O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Análise de Doom 1 (1993)

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
A única maneira de um review de Doom 1 "funcionar" hoje em dia, é claro, é passar grande parte do seu tempo desenhando um background histórico da importância revolucionária do jogo. Jogamos o tempo inteiro pensando "é Doom! Um verdadeiro clássico! Veja como aquela fase foi revolucionária para a sua época, ainda que não signifique absolutamente nada para o hoje em dia!".

Ou seja, vamos jogar apenas um fetiche simbólico retroativo. Vamos manter uma aparência. Para nós, que jogamos o original originalmente, a nostalgia é muito mais palpável, é claro, mas ainda estamos experimentando algo pelas inebriantes lentes de uma idealização retroativa. A experiência obviamente já perdeu a sua ingenuidade histórica, e já está sendo mediada por algo totalmente diferente do que o fez ser aquilo que ele foi quando nós primeiramente o experienciamos.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
A única maneira de um review de Doom 1 "funcionar" hoje em dia, é claro, é passar grande parte do seu tempo desenhando um background histórico da importância revolucionária do jogo. Jogamos o tempo inteiro pensando "é Doom! Um verdadeiro clássico! Veja como aquela fase foi revolucionária para a sua época, ainda que não signifique absolutamente nada para o hoje em dia!".

Ou seja, vamos jogar apenas um fetiche simbólico retroativo. Vamos manter uma aparência. Para nós, que jogamos o original originalmente, a nostalgia é muito mais palpável, é claro, mas ainda estamos experimentando algo pelas inebriantes lentes de uma idealização retroativa. A experiência obviamente já perdeu a sua ingenuidade histórica, e já está sendo mediada por algo totalmente diferente do que o fez ser aquilo que ele foi quando nós primeiramente o experienciamos.

Eu discordo um pouco. Porque uma obra pode manter a sua valia mesmo depois de décadas ou séculos, e isso, não necessariamente remete à nostalgia.

É o caso do Doom, é um marco na história dos video-games assim como Super Mario Bros foi e, mais recentemente, gostando ou não, o Minecraft.

Eu peguei os três primeiros Dooms novamente para o PS4, e como eles envelheceram bem, até mesmo o Doom III que dividiu opiniões. Claro que, eu tomo cuidado para tentar separar o fator nostálgico da obra em si. Como eu o joguei na época, a referência e identificação sempre será maior daquele que tá começando agora.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Eu discordo um pouco. Porque uma obra pode manter a sua valia mesmo depois de décadas ou séculos, e isso, não necessariamente remete à nostalgia.

É o caso do Doom, é um marco na história dos video-games assim como Super Mario Bros foi e, mais recentemente, gostando ou não, o Minecraft.

Eu peguei os três primeiros Dooms novamente para o PS4, e como eles envelheceram bem, até mesmo o Doom III que dividiu opiniões. Claro que, eu tomo cuidado para tentar separar o fator nostálgico da obra em si. Como eu o joguei na época, a referência e identificação sempre será maior daquele que tá começando agora.
Eu concordo com você que eu extrapolei um pouco. É possível, sim, que alguém que nunca tenha jogado um jogo X antes, em sua própria época de lançamento, ainda consiga captar parte de sua magia. Jogos como Mario e Sonic imediatamente nos servem como exemplos.

Isto dito, continuo achando que um fetichista background simbólico-virtual ainda é necessário para nos dar o inebriante "algo a mais", um "não estou jogando qualquer jogo, mas sim um clássico!", o que serve de excessivo intermediador entre mim e a coisa, entre mim e a sua experiência.

Mas estou de acordo com você por ter reclamado do meu radicalismo. É verdade que jogos clássicos com frequência retém consigo um certo charme que perpassa gerações, e que, ao menos até certo ponto, consegue superar a sua evidente defasagem tecnológica.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Ta podendo agora tacar um vídeo de canal de utube sem uma frase se quer?

Em todo caso, review de Doom no PS3, senhor que ponto chegamos, kkkk!

E terceiro, excelente game, ainda da pra jogar de boas, de vez em quando ainda jogo.
 

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.193
Reações
1.800
Pontos
353
Ta podendo agora tacar um vídeo de canal de utube sem uma frase se quer?

Em todo caso, review de Doom no PS3, senhor que ponto chegamos, kkkk!

Ué, mas o fórum é sobre análises. A minha análise tá dentro do vídeo, não tem muito o que falar mesmo.

Sobre Doom no PS3, essa versão, a Doom 3 BFG Edition, que saiu pra PS3 e 360, é de longe a melhor forma de jogar Doom em CONSOLES.
 


fVilaça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.206
Reações
2.292
Pontos
964
Boa analise, esse jogo foi o que mais me marcou na vida.

lembro bem quando em meados de 93 ou 94 eu vi esse jogo rolando em um PC, acho que era a versão shareware, dei um jeito de adquirir esse jogo e passei dias sem nem comer e dormir direito, fiquei viciado.

Hoje em dia jogo sempre que posso, tenho ele desde o snes passando por psone, xbox360 e o PS4.

As melhores versões pra mim são a do PSONE, e essa que saiu junto com o DOOM 3 no xbox 360, a do PS4 ficou meio porca.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Pra quem tem consoles, não tem jeito, só pegando a BFG Edition ou esse novo release da Bethesda. Agora pra quem joga no PC, não existe desculpa pra não pegar os Doom clássicos na Steam ou na GOG e instalar o GZDoom e o ZDL pra mods.
 

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.193
Reações
1.800
Pontos
353
Pra quem tem consoles, não tem jeito, só pegando a BFG Edition ou esse novo release da Bethesda. Agora pra quem joga no PC, não existe desculpa pra não pegar os Doom clássicos na Steam ou na GOG e instalar o GZDoom e o ZDL pra mods.

Falou tudo. Doom é um jogo eterno, você sempre pode voltar pra ele e vai se divertir.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.650
Reações
23.734
Pontos
1.474
Parabéns pela análise e pelos dados "históricos". Já engatei e vi a sua análise de Doom 2016, também excelente!
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Ah, os anos 90... Melhor época da vida. Arcades na crista da onda, começo do PC gaming/placas aceleradoras; sem falar, é claro, do começo dos gráficos poligonais, começo da internet, começo do CD/multimídia como mídia de videogame... Sem comentários. O que alguns consideram empecilhos hoje eram justamente o que gerava a magia da excepcionalidade. Fomos felizes ali. Adentrar um arcade, uma locadora, tanto para jogar quanto para alugar, e esperar uma revista de games chegar finalmente às bancas com as mais aguardadas novidades era inenarrável. Uma delícia de ingenuidade. Nunca saberão.
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.195
Reações
1.394
Pontos
944
Eu detesto a versão BFG, pois não consigo jogar. Não consigo me adaptar a um controle diferente do padrão PS1/SNES e seria fácil resolver, se eles quisessem.
Vi seu vídeo até o final. Gostei.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Wolfenstein 3D hoje em dia só vejo o apelo nostalgico.
Doom até hoje jogo e acho foda, é um tipo de FPS que simplesmente sumiu do mercado... inclusive tenho que dar uma olhada naquela Ion Maiden.

Pra quem tem consoles, não tem jeito, só pegando a BFG Edition ou esse novo release da Bethesda. Agora pra quem joga no PC, não existe desculpa pra não pegar os Doom clássicos na Steam ou na GOG e instalar o GZDoom e o ZDL pra mods.
Que diferença os mods fazem?

Eu jogo ele "vanilla" lá no Steam, na verdade é uma versão alterada pq da pra controlar a mira com o mouse e andar pelo WASD mas... pra mim é o suficiente.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Que diferença os mods fazem?
Pô, são jogos novos praticamente. Olha esse aqui por exemplo, um cara fez praticamente um jogo novo do Wolfenstein 3D na engine do DOOM


Tem o Ashens, se tu curte Mad Max e Hokuto no Ken, é um mod pós-apocalíptico f00didão


E tem aqueles que vão completamente além e espremem até o caroço da engine de DOOM, como Total Chaos


E esses são só alguns, tem vários outros mods lokos.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Aproveitando o review...

Tem diferença entre o Doom 1 que está embutido na coletânea BFG no steam para o Doom 1 normal que é vendido separadamente no steam? Alguma versão é melhor / pior que a outra?
 

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.193
Reações
1.800
Pontos
353
Tem diferença entre o Doom 1 que está embutido na coletânea BFG no steam para o Doom 1 normal que é vendido separadamente no steam? Alguma versão é melhor / pior que a outra?

Sinceramente não sei, mas se tratando de um jogo tão antigo creio que ambas sejam equivalentes. Tipo, emulação (praticamente) 1 pra 1 do DOS.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Uma coisa que eu estranhei comparando com o youtube foram as músicas... Parece que as musicas do DOOM 1 do BFG edition no steam são diferentes de outras músicas, iguais que estão no youtube.

Não sei se é um problema de emulação ou se foi uma escolha de emulação em escolher um tipo de "placa de som diferente" para emular, daquela que está no youtube.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.924
Reações
53.735
Pontos
703
Excelente review.

Doom ainda é um ótimo jogo FPS, melhor que muito jogo moderniho aí de "ir ao ponto a, atirar em tudo, ir ate ponto b ... "

A musica tb era excelente, musicas tristes com efeitos sombrios do jogo, qualidade inacreditavel para 1993 .


Pessoal da ID tinha muito talento e trabalhou duro, isso já mostraram em Wolfenstein3d antigao, outra obra de arte, só que mais limitada.
 

GEESEHOWARD83

Ser evoluído
Mensagens
23
Reações
64
Pontos
23
Jogo nostálgico demais. No início eu tinha medo por causa dos sons do demônios, depois fui me acostumando ao jogo e foi uma época excelente.
Joguei muito pentium 166 com botão turbo pra rodar o jogo melhor.:klol

Lembro que só jogava ele entrando pelo DOS e a instalação era pelo disquete 3 1/2.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Tou rejogando Doom 1 aqui (até perdi a conta) e tou usando o mod GZ Doom.
No começo é dor de cabeça pq torna o jogo literalmente injogavel de tão ruim que fica a iluminação, mas depois de perder uma meia hora ajustando configuração (pra no fim ficar quase igual o vanilla) o negócio deu certo... e em 1080+60fps perfeitinhos.

Eu fico jogando e pensando no DOOM reboot que fizeram, é um jogo legal mas tem muita coisa divertida dos antigos que simplesmente não esta mais lá. Agora tou começando a sentir falta dessas coisas.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Tou rejogando Doom 1 aqui (até perdi a conta) e tou usando o mod GZ Doom.
No começo é dor de cabeça pq torna o jogo literalmente injogavel de tão ruim que fica a iluminação, mas depois de perder uma meia hora ajustando configuração (pra no fim ficar quase igual o vanilla) o negócio deu certo... e em 1080+60fps perfeitinhos.

Eu fico jogando e pensando no DOOM reboot que fizeram, é um jogo legal mas tem muita coisa divertida dos antigos que simplesmente não esta mais lá. Agora tou começando a sentir falta dessas coisas.
Com mod fica mais doideira ainda, aquele wad do Castlevania deixa o jogo bom demais, tu é doido.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Eu posso dizer que Doom foi uma bênção e, ao mesmo tempo, uma maldição em minha vida.

Falo isso porque em 1995 eu ganhei o meu primeiro computador. Um 486 DX4-100 com 8 megas de RAM. E Doom I e II rodavam perfeitos nesse computador. Quando o vi pela primeira vez em 1993 em um notebook de um primo, simplesmente aquilo ali explodiu a minha cabeça. Nessa época eu tava acostumado com jogos do Mega e Snes.

Então, voltando em 95. Quando tive a oportunidade de ter um computador e jogar esses maravilhosos jogos. A minha vontade de ter um PSX ou um Saturn na época foi todo por água abaixo. Doom era simplesmente um level acima de tudo que eu tinha visto em termos de tecnologia, e isso foi ruim porque me afastou de consoles maravilhosos que eu poderia ter criado uma intimidade ainda maior.

Só vim a ter acesso real ao PSX apenas em 1998, ainda assim, eu consegui jogar alguns de seus clássicos.
 

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.193
Reações
1.800
Pontos
353
Então, voltando em 95. Quando tive a oportunidade de ter um computador e jogar esses maravilhosos jogos. A minha vontade de ter um PSX ou um Saturn na época foi todo por água abaixo. Doom era simplesmente um level acima de tudo que eu tinha visto em termos de tecnologia, e isso foi ruim porque me afastou de consoles maravilhosos que eu poderia ter criado uma intimidade ainda maior.

Mas pra quem gosta de FPS o PC de fato era (talvez ainda seja) a melhor plataforma. Além de Doom 1 e 2, você também deve ter pegado outras pedradas como Quake 1 e 2, Heretic, Hexen 1 e 2 e vários outros jogos.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Mas pra quem gosta de FPS o PC de fato era (talvez ainda seja) a melhor plataforma. Além de Doom 1 e 2, você também deve ter pegado outras pedradas como Quake 1 e 2, Heretic, Hexen 1 e 2 e vários outros jogos.

Eu pude jogar todos esses outros e vários outros que jamais saíram para consoles ou demoraram muito tempo para sair. No entanto, eu perdi um pouco do boom de grandes lançamentos que ocorreram para o PSX.
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Na época nem sonhava em ter um PC, preço de um carro!
Só joguei a versão do sega Saturn em 97 e pirei mesmo sendo bem inferior em gráficos e frame rate adorei a experiência de matar demônios!

Enviado de meu Twist Mini usando o Tapatalk
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
8.179
Pontos
453
Eu posso dizer que Doom foi uma bênção e, ao mesmo tempo, uma maldição em minha vida.

Falo isso porque em 1995 eu ganhei o meu primeiro computador. Um 486 DX4-100 com 8 megas de RAM. E Doom I e II rodavam perfeitos nesse computador. Quando o vi pela primeira vez em 1993 em um notebook de um primo, simplesmente aquilo ali explodiu a minha cabeça. Nessa época eu tava acostumado com jogos do Mega e Snes.

Então, voltando em 95. Quando tive a oportunidade de ter um computador e jogar esses maravilhosos jogos. A minha vontade de ter um PSX ou um Saturn na época foi todo por água abaixo. Doom era simplesmente um level acima de tudo que eu tinha visto em termos de tecnologia, e isso foi ruim porque me afastou de consoles maravilhosos que eu poderia ter criado uma intimidade ainda maior.

Só vim a ter acesso real ao PSX apenas em 1998, ainda assim, eu consegui jogar alguns de seus clássicos.

Quase a mesma história que a minha.
Já tive atari 2600, nintendinho e super nes, sempre curti jogos, mas depois que ganhei meu primeiro PC, em 1996, qualquer console passou quase batido por mim - vários jogos, mas Doom I e II formavam o carro-chefe. Só não foi totalmente porque meu primo tinha um PS1 e jogava alguma coisa no dele, mas o que eu curtia mesmo era mexer e jogar no PC.

Olhando para trás hoje, me sinto como o Neymar, "saudade daquilo que a gente não viveu" :kkk em 1998 deve ter sido uma coisa de louco, em 3 meses teve Metal Gear Solid (que joguei no PC poucos anos depois), Zelda OOT e lançamento do Dreamcast. Graças ao meu primo, pude jogar muito RE2, mas ainda assim meu lance ainda era PC.
 

Tauron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.075
Reações
28.881
Pontos
703
Doom é um dos melhores jogos da história, só quem viveu a adolescência nos anos 90s sabe o que os disketes com Doom compactados via ARJ significaram... é até difícil explicar o que foi pular dos 16bits do mega e snes pra Doom rodando num 486 dx4 com kit multimídia soundblaster... era coisa de outro mundo...

A musica tb era excelente, musicas tristes com efeitos sombrios do jogo, qualidade inacreditavel para 1993 .
A trilha sonora de Doom é impecável porque foi... "inspirada" nas músicas do Metallica e do Slayer... plágiozão bruto mesmo, até os riffs são idênticos...
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
8.179
Pontos
453
Doom é um dos melhores jogos da história, só quem viveu a adolescência nos anos 90s sabe o que os disketes com Doom compactados via ARJ significaram... é até difícil explicar o que foi pular dos 16bits do mega e snes pra Doom rodando num 486 dx4 com kit multimídia soundblaster... era coisa de outro mundo...


A trilha sonora de Doom é impecável porque foi... "inspirada" nas músicas do Metallica e do Slayer... plágiozão bruto mesmo, até os riffs são idênticos...

Eu sempre conto pra gurizada aqui a minha saga para conseguir Doom completo. Foi difícil, conhecidos que tinham PC em 1996 eram muito escassos. O dono da locadora onde eu alugava jogos de snes falou que antes tinha, mas perdeu não lembro como. Até que um primo meu falou que um conhecido dele tinha, marcamos um dia de ir na casa do cara e fomos. O cara realmente tinha o jogo, foi uma empolgação.

O Doom II não lembro como consegui, mas foi direto a versão completa.
 

Tauron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.075
Reações
28.881
Pontos
703
Eu sempre conto pra gurizada aqui a minha saga para conseguir Doom completo. Foi difícil, conhecidos que tinham PC em 1996 eram muito escassos. O dono da locadora onde eu alugava jogos de snes falou que antes tinha, mas perdeu não lembro como. Até que um primo meu falou que um conhecido dele tinha, marcamos um dia de ir na casa do cara e fomos. O cara realmente tinha o jogo, foi uma empolgação.

O Doom II não lembro como consegui, mas foi direto a versão completa.
O Doom II eu lembro que nos idos de 96 começou a circular uma versão que vinha com um defeito, quando nos deparavamos com aquelas crânios flamejantes o jogo dava erro e travava, depois de um tempo uma versão completa sem erros começou a chegar nos vendedores de pc games dos camelodromos da uruguaiana...
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.924
Reações
53.735
Pontos
703
O Doom II eu lembro que nos idos de 96 começou a circular uma versão que vinha com um defeito, quando nos deparavamos com aquelas crânios flamejantes o jogo dava erro e travava, depois de um tempo uma versão completa sem erros começou a chegar nos vendedores de pc games dos camelodromos da uruguaiana...


Isso era comum nessa época.

As vezes vinha arquivo corrompido no disquete, aí já era.

Só copiando de novo.

E sempre dava algum erro, programa com mais de 5 discos sempre uma hora danificava algum disco .


O windows 3.1 tinha 5 discos de instalação, era mt chato instalar ... instalava o dos primeiro, depois o windows ,
 

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.193
Reações
1.800
Pontos
353
Eu zero Doom 1 e 2 quase todo ano. São jogos eternos, são perfeitos. É como eu falei no vídeo.

Único que nunca terminei é o Doom 64, esperando sair o remaster pra jogar ele por vias legalizadas.

Esse é um que às vezes passa batido quando se fala da série mas é muito bom. Pena que é escurão - papo de colocar o brilho da TV em 100% pra jogar lol
 
Topo Fundo