O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aprender programação é algo bem interessante, após 4 anos de tentativas.

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Se vc quer gastar 4 a 5 anos da sua vida com faculdade, fora o dinheiro q ela pode te custar, seja mensalidade ou material de "estudo" vai em frente, a vida é sua. EU não gasto mais nem um segundo de tempo com esse lixo. não seria mais facil gastar esse tempo com estudo direcionado? Faz TODAS as disciplinas do curso lixo de bacharel ou outra m**** em cursos livres e livros.

NOVAMENTE, cliente ta se cagando para oq vc falou, e se for analisar eu trabalho home office, vc nao. "Ah cristiano...vc mora em sp.." tenho colegas que moram em tudo q eh canto do Brasil, inclusive tem um amigo que mora numa cidade no interior do Ceará, com 5mil habitantes, detalhe> ele ganha 10x mais do que quando tá com preguiça.

Enfim, você já foi mais inteligente...
Eu nao queria falar, mas vou pq vc precisa ouvir, deixa de ser vitima! Para de se vitimizar assim cara! Eu nao sou mais inteligente pq nao concordo com vc? Acorda! 1 ano de pandemia quase, acorda! Quantas lojas virtuais foram abertas no ultimo ano? uma cacetada!
Não quer trabalhar com jogos? entao nao trabalhe, mas para de se vitimizar. Se pra vc eh taooooo importante assim ser medico, advogado ou outra m****.... QUE VOCE NAO GOSTA E DETESTA TRABALHAR vai lá e faz! É VOCE QUE VAI SOFRER, nao eu, nao seu vizinho, se as aparencias importam assim vai na sua fé e sofra sozinho. Agora para de reclamar e se vitimizar.
Ou entao assuma as redeas da sua vida e faça oq vc quer fazer porra.

"Aih cristiano...mas nao tem trabalho na area de games...." ta cheio de serviço pra modelagem 3D, lotado, cheio de trampo pra programador de jogos, lotado tbm. Desenho idem.
Eu nao sou famoso, nao sou fodao, nem sou rico, perdi minha casa pro Doria, e perdi meu emprego "de escritorio" como vc costuma dizer, e como disse já antes aqui, não bato mais nem um prego pra ninguem.

Ah... to montando um PC gamer/dev3D, pq vou começar a fazer uma engine 3D, e COM dinheiro de programação e desenho PARA JOGOS.
Acorda. Serve pra outros que tiver aqui tbm.

Epa, perai, se eu to me vitimizando, porque caralhos você está aí falando que perdeu tudo há uns 7 meses?
Onde foi parar essa sua MASSA CINZENTA FEDORENTA?
Também não queria falar isso, mas você também precisa ouvir! Deixa de ser tonto!
Tem sorte que moro longe e moro num inferno cultural, porque senão eu iria aí mesmo e te daria uma sessão de porrada até você ficar esperto.

Você não passa de um cabaço hipocrita, covarde e idolatra.
Se você parasse uma semana para pensar no que tá acontecendo com esse ABORTO de país e tivesse morando no INFERNO que é o interior de SP (no quesito cultura), saberia o tamanho da b*sta que você tá postando.
Até o Danito que dá viajadas fortes consegue ser infinitamente mais sensato que você.

Se eu fosse levar essa frase de que "Ah, se pra você é tão importante assim ser X que você detesta trabalhar vai e faz! Quem vai sofrer é você!" eu estaria me matando de estudar pra fazer medicina (mesmo sabendo que já passei da idade e iria me ferrar totalmente em contas e cia) em vez de estudar pra concurso.
Eu não vou ficar esperando a solução dos meus problemas cair do céu e nem irei ficar correndo o risco de ser jogado na rua.
E creio que muitos aqui nesse forum (E não só nessa pasta) vão tomar as mesmas providencias que estou tomando.

Você não passa de um PALHAÇO que fica querendo achar atalhos que não existem e mostrando eles pras pessoas.
É muito facil mandar os outros tomar no cu e enfiando palavras na boca alheia. Dificil é você sequer se proteger das BOSTAS que irão explodir como consequencia.

Eu até ia soltar mais VERDADES IMPOPULARES na sua cara, mas tem lugares melhores nesse forum para eu te fazer essa sessão de descarrego.
Porém, acredito que essa é a última vez que irei sequer falar com sua pessoa.

Portanto, vá pro meio do inferno antes que eu me esqueça.
Boa noite.
 

Kuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.483
Reações
1.763
Pontos
919
Deixando a treta de lado, parabéns pela perseverança, mano. Fico feliz de ver mais gente (aparentemente) dedicada entrando pra area, pq de profissional meia-boca ta cheio. Fico triste que tenha mais uma vítima dos cretinos que prometem cursos com soluções mágicas, o conteúdo dos caras é ruim, abordagem é péssima, e só te dão ferramentas e conhecimento pra implementar jogo de primeiro semestre de faculdade. Não cheguei a mexer em Godot (trabalho com Unity) mas mesmo assim me ponho à disposição se vc quiser tirar duvidas ou trocar uma ideia sobre desenvolvimento. Boa sorte :)

@Cristiano Sword
Discordo levemente de alguns pontos do seu primeiro post (especialmente o de colocar C# junto do mesmo balaio que JS), mas entendo a questão de sugerir uma base sólida com linguagens de baixo nível. Nesse quesito, se formos falar de C/C++, acho que o mais importante nesse caso é a pessoa aprender bem os conceitos da linguagem, coisas como ponteiros e alocação de memória, que são feitas mais por baixo dos panos em linguagens de mais alto nível. No mais, se tiver indo pro lado de construir sua própria engine, recomendo dar uma olhada nesse canal aqui https://www.youtube.com/channel/UCQa5EULE8lNwHEaLpuUPeJQ
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Deixando a treta de lado, parabéns pela perseverança, mano. Fico feliz de ver mais gente (aparentemente) dedicada entrando pra area, pq de profissional meia-boca ta cheio. Fico triste que tenha mais uma vítima dos cretinos que prometem cursos com soluções mágicas, o conteúdo dos caras é ruim, abordagem é péssima, e só te dão ferramentas e conhecimento pra implementar jogo de primeiro semestre de faculdade. Não cheguei a mexer em Godot (trabalho com Unity) mas mesmo assim me ponho à disposição se vc quiser tirar duvidas ou trocar uma ideia sobre desenvolvimento. Boa sorte :)

@Cristiano Sword
Discordo levemente de alguns pontos do seu primeiro post (especialmente o de colocar C# junto do mesmo balaio que JS), mas entendo a questão de sugerir uma base sólida com linguagens de baixo nível. Nesse quesito, se formos falar de C/C++, acho que o mais importante nesse caso é a pessoa aprender bem os conceitos da linguagem, coisas como ponteiros e alocação de memória, que são feitas mais por baixo dos panos em linguagens de mais alto nível. No mais, se tiver indo pro lado de construir sua própria engine, recomendo dar uma olhada nesse canal aqui https://www.youtube.com/channel/UCQa5EULE8lNwHEaLpuUPeJQ
A Godot é ótima com 2D, mas dizem que com 3D não é muito boa não, diferente da Unity e da Unreal que são as engines mais tops para ambos estilos. Mas caso um dia se interesse saiba que tem como usar C# na Godot, apesar da linguagem dela ser própria (GDScript, parecido com Python).

166806
E pode deixar! Provavelmente vou te chamar na DM caso eu tenha alguma dúvida, até porque Unity é outra engine que eu tenho interesse xD
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Deixando a treta de lado, parabéns pela perseverança, mano. Fico feliz de ver mais gente (aparentemente) dedicada entrando pra area, pq de profissional meia-boca ta cheio. Fico triste que tenha mais uma vítima dos cretinos que prometem cursos com soluções mágicas, o conteúdo dos caras é ruim, abordagem é péssima, e só te dão ferramentas e conhecimento pra implementar jogo de primeiro semestre de faculdade. Não cheguei a mexer em Godot (trabalho com Unity) mas mesmo assim me ponho à disposição se vc quiser tirar duvidas ou trocar uma ideia sobre desenvolvimento. Boa sorte :)

@Cristiano Sword
Discordo levemente de alguns pontos do seu primeiro post (especialmente o de colocar C# junto do mesmo balaio que JS), mas entendo a questão de sugerir uma base sólida com linguagens de baixo nível. Nesse quesito, se formos falar de C/C++, acho que o mais importante nesse caso é a pessoa aprender bem os conceitos da linguagem, coisas como ponteiros e alocação de memória, que são feitas mais por baixo dos panos em linguagens de mais alto nível. No mais, se tiver indo pro lado de construir sua própria engine, recomendo dar uma olhada nesse canal aqui https://www.youtube.com/channel/UCQa5EULE8lNwHEaLpuUPeJQ
Obrigado pela indicação do canal, eu já seguia e vejo todos os videos, esse canal ta fazendo oq ninguem faz no youtube BR, e pra mim q sou meio capenga do 3D na unha ta lindo :)
Sobre C# eu acho q exagerei mesmo colocando no mesmo balaio de JS, como disse no primeiro comentario é muito bom ter uma base solida, depois o programador pode ir pra uma engine como a unity e nao vai sofrer tanto.
Queria deixar claro que nao tenho preconceito contra a unity, udk ou qualquer outra, eu mesmo usei varias delas, tive um projeto na Unity por 3 anos (que acabou cancelado pela equipe terrivel q eu trabalhava), na epoca em 2015 eu penava na unity, pq nao sabia o básico de programar as coisas mesmo ai que vc citou acima, Depois de aprender o basicio com uns 6 meses, voltei na unity e as coisas fluiram muito melhor.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.426
Reações
24.325
Pontos
903
Acho que o @Cristiano Sword foi meio bruto na resposta mas o que ele disse não é mentira.
Contratações sem diplomas na nossa área estão se tornando cada vez mais comuns.
Diploma só vale mesmo para lugares mais burocráticos.
Hoje em dia um portfólio está valendo mais. Projetinhos no GitHub, jogos/apps em alguma loja digital, postagens sobre o assunto.
Tudo isso chama a atenção, mais do que o seu diploma que está na gaveta.
Eu também concordo com a analogia de colete que o @JC Denton fez. Conheço gente que caiu em um desses lugares burocráticos e teve o salário triplicado simplesmente por causa do diploma. Se você tiver condição de pegar um, corra atrás. É mais um item para o seu arsenal. Mas não conte somente com ele.
 


JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Contratações sem diplomas na nossa área estão se tornando cada vez mais comuns.
Diploma só vale mesmo para lugares mais burocráticos.
Hoje em dia um portfólio está valendo mais. Projetinhos no GitHub, jogos/apps em alguma loja digital, postagens sobre o assunto.
Tudo isso chama a atenção, mais do que o seu diploma que está na gaveta.
Eu também concordo com a analogia de colete que o @JC Denton fez. Conheço gente que caiu em um desses lugares burocráticos e teve o salário triplicado simplesmente por causa do diploma. Se você tiver condição de pegar um, corra atrás. É mais um item para o seu arsenal. Mas não conte somente com ele.

É cara, eu até concordo com você nessa parte de contratação sem diploma.
Eu mesmo me lembro que em 2017 foi uma pressão fudida (tanto empresa quanto familia) que fizeram em mim pra largar o curso tecnico de desenvolvimento de jogos para entar na faculdade de farmácia/biologia ou então eu seria despedido.
No fim, por conta da IDOLATRIA, o que acha que aconteceu?

Se eu tivesse escolhido a faculdade de farmácia/biologia eu ainda estaria no meu emprego (ainda que eu achasse meus colegas de trabalho UM SACO) - ou pelo menos se estivesse desempregado, ficaria no máximo seis meses em vez de quase 2 anos.
Depois que fui demitido levei pito de médico, de pai, de mãe, de avó, de tia, de primos...
Mudar pra São Paulo, Campinas e Belo Horizonte que é onde estão os empregos em desenvolvimento? Adoraria me mudar para BH, mas infelizmente não dá.

Por isso que falei pra esse user:

Se você parasse uma semana para pensar no que tá acontecendo com esse ABORTO de país e tivesse morando no INFERNO que é o interior de SP (no quesito cultura), saberia o tamanho da b*sta que você tá postando.
Até o Danito que dá viajadas fortes consegue ser infinitamente mais sensato que você.

Se eu fosse levar essa frase de que "Ah, se pra você é tão importante assim ser X que você detesta trabalhar vai e faz! Quem vai sofrer é você!" eu estaria me matando de estudar pra fazer medicina (mesmo sabendo que já passei da idade e iria me ferrar totalmente em contas e cia) em vez de estudar pra concurso.
Eu não vou ficar esperando a solução dos meus problemas cair do céu e nem irei ficar correndo o risco de ser jogado na rua.
E creio que muitos aqui nesse forum (E não só nessa pasta) vão tomar as mesmas providencias que estou tomando.

Não sei como é as outras partes do interior, mas pelo menos aqui na minha região, muitas pessoas abandonam a faculdade de ADS, CC e SI porque as vagas de estágio estão em SP-Capital.
Maioria das pessoas que não podem se enfiar numa Faculdade de Medicina onde moro, acabam se refugiando no funcionalismo público ou em áreas como Contabilidade, Jornalismo, Marketing, RH e etc...
Justamente porque em PELO MENOS 5 cidades da região o que mais existe são empregos - e principalmente o tão necessário estágio - nesses ramos.

O que você acha que pra uma pessoa dessa cidade - que ainda mora em baixo do teto da família, não tem condição de se mudar, nem carro tem, é desrespeitado por quase tudo mundo - compensa mais? Obviamente o ramo burocrático e/ou o funcionalismo público.

Nossa cultura é falha demais.
Estamos em 2021 e mais de 90% desse aborto de país acha que jogos eletrônicos criam vagabundos (OUTRA PROVA disso estava no meu emprego, que citei varias vezes nesse fórum), que desenvolver site não vai te garantir família, e outros mais.

Outro fator importante é que a maioria dos diplomas de Ensino Superior vão te permitir a mudar de país - e na parte médica e burocrática - vão fazer você ser mais respeitado.

Só que infelizmente a Comunidade Game Dev no Brasil parece que gosta de ser motivo de chacota e de piada, por se sujeitar a ganhar migalhas ou trabalhar de graça e ainda por cima se ferrar, se ferrar, se ferrar, se ferrar e ainda assim insistir nos erros.
Uma hora a pessoa vai precisar botar comida no prato, pagar convenio médico e etc... Porque pai e mãe morreram, ou deixaram de botar dinheiro em casa, ou perceberam que o filho estava investindo em algo que não se adequa a realidade do país e por insistir demais vão deserda-lo.
Ou então porque o cônjuge vai ficar de saco cheio de ficar segurando as pontas (financeiramente falando).

O pessoal precisa entender que muitos aqui precisam de dinheiro caindo todo mês na conta, que não dá pra ficar aí devendo as calças por anos e nem esgotando pai e mãe e/ou cônjuge.

Até minha médica fala que eu já deveria estar vivendo por conta em vez de estar no teto da família. E isso é verdade.
Com 27 anos já DEVERIA ter minha própria casa e carro, e trabalhando num prédio comercial.

A área de jogos aqui no Brasil é nada mais nada menos do que uma Ilusão.
A TI é uma área boa, mas muito centralizada. (E suponho que descentraliza-la geraria um caos sem tamanho)

Nem toda cidade do país é como SP-Capital, Campinas e BH e esse povo da internet precisa aprender isso.
 
Ultima Edição:

Kuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.483
Reações
1.763
Pontos
919
A Godot é ótima com 2D, mas dizem que com 3D não é muito boa não, diferente da Unity e da Unreal que são as engines mais tops para ambos estilos. Mas caso um dia se interesse saiba que tem como usar C# na Godot...

Boa! Não sabia, agradeço pela informação. Devo admitir que sempre fui curioso quanto ao Godot. Acho que vou pegar ele pra dar uma brincada qquer hora dessas.


Obrigado pela indicação do canal, eu já seguia e vejo todos os videos, esse canal ta fazendo oq ninguem faz no youtube BR, e pra mim q sou meio capenga do 3D na unha ta lindo :)

Cara, conheço o dono do canal (trampava cmg um tempo atrás), vou falar isso daí pra ele, o cara vai ficar bem feliz ahuahuahauha
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Sim, mas eu ainda acho interessante fazer faculdade, por alguns motivos:

  • Base de engenharia de software, coisa que falta a muito desenvolvedor. Uma coisa é aprender uma linguagem, a outra é entender todo um processo de desenvolvimento de software. Claro que tem como aprender isso também por fora, mas nem todos sabem disso.
  • Fazendo faculdade, você interage com outras pessoas com mesmos gostos e professores que muitas vezes trabalham ou são donos de empresa, o que resulta depois em indicações. Questão de networking, que é bem importante. Até hoje tem professor que manda vagas de emprego por email ou eu encontro colegas de faculdade perguntando se eu estou trabalhando em alguma coisa, comentando que estão precisando de gente.
  • RH. Tem empresa que simplesmente ignora currículos de pessoas sem formação na área. RH é o grande atraso nas contratações e talvez o motivo de sobrar vagas.

Isso sem contar que, em diversas áreas (e isso inclui TI e Jogos), você tem que começar na maioria das vezes como estagiário.

Além do mais, você precisa de estágio pra poder pegar o diploma.

Além do mais, é mais dificil de conseguir emprego sem ter feito um estágio antes em diversas áreas.

No entanto, o user mencionado pelo Mochilador é um Fake do sega.saturn, o que explica o fato dele mudar tanto de ideia igual a Marina Silva e ainda assim querer falar que faculdade não presta, querer arranjar confusão com quem não concorda com ele e achar que sair do país é pessimo.
 
Ultima Edição:

bquarkz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.137
Reações
795
Pontos
574
Estou querendo mergulhar nesse mundo. Começo com C, C++ ou C#?

Eu recomendaria começar com Javascript, muito pratico, um notepad e um browser e vc consegue fazer tudo que vc quer - pelo menos de inicio. Mas, caso queira uma das alternativas que tenha passado ai eu iria de C#. Caso queira uma dica para uma IDE eu iria de Visual Code (javascript ou C#).
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Eu concordo que C é um bon início, talvez a essas alturas recomendasse ver Rust que me parece mais future-proof.

Uma linguagem que eu ainda quero ver e que parece interessante é Haxe, mas recomendo primeiro ver algo como C ou Rust e depois ir pra linguagens orientadas a objetos.
 

bquarkz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.137
Reações
795
Pontos
574
Algum motivo específico pra vc recomendar C e não C++?

Tentarei explicar:
C é um sub-set de C++. Isso quer dizer que vc consegue fazer em C++ tudo o que vc faz em C, mas não vice-versa. A grande diferença está no suporte nativo que o C++ possuí ao paradigma de orientação a objetos - classes, encapsulamento, herança e polimorfismo tudo isso está lá intrinsicamente. Ambas liguagens são altamente extensíveis, tanto é que vc pode "simular" orientação a objetos mesmo em C, apesar de que em C tudo será um pouco mais limitado do que em C++. Lembrando que não é porque vc está codando em C++ que estará usando orientação a objetos gratuitamente, não é bem assim que funciona. Então, muitos acabam mesmo em C++ usando somente o que C oferece que é um linguagem mais voltada a ser procedural-imperativa. Em geral, podemos dizer que C é mais "simples" do que C++ e por conta disso talvez a recomendação.

No meu ponto de vista, vejo as duas liguagens muito pesadas como linguagens de entrada. São muitas coisas que vc deve descidir antes mesmo de começar a codar, coisas como compiladores, linkers e ambiente. É um pouco demais para que quer aprender por si mesmo.
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Tentarei explicar:
C é um sub-set de C++. Isso quer dizer que vc consegue fazer em C++ tudo o que vc faz em C, mas não vice-versa. A grande diferença está no suporte nativo que o C++ possuí ao paradigma de orientação a objetos - classes, encapsulamento, herança e polimorfismo tudo isso está lá intrinsicamente. Ambas liguagens são altamente extensíveis, tanto é que vc pode "simular" orientação a objetos mesmo em C, apesar de que em C tudo será um pouco mais limitado do que em C++. Lembrando que não é porque vc está codando em C++ que estará usando orientação a objetos gratuitamente, não é bem assim que funciona. Então, muitos acabam mesmo em C++ usando somente o que C oferece que é um linguagem mais voltada a ser procedural-imperativa. Em geral, podemos dizer que C é mais "simples" do que C++ e por conta disso talvez a recomendação.

No meu ponto de vista, vejo as duas liguagens muito pesadas como linguagens de entrada. São muitas coisas que vc deve descidir antes mesmo de começar a codar, coisas como compiladores, linkers e ambiente. É um pouco demais para que quer aprender por si mesmo.
Explicou muito bem. Em C vc vê muito a base da programação, oq realmente é um objeto, muito vetor, string, ponteiros e etc. Claro que não precisa se aprofundar por anos, mas minha vida ficou muito mais fácil depois que dominei pelo menos o intermediario de C.
Sobre ser de entrada, acho importante logo no começo aprender essas coisas, mas se o cara quiser só ver a superficie, um python cai muito bem tbm.
Lembrando que tudo que eu disse aqui, não é verdade absoluta, ok? São apenas ponderações e minha opinião :)
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
O lance de começar com C++ é que é foda pra quem não tem noção nenhuma de programação. Experiência própria de quem recebeu a dica de aprender C++ com 12 anos de idade e tem até hoje o livro pegando pó na estante. :P

Mesmo C pode ser complicado pra alguém que queira aprender sozinho, já que tem todos os lances de ponteiro e gerenciamento de memória que podem ser difíceis de dominar sem alguém pra explicar isso bem. Dito isso, eu ainda acho C algo simples o suficiente pra quem quiser começar com uma sdl ou uma raylib e for dedicado.

Se o lance é começar a aprender a lógica, uma linguagem de mais alto nível pode ser interessante pra pegar lógica. Eu pessoalmente não acho Python um bom início pra aprender a programar (apesar de trabalhar com Python e amar a linguagem) porque tem coisa demais pronta, o cara acaba não pegando certos conceitos e ela te dá liberdade demais (um leigo vai fazer lambança).

Aí vem uma dica de duas linguagens que o pessoal geralmente não lembra: Lua e algum dialeto de Basic. Eu mesmo aprendi lógica de programação pra valer com FreeBasic depois de me frustrar com C++ (e é uma linguagenzinha bem legal pra fazer joguinhos simples). Existem fantasy computers como Pico8 e Basic8 que "empacotam" essas linguagens em pacotes fechados e limitados, onde você consegue ter um bom foco em fazer coisas simples pra depois passar pra algo mais complexo.

Falando de lua, é uma linguagem bem documentada em português (é brasileira no final das contas), é simples e tem uma biblioteca bem legal chamada love2d que é bem simples de usar.
 

bquarkz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.137
Reações
795
Pontos
574
Quando digo de entrada é que muitas vezes o cara quer aprender por aprender, ou para fazer um joguinho, ele não vai fazer uma faculdade, ou vai trabalhar com isso (pelo menos a principio) e se vc joga na cara do maluco toda essa stack de tecnologia de uma vez o cara pira, vai achar que o negócio é só para alienígenas e assim vai - sendo que muito "programador" por ai ainda não domina tais conceitos, para ser bem sincero. No meu ponto de vista o quanto mais vc puder remover da stack para o cara poder focar na logica e realmente aprender a programar, ganhar gosto pela coisa e ir se familiarizando é muito mais produtivo e vantajoso. Por isso coloquei Javascript como uma boa linguagem de entrada. Phython é excelente também, e poxa vida com certeza Lua - aliás Lua com documentação em português remove outro problema que é a língua. Excelente!
 

Loup

Larva
Mensagens
18
Reações
13
Pontos
3
Linguagens boas para se iniciar é Python ou JS, além se serem muito utilizadas no mercado de tecnologia.

Edit: Pensando é claro em outras áreas além de jogos.
 
Ultima Edição:

Shazão

Supra-sumo
Mensagens
348
Reações
634
Pontos
178
No Brasil, para querer trabalhar com jogos, ilustração e outras áreas que requer conhecimento artístico, você deve saber mais de uma coisa.
Minha dica é se dedicar a programação com linguagens mais comuns, como Pyton e Java.
Caso é com área artística, não tem jeito, é 3D com Blender e 2D com Suite Adobe.

E se dedique no inglês.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
No Brasil, para querer trabalhar com jogos, ilustração e outras áreas que requer conhecimento artístico, você deve saber mais de uma coisa.

No Brasil para querer trabalhar com jogos, você também precisa morar em SP, Campinas ou BH, ou então pegar um fretado se possível, que é onde estão os empregos (que não são muitos, vamos ser realistas).

Faculdade é relativo demais, mas pessoas formadas em CC, EC, Exatas, Economia e Ciências Contabeis vão ter mais chance nesse mercado (apesar de nosso mercado de trabalho estar encolhendo). Claro que não é preciso ser diplomado (por enquanto, mas depois ter uma graduação não será opcional) para atuar nessa área, mas quem puder se graduar nem que seja em Contabilidade, faça uma faculdade.
Evite faculdades de jogos digitais, pois elas não são muito boas e há um preconceito muito forte quanto á essa área dentro e fora do ramo da TI.

Claro, não to dizendo que faculdade não é santa milagreira, benção de deus nem nada (tanto que temos muita gente aí diplomada sendo balcão de supermercado, mas tá pior sem dependendo de onde a pessoa mora). Mas é uma pequena segurança nesse mercado de trabalho maluco e semi-apocaliptico.

Ilustração vai ser bem relativo pois é uma área mais antiga e meio termo entre tradicional e informal.

Minha dica é se dedicar a programação com linguagens mais comuns, como Pyton e Java.
Caso é com área artística, não tem jeito, é 3D com Blender e 2D com Suite Adobe.

Se não me engano, aprender C++ também é uma boa opção.
Para programar pra valer, uma coisa importante é ser bom em matemática. Não to dizendo que não é possível programar sendo ruim em matemática, mas muita coisa em jogos envolve matemática. E posso estar falando m****, mas sendo bom em matemática, seu salário melhora.

Há quem diga que 3DS Max é bem mais usado, mas Blender é gratuito e multiplataforma.
Por não ter muito dinheiro, prefiro o Blender.

E se dedique no inglês.

Inglês praticamente é para todas as áreas. Não só para jogos e TI.
No caso da área de jogos, Inglês é obrigatório e saber japonês é um diferencial.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Agora vem uma dica mais pessoal do que geral:

Invistam em ter computadores melhores se tiverem a chance.

Não precisam montar um core i9 + uma Geforce RTX com 128GB RAM.

Mas foquem em ter Desktops que durem 4-5 anos para esse fim.

Sei que tem gente que ama ficar no 2D, desenvolver jogos por conta própria e investir no Piratoid (Android), mas é melhor ter um hardware mais potente e estar disposto a desenvolver jogos mais completos para PC e se possível Mac e Linux.

Falando nisso, pra quem quer entrar nessa área, sejam sensatos e realistas: Prefiram softwares gratuitos, nada de ficar usando Photoshop com crack e o diabo a 4. É justamente a Pirataria que impede a área de existir no Brasil.

Usem Linux se não podem pagar a licença do Windows, existem ports da Unity e da Unreal para o mesmo. Blender então é fácil de instalar dependendo da distro.

Sejam honestos e realistas.

Quem tá do outro lado tem contas pra pagar, e alguns até casados e com filhos.

Eu mesmo abandonei a área justamente porque não posso nem sonhar em comprar uma licença do Windows e preciso de pessoas para me ajudar a desenvolver um jogo. Além de precisar de gente pra me ajudar em marketing, em propaganda e principalmente em bota-lo na Steam.

Trabalhar com isso também não posso pois moro longe de SP. E nem fretado posso sonhar em pagar.

Pretendo voltar um dia? Possivelmente, vai depender não só da minha situação mas como da situação do nosso país. E como não quero tentar prever o futuro, prefiro focar no presente.

Se puder fazer isso como uma renda extra e mais tarde tentar fazer isso em tempo integral, ótimo.
Se não quer atuar nessa área profissionalmente e não tem absolutamente nada a perder, ótimo também.

Por enquanto não posso arriscar, e com certeza não sou o único.

Portanto pare e pense muito se você pode mesmo correr atrás disso ou se você está fazendo isso por impulso ou para garantir logo de cara seu sustento e garantir o pagamento da suas contas (assim como eu fiz).

E se você já atua nessa área e tiver condições de sair do país, saia, pois a situação lá fora nessa área é infinitamente melhor.
Se quer ficar por N motivos, fique, mas tenha flexibilidade de pensamento.

Eu vou pela lei da Oferta e Demanda (por enquanto a nivel regional, novamente, por morar no interior) e priorizo o que dá dinheiro.
Não quero ser o cara que anda de Jaguar nem o que tem uma casa com 13 quartos, mas a curto e médio prazo não abro mão de salário minimo e a longo prazo priorizo ganhar dinheiro que dê pra pagar regularmente as contas.
 
Ultima Edição:

dan.b.s

Larva
Mensagens
11
Reações
6
Pontos
3
Eu tento fazer jogos desde 2012, meu primeiro contato com isso foi um joguinho em flash que podia montar os níveis, colocar inimigos, power-ups prontos e etc; me diverti demais.
Pulando pra 2016 (tirando que em 2015 eu tentei rodar o Unity num notebook com um Celeron) eu conheci uma pequena engine chamada Godot, através de um vídeo no YouTube. Um cara ensinando a como fazer um jogo de plataforma, mostrando como a Godot era uma engine diferente das outras e etc.
O ponto é que essa foi a primeira vez que eu tive um contato direto com programação, e foi horrível. No começo parecia um bando de texto com nomes e caracteres estranhos, e que por algum motivo funcionavam. Pra mim não passava de coisa aleatória e que dava certo porque Deus queria.

Mas como o meu eu de 14 anos era bem cabeça dura, eu tentei mergulhar nesse estranho mundo e a minha ideia era um Minecraft 2D Multiplayer, e a ideia ficou só nos sprite mesmo (que eu me esforcei pra fazer e ficou decente). Depois disso eu desisti, e voltei em 2017, ai desisti de novo, e passei 2018 e 2019 inteiro longe disso.

Em 2020 eu prometi pra mim que iria aprender, e o que eu fiz? Comprei o curso da Danki.Code, que era muito recomendado por vários YouTubers como o GEMAPLYS, Amdré Young, Peter Ei Nerd e por aí vai... a questão é que a linguagem que era ensinada era Java Script. Além disso o professor direto errava e se corrigia durante as aulas, nada de errado mas atrapalhava na hora de aprender, toda aula tinha um erro assim. E o que eu fiz? Desisti de novo.
E, mexendo neste computador há alguns dias atrás, acendi a chama de novo pela Godot após ver um projeto no artstyle parecido com Darkest Dungeon e não prometi que ia aprender a linguagem, mas que iria pelo menos tentar. Comprei um curso da Udemy (a Danki.Code tinha um curso pra Godot, mas eu não confiei), paguei 22 reais e comecei a aprender, tudo muito básico e passo por passo, estilo passo de bebê.


Atualmente estou vendo Arrays e Dicionários, mas consigo compreender finalmente as variáveis, if, else, elif, ! e etc.
São passos pequenos, mas me sinto muito feliz por entender, e a "Lógica de Programação" me ajudou bastante até então.


Espero tornar meu projeto realidade um dia, um roguelike! Um abraço a todos os desenvolvedores, espero chegar aí. :D

Eu sei que já tem um tempo esse post mas, mesmo assim, gostaria de recomendar que você comprasse um livro de alguma linguagem. Digo, pois, há muito tempo me interessei pela área de programação e decidi comprar um livro de C# no ML. De início não entendia nada, contudo foi ele o meu pontapé para entender muitos e muitos conceitos.

Depois comprei um livro de XNA e me interessei muito mais pelo desenvolvimento de jogos. Antes era mais complicado, não tinha tanto conteúdo em vídeo e cursos na net como hoje, e te digo que, mesmo fosse assim, ter um livro para consultas é o melhor.

Vá fundo no seu curso e adquira um livro, de C, C++, C#, Java, contanto que seja um bom livro para você ir sempre lendo.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.009
Pontos
1.053
demorei tb a aprender a programar, devido a enorme variedade de linguagem.
é como entrar numa loja de ferramentas e ficar com olhos brilhando e se perder.
python é a melhor linguagem de entrada da historia , pena que se tu for trabalhar com a bibliotecas tu meio que passa perrengue.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Eu estudei 6 meses em casa todos os dias programação web e hoje estou trabalhando na área remotamente. Já tive contato antes e sempre estudei por conta própria. No entanto, não recebo rios de dinheiro, comecei como estagiário que ganhava R$ 0, agora já estou num salário mínimo (sem impostos) em 5 meses e aprendi mais nesse tempo do que qualquer curso poderia ensinar.

É uma área que requer muita prática. O pecado que eu vejo muito as pessoas cometerem em relação à programação é sempre buscar por vídeos tutoriais ao invés de ler a documentação e não saber o básico de inglês, é claro.
Que bom cara, fico feliz por vc. E sim o pessoal vai muito em curso o faculdade, sendo que é uma profissão de prática.
Eu continuo nos freelas, confesso que tenho tentado me candidatar a algumas vagas pq estou sentindo falta do ambiente de escritorio.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu estudei 6 meses em casa todos os dias programação web e hoje estou trabalhando na área remotamente.
Já tive contato antes e sempre estudei por conta própria. No entanto, não recebo rios de dinheiro, comecei como estagiário que ganhava R$ 0, agora já estou num salário mínimo (sem impostos) em 5 meses e aprendi mais nesse tempo do que qualquer curso poderia ensinar.

Conte mais pra gente sobre essa trajetória.
De onde saiu, como fez estágio.

Ainda que pouca gente visite essa pasta e muitos não irão entrar nesse ramo, sempre é bom saber como as coisas funcionaram PARA CADA UM.

É uma área que requer muita prática. O pecado que eu vejo muito as pessoas cometerem em relação à programação é sempre buscar por vídeos tutoriais ao invés de ler a documentação e não saber o básico de inglês, é claro.

Quanto a não saber o básico de inglês, isso é uma regra mais universal do que especifica a TI.
Nos tempos de hoje, até se o Faxineiro não saber inglês ele tá bem perdido.

Claro que o foco desse tópico é Tecnologia da Informação, mas tem muita Gente que vai pra área Y ou Z achando que vai poder se livrar disso.
Grande engano.


Que bom cara, fico feliz por vc. E sim o pessoal vai muito em curso o faculdade, sendo que é uma profissão de prática.
Eu continuo nos freelas, confesso que tenho tentado me candidatar a algumas vagas pq estou sentindo falta do ambiente de escritorio.

Quanto a curso e graduação eu já vejo isso de uma forma mais imparcial.
Eu admito que uma graduação não dá pra aprender todo o essencial.
Nem mesmo numa faculdade de medicina você aprende o essencial o tempo que você está lá.

Porém no mundo moderno que vivemos o conceito do Ensino Superior é uma faca de dois gumes:
Ao mesmo tempo que "É necessário" (principalmente com o desemprego em alta, isso esta virando "Gatekeeping generalizado" nos lugares mais afastados das grandes capitais) tem muita gente que empurra isso como uma santa milagreira (do tipo "Faça uma graduação e TODOS OS SEUS PROBLEMAS serão resolvidos quando pegar o diploma), principalmente pessoas do interior que nasceram nos anos 50 e 60, que foram os "periodos de vitória e esperança" da nossa hoje falida sociedade.

Minha recomendação pessoal é: Faça uma Graduação numa área UNIVERSAL (Medicina, Contabilidade, etc...) e vá estudando programação por fora.
Estudem bastante matemática (se querem muito trabalhar com isso, saber matemática é fundamental), aprendam física, deixem seu inglês perto da perfeição e vão montando um bom pé de meia para desenvolverem sites e softwares para Mac, iOS ou algo como Banco de Dados.
Seja trabalhando numa empresa ou por conta própria.

A ideia de principio pode parecer ridicula, mas tem muita gente que atua no ramo que veio de outro ramo, e serve de experiencia para desenvolver Softwares Médicos, Industriais, Auditivos, etc...
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Agora voltando ao foco da pasta:

Façam de Desenvolvimento de Jogos uma renda extra em potencial e das outras áreas o ganha-pão de vocês.
Com o aborto que esse país é, temos que tomar decisões e ações dentro da razão e não pelo coração/pela paixão.

Diferente de 98% dos game devs BR (que são os Novos sobrinhos, quem lembra daquelas épocas de montagem e manutenção de PCs? Pois é...), tenham flexibilidade de pensamento e principalmente, se valorizem, pois tá ruim pra todo mundo.
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Fiz uma apostila no google sites cobrindo tudo que eu sei porque é o tipo de coisa tão básica que fiz o site pra poder jogar fora as anotações de papel, todas mal feitas e bagunçadas.
*****!!! Quanta besteira escrita. Depois de anos fui reler e tinha coisa que nem eu entendo. Explicações erradas e analogias sem sentido. Pontuação toda errada, quase parecendo um analfabeto. Abandonei o google e resolvi usar o mediawiki.

O maior erro foi ter traduzido ao pé da letra. Deu um trabalho copiar parágrafo por parágrafo para o sistema de wiki, mas aproveitei e revisei toda pontuação errada, gramática e texto sem sentido. Tinha explicações que eu fui ler e nem eu sei de onde tirei aquilo, simplesmente deletei o que não fazia sentido e não tinha outra forma de escrever a mesma coisa.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
*****!!! Quanta besteira escrita. Depois de anos fui reler e tinha coisa que nem eu entendo. Explicações erradas e analogias sem sentido. Pontuação toda errada, quase parecendo um analfabeto. Abandonei o google e resolvi usar o mediawiki.

O maior erro foi ter traduzido ao pé da letra. Deu um trabalho copiar parágrafo por parágrafo para o sistema de wiki, mas aproveitei e revisei toda pontuação errada, gramática e texto sem sentido. Tinha explicações que eu fui ler e nem eu sei de onde tirei aquilo, simplesmente deletei o que não fazia sentido e não tinha outra forma de escrever a mesma coisa.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
@antonioli @LucianoBraga acho que podemos fechar esse tópico né?

Já se tornou inutil, assim como a pasta.

Alias, porque não transformamos logo essa pasta em uma pasta de TI?
Afinal de contas, Desenv. Jogos também é TI. Só tem muito menos gente aprendendo.
Então acho que transformar isso numa pasta mais generalizada faria mais sentido.
 

BolsetaRosa

Veterano
Mensagens
493
Reações
699
Pontos
108
Sorry so considero programador que entende logica, linguagem de máquina e etc...

Fazer um jogo em engine é como mugen. Nao é programação de verdade.


E tipo ir ao restaurante italiano e ele te servir uma lazanha congelada sadia.
 
Topo Fundo