O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A SEGA teve o melhor console em alguma geração?

?

  • Não, ela foi superada por outros consoles em todas as gerações

  • Ela venceu na geração 8-bits contra o NES

  • Ela venceu na geração 16-bits contra o SNES e PC-Engine

  • Ela venceu na geração 32-bits contra o PS1 e Nintendo 64

  • Ela venceu na geração "128-bits" contra o PS2, GameCube e Xbox


Results are only viewable after voting.

Barrigudinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
913
Reações
1.572
Pontos
583
Lembro que uma vez fui no shopping ibirapuera em SP, por volta de 1996, e tinha um Saturn ligado na vitrine com virtua fighter. Deu vontade de comprar, babei mas logo esqueci. Não era algo must buy pra quem já jogava num PC Pentium na época.
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
1.108
Pontos
609
Sem torre da destruição também não:
SEGA_08-539x1024.jpg

:khuebr
E se ligar explode.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.058
Reações
63.657
Pontos
1.253
Que?

c***lho bicho, tem uma multidão de jogos phodas pra Mega Drive, mas um monte pra Saturno, sem falar nos arcade iradíssimos que a Sega fez.

Deram uns vacilos depois, mas a época era doida, só que valorizo pra c***lho a tentativa deles de inovarem.
O que ele quis dizer é em relação a consoles de mesa e não os jogos em si.
Evidente que ela como desenvolvedora de jogos era uma das melhores da época, do mesmo nível da Nintendo, Capcom e Squaresoft.

Por que não?

Só porque um console tem alguns aspectos de hardware superior, não significa que ele vai ter jogos mais bonitos.

A maioria dos jogos do 64 tem baixa contagem poligonal, mal tem texturas e ainda aplicam um filtro bilinear que deixa tudo borrado. No geral, os jogos ficam feios demais e sem graça.

Tanto o Saturn quanto o PS1, apesar de inferiores em alguns aspectos de hardware, conseguem dar mais identidade aos seus jogos, porque conseguem usar mais polígonos e mais texturas, deixando a arte dos jogos mais agradáveis. Há uma boa variação. No 64 os jogos parecem iguais.

Citaram Quake 2 aqui e sinceramente, a versão N64 me dá agonia, é escura e borrada e tem animações muito esquisitas.

Visualizar anexo 287893

A versão PS1 tem resolução mais alta (512x240), texturas variadas, não tem tremedeira típica, as animações são melhores e tem mais cenários que a versão 64. Só não tem AA, mas numa TV de tubo, isso era disfarçado.

Visualizar anexo 287899



Mas essa é minha opinião, questão de gosto.

O problema aqui no fórum, em qualquer pasta, é que os usuários não sabem interpretar um simples texto e se ofendem quando alguém apresenta uma opinião divergente.

Mas em alguns pontos você tá entrando em questões de hardware ao invés de gosto.
Por exemplo, Saturn fazia maior número de polígonos que o N64?
Não concordo.
A contagem poligonal de muitos jogos do N64 é bem alta, como World Driver Championship, Battle For Naboo, Turok 2 e 3, Banjo Tooie, Conker, Perfect Dark, Sin and Punishment, e por aí vai.
Não conheço nenhum jogo de Saturn com a mesma contagem poligonal que esses jogos.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.058
Reações
63.657
Pontos
1.253
Saturn era a máquina da geração que fazia mais polígonos, 500k sem texturas, 200k com todos os efeitos. O PS1 fazia 360k sem texturas, 180k com todos os efeitos. O 64 fazia 160k com todos os efeitos.

Veja, o 64 sacrificou várias coisas para ter mais recursos gráficos como correção de perspectiva, filtro bilinear, transparência, etc. Mesmo tendo uma CPU mais rápida, ela se desdobra pra processar o jogo, os gráfico e o som ao mesmo tempo, então ela não foge muito do que o Saturn e PS1 faziam, visto que eles tinham co-processadores para auxiliar nessas tarefas. O PS1 mesmo foi o primeiro console a ter uma espécie de GPU.

Tem vários jogos no Saturn que tem mais polígonos que o 64, Quake mesmo tem mais geometria, Virtua Cop mesmo tem mais detalhes na geometria que Perfect Dark (apesar de que VC é um shooter on rails).

Polígonos não são tudo óbvio, no final o que importa é o resultado final. WDC, Naboo, são verdadeiros milagres visuais, mas vieram muitos anos depois e com otimizações low level que superaram algumas limitações originais.

O Saturn não teve a mesma sorte, além de ser bem mais complicado de lidar, morreu antes de ser totalmente explorado.

Muito se fala do hardware complicado de se programa do Saturn, mas pra mim o N64 não vai muito além, porque as limitações são tão ruins quanto e algumas até mais graves. Tem relatos de desenvolvedores dizendo que as ferramentas da Nintendo eram muito ruins, por isso empresas como a Boss Games Studios e a Factor 5, foram atrás de fazer suas próprias ferramentas, o que levou anos.

A situação da Nintendo com desenvolvimento para os seus hardwares só veio a melhorar no Switch, porque quem fornece todo o ferramental para os desenvolvedores é a Nvidia.
Mas o N64 fazia até mais de 600k (com o microcódigo Turbo 3D), como que o Saturn era superior nesse sentido?
Com "todos os efeitos", você quer dizer quais?
Tanto o PS1 quanto o Saturn eram bem mais limitados do que o N64 em termos de efeitos, então é natural que eles façam mais polígonos com eles ligados, já que são mais leves e em menos quantidade.

Não tem como comparar Virtua Cop com Perfect Dark, um é on rail shooter e outro é um FPS completo. Seria tipo eu comparar um endless runner com um jogo de plataforma padrão.
O Quake 64 está longe de ser um dos FPS mais avançados no aparelho, então não é muito parâmetro pra medir potência do N64.

Nem o Saturn nem o 64 foram completamente explorados, como você mesmo falou, ambos tinham ferramentas bem ruins para os desenvolvedores trabalharem e hardwares bastante confusos.
Um bom exemplo disso é Super Mario 64 (da própria Nintendo), que tem código mal feito, polígonos mal aproveitados, entre outros fatores que poderiam até deixar ele com frame rate mais alto caso fosse bem programado (o programador Kaze Emmanuar já fez umas hacks que rodam em hardware real mostrando isso).
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.058
Reações
63.657
Pontos
1.253
Efeitos como texturas, filtros e outros detalhes. Esse microcódigo foi usado em alguns jogos realmente, mas não é o default do aparelho.

E é aí que mostra a diferença, o N64 foi sim bem explorado, até onde dava, já o Saturn não foi. O PS1 foi muito bem explorado, tanto que ele também tem jogos que parecem usar mais polígonos também.

A ideia de usa Quake é porque é um jogo que tem em ambas as plataformas.
Então, esses efeitos eram mais leves, o que é normal.
O microcódigo não é o default, mas prova que o aparelho fazia mais polígonos do que os concorrentes.

Não concordo que foi bem explorado, levando em consideração que as ferramentas eram porcas e a arquitetura era complexa.
O Saturn só foi menos explorado ainda, mas não diria que ambos estão tão distantes assim.

Essa descoberta do N64 foi recente, tem muita coisa ainda que ele poderia fazer.
Por exemplo, os jogos da Rare muitas vezes deixavam de utilizar descartes de polígonos, e por isso geralmente tinham FPS menores do que deveriam.
Aqui o post do Warrior mostra isso detalhadamente no tópico do console:

Vai saber qual seria a performance se fizessem um uso diferente de polígonos?
Poderiam até incluir alguns efeitos a mais caso quisessem.

Acho que o único console bem aproveitado daquela época foi o PS1.
Hardware eficiente e barato, mais fácil de desenvolver, com algumas vantagens até sobre o N64, e durou por bastante tempo, o suficiente para os desenvolvedores trabalharem nos limites do aparelho.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.830
Reações
13.859
Pontos
803
esquece polygons, esses consoles não trabalham iguais
saturn não consegue rodar um jogo 3d decente passando dos 20fps, se aumentar os polygons ai lascou vira power point, não tem transparencia, não tem sombra, nao tem luz o console é realmente bem cru, para piorar a texturas são igualmente ruins se bobear não vai muito além do que o N64 entregou nesse quesito.

N64 faz mundos maiores que ps1 e saturn devido seus efeitos de correção de perspectiva, 5 ou 6 triangulos gera um cenário que exigiria centenas a milhares de tringulos nos concorrentes então contagem de triangulo é um quesito bem nada ver, não anima bonecos com a mesma qualidade, quase toda caracteristica grafica que deixa um jogo bonito é limitado no Saturn , enfim sem chances de produzir jogos mais avançados.
 
Ultima Edição:

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
1.957
Pontos
844
Quais coisas?

Vc acha o Saturn mais poderoso que o N64?
Os jogos 3D do 64 são quase todos socados de névoa pra esconder as falhas de construção. Quase todos os jogos 3D possuem baixa taxas de quadros, exceto por alguns jogos. Todos os jogos de luta dele eram limitados, capados, lentos e com qualidade sonora ridiculamente vergonhosa. As exceções que me lembro são os Zeldas, Goldeneye e Doom, apesar de os dois primeiros terem quedas brutas de quadros e névoa e serrilhado em tudo quanto é canto; mas tinham mais capricho.

Sega Saturn possuiu inúmeros jogos de luta 2D da Capcom e SNK, muitos chegando a ser um port quase perfeito dos jogos de luta dos Arcades.
Quanto aos jogos 3D, tivemos jogos com muito mais qualidade que os de N64, tal como Daytona, Virtua Fighter 2, Road Rash, Panzer Dragoon 1, 2 e Zwei, Mr. Bones, Sega Touring Car, Bug e Bug Too, Sega Rally, Radiant Silvergun, Worldwide Soccer e etc...
Nos 2D tivemos Out Run, Saturn Bomberman, Shinobi Legions, Metal Slug, Jonny bazookatone, Astal, Elevator Action Returns, Golden Axe the Duel, Sonic Jam e muitos outros.
No dia que me mostrarem um catálogo do N64, que supere isso, aí mudo minha opinião sobre o N64, cujo videogame só tenho por nostalgia, por tê-lo comprado mais de 10 anos atrás e ter me divertido muito no passado, apesar de ser um troço mal projetado demais.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
1.957
Pontos
844
Efeitos como texturas, filtros e outros detalhes. Esse microcódigo foi usado em alguns jogos realmente, mas não é o default do aparelho.

E é aí que mostra a diferença, o N64 foi sim bem explorado, até onde dava, já o Saturn não foi. O PS1 foi muito bem explorado, tanto que ele também tem jogos que parecem usar mais polígonos também.

A ideia de usa Quake é porque é um jogo que tem em ambas as plataformas.

Por que não?

Só porque um console tem alguns aspectos de hardware superior, não significa que ele vai ter jogos mais bonitos.

A maioria dos jogos do 64 tem baixa contagem poligonal, mal tem texturas e ainda aplicam um filtro bilinear que deixa tudo borrado. No geral, os jogos ficam feios demais e sem graça.

Tanto o Saturn quanto o PS1, apesar de inferiores em alguns aspectos de hardware, conseguem dar mais identidade aos seus jogos, porque conseguem usar mais polígonos e mais texturas, deixando a arte dos jogos mais agradáveis. Há uma boa variação. No 64 os jogos parecem iguais.

Citaram Quake 2 aqui e sinceramente, a versão N64 me dá agonia, é escura e borrada e tem animações muito esquisitas.

Visualizar anexo 287893

A versão PS1 tem resolução mais alta (512x240), texturas variadas, não tem tremedeira típica, as animações são melhores e tem mais cenários que a versão 64. Só não tem AA, mas numa TV de tubo, isso era disfarçado.

Visualizar anexo 287899



Mas essa é minha opinião, questão de gosto.

O problema aqui no fórum, em qualquer pasta, é que os usuários não sabem interpretar um simples texto e se ofendem quando alguém apresenta uma opinião divergente.

O pensamento dos caras é a seguinte: "Pode ser lento, névoa pra tudo quanto é lado, tudo bloco borrado, mas se o cenário tem uns detalhes a mais e é mais aberto, então é superior ao outro console que roda tudo com mais velocidade, melhor qualidade sonora e possui mais nitidez."
Eu tenho ambos os consoles, e desde a época eu e muitos outros ríamos dos jogos borrados do N64, e ao mesmo tempo nos divertimos muito com jogos tipo o Starfox e o Goldeneye no multiplayer. Mas em nenhum momento deixamos de enxergar o fato de que Saturn tinha um catálogo muito superior ao N64. E isso sem contar que nos multi pra ambos as plataformas, o Saturn podia até ter o jogo mais feio, mas näo era borrado, era mais rápido, tinha sangue, tinha uma trilha sonora boa e as vezes até mais fases.
Enfim...se hardware governasse, Dreamcast teria ficado no mercado por muito mais tempo.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.139
Reações
4.655
Pontos
453
Os jogos 3D do 64 são quase todos socados de névoa pra esconder as falhas de construção. Quase todos os jogos 3D possuem baixa taxas de quadros, exceto por alguns jogos. Todos os jogos de luta dele eram limitados, capados, lentos e com qualidade sonora ridiculamente vergonhosa. As exceções que me lembro são os Zeldas, Goldeneye e Doom, apesar de os dois primeiros terem quedas brutas de quadros e névoa e serrilhado em tudo quanto é canto; mas tinham mais capricho.

Sega Saturn possuiu inúmeros jogos de luta 2D da Capcom e SNK, muitos chegando a ser um port quase perfeito dos jogos de luta dos Arcades.
Quanto aos jogos 3D, tivemos jogos com muito mais qualidade que os de N64, tal como Daytona, Virtua Fighter 2, Road Rash, Panzer Dragoon 1, 2 e Zwei, Mr. Bones, Sega Touring Car, Bug e Bug Too, Sega Rally, Radiant Silvergun, Worldwide Soccer e etc...
Nos 2D tivemos Out Run, Saturn Bomberman, Shinobi Legions, Metal Slug, Jonny bazookatone, Astal, Elevator Action Returns, Golden Axe the Duel, Sonic Jam e muitos outros.
No dia que me mostrarem um catálogo do N64, que supere isso, aí mudo minha opinião sobre o N64, cujo videogame só tenho por nostalgia, por tê-lo comprado mais de 10 anos atrás e ter me divertido muito no passado, apesar de ser um troço mal projetado demais.

Isso so prova que vc não conhece os jogos do console, no máximo deve conhecer os mais conhecidos como Mario 64, Mario Kart, Goldeneye, Zelda..., vc nunca se aprofundou na biblioteca do console, muitos nem sabe que o console tbm tem jogos da série Destruction Derby, Road Rash, Wipeout, Ridge Racer e entre tantos.

Aqui so pra citar alguns jogos marcantes do console: Zelda ocarina do tempo, Zelda majoras mask, Perfect dark, Goldeneye, Marrio 64, Diddy kong racing, Resident Evil 2, Super smash bros, Ogre battle 64, Sin & Punishment, 1080 snowboard, Excitebike 64, Ridge Racer 64, Doom 64, Quake 2, Rayman 2, Wipeout 64, Conker, Banjo kazooie, Star fox 64, Star wars rogue squadroon, Star soldier 64, Jet force gemini, Yoshi story, Mario party, Banjo tooie, Harvest moon, Starcraft 64, Hydro thunder, Pokemon stadium, Star wars episode 1 racer, Gauntlet legends, Pilotwings, Fzero, Bomberman 64... A lista é enorme.

Mario, Zelda, Goldeneye são os mais lembrados e infelizmente eles ate canibalizam todas as atenções e faz o publico nem notar muitos outros jogos fantásticos do console tipo Sin & Punishment da Treasure, alias a Treasure abandonou o Saturn e partiu pra fazer jogos pro N64, muito fanboy da Sega nem sabia dessa.

Sim o console tinha seus pontos fracos como jogos de RPG e Luta, mas em outros tipos ele era bem servido como FPS, Corrida, Plataforma, Puzzles..., enquanto o Saturn era otimo com jogos de Luta e RPG o N64 era otimo com FPS e Plataforma 3D. O grande ponto forte do N64 era realemente os jogos da Rare e da propria Nintendo.

o N64 tem uns 300 e pouco jogos e te digo com convicção que 1/3 eram de jogos excelentes, outro 1/3 de jogos medianos mas jogáveis e outro 1/3 de jogos lixosos, o que fica numa média excelente de jogos. Posso citar facilmente 100 excelente games do N64 mas aqui não vale a pena.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
1.957
Pontos
844
Isso so prova que vc não conhece os jogos do console, no máximo deve conhecer os mais conhecidos como Mario 64, Mario Kart, Goldeneye, Zelda..., vc nunca se aprofundou na biblioteca do console, muitos nem sabe que o console tbm tem jogos da série Destruction Derby, Road Rash, Wipeout, Ridge Racer e entre tantos.

Aqui so pra citar alguns jogos marcantes do console: Zelda ocarina do tempo, Zelda majoras mask, Perfect dark, Goldeneye, Marrio 64, Diddy kong racing, Resident Evil 2, Super smash bros, Ogre battle 64, Sin & Punishment, 1080 snowboard, Excitebike 64, Ridge Racer 64, Doom 64, Quake 2, Rayman 2, Wipeout 64, Conker, Banjo kazooie, Star fox 64, Star wars rogue squadroon, Star soldier 64, Jet force gemini, Yoshi story, Mario party, Banjo tooie, Harvest moon, Starcraft 64, Hydro thunder, Pokemon stadium, Star wars episode 1 racer, Gauntlet legends, Pilotwings, Fzero, Bomberman 64... A lista é enorme.

Mario, Zelda, Goldeneye são os mais lembrados e infelizmente eles ate canibalizam todas as atenções e faz o publico nem notar muitos outros jogos fantásticos do console tipo Sin & Punishment da Treasure, alias a Treasure abandonou o Saturn e partiu pra fazer jogos pro N64, muito fanboy da Sega nem sabia dessa.

Sim o console tinha seus pontos fracos como jogos de RPG e Luta, mas em outros tipos ele era bem servido como FPS, Corrida, Plataforma, Puzzles..., enquanto o Saturn era otimo com jogos de Luta e RPG o N64 era otimo com FPS e Plataforma 3D. O grande ponto forte do N64 era realemente os jogos da Rare e da propria Nintendo.

o N64 tem uns 300 e pouco jogos e te digo com convicção que 1/3 eram de jogos excelentes, outro 1/3 de jogos medianos mas jogáveis e outro 1/3 de jogos lixosos, o que fica numa média excelente de jogos. Posso citar facilmente 100 excelente games do N64 mas aqui não vale a pena.
Tirando o Banjo Tooie e Starcraft, o resto joguei tudo. Então cai por terra achar que só conheço os famosinhos. Isso sem contar que joguei jogos mais obscuros, os quais tenho, tal como o Hexen e um de luta que esqueci o nome, que o personagem nao pode cair no chão que perde o round.
O videogame tem sim uma penca de jogos bons, mas todos aí que você citou são borrados, com baixa taxa de frames e cheio da clássica neblina. Aliás, tu poderia citar o excelente Pokemon Puzzle, que é lindo, nítido e tem até cena em anime, como se fosse em CD, e tudo muito bem definido e com vozes, tal jogo que tenho e gosto muito. Mas aí preferiu citar o stadium que é o famoso e tudo borrado. Conheço bem o console, tenho um da Playtronic ha mais de 1 década, completinho, com expansor e um monte de jogos bons; mas o Saturn espanca e abusa sexualmente do N64 com o catálogo de jogos dele. Saturn era forte em luta, plataforma, ação, jogos de nave, de rpg e puzzle. N64 era bom só em jogo 3d de andar e colecionar item pelo cenário pra fazer 100 por cento.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
1.957
Pontos
844
Tirando o Banjo Tooie e Starcraft, o resto joguei tudo. Então cai por terra achar que só conheço os famosinhos. Isso sem contar que joguei jogos mais obscuros, os quais tenho, tal como o Hexen e um de luta que esqueci o nome, que o personagem nao pode cair no chão que perde o round.
O videogame tem sim uma penca de jogos bons, mas todos aí que você citou são borrados, com baixa taxa de frames e cheio da clássica neblina. Aliás, tu poderia citar o excelente Pokemon Puzzle, que é lindo, nítido e tem até cena em anime, como se fosse em CD, e tudo muito bem definido e com vozes, tal jogo que tenho e gosto muito. Mas aí preferiu citar o stadium que é o famoso e tudo borrado. Conheço bem o console, tenho um da Playtronic ha mais de 1 década, completinho, com expansor e um monte de jogos bons; mas o Saturn espanca e abusa sexualmente do N64 com o catálogo de jogos dele. Saturn era forte em luta, plataforma, ação, jogos de nave, de rpg e puzzle. N64 era bom só em jogo 3d de andar e colecionar item pelo cenário pra fazer 100 por cento.
Ah, e lembrei aqui de um outro jogo que mostra o quanto o N64 perde pro Saturn: Command e Conquer! O do Saturn é rápido, completo, com filmagens e bons gráficos comparado ao original do PC. O do N64 é lento e capado. Aí se você usa o expansor, o jogo passa a apresentar mais resolução gráfica, mas adivinha só, o jogo fica ainda mais lento!
Eu tenho esse jogo e nem acreditei quando vi isso, kkkkkkkkkkkkkk. Dá não.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.058
Reações
63.657
Pontos
1.253
"névoa pra tudo quanto é lado"
O lance é que ao contrário dos outros consoles, o N64 aguentava renderizar cenários maiores, e sem as famosas tremedeiras, por isso é natural que a neblina fosse muito utilizada na época.

No caso do PS1 por exemplo, até aquele Terracon tem uma manha muito boa pra rodar no aparelho, que é deixar um personagem grande no cenário pequeno. Pode reparar que nesse vídeo, o personagem vai de um lado até outro no mapa rapidinho, porque os modelos poligonais do cenário são mais compactos:


Caso contrário pode ter certeza que utilizaria fog.

Em outros jogos, como os da série Crash, os desenvolvedores foram muito inteligentes por esconder partes do cenário, evitando os famosos pop ins e eliminando a necessidade de utilizar fog.
É uma das melhores formas que existiam na época para se contornar esses problemas.

Agora, pegando um jogo de N64 como parâmetro pra explicar o que estou falando, o Battle For Naboo tinha draw distance muito impressionante, com framerate bom (com algumas quedas mais pra frente é verdade), isso considerando que o jogo tem modelos complexos, texturas boas (considerando as limitações do aparelho), vários efeitos incluído partículas, entre outros detalhes:


Voltando ao PS1 para comparar, o Colony Wars era 10 em termos de gráficos, texturas e efeitos sensacionais, principalmente nas missões no espaço.
Porém, quando o jogo precisa de renderizar mais polígonos em tela, o frame rate fica mais baixo e o fog aumenta muito:


Você tinha citado que Zelda era lotado de fog.
Mas esse é justamente conhecido por ser um dos primeiros jogos de mundo aberto onde você tem sempre um ponto de referência, se não for o primeiro ; dava pra ver de longe a Death Mountain e se localizar no cenário sem sequer precisar de um mapa:


Aqui o Soul Reaver, jogo de ação aventura.
Similarmente ao Zelda, tem um dos melhores visuais da época, texturas impressionantes, modelos e efeitos variados, sem loading nenhum e uma direção de arte primorosa.
E igualmente, também usa fog:


Por que?
Por ser muito pesado parar o hardware do PS1.
Se não utilizasse fog provavelmente teria um desempenho muito pior do que a versão final.
Então é normal que isso aconteça.

De bônus, fog em si não é algo ruim.
Na verdade, eu diria que no caso do Zelda, Soul Reaver, e um Silent Hill da vida, isso foi algo que deixou os jogos ainda mais imersivos.
Isso é algo que vem da vida real até, porque quanto mais longe uma coisa está, mais borrada ela fica, e o tom, matiz e saturação se alteram, devido a moléculas de ar, partículas de água e fumaça :
blue-ridge-parkway-nc-500x383.jpg


Dentro dos jogos isso servia para criar situações de suspense e mistério, porque você não podia ver o que estava em volta direito, dessa forma o jogador ficava mais enclausurado e tenso, saindo com mais cautela para explorar o cenário.
 
Ultima Edição:

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.808
Reações
40.872
Pontos
1.053
Tirando o Banjo Tooie e Starcraft, o resto joguei tudo. Então cai por terra achar que só conheço os famosinhos. Isso sem contar que joguei jogos mais obscuros, os quais tenho, tal como o Hexen e um de luta que esqueci o nome, que o personagem nao pode cair no chão que perde o round.
O videogame tem sim uma penca de jogos bons, mas todos aí que você citou são borrados, com baixa taxa de frames e cheio da clássica neblina. Aliás, tu poderia citar o excelente Pokemon Puzzle, que é lindo, nítido e tem até cena em anime, como se fosse em CD, e tudo muito bem definido e com vozes, tal jogo que tenho e gosto muito. Mas aí preferiu citar o stadium que é o famoso e tudo borrado. Conheço bem o console, tenho um da Playtronic ha mais de 1 década, completinho, com expansor e um monte de jogos bons; mas o Saturn espanca e abusa sexualmente do N64 com o catálogo de jogos dele. Saturn era forte em luta, plataforma, ação, jogos de nave, de rpg e puzzle. N64 era bom só em jogo 3d de andar e colecionar item pelo cenário pra fazer 100 por cento.
Melhor versão de Hexen é a do N64.
Já o Quake prefiro o de PS1.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.567
Reações
2.609
Pontos
724
Nintendo 64 é bem superior. Só olhar o Shadow Man. No PS1 é o típico jogo que se o aparelho não tivesse base de 100 milhões de unidades, nem seria lançado por "questões de qualidade".

Os Quake foram todos desenvolvidos por equipes diferentes, usando engines diferentes e abordagens diferentes, são apenas uma curiosidade.
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.058
Reações
63.657
Pontos
1.253
Nintendo 64 é bem superior. Só olhar o Shadow Man. No PS1 é o típico jogo que se o aparelho não tivesse base de 100 milhões de unidades, nem seria lançado por "questões de qualidade".

Os Quake foram todos desenvolvidos por equipes diferentes, usando engines diferentes e abordagens diferentes, são apenas uma curiosidade.
Mas convenhamos que aquilo dali também foi mal feito demais, mais feio que bater na mãe.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.288
Pontos
303
Povo aqui falando de gráfico de sega saturn, mas não tem jogo AAA de saturn pra bater de frente com os AAA do 64. Falo isso apesar de gostar do saturn, mas é a realidade.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.288
Pontos
303
Jogo de plataforma 3d no Saturn, acho que só tinha algumas partes do Sonic Jam, Croc e Tomb Raider.
Pois é, não tem. Mario jogo com cenário aberto, boa fluidez, jogabilidade ótima e revolucionária. Isso pq é um jogo de primeira leva. Sonic Jam tem visão isométrica e gráficos pré-redenrizados (é o que me parece), Croc apesar de legalzinho é simplório e Tomb Raider apesar de ser 3D tem uma proposta diferente ao meu ver.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.567
Reações
2.609
Pontos
724
Pois é, não tem. Mario jogo com cenário aberto, boa fluidez, jogabilidade ótima e revolucionária. Isso pq é um jogo de primeira leva. Sonic Jam tem visão isométrica e gráficos pré-redenrizados (é o que me parece), Croc apesar de legalzinho é simplório e Tomb Raider apesar de ser 3D tem uma proposta diferente ao meu ver.

Sonic Jam é 3D, voce esta confundindo com Sonic 3D Blast.
E sim, Saturn tem seus belos gráficos 3D mas não dá pra tapar o sol com peneira. Draw distance é um problema sério, muito mais sério que N64 usando névoa.
Cenários e elementos grandes sempre apresentam quedas de quadros. Daria pra fazer alguns plataforma 3D, tinha capacidade pra isso, mas essa era a área do N64.

Esse, um joguinho de terceira linha com visuais até bons, mas por qualquer motivo nunca houve muito interesse no gênero no Saturn.

 

R.bass

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.936
Reações
2.007
Pontos
734
Então, paw quebrando ai em cima.

Respondendo ao tópico, a Sega perdeu em todas, mas em alguns momentos da história, perdeu pra ela mesma, erros grosseiros de gestão e estratégia, puro ego.
O mesmo aconteceu com a Nintendo, porém esta teve caixa para suportar as porradas dos erros.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.288
Pontos
303
Sonic Jam é 3D, voce esta confundindo com Sonic 3D Blast.
E sim, Saturn tem seus belos gráficos 3D mas não dá pra tapar o sol com peneira. Draw distance é um problema sério, muito mais sério que N64 usando névoa.
Cenários e elementos grandes sempre apresentam quedas de quadros. Daria pra fazer alguns plataforma 3D, tinha capacidade pra isso, mas essa era a área do N64.

Esse, um joguinho de terceira linha com visuais até bons, mas por qualquer motivo nunca houve muito interesse no gênero no Saturn.


Vdd, me confundi quanto aos sonics. Mas mesmo assim esses exemplos citados não rivalizam com jogos medalhões do 64. Esse é o ponto que trouxe quando foi falado de gráficos do 64 vs saturn.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.058
Reações
63.657
Pontos
1.253
Porque?

Se for pela lógica, tem algum jogo de luta 2D, qualquer um igual ao do Saturn? Ou 3D? Jogos de corrida, jogos RPG?

Como falei, questão de gosto.

Mario 64 é um excelente jogo, porque ele é de fato, um jogo muito bem feito.

Se ele foi revolucionário, blablablá, primeiro 3D, etc, isso pouco importa. No fundo, serve de curiosidade, mas no final o que importa de verdade é se o jogo é bom.

E a definição de um bom jogo, pode variar conforme seus gostos. Pode até haver um consenso entre as pessoas, mas serve apenas de referência.

Esse negócio de AAA também é outra coisa que acho muito sem sentido quando usam em discussão. Valores de produção, vendas, notas, também servem como curiosidade, mas não direcionam, na minha opinião, se um jogo é bom ou não.

É tudo questão de prática, mão na massa, jogar o bendito jogo. A experiência é o que pode ditar as coisas.
Acho que 2D não tem nem o que discutir, Saturn dava aula tanto no PS1 quanto no N64.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.288
Pontos
303
Porque?

Se for pela lógica, tem algum jogo de luta 2D, qualquer um igual ao do Saturn? Ou 3D? Jogos de corrida, jogos RPG?

Como falei, questão de gosto.

Mario 64 é um excelente jogo, porque ele é de fato, um jogo muito bem feito.

Se ele foi revolucionário, blablablá, primeiro 3D, etc, isso pouco importa. No fundo, serve de curiosidade, mas no final o que importa de verdade é se o jogo é bom.

E a definição de um bom jogo, pode variar conforme seus gostos. Pode até haver um consenso entre as pessoas, mas serve apenas de referência.

Esse negócio de AAA também é outra coisa que acho muito sem sentido quando usam em discussão. Valores de produção, vendas, notas, também servem como curiosidade, mas não direcionam, na minha opinião, se um jogo é bom ou não.

É tudo questão de prática, mão na massa, jogar o bendito jogo. A experiência é o que pode ditar as coisas.
Por isso que eu falei pra utilizar critério objetivo.
Se for falar que 2d é a praia do saturn e ele ganhava do ps1 e n64 isso é fato. Mas como a geração 32/64bits era a primeira onde o 3d estava inaugurando, esse é o ponto de partida. Aí a comparação de gráficos de saturn Vs n64 é a questão.
E nessa questão eu te desafiei a trazer algum jogo 3d de mundo aberto do saturn que rivaliza com Mario64.
 

master-1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
874
Reações
708
Pontos
543
Não sei se no caso do Saturno o povo não tá levando em consideração que na época dele apesar do 3d tá na moda, os jogos arcade 2d ainda estavam em seu auge e isso só o Saturno, o lentíssimo Neo CD e o inalcançável neo geo aes podiam proporcionar
Tive o PS1 e adorei suas versões capadas mas o Saturno era outro patamar

Enviado de meu moto g(60) usando o Tapatalk
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.139
Reações
4.655
Pontos
453
Povo reclama da névoa do N64 mas no Saturn os objetivos se construíam a meio metro de distância na sua frente, nos jogos 3D do Saturn do nada aparecia um edifício na sua frente.

Mas vamos deixar de ser hipócritas, tanto o Saturn quanto o N64 e o PS1 sofriam desses problemas como fog, quedas de FPS, draw distance, polígonos se construindo na sua frente e entre tantos outros, era a primeira geração poligonal 3D logo nem tudo seria perfeito, ate o Saturn que era forte no 2D mas tbm sofria com a falta de transparencias reais em alguns jogos.


O problema do Saturn é que muitos viam ele como o "primo pobre do PSX", o Saturn e PS1 dividiram muitos jogos mas no final das contas o público acabava preferindo comprar o PS1 por ser bem mais completo, já o N64 tinha seus grandes exclusivos como diferencial e ele acabou tendo uma personalidade mais própria.

O Saturn era foda no 2D sim mas lembrando que o SNES tbm rodava Street Fighter Alpha 2 e o Mega tbm rodava Sonic 3D Blast, e até o próprio PS1 rodava jogos 2D de maneira decente tbm, Street Alpha 3 ficou bem jogável nele, assim não se tinha muito incentivo pra comprar um Saturn na época.
 

master-1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
874
Reações
708
Pontos
543
Povo reclama da névoa do N64 mas no Saturn os objetivos se construíam a meio metro de distância na sua frente, nos jogos 3D do Saturn do nada aparecia um edifício na sua frente.

Mas vamos deixar de ser hipócritas, tanto o Saturn quanto o N64 e o PS1 sofriam desses problemas como fog, quedas de FPS, draw distance, polígonos se construindo na sua frente e entre tantos outros, era a primeira geração poligonal 3D logo nem tudo seria perfeito, ate o Saturn que era forte no 2D mas tbm sofria com a falta de transparencias reais em alguns jogos.


O problema do Saturn é que muitos viam ele como o "primo pobre do PSX", o Saturn e PS1 dividiram muitos jogos mas no final das contas o público acabava preferindo comprar o PS1 por ser bem mais completo, já o N64 tinha seus grandes exclusivos como diferencial e ele acabou tendo uma personalidade mais própria.

O Saturn era foda no 2D sim mas lembrando que o SNES tbm rodava Street Fighter Alpha 2 e o Mega tbm rodava Sonic 3D Blast, e até o próprio PS1 rodava jogos 2D de maneira decente tbm, Street Alpha 3 ficou bem jogável nele, assim não se tinha muito incentivo pra comprar um Saturn na época.
Alpha 2 do snes foi uma b*sta só serviu pra casual, crianças e jovens que não podiam frequentar fliperama por causa da grana ou o clima hostil
Já tinha a versão de PS1 rolando em locadora
Povo tentar romantizar versão capada é foda, não estou falando de vc mas é o que mais tem
Prefiro o resident evil de n64 ou os street antigos de snes, aliás prefiro uma adaptação do que Port com tudo do original e todo cagado

Enviado de meu moto g(60) usando o Tapatalk
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
1.957
Pontos
844
Melhor versão de Hexen é a do N64.
Já o Quake prefiro o de PS1.
Hexen é muito bom, conheci no N64 e tenho ele até hoje. Quake do PS1 bate no do 64, apesar que na época era dito nas revistas que a do N64 era melhor. Melhor nem sei em que...
 

master-1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
874
Reações
708
Pontos
543
Não sei se todo jogo competitivo é assim mas vou basear no gênero que sempre gostei
Jogo de luta não pode perder a identidade ou jogabilidade cagada
Tava vendo um vídeo do dead dance e o jogo é legal tenho nostalgia com ele mas a jogabilidade já era ruim na época infelizmente
O Saturno entregou isso em uma época que era impossível ter jogo de arcade em casa


Enviado de meu moto g(60) usando o Tapatalk
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.830
Reações
13.859
Pontos
803
alguem liga para 2d depois que inventaram 3d, tipo qual jogo 2d bate o tomb raider 1 quadradão, 0
que jogo 2d traz 1/10 da imersão do primeiro re1 ou golden eye, nenhum , mesmo quadrado o 3d leva 2d ficou datado quando foi inventado o 3d isso um fato
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
1.957
Pontos
844
O lance é que ao contrário dos outros consoles, o N64 aguentava renderizar cenários maiores, e sem as famosas tremedeiras, por isso é natural que a neblina fosse muito utilizada na época.

No caso do PS1 por exemplo, até aquele Terracon tem uma manha muito boa pra rodar no aparelho, que é deixar um personagem grande no cenário pequeno. Pode reparar que nesse vídeo, o personagem vai de um lado até outro no mapa rapidinho, porque os modelos poligonais do cenário são mais compactos:


Caso contrário pode ter certeza que utilizaria fog.

Em outros jogos, como os da série Crash, os desenvolvedores foram muito inteligentes por esconder partes do cenário, evitando os famosos pop ins e eliminando a necessidade de utilizar fog.
É uma das melhores formas que existiam na época para se contornar esses problemas.

Agora, pegando um jogo de N64 como parâmetro pra explicar o que estou falando, o Battle For Naboo tinha draw distance muito impressionante, com framerate bom (com algumas quedas mais pra frente é verdade), isso considerando que o jogo tem modelos complexos, texturas boas (considerando as limitações do aparelho), vários efeitos incluído partículas, entre outros detalhes:


Voltando ao PS1 para comparar, o Colony Wars era 10 em termos de gráficos, texturas e efeitos sensacionais, principalmente nas missões no espaço.
Porém, quando o jogo precisa de renderizar mais polígonos em tela, o frame rate fica mais baixo e o fog aumenta muito:


Você tinha citado que Zelda era lotado de fog.
Mas esse é justamente conhecido por ser um dos primeiros jogos de mundo aberto onde você tem sempre um ponto de referência, se não for o primeiro ; dava pra ver de longe a Death Mountain e se localizar no cenário sem sequer precisar de um mapa:


Aqui o Soul Reaver, jogo de ação aventura.
Similarmente ao Zelda, tem um dos melhores visuais da época, texturas impressionantes, modelos e efeitos variados, sem loading nenhum e uma direção de arte primorosa.
E igualmente, também usa fog:


Por que?
Por ser muito pesado parar o hardware do PS1.
Se não utilizasse fog provavelmente teria um desempenho muito pior do que a versão final.
Então é normal que isso aconteça.

De bônus, fog em si não é algo ruim.
Na verdade, eu diria que no caso do Zelda, Soul Reaver, e um Silent Hill da vida, isso foi algo que deixou os jogos ainda mais imersivos.
Isso é algo que vem da vida real até, porque quanto mais longe uma coisa está, mais borrada ela fica, e o tom, matiz e saturação se alteram, devido a moléculas de ar, partículas de água e fumaça :
blue-ridge-parkway-nc-500x383.jpg


Dentro dos jogos isso servia para criar situações de suspense e mistério, porque você não podia ver o que estava em volta direito, dessa forma o jogador ficava mais enclausurado e tenso, saindo com mais cautela para explorar o cenário.

Cara, todos foram muito limitados e todos tinham essa névoa. Exemplo disso é o Silent Hill que acabou a névoa dando um ar mais sombrio ao jogo e ficou nas sequencias. Agora, o N64 é e sempre será o videogame que mais irei reclamar, pois os jogos poderiam ter mais capricho, o hardware do aparelho era robusto mas cagavam nos jogos. Só a Nintendo e a Rare que conseguiram fazer coisas bem acabadas no console. Se via absurdos em jogos, bugs horríveis, perdas brutais de quadros, qualidade sonora deprimente e jogos que as vezes mal eram jogáveis; exemplo disso temos o Superman 64 que pra mim é o pior jogo do mundo. Aquilo ali nem era pra ter sido lançado.
Daí voce ve o potencial do console em jogos como Mario 64, Zelda, Starfox e Goldeneye.
E como videogame se define por jogo, entao taco pedra nele mesmo, pois foi uma enxurrada de jogos absurdamente infantis, inacabados e junto disso, um controle que se tu usasse por 10 minutos, já surgia uma folga no analógico. Nao tem como colocar ele acima do Saturn no quesito geral. Mas ele como qualquer outro, por mais m**** que tenha sido no que eu acabei de citar, possui jogos únicos e exclusivos que fazem ele ser lembrado até hoje, jogos bons que eu mesmo curto jogar nem que seja uma vez ao ano até o meu aparelho pifar por falta de uso e virar enfeite.
 

master-1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
874
Reações
708
Pontos
543
alguem liga para 2d depois que inventaram 3d, tipo qual jogo 2d bate o tomb raider 1 quadradão, 0
Respondi isso acima os jogos arcade continuavam correndo por fora e tinha sim sua grande parcela de importância

Real bout, fatal Fury 3, samurai showdown 1, 2, 3, 4, mortal Kombat trilogy, mortal Kombat ultimate, mortal Kombat 3, X-Men, Marvel, X-Men vs Street, Alpha 1, 2, 3, street fighter collection com os antigos, super, super x, capcom collection, namco collection, dugeons dragons 1, 2, kof 95, 96, 97, megman x3, x4, x5, x6, castlevania simphonya, Chronicles, metal slug e etc
A lista é grande se visitar o Google
Isso tudo de jogo aí era tendência na época

Enviado de meu moto g(60) usando o Tapatalk
 
Topo Fundo