O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até que ponto esse papo de "é só não comprar" é válido?

Caius Ballad

Bam-bam-bam
Mensagens
861
Reações
895
Pontos
283
Microtransação só é justificada pra mim quando o jogo é grátis. Agora jogo com preço cheio + várias DLCs, justifica mesmo? Claro que não.

Mas se tal prática vira padrão na indústria (como cada vez mais está virando), não tem outra alternativa, pois o jogo rival do gênero também usa. E ai?

Outra coisa. Como todos sabemos, os preços dos consoles e jogos no Brasil é pra lá de alto. Até que ponto não comprar afeta alguma coisa? Se todo mundo parasse de comprar hoje, eu não vejo os jogos custando menos. O governo não vai reduzir a alíquota de imposto.

Eu acho que todo o caso da EA foi pouco. Tem que reclamar mais e não só na internet. Tem que procurar os responsáveis pela putaria na vida real também e encher o saco. A galerinha lá que deu down vote massivo na EA e mora nos USA devia encontrar os caras e botar a boca no trombone.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.728
Reações
8.948
Pontos
1.209
SE todos nao comprarmos os jogos e muito menos as microtançasões as empresas irao pra outro lado, quem sabe, menos abusivo para os jogadores.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.619
Reações
33.101
Pontos
1.048
Microtransação só é justificada pra mim quando o jogo é grátis. Agora jogo com preço cheio + várias DLCs, justifica mesmo? Claro que não.

Mas se tal prática vira padrão na indústria (como cada vez mais está virando), não tem outra alternativa, pois o jogo rival do gênero também usa. E ai?

Eu estou num estilo de comportamento desde que começou a chamada "distribuição digital". A tendencia é cada vez mais que jogos virem serviços e que jogos em mídia física sumam do mapa. Ok, é o consenso da industria, é pra lá que ela quer ir e tem gente que gosta e apóia. Beleza. Só que não é pra mim. Não quero "financiar" esse sistema.

O que eu faço? No PC eu pirateio sem dó! Tenho conta na Steam, na Origin, no Gog, na Uplay. Todos os jogos que tenho lá são ativações de jogos físicos e jogos gratuitos que tenho lá. Esses serviços nunca viram e provavelmente nunca verão a cor do meu dinheiro. Não pago mais por jogo digital. Tenho muitos jogos digitais no PS3 e já tive experiencia suficiente com o sistema, além daquela sensação que o que eu comprei não existe e não é meu.

Sobre a geração atual. Por vários motivos inclusive financeiro, não entrei nela. Jogo os lançamentos no PC e nos consoles eu parei na geração PS3 / X360 / Wii-U. E se você analisar friamente, pegue todos os sistemas que foram lançados desde o Wii-U pra trás, todos os consoles da Nintendo, todos os consoles da Sony, todos os consoles da Sega, todos os consoles da ATARI, todos os consoles obscuros da Commodore, Apple, Bandai, SNK, etc; além de toneladas e toneladas de jogos de computador pras mais diversas arquiteturas que você possa imaginar, pode colocar aí chutando por baixo 500 anos de vida pra jogar tudo que já foi produzido por aí.

Então se o sistema atual de jogos ruir como aconteceu com o crash dos videogames na década de 80, basta olhar pra trás e ver a gama de "velhos" novos jogos e sistemas a se descobrir. Coisa que na década de 80 não era possível.

Falow!
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Sempre e válido

Enquanto tiver gente pra comprar vai ter gente pra vender
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.612
Reações
14.414
Pontos
953
Ué, se o dinheiro é do cara ele pode comprar o que quiser. Azar seu se vc é contra.

O que se pode fazer é tacar uma classificação 18+ porque criança e menor de idade não pode se envolver em qualquer hipótese com esse tipo de prática. Adulto pode fazer o que quiser.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Ué, se o dinheiro é do cara ele pode comprar o que quiser. Azar seu se vc é contra.

O que se pode fazer é tacar uma classificação 18+ porque criança e menor de idade não pode se envolver em qualquer hipótese com esse tipo de prática. Adulto pode fazer o que quiser.
Exatamente o que eu to falando desde que começou essa polêmica

Fico feliz em saber que eu não sou o único que pensa assim
 


teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.207
Reações
13.275
Pontos
1.379
Basta não comprar que a coisa muda.
Com números de venda caindo, duvido que uma tendência, como micro transações, dlcs,... Não mude.

Bom que enquanto isso jogamos o backlog!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Liljhou

Bam-bam-bam
Mensagens
1.715
Reações
3.639
Pontos
304
e o pior é que a EA games ainda continua com a arrogância em não reconhecer o próprio erro, dizendo que ''há jogadores que tem mais tempo que dinheiro e há jogadores que tem mais dinheiro que tempo''.

vá a m**** EA games. Status em jogos online foram feitos pra se conquistar jogando, e não pagando. Nunca fui chegado nesses sistemas de ''pay to win'' nem nos jogos free de PC estilo level up, quem dirá num jogo que vc paga no mínimo 200 conto, ainda tem as DLC, tem que assinar o serviço pra jogar online, e ainda ter que comprar item no jogo com dinheiro, e se não bastasse tudo isso o item ainda vem de forma aleatória, não se sabe se vai vim algo bom ou então lixo descartável.

ainda bem q temos empresas como a sony e seus estúdios que discordam fortemente dessa ideologia mercenária. prefere investir em jogos, e não em serviços abusivos.
 

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.906
Reações
3.319
Pontos
703
O grande problema ao meu ver em microtransações ,é se todas empresas trouxerem isso em seus jogos .
Nós jogadores somos muitos ,muitos mesmo ,a indústria já é mais lucrativa que o cinema ,então pra que porr@ ainda vão colocar isso?

Imagina entrar nas psn/live e etc e ver 1 milhão de jogos "gratuitos" com qualidade de jogos para celular?



Enviado de meu Lenovo K10a40 usando Tapatalk
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.246
Reações
28.352
Pontos
1.649
Não queria falar nada não mas, "amanhã é minha vez de criar um tópico reclamando disso"...
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Microtransação só é justificada pra mim quando o jogo é grátis. Agora jogo com preço cheio + várias DLCs, justifica mesmo? Claro que não.

Mas se tal prática vira padrão na indústria (como cada vez mais está virando), não tem outra alternativa, pois o jogo rival do gênero também usa. E ai?

Outra coisa. Como todos sabemos, os preços dos consoles e jogos no Brasil é pra lá de alto. Até que ponto não comprar afeta alguma coisa? Se todo mundo parasse de comprar hoje, eu não vejo os jogos custando menos. O governo não vai reduzir a alíquota de imposto.

Eu acho que todo o caso da EA foi pouco. Tem que reclamar mais e não só na internet. Tem que procurar os responsáveis pela putaria na vida real também e encher o saco. A galerinha lá que deu down vote massivo na EA e mora nos USA devia encontrar os caras e botar a boca no trombone.
O legal do "é só não comprar!" é que ele serve de denunciador de idiotas. Não precisamos saber mais nada sobre tal cidadão após este proferir a infamada frase triunfante. Sua mensagem oculta é "não pense! Just do It!". É a coisa da qual idiotas são feitos.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.789
Reações
80.160
Pontos
1.839
Meu chapa...demanda e procura é a máxima do mercado desde que o capitalismo existe, e isso não é só para videogames. Seu questionamento não tem fundamento. A única reclamação que efetivamente funciona e que decididamente chega até os ouvidos (olhos) dos stakeholders é a rejeição da sua carteira.

Agora: você pode decidir não comprar algo, e os outros 99% dos consumidores podem pensar o contrário, e daí, sinto muito pra você. Mas isso faz parte da vida. Não se pode ter tudo.

Tu pode montar um comíssio mensal das reclamações, mas se o povo compra Manolo...vai ser apenas um espetáculo dantesco. Efetivamente, não servirá de nada.

E se me permite tecer um prognóstico do futuro: tenha certeza que microtransacoes, loot boxes e DLCS continuarão e tomaram mais força a cada jogo novo. E sabe porque? Porque eu nunca vi um consumidor mais p*t1nha e paga pau do que o consumidor de vídeo games. Encha uma caixa cheia de m**** de cachorro e coloque o símbolo da franquia da moda em cima e Profit.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
SE todos nao comprarmos os jogos e muito menos as microtançasões as empresas irao pra outro lado, quem sabe, menos abusivo para os jogadores.

todos quem, fera?
quem participa de fórum?
nós somos tipo menos de 1% do total
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
Se você tiver uma BMW na garagem, verticalidade na mão e notas no chão aí teremos a velha frase estampada:
"Compra quem quer"
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.510
Pontos
1.069
Eu não nem perco meu tempo com jogos que não me interessam, então jogos com microtransações ou lootboxes não veem nem a cor do meu dinheiro. Schopenhauer já falava:

“Para ler o que é bom uma condição é não ler o que é ruim, pois a vida é curta, o tempo e a energia são limitados”

Agora só porque eu não gosto não significa que eu queira proibir, isso já é idiotice. Discordo de quem gasta dinheiro com roupinha e personagem digital, mas defendo o direito de quem queira.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Em qualquer momento.

Não adianta porra nenhuma nerdão de fórum espernear no reddit e neogaf se a empresa continua vendo o dinheiro dele. Está basicamente dando o recado "eu sou trouxa" pra eles.

Enquanto a prática der lucro, eles vão continuar. É simples assim.
 

Sannin_Lionheart

Bam-bam-bam
Mensagens
4.393
Reações
2.968
Pontos
374
O "não comprar" funciona em todos os casos, acredite. Únicas exceções, talvez, são serviços mantidos pelo governo (que exigem outro tipo de intervenção).

Se os concorrentes seguem os mesmos hábitos sujos a alternativa passa a ser não comprar de ninguém. Acredite, a resposta vem muito depressa como bem podemos ver no caso da própria EA.
 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Ninguém faz nada se não estiver obtendo lucro. Logo, microtransações são o filão do momento e isso não vai morrer porque há quem se mate por isso.

O meu dinheiro é que eles não veem. Já pago (caro) pelos jogos digitais na Xbox Live, por exemplo. DLC? Só se tiver custando menos da metade e acrescentar gameplay, não itens, roupas e frescuras.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.621
Reações
38.922
Pontos
2.069
Acho válido a qualquer momento.

Se eu não concordo e não gosto de determinado sistema implementado em algum jogo, eu não compro esse jogo. E se compro, não utilizo as microtransações ou coisas do tipo. Já comprei DLCs, mas nunca de um jogo que eu senti ser "incompleto" ou coisa parecida. Porque se eu achasse incompleto e tivesse que gastar 60 dólares + 30 dólares pra ter algo decente, eu não compro e pronto.

Embora o próprio consumidor seja moldado pela indústria, a indústria também é, até certo ponto, moldada pelo consumidor. Se o consumidor aceita comprar jogo porco por preço cheio, para depois ter que gastar mais dinheiro pra deixar o game redondinho e cheio de conteúdo, a indústria continuará produzindo esse tipo de produto. Se as vendas diminuem, eles mudam as políticas.

Vejam o que houve com a Microsoft e o Xbox One. O consumidor moldou o produto final, mesmo após o lançamento.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Sim, reclamar em fórum não adianta em nada por isso que a EA não travou a microtransações do SW2, por isso que a Disney não deu uma chamada na EA... :facepalm:facepalm:facepalm

Gente vcs estão em qual século? passado?

A Internet deu voz a quem se faz ser ouvido, é óbvio que toda reclamação na net gerou resultados. Parem de falar besteira.

Ou vcs acreditam que essas reações existiram pq o filho de um responsável do órgão regulador da Bélgica jogou o game e se sentiu prejudicado pelo Pay-to-Win? vamos acordar pra vida.

https://www.forbes.com/forbes/welco...r-wars-battlefront-ii-and-destiny-2-backlash/

https://www.gamespot.com/articles/star-wars-battlefront-2s-loot-box-controversy-expl/1100-6455155/

http://www.eurogamer.net/articles/2...tar-wars-battlefront-2-loot-crate-controversy

Agora é lógico que devemos levar essa ideia na parte de comprar os jogos, como eu disse no outro post não pode sair um FIFA novo que é exatamente igual o anterior que negada sai comprando.
 

Liljhou

Bam-bam-bam
Mensagens
1.715
Reações
3.639
Pontos
304
Meu chapa...demanda e procura é a máxima do mercado desde que o capitalismo existe, e isso não é só para videogames. Seu questionamento não tem fundamento. A única reclamação que efetivamente funciona e que decididamente chega até os ouvidos (olhos) dos stakeholders é a rejeição da sua carteira.

Agora: você pode decidir não comprar algo, e os outros 99% dos consumidores podem pensar o contrário, e daí, sinto muito pra você. Mas isso faz parte da vida. Não se pode ter tudo.

Tu pode montar um comíssio mensal das reclamações, mas se o povo compra Manolo...vai ser apenas um espetáculo dantesco. Efetivamente, não servirá de nada.

E se me permite tecer um prognóstico do futuro: tenha certeza que microtransacoes, loot boxes e DLCS continuarão e tomaram mais força a cada jogo novo. E sabe porque? Porque eu nunca vi um consumidor mais p*t1nha e paga pau do que o consumidor de vídeo games. Encha uma caixa cheia de m**** de cachorro e coloque o símbolo da franquia da moda em cima e Profit.

concordo. não adianta querer controlar a empresa. não é certo. é ir contra as leis de mercado. mas o boicote ainda é e sempre será uma opção.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Está muito longe de virar padrão. Só pra constar:

1) Não jogo NENHUM jogo que tenha microtransações. O único, FIFA16, tem só no multi, e eu só jogo single, então por isso nem conto ele.

2) Os quatro lançamentos mais fodas do ano, que são Odyssey, BotW, Original Sin 2 e WotC, não tem nada sequer parecido com microtransações. Poderia enumerar outros vários lançamentos foda que tb não tiveram nada disso.

Enfim... se alguém ainda assim perde tempo/dinheiro em jogos com essas escrotices é pq merece se foder mesmo. O cara tá armando o cu pra levar pica... depois reclama que não consegue mais sentar.
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Pra mim, microtransação não é aceitável de jeito nenhum, nem em jogo gratis. Ou essa porra é paga ou não é.
 

Shakan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
955
Reações
1.254
Pontos
844
Eu ainda acho que se as microtransações não influenciarem positivamente aqueles que as utilizam e atrapalhar na narrativa e imersão do single player, tudo bem existirem. A indústria do videogame é uma das mais caras que existem e o preço de 60 dólares já é praticado a quanto tempo? Se eles mantiverem o preço a 60 dólares (que já é caro) e colocarem as microtransações para cobrir esse déficit do reajuste de preço, be my guest.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Ué, se o dinheiro é do cara ele pode comprar o que quiser. Azar seu se vc é contra.

O que se pode fazer é tacar uma classificação 18+ porque criança e menor de idade não pode se envolver em qualquer hipótese com esse tipo de prática. Adulto pode fazer o que quiser.
Exato, poucos se lascam por conta da massa acéfala, burra e medíocre.

Mas quer saber? Tem mais que apontar o dedo pras antas que financiam essa b*sta.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Acredito que em algumas situações deva sim haver intervenção estatal em práticas abusivas, mas apenas quando o direito não está gozando de plena liberdade. Exemplos: o carinha que com informação privilegiada comprou a patente de uma droga que dias depois pesquisas apontaram ser útil para determinado tratamento e assim ele jogou o preço lá em cima, ou a galera vendendo litro de água a 50 reais para vítimas da tragédia de Mariana.
O que não acho que seja o caso em jogos eletrônicos, um item incontestavelmente supérfluo...
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.189
Reações
31.239
Pontos
903
Defender microtransação até vai, mas pagar pau pra um sistema P2W descarado é foda, hein. Já não basta pagar 60 dólares no game pra se deparar com nego desfilando com arminha e armadura premium que te mata com 2 hits, enquanto você só consegue realizar tal proeza com extrema habilidade, e só desbloqueia os itens depois de centenas de horas tomando muito no toba.

Daí vira uma bola de neve. "Ah, se player x comprou a arma e tá matando, também vou comprar, f**a-se, quero vencer". É nisso que vocês não pensam. Se permitir isso se tornar um novo modelo, os jogos sairão picotados disponibilizando itens melhores pra quem paga, e todo mundo vai comprar porque não quer perder. Compra quem quer? Vá tentar colocar isso na cabeça de criança ou adolescente retardado.

Parabéns aos envolvidos.
 

-Ale-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.056
Reações
1.390
Pontos
854
Infelizmente, o fato disto ter se tornado padrão significa que a maioria aprova ou não liga para isso.

A maioria dos consumidores estão muito felizes em pagar o preço cheio, pagar DLC day one e ainda comprar lootboxes semanalmente. Eles tem essa alma caridosa mesmo.

O povo em geral é assim, não liga de extorquido, se eles colocassem as microtransações de forma ainda mais agressiva, haveria muito escândalo na internet, mas muito pouco impacto real nas vendas.
 

Hellyaz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.127
Reações
599
Pontos
839
Entendo quem fez pre order e se sentiram enganados reclamarem por isso. Agora, quem souber disso e ainda assim comprar, tem mais é que engolir o choro.
Não estamos falando de algo extremamente essencial para nossas vidas como gasolina, energia elétrica, água e até mesmo internet. É só um jogo. Deixe ele para lá e vá jogar outro que não tenha. Não creio que isso estará em 100% dos jogos no futuro.
 
Topo Fundo