O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Análise] Shadow of the Colossus

uffbruno

Habitué da casa
Mensagens
324
Reações
0
Pontos
57
Sotc_boxart.jpg


Introdução

Shadow of the Colossus, título para PS2, foi desenvolvido e publicado pela Sony Computer Entertainment. O designer responsável é o já lendário Fumito Ueda, responsável por outro clássico cult, Ico. O jogo quebrou paradigmas para a época em que foi lançado, introduzindo um novo conceito de jogabilidade, onde você enfrenta apenas chefes. Hoje em dia, é aclamado como um clássico e um dos melhores jogos do Playstation 2.

História

O jogo conta a história de um rapaz misterioso, Wander (convenciona-se que é esse nome, apesar de não ser mencionado no jogo em nenhum momento), e seu esforço para ressucitar a jovem Mono, morta em um sacrifício. Para isso, ele viaja, levando o corpo dela, até um templo da chamada "Terra Proibida" em busca do ser superior / entidade Dormin, que possui o poder para "trazer as almas de volta a seus corpos".

Mono_and_Wander.JPG

Dormin diz a Wander que, para ressucitar Mono, ele deve cumprir um ritual que consiste em viajar pela Terra Proibida, encontrar e derrotar os 16 colossos que lá habitam, avisando que o preço a pagar por isso é alto. Wander diz que não se importa e parte com seu fiel cavalo, Agro, em busca dos gigantes.

Ambientação

O mundo de Shadow of the Colossus é vasto e bonito. Desertos, florestas, planícies, montanhas, templos e ruínas compõem os belíssimos cenários que você vai encontrar ao longo da aventura. Seja procurando pelo próximo colosso a derrotar, seja dando apenas um passeio, você vai passar por lugares que vão te dar vontade de parar e admirar.

3dwa52.jpg

O jogo faz um belo trabalho em transmitir uma atmosfera de solidão, pois na maior parte do tempo você vai estar andando pelo mundo, seja a pé, ou cavalgando em Agro (que aliás é seu único aliado na história). Não há personagens adicionais pra interagir, não há cidades, pessoas, nem inimigos no meio do caminho. Apenas você, Agro, o ambiente, e o colosso que o aguarda no seu habitat natural. Apesar de no início parecer monótono, com o tempo o jogador entra no clima, e desfruta dessa característica que o jogo tem a oferecer.

Encontrando um colosso, a serenidade da viagem dá lugar à ação: Wander precisa, de alguma forma, desviar dos ataques do monstro e matá-lo, atacando seu ponto fraco com a espada. O problema é que você é insignificante perante o tamanho dessas bestas: algumas são maiores do que montanhas, e podem esmagá-lo com um simples golpe, quase te matando. O habitat dos colossos varia entre descampados, templos, lagos e desertos, todos igualmente belos.

shadow_of_the_colossus2b.jpg

Nota: 10

Gráficos

Como dito na seção anterior, os cenários de Shadow of the Colossus são lindos, verdadeiros paraísos. Muito se deve à engine gráfica do jogo, que, mesmo sendo de 2005, consegue extrair grande parte do potencial do PS2. Enquanto você navega pelo cenário, não há load times para transicionar os ambientes, o que adiciona à experiência.

Outro ponto positivo é a ausência de técnicas consagradas como fog (neblina) para esconder partes do mapa que ainda não foram renderizadas. O jogo utiliza imagens borradas no horizonte para simular a distância, e conforme o personagem se aproxima, ocorre a transição suave para o modelo 3D correspondente. Isso adiciona muito para a noção de vastidão do mundo.

Os colossos também são criados com maestria. Mesmo sendo enormes e com contagem poligonal razoável, são poucos os slowdowns (momentos de lentidão no jogo) percebidos. Os colossos tem várias formas e tamanhos, mas não vou revelar muito, pra não estragar a surpresa de quem for jogar eventualmente.

Existem vários bugs na parte gráfica, como alguns poucos objetos aparecendo na tela de repente, alguns momentos em que o personagem simplesmente 'entrava' nos objetos ou no chão do cenário, e alguns glitches de renderização aqui e ali. Nada que prejudique a experiência total do jogo, mas por conta disso a parte gráfica não recebe o 10.

Nota: 9.

Som

O som cumpre o seu papel nos dois momentos distintos de Shadow:

- Quando você está explorando, não há música, apenas o som do vento, da água e dos animais selvagens, além das galopadas do seu cavalo; isso contribui para o clima solitário da aventura.

- Quando você encontra o colosso, "entra em cena" a música: ela dita o ritmo da batalha, misteriosa quando você procura alcançá-los, feroz e emocionante quando você os domina e luta para atingí-los, e dramática quando eles finalmente tombam, derrotados. As melodias são orquestradas, e totalmente inesquecíveis.

Nota: 10

Jogabilidade

Simplicidade é a palavra-chave. Explico:

- Não há upgrades de habilidades: Wander vai do início ao fim do jogo com os mesmos movimentos sempre. Nada de comprar ou aprender um novo golpe, combo ou acrobacia; os únicos upgrades são a barra de energia e de grip, que aumentam a cada chefe derrotado;

- O jogo se desenrola em ciclos; basicamente, você caça o 'colosso da vez', derrota-o e retorna ao templo, só para repetir tudo;

- Ao enfrentar um colosso, a maior dificuldade (e aqui entra um aspecto de puzzle, ou quebra-cabeça) é descobrir como subir nele, para escalá-lo e atingir seu ponto fraco. Uma vez descoberto, derrotá-lo é uma questão de paciência.

A jogabilidade de Agro é fantástica; nunca andei de cavalo na vida, mas me senti como se estivesse. A experiência mais próxima de cavalgada que tive em um jogo foi em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, e Shadow veio pra elevar o padrão. É simplesmente apaixonante.

Há alguns problemas na jogabilidade, o mais notório deles é a câmera que algumas vezes atrapalha quando se está no clímax de uma batalha; felizmente, ela é livre e pode ser ajustada, o que atenua um pouco o problema.

Nota: 9

Replay

Infelizmente, Shadow of the Colossus é um jogo curto; chuto que, em 10 horas, um jogador mediano pode terminá-lo; se for mais dedicado, em 7 ou 8 horas.

Quando o jogo é terminado, abre-se o a dificuldade Hard; ainda não joguei este pra saber como é, então não posso opinar. Também é destravada a opção de Time Attack, e é possível obter mais armas e upgrades para as existentes. Fora isso, não há muitas opções a não ser reviver toda a aventura novamente.

Edit: Como citado pelo amigo François, há side-quests adicionais após terminar o jogo, como pegar todos os lagartos de cauda branca e as frutas. Não sabia disso, por isso não mencionei anteriormente, agora o fator replay merece um ponto a mais.

Nota: 8 + 1 = 9

Diversão

O principal fator de diversão da aventura é o combate com os colossos. O jogo te proporciona momentos heróicos ao derrubar monstros enormes, mesmo com recursos limitados e sendo tão pequeno em relação a eles.

Cavalgar em Agro é uma experiência única, como nunca vista antes desde The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Pra quem, como eu, curte exploração, poder viajar pela imensidão da Terra Proibida será responsável por muitas horas acrescidas na contagem final ao terminar o jogo. Eu perdi horas só futucando cada cantinho, usando a câmera livre pra contemplar planícies, o mar aberto, construções, desfiladeiros, pontes e até mesmo os colossos em movimento, são lindos demais.

Conclusão

Shadow of the Colossus foi um dinheiro muito bem gasto. Uma obra de arte em forma de jogo (tá, isso foi um clichê) que todo dono de PS2 que se preze deve ter para mostrar aos seus filhos.

Prós

- Cavalgar em Agro;
- A imensidão dos colossos;
- Mundo vasto e belo a ser explorado.

Contras

- Alguns slowdowns e quedas de frame-rate;
- Jogo muito curto;
- A câmera atrapalha em alguns momentos mais críticos.

Pra quem for mais curioso, pode conferir o making-of (em inglês).

Confira esta análise no meu blog.

Fotos:
3dwa02.jpg

3dwa06.jpg

3dwa03.jpg

3dwa04.jpg

3dwa05.jpg

3dwa53.jpg

3dwa54.jpg

3dwa70.jpg
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Massa,bruno,parabéns pala análise!
Comprei um Ps2 essa semana e tou baixando esse jogo já, pois o máximo que joguei foi até o primeiro colosso,na casa de um amigo.

Na verdade,pretendo jogar ICO, depois Shadow, pra entender a ligação entre os dois. :D

Ps.: Vc já jogou Zelda Twilight Princess? Cavalgar nesse jogo nunca foi tão bem feito....até hoje nunca vi melhor...chuto que até melhor que Shadow of the Colossus!
 

Fatofi

Lenda da internet
Mensagens
29.343
Reações
11.739
Pontos
1.614
[font="Verdana"][color="Green"][size="2"]esse jogo é o único que fechei no ps2, é coisa de outro mundo, o 3º colossus é incrível o_o


[/size][/color][/font]
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.710
Reações
11.123
Pontos
1.034
shadow of trhe colosso e god of war 1e 2 sao realmente os melhores games do ps2 nao tem pra ninguem !!:eek::eek::eek:
 

SpinPower

Novato
Mensagens
109
Reações
0
Pontos
11
Concerteza shadow é um dos melhores games de PS2.
Só é ruim as "travadinhas", mais nada que vá atrapalhar o desenrolar do game. Não cheguei a terminar ele, parei logo depois do colossus da aguá, aquele que tem que ir nos pilares no meio da aguá para subir nele.
 

unforastero

Veterano
Mensagens
1.945
Reações
8
Pontos
144
Excelente análise.

Jogo inesquecível. Comprei ele mês passado lacrado no Ml. Já tinha jogado, e vou reviver novamente esta fantastica aventura.

t+
 


uffbruno

Habitué da casa
Mensagens
324
Reações
0
Pontos
57
Galera, obrigado pelos elogios!

Iagoblaster;3801034 disse:
Massa,bruno,parabéns pala análise!
Comprei um Ps2 essa semana e tou baixando esse jogo já, pois o máximo que joguei foi até o primeiro colosso,na casa de um amigo.

Na verdade,pretendo jogar ICO, depois Shadow, pra entender a ligação entre os dois. :D

Ps.: Vc já jogou Zelda Twilight Princess? Cavalgar nesse jogo nunca foi tão bem feito....até hoje nunca vi melhor...chuto que até melhor que Shadow of the Colossus!

Nunca joguei o Twilight Princess, por isso que comparei com Ocarina of Time. Por isso até que um dia eu o jogue, acredito em você, heheheh!
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Só vou discordar do fator replay, que eu acho alto no jogo, o Hard te dá uma experiência nova, além do Time Attack e Time Attack hard. Além disso há a busca por todos os lagartos de cauda branca e frutas que demanda bastante tempo.

E há upgrades de força e vida.


Mas no resto seu review estão excelente, eu joguei muito SotC, foi paixão a primeira vista, gostei tanto que fiquei com o vídeo-game ligado 2 dias seguidos até chegar ao final.

Fiz isso com um amigo, amanhecíamos jogando, aí quando um ficava com sono, passava o controle para poder dormir e o outro jogar, aí quando acordava pegava o controle de novo para o outro dormir.

Não conseguíamos desligar o PS2 por nada.

E quem foi o imbecil que deu nota mínima para o tópico?[kjoinha]

Vou votar lá para balancear.

falow
 

zoiozazu

Bam-bam-bam
Mensagens
5.462
Reações
175
Pontos
204
Uma das melhores análise que li aqui, realmente deu ainda mais vontade de conhecer o jogo, já positivei o tópico, belo review.
 

uffbruno

Habitué da casa
Mensagens
324
Reações
0
Pontos
57
François;3804248 disse:
Só vou discordar do fator replay, que eu acho alto no jogo, o Hard te dá uma experiência nova, além do Time Attack e Time Attack hard. Além disso há a busca por todos os lagartos de cauda branca e frutas que demanda bastante tempo.

E há upgrades de força e vida.

Realmente eu nem posso opinar com muita propriedade do fator replay... terminei o jogo no modo Normal e parti pra fazer a análise, sem jogar o Hard.

Lagartos de cauda branca e frutas eu não sabia; e upgrades de força e vida eu ia colocar, acabei esquecendo na última hora! Vou editar o review.

Valeu pelos toques!
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
uffbruno;3804966 disse:
Realmente eu nem posso opinar com muita propriedade do fator replay... terminei o jogo no modo Normal e parti pra fazer a análise, sem jogar o Hard.

Lagartos de cauda branca e frutas eu não sabia; e upgrades de força e vida eu ia colocar, acabei esquecendo na última hora! Vou editar o review.

Valeu pelos toques!
Você não jogou o time-attack ainda? Lá você consegue novos itens também. E são bem interessantes.

falow
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.710
Reações
11.123
Pontos
1.034
François;3805150 disse:
Você não jogou o time-attack ainda? Lá você consegue novos itens também. E são bem interessantes.

falow

hummmmm tambem nao joguei o time-attack ! terminei o game e nao joguei mais !:-D :-D:lol
 

Psycho Fox

Bam-bam-bam
Mensagens
5.017
Reações
483
Pontos
264
Iagoblaster;3801034 disse:
Massa,bruno,parabéns pala análise!
Comprei um Ps2 essa semana e tou baixando esse jogo já, pois o máximo que joguei foi até o primeiro colosso,na casa de um amigo.

Na verdade,pretendo jogar ICO, depois Shadow, pra entender a ligação entre os dois. :D

Ps.: Vc já jogou Zelda Twilight Princess? Cavalgar nesse jogo nunca foi tão bem feito....até hoje nunca vi melhor...chuto que até melhor que Shadow of the Colossus!

Acho o cavalgar do SotC mais natural que o do Twilight Princess.
No TP também é bem feito sim, mas além de eu achar um pouquinho mais "duro" que SotC, parece que o Link tá meio que grudado no cavalo.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Psycho Fox;3806657 disse:
Acho o cavalgar do SotC mais natural que o do Twilight Princess.
No TP também é bem feito sim, mas além de eu achar um pouquinho mais "duro" que SotC, parece que o Link tá meio que grudado no cavalo.

Sério?Há anos atrás,quando joguei Sotc,lembro achar o cavalgar do Agro muito estranho, ele meio que "mexia a bunda demais"! No próximo final de semana provavelmente jogarei novamente, e aí,posso tirar melhores conclusões!
 

uffbruno

Habitué da casa
Mensagens
324
Reações
0
Pontos
57
Pessoal,

agradeço imensamente todos os comentários! Não achei que fosse ter tantos, é minha primeira análise...

Assim que terminar o jogo que estou jogando agora (Final Fantasy X) farei uma análise pra postar aqui também.

Abraços!
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.480
Reações
133.956
Pontos
1.779
Otimo jogo, mas não concordo com esta nota 9 para replay. na maioria dos casos, provavelmente o jogo foi encostado depois da primeira virada. Caçar rabo de lagarto? Tem coisa melhor pra se fazer por ae.

Mas é um jogo obrigatorio, vale cada segundo do tempo que leva para derrubar todos os colossos. quem nunca jogou, está perdendo talvez a melhor experiencia nos jogos dos ultimos vinte anos. Mas só recomendo que compre o original quem for colecionador. O replay é muito baixo para investir uma boa grana nele. Alugue antes e vire. Se gostar muito, adquira um pra por na estante.
 

uffbruno

Habitué da casa
Mensagens
324
Reações
0
Pontos
57
Chris Redfield jr;3810980 disse:
Otimo jogo, mas não concordo com esta nota 9 para replay. na maioria dos casos, provavelmente o jogo foi encostado depois da primeira virada. Caçar rabo de lagarto? Tem coisa melhor pra se fazer por ae.

Mas é um jogo obrigatorio, vale cada segundo do tempo que leva para derrubar todos os colossos. quem nunca jogou, está perdendo talvez a melhor experiencia nos jogos dos ultimos vinte anos. Mas só recomendo que compre o original quem for colecionador. O replay é muito baixo para investir uma boa grana nele. Alugue antes e vire. Se gostar muito, adquira um pra por na estante.

Esse foi o meu caso, comprei um original (paguei R$ 110, talvez um pouco alto em se tratando de um jogo antigo), mas é pra, além de jogar, ficar de memorial, vale a pena.

Mas concordo em parte com você. O replay value não é tão alto, mas como eu jogaria novamente só pelo prazer de revisitar o mundo, dei a nota 8 (que virou 9 depois das quests citadas pelo Francois).

Eu virei e encostei por um tempo, pq a lista de jogos para virar está alta ainda (vide minha assinatura). Mas quando eu jogar o modo Hard e os Time Attacks, terei como fazer uma análise mais precisa do replay value. Aí, conforme for, edito o tópico.
 

O_Vendetta

Ser evoluído
Mensagens
611
Reações
0
Pontos
26
Muito boa a análise do jogo. Realmente espetácular. Uma obra-prima do PS2.
Só acho que o personagem não tem nome. Eu lembro de ter lido na época e ele era citado na página oficial do jogo, ue não está mais completa agora, como "wanderer", andarilho. Lembro de q um dos tópicos era examente esse: Who is the wanderer?? Aí a resposta falava que seu nome não era importante, mas, sim, sua missão.
 

uffbruno

Habitué da casa
Mensagens
324
Reações
0
Pontos
57
O_Vendetta;3814881 disse:
Muito boa a análise do jogo. Realmente espetácular. Uma obra-prima do PS2.
Só acho que o personagem não tem nome. Eu lembro de ter lido na época e ele era citado na página oficial do jogo, ue não está mais completa agora, como "wanderer", andarilho. Lembro de q um dos tópicos era examente esse: Who is the wanderer?? Aí a resposta falava que seu nome não era importante, mas, sim, sua missão.

Olá,

obrigado pelo elogio! Que bom que gostou.

Eu convencionei usar 'Wander(er)' para me referir ao herói no review porque em todos os lugares onde li reviews, artigos ou FAQs sobre o jogo, ele é mencionado com esse nome. Fica melhor do que usar 'o jovem misterioso', 'o andarilho', etc. Mas concordo com você, oficialmente ele não parece ter um nome, o jogo não menciona em momento nenhum (nem nos créditos se não me engano).
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
uffbruno;3815448 disse:
Olá,

obrigado pelo elogio! Que bom que gostou.

Eu convencionei usar 'Wander(er)' para me referir ao herói no review porque em todos os lugares onde li reviews, artigos ou FAQs sobre o jogo, ele é mencionado com esse nome. Fica melhor do que usar 'o jovem misterioso', 'o andarilho', etc. Mas concordo com você, oficialmente ele não parece ter um nome, o jogo não menciona em momento nenhum (nem nos créditos se não me engano).
No Japão o jogo se chama "Wanda to Kyozou" ou "Wanda e os Colossos". No Japão é Wanda o nome dele.

falow
 

uffbruno

Habitué da casa
Mensagens
324
Reações
0
Pontos
57
François;3816315 disse:
No Japão o jogo se chama "Wanda to Kyozou" ou "Wanda e os Colossos". No Japão é Wanda o nome dele.

falow

Esse nome japonês eu sabia... Talvez por isso todos convencionam ser 'Wanda' ou 'Wander' o nome dele. Eu prefiro 'Wander' hehehe.
 

O_Vendetta

Ser evoluído
Mensagens
611
Reações
0
Pontos
26
uffbruno;3816636 disse:
Esse nome japonês eu sabia... Talvez por isso todos convencionam ser 'Wanda' ou 'Wander' o nome dele. Eu prefiro 'Wander' hehehe.


Japonês tem mania de usar a pronúncia de algo como nome. Por exemplo, no mangá Death Note, o apelido q dão pro vilão é "Kira", que na realidade é algo parecido foneticamente com killer, que é o que efetivamente queria ser dito.
Acho que o caso é similar. Na página oficial do jogo estava escrito que ele não tinha nome. Nos créditos do jogo, se não me engano, aparece wanderer.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Mesmo ja jogando PS3, eu não me canso de achar esse jogo extremamente LINDO.

Um dos melhores jogos que joguei em toda a vida.
 

koxitos

Veterano
Mensagens
1.616
Reações
15
Pontos
109
[COLOR="DarkSlateBlue"]Estou jogando os games da geração de hoje, quando fui jogar Shadow, eu ainda fico de boca aberta :rox com os gráficos a música e os colosus[/COLOR] [kbozo]
 

uffbruno

Habitué da casa
Mensagens
324
Reações
0
Pontos
57
koxitos;3819988 disse:
[COLOR="DarkSlateBlue"]Estou jogando os games da geração de hoje, quando fui jogar Shadow, eu ainda fico de boca aberta :rox com os gráficos a música e os colosus[/COLOR] [kbozo]

Grandes clássicos não morrem nunca, independente de geração...
 

SpinPower

Novato
Mensagens
109
Reações
0
Pontos
11
koxitos;3819988 disse:
[COLOR="DarkSlateBlue"]Estou jogando os games da geração de hoje, quando fui jogar Shadow, eu ainda fico de boca aberta :rox com os gráficos a música e os colosus[/COLOR] [kbozo]

Oloko você fala como se ele fosse muito antigo oO o jogo é de 18/10/2005 e outra, conforme as normas técnicas para se tornar um clássico é necessario ter mais de 10 anos e ainda continuar fazendo sucesso...
 

meguer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.236
Reações
826
Pontos
924
Acho esse jogo fabuloso. Ele passa uma sensação de grandeza. Um dos melhores jogos que já joguei.
 

O_Vendetta

Ser evoluído
Mensagens
611
Reações
0
Pontos
26
alohawell;3826696 disse:
O melhor jogo do PS2.....

sem a minima duvida.

O melhor, eu não digo, mas tá entre os 3 mais (God of War e MGS3 também são espetaculares)

Dei uma olhada no youtube atrás dos créditos do jogo e não é q tá Wander mesmo?? Esquisito...
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
EEEee,meu Ps2 chegou! Amanhã vou correndo comprar mídias virgens pra começar a jogar esse game! :D :D :D
 
Topo Fundo