O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.007
Reações
13.920
Pontos
954
AMD vai detonar a Intel agora que os processadores não vão mais sair colados no cooler. :coolface

  • Mais potência
  • Melhor eficiência energética
  • Sem gambiarra de núcleos que quebra jogos
  • Melhor compatibilidade por ser soquete novo
 
  • Haha
Reações: *ka

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Bom, vai diminuir bastante o número de CPUs com pinos entortados que dão tela azul.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
O futuro vai ser fuder o pinos daquelas Asus Rog de 5k versão AMD.
Tomara que as placas não sejam uma fortuna como são as da intel.
Eu estou pensando em migrar para ddr5 e pegar as proximas cpus da amd, mas só se eles colocarem suporte para varias gerações am5, assim como foi com am4.
Tomara que esteja mais barato a ddr5 quando eu for comprar, eu fiquei com pé atrás de pegar um 5900x e daqui alguns meses a amd me apresentar um monstro de cpu e eu poderia ter gasto dinheiro em algo foda com o valor aproximado que gastaria agora.
Eu não estou morrendo com o ryzen 3600 aqui, processador competente, então ainda sem pressa.
Eu deveria ficar assim se estivesse com um i3 antigo da vida, se bem que o i3 12100 é melhor que o ryzen 3600 hoje , sacanagem rs
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.815
Reações
10.962
Pontos
753
um ryzen 7 teria maior estabilidade do que um ryzen 5? devido os núcleos a mais
isso falando de série 3000 e 5000.

estabilidade que eu digo é em jogos, 1% low, stuttering etc
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Tomara que as placas não sejam uma fortuna como são as da intel.
Eu estou pensando em migrar para ddr5 e pegar as proximas cpus da amd, mas só se eles colocarem suporte para varias gerações am5, assim como foi com am4.
Tomara que esteja mais barato a ddr5 quando eu for comprar, eu fiquei com pé atrás de pegar um 5900x e daqui alguns meses a amd me apresentar um monstro de cpu e eu poderia ter gasto dinheiro em algo foda com o valor aproximado que gastaria agora.
Eu não estou morrendo com o ryzen 3600 aqui, processador competente, então ainda sem pressa.
Eu deveria ficar assim se estivesse com um i3 antigo da vida, se bem que o i3 12100 é melhor que o ryzen 3600 hoje , sacanagem rs
A tia Lisa disse que estão muito satisfeitos com a longevidade do am4 e isso deverá se repetir
 


Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.007
Reações
13.920
Pontos
954
Mas como eu li por aí do que adianta o soquete ser compatível se o chipset da placa mãe não é?

Se não estou enganado só as placas do Ryzen 3000 são compatíveis com tudo.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.674
Reações
20.668
Pontos
1.344
um ryzen 7 teria maior estabilidade do que um ryzen 5? devido os núcleos a mais
isso falando de série 3000 e 5000.

estabilidade que eu digo é em jogos, 1% low, stuttering etc

Isso com certeza acontece! Mais núcleos mais alto os fps mínimos e consequentemente mais estável o jogo!!
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Mas como eu li por aí do que adianta o soquete ser compatível se o chipset da placa mãe não é?

Se não estou enganado só as placas do Ryzen 3000 são compatíveis com tudo.
Isso foi limitação dos fabricantes, mas é estrategico para vender os processadores mais atuais.
Se saiu uma geração a frente com o mesmo soquete, melhor vender uma placa mãe nova que comporte a geração nova.
A antiga e a nova sejam suportadas nas placas anteriores para quem quiser migrar para os novos processadores, tb para não ser obrigado a gastar com outras placas.
Pra mim não foi ruim isso, eu posso fazer upgrade a hora que eu quiser na B450, clientes novos terão placas novas (B5XX) e processadores mais recentes, não faria sentido o cabra pegar uma placa nova B550 e um ryzen 3600, sendo que o 5600x é melhor.
Eu acho win-win.
E insentiva a pessoa a ser early adopter, pois vc sabe que estará bem servido durante a geração.
 
Ultima Edição:

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Isso foi limitação dos fabricantes, mas é estrategico para vender os processadores mais atuais.
Se saiu uma geração a frente com o mesmo soquete, melhor vender uma placa mãe nova que comporte a geração nova.
A antiga e a nova sejam suportadas nas placas anteriores para quem quiser migrar para os novos processadores, tb para não ser obrigado a gastar com outras placas.
Pra mim não foi ruim isso, eu posso fazer upgrade a hora que eu quiser na B450, clientes novos terão placas novas (B5XX) e processadores mais recentes, não faria sentido o cabra pegar uma placa nova B550 e um ryzen 3600, sendo que o 5600x é melhor.
Eu acho win-win.
E insentiva a pessoa a ser early adopter, pois vc sabe que estará bem servido durante a geração.
E quem esperar pode até ganhar um folego agora, parece que vao deixar as b350 e x370 rodar o Ryzen 5xxx
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
um ryzen 7 teria maior estabilidade do que um ryzen 5? devido os núcleos a mais
isso falando de série 3000 e 5000.

estabilidade que eu digo é em jogos, 1% low, stuttering etc
Isso com certeza acontece! Mais núcleos mais alto os fps mínimos e consequentemente mais estável o jogo!!
Não é bem assim, depende do jogo. Pois vai ter jogo que o fator limitante é o desempenho single thread.

Outras coisas que explicam os Ryzen 7 serem melhores do que os Ryzen 5 para jogos, é a maior frequência máxima de cada núcleo e, principalmente, a maior quantidade de cache L3. Esse último fator faz muita diferença, principalmente em favor da série 5000.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
AsRock começa oficialmente o show disponibilizando atualizando bios da X370 Pro4 pros Ryzen 5000. Eles NÃO removeram o suporte aos Zen 1, tá funcionando tudo.

As outras placas devem receber nas próximas semanas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234

AMD Ryzen 4000 'Renoir-X' CPUs Tackle Intel's 12th Gen Alder Lake Non-K Lineup: Allegedly Include Ryzen 7 4700, Ryzen 5 4600 & Ryzen 3 4300​


Renoir-X, Zen 2, 7nm, sem GPU integrada.
Compatíveis com A320, então a AMD vai lançar os microcodes pra dar compatibilidade aos chipsets antigos. A ideia é trocar porrada em performance e preço com i3 e i5 Alder Lake.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
AsRock começa oficialmente o show disponibilizando atualizando bios da X370 Pro4 pros Ryzen 5000. Eles NÃO removeram o suporte aos Zen 1, tá funcionando tudo.

As outras placas devem receber nas próximas semanas.

Isso é um bagulho lindo demais na indústria.

Eu mesmo venho usando Intel há anos, até comprar esse PC novo que uso atualmente e saber que as pessoas conseguem fazer bons upgrades de processador mantendo a placa mãe por tantas gerações é fantástico. E é uma coisa que a Intel deveria começar a se esforçar muito mais.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Isso é um bagulho lindo demais na indústria.

Eu mesmo venho usando Intel há anos, até comprar esse PC novo que uso atualmente e saber que as pessoas conseguem fazer bons upgrades de processador mantendo a placa mãe por tantas gerações é fantástico. E é uma coisa que a Intel deveria começar a se esforçar muito mais.

Concordo. Intel come bola nesse quesito mesmo.
A AMD disse que pretende dar a mesma longevidade pro AM5.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Isso é um bagulho lindo demais na indústria.

Eu mesmo venho usando Intel há anos, até comprar esse PC novo que uso atualmente e saber que as pessoas conseguem fazer bons upgrades de processador mantendo a placa mãe por tantas gerações é fantástico. E é uma coisa que a Intel deveria começar a se esforçar muito mais.

Isso é bom. Mas se o mercado realmente demandasse isso numericamente, a Intel teria feito o mesmo que a AMD.

Grande parte do mercado é composto por pessoas que passam uma geração inteira de socket com um único processador.

E isso acontece porque os ganhos hoje são pequenos. Quando vejo as pessoas falando que o ganho dessa geração aqui ou outra ali é grande, parece esquecer que nos anos 90 e início dos anos 2000 você realmente tinha que trocar com mais constância o processador porque ele rapidamente se tornava obsoleto.

Eu tenho aqui um i7 4790k com memórias DDR3 e real necessidade de trocar de processador só surge pra jogar em casas mais altas de fps ou usar emuladores. Porque fazer um jogo que demande mais que esse processador é fazer um jogo que também será inviável para um R3, um i3 mais moderno e nenhuma empresa vai ousar fazer isso.

Era diferente quando a evolução era tão rápida que um Celeron era mais rápido que um Pentium 3, então quem tinha o Pentium 3 de uns 4 anos atrás realmente tinha que trocar de processador. E ao mesmo tempo, a distância era tão grande que mesmo que o socket fosse o mesmo, a placa-mãe dificilmente suportaria nas suas especificações técnicas de fornecimento de energia e outros fatores.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
Isso é bom. Mas se o mercado realmente demandasse isso numericamente, a Intel teria feito o mesmo que a AMD.

Grande parte do mercado é composto por pessoas que passam uma geração inteira de socket com um único processador.

E isso acontece porque os ganhos hoje são pequenos. Quando vejo as pessoas falando que o ganho dessa geração aqui ou outra ali é grande, parece esquecer que nos anos 90 e início dos anos 2000 você realmente tinha que trocar com mais constância o processador porque ele rapidamente se tornava obsoleto.

Eu tenho aqui um i7 4790k com memórias DDR3 e real necessidade de trocar de processador só surge pra jogar em casas mais altas de fps ou usar emuladores. Porque fazer um jogo que demande mais que esse processador é fazer um jogo que também será inviável para um R3, um i3 mais moderno e nenhuma empresa vai ousar fazer isso.

Era diferente quando a evolução era tão rápida que um Celeron era mais rápido que um Pentium 3, então quem tinha o Pentium 3 de uns 4 anos atrás realmente tinha que trocar de processador. E ao mesmo tempo, a distância era tão grande que mesmo que o socket fosse o mesmo, a placa-mãe dificilmente suportaria nas suas especificações técnicas de fornecimento de energia e outros fatores.

Não faz muito sentido a justificativa, porque o mercado também tende a se adaptar à oferta dos melhores produtos.

Se a fabricante fica obrigando a trocar de socket a cada nova família de processador, o consumidor não tem muita escolha a não ser ficar anos com o mesmo socket, justamente porque um upgrade vai ficar caro e trabalhoso, então faz mais sentido fazer o investimento feito se prolongar e congelar no tempo por um período razoável.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.815
Reações
10.962
Pontos
753
pelo menos umas 2 ou 3 gerações deveria manter
só ver a intel do ano passado pra cá
meteu 10, 11 e 12 com placas mãe caríssimas, fora a demora pra lançar as de entrada
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
E tá passando pelo mesmo problema agora, a série 12 tá excelente mas muita gente não tá disposta a pagar uma fortuna por uma Z690.

Agora essa requentada da Zen 2 não faz muito sentido. O 12400 já bate no 5600x, como um 4700 vai competir com os mid-range da Intel?
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Não faz muito sentido a justificativa, porque o mercado também tende a se adaptar à oferta dos melhores produtos.

Se a fabricante fica obrigando a trocar de socket a cada nova família de processador, o consumidor não tem muita escolha a não ser ficar anos com o mesmo socket, justamente porque um upgrade vai ficar caro e trabalhoso, então faz mais sentido fazer o investimento feito se prolongar e congelar no tempo por um período razoável.

Ora, é justamente o que eu disse. A Intel não alterou porque ela não sentiu a necessidade de fazer.

Pensa no seguinte, maior parte dos consumidores são leigos. Para eles trocarem um processador vão precisar de um suporte técnico. Eles ainda vão ter que criar cadastros em sites de vendas de usados, se dar ao trabalho de vender, de pagar por transportadoras ou correios. Os ganhos de desempenho de um 3600x para um 5600x são expressivos o suficientes pra fazer esse tipo de consumidor querer trocar de processador só porque é no mesmo socket? Tem milhões no mundo que tão nesse barco e tão usando até hoje os primeiros Ryzen 1x00. E devem fazer uma troca em breve, mas aí vai ser para AM5.

E deve ter estatísticas que a Intel tem que devem dizer a ela que maior parte dos compradores de processadores, seja Intel, seja AMD, estão montando um upgrade e também estão comprando placa-mães.

Porque se a Intel estivesse sentindo o golpe de perder o mercado por conta de ter que trocar se socket todo ano, ela teria mudado essa sua política.
 

Yatahaze

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.374
Reações
10.648
Pontos
703
AsRock começa oficialmente o show disponibilizando atualizando bios da X370 Pro4 pros Ryzen 5000. Eles NÃO removeram o suporte aos Zen 1, tá funcionando tudo.

As outras placas devem receber nas próximas semanas.

existe a possibilidade do chipset B350 ter suporte aos 5xxx?

tenho uma ITX da Asrock, sacanagem terem limitado o suporte
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Ora, é justamente o que eu disse. A Intel não alterou porque ela não sentiu a necessidade de fazer.

Pensa no seguinte, maior parte dos consumidores são leigos. Para eles trocarem um processador vão precisar de um suporte técnico. Eles ainda vão ter que criar cadastros em sites de vendas de usados, se dar ao trabalho de vender, de pagar por transportadoras ou correios. Os ganhos de desempenho de um 3600x para um 5600x são expressivos o suficientes pra fazer esse tipo de consumidor querer trocar de processador só porque é no mesmo socket? Tem milhões no mundo que tão nesse barco e tão usando até hoje os primeiros Ryzen 1x00. E devem fazer uma troca em breve, mas aí vai ser para AM5.

E deve ter estatísticas que a Intel tem que devem dizer a ela que maior parte dos compradores de processadores, seja Intel, seja AMD, estão montando um upgrade e também estão comprando placa-mães.

Porque se a Intel estivesse sentindo o golpe de perder o mercado por conta de ter que trocar se socket todo ano, ela teria mudado essa sua política.
E a intel continua perdendo mercado pra amd, simples assim.

Ele sempre toma voadora por má prática, demora um tempão para desfazer, agua bate na bunda e desfaz.


Basta ver cooler novos, "não tinha necessidade de fazer melhor", anos depois de serem piores que os stock da amd vão e começaram a "fazer". Voltaram até moeda de cobre nos básicos, acho que ficou até mais caro que os wraith stealth.
Veja memórias, "não tinha necessidade de liberar over na intermediárias e nem aumentar clock minimo base", anos depois de serem piores nisso que amd vão e começam a "fazer". Liberou até full over nas placas B, pela primeira vez na história da série I.


A intel sentiu golpe numa cacetada de políticas e o novo ceo começou a desfazer várias delas.
Se eles quiserem manter outras má práticas, mantenham horas. A trolha da amd vai continuar entrando sem parar.

No final de 2021 ela continuava perdendo market share.


A 11° gen mostrou bem claro que apenas fazer processador melhor está longe ser a solução. Tem de melhorar todo o ecosistema.

E se AMD não tivesse sido tão greedy com a série 5000 a trolha poderia ter sido maior.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Eles sentiram mais por desempenho. AMD tendo desempenho em multithreading principalmente e partir dos 3000 também tendo ótimo desempenho em single thread.

Foi mais aí que perderam mercado que pelo socket constante.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Eles sentiram mais por desempenho. AMD tendo desempenho em multithreading principalmente e partir dos 3000 também tendo ótimo desempenho em single thread.

Foi mais aí que perderam mercado que pelo socket constante.
Como sentiram em desempenho se o 10400 já comia a bunda do 3600 em custo benefício do processador isoladamente?
E o 11400 encostando no 5600x custando muito menos?

O i7 10700f mesmo nível do 5800x custando bem menos?

E o que falar dos i3?


Como você então explica uma gen da Intel atropelou em custo benefício e venceu/empatou em desempenho maior parte para com a 3000 e 5000, simplesmente continuar perdendo mercado?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Processadores da intel podem ser mais baratos, mas nenhum funciona sem placa mãe e essa sim é mais cara que amd.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Eu tenho a impressão de que a próxima geração da Intel não terá esse gap entre placa topo de linha e placas de entrada. Vai sair tudo ao mesmo tempo.
Mas é ver.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.674
Reações
20.668
Pontos
1.344
Ué mas a AMD e a Nvidia não fazem isso primeiro com as vgas? Elas lançam uns 3 modelos no lançamento, os mais caros, e espera uns 6 meses pra vender uma placa com bom CXB. E só depois de 1 ano vai saindo as de entrada.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Ué mas a AMD e a Nvidia não fazem isso primeiro com as vgas? Elas lançam uns 3 modelos no lançamento, os mais caros, e espera uns 6 meses pra vender uma placa com bom CXB. E só depois de 1 ano vai saindo as de entrada.
Comparação não tem sentindo, GPU é um ecosistema inteiro fechado.

A intel não lança apenas i7 e i9 no começo, ele lança i5 junto. O valor de cada um deles é o agregado de cpu/mobo/ram.


E justamente o segmento que mais vende, o i5, fica destruído no custo benefício por causa das mobos.
Demora 1 ano para lançar chipset intermediário, quando lança as mesmas demora uns 6 meses pra começar a estabilizar valor.
Até ficar OK a intel já esta em nova gen, num chipset incompatível com cpu anterior e o ciclo se repete.

Aconteceu isso com todas as últimas gens dela, afetou fortemente a 11ª e a 9ª.

Intel ainda tem 80% do mercado, vai demorar perder essa hegemonia.

E no momento em que a AMD poderia manter o crescimento, ela vai e deixa a Intel quase 2 anos sozinha no mercado, principalmente no segmento mais barato que é o que mais vende.

CPU mais barata da AMD custa 300 dólares. A Intel tem uns 6 modelos com preço abaixo disso.

Perder hegemonia nunca vai, eles tem de ter uma incompetência homérica para tal.
Intel é ordens de magnitude maior que a AMD, ela tem literais fábricas próprias, amd nem isso.
Intel é quase a criadora única das cpus, arquitetura x86 é deles e a amd tem apenas licença para usar, até a PCI é de criação deles.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Ué mas a AMD e a Nvidia não fazem isso primeiro com as vgas? Elas lançam uns 3 modelos no lançamento, os mais caros, e espera uns 6 meses pra vender uma placa com bom CXB. E só depois de 1 ano vai saindo as de entrada.

Fazem, mas é menos danoso porque a Intel muda de socket a cada dois anos, até menos. PCIe é PCIe. Se eu comprar uma 3090 hoje e quiser espetar num PCIe 1.0, eu posso.
Seria retardo, mas eu posso.
 
Topo Fundo