O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Afinal, cartuchos piratas de Nintendo 64 estragam ou não estragam o console?

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Bom pessoal, essa dúvida eu já tenho a muitos anos e queria chegar num veredito final sobre ela...

Vejo muita gente dizer que eles estragam, outros batem o pé e dizem que não estragam, mas nunca vi isso acontecer de fato. Já perguntei isso para um amigo técnico que trabalhou por mais de 30 anos com videogames, e ele me garantiu que eles estragam, que pode dar um problema de aterramento que queima o console, mas o lendário Neto dos MODs, que fez alguns trabalhos importantes como aquelas atualizações de firmware para o Mega Drive 2017, uma vez me disse em outro fórum que isso é lenda, isso que o cara é praticamente um doutor em eletrônica...

Eu tinha três cartuchos piratas aqui, dois deles eu tenho porque ganhei de brinde em alguns negócios que fiz, o único que comprei é um hack do ISSS 64 chamado Ronaldinho 64, e ele funciona sem adaptador, mas recentemente ganhei mais uns 8 cartuchos, pois o cara que me deu não conseguia vende-los, porque ninguém queria comprar com medo de estragar os consoles, ai ele me deu eles, então queria chegar numa conclusão se eles realmente estragam ou não...

Quando ganhei esses últimos cartuchos, aconteceu algo bem estranho, um deles não funcionava, ai fiz alguns testes com ele, e meu console parou de dar tela, coloquei outros cartuchos originais e também não dava mais tela, limpei o slot dele, e nada... Fiquei desesperado, pois ele era meu modelo americano que é meu xodó, achei que ele tinha queimado por causa do cartucho pirata, mas felizmente alguns minutos depois ele voltou a funcionar, mesmo assim o susto foi grande, pois eu gosto bastante daquele console, preferiria perder até o meu jabuticaba do que ele, menos mal que ele voltou a funcionar depois... Mas ai reacendeu essa dúvida de novo...:klol


No Mega Drive Super Nes e gerações anteriores eles falavam isso mais pra meter medo mesmo. Nunca um Mega ou Super Nintendo estragou por cartucho pirata.

Mas especificamente no Nintendo 64, sim eu acho que estraga inclusive já vi vários relatos. Como disseram deve ter sido um sistema que a Nintendo implementou que fazia o console se degradar mais rápido pra quem usa cartuchos piratas.

Dizem que Everdrive pirata estraga os consoles, mas eu duvido.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
No Mega Drive Super Nes e gerações anteriores eles falavam isso mais pra meter medo mesmo. Nunca um Mega ou Super Nintendo estragou por cartucho pirata.

Mas especificamente no Nintendo 64, sim eu acho que estraga inclusive já vi vários relatos. Como disseram deve ter sido um sistema que a Nintendo implementou que fazia o console se degradar mais rápido pra quem usa cartuchos piratas.

Dizem que Everdrive pirata estraga os consoles, mas eu duvido.
Sobre os piratas no N64:
Nos cartuchos originais existe um aterramento no cartucho.

Nos piratas esse aterramento na grande maioria não existe e a falta dele pode queimar o N64.

Esse esquema não existia no Mega e no SNES.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Tenho um igual a esse e ele só serve para por cartuchos japoneses, não serve para cartuchos piratas, a não ser que esse tenha um segundo slot atrás para por cartuchos originais e pegar o CIC Chip dele para fazer o pirata funcionar, já vi cartuchos com esse mesmo label de dois slots, mas o meu só tem um slot em cima para por cartuchos japoneses. Esse seu tem um ou dois slots?

Eu já usei alguns cartuchos piratas nos meus N64, mas depois do susto que levei ano passado de quase estragar meu N64 americano, acabei não usando eles mais... Eu tinha ganho uns 7 cartuchos piratinhas de jogos bons de um amigo ano passado, inclusive MK Trilogy, 007 Golden Eye, Starfox, entre outros, mas acabei trocando todos os que eu já tinha originais numa troca simbólica e só fiquei com jogos que eu não tinha, hoje tenho uns 5 ou 6 piratas só, mas irei substituir eles quando conseguir os originais.
O meu é este mesmo, igual esta foto, só um slot. Então ele só serve para rodar jogos japoneses? Não roda pirata?
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Sobre os piratas no N64:
Nos cartuchos originais existe um aterramento no cartucho.

Nos piratas esse aterramento na grande maioria não existe e a falta dele pode queimar o N64.

Esse esquema não existia no Mega e no SNES.

Então a explicação é essa mesma.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.469
Pontos
503
O meu é este mesmo, igual esta foto, só um slot. Então ele só serve para rodar jogos japoneses? Não roda pirata?
Tente abrir ele e veja se tem algum chip pequeno soldado nele, pode estar escrito Nintendo ou não, se tiver é o CIC Chip que falei, existem chips originais e genéricos soldados em alguns adaptadores desses, os originais eram tirados de cartuchos, e muita gente sacrificava algum cartucho original e tirava esse chip para soldar nesses adaptadores e poder usar jogos piratas sem precisar de um segundo cartucho original.

Mas se não tiver nenhum chip nele com certeza é o adaptador de cartuchos japoneses.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Coincidência ou não o meu deu tela preta exatamente por causa de cartucho pirata. Foi eu usar um pirata que ele morreu um mês depois, na época o técnico onde eu levei falou pra que eu não usasse piratas no N64 pois eles não tinham sistema de aterramento adequado. Um amigo meu também, deu o mesmo problema assim que ele começou a usar piratas.
 


keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Bom, pelo jeito vai continuar sem uma definição. Tudo aqui é relato, pra uns "deu" problema, pra outros nunca deu. Eu faço parte dos que nunca deu problema. Eu zerei Mario 64 com 120 estrelas num cartucho pirata sem adaptador, milhares de horas no ISS64 com adaptador.

Esse lance de culpar cartuchos piratas ainda parece assunto dos anos 90. Podem ser dezenas de razões pro console queimar ou ir pro saco e normalmente culpamos o que seria o mais óbvio.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.469
Pontos
503
Bom, pelo jeito vai continuar sem uma definição. Tudo aqui é relato, pra uns "deu" problema, pra outros nunca deu. Eu faço parte dos que nunca deu problema. Eu zerei Mario 64 com 120 estrelas num cartucho pirata sem adaptador, milhares de horas no ISS64 com adaptador.

Esse lance de culpar cartuchos piratas ainda parece assunto dos anos 90. Podem ser dezenas de razões pro console queimar ou ir pro saco e normalmente culpamos o que seria o mais óbvio.
Pois é, infelizmente ainda não tenho certeza disso, pois muita gente experiente diz que não dá problemas e outros diz que dá, eu só levei um susto ano passado, mas felizmente meu console não morreu de vez e ainda funciona, já usei muitos cartuchos piratas também, mas atualmente só tenho uns 5 ou 6 que irei me desfazer quando conseguir os originais, por enquanto não irei usar eles porque ainda tenho medo de estragar meus consoles, mas ainda não cheguei numa definição final sobre isso... :klol
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.348
Reações
13.682
Pontos
1.604
Estraga sim, até lembro de uma locadora que tinha 6 N64s instalados mas pararam de funcionar, pq usavam adaptadores para cartuchos piratas. Só sobrava 2 que era só para jogos originais.

Chegava a usar um adaptador para usar jogo original, mas era japonês e não funcionava no meu N64. Foi só daquela vez e dps nunca mais usei no meu N64, pois eu tinha achado outra locadora (que era mais longe) que tinha muitos e muitos jogos originais para alugar.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.209
Pontos
1.839
Nintendo 64 tem tão pouco jogo que valha a pena...que acho que usar Everdrive ou cartucho pirata meio over pra ele até.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
Nem sabia que existiam piratas de N64

Era "lindo", 2 fitas + adaptador, uma fita ia em cima e outra atrás do adaptador, coisa horrível... Pelo menos o meu era assim.

E era bem difícil de achar fita pirata onde eu morava e o preço era quase o da a original, afinal era raru, hu3.

Pior que isso era aqueles Gamecube destravado que ficavam sem a parte plástica para caber o DVD.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Eu lembro do primeiro desbloqueio do SNES... Quebrar a trava com alicate ou derreter com faca quente. :ksafado

Os piratinhas usavam a carcaça do japonês, depois evoluíram para a carcaça americana e depois involuíram para cartuchos que precisava de um desbloqueio via chip, provavelmente para baratear ainda mais os cartuchos.

Não duvido que pro N64 deve ser a mesma coisa. Piratas bons e ruins. Sem contar as gambiarras que a Nintendo gosta de aprontar. :kmario

Sem contar que essa questão de aterramento, pode nunca acontecer. Mas basta uma vez e tchau!
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Era "lindo", 2 fitas + adaptador, uma fita ia em cima e outra atrás do adaptador, coisa horrível... Pelo menos o meu era assim.

E era bem difícil de achar fita pirata onde eu morava e o preço era quase o da a original, afinal era raru, hu3.

Pior que isso era aqueles Gamecube destravado que ficavam sem a parte plástica para caber o DVD.

eu lembro dessas paradas sim
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Piratas bons e ruins
as fitas (de megadrive pelo menos) do aliexpress melhoraram bem a qualidade de uns tempos pra cá...
Agora muitos estão usando o projeto do flashcard do krikzz (não estou aqui defendendo a fita regravável dele), mas em vista do que eles tinham em geral estão muito melhores.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
as fitas (de megadrive pelo menos) do aliexpress melhoraram bem a qualidade de uns tempos pra cá...
Agora muitos estão usando o projeto do flashcard do krikzz (não estou aqui defendendo a fita regravável dele), mas em vista do que eles tinham em geral estão muito melhores.

O cara para vender HOJE uma "réplica" de fita para um videogame de 30 anos tem que primar pela qualidade.

Na época, jogo pirata era uma nece$$idade para muitos. Hoje é preciosismo. :kjoinha
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.469
Pontos
503
Bom, como ainda não tenho certeza se estraga ou não eu simplesmente deixei de usar as fitas piratas, mas tenho umas 4 ou 5 aqui ainda e vou manter elas até conseguir os jogos originais... Vou manter os adaptadores também como itens curiosos, tenho 3 aqui, mas um é só para cartuchos japoneses, já outros dois um deles tem um CIC chip original soldado nele que não precisa de um cartucho original para rodar os piratas, e mais um adaptador com dois slots que precisa de um original para funcionar, mas só manterei eles na coleção por nostalgia. Desses meus jogos piratas, três deles não precisam de adaptadores, eles tem um CIC chip genérico neles que burla o sistema de bloqueio do N64, mas mesmo assim não arrisco mais usar eles... Um deles é um hack do ISSS 64, que é o Roldandinho 64, esse um dia quero pegar um cartucho original e encontrar alguém que faça uma repro colocando o hack do Ronaldinho 64 no lugar :klol

Ano passado me desfiz de uns 7 cartuchos piratas que tinha ganho uma vez, porque já tinha os originais, tinha jogos bons como o 007 Golden Eye, MK Trilogy, Diddy Kong Racing, entre outros muito bons, mas como eu ja tinha os originais, surgiu uma oportunidade e me desfiz deles sem remorso, ouvi dizer uma vez que eles eram raros, mas como tenho os originais nem me importei em ficar com eles... Fiz uma troca simbólica e dei eles quase de graça para me livrar...:klol
 
Topo Fundo