O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alguém conhece esse produto de limpeza de consoles??

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.617
Pontos
1.659
Eu vi essa postagem de um rapaz no twitter dizendo que usa esse produto que funciona 100% em seus consoles e computadores antigos, alguém conhece?

CdJaPYjUIAA6iZe.jpg

CdJaQIiUUAA_JMh.jpg
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Ah vá! Sério isso?

Sent from my MotoG3 using Tapatalk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.319
Pontos
1.619
E qual o valor pra se comprar um treco desses? (do jeito que tá meu super famicom, vou precisar de uma caixa...:kcry)
 

EvilSonic

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
1.368
Pontos
249
Não é bem um "produto de limpar consoles", mas, sim, funciona mesmo.
Além dele, precisa de luz UV também (o sol serve, mas o ideal é uma lâmpada dedicada).
 


DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.975
Reações
41.649
Pontos
1.689
Vanish + água oxigenada + dia ensolarado e assunto resolvido para plastico amarelado
A última vez que fiz isso tomei até uma insolação mas deixei um monte de cartuchos e um controle de snes lindinhos denovo
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.617
Pontos
1.659
Vanish + água oxigenada + dia ensolarado e assunto resolvido para plastico amarelado
A última vez que fiz isso tomei até uma insolação mas deixei um monte de cartuchos e um controle de snes lindinhos denovo

Mas tem que deixar de molho? ou se pode deixar de molho? penso que poderia ficar de molho para melhor branco ficar.
 

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
Ja fiz esse tal retrobright num snes baby e na parte frontal de um gamecube e num mudou nada (ficaram a manhã toda no sol).
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.975
Reações
41.649
Pontos
1.689
Mas tem que deixar de molho? ou se pode deixar de molho? penso que poderia ficar de molho para melhor branco ficar.
Não cheguei a testar. O problema que no caso das capas, não poderia mergulhar completamente por causa dos labels.
Além disso vc precisa de ação bem direta dos raios uvv para a química produzir ação. E não sei se deixar de molho ajudaria.
Todos os tutorias que li sempre mandavam pincelar o plástico, e dar outra mão assim que o produto evaporasse.
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Como já dito anteriormente, esse produto não se destina a limpeza de plásticos e sim é um cosmético destinado a clareamento de cabelos que a mulherada usa. Há vários outros similares, já utilizei um de embalagem marrom, não lembro mais o nome. A base desse produto é Peróxido de Hidrogênio, mais conhecido como Água Oxigenada.

A diferença entre usar esse produto e o Retrobright é que o cosmético já está pronto para uso, já se encontra em forma cremosa, é só aplicar. Já o Retrobright é algo que lhe dará um pouco mais de trabalho no preparo e aplicação, mas o resultado será exatamente o mesmo caso siga alguns procedimentos de forma correta.
Outra diferença entre o método DIY com Retrobright e o cosmético comercial é que este é inevitavelmente mais caro.

Sobre o Retrobright, já uso o método há alguns anos, com muito boa eficácia. A fórmula clássica é:

100 ml de Água Oxigenada 40 volumes cremosa.
1 colher de sopa de Vanish
1 colher de sopa de glicerina

Como dito antes, o que faz o trabalho de branqueamento é a água oxigenada em conjunto com raios ultra-violeta (UV). Não se trata de uma simples "limpeza", é um processo químico mais elaborado. Se usar somente a água oxigenada + UV, o processo funciona, mas é conveniente usar a glicerina pois ela vai tornar o composto mais cremoso e homogêneo, evitando que a água oxigenada se disperse pelo plástico podendo causar manchas. O Vanish na verdade também pode ser dispensado (até porque é um elemento relativamente caro), mas ele também ajuda no processo químico graças a sua ação efervescente.
A aplicação é bem básica, misture todos os ingredientes e use um pincel para aplicar no plástico. Evite contato direto na pele, cuidado com os olhos. Após aplicação, cubra as peças usando aquele filme plástico anti-scratch ou aquele PVC usado para cobrir alimentos. Esse plástico irá evitar um pouco o processo de evaporação e irá criar um "efeito estufa", que auxiliará na redução de tempo do processo. Deixe exposto ao sol durante algumas horas, geralmente 10 horas dá conta.

Algumas considerações minhas durante esse tempo usando Retrobright:
- Eu uso apenas meia colher de sopa de Vanish. Mais que isso a coisa cresce demais. Use um vasilhame de razoável tamanho, tipo de uns 500ml.
- É possível preparar a fórmula e guardar para posteridade, mas eu prefiro juntar várias peças e aproveitar todo o conteúdo de uma vez. Caso opte por guardar o preparo, coloque em um vasilhame não-metálico e escuro, para que não receba luz.
- Eu costumo deixar as peças de molho em solução de água e Vanish de um dia para o outro, para que seja removido o encardido proveniente de sujeira mesmo; assim o Retrobright fica dedicado a tirar o amarelado.
- Para evitar manchas/falhas, cuide para que a solução fique de forma homogênea nas peças; caso o dia esteja com sol escaldante, não as exponha direto ao sol, prefira a sombra. Lembre-se que não é o calor que ativa o processo e sim os raios U.V.

Sobre a volta do amarelado: Sim, o amarelado pode voltar após o período entre um ou dois anos após feito o Retrobright. Não há uma explicação técnica consolidada sobre isso, mas pessoalmente tenho notado que peças que estão MUITO amareladas e submetidas ao Retrobright terão mais chances de amarelarem novamente; peças não tão amareladas ficarão brancas por definitivo. Depoimentos diversos em fóruns gringos também apontam para essa situação. Usar verniz incolor com proteção U.V não resolve.

Sobre o uso de lâmpada U.V. ao invés do sol: Lâmpadas U.V comuns, dessas usadas em efeitos luminosos, simplesmente não servem para o processo Retrobright. O processo pode até funcionar um pouco, mas será muito, muito lento. Essas lâmpadas são do tipo UV-A, para que o processo funcione é preciso que seja uma lâmpada do tipo UV-C, estes tipos de lâmpadas são normalmente usadas em sistemas de esterilização (são portanto, mais caras). O melhor mesmo é usar o sol, pois é grátis.
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Dizem que deixar a carcaça amarela mergulhada em uma bacia com ácido muriático de um dia pro outro resolve. Procede?

Sent from my MotoG3 using Tapatalk
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Vi alguns comentários de que não é recomendado usar o Retrobright no PS1 Fat por causa da cor cinza ficar zuada, tenho dois controles originais dele que parece que foi passado ovo neles e ficou um cinza amarelado tosco, se alguem souber alguma coisa pra tirar isso me avise, ja usei agua oxigenada de tubos e nada de sair
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Dizem que deixar a carcaça amarela mergulhada em uma bacia com ácido muriático de um dia pro outro resolve. Procede?

Desconheço.
Mas o ácido não iria remover as escritas em silk-screen?
Em todo caso, melhor não usar ácidos :p

Vi alguns comentários de que não é recomendado usar o Retrobright no PS1 Fat por causa da cor cinza ficar zuada, tenho dois controles originais dele que parece que foi passado ovo neles e ficou um cinza amarelado tosco, se alguem souber alguma coisa pra tirar isso me avise, ja usei agua oxigenada de tubos e nada de sair

Já fiz dois Retrobright em PS1 FAT, um deles no meu, nunca tive problemas.
No caso dos seus controles pode ser que caiu algum outro produto no plástico.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
antigamente existia uma pasta pra tirar o amarelado dos gabinetes de computador. acho que ainda tenho uma dessas aqui em casa guardado.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Essa pasta ai não é muito recomendada, ela agride a peça podendo remover texturas e afins caso tenham.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.703
Reações
27.036
Pontos
1.053
Eu vi essa postagem de um rapaz no twitter dizendo que usa esse produto que funciona 100% em seus consoles e computadores antigos, alguém conhece?

CdJaPYjUIAA6iZe.jpg

CdJaQIiUUAA_JMh.jpg


Mano, isso é água oxigenada cremosa de 40 volumes.!
 
Topo Fundo