O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ateu Prova: A Bíblia Vem do Politeísmo da Suméria[+Embasamento]

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
Amigo Bolha;9299710 disse:
Assim faz mais sentido,

a carta que postei é de 54, e ele claramente critica o conceito de Deus personificado como o das religiões, mas eu li rápido seu texto e não li essas citações.




Eu pessoalmente acho desnecessário crer em um Deus 'etéreo' ou em uma 'energia universal' pois isso para mim é ser redundante com o universo em si, mas isso você que disse é verdade.

A questão é que não há um desejo de ser redundante, em muitos casos o uso da palavra deus não implica em algo sobrenatural, mas no reconhecimento do surgimento, de um princípio ou condição para o surgimento da vida no universo e do o que nós seres humanos chamamos de ordem. É a inversão da ideia do design inteligente. Vida, consciência, inteligência e ordem do ponto de vista humano não são o princípio, mas resultados de interações que podem ser chamadas de lógicas e harmoniosas levando em conta toda a magnitude dos fenômenos universais e do nosso próprio sistema solar.

Para muitos deus é o universo, para muitos deus é o sol, para muitos deus é a natureza, para outros como eu, deus é o princípio da emergência que por si só sobrepuja o Chaos, a desordem, e a aleatoriedade. Situação que se repete com o surgimento da vida e constante evolução, já que estas são dependentes da informação que é condensada em nosso DNA.

Para aqueles apegados a uma visão natural e impessoal de deus qualquer lei que ao invés de limitar expande as possibilidades para o universo pode ser reconhecida como Deus ou interferente/integrante neste/deste(emergência), independentemente de o indivíduo encarar o universo como um entidade viva ou não.

A ideia de um universo consciente e inteligente não é infundada. Afinal nós seres humanos somos levemente inteligentes e somos conscientes, e a noção de divisão ou separação nossa com o universo como o próprio Einstein assinalou é apenas uma ilusão de nossos pequenos simuladores de realidade chamados cérebros. A inteligência e a consciência humana são primariamente fenômenos e qualidades do universo e apenas posteriormente nossos. O universo atualmente é desperto e nós seres humanos somos operários neste estado.

Einstein não via o universo como Deus como ele próprio disse, mas ele reconhecia no universo um princípio ou tendência que por muitas filosofias e religiões é tido como um sopro de vida. A tendência ao surgimento ou a própria interpretação do que nós seres humanos chamamos de ordem, que em si não é algo planejado, mas o princípio que a própria ciência reconhece como Auto-organização.
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
THE_PLAYER;9300031 disse:
A idéia que eu quis passar (peço desculpas pelo modo errado) é que quem não acredita em nada e o faz da maneira que considero correta, sequer bate papo sobre os tais assuntos polêmicos, tipo não ter a necessidade de provar para os outros, mas sim excluir-se desse estresse todo.

Agora ficou melhor ou pior? :lol

Ficou melhor. :D Hehehehe

vacilotto;9300045 disse:
Budismo essencialmente não é religião. Se tu quer afirmar que budismo é religião tu tem que assinalar qual ramo do budismo está sendo abordado.

O budismo se divide em linhas filosóficas. Não existe diferença de classificação entre elas, todas as escolas são "filosofia budista". Mas no conjunto, como conta com monges, templos, e doutrinas e versículos escritos, o budismo é uma religião não-teísta sim.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
lucky_ace;9300080 disse:
Ficou melhor. :D Hehehehe



O budismo se divide em linhas filosóficas. Não existe diferença de classificação entre elas, todas as escolas são "filosofia budista". Mas no conjunto, como conta com monges, templos, e doutrinas e versículos escritos, o budismo é uma religião não-teísta sim.

Se tu chamar de crença tu vai estar na esfera correta, mas se tu chamar de religião não. É o mesmo pepino do ateísmo.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
vacilotto;9300071 disse:
A questão é que não há um desejo de ser redundante, em muitos casos o uso da palavra deus não implica em algo sobrenatural, mas no reconhecimento do surgimento, de um princípio ou condição para o surgimento da vida no universo e do o que nós seres humanos chamamos de ordem. É a inversão da ideia do design inteligente. Vida, consciência, inteligência e ordem do ponto de vista humano não são o princípio, mas resultados de interações que podem ser chamadas de lógicas e harmoniosas levando em conta toda a magnitude dos fenômenos universais e do nosso próprio sistema solar.


Para muitos deus é o universo, para muitos deus é o sol, para muitos deus é a natureza, para outros como eu, deus é o princípio da emergência que por si só sobrepuja o Chaos, a desordem, e a aleatoriedade. Situação que se repete com o surgimento da vida e constante evolução, já que estas são dependentes da informação que é condensada em nosso DNA.

Para aqueles apegados a uma visão natural e impessoal de deus qualquer lei que ao invés de limitar expande as possibilidades para o universo pode ser reconhecida como Deus ou interferente/integrante neste/deste(emergência), independentemente de o indivíduo encarar o universo como um entidade viva ou não.

A ideia de um universo consciente e inteligente não é infundada. Afinal nós seres humanos somos levemente inteligentes e somos conscientes, e a noção de divisão ou separação nossa com o universo como o próprio Einstein assinalou é apenas uma ilusão de nossos pequenos simuladores de realidade chamados cérebros. A inteligência e a consciência humana são primariamente fenômenos e qualidades do universo e apenas posteriormente nossos. O universo atualmente é desperto e nós seres humanos somos operários neste estado.

Einstein não via o universo como Deus como ele próprio disse, mas ele reconhecia no universo um princípio ou tendência que por muitas filosofias e religiões é tido como um sopro de vida. A tendência ao surgimento ou a própria interpretação do que nós seres humanos chamamos de ordem, que em si não é algo planejado, mas o princípio que a própria ciência reconhece como Auto-organização.

Entendi o que você disse, e reconheço que os conceitos não são os como eu os defino em minha cabeça apenas.

Mas acho o termo Deus um temo muito carregado de significados, e continuo achando sem sentido chamar de Deus processos naturais ou elementos do cosmos, já temos termos que os representam, não precisamos de adicionar mais significado a palavra Deus.

Acho que você desmerece e muito a capacidade do ser humano quando diz 'levemente inteligente'.

E para mim o universo tem uma consciência sim. Esta consciência somo nós, um produto gerado pelo universo que tem a capacidade de poder contemplá-lo. Como disse Carl Sagan, nós somos a maneira de o Cosmos conhecer a si mesmo.

Berofh;9300059 disse:
Bolha, (a palavra "Deus")...

A "palavra" por se referir ao semiólogo linguístico e não a sua ideia do que é deus, isso porque é praticamente impossível encontrar um cientista autêntico e sensato que assimile positivamente as palavras em doutrinas de crença e, isso é, exatamente pelo semiólogo linguístico que elas carregam.

Einstein não era ateu, ele era contra as doutrinas que carregam em suas ideias de adorações e fé cega a impossibilidade do despertar cientifico.

Eu entendo que você não aceite doutrinas e religiões, respeito isso, mas enxergar a verdade depende de conhecimentos distintos não apenas de um ateísmo cientifico. Principalmente quando cético e ativo.

Visão dele referente a sua interpretação pessoal!

O Universo Físico e Humano de Albert Einstein - Isaías Golgher
“A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do místico. Este é o semeador da verdadeira ciência. Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não mais possa devanear e ser empolgado pelo encantamento, não passa, em verdade, de um morto.
Saber que realmente existe aquilo que é impenetrável a nós, e que se manifesta como a mais alta das sabedorias e a mais radiosa das belezas, que as nossas faculdades embotadas só podem entender em suas formas mais primitivas, esse conhecimento, esse sentimento está no centro mesmo da verdadeira religiosidade.
A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica.
Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a ideias que faço de Deus.”



Visão dele em uma relação religião e ciência!

Como Vejo o Mundo, 1922-1934
E, sob essa ideologia, montaram-se hierarquias, que em certos momentos aproveitaram para adquirir poder, e nessa transição de relações surge o que por ele se denomina Deus-Providência. E, nesse contexto da visão religiosa, ele preside o destino, socorre, recompensa e castiga. É esse o sentido da religião vivida de acordo com o conceito social ou moral de Deus, nesse momento. E nessa evolução Einstein cita a passagem clara de uma Religião-Angústia para uma Religião-Moral; ele cita nessa passagem que todas as simbioses existem ainda, ou seja, ainda há uma relação com a Religião-Angústia, mas a Religião-Moral predomina onde a vida social atinge um nível superior.
Esses dois tipos de religiões traduzem uma idéia de Deus pela imaginação do homem de acordo com ele, e somente indivíduos particularmente ricos de sabedoria e comunidades particularmente sublimes se esforçam para ultrapassar essas experiências religiosas. Todos, no entanto, podem atingir a religião que ele denomina o último grau, raramente acessível em sua pureza total que ele chama pelo nome de Religiosidade Cósmica, a religiosidade que movia o seu interior, uma religiosidade que procura observar nas leis da Natureza , do Cosmo, uma sublime harmonia que em sua plenitude consegue ultrapassar infinitamente a nossa capacidade de compreendê-la na sua forma pura. E essa religiosidade, esse espirito de entender o celeste, certamente moveu homens como Isaac Newton, Galileu Galilei, Johannes Kepler, entre outros cientistas que se guiaram pela ciência pura.
Ele cita exemplos dessa religião cósmica nos primeiros momentos da evolução em alguns salmos de Davi e em alguns profetas. Em grau infinitamente mais elevado, o Budismo organiza os dados do Cosmos , que os maravilhosos textos de Schopenhauer nos ensinaram a decifrar. Para ele os gênios religiosos de todos os tempos se distinguiram por essa religiosidade ante o Cosmo. Portanto, para Einstein, ela não tem dogmas, nem Deus concebido à imagem do homem, logo nenhuma igreja ensina a religião cósmica. Eis um breve discurso escrito por ele:
O espírito científico , fortemente armado com seu método, não existe sem a religiosidade cósmica.Ela se distingue da crença das multidões ingênuas que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual temem o castigo _ uma espécie de sentimento exaltado da mesma natureza que os laços do filho com o pai _, um ser com quem também estabelecem relações pessoais, por respeitosas que sejam. Mas o sábio, bem convencido, da lei de causalidade de qualquer acontecimento ,decifra o futuro e o passado submetidos às mesmas regras de necessidade e determinismo.A moral não lhe suscita problemas com os deuses , mas simplesmente com os homens.Sua religiosidade, consiste em espantar-se , em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza , revelando uma inteligência tão superior que todos os pensamentos humanos e todo seu engenho não podem desvendar , diante dela , a não ser seu nada irrisório.Este sentimento desenvolve a regra dominante de sua vida, de sua coragem , na medida em que supera a servidão dos desejos egoístas.Indubitavelmente, este sentimento se compara àquele que animou os espíritos criadores religiosos em todos os tempos.

Concordo com você que Einstein não era ateu, apesar também de não crer no Deus cristão, como muitos cristãos gostam de se gabar.

Não acho que para encontrar a verdade você tem de ter também um lado "religioso ou espiritual". Acho que cada um tem a sua verdade que o faz feliz. Se a pessoa não sentir necessidade dessa espiritualidade, se ela for mais feliz sem ela, ela pode encontrar a sua verdade, mesmo assim.

E chamo essa religiosidade que você descreve no fim como fascínio pelo cosmos.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.534
Reações
21.691
Pontos
1.484
Amigo Bolha;9296488 disse:
Mas Einstein era ateu.
Não sei se o Einstein seguia ou acreditava em alguma religião em específico, mas ele não era ateu. Einstein era um Rosa Cruz, e nós acreditamos na existência de um ser superior, um criador, mas não especificamos nomes a ele, até por não ser uma ordem religiosa.
 


Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
Einstein era satanista, fumador de paus pretos, da seita oculta da Coca Cola, Ford e por fim um Illuminati.
Ele cultuava Pan, Belial e deuses eslavos numa caverna em um altar feito de restos radioativos de bombas atômicas.


Pronto, resolvido a questão. Posso postar cartas também onde ele afirma que copulava com veículos da Ford para agradar satã, e outras onde ele diz que tocava flauta de bambu pelado com uma brasa amarrada no saco, tudo para a glória do sinho das mosca.
 

The Special One

Ser evoluído
Mensagens
687
Reações
5
Pontos
41
Geth;9301773 disse:
Einstein era satanista, fumador de paus pretos, da seita oculta da Coca Cola, Ford e por fim um Illuminati.
Ele cultuava Pan, Belial e deuses eslavos numa caverna em um altar feito de restos radioativos de bombas atômicas.


Pronto, resolvido a questão. Posso postar cartas também onde ele afirma que copulava com veículos da Ford para agradar satã, e outras onde ele diz que tocava flauta de bambu pelado com uma brasa amarrada no saco, tudo para a glória do sinho das mosca.

Confirmo tudo e posso colaborar com algumas fotos comprometedoras que estão em arquivos secretos, os quais tenho acesso.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Geth;9301773 disse:
Einstein era satanista, fumador de paus pretos, da seita oculta da Coca Cola, Ford e por fim um Illuminati.
Ele cultuava Pan, Belial e deuses eslavos numa caverna em um altar feito de restos radioativos de bombas atômicas.


Pronto, resolvido a questão. Posso postar cartas também onde ele afirma que copulava com veículos da Ford para agradar satã, e outras onde ele diz que tocava flauta de bambu pelado com uma brasa amarrada no saco, tudo para a glória do sinho das mosca.

Uau, chegou o gracista agora.

Meu diafragma está doendo de tanto rir.
 

Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
Amigo Bolha;9301882 disse:
Uau, chegou o gracista agora.

Meu diafragma está doendo de tanto rir.
Gostou cara? Pensei em você quando escrevi.
Principalmente na parte da cópula.

Espero ter ajudado.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Geth;9301924 disse:
Gostou cara? Pensei em você quando escrevi.
Principalmente na parte da cópula.

Espero ter ajudado.



Muito obrigado de coração!! Não esperava tal reconhecimento por aqui.
Ainda bem que este fórum ainda tem bons usuários como você.
 

The Special One

Ser evoluído
Mensagens
687
Reações
5
Pontos
41
Não se sinta ofendido, Amigo Bolha.
O Geth só quis dizer que tanto pra provar que ele era ateu, quando pra provar que era teísta, ambas as partes vão ficar caçando citações e documentos de 50 milhões de anos, altamente questionáveis.

Foi uma crítica à discussão em si, não a uma parte em específico.

Foi assim que entendi. :p
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
The Special One;9301951 disse:
Não se sinta ofendido, Amigo Bolha.
O Geth só quis dizer que tanto pra provar que ele era ateu, quando pra provar que era teísta, ambas as partes vão ficar caçando citações e documentos de 50 milhões de anos, altamente questionáveis.

Foi uma crítica à discussão em si, não a uma parte em específico.

Foi assim que entendi. :p

Apesar de você ter razão no argumento com relação às cartas, se ler os posts do pessoal conversando comigo estava tendo uma discussão sadia. Tanto é que eu mesmo falei que realmente o Einstein não parece ter sido ateu como eu disse.

Eu não me senti ofendido de maneira nenhuma, mas cansa todo tópico que tem uma discussão chega um bozo gozado querendo acabar com tudo com a sua falta de graça.

Se não quiser participar da discussão é só não postar no tópico.
 

Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
Amigo Bolha;9301956 disse:
Apesar de você ter razão no argumento com relação às cartas, se ler os posts do pessoal conversando comigo estava tendo uma discussão sadia. Tanto é que eu mesmo falei que realmente o Einstein não parece ter sido ateu como eu disse.

Eu não me senti ofendido de maneira nenhuma, mas cansa todo tópico que tem uma discussão chega um bozo gozado querendo acabar com tudo com a sua falta de graça.

Se não quiser participar da discussão é só não postar no tópico.
Nossa chapa, despirocou com força heim? Por causa de uma gracinha?
Na boa, alguém desce um Maracujá pro Bolha aí que o negócio tá feio.

Não quis acabar com discussão nenhuma, nunca passou pela minha cabeça que ia irritar alguém com uma besteira dessas. Se te irritei, perdão, como eu disse, não foi minha intenção em momento algum.

Sérião cara, acho bobeira um usuário do seu nível se incomodar com coisa tão pequena, e eu nunca vi você se incomodar com isso, diga-se de passagem, tanto que achei que você estava de sacanagem, que tinha entrado no clima, por isso te respondi daquele jeito.

Mas ok cara, peço desculpas pra você por ter te irritado. Sinceramente, me desculpe.

Não acho que eu mereça ser tratado como "um bozo que veio estragar o tópico". Não mesmo. Já tive minha cota de discussões suficientes aqui com muita gente pra ser taxado disso. Acho injusta a sua comparação, acho que você poderia me chamar de muita coisa aqui, acho que você poderia apontar vários defeitos meus, mas fazer uma comparação baixa dessas eu sinceramente acho errado, ainda mais vindo de um usuário do seu nível, como eu disse, e justamente por isso eu fico muito magoado.
De verdade.


Special One disse:
Não se sinta ofendido, Amigo Bolha.
O Geth só quis dizer que tanto pra provar que ele era ateu, quando pra provar que era teísta, ambas as partes vão ficar caçando citações e documentos de 50 milhões de anos, altamente questionáveis.

Foi uma crítica à discussão em si, não a uma parte em específico.

Foi assim que entendi. :p
~
Entendeu errado. Não fiz crítica alguma, foi só for teh lulz.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Geth;9301961 disse:
Nossa chapa, despirocou com força heim? Por causa de uma gracinha?
Na boa, alguém desce um Maracujá pro Bolha aí que o negócio tá feio.

Não quis acabar com discussão nenhuma, nunca passou pela minha cabeça que ia irritar alguém com uma besteira dessas. Se te irritei, perdão, como eu disse, não foi minha intenção em momento algum.

Sérião cara, acho bobeira um usuário do seu nível se incomodar com coisa tão pequena, e eu nunca vi você se incomodar com isso, diga-se de passagem, tanto que achei que você estava de sacanagem, que tinha entrado no clima, por isso te respondi daquele jeito.

Mas ok cara, peço desculpas pra você por ter te irritado. Sinceramente, me desculpe.

Não acho que eu mereça ser tratado como "um bozo que veio estragar o tópico". Não mesmo. Já tive minha cota de discussões suficientes aqui com muita gente pra ser taxado disso. Acho injusta a sua comparação, acho que você poderia me chamar de muita coisa aqui, acho que você poderia apontar vários defeitos meus, mas fazer uma comparação baixa dessas eu sinceramente acho errado, ainda mais vindo de um usuário do seu nível, como eu disse, e justamente por isso eu fico muito magoado.
De verdade.


~
Entendeu errado. Não fiz crítica alguma, foi só for teh lulz.



Eu que exagerei mesmo, me desculpe Geth.

To estressado pelos meus motivos e ai vim e descontei aqui no fórum. Foi muito serious business de minha parte sem motivo. Até porque você zuou no post mas você tem razão no argumento.

Espero que não fique pensando que sou um velho ranzinza, no fundo eu tenho um coração bom.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Amigo Bolha;9301638 disse:
Entendi o que você disse, e reconheço que os conceitos não são os como eu os defino em minha cabeça apenas.

Mas acho o termo Deus um temo muito carregado de significados, e continuo achando sem sentido chamar de Deus processos naturais ou elementos do cosmos, já temos termos que os representam, não precisamos de adicionar mais significado a palavra Deus.

Acho que você desmerece e muito a capacidade do ser humano quando diz 'levemente inteligente'.

E para mim o universo tem uma consciência sim. Esta consciência somo nós, um produto gerado pelo universo que tem a capacidade de poder contemplá-lo. Como disse Carl Sagan, nós somos a maneira de o Cosmos conhecer a si mesmo.



Concordo com você que Einstein não era ateu, apesar também de não crer no Deus cristão, como muitos cristãos gostam de se gabar.

Não acho que para encontrar a verdade você tem de ter também um lado "religioso ou espiritual". Acho que cada um tem a sua verdade que o faz feliz. Se a pessoa não sentir necessidade dessa espiritualidade, se ela for mais feliz sem ela, ela pode encontrar a sua verdade, mesmo assim.

E chamo essa religiosidade que você descreve no fim como fascínio pelo cosmos.

Verdade!

Também busco nisso que vc flw, fascínio pelo cosmos, as verdades que podem completar o nosso vazio e indo além, eu vejo que a verdadeira ciência "tirando essas magoas religiosas e ateístas", é uma oportunidade muito maior que as doutrinas religiosas para preencher o homem, pois é melhor o conhecimento do que a crença sem razão.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
Amigo Bolha;9301638 disse:
Entendi o que você disse, e reconheço que os conceitos não são os como eu os defino em minha cabeça apenas.

Mas acho o termo Deus um temo muito carregado de significados, e continuo achando sem sentido chamar de Deus processos naturais ou elementos do cosmos, já temos termos que os representam, não precisamos de adicionar mais significado a palavra Deus.

Acho que você desmerece e muito a capacidade do ser humano quando diz 'levemente inteligente'.

E para mim o universo tem uma consciência sim. Esta consciência somo nós, um produto gerado pelo universo que tem a capacidade de poder contemplá-lo. Como disse Carl Sagan, nós somos a maneira de o Cosmos conhecer a si mesmo.



Concordo com você que Einstein não era ateu, apesar também de não crer no Deus cristão, como muitos cristãos gostam de se gabar.

Não acho que para encontrar a verdade você tem de ter também um lado "religioso ou espiritual". Acho que cada um tem a sua verdade que o faz feliz. Se a pessoa não sentir necessidade dessa espiritualidade, se ela for mais feliz sem ela, ela pode encontrar a sua verdade, mesmo assim.

E chamo essa religiosidade que você descreve no fim como fascínio pelo cosmos.

Em se tratando da comunicação humana há os significantes e os significados. A palavra deus é um significante, o significado é atribuído pela massa falante ao significante, a questão é que tal correlação entre esses não é estática ao longo do tempo e sempre varia ao menos sutilmente de pessoa para pessoa.

Entre aqueles que insistem em chamar um fenômeno ou o próprio universo de deus não há o desejo de aferir características sobrenaturais a tais, há apenas o reconhecimento de que algum destes ou vários destes são nossos criadores, não necessariamente dotados de inteligência, mas sim essencialmente lógicos e harmoniosos, características apreciadas por aqueles que reconhecem que a verdade permanece oculta para ser desvendada pela ciência.
Se para alguns indivíduos o termo não é apropriado, levando-se em conta toda carga que há encima do conceito dominante de deus, o não uso do termo diz respeito a apenas estes indivíduos, dada a variação natural do significado de indivíduo para indivíduo.

Muito do esforço que fazemos expandindo o significado de Deus diz respeito exatamente ao nosso desejo de ver a humanidade livre da superstição. É muito mais eficiente modificar lentamente o significado de um termo que já é utilizado do que criar um novo termo que muito provavelmente não será adotado pela sociedade, mas sim visto como um conceito esoteróide/hippie o que só faria é ampliar as superstições humanas se não cair no terreno do ateísmo onde a grande maioria dos que o adotam encaram os fenômenos universais como distantes, incluindo a própria existência humana, clamando que a vida é resultado do acaso ou de uma desordem, quando o que a lógica mostra é que a vida é resultado de condições, fenômenos e princípios muito especiais e lógicos, dentre eles a emergência e a auto-organização. O uso do termo tem o objetivo de afirmar uma conexão permanente e "suprema", entre a humanidade e o universo, assim como entre os indivíduos que constituem a mesma, sendo esta tanto os atos humanos como o próprio estado de consciência que nos caracteriza, ou seja, a experiência em si aliada a indivisibilidade/coesão do universo.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
The Special One;9301951 disse:
Não se sinta ofendido, Amigo Bolha.
O Geth só quis dizer que tanto pra provar que ele era ateu, quando pra provar que era teísta, ambas as partes vão ficar caçando citações e documentos de 50 milhões de anos, altamente questionáveis.

Foi uma crítica à discussão em si, não a uma parte em específico.

Foi assim que entendi. :p

Einstein não era teísta como ele mesmo já disse.
 
Topo Fundo