O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aposentada d 77 anos vira desenvolvedora de games p/melhorar a saúde.

BurningWitches

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.668
Reações
14.487
Pontos
809
Ela é mais gamer que os sommelier de gamer em fórum de jogos.

Por Ana Letícia Leão
29 de junho de 2019


SÃO PAULO — A aposentada Tereza Brocardo, de 77 anos, é desenvolvedora de games amadora. O desafio, segundo ela, têm ajudado a melhorar o raciocínio e a memória.

Tereza deve participar neste sábado de um painel sobre inclusão social por meio de jogos destinado a pessoas com mais de 60 anos, no BIG Festival, o maior evento de games independentes da América Latina, que ocorre em São Paulo até amanhã.

Dona Tereza frequenta, na capital paulista, cursos para idosos que têm interesse em desenvolver games e vê nesse aprendizado um caminho para se manter atualizada.

— Temos que entender a lógica da programação e isso estimula os neurônios — diz ela, que é aluna do curso para desenvolvedores na Isgame (International School of Game). — Eu comecei mexendo no computador, fiz cursinho básico e, quando tive a oportunidade de participar do programa, me encantei. Já desenvolvi dois jogos. Hoje, estou jogando mais em vez de criar, mas quero desenvolver mais um para dar de presente para os meus netos no Natal — contou.

Fábio Ota, presidente da Isgame, explica que a escola ensina idosos a desenvolver games por meio do projeto Cérebro Ativo.

Fundada em 2014, a startup brasileira entrou no programa de aceleração Estação Hack, do Facebook, e Artemisia, um projeto para empreendedores que querem gerar mudanças positivas na sociedade.

— Trabalhamos com a parte cognitiva dos idosos para melhorar memória, concentração e qualidade de vida — diz Ota.

Ele afirma que a escola tem mais de 200 alunos acima de 50 anos, que são orientados por desenvolvedores,
neuropsicólogos e fisioterapeutas.

Nas aulas, sempre presenciais, eles aprendem o conceito dos games, a metodologia e o desenvolvimento.

— Ensinamos a criação de personagens e cenários, além da lógica da programação. Eles jogam, desenvolvem, mas a ideia também é que saiam de casa para poder interagir. Eles também se sentem mais confiantes, porque entendem que podem conhecer sobre tecnologia.

https://outline.com/JewSCS
 


Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Acho que encontrei com ela no final de semana.

A ideia é legal, quem trabalha com games faz isso por amor e não por dinheiro pq olha... é uma vida que você só se fode, mas depois de muito tempo finalmente você se fode.

Nessa última etapa da vida se espera que a pessoa faça coisas mais prazerosas que ficar 1 hora no google tentando resolver um c***lho de bug que fodeu a porra toda e agora nada mais responde como deveria, se alimentando de café e cigarro enquanto divide o tempo com o emprego normal pra pagar as contas.

O legal disso é que podem estudar o que seria um jogo ideal para a 3º idade, hoje em dia temos jogos demais pra criança e adolescente (praticamente 95%) e poucos para um publico mais adulto... idoso então. Seria triste demais ter 70 anos e ter que jogar algum fortnite da vida.

Mas como assim games ajudam a estimular o cérebro? Ajudam a transformar crianssas de 17 anos em açacinas, iço sim. Vi na televizao...
Única coisa que games transformam é a taxa de natalidade do país que despenca.
 

Toadao

Veterano
Mensagens
683
Reações
709
Pontos
143
Ouvi falar desse projeto ai, vc vai jogar com uma nona velha que deve recolher fraldas geriatricas e distribuir pra outras mumias nao acabarem se borrando todas. Jogo vai ter patrocinio da Corega e vai ser educativo, buscando evitar da gente jogar as veias do abismo tipo familia dinossauro...
 

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.906
Reações
3.320
Pontos
703
Talvez ela vire First da MS e lance um daqueles 14 exclusivos que não apareceram na E3 2019?


Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.328
Reações
45.863
Pontos
803
Tô torcendo pela vovó, quantas velhinhas vocês vêem jogando videogame?
Ainda mais programando?
Pô ótima notícia essa, porque aí diminui um pouco aquele estigma de que videogame é coisa de criança e que adulto que joga é retardado e que na visão do pessoal da terceira idade é algo vindo do cão, falo isso porque todas as veinhas que eu conheço falam a mesma coisa e isso se não vier com o bônus de te chamar pra igreja e te libertar do vício hahahahah, enfim ótima notícia e parabéns pra ela.

PS: Só eu acho que esse é o tipo de post que é pra estar no vale-tudo?
Sei lá acho que lá agregaria mais valor à ele.
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.629
Pontos
1.209
Que fofa...! Cara, fico feliz de ver alguém com iniciativa de fazer coisas legais e manter a saúde mental!

Fico triste de ver 80% das respostas acima desta postagem serem do nível "herp derp, vai morrê, kkk, tá esclerosada, kkkk, jogo de trocar fraldão e procurar dentadura, kkk". 77 anos não é "etapa final de vida": é só mais uma etapa de vida - com suas características próprias. Que pode vir a ser a última etapa de vida para quem vier a morrer - ou se entregar ao acaso e à depressão. Espero chegar nesta idade com o mesmo entusiasmo da senhorinha citada na matéria.

Eu tenho minha velhinha em casa (72 anos) que curte a vida ao modo dela: cuida da casa e viaja pelo mundo 3 vezes ao ano. Também convivo com gente de 55-65 que não tem projeto de vida pós-trabalho (não conseguindo enxergar o que fazer após conquistar a aposentadoria).

Mais uma vez: a senhorinha da matéria está de parabéns por sair de casa e procurar manter-se produtiva!
 
Topo Fundo