O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, diz OMS

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.628
Reações
33.146
Pontos
1.048
Outro coisa que tá ficando comum aqui: gente que fala m**** e quando é criticado, vem dado chilique reclamando do "politicamente correto".
Como você sabe o que tá ou não comum aqui? Tu acabou de chegar larvinha. Ou tu é clone? Fuscao zero bala, és tu?

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.925
Reações
52.317
Pontos
1.564
Outro coisa que tá ficando comum aqui: gente que fala m**** e quando é criticado, vem dado chilique reclamando do "politicamente correto".

Isso é um problema com toda resposta generalista mesmo.

Para mim alguém não reconhecer que depressão é uma DOENÇA e que se não tratada é mortal, é o mesmo que acreditar em terra plana ou outra baboseira dessas. Ir contra coisas que são cientificamente senso comum.
 
Mensagens
478
Reações
932
Pontos
133
Como você sabe o que tá ou não comum aqui? Tu acabou de chegar larvinha. Ou tu é clone? Fuscao zero bala, és tu?

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Lurko nesse fórum há anos.

E se eu for clone ou não, isso é um assunto para a moderação.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.136
Reações
28.091
Pontos
1.044
Se tem uma doença q faz os médicos não gostar de tratar, eles desejam q não apareça ninguém em seus consultórios com isso, é a tal da DEPRESSÃO, é uma doença q requer quase 100% da ajuda do paciente, os médicos vão administrar medicamentos atrás de medicamentos e se o paciente não ajudar, essa doença pode levar a morte.
Ela vai definhando, chega até a lembrar a AIDS, q deixa o paciente na cama sem ânimo pra nada. Portanto vamos viver alegres e ao lado de quem nos faz sorrir moçada, sem o maldito estresse.
 


Mensagens
478
Reações
932
Pontos
133
Isso é um problema com toda resposta generalista mesmo.

Para mim alguém não reconhecer que depressão é uma DOENÇA e que se não tratada é mortal, é o mesmo que acreditar em terra plana ou outra baboseira dessas. Ir contra coisas que são cientificamente senso comum.

Gente próxima de mim que tinha depressão já se matou. Toda vez que ouço alguém dizer que é "frescura", é como se insultassem os pais que vi chorar amargamente pelo filho que perdeu.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.925
Reações
52.317
Pontos
1.564
Gente próxima de mim que tinha depressão já se matou. Toda vez que ouço alguém dizer que é "frescura", é como se insultassem os pais que vi chorar amargamente pelo filho que perdeu.

Vi primo meu, mto próximo, definhar nisso. Está se recuperando aos poucos e eu vejo, ao vivo, a luta que é, os remédios que toma e os efeitos.

Não qual a dificuldade em entender que é uma doença, ainda mais com vasto material na internet e milhões MILHÕES de exemplos práticos.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
17.811
Pontos
1.174
Depressão não se resolve com "capinar lote". Você, depressivo, vai capinar o lote, beleza, mas quando pega na enxada, pensa que outro capina o lote melhor que você, que você está capinando o lote, mas está uma m**** e alguém vai reclamar, começa a passar vários lotes bem capinados na sua mente e você pensando que nunca chegará nessa perfeição, até que você desiste sem ter capinado 1m² de lote porque você é um b*sta mesmo e nunca será nada nessa vida.


Tens o PDF maroto?

nope

comprei numa promoçao da Saraiva, saiu beeem barato.
nao é um livro caro, vale a pena comprar até para poder emprestar para alguem.

se vc nao tem problemas serios na sua vida (niilismo, depressao) o livro é mto válido pela enxurrada de conhecimento
se vc tem problemas, se sente perdido por algum motivo, o livro acaba abrindo os olhos

aí ele é legal ter físico para emprestar para alguem q vc ache q possa tirar vantagem dele
 

heito2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.040
Reações
1.203
Pontos
844
Gente próxima de mim que tinha depressão já se matou. Toda vez que ouço alguém dizer que é "frescura", é como se insultassem os pais que vi chorar amargamente pelo filho que perdeu.
Ja vi com gente proxima e já prestei auxilio pra tentativas de suicídio.. e vc n iria acreditar como na grande maioria dos casos, quando vc dá o minimo de cuidado pra doença da pessoa, ela reage como se ninguem nunca tivesse prestado atenção ou levado ela a serio. Quando leio esses comentarios infelizes tenho vontade de vomitar de desgosto, é incrivel até onde a babaquice do ser humano pode chegar
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.258
Reações
12.140
Pontos
703
Complicado, foram falar pros nutella que se sentir triste é doença. Resultado disso ai.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.245
Reações
12.786
Pontos
1.419
Complicado, foram falar pros nutella que se sentir triste é doença. Resultado disso ai.

Quando eu era mais jovem eu também achava que era frescura, até uns dois colegas meus se matarem do nada. Ai sim, fui pesquisar e vi o tanto que depressão é algo tenso.

Só que hoje em dia o que eu mais vejo é exatamente isso ai que vc falou. Muita, mas MUITA gente que tem uma vida de boas, mas é só fizer uma merdinha ou alguma responsabilidade ser cobrada, surge uma depre forte do nada. É muita gente babaca brincando com algo sério...
 

Dethvir

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.651
Reações
3.532
Pontos
989
O problema das doenças mentais no Brasil é a falta de conhecimento monstruoso que a população tem. Pensamento lógico, conhecimento sobre anatomia e funcionamento do corpo humano e afins, ajudaria muito as pessoas a construírem empatia frente a várias doenças, inclusive a depressão.

Quem acha que é muito tempo vago, muito mimo, muita fraqueza, falta de deus no coração e outros tantos dizeres ignorantes, realmente não entende porra nenhuma.

É a mesma história daquela pílula do câncer lá da USP, uma tonelada de gente retarda com zero conhecimento científico promovendo pitaco e falando MUITA b*sta, colocando a população em risco, criando apenas mais sofrimento para quem tem a doença, com venda de cura milagrosa.

Infelizmente, até a nossa sociedade se tornar mais comunitária e menos unitária, o descaso e completa falta de noção vão reinar para quem sofre de doenças mentais.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Complicado, foram falar pros nutella que se sentir triste é doença. Resultado disso ai.
Se sentir triste todos sentem, depressão é doença.
Não confundam as coisas...

Um cérebro depressivo é FISICAMENTE diferente de um cérebro saudável.
Da mesma forma que um raio-x prova que um braço está quebrado, é possível diagnosticar depressão apenas monitorando o comportamento cerebral, não perguntando pro paciente.

As reações químicas que acontecem em um cérebro normal, não acontecem da mesma forma em um cérebro depressivo.
Por isso existe REMÉDIO pra depressão, e sim eles funcionam. Depressão é uma doença COM TRATAMENTO.


Agora parem de falar m**** pelo amor de Jesus... Principalmente m**** disfarçada de opinião.
 

Riseise

Veterano
Mensagens
536
Reações
348
Pontos
114
A cura pra depressão é simples, basta viver a vida como as pessoas viviam antigamente antes da tecnologia, o modo simples de viver.

Acredito que infelizmente as pessoas estão buscando a depressão pras suas vidas quando põe em primeiro lugar ter uma boa profissão e também ter dinheiro.

Penso que em primeiro lugar a pessoa deve se preocupar em arrumar uma pessoa legal que ela goste de verdade e construir uma família e assim tudo ficará mais fácil e ela terá uma estrutura pra viver sua vida e assim ter equilíbrio e dar amor e educar seus filhos que serão pessoas equilibradas também.

Vivemos uma avalanche onde pessoas só pensam em dinheiro e se casam sem saber o que é uma família e muitos se separam e consequentemente seus filhos acabam tendo depressão pois não tiveram o básico do convívio humano

O ser humano precisa de convívio falar, ouvir, rir enfim, se relacionar como seremos felizes convivendo mais com maquinas do que com os nossos semelhantes?

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk
 

Don Corleone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.695
Reações
808
Pontos
234
Vários jênios no tópico.
c***lho, como as pessoas podem ser fechadas assim?
Depressão é coisa séria, não é tristezinha que alguém fala que está deprê e fica fácil de curar.
 

Paerish

Bam-bam-bam
Mensagens
4.007
Reações
6.755
Pontos
453
Simples, depressão não é frescura. É uma doença grave, que não escolhe classe social e idade e que pode acabar aos poucos com a vida de uma pessoa, principalmente na situação que o Brasil se encontra.
Para aqueles que estão passando por isso aqui na OS, saibam que vcs podem sim sair dessa situação e que não precisam aguentar e passar por tudo isso sozinhos.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Eu acho que a depressão ficou tão banalizada pela glamourização, generalizão e principalmente carência.
O primeiro seria oque tem de gente que acha bonito ter depressão(Só ir em grupos SADBOY e essas idiotices).
O segundo tornar qualquer período da vida em depressão, as vezes é só momento difícil mesmo.
E terceiro finger ter depressão para ter atenção das pessoas.

Acho que muito dessas três prejudicam quem tem algo sério mesmo.
 

naka_thanatos

Bam-bam-bam
Mensagens
160
Reações
186
Pontos
458
Então, eu passei muitas coisas nessa vida, e continuo passando e felizmente nunca fiquei deprimido. Quando algo me deixa puto, eu fico furioso, com raiva, com ódio. Eu conheço uma pessoa que se diz depressiva, mas eu tenho 99% de certeza que de doença lá não tem nada. Eu vejo do lado de cá essa pessoa usando uma doença como desculpa para não atacar os problemas da vida. Por que isso? Porque essa pessoa nunca me provou o contrário.

Estou na casa dos 40 anos, vim de uma educação tradicional, onde eu aprendi que a vida não espera e nem perdoa. Que tudo o que você constrói em anos leva segundos pra ser destruído, que ou você aprende com seus erros e com os erros dos outros ou a vida irá te bater sem dó, onde nunca houve espaço pra dúvidas, pois como disse a vida não espera e nem perdoa.

Nossa, cara, eu sou psiquiatra e seu discurso é bem tóxico.

Primeiro que você não pode se usar como modelo pras outras pessoas. Se você lida bem com os problemas que a vida te traz, ótimo, parabéns pra você. Só que tem muita gente que não dá conta e aí acaba abrindo um transtorno psiquiátrico.

Muita gente, de fato, usa a depressão como desculpa pros insucessos da vida mesmo. Mas até aí muita gente usa qualquer desculpa pra não assumir a responsabilidade das próprias atitudes.

A questão é que você não trabalha com isso, você não vê o que eu vejo e como a depressão pode acabar com a vida de alguém. Sim, depressão mata e não é pouco.

Essa sua fala aí de "fora do politicamente correto" de que depressão é frescura acaba fazendo com que saúde mental seja vista de modo preconceituosa e que as pessoas não busquem ajuda.

Na era de hoje, falar que depressão não existe é ignorar os milhares de estudos que detalham alterações no circuito cerebral, fatores de risco e prognóstico existentes até agora.

Na real, não é muito diferente dos terraplanistas. Tá cheio de evidência que a terra é um globo, mas o que importa é o que eles acham.

Na boa, dá uma repensada nesses seus conceitos. Conhecimento hoje em dia é fácil de adquirir, só precisa de boa vontade pra obter.

Abraços!
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.308
Reações
69.556
Pontos
2.059
Entendo quem tem essa porra ai.
Não é brincadeira.
Me afastei de todos os amigos ainda na adolescência. Efexor XR era algo que me colocava no chão.

Depois que fui morar só me isolei e me afastei até dos meus pais.

Deixei de fazer as coisas que mais gosto, foco no trabalho, por questão de subsistência, e mais nada. Trauma de uma infância ruim.

Às vezes até consigo êxito, pelo foco no trabalho. Mas saio dali, já bate a realidade.

A única coisa que me salva é dormir e viajar, pq viajar queira ou não é um movimento de fuga.

De certa forma, fazendo essas coisas eu consigo disfarçar junto a outras pessoas pq na boa, ninguém dá a mínima se vc tá mal ou não, pelo contrário, uma pessoa depressiva afasta todos. Ninguém tem paciência com alguém nessas condições.
Talvez nossa mãe e olhe lá. O único problema de viver digamos, uma vida dupla é que na hora em que elas se depararem com o problema seja numa situação extrema.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.886
Reações
16.619
Pontos
803
Domingo de manhã um filho de uma vizinha minha se matou enforcado. Realmente é uma coisa bem difícil de entender, ainda mais uma pessoa jovem (18 anos) que tem amigos e etc. Meu sobrinho era bastante amigo dele e tá bem mal, muito triste isso. Pior que parece que é sempre nessa época do ano. Uma vizinha aqui de frente se matou deve ter uns +/- uns 10 anos perto do Natal. Eu tô numa fase bem ruim mesmo e tá foda.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Só espero que os depressivos se recuperem pois viver nesse ritmo não é nada legal. E podemos perceber que alguns já estão em estado avançado.
 

rodrigolopes94

Bam-bam-bam
Mensagens
1.963
Reações
3.461
Pontos
303
Nesse fórum já falaram que Dráuzio Varella é burro, não sei porque não estou surpreso em falarem que depressão é frescura.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.886
Reações
16.619
Pontos
803
Nesse fórum já falaram que Dráuzio Varella é burro, não sei porque não estou surpreso em falarem que depressão é frescura.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
Certo são os negacionistas de que não tem aquecimento global, terra plana, revisionistas históricos e etc. :V
 

Don Corleone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.695
Reações
808
Pontos
234
Na era de hoje, falar que depressão não existe é ignorar os milhares de estudos que detalham alterações no circuito cerebral, fatores de risco e prognóstico existentes até agora.

Na real, não é muito diferente dos terraplanistas. Tá cheio de evidência que a terra é um globo, mas o que importa é o que eles acham.

c***lho, que perfeito. :rox
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.019
Pontos
1.044
A deprê está lado a lado com a maldita ansiedade......ô desgraça invisível que nos assola.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Depressão é doença, isso é um fato inquestionável, acontece que, para muitos, tudo é depressão. O cara fica triste porque tomou um fora, acha que tá com depressão; perdeu o emprego, tá com depressão; não atingiu um objetivo, tá com depressão; machucou o dedo, tá com depressão.

Depressão é algo que simplesmente não passa do dia para a noite, e é muito mais sério do que esses "depressivos de youtube", ou "sadboys", pregam. Minha esposa já teve depressão, e ela demorou pelo menos uns 4 anos apenas para descobrir que estava com isso, mesmo depois de tentar todo tipo de tratamento, com diferentes psicólogos e psiquiatras. Após ela descobrir, foram mais alguns anos para conseguir tratar, e o tratamento não inclui apenas remédios (na verdade, os remédios eram apenas para aliviar alguns sintomas, como a ansiedade).

Muito "depressivo" acredita que uma mera tristeza ou desapontamento é depressão, isso sem nunca ter pisado em um consultório médico. Falar que está deprimido é a forma mais fácil de se fugir de muitas coisas, mas sequer sabe o quão destruidora essa doença é. Minha esposa sequer cogitava estar com depressão, mas só aceitou que tinha depois que uma psiquiatra, após várias consultas, deu o diagnóstico.

Muitos dizem que é "frescura" por conta dessa turma que sequer procura um médico diz estar deprimido por conta de uma frustração, daí ficam fazendo essa "piada reversa" com os sintomas de pessoas realmente doentes que procuraram um médico e foram diagnosticadas.

Eu só dou crédito a um doente depressivo após ele me dizer que procurou ajuda médica e foi diagnosticado com isso, caso contrário, será, sim, mera frescura. Daí muitos vão dizer: "aaiinnn, mas não tenho dinheiro, na rede pública não tem médico bla bla bla". Para alguém dizer que tem diabetes, ela precisa procurar um médico, para qualquer tipo de doença, precisa-se procurar um médico, então por que com a depressão seria diferente? Não me venha com dois pesos e duas medidas.
 

naka_thanatos

Bam-bam-bam
Mensagens
160
Reações
186
Pontos
458
Depressão é doença, isso é um fato inquestionável, acontece que, para muitos, tudo é depressão. O cara fica triste porque tomou um fora, acha que tá com depressão; perdeu o emprego, tá com depressão; não atingiu um objetivo, tá com depressão; machucou o dedo, tá com depressão.

Depressão é algo que simplesmente não passa do dia para a noite, e é muito mais sério do que esses "depressivos de youtube", ou "sadboys", pregam. Minha esposa já teve depressão, e ela demorou pelo menos uns 4 anos apenas para descobrir que estava com isso, mesmo depois de tentar todo tipo de tratamento, com diferentes psicólogos e psiquiatras. Após ela descobrir, foram mais alguns anos para conseguir tratar, e o tratamento não inclui apenas remédios (na verdade, os remédios eram apenas para aliviar alguns sintomas, como a ansiedade).

Muito "depressivo" acredita que uma mera tristeza ou desapontamento é depressão, isso sem nunca ter pisado em um consultório médico. Falar que está deprimido é a forma mais fácil de se fugir de muitas coisas, mas sequer sabe o quão destruidora essa doença é. Minha esposa sequer cogitava estar com depressão, mas só aceitou que tinha depois que uma psiquiatra, após várias consultas, deu o diagnóstico.

Muitos dizem que é "frescura" por conta dessa turma que sequer procura um médico diz estar deprimido por conta de uma frustração, daí ficam fazendo essa "piada reversa" com os sintomas de pessoas realmente doentes que procuraram um médico e foram diagnosticadas.

Eu só dou crédito a um doente depressivo após ele me dizer que procurou ajuda médica e foi diagnosticado com isso, caso contrário, será, sim, mera frescura. Daí muitos vão dizer: "aaiinnn, mas não tenho dinheiro, na rede pública não tem médico bla bla bla". Para alguém dizer que tem diabetes, ela precisa procurar um médico, para qualquer tipo de doença, precisa-se procurar um médico, então por que com a depressão seria diferente? Não me venha com dois pesos e duas medidas.

Poxa, cara, concordo com você, mas a realidade é bem diferente.

Apesar de qualquer médico ser capaz de diagnosticar alguém com depressão, muita gente não sabe (ou pior, nem se importa) fazer isso.

Existem vários fatores pra isso: má formação (por conta das faculdades ruins), a própria insegurança em dar um diagnóstico fora da área de atuação ou, o que acredito que seja mais sério, a falta de paciência em conversar com o paciente e tentar entender o que tá acontecendo. Este último fator acontece tanto por conta do próprio sistema (baseado em produtividade, então quanto mais atender, mais você ganha) como porque hoje em dia as pessoas não querem realmente escutar alguém (sério, isso cansa pra c***lho). Não é só usar o modo "aham" que você usa com a sua namorada ou sua mãe.

Eu faço residência aqui na USP e são VÁRIAS as vezes que chamam o psiquiatra simplesmente pra conversar com o paciente. Tipo, jogam uns sintomas depressivos mas se você fala com ele 5 minutos percebe que não tem nada de depressivo, é só frustração com a doença e/ou situação atual.

E, pra terminar, depressão não é algo reativo a uma situação triste. É bem frequente ouvir galera falando que tá em depressão sendo que é só uma tristeza momentânea por conta de algo ruim que aconteceu. A gente também faz esse trabalho de psicoeducação porque se não a doença vira muleta psicológica. Pra gente (e pro DSM), a pessoa tem que estar triste E/OU sem prazer nas atividades que ela curte fazer por, pelo menos, 2 semanas. Claro que tem algumas particularidades, só queria enfatizar que não é algo que dura 2 dias e tem muitos outros sintomas associados que vem junto.

Mals o texto longo, mas é que realmente acho que o papel do médico é informar, só não diagnosticar e dar remédio.

Abraços!
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.594
Reações
10.467
Pontos
753
Depressão realmente é algo tão orgânico que você detecta com uma incrível precisão quem tem e quem não tem através de imagens do cérebro

Mas e se a pessoa leva a vida dela sem maiores problemas por conta do desanimo detectado? Tem quem abrace o blues e segue no embalo...e isso o exame nao mostra.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.886
Reações
16.619
Pontos
803
Depressão é doença, isso é um fato inquestionável, acontece que, para muitos, tudo é depressão. O cara fica triste porque tomou um fora, acha que tá com depressão; perdeu o emprego, tá com depressão; não atingiu um objetivo, tá com depressão; machucou o dedo, tá com depressão.

Depressão é algo que simplesmente não passa do dia para a noite, e é muito mais sério do que esses "depressivos de youtube", ou "sadboys", pregam. Minha esposa já teve depressão, e ela demorou pelo menos uns 4 anos apenas para descobrir que estava com isso, mesmo depois de tentar todo tipo de tratamento, com diferentes psicólogos e psiquiatras. Após ela descobrir, foram mais alguns anos para conseguir tratar, e o tratamento não inclui apenas remédios (na verdade, os remédios eram apenas para aliviar alguns sintomas, como a ansiedade).

Muito "depressivo" acredita que uma mera tristeza ou desapontamento é depressão, isso sem nunca ter pisado em um consultório médico. Falar que está deprimido é a forma mais fácil de se fugir de muitas coisas, mas sequer sabe o quão destruidora essa doença é. Minha esposa sequer cogitava estar com depressão, mas só aceitou que tinha depois que uma psiquiatra, após várias consultas, deu o diagnóstico.

Muitos dizem que é "frescura" por conta dessa turma que sequer procura um médico diz estar deprimido por conta de uma frustração, daí ficam fazendo essa "piada reversa" com os sintomas de pessoas realmente doentes que procuraram um médico e foram diagnosticadas.

Eu só dou crédito a um doente depressivo após ele me dizer que procurou ajuda médica e foi diagnosticado com isso, caso contrário, será, sim, mera frescura. Daí muitos vão dizer: "aaiinnn, mas não tenho dinheiro, na rede pública não tem médico bla bla bla". Para alguém dizer que tem diabetes, ela precisa procurar um médico, para qualquer tipo de doença, precisa-se procurar um médico, então por que com a depressão seria diferente? Não me venha com dois pesos e duas medidas.
A maioria desses "sadboy" ai de youtube é só pra chamar atenção. Eu não sei se uma pessoa com depressão gosta de chamar tanta atenção pra si
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Eu acho que há diferentes formas de depressão e acredito que há pessoas que estão bastante deprimidas porém nao vão seguir o mesmo estereotipo do deprimido. Tem gente que reage de diferentes maneiras e pode ser que isso os leve a situações de tamanha pressão que podem cometer atos de violência e destruição.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Poxa, cara, concordo com você, mas a realidade é bem diferente.

Apesar de qualquer médico ser capaz de diagnosticar alguém com depressão, muita gente não sabe (ou pior, nem se importa) fazer isso.

Existem vários fatores pra isso: má formação (por conta das faculdades ruins), a própria insegurança em dar um diagnóstico fora da área de atuação ou, o que acredito que seja mais sério, a falta de paciência em conversar com o paciente e tentar entender o que tá acontecendo. Este último fator acontece tanto por conta do próprio sistema (baseado em produtividade, então quanto mais atender, mais você ganha) como porque hoje em dia as pessoas não querem realmente escutar alguém (sério, isso cansa pra c***lho). Não é só usar o modo "aham" que você usa com a sua namorada ou sua mãe.

Eu faço residência aqui na USP e são VÁRIAS as vezes que chamam o psiquiatra simplesmente pra conversar com o paciente. Tipo, jogam uns sintomas depressivos mas se você fala com ele 5 minutos percebe que não tem nada de depressivo, é só frustração com a doença e/ou situação atual.

E, pra terminar, depressão não é algo reativo a uma situação triste. É bem frequente ouvir galera falando que tá em depressão sendo que é só uma tristeza momentânea por conta de algo ruim que aconteceu. A gente também faz esse trabalho de psicoeducação porque se não a doença vira muleta psicológica. Pra gente (e pro DSM), a pessoa tem que estar triste E/OU sem prazer nas atividades que ela curte fazer por, pelo menos, 2 semanas. Claro que tem algumas particularidades, só queria enfatizar que não é algo que dura 2 dias e tem muitos outros sintomas associados que vem junto.

Mals o texto longo, mas é que realmente acho que o papel do médico é informar, só não diagnosticar e dar remédio.

Abraços!
Seu post começou errado: não é qualquer médico que é capaz de diagnosticar uma depressão. Como eu disse, minha esposa demorou anos apenas para descobrir que tava com depressão.

Foi uma psiquiatra muito experiente que bateu o martelo, pois os anteriores variavam entre crise do pânico e surtos de ansiedade.

Sobre começar com uma coisa triste, minha esposa mesmo foi um caso que não teve nada a ver com isso. Ela começou a ficar depressiva por conta de coisas alheias à tristeza, que foram se acumulando até chegar a esse ponto.

Para você ter ideia, nem a morte do pai dela foi capaz de desencadear uma depressão. Ela ficou muito triste, e ainda está, mas não está e nem ficou com depressão.

As frustrações da vida podem ser um dos fatores chaves, mas não acredito que sejam necessários para desencadear uma depressão.

Mas, como eu disse, sem um médico para pelo menos diagnósticar, como que você irá se tratar? A figura do médico é essencial, pelo menos para receitar algum remédio. Depois disso, sessões com psicólogos são essenciais na minha opinião.

Ademais, o importante é encarar a depressão como doença e tratá-la da mesma forma. Achar que está com depressão e sequer procurar tratamento não adianta nada. Ficar reclamando da vida e fazer nada para mudar a situação é o que mais se vê ultimamente.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Seu post começou errado: não é qualquer médico que é capaz de diagnosticar uma depressão. Como eu disse, minha esposa demorou anos apenas para descobrir que tava com depressão.

Foi uma psiquiatra muito experiente que bateu o martelo, pois os anteriores variavam entre crise do pânico e surtos de ansiedade.

Sobre começar com uma coisa triste, minha esposa mesmo foi um caso que não teve nada a ver com isso. Ela começou a ficar depressiva por conta de coisas alheias à tristeza, que foram se acumulando até chegar a esse ponto.

Para você ter ideia, nem a morte do pai dela foi capaz de desencadear uma depressão. Ela ficou muito triste, e ainda está, mas não está e nem ficou com depressão.

As frustrações da vida podem ser um dos fatores chaves, mas não acredito que sejam necessários para desencadear uma depressão.

Mas, como eu disse, sem um médico para pelo menos diagnósticar, como que você irá se tratar? A figura do médico é essencial, pelo menos para receitar algum remédio. Depois disso, sessões com psicólogos são essenciais na minha opinião.

Ademais, o importante é encarar a depressão como doença e tratá-la da mesma forma. Achar que está com depressão e sequer procurar tratamento não adianta nada. Ficar reclamando da vida e fazer nada para mudar a situação é o que mais se vê ultimamente.
Falta de vontade de fazer as coisas é um sintoma da depressão.
Não confundir com vagabundagem. :kmaroto
 

naka_thanatos

Bam-bam-bam
Mensagens
160
Reações
186
Pontos
458
Seu post começou errado: não é qualquer médico que é capaz de diagnosticar uma depressão. Como eu disse, minha esposa demorou anos apenas para descobrir que tava com depressão.

Foi uma psiquiatra muito experiente que bateu o martelo, pois os anteriores variavam entre crise do pânico e surtos de ansiedade.

Sobre começar com uma coisa triste, minha esposa mesmo foi um caso que não teve nada a ver com isso. Ela começou a ficar depressiva por conta de coisas alheias à tristeza, que foram se acumulando até chegar a esse ponto.

Para você ter ideia, nem a morte do pai dela foi capaz de desencadear uma depressão. Ela ficou muito triste, e ainda está, mas não está e nem ficou com depressão.

As frustrações da vida podem ser um dos fatores chaves, mas não acredito que sejam necessários para desencadear uma depressão.

Mas, como eu disse, sem um médico para pelo menos diagnósticar, como que você irá se tratar? A figura do médico é essencial, pelo menos para receitar algum remédio. Depois disso, sessões com psicólogos são essenciais na minha opinião.

Ademais, o importante é encarar a depressão como doença e tratá-la da mesma forma. Achar que está com depressão e sequer procurar tratamento não adianta nada. Ficar reclamando da vida e fazer nada para mudar a situação é o que mais se vê ultimamente.

Olha, não começou errado não.

Todas as boas faculdades médicas tem no currículo um módulo de Psiquiatria. Qualquer médico minimamente decente pode diagnosticar. Se ele vai tratar ou não são outros 500, mas diagnosticar ele consegue sim.

Outra coisa, eu disse no post acima que tristeza é um dos critérios. O outro é a perda de prazer. Em nenhum momento eu afirmei que precisava estar triste e eventos tristes não são necessários, mas muitas vezes são gatilhos.

Independente se o diagnóstico da sua esposa ser depressão, ansiedade ou crises de pânico, os medicamentos são os mesmos. A diferença é que nos transtornos de ansiedade o padrão-ouro de tratamento são medicamentos + psicoterapia.

Finalmente, uma coisa que chamei a atenção pra outro user é não usar o caso de alguém específico como modelo pros demais. Depressão varia de apresentação de pessoa pra pessoa e tem vários sintomas que podem aparecer juntos como ansiedade e alucinações, por exemplo, e continua sendo depressão.

Enfim, qualquer coisa que não tenha ficado clara é só falar que tento explicar melhor.

Abraços!
 
Topo Fundo