A coisa é muito regionalizada e se contar só por capitais ou num país específico, não dá certo. Mas se formos nos ater simplesmente ao Brasil e especificamente ao estado de SP...
Interior dos estados é um mundo completamente diferente das capitais e quanto mais longe, mais diferente. Morei por uns 20 anos entre Birigui e Araçatuba, no noroeste de SP, e moro desde 2009 em SP, capital.
Ter carro no interior vira questão de necessidade. As prefeituras estão pouco se lixando sobre transporte público quase sempre; este se resume, em quase todos os casos, a ônibus; na maioria dos casos o calor nesses locais é infernal e esses ônibus muitas vezes não possuem ar condicionado; há pouco investimento em outras modalidades, como ciclovias; em várias a modalidade de moto-táxi já existe há muito mais tempo que nas capitais; nem todas possuem serviços por aplicativo... Enfim... Você depender do transporte público/coletivo nesses lugares só faz você odiar mais sua vida.
E carro no interior - excetuando a manutenção que cada carro tem, que é mais ou menos igual em qualquer ponto do mapa e seus devidos impostos - é mais barato e mais tranquilo. Estacionamento é mais barato, há pouco trânsito, zonas azuis nem sempre cobram absurdos, há menos restrições de estacionamento em ruas, geralmente o seguro é mais barato, por não haver tanto trânsito acaba sendo mais tranquilo de dirigir (além de levar menos tempo de um ponto A ao B). O próprio custo de vida quando se mora no interior de um estado é menor do que nas capitais e isso cria um estímulo, também, pra ter um carro, já que é mais fácil de enxergar ele cabendo no seu orçamento.
E é onde as vendas de carro e moto mais sobem. Não existe desinteresse como o observado pela matéria. Quando a economia vai ok, é onde você vê que financiamentos de imóveis e de auto mais aumentam, nessa ordem.
Em São Paulo a coisa muda... Por mais problemas que existam (e c***lho, como existem) no transporte público, principalmente em periferias, essas periferias às vezes possuem uma qualidade de transporte público muito mais alta que muita cidade do interior. Se você ainda possui alguma linha da CPTM ou Metrô próxima, fica ainda mais rápido. E temos uma oferta enorme de aplicativos que oferecem preços mais competitivos que táxis, por exemplo.
Por conta do trânsito, em épocas regulares, eu demoro de 50 minutos a uma hora pra chegar de casa ao meu trabalho. Se eu pegar metrô, faço a mesma rota em 20 minutos. A maioria dos estacionamentos do meu local de trabalho cobram uma diária a partir de 30 reais; a primeira MEIA HORA chega a ser a partir dos 15. Quase não dá pra estacionar nas ruas próximas por conta da quantidade de restrições que existem. E entre 7 e 10 da manhã e depois entre 16 e 19h, o trânsito tá um inferno; e porque rola muita parada, volta e meia você vê gente mexendo em celular enquanto dirige e quase que dia sim, dia não, você vê algum distraído com celular batendo na traseira de alguém durante um trânsito que quase não anda. Muita gente anda tensa/apreensiva, o que acaba até resultando em maior frequência de erros durante a condução.
E o custo de vida em SP é alto. Quanto mais próximo dos centros econômicos ou bairros considerados "nobres", mais alto fica. 5000 reais de salário em SP não é grande coisa, mas pode virar um salário moderado quando se mora no interior.
Quem precisa dirigir em SP todos os dias sempre tá meio puto; chega a ser visível. E tudo isso desmotiva as pessoas a terem um carro. Aqui já dá pra sentir um pouco disso: carro, em muitos grupos, deixou de ser um objetivo ou mesmo uma necessidade. E dá pra ver isso acontecendo, inclusive, quando você procura por alguns novos empreendimentos imobiliários que estão sendo construídos sem a inclusão de uma garagem. Não é maioria nos novos, mas já existem vários assim.
Eu tenho carro porque eu adoro dirigir. Eu gosto de carro; a engenharia sobre ele, etc. Eu comprei um carro um pouco mais caro e maior que os que tive antes porque meus pais e meus sogros já estão na terceira idade há um tempo e é a hora que eu tenho que dar mais conforto pra esse povo. É a hora d'eu dirigir pra eles e eles serem os passageiros.
Se não fosse o gosto por carros, por dirigir; se meus pais não morassem a 100 km de SP; se meus pais e meus sogros não fossem tão velhos; talvez eu não teria meu carro hoje, não. Não morando em São Paulo.