O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ajuda urgente com tal do eletro-ventilador (ventoinha) de Sentra 2015 [UPDATE POST 19]

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.256
Pontos
2.009
Tetas é urgente.
4 semanas atrás tava voltando da serra gayucha e ferveu a água do meu carro (detalhe: tá batido há quase 2 anos com a frente semi aberta - quase nada - e um farol quebrado que funciona mas pega água).
Parei no acostamento, desliguei o carro e deu tudo certo. O primeiro diagnóstico do mecânico: não era nada.

Mas depois ele testou com scanner e disse que eu preciso trocar o eletro-ventilador.
R$ 3,5 "original" (leia-se concessionária)
R$ 1,2k no paralelo

Peguei uber hoje com um ex supervisor de pós vendas de concessionária, ele disse pra eu investigar a tal da válvula termostática e talvez a tampa do radiador, pra ver a pressão e a porra toda.
Disse também que pode ser problema de sensor.

Então pergunto:

  1. é realmente necessário trocar a peça toda?
  2. que cuidados devo ter? Preciso mesmo comprar a de 3,5k?
  3. cabe investigar os outros itens apontados pelo uber, como a válvula termostática e a tampa do radiador?
  4. Pode ter algum outro problema oculto que culmina na ventoinha, de modo que apenas trocando a peça não seja resolvido?
  5. Devo investigar outra coisa no carro?

Não sei se ajuda, mas uns 3 meses atrás estourou a bateria, que tinha uns 3 anos e pouco.


Bjos amo vocês.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
cara pode ser que essa batida tenha danificado alguma peça ou bloqueado algo que esteja prejudicando o sistema de arrefecimento.

eu trocaria a vetoinha completa e faria um check up no sistema para ver se está funcionando 100%.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.568
Pontos
1.439
se o scaner acusou o eletroventilador, troque o eletroventilador.

pegue o que for de melhor procedencia pois com sistema de refrigeração não se brinca
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.101
Pontos
1.189
É, Zé... Aprendeu porque não compro Nissan: preços das peças no Brasil.

Calma. Pode ser apenas um fusível queimado. Ou pode ser só o motor do ventilador mesmo, que no Sentra é conhecido por ser de baixa qualidade, mas pode ser recondicionado por um bom eletricista automotivo (ou trocado, claro). Pode ser o sensor de temperatura, vulgo cebolão. Tudo barato e fácil de se resolver. Eu veria primeiro esses, nessa ordem.

Válvula termostática? Se o problema é ventilador não armar, acho que não é o caso. Quando você fala "ferveu" significa superaqueceu? Se for isso, válvula termostática travada faz sentido. Ou bomba d'água estragada.

Pode ser mal contato do conector do ventilador. Uma Fiat Strada do meu irmão estava assim e era só uma solda quebrada, do conector.

Ventilador do Sentra é simples e meio vagabundo. O paralelo a 1.200,00 está caro. Qual a marca? Você pode tentar achar essa peça na Renault, também. Os preços são melhores.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
Acho que sou a pessoa que mais passou por problemas de sobreaquecimento com o Peugeot, justamente por causa de uma ventoinha que não funcionava de forma nenhuma.


  • O motor tem que estar bom pra trabalhar, portanto, verifique (como todos já falaram), desde os contatos, fusíveis, correntes de energia nos cabos e o dito cujo!
  • Peças do seu carro não são necessariamente da Nissan. Veja na internet modelos de carros que usam o mesmo motor (Renault é uma delas). Se tiver o modelo da peça, ou número código fica mais fácil porque daí é só procurar nas distribuidoras de peças.
  • O @lorenço cantou a pedra: sistema de arrefecimento do veículo SEMPRE deve estar em dias. Se for caro e não conseguir um valor menor, o jeito é mandar ver!
  • E, NUNCA caia na lábia do povo que diz "olha, o eletroventilador do Gol GL 98 é igualzinho ao seu e funciona!". Esse tipo de coisa não vale. Peças similares compartilham do mesmo modelo e número código da peça portanto fuja de gente que ama fazer "gambitechs" nos carros.
  • Evite também fazer "miaumiau" com sensores. Esses tem que ser o que existe de melhor pro seu bichinho não dar mais dor de cabeça.
  • Ah sim! Se não estiver com a base quebrada (grade defletora), apenas a troca do motor dele pode ser BEM mais barato! Verifique.
Após fazer essa substituição, recomendo que faça uma análise no sistema de arrefecimento (por onde o líquido de arrefecimento passa) pra evitar dores de cabeça por causa de bomba de água ou entupimentos/vazamentos corriqueiros. É chato, mas antes manter o carro vivo, né? (ou quer ficar andando no estilo "Conduzindo miss Daisy" por mais tempo???)

Achei um modelo do sentra:
Mq0835 - Sentra anos 2007/2012

OEM: 214871KA0E - Nissan Sentra anos 2014 a 2017
 
Ultima Edição:


konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
É, Zé... Aprendeu porque não compro Nissan: preços das peças no Brasil.

Calma. Pode ser apenas um fusível queimado. Ou pode ser só o motor do ventilador mesmo, que no Sentra é conhecido por ser de baixa qualidade, mas pode ser recondicionado por um bom eletricista automotivo (ou trocado, claro). Pode ser o sensor de temperatura, vulgo cebolão. Tudo barato e fácil de se resolver. Eu veria primeiro esses, nessa ordem.

Válvula termostática? Se o problema é ventilador não armar, acho que não é o caso. Quando você fala "ferveu" significa superaqueceu? Se for isso, válvula termostática travada faz sentido. Ou bomba d'água estragada.

Pode ser mal contato do conector do ventilador. Uma Fiat Strada do meu irmão estava assim e era só uma solda quebrada, do conector.

Ventilador do Sentra é simples e meio vagabundo. O paralelo a 1.200,00 está caro. Qual a marca? Você pode tentar achar essa peça na Renault, também. Os preços são melhores.
As peças mecânicas/elétricas da Nissan são baratas perto do ridículo preço que eles cobram em peças estruturais e de acabamento, beira o absurdo
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.101
Pontos
1.189
As peças mecânicas/elétricas da Nissan são baratas perto do ridículo preço que eles cobram em peças estruturais e de acabamento, beira o absurdo

A Nissan tinha casos absurdos. R$ 400,00 em um (um!) parafuso. R$ 100,00 em uma borrachinha de acabamento do tamanho de uma moeda. R$ 300,00 numa haste de limpador de pára-brisa. Coisas surreais.

Carros ótimos, pós venda ridículo no Brasil. Se mudou, não sei.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
A Nissan tinha casos absurdos. R$ 400,00 em um (um!) parafuso. R$ 100,00 em uma borrachinha de acabamento do tamanho de uma moeda. R$ 300,00 numa haste de limpador de pára-brisa. Coisas surreais.

Carros ótimos, pós venda ridículo no Brasil. Se mudou, não sei.
O negócio e comprar Nissan batido pra lucrar vendendo peça
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
A Nissan tinha casos absurdos. R$ 400,00 em um (um!) parafuso. R$ 100,00 em uma borrachinha de acabamento do tamanho de uma moeda. R$ 300,00 numa haste de limpador de pára-brisa. Coisas surreais.

Carros ótimos, pós venda ridículo no Brasil. Se mudou, não sei.

Olha, as Forças Armadas americanas apoiam essa tabela de preço, hein?
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.568
Pontos
1.439
A Nissan tinha casos absurdos. R$ 400,00 em um (um!) parafuso. R$ 100,00 em uma borrachinha de acabamento do tamanho de uma moeda. R$ 300,00 numa haste de limpador de pára-brisa. Coisas surreais.

Carros ótimos, pós venda ridículo no Brasil. Se mudou, não sei.
ford tirando ka e fiesta é nessa pegada aí também.

talvez agora fora do brasil até ka e fiesta fique assim
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619

Isso é uma linha de piadas usadas (em muitos cartoons como Looney Toones e outros) afirmando que os preços que as forças armadas compravam peças e ferramentas era completamente absurdas, no estilo de uma chave de fenda custar mais de 100.000 dólares e por aí vai.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.568
Pontos
1.439
Isso é uma linha de piadas usadas (em muitos cartoons como Looney Toones e outros) afirmando que os preços que as forças armadas compravam peças e ferramentas era completamente absurdas, no estilo de uma chave de fenda custar mais de 100.000 dólares e por aí vai.
images
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.568
Pontos
1.439
Acho que sou a pessoa que mais passou por problemas de sobreaquecimento com o Peugeot, justamente por causa de uma ventoinha que não funcionava de forma nenhuma.


  • O motor tem que estar bom pra trabalhar, portanto, verifique (como todos já falaram), desde os contatos, fusíveis, correntes de energia nos cabos e o dito cujo!
  • Peças do seu carro não são necessariamente da Nissan. Veja na internet modelos de carros que usam o mesmo motor (Renault é uma delas). Se tiver o modelo da peça, ou número código fica mais fácil porque daí é só procurar nas distribuidoras de peças.
  • O @lorenço cantou a pedra: sistema de arrefecimento do veículo SEMPRE deve estar em dias. Se for caro e não conseguir um valor menor, o jeito é mandar ver!
  • E, NUNCA caia na lábia do povo que diz "olha, o eletroventilador do Gol GL 98 é igualzinho ao seu e funciona!". Esse tipo de coisa não vale. Peças similares compartilham do mesmo modelo e número código da peça portanto fuja de gente que ama fazer "gambitechs" nos carros.
  • Evite também fazer "miaumiau" com sensores. Esses tem que ser o que existe de melhor pro seu bichinho não dar mais dor de cabeça.
  • Ah sim! Se não estiver com a base quebrada (grade defletora), apenas a troca do motor dele pode ser BEM mais barato! Verifique.
Após fazer essa substituição, recomendo que faça uma análise no sistema de arrefecimento (por onde o líquido de arrefecimento passa) pra evitar dores de cabeça por causa de bomba de água ou entupimentos/vazamentos corriqueiros. É chato, mas antes manter o carro vivo, né? (ou quer ficar andando no estilo "Conduzindo miss Daisy" por mais tempo???)

Achei um modelo do sentra:
Mq0835 - Sentra anos 2007/2012

OEM: 214871KA0E - Nissan Sentra anos 2014 a 2017
esses carros mais modernos tem sensores por todos os lados.

se o scaner acusou o eletroventilador deve ser ele mesmo.

se fosse a valvula termo estatica ou outra coisa teria acusado no scaner
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
esses carros mais modernos tem sensores por todos os lados.

se o scaner acusou o eletroventilador deve ser ele mesmo.

se fosse a valvula termo estatica ou outra coisa teria acusado no scaner

Tem carros que não dá pra se confiar nos sensores tão diretamente (COF COFVW, COF COFIAT, ARRAMMMMPEUGEOTsmaisantigos..... Mas que tosse chata!). Às vezes, ele mostra o erro em um local e quando vai ver, aparece em outro por culpa de pressão, flutuação de voltagem e por aí vai!
 

Fox River

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.459
Pontos
859
Válvula termostática não acusa no scanner, mas o eletro ventilador talvez sim. Tem uns modelos que dá pra dar o comando pra ele ligar diretamente pelo scanner, aí já mata a charada.

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.256
Pontos
2.009
Pessoal, troquei a ventoinha (comprei de um cara que traz de Curitiba) em princípio tudo ok.

Mas agora de tarde fui numa farmácia aqui perto da empresa, desci do carro e senti meio que um cheiro de queimado, como se fosse ferro (mas só impressão, não dá pra levar muito em conta).
Me parecia até no ar e não no meu carro, fui lá dentro e quando voltei o capô tava bem quente, aparentemente além do normal. Esperei o carro esfriar e liguei pro mecânico, ele disse que se não tem nada no painel preciso ficar de olho mas posso tocar normal.
Vim até a empresa de boa, não deu o cheiro e o carro não aqueceu.

O mecânico me sugeriu que amanhã de manhã antes de vir trabalhar eu olhasse o nível dágua, sendo que ele já descartou a válvula termostática e a tampa do radiador.

Lembrando:

  • Alguns meses atrás estourou minha bateria (tinha uns 3 anos)
  • A frente do carro ta relativamente aberta após uma tentativa de assalto. O farol ta quebrado e tem um pedaço pequeno da grade também.

Outra coisa que eu já tinha notado mas agora me chamou mais atenção: quando to com o carro ligado mas parado no D, quando eu baixo o vidro ou dou a seta o carro dá meio que uma "tremida", parece que enfraquece o motor. Idem quando ligo o ar condicionado.
Afinal de contas o que pode ser essa m****?
 

MotorRotativo

Bam-bam-bam
Mensagens
74
Reações
269
Pontos
223
Poderia ser o sensor de temperatura, já que ele trabalha em conjunto com a central eletrônica do veículo. A partir das informações recebidas através desse sensor que constitui de um termístor do tipo NTC (Negative Temperature Coeficient), que funciona através da variação da resistência (OHMS) em função da temperatura. Quanto menor for sua resistência maior é sua temperatura.
Com base no que o sensor informa a central pode acionar o ventilador com maior ou menor intensidade.

Lembrando que é só uma possibilidade.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.256
Pontos
2.009
Poderia ser o sensor de temperatura, já que ele trabalha em conjunto com a central eletrônica do veículo. A partir das informações recebidas através desse sensor que constitui de um termístor do tipo NTC (Negative Temperature Coeficient), que funciona através da variação da resistência (OHMS) em função da temperatura. Quanto menor for sua resistência maior é sua temperatura.
Com base no que o sensor informa a central pode acionar o ventilador com maior ou menor intensidade.

Lembrando que é só uma possibilidade.

Valeu mesmo vou mandar isso pro mecânico.

Chegou a ver esse post?


Pessoal, troquei a ventoinha (comprei de um cara que traz de Curitiba) em princípio tudo ok.

Mas agora de tarde fui numa farmácia aqui perto da empresa, desci do carro e senti meio que um cheiro de queimado, como se fosse ferro (mas só impressão, não dá pra levar muito em conta).
Me parecia até no ar e não no meu carro, fui lá dentro e quando voltei o capô tava bem quente, aparentemente além do normal. Esperei o carro esfriar e liguei pro mecânico, ele disse que se não tem nada no painel preciso ficar de olho mas posso tocar normal.
Vim até a empresa de boa, não deu o cheiro e o carro não aqueceu.

O mecânico me sugeriu que amanhã de manhã antes de vir trabalhar eu olhasse o nível dágua, sendo que ele já descartou a válvula termostática e a tampa do radiador.

Lembrando:

  • Alguns meses atrás estourou minha bateria (tinha uns 3 anos)
  • A frente do carro ta relativamente aberta após uma tentativa de assalto. O farol ta quebrado e tem um pedaço pequeno da grade também.
Outra coisa que eu já tinha notado mas agora me chamou mais atenção: quando to com o carro ligado mas parado no D, quando eu baixo o vidro ou dou a seta o carro dá meio que uma "tremida", parece que enfraquece o motor. Idem quando ligo o ar condicionado.
Afinal de contas o que pode ser essa m****?
 

Fox River

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.459
Pontos
859
Outra coisa que eu já tinha notado mas agora me chamou mais atenção: quando to com o carro ligado mas parado no D, quando eu baixo o vidro ou dou a seta o carro dá meio que uma "tremida", parece que enfraquece o motor. Idem quando ligo o ar condicionado.
Afinal de contas o que pode ser essa m****?
Dá uma olhada se o alternador está carregando a bateria normalmente, talvez ele não esteja suprindo a demanda


Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.568
Pontos
1.439
Valeu mesmo vou mandar isso pro mecânico.

Chegou a ver esse post?


acho bom vc levar numa auto elétrica pra dar uma verificada na elétrica do carro como um todo.

mas leve numa boa, se levar em boca de porco vão ficar pedindo pra vc trocar a peça na tentativa e erro até um dia sem querer trocar a certa kkkk
 

MotorRotativo

Bam-bam-bam
Mensagens
74
Reações
269
Pontos
223
Valeu mesmo vou mandar isso pro mecânico.

Chegou a ver esse post?

Li sim, tomando como base nas informações que o mecânico que descartou a possibilidade de ser a válvula termostática já que ele tenha testado, quanto a tampa que eu lembre assim de cabeça trabalha para aliviar a pressão do sistema a um certo valor. Já que há pressão no sistema significa que a bomba está funcionando o que é outro item a ser descartado. O que resta o radiador, sei lá pode ser que as aletas dele possam estar danificadas dificultando a troca de calor. Também poderia ser algo obstruindo as galerias do motor.

Faça o que o mecânico pediu pra olhar o nível da "água". Talvez não tenha o suficiente pra suprir o sistema. Tem que estar entre o Min e o Max que eu lembre bem.
Obs: Faça isso com o carro desligado.

Ainda estou estudando pra ser técnico em mecânica automotiva.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Já que é pra se matar gastando com carro compra um Marea, não uma b*sta de Sentra carro de véia ir no clube do idoso.

E lembrando que ficar colocando água no radiador é coisa de carro velho, vai acabar com seu radiador no longo prazo, correto é metade fluído e metade se possível na hora água desmineralizada.
Quanto a parte elétrica, meu amigo, eu passava esse carro pra frente logo, vai explodir na sua mão um monte de coisa pelo jeito.
 
Topo Fundo