quanto mais absorvemos a "mecânica de pensar" do jogo, mais fluido e prazeroso fica o jogo. É um resumo bem resumido, mas creio que me fiz entender.

Isso é percebido em outros jogos da Nintendo, como por exemplo, Mário & Luigi Dream Team, de forma muito semelhante evoluímos as habilidades do Luigi para superarmos um level design específico para dada habilidade, mas igualmente sem liberdade de resolução, ou seja, seguindo, à risca, a linearidade imposta pelo jogo.

E aí está a mágica nada Nintendo, um "cabresto" invisível, sem a intenção de ofender ninguém, mas que traduz a forma oriental de pensamento, extremamente engessado em alguns sentidos.

Tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa japonesa e posso afirmar que: por mais burra que seja a ordem, ela tem de ser cumprida à risca.

Não estou afirmando que a Nintendo faz jogos ruins, eu amo Zelda, e vou jogar todos os que conseguir, mas abrir a mente para jogos que te dão maior liberdade é também um ato de liberdade.

A Nintendo faz jogos de qualidade, que não são a cereja do bolo não, e aquele que só joga Nintendo acaba tendo a inteligência confinada à linearidade castradora, sedativa e obscurantista, diametralmente oposta ao mundo multi facetado.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Toda essa questão sobre dificuldade...

Um jogo como Mario Bros 3 abordou esse problema de game design de maneira genial, sem precisar de uma seleção de dificuldade, sem fazer com que o jogador sinta que tá jogando o jogo no easy ou que está jogando no modo café com leite. Sem que o jogador de nível mais alto sinta que o jogo é entediante, oferecendo uma série de outros desafios para os mais experientes. Tudo isso nos mesmos levels, no mesmo mundo, num mesmo playthrough. Fez isso em 1988 e até hoje outras empresas tem dificuldade de assimilar o que a Nintendo fez ali. O game tem uma enorme elasticidade. E é capaz de ser recompensador para jogadores dos mais diferentes niveis. É um game que passa um sentimento de gratificação ao final da jornada, que o jogador olha para trás e diz: caramba! fiz tudo isso?

Como exatamente você vê isso acontecer? Minha visão é diferente, desde a mudança do Mario 2 no ocidente a Nintendo se destacava por acessibilidade. Em uma época onde sidescrollers costumavam ser extremamente difíceis, muitos de forma bem pouco positiva, os games da Nintendo tinham uma dinâmica mais tranquila e divertida, fugindo da filosofia papa fichas que tinha sido herdada da produção para arcades (onde os games eram programados para não serem imediatamente frustrantes, mas ao mesmo tempo te eliminar rapidamente).

Minha referência de dificuldade bem implementada da época, e que vejo como a estratégia que mais dá certo hoje em dia, é do Megaman, claro que tinha seus spikes de dificuldade como todo jogo da época possuía, mas a ideia de recursos bem utilizados fazerem a diferença é a base de uma boa seleção de dificuldades. Não basta simplesmente aumentar parâmetros e exigir do jogador mais reflexos e acabou, é preciso fazer o jogador pensar em como usar de forma mais eficiente os recursos disponíveis, é programar extras que podem ser ignorados em momentos fáceis, mas que podem ser aprofundados e fazerem a diferença em dificuldades mais altas.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo