O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.478
Reações
42.334
Pontos
1.074
Adrenaline: Intermediário batendo High End
Realidade: intermediário, COM PREÇO DE HIGH END, COLANDO EM HIGH END
 

codeblocks

Bam-bam-bam
Mensagens
236
Reações
413
Pontos
498
Achei muito esquentado para o meu gosto, watercooler de mais de mil reais e a cpu fritando a 95 graus, aqui onde eu moro que é muito quente não tem condição.

MB cara, memória cara, vai ter que gastar uma nota em refrigeração ainda, não gostei.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Ainda acho que vale mais se manter na plataforma AM4 por hora. Talvez a procura pelo 5800X3D aumente.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.855
Reações
31.785
Pontos
1.344
Desempenho bom mas PS5 e Xbox trabalham em velocidades que uma DDR4 acompanha.
Logo não a necessidade de voar pra esse bandwagon da DDR5. Esperem a tecnologia baratear.

5600X ja é superior ao processador do PS5 e Xbox. Intel tb continua com boa geração pra intermediaria num bom cxb
Ok que 30FPS é bastante mas quando o 5600 ja resolve tudo, pra que gastar mais? Maioria aqui é gamer e não ta no ramo de usar processador pra trabalho.

Se vc é GAMER valorize seu dinheiro e guarde isso pra uma GPU que valha a pena como a 3060TI e fará bem mais impacto nos seus jogos e que não ta vindo com os problemas que a geração 4 vai trazer.
E SSD`s bons pro direct storage.

Tudo isso vai durar os 5+ anos tranquilamente, tempo pra depositar cem/mês numa poupança pro PC 2027-30.

Deixa os entusiastas gastarem a carteira e os neuronios com essa geração +nova e servirem de BEta tester pra gente que anos depois compranos as proximas gerações +Solidificadas E baratas :).
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.345
Reações
10.973
Pontos
1.409
gostei da performance, mas a coisa vai começar a fazer algum sentido só qnd sair os zen4 3D V-cache. Eu, particularmente, quero esperar os zen5 3D V-Cache. acho que até metade de 2024 já deve ter disponivel, pq o roadmap da AMD diz que os zen5 saem no fim do ano que vem. Até lá barateou legal tbm o DDR5 e afins.
importante é frizar que o zen4 no nivel de 7600x e 7700x tão batendo de frente com os 12600k e 12700k, o 13700k provavelmente vai bater a AMD em performance no mid-end ao menos até sair os com 3D V-Cache.
AMD tá mandando mto bem nos processadores. espero que repitam o feito em GPUs esse ano, tô doido pra ter uma opção viável nos próximos anos pra dar uma banana pra mercenária da NVIDIA.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Achei interessante esse modo echo que não diminui muito o desempenho, mas reduz o consumo e a temperatura. Parece o que fizeram com o 5800X que é beberrão e o 5700X que veio depois.
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Achei muito esquentado para o meu gosto, watercooler de mais de mil reais e a cpu fritando a 95 graus, aqui onde eu moro que é muito quente não tem condição.

MB cara, memória cara, vai ter que gastar uma nota em refrigeração ainda, não gostei.
Tem o modo ECO que diminui o TDP para 65W com pouco impacto na performance em jogos.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
Achei muito esquentado para o meu gosto, watercooler de mais de mil reais e a cpu fritando a 95 graus, aqui onde eu moro que é muito quente não tem condição.

MB cara, memória cara, vai ter que gastar uma nota em refrigeração ainda, não gostei.

Desliga o PBO e tá resolvido.
Até porque, bem, via de regra o processador vai ficar subutilizado pra c***lho mesmo em stock.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.345
Reações
10.973
Pontos
1.409
me pergunto se como era nos ryzen 3000, vai valer a pena fazer undervolt e ainda conseguir, com isso, clock maior que o boost maximo "oficial" do chip.
meu 3600 aqui em boost chega a 4.2ghz oficialmente (e isso acho que é pra um core só) mas com undervolt fica mais frio e ainda pega 4.275ghz aqui...
Eu não duvido nada que esses ryzen 7000 consigam coisa parecida. Me pergunto como que a AMD consegue acertar tanto no processador e dar umas bolas foras dessas em clock/temperatura. acho que nunca vi um ryzen que valesse a pena rodar em stock. todos o undervolt sempre entregou o msm com menos consumo, ou até mais em algumas gens.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
me pergunto se como era nos ryzen 3000, vai valer a pena fazer undervolt e ainda conseguir, com isso, clock maior que o boost maximo "oficial" do chip.
meu 3600 aqui em boost chega a 4.2ghz oficialmente (e isso acho que é pra um core só) mas com undervolt fica mais frio e ainda pega 4.275ghz aqui...
Eu não duvido nada que esses ryzen 7000 consigam coisa parecida. Me pergunto como que a AMD consegue acertar tanto no processador e dar umas bolas foras dessas em clock/temperatura. acho que nunca vi um ryzen que valesse a pena rodar em stock. todos o undervolt sempre entregou o msm com menos consumo, ou até mais em algumas gens.

Não sei se o clock fica maior que o boost, mas dias atrás fizeram undervolt no Ryzen 7000 e basicamente o consumo caiu quase pela metade.

E não é "bola fora", "vacilo", é filosofia. Historicamente a AMD é bastante conservadora com voltagem.
Eles preferem usar limites altos e usar um scaling agressivo pro turbo clock responder rápido, só que isso gera esses reflexos de temperatura.

Segundo, esses 95C são em torture test com Prime95 - como teste serve mas pra uso real é absolutamente irrelevante.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Um processador pode consumir mais e também ser mais eficiente.

Fazem muita tempestade em copo D'água com isso. E olha que é gente de canal com muitos seguidores no YouTube e não sabem o básico da matemática.
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.959
Reações
1.428
Pontos
864
Quais vão ser os Ryzen 7xxx com gráficos integrados RDNA2 que prestem?

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484

o preco do 7600x está surpreendentemente razoaveal para um chip de 300 USD recem lancado.

pena que a pessoa tem que trocar a placa mae tambem, aí ferra a coisa toda.

quem tem 5600x pode esquecer essa geraçao, o ganho em cima do 5600x só vai aparecer se a pessoa usar placa high-end, 3080 pra cima. Para placas menores, o 5600x deve ficar pau a pau com o 7600x.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
o preco do 7600x está surpreendentemente razoaveal para um chip de 300 USD recem lancado.

pena que a pessoa tem que trocar a placa mae tambem, aí ferra a coisa toda.

quem tem 5600x pode esquecer essa geraçao, o ganho em cima do 5600x só vai aparecer se a pessoa usar placa high-end, 3080 pra cima. Para placas menores, o 5600x deve ficar pau a pau com o 7600x.
Eu tenho o 5700x e não penso em trocar tão cedo, devo pensar em trocar lá para 2027. Meu próximo upgrade vai ser de gpu, e provavelmente ano que vem, a minha atual é a gtx 1070.
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
Eu to com um 3600, mas acho que pra mim compensa mais o 5800x3d pela manutenção do kit.
As mobos x670 na Terabyte estão mais caras que o processador.



2.8k uma Steel Legend
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Eu to com um 3600, mas acho que pra mim compensa mais o 5800x3d pela manutenção do kit.
As mobos x670 na Terabyte estão mais caras que o processador.



2.8k uma Steel Legend
Eu comprei um R5 5600 da Aliexpress por 780 reais em 12x s/juros. Não fui taxado e aparentemente não estão taxando ninguém, única coisa chata é que não tem garantia/caixa, mas processador é muito difícil de ser taxado. Acho que para jogar acima de 1440p não faz tanta diferença.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Eu comprei um R5 5600 da Aliexpress por 780 reais em 12x s/juros. Não fui taxado e aparentemente não estão taxando ninguém, única coisa chata é que não tem garantia/caixa, mas processador é muito difícil de ser taxado. Acho que para jogar acima de 1440p não faz tanta diferença.
Acho que embalagem pequena passa tranquilo. O meu 5700x com caixa veio do ali sem custo adicional do governo.
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
Eu comprei um R5 5600 da Aliexpress por 780 reais em 12x s/juros. Não fui taxado e aparentemente não estão taxando ninguém, única coisa chata é que não tem garantia/caixa, mas processador é muito difícil de ser taxado. Acho que para jogar acima de 1440p não faz tanta diferença.

É nessa vibe que pretendo partir. É muito esquema.

Eu sei, mas ele disse "os que prestem" - no caso, os que têm mais potência - no caso, a linha G que ainda não foi anunciada.

Uai, mas eu ACHO que não deve ter G nessa gen não. Tavez os X e os Non-X
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.703
Reações
6.186
Pontos
704
Eu comprei um R5 5600 da Aliexpress por 780 reais em 12x s/juros. Não fui taxado e aparentemente não estão taxando ninguém, única coisa chata é que não tem garantia/caixa, mas processador é muito difícil de ser taxado. Acho que para jogar acima de 1440p não faz tanta diferença.
Peguei um desses tbm por 760R$ no ali.

Não sei como está refinamento dos chips dessa série atualmente, mas consegui colocar 4.9.ghz nele, embora isso não seja nem um pouco confortável uma vez que tiver de deixar o vcore em 1.45v, o que já é o suficiente pra subir o forno.

Todavia, gosto de usar em underclock, então baixei pro máximo que consegui aqui(0.8v) e travei em 4.0ghz, o que já é mais do que o suficiente pra maioria das coisas que eu jogo aqui. Só aumento o clock quando vou jogar alguma coisa mais competitiva.

---

Sobre o 7600, olha, impressionante. Estou curioso pra ver o desempenho dele no RPCS3 com o AVX-512 ligado. Todavia, como já disseram os relatores, ter de trocar placa mãe e memoria torna o trem bastante proibitivo pra maioria dos BR aqui, no qual eu me incluo. Sendo assim, só troco na próxima de gen da AMD ou Intel, sem pressa. Até pq, o 5600 já é um monstro que vai segurar essa gen com um pé nas costas!
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.345
Reações
10.973
Pontos
1.409
eu to considerando aqui o que pegar de upgrade definitivo pra sossegar com esse PC de vez já que n terá nada melhor pra pegar no AM4 aqui...
atualmente to no ryzen 3600, to entre um upgrade pro 5600, 5700x ou 5800x3d. o 5800x3d com ctz é o melhor, mas é 3x o preço do 5600. o 5600 parece ser o melhor custo beneficio, principalmente pq só uso o PC pra internet/filmes/jogos. Mas fico pensando se os 2 cores extras e os 15%~ a mais em performance do 3d n fariam diferença a longo prazo. afinal, pelos reviews, o 5800x3D é, pra todos os efeitos, o msm que ter um zen4 no que diz respeito a jogos...
mas tem um agravante, eu to com uma 3070 atualmente e n pretendo trocar de GPU usando esse PC. Isso pq a placa mãe aqui usa PCI-E 3.0 e uma 3080 ti já satura essa conexão, então n vejo sentido em um upgrade que ficará gargalado pelo PCI-E. Por essas e outras eu to pendendo mto mais pro 5600 mesmo, pq ele comba legal com a 3070 e n tenho perspectiva de trocar de GPU nessa máquina.

Peguei um desses tbm por 760R$ no ali.

Não sei como está refinamento dos chips dessa série atualmente, mas consegui colocar 4.9.ghz nele, embora isso não seja nem um pouco confortável uma vez que tiver de deixar o vcore em 1.45v, o que já é o suficiente pra subir o forno.

Todavia, gosto de usar em underclock, então baixei pro máximo que consegui aqui(0.8v) e travei em 4.0ghz, o que já é mais do que o suficiente pra maioria das coisas que eu jogo aqui. Só aumento o clock quando vou jogar alguma coisa mais competitiva.

---

Sobre o 7600, olha, impressionante. Estou curioso pra ver o desempenho dele no RPCS3 com o AVX-512 ligado. Todavia, como já disseram os relatores, ter de trocar placa mãe e memoria torna o trem bastante proibitivo pra maioria dos BR aqui, no qual eu me incluo. Sendo assim, só troco na próxima de gen da AMD ou Intel, sem pressa. Até pq, o 5600 já é um monstro que vai segurar essa gen com um pé nas costas!
Faltou atualizar sua assinatura ai que tá com o 3600 ainda haha
sobre a troca, eu acho que meio do ano que vem já será um ótimo negócio pular pra AM5. DDR5 vai estar próximo de DDR4, se n mais barato já, já teremos placas mãe B650 que pelos rumores, começam com 120 doletas (ou seja, uns 600 mangos, preço de placa mãe AM4) e os zen4x3D já vão estar no mercado. Ano que vem, no mercado de CPUs, vai ser a festa da AMD, a intel por enquanto só pode olhar e lamentar, fazendo os remendos na arquitetura deles que vem fazendo nas ultimas gens. espero que estejam trabalhando internamente numa resposta de longo prazo, pq se n a AMD vai sambar no caixão deles daqui umas 2 gen.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.669
Reações
20.663
Pontos
1.344


7950X consumindo mais que o 12900k em games. É diferença pouca, e talvez irrelevante!
Isso mostra como esses processadores como vem de fabrica precisa de uma calibrada pra corrigir consumo e temperaturas.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.345
Reações
10.973
Pontos
1.409


7950X consumindo mais que o 12900k em games. É diferença pouca, e talvez irrelevante!
Isso mostra como esses processadores como vem de fabrica precisa de uma calibrada pra corrigir consumo e temperaturas.

eu acho que é por isso que a AMD deixa todos processadores dela desbloqueados. pq todo mundo que compra AMD se beneficia DEMAIS de mexer na voltagem delas. sempre dá pra conseguir, no minimo, a mesma performance com menos energia que em stock.

To doido pra sair logo a intel 13, e as RDNA3, pra galera ter em mãos as placas todas e saber logo o que é o melhor que teremos nessa gen.
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Essa parada da CPU bater 95°C pra extrair o máximo de performance possível é bem interessante mas pessoalmente não gostei, deve ser um saco o PC ficar em modo "turbina de avião" full time sem mexer nas configs de fan e tal.

Vou ficar com meu 12600k um bom tempo eu acho, quando baratear as DDR5 eu penso se continuo na LGA1700 ou se vou pra AMD5 daqui uns anos.

No mais, na Newegg já apareceram os placeholders pra 13° geração da Intel, deve sair por volta de novembro~dezembro.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.669
Reações
20.663
Pontos
1.344
Essa parada da CPU bater 95°C pra extrair o máximo de performance possível é bem interessante mas pessoalmente não gostei, deve ser um saco o PC ficar em modo "turbina de avião" full time sem mexer nas configs de fan e tal.

Vou ficar com meu 12600k um bom tempo eu acho, quando baratear as DDR5 eu penso se continuo na LGA1700 ou se vou pra AMD5 daqui uns anos.

No mais, na Newegg já apareceram os placeholders pra 13° geração da Intel, deve sair por volta de novembro~dezembro.

De padrão vem ruim mesmo. Todo processador da AMD vc precisa alterar as configs de fabrica deles. Eles vem pra usar mais energia e v-core. Já na Intel isso não acontece mesmo. Se ve ali o 7950x padrão mais quente que o 12900k em games é absurdo.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Eu to com um 3600, mas acho que pra mim compensa mais o 5800x3d pela manutenção do kit.
As mobos x670 na Terabyte estão mais caras que o processador.



2.8k uma Steel Legend
Peguei o 5800x3d por 1899 numa promo da pichau
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.345
Reações
10.973
Pontos
1.409
Esses Ryzen 7xxx têm a GPU pior que as do 3400g pra cima.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
sim, mas só os convencionais. pelo que lembro de ter visto, as APUs (ryzen 7x00g) virão com rdna 3 integrado. o salto será bom. eu acho que n é sonho pensar em performance de 1060/1070 vindo de APU viu. o que é dizer mta coisa, já que a maioria da galera continua nas GTX ainda.
 
Topo Fundo