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As Revisões de The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
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Eu curto bastante esse lance de revisões, de ter o mesmo jogo em versões diferentes espalhadas pelo mundo.
E decidi abrir esse tópico para falar de todas as revisões de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Pois, esse foi um jogo que sofreu MUITAS revisões. Algumas não muda em nada, desde que você não se importe com algumas modificações nos gráficos e que você goste de fazer glitches.
:kjoinha
Essas são todas as versões lançadas:
NTSC 1.0 / 21-10-1998 04:56:31
NTSC 1.1 / 26-10-1998 10:58:45
PAL 1.0 / 10-11-1998 14:34:22
NTSC 1.2 / 12-11-1998 18:17:03
PAL 1.1 / 18-11-1998 17:36:49
Gamecube Japonês / 29-10-2002 23:49:53
Master Quest Japonês / 30-10-2002 00:15:15
Gamecube EUA / 19-12-2002 13:28:09
Master Quest EUA / 19-12-2002 14:05:42
Master Quest Debug Europeu / 21-02-2003 00:16:31
Gamecube Europeu / 21-02-2003 20:12:23
Master Quest Europeu / 21-02-2003 20:37:19
Gamecube Japonês (Zelda Collection) / 08 -10-08 21:53:00
iQue / Antes de Novembro de 2003

Qual versão eu tenho?
Para cartuchos NTSC/NTSC-J, a maneira mais fácil de se descobrir é olhando o código carimbado na label traseira do cartucho.


Nisso, é só você conferir:
xx = v1.0
xxA = v1.1
xxB = v1.2
*Os XX representam números aleatórios
Também é possível saber isso através da tela de Debug. Porém, para acessá-la, é preciso fazer o Crooked Cartridge (entortar o cartucho com o jogo rodando) e fazer um código com os controles (você pode fazer com essa instrução).
Também temos em mente que:
1º - Cartuchos dourados NTSC sempre serão a versão 1.0, com raras exceções.
2º - O raro "Not for Resale" sempre será 1.0.
3º - Os cartuchos cinzas comuns tem mais chances de ser 1.1.
4º - Os que vem na label "Player's Choice", sempre será o 1.2.
5º - Cartuchos PAL sempre serão 1.2.
6º - No Gamecube e o Virtual Console (Wii), o jogo é uma versão modificada do 1.2.
7º - A versão para o console chinês iQue sempre será 1.2.

Agora vamos às diferenças
NTSC 1.0

Essa é a primeira versão para os EUA e Japão. Contém alguns glitches que mais pra frente foram corrigidos.
Conteúdos exclusivos:
  • A logotipo N64 está exageradamente clara.
  • Você pode pular os textos da Zelda antes mesmo de ela te dar os Light Arrows.
Glitches exclusivos:
  • Após usar o savewarp, a Master Sword não volta para a mão de Link instantaneamente. Por conta disso, é possível jogar com o link sem espada apenas dando savewarp na batalha contra o Ganon (na qual você perde a espada).
  • Você pode roubar a vara de pescar quando lançar ela usando as Hover Boots.
  • Você pode lançar a vara perto da porta, fazendo o jogo travar.
  • Pode fazer o glitch das bombas vazias.
  • Os buracos do cemitério de Kakariko Village fazem o Link se agarrar nas bordas, fazendo com que seja irritante entrar em qualquer um desses buracos.
  • Você pode usar um item em quanto o Link está fazendo a animação de Guardar a Espada.
  • Link não tem animação de guardar a espada se ela estiver fora quando o Link sobe em uma grade ou cipó.
NTSC 1.1

A versão 1.1 é a primeira revisão que Ocarina of Time sofreu. Houve alguns bugs consertados, textos e poucos gráficos.
Mudanças da versão:
  • Não se pode mais usar itens durante a animação de guardar a espada.
  • A logo rotativa N64 agora é mais visível e embaçada.
  • Os métodos de roubar a vara de pescar com o Hover Boots ou pulo sobre pedra foram corrigidos.
  • Você não pode mais usar a vara perto da porta.
  • Seu savewarp sem a Master Sword como Link adulto sempre irá voltar como o botão B.
  • O texto da Zelda entes de falar das Light Arrows agora não são puláveis.
  • Vários textos com espaçamento errado e pontuações foram corrigidos.
  • O glitch da bomba vazia não funciona.
  • As beiradas dos buracos do cemitério não obrigam o Link a se segurar mais.
  • Link agora sempre faz a animação de guardar a espada quando vai subir um algo.
NTSC 1.2 (N64)

A revisão 1.2 é a segunda revisão da versão EUA/Japonesa do jogo. Esse update corrige mais erros de gramática, algumas mudanças notáveis no gráfico e no som, retirando o sangue de uma parte do jogo e removendo uma música de um dos templos.
Mudanças da versão:
É praticamente o mesmo da revisão 1.1, mas...
  • O sangue de Ganon e Ganondorf passou de vermelho para verde.
  • A música da Fire Temple foi refeita com um sample diferente e o mesmo usado na música do Shadow Temple.
  • Vários textos foram modificados e corrigidos.
  • Os antigos Eyeball Frog e outros coletáveis foram corrigidos.
  • Você não pode mais pular a cutcene do Bongo-Bongo quando se coloca uma bomba antes de entrar na sala.
NTSC 1.2 (GCN/VC)

Esse é o mesmo que a versão 1.2 (N64), tirando que alguns símbolos foram substituídos. Com a emulação e poder maior de processamento, é possível fazer mais coisas que no Nintendo 64 iria travar o jogo. Essa versão é possível achar no disco Ocarina of Time/Master Quest para Gamecube ou Virtual Console do Wii no Wii Shop Channel.
Mudanças da versão:
As mesmas mudanças da revisão 1.2 (N64), mas...
  • A resolução do jogo duplicou de 320 x 240 para 640 x 480.
  • Os blocos das dungeons, Simbolo Gerudo e a Mirror Shield com sua lua crescente com uma estrela foram substituídos pelo símbolo Gerudo utilizado em Majora's Mask.
  • A bola de Morphais agora é branca e vermelha e com o padrão diferente.
  • Dropar várias bombchu sem limites não irá mais travar o jogo, a menos que já tenham outras explodindo.
  • Bombas sem limites foram dobradas na versão de Gamecube, fazendo o glitch de flutuar mais fácil.
  • Você pode usar Deku Sticks no botão B sem travar o jogo.
  • Há uma significante diferença no framerate, sendo muito mais estável. É possível perceber isso na luta contra o Ganon.
Mudanças de Conteúdo:
Logo N64 rotativa

Na versão 1.1 e em diante, o logotipo N64 giratório que aparece quando você inicializa o jogo ficou significativamente mais escuro e mais borrado. O motivo por trás disso é um mistério, mas o raciocínio para essa alteração é óbvia ... as cores do logotipo da versão 1.1 são muito mais parecidas com o logotipo N64 dos marketings.
Sangue do Ganondorf/Ganon

Na versão 1.2 (N64) em diante, o sangue do Ganondorf e do Ganon mudaram de vermelho para verde. Provavelmente para se encaixar melhor no "Livre para todos os públicos".
Bola de Morpha

Em todas as versões do N64, a bola de Morpha é um azul-marinho com vermelho com um padrão distinto. Nas versões de Gamecube e Wii, ele se tornou vermelho e branco com um padrão totalmente diferente. Isso é uma diferença de renderização por causa de um gráfico de sombreamento não suportado, NÃO é uma edição do jogo. Se você jogar qualquer versão no emulador de PC, também vai perceber esse defeito.
No remake para 3DS, a Bola de Morpha continuou a ser branca e vermelha.
Música da Fire Temple
Nas versões 1.0 e 1.1 do NTSC, a música do Templo do Fogo contém vocais religiosos com temas da fé muçulmana. Um verso, traduzido para o portugues, afirma: "Presto testemunho de que não há outro deus senão Alá". Nas versões 1.2 (N64) e em diante, a música foi substituída pelo que parece ser um remix da canção do Shadow Temple. Esta nova canção não contém letras, apenas coros de estilo gregoriano e um coro feminino fantasmagórico.
Versão 1.0 e 1.1

Versão 1.2 em diante

Mudança de símbolo

Em todas as versões N64, um símbolo de lua crescente e estrela está presente no Mirror Shield, blocos de masmorras, interruptores do chão e símbolos Gerudo no jogo. Na versão 1.2 (GCN) e em diante, este símbolo foi substituído pelo símbolo em forma de diamante de Gerudo que foi usado em Majora's Mask. O símbolo foi provavelmente mudado por causa de sua semelhança extrema com o símbolo do Islã.

Obviamente, os malvadões do jogo serem representados por este símbolo foi de mau gosto (e principalmente pisando sobre ele a todo momento). Vale a pena notar que os editores negligenciaram a substituição dos símbolos antigos nos quartos de início e final da corrida com Dampe até o lançamento 3DS que substituiu-os com gravuras florais.
------------------
E é isso mesmo. Acho muito interessante essas mudanças e queria compartilhar com vocês. :kpisca

Fonte: http://www.zeldaspeedruns.com/oot/generalknowledge/version-differences
Esse tópico sofreu revisões também. Ninguém é perfeito. :coolface
 
Ultima Edição:


JonattanAgra

Bam-bam-bam
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Tava justamente pegando material pra criar o exato mesmo post, admito, mas vi o seu, e tenho que concordar que está bem escrito, e bem foda mesmo. Vou contribuir aqui entao, continue que é um ótimo tema a ser debatido.

Parabéns!
 

lmp4444x

Bam-bam-bam
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Muito bom o tópico! Já vi que se for jogar de novo o game, vou pegar a primeira versão, que foi a que joguei no lançamento do game, sem esses ajustes todos.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

Tiltbr

Habitué da casa
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Muito bom, o OoT do 3DS é baseada nas versões do GameCube tb?
 


Maxwelsonage

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Tava justamente pegando material pra criar o exato mesmo post, admito, mas vi o seu, e tenho que concordar que está bem escrito, e bem foda mesmo. Vou contribuir aqui entao, continue que é um ótimo tema a ser debatido.

Parabéns!
Wow, que coincidência. Até procurei se não já tinha algum tópico falando disso por aqui.
Será ótimo sua contribuição. :kpisca

Muito bom, o OoT do 3DS é baseada nas versões do GameCube tb?
Sim, o de 3DS é a 1.2 do Gamecube/Wii refeita.
Porém, percebi que retiraram o sangue que sobrou da versão Gamecube/Wii na Bottom of the Well.


Na tela do 3DS essas manchas talvez ainda soem como sangue, mas que está bem menos gore, está.
 

Tiltbr

Habitué da casa
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No 3DS a tela pequena deixa os gráficos lindos. Li em uma EGM americana que o OoT rodava em 15fps. Sei lá se era verdade, mas na época, troquei meu PS1 completasse pelo N64 só pra jogar Ocarina.
 

User666

Bam-bam-bam
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No 3DS a tela pequena deixa os gráficos lindos. Li em uma EGM americana que o OoT rodava em 15fps. Sei lá se era verdade, mas na época, troquei meu PS1 completasse pelo N64 só pra jogar Ocarina.
Rodava a 21 fps, não 15.
 

Hien_

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Tópico excelente,ao ouvir a musica do fire temple,pude de fato confirmar que joguei a versão 1.0 ou 1.1.Cara,nem sabia disso!
 

Maxwelsonage

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Tópico excelente,ao ouvir a musica do fire temple,pude de fato confirmar que joguei a versão 1.0 ou 1.1.Cara,nem sabia disso!
Obrigado! :kfeliz
Sortudo hehe
A música do Fire Temple foi a mudança mais "radical" pra mim. Pois os cânticos davam um clima bem mais misterioso que a versão 1.2 em diante com aquele sample reciclado no lugar.
 

Eduard[o]

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Com tanto relabel por aí, fica complicado identificar a versão 1.0. Só abrindo mesmo e checando a pcb.
 

DocVooDoo

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Nem preciso ver qual a minha versão pq com certeza é a 1.0
Gradiente fez a proeza de lançar aqui no Brasil junto com o lançamento americano e eu comprei assim que vi nas americanas.
Nunca fiquei tão extasiado com um jogo como foi com Ocarina.
 

Maxwelsonage

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Otimo tópico, tem de mais jogos ae?? Gostei pra carvalho do assunto.
Valeu!
Existe também do Super Mario Bros. 3
O jogo foi lançado no Japão em 1988 e só saiu em 1990 nos EUA, mas mesmo assim, existiram duas versões do jogo que saiu nos EUA.
Um é o PRG0 e o PRG1.
As coisas que mudaram:
Revisão de textos
Alguns "ingreis" foram corrigidos e itens tiveram os nomes traduzidos.
Card Game PRG0/PRG1

A primeira versão traduzida seria "Perca duas vezes e você fora".
A versão All Stars manteve o mesmo texto do PRG0, mas com a resolução maior, deu pra colocar o texto de maneira correta com "you're" ao invés de "your".
Carta da Princesa
Na carta da princesa (que creio que se recebe depois do mundo do deserto), ela fala sobre as botas de Goomba.
Porém, na PRG0, eles esqueceram que Kuribo foi localizado como Goomba no ocidente.

Kuribo foi trocado por Goomba.
Nome dos mundos
Esse aqui eu não entendi.. os nomes dos mundos eram bem variados no PRG0. Só que na revisão, mudaram todos os nomes para "Algumacoisa Land". Acabou soando genérico.

Grass Land - Grass Land
Desert Hill - Desert Land
Ocean Side - Water Land
Big Island - Giant Land
The Sky - Sky Land
Iced Land - Ice Land
Pipe Maze - Pipe Land
Castle of Koopa - Dark Land

A versão de All Stars manteve os nomes do PRG0, ainda bem.
A título de curiosidade, eu tenho o cartucho do Super Mario Bros 3 aqui, e pelo que joguei, é a PRG1 da Playtronic.
Como a Playtronic só chegou a fazer coisas lá pra 1993, é possível que todos os cartuchos que ela fabricou tem essa versão.
 

Ridge

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Otimo topico esclarecedor.

Eu so sabia da diferença dos sangues, de que em alguns cartuchos tinha sangue verde e em outros sangue vermelho.
 

Mega_X

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Curto muito estas comparações, na época não tinha patch day one... mas existia os patchs hehe.
 

spacepope

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Belo tópico Max, fiquei curioso com o meu Mario 3 e vi que ele é PRG1, vi na internet que dá pra saber a versão com a inscrição no label:

NES-UM-USA para PRG0


NES-UM-USA-1 para PRG1

Note que o Bros no título mudo de lado dependendo da versão.
 

Asteriques

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Que tópico foda!
Fui ver e joguei o Ocarina 1.2, infelizmente não conheço a música do Fire Temple original.
 

PkdorBR

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Mermão essa musica do fire temple é muuito creepy pasta :karrepio

Não sei se minha masculinidade era suficiente pra encarar esse cântico do demo na época q joguei.

Ainda bem q já peguei a versão leite com pêra sangue verde.
 
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