O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A EA está estudando a possibilidade de colocar anúncios em jogos AAA - 'Seremos muito cuidadosos ao fazermos isso', diz o CEO

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
VIP
GOLD
Mensagens
3.269
Reações
11.513
Pontos
553
HFZaRfxVpjFyGYijiH2LUj-970-80.jpg.webp



"A publicidade tem a oportunidade de ser um importante fator de crescimento para nós."


O CEO da EA, Andrew Wilson, confirmou que a empresa está considerando colocar anúncios em jogos AAA tradicionais - títulos que os jogadores compram antecipadamente por cerca de US$ 70 cada. Na parte de perguntas e respostas da última teleconferência de resultados da EA, Eric Sheridan, da Goldman Sachs, perguntou a Wilson sobre a inserção dinâmica de anúncios em jogos AAA tradicionais. Wilson disse: "...A publicidade tem a oportunidade de ser um importante fator de crescimento para nós". Ele então continuou: "...temos equipes internas na empresa neste momento analisando como fazer implementações bem pensadas dentro de nossas experiências de jogo".

Os anúncios em jogos são uma progressão natural da publicidade, especialmente porque se espera que o setor de jogos cresça para US$ 583 bilhões até 2030. Alguns jogadores consideram isso uma distração, mas outros aceitam isso como um fato da vida, desde que os anúncios sejam colocados de forma natural e discreta - sem ficar na sua cara, bloqueando o conteúdo do jogo ou interrompendo sua jogabilidade apenas para dizer que você deve comprar este produto ou assinar este serviço.

Infelizmente, a EA já teve alguns casos de anúncios ruins dentro do jogo. Em 2020, a empresa colocou anúncios em tela cheia no jogo para o programa de TV The Boys no UFC 4. Sua base de jogadores recebeu mal essa colocação, especialmente porque ela atrapalhou o jogo. Essa reação levou a EA a remover o anúncio logo depois.

A publicidade no jogo não é novidade no setor de jogos. Na verdade, Adventureland, publicado em 1978, é o primeiro título registrado a ter anúncios inseridos no jogo, embora tenha sido para promover sua sequência, Pirate Adventure. Em 1983, a Anheuser-Busch patrocinou o jogo de fliperama Tapper, que apresentava um logotipo gigante da Budweiser dentro do jogo e foi projetado para bares. A Root Beer acabou substituindo o logotipo da Budweiser em 1984 para que pudesse ser colocado em fliperamas onde menores de idade pudessem jogar.

Como o mercado de títulos de jogos aumentou nos anos 90 e 2000, muitas empresas quiseram aproveitar seu potencial - alguns jogos, como Zool e Push-Over, apresentavam produtos que patrocinavam seus títulos, como Chupa Chups e Quavers. Em contraste, outros eram propagandas descaradas, como Pepsi Man.

O Need for Speed: Underground 2 da EA, de 2004, é conhecido por seus anúncios no jogo colocados em outdoors em todo o mundo aberto. Alguns argumentariam que a EA fez isso por realismo, pois as marcas no jogo apresentavam empresas do mundo real, como Best Buy, Burger King e Cingular.

Mas foi em 2006 que a GameSpot confirmou que a EA estava adotando anúncios dinâmicos em seus títulos, com Need for Speed Carbon e Battlefield 2142 entre os primeiros jogos a experimentá-los. Em 2008, Burnout Paradise, outro título popular da EA, apresentou anúncios políticos para a candidatura do então senador Barack Obama às eleições presidenciais dos EUA em 2008.

Mais recentemente, a SCS Software, a empresa por trás dos títulos American Truck Simulator e Euro Truck Simulator 2, vendeu espaço publicitário para a empresa de caminhões Schneider National para a contratação de motoristas. No entanto, a maioria desses anúncios no jogo é colocada em outdoors ao lado da estrada, onde você os veria naturalmente na vida real.

Os anúncios no jogo são um efeito colateral compreensível do formato free-to-play. No entanto, isso deixa um gosto ruim, especialmente se os anúncios forem veiculados em um jogo AAA pelo qual você pagou um bom dinheiro antecipadamente. Embora o custo de desenvolvimento de títulos AAA tenha disparado, com títulos como Call of Duty: Modern Warfare 2, Cyberpunk 2077 e Star Citizen custando centenas de milhões para serem produzidos, seus desenvolvedores também venderam muitas cópias.

Se a EA adicionar anúncios dinâmicos no jogo em seus títulos, esperemos que a empresa cumpra sua promessa de "implementação cuidadosa" e "construção de comunidade além dos limites de nossos jogos". Caso contrário, sua comunidade poderá se mobilizar e forçar uma mudança, da mesma forma que o alvoroço em relação à vinculação da conta PSN de Helldivers 2 forçou a Sony a reconsiderar a exigência.

Fonte: https://www.tomshardware.com/video-...very-thoughtful-as-we-move-into-that-says-ceo


Resumo via ChatGPT: A Electronic Arts (EA) está considerando a possibilidade de adicionar anúncios dentro de seus jogos de grande orçamento (AAA). O CEO da EA, Andrew Wilson, afirmou que a empresa pretende abordar essa questão com cautela, garantindo que qualquer integração de anúncios seja feita de forma sensata e que não prejudique a experiência do jogador. Wilson explicou que estão explorando essa opção como uma forma de monetização adicional, mas estão comprometidos em manter a qualidade e a integridade dos jogos. Ele destacou que o foco principal continua sendo criar experiências envolventes para os jogadores.
 
Ultima Edição:

Likou

Veterano
Mensagens
506
Reações
980
Pontos
123
EA tem visto as outras empresas tomando o lugar de pior empresa e estão dispostos a retomar o posto. Jogos feitos com IA e recheados de propaganda, vai ser lindo o futuro dos jogos.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.563
Reações
28.994
Pontos
1.103
É algo mais tolerável e até legal de ver em games temáticos que são propícios para isso, tipo os de esporte que a EA comercializa, que inclusive é uma feature que contribui para a imersão, desde que continue sendo feita da maneira como esses jogos empregam, isto é, restrito às placas dos estádios de Fifa ou ao longo das pistas do F1 da Codemasters.

Mas vindo da EA já dá para imaginar os Ads sendo usados em telas de loading, que aumentarão o tempo de carregamento, assim como o youtube emprega as propagandas para quem não é assinante.
 


11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.770
Reações
11.260
Pontos
1.034
Tudo depende de como eles vão colocar isso dentro do jogo
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.800
Reações
20.884
Pontos
1.344
O problema é começar a pipocar anúncio de empresas no menu e poluindo a porra toda. Aí não dá pra aceitar. Mais nos exemplos acima totalmente plausível. Em telas de loading não vejo problemas TB. Ah não ser q seja loading de mais de 10s. Pq claramente estarão forçando vc a ver isso.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.399
Reações
21.848
Pontos
603
Se for dentro do contexto do jogo eu acho ok. De cabeça lembro que tinha a do monster no Death Stranding e do cup noodles no FF XV, ambos eu achava legal até.

O problema é q quando as empresas verem a grana entrando, vão aos poucos crescer o olho e ir perdendo a mão enfiando ad de qualquer jeito.
 
Ultima Edição:

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.723
Reações
39.166
Pontos
2.069
Como já falaram, acho que anúncios que não interrompam o jogo são bem aceitáveis. Billboards nas ruas, placas de marketing em jogos de esportes, etc. Dão até um tom mais real ao ambiente.

O que não dá é interromper o jogo pra passar uma propaganda de 5 segundos na tela, ou fazer aquelas inserções que a Band faz durante a F1 hue.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.075
Reações
7.739
Pontos
453
Não acho ruim se for propagandas como citaram acima, faz parte e até ajuda na imersão. O problema é que mesmo assim, por conta do contrato isso pode limitar o tempo de venda do jogo e acabar saindo do catálogo ou loja e sumir pra sempre (ou terão que alterar a arte pra vender depois).

E se tratando da EA, duvido que se limitará à isso. Vão pipocar ads pra todo lado.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.347
Reações
172.703
Pontos
2.599
Estaremos em uma luta foda e no meio dela aparecerá uma propaganda da Trivago. Quando voltar o inimigo nos dará uma porrada e morreremos.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.209
Reações
64.237
Pontos
1.253
Pessoal tá viajando, ads in-game já existem há muito tempo nos jogos da EA.
O que ela quer provavelmente é esses anúncios tipo tem em jogos mobile, você tá lá no menu e de repente começam a pipocar um monte de ads pra você comprar isso e aquilo...ou pode ser colocar uma opção de assistir anúncio pra ganhar x ou y item
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.554
Reações
43.222
Pontos
1.003
Eu acho que vai ser um pop-in na tela mesmo, em momentos em que vc nao está fazendo nada.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.444
Reações
19.621
Pontos
1.469
EA quer isso desde o PS2.

Acho que só não foi pra frente pq os anuncios seriam eternos dentro dos jogos. Mas hoje como tudo é stream, o caminho está aberto pra ela.
 

.:Zeldo:.

Supra-sumo
Mensagens
1.116
Reações
1.501
Pontos
193
Propaganda existe desde os primórdios como já mostraram no tópico. O que a EA quer deve ser outra coisa. Talvez ela queira que as propagandas tenham relevância no seu faturamento.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.444
Reações
19.621
Pontos
1.469
Não confundam.
A EA não quer fazer inclusão de produto patrocinado(product placement). Isso já existe e não foi ela quem inventou nos games.

Ela quer que o jogo seja um veiculo publicitário, igual os canais de tv. Ela quer uma foto com o preço do novo Camaro durante o seu respawn de Battlefield. Quer uma oferta da semana no Burger King no Loading do Need For Speed, Ela quer enfiar um “É um oferecimento da KIA” na tela de stats do fim da partida.

O ideal ora ela é que uma partida de games seja como um evento esportivo televisionado, com eventos e mini eventos publicitários a cada 3 ou 5 minutos.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
24.057
Reações
52.769
Pontos
1.564
Cuidadosos...

Já imagino um mago falando que teve uma visão de uma alimento glorioso chamado "Mc Donalds" no próximo Dragon Age.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.955
Reações
7.254
Pontos
1.189
Se for como a Sega fazia, beleza.

Agora se for para transformar as telas dos games num portal de notícias então, por favor, não.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.281
Reações
44.638
Pontos
803
A indústria quer empurrar goela abaixo o formato digital e já começa a sondar a possibilidade de tirar do jogador o direito ao download do jogo após certo tempo (ou seja, você não seria dono de mais nada).

Agora querem colocar anúncios em jogos pelos quais o trouxa do jogador pagou?
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.281
Reações
44.638
Pontos
803

Próximo passo é DLC obrigatório.

Você vai continuar pagando o preço cheio (60/70 dólares), mas isso só te dará direito a uma parte do jogo. Quem quiser ir até o fim terá que pagar mais uma taxa para a empresa.

Consumidor sendo feito de otário.
 

multigamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.073
Reações
2.419
Pontos
713
Imagina pagar 500 reais em um game, (deve custar isso nos proximos anos) e ainda ser bombardeado por propaganda?, não acredito que vão querer fazer isso, sacanagem, parei de assistir tv por causa da propaganda, uso adblock em tudo e tenho raiva de propaganda em qualquer lugar, meu tempo ja é curto para me divertir, não quero isso em games de forma alguma, se acontecer espero que de para piratear o game, ai retiram as propagandas.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.764
Reações
104.894
Pontos
2.419
Imagina pagar 500 reais em um game, (deve custar isso nos proximos anos) e ainda ser bombardeado por propaganda?, não acredito que vão querer fazer isso, sacanagem, parei de assistir tv por causa da propaganda, uso adblock em tudo e tenho raiva de propaganda em qualquer lugar, meu tempo ja é curto para me divertir, não quero isso em games de forma alguma, se acontecer espero que de para piratear o game, ai retiram as propagandas.
Mas é muito improvável que eles coloquem propaganda pra interromper o gameplay, então não é um negócio que deve incomodar assim.
 
Topo Fundo