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Tópico oficial Baldur's Gate III

Setzer1

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Rapaz, tu acompanha o bagulho mesmo hein ? Haha.

Eu acho que li apenas o Crystal Shard quando era pequeno...
A fama do Drizzt é tão grande que ele já virou "domínio público" e seu criador perdeu controle sobre ele.

Eu jogava RPG de mesa de 2000 a 2012. E fui narrador de D&D 4º edição.

Acompanhei a historia dele +por causa de Baldurs gate 2, que foi um jogo que zerei pelo menos umas 5x ao longo dessas 2 décadas e devo jogar de novo antes do BG3 ficar 1.0.

Mas só acompanhei a historia dele até a 3º Edição.

Só conheço os 3 livros do Drizzt que a Devir publicou por aqui lá pelos corridos anos 90/2000.

Vi até que a Jambô está publicando, vou ver se vou atrás.

(Já tentei ler eles em inglês... mas meu inglês só me permite ficar em Dragonlance =D)

quiser o resumão.
https://forgottenrealms.fandom.com/wiki/Drizzt_Do'Urden
 

Azeon

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Eu jogava RPG de mesa de 2000 a 2012. E fui narrador de D&D 4º edição.

Show.
Eu joguei muito nos anos 90 com o D&D da Grow e depois AD&D e parei no 3.5, tanto mestrando quanto jogando.
Enjoei porque era um grupo pequeno de jogadores (cidade pequena) e a proposta do D&D de você inventar quem é se perdeu, toda aventura os caras faziam os mesmos personagens, até os nomes, o elfo ranger era o "Las Lego", se foder.
 

Krion

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Eu jogava RPG de mesa de 2000 a 2012. E fui narrador de D&D 4º edição.

Acompanhei a historia dele +por causa de Baldurs gate 2, que foi um jogo que zerei pelo menos umas 5x ao longo dessas 2 décadas e devo jogar de novo antes do BG3 ficar 1.0.

Mas só acompanhei a historia dele até a 3º Edição.



quiser o resumão.
https://forgottenrealms.fandom.com/wiki/Drizzt_Do'Urden


Em português a Devir nos anos 2000, chegou a lançar no BR a primeira saga "Icewind Dale", composta dos livros:
A Estilha de Cristal - Rios de Prata - Joia do Hafling
(esta trilogia recentemente esta sendo relançada pela editora Jambo)

Anos depois a editora Jambo lançou a segunda saga ("Dark Elf") que conta o passado do Drizzt), com os livros
Pátria - Exílio - Refúgio

Atualmente a Jambo também esta lançado a saga ("Legacy") que continua depois dos acontecimentos da "Icewind Dale".
Por em quanto só lançou o primeiro livro "O Legado" (ainda faltam outros três a serem lançados).

Depois da saga "Legacy" tem a "Paths of Darkness" (composta por 5 livros) que ainda não tem previsão de lançamento em português.

E por fim tem o recente romance (e o maior deles) o "Timeless, A Drizzt Novel" (quem leu achou muito bom)
 

Crystal

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Queria saber quantos % tá disponivel para gameplay nesse acesso?
Tem algum lugar dizendo mais ou menos isso? É tipo 1 ato da história?
 


Túlio Veneno

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Queria saber quantos % tá disponivel para gameplay nesse acesso?
Tem algum lugar dizendo mais ou menos isso? É tipo 1 ato da história?
No mínimo 25 horas de gameplay. Mais de 590 personagens, mais de 80 encounters, mais de 45 mil linhas de diálogo, mais de 140 feitiços/ações, enfim...
 

Setzer1

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Show.
Eu joguei muito nos anos 90 com o D&D da Grow e depois AD&D e parei no 3.5, tanto mestrando quanto jogando.
Enjoei porque era um grupo pequeno de jogadores (cidade pequena) e a proposta do D&D de você inventar quem é se perdeu, toda aventura os caras faziam os mesmos personagens, até os nomes, o elfo ranger era o "Las Lego", se foder.

Aqui parei pq mudei de cidade. Apesar que talvez eu volte pq com a situação atual os rpgs do grupo foram pro online.

Pra evitar a mesma coisa a gente trocava sistema, mundo, historias, etc.
3dt, gurps, AD&D, D&D 3.5, D&D 4.0, mundos diferentes. (Narrei ys I& II no plagio puro pq sabia que ninguem tinha jogado :klol), narrei Fallout (historia propria), joguei tb daemon, SUpers, vampiro 2º e 3º edição, Lobisomem: Apocalipse, Caçadores caçados, etc etc.

Ultimo rpg que narrei/joguei foi Numenera.

Eu tb cheguei a fazer um sistema de rpg de Naruto adaptado após anos em que criávamos/modificávamos sistemas pra narrar animes.. Foi popular em alguns cantos por uns 2-3 anos lol.
 

Azeon

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Aqui parei pq mudei de cidade. Apesar que talvez eu volte pq com a situação atual os rpgs do grupo foram pro online.

Pra evitar a mesma coisa a gente trocava sistema, mundo, historias, etc.
3dt, gurps, AD&D, D&D 3.5, D&D 4.0, mundos diferentes. (Narrei ys I& II no plagio puro pq sabia que ninguem tinha jogado :klol), narrei Fallout (historia propria), joguei tb daemon, SUpers, vampiro 2º e 3º edição, Lobisomem: Apocalipse, Caçadores caçados, etc etc.

Ultimo rpg que narrei/joguei foi Numenera.

Eu tb cheguei a fazer um sistema de rpg de Naruto adaptado após anos em que criávamos/modificávamos sistemas pra narrar animes.. Foi popular em alguns cantos por uns 2-3 anos lol.

Que inveja, aqui a galerinha nem Vampiro arriscava, o cara que tentou arriscar vampiro era meio maluco também, queria fazer live...

Pois é, tem um programa chamado TableTop master alguma coisa assim que você consegue desenhar mapas, colocar som de fundo e etc.
Quando eu mestrava 3.5 eu tinha um "tile map" e usava as miniaturas do Dragon Quest para representar a localização e só conseguia colocar música de fundo quando tinha tomada no lugar que jogávamos (eu tinha um CD gravado com som de taverna, mato, montanha, batalha e etc).

O que mais me desanimou foi eu ficar um tempo desenhando a dungeon, fazendo todo o esquema, descrever o local pro jogador falar "eu ataco"
Daí eu "Como criatura ? Descreve teu ataque"
Jogador: "Eu dou uma espadada".
 

firmino_666

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Mais que merecido, a série Divinity de certa forma ajudou a matar a saudade que eu tinha de jogar RPG de mesa.

Sabe se terá o modo Game Master no BG3 ?
acho q tem q ter o dungeon master, mas não sei se foi confirmado ainda
Queria saber quantos % tá disponivel para gameplay nesse acesso?
Tem algum lugar dizendo mais ou menos isso? É tipo 1 ato da história?
Apenas o primeiro ato nesse Early Access, q de acordo com os devs, dá em torno de 25h de gameplay.
 

Thiago1251

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Aqui parei pq mudei de cidade. Apesar que talvez eu volte pq com a situação atual os rpgs do grupo foram pro online.

Pra evitar a mesma coisa a gente trocava sistema, mundo, historias, etc.
3dt, gurps, AD&D, D&D 3.5, D&D 4.0, mundos diferentes. (Narrei ys I& II no plagio puro pq sabia que ninguem tinha jogado :klol), narrei Fallout (historia propria), joguei tb daemon, SUpers, vampiro 2º e 3º edição, Lobisomem: Apocalipse, Caçadores caçados, etc etc.

Ultimo rpg que narrei/joguei foi Numenera.

Eu tb cheguei a fazer um sistema de rpg de Naruto adaptado após anos em que criávamos/modificávamos sistemas pra narrar animes.. Foi popular em alguns cantos por uns 2-3 anos lol.
A atual edição de D&D tá legal. Joguei por um tempo, mas estou parado há pouco mais de 1 ano. Realmente, hoje é difícil encontrar grupo bom presencial, a maioria está no online. Joguei algumas vezes só, mas dá para matar a saudade.
 

Krion

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Uma boa analise do "preview" do jogo até agora


(traduzi via google)
Prévia do Baldur's Gate 3: um dos primeiros 20 naturais
por Kyle Campbell em 06 de outubro de 2020


Devo muito a Dungeons and Dragons. Sem ele, eu nunca teria sabido sobre a total falta de autopreservação do meu cérebro de amendoim. Freqüentemente, piadas sarcásticas, uma cortesia sua sobre dar um wedgie a um orc, resultava em meu amigo, o mestre da masmorra, me dando um tapa com um teste de habilidade. De repente, eu estava sendo içado pelo proverbial mastro da bandeira por minhas cuecas de lã, e rolar um 20 natural era a única maneira de descer.
Baldur's Gate 3 também estava ansioso para manter meu futuro aventureiro na linha.

Do narrador tímido zombando das minhas jogadas de dados fracassadas ao combate baseado em turnos com ênfase na verticalidade, há muito o que amar no mais recente épico de fantasia do Larian Studios. Claro, pop-in de textura estranha e falhas físicas bizarras são comuns nesta construção de acesso inicial, mas posso facilmente perdoar quaisquer manchas menores em uma aparência atraente. Mesmo tendo apenas 10 horas de duração, Baldur's Gate 3 já é um dos melhores RPGs de faroeste que joguei nos últimos anos.

A aventura começou com uma lesma dentuça abrindo caminho pela minha órbita ocular. Algemado a bordo de uma fortaleza sobrenatural flutuante, eu era um prisioneiro dos devoradores de mentes - humanóides parecidos com lulas que gostam particularmente de jogar as lesmas mencionadas nas pessoas para controlar suas mentes. Antes que eles pudessem me privar de qualquer livre arbítrio, entretanto, uma frota de dragões começou a destruir o lugar. Parece que os devoradores de mentes não têm falta de inimigos.




O Portão 3 de Baldur começa com uma fuga da prisão, e fui eu quem traçou o plano de fuga. O nome do meu personagem era Gwyn, um belo homem-diabo tiefling com tatuagens extravagantes cobrindo o rosto. Levei mais de uma hora para chegar a seu visual, e não sou do tipo que se perde durante o processo de criação do personagem - ele está repleto de opções no jogo.

Enquanto procurava por uma saída, me deparei com uma curiosa piscina borbulhante. Ao chegar até ele - a narração começou, narrando minhas ações a partir daí. "Este é o poço de onde veio aquela coisa ", disse o narrador brincando. "O parasita agora se contorcendo atrás do seu olho." Quando tentei investigar mais a fundo, uma verificação de inteligência frustrou meu progresso. Essa mecânica funciona da mesma maneira que rolar os dados em um RPG de caneta e papel. Eu precisava de um número acima de dez, mas tirei um sete - falhando na verificação de perícia de investigação. Portanto, não havia nada a ser encontrado na piscina, infelizmente para mim.

Baldur's Gate 3 está repleto de jogadas de dados tradicionais atuando como o fator determinante entre o sucesso e o fracasso, seja nas escolhas de diálogo, ações de combate ou apenas olhando ao redor do mundo. Inicialmente, fiquei apreensivo em permitir que RNG guiasse a mão do destino, mas, de muitas maneiras, acho que funciona. Em tantos RPGs desse tipo, as opções de diálogo extras estão apenas bloqueadas por meio de estatísticas. Mas aqui, em vez de ficar acinzentado até que pontos de estatísticas suficientes sejam alocados no pool de estatísticas necessário, você pode apostar em um lançamento de dados. Se você rolar mais alto do que o número alvo, você é tratado com uma opção que não teria de outra forma. Embora a alocação de classes e estatísticas ainda possa mudar as chances de atingir um limite de sucesso, suas escolhas não estão puramente ligadas a essas decisões. Este jogo abraça totalmente sua herança de D&D,




Em meio à batalha caótica entre os dragões e devoradores de mentes, outros prisioneiros a bordo tinham as mesmas ambições de fugitivo que eu. Um deles foi Lae'zel, um guerreiro githyanki corajoso que geralmente tem pouca paciência. "Carregamos parasitas devoradores de mentes", gritou Lae'zel. "A menos que escapemos, nossos corpos e mentes serão contaminados e distorcidos." Longe de mim questionar um aliado em potencial, então nos divertimos e imediatamente entramos em uma briga com alguns diabinhos desengonçados.

Foi aqui que algumas manchas de acesso antecipado também surgiram. Embora o diálogo e a dublagem, mesmo apenas neste breve bate-papo, fossem fenomenais, o pop-in de textura distraía bastante. As conversas se desenrolam no modo tiro-reverso neste jogo, às vezes gerando hilaridade não intencional. Quando a câmera mudou para o perfil de Lae'zel, ela quase não tinha textura no rosto. Era como olhar para a boca aberta e assustadora de um manequim. Eu imagino que um problema como esse não afetará o lançamento final, mas é uma maneira infalível de manchar o clima brilhante.

Se você jogou Divinity: Original Sin 2, o RPG anterior de Larian, você se sentirá em casa com o combate no Baldur's Gate 3. Cada luta começa com uma visão panorâmica do campo de batalha, com os turnos de cada combatente intrinsecamente ligados a quão cheio está seu medidor de habilidade. A grande diferença dos jogos Divinity é que o movimento de um personagem esgota o medidor, enquanto as habilidades e ações de combate têm usos independentes - eles não estão mais presos ao medidor. O combate parece fluir livremente neste jogo, ao mesmo tempo que retém todas as decisões delicadas da Divindade.




Cada luta me arranhava o queixo porque Baldur's Gate 3 é difícil pra c***lho. Sendo o lutador com todos os músculos e sem cérebro que sou, minha primeira estratégia envolveu correr em direção aos diabinhos, esperando mortes fáceis com um tiro. Mas isso não aconteceu. Em vez disso, Gwyn errou o golpe de espada, enquanto o diabinho que eu estava atacando rolou um 20 natural - acertando um golpe crítico que cortou 3/4 da minha saúde. Seu amigo então enfiou uma faca nas minhas costas - eles já tinham me derrubado. Com Lae'zel sendo meu único membro do grupo ainda em pé no campo, optei por um plano de ataque mais cuidadoso. Eu tomei o terreno alto em uma plataforma próxima com a ação de movimento de salto, e atirei na besta de longe com um arco. Quando eles chegassem perto, eu usaria a ação Pin-down, que dispara uma flecha no calcanhar de Aquiles de um inimigo, impedindo-os de se moverem por um turno. Eu mantive esse ritmo até que houvesse uma abertura onde eu pudesse enviar Lae'zel até Gwyn e colocá-lo de pé novamente.

Depois de dispensar os diabinhos, Lae'zel insistiu que fôssemos para a sala de controle para conduzir a fortaleza até um terreno sólido. Mas, quando chegamos lá, o casco se abriu e Gwyn saiu voando. Bem-vindo ao Baldur's Gate 3.

Mesmo com algumas falhas técnicas, Baldur's Gate 3 deve ser o RPG de faroeste mais confiante que já joguei em anos. Há uma profundidade trazida pelos dados e sistema de verificação de habilidade que o torna tão interessante de se mexer, e o combate é flexível o suficiente que imagino que será uma explosão centenas de horas após o primeiro golpe de espada. Pode demorar um pouco até que o 1.0 seja lançado, mas considerando o quão repleta de qualidade a construção de acesso inicial já é - valerá a pena esperar.
 

Azeon

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Eu vou baixar a versão "originec" no PC e testar essa belezura, mas não vou desgastar para não enjoar...
 

Passo's

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A versão 1.0 é a lançamento oficial?

A previsão deles para ela é de quanto tempo?
 

King Macbeth

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Alguém que manje de pc sabe me indicar um notebook gamer que rode bem esse jogo? Provavelmente vou comprar um note no fimdo ano/inicio do próximo e queria indicações
 

Passo's

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Alguém que manje de pc sabe me indicar um notebook gamer que rode bem esse jogo? Provavelmente vou comprar um note no fimdo ano/inicio do próximo e queria indicações
Rodar ultra de boas é 1660 super/1660ti/1070.

Notebook de 1650 deve rodar no medium da vida a uns 60 fps quase fullhd.
 

Krion

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Baldur’s Gate 3 Guide – Character Creation Explained

Baldur's Gate 3

Although there is plenty of room to min-max your character in Dungeons and Dragons' Fifth Edition, the game is in essence a storytelling medium. This means that you can create more or less any character you can imagine, no matter how good or bad they would be in a fight or conversation.
Baldur’s Gate 3 is very much the same, in the sense that you could make a character that isn’t particularly strong. Thankfully, Baldur’s Gate does try to recommend skills and abilities in the character creation, but there is still plenty of room for customisation.

For all the players that are a little unsure of all the different yet similar numbers and words, this guide will help examine what everything means and offers a few simple suggestions

Origins


Baldur’s Gate 3 will ask you to pick your origin first. It isn’t the easiest thing to pick, however. If you’re just starting on the character creation and have no idea what you’re doing, you should skip straight to the class selection and ability scores first. Then loop back to your origins and race, and appearance.
When choosing an origin, you will have a bunch of options that help flesh out your character's background. More importantly, they award your character some proficiencies as well. A proficiency, simply put, allows you to add more to the virtual dice roll you’ll be making in that skill. The other bonuses come from the ability score, which we’ll get to later.

When choosing what your origin should be, think about what class you have already picked and which abilities you have put the most points in. If, for instance, your character is a charismatic warlock, you might want to pick Guild Artisan, or Criminal as it will give you proficiency in Charisma based skills, making you more likely to succeed them. Intelligent wizards might want to select Acolyte or Sage.

Another option would be to select a background that gives you proficiency in skills that your hero would otherwise struggle with. This Jack of All Trades approach is risky though, as your character will struggle to handle every situation at the beginning of the game, and the rest of the team should be able to support your hero with the skills he doesn’t have.

Race


Right now you have access to eight races in Baldur’s Gate 3, from the typical human, elves, and dwarves, to the more unique Githyanki and Tieflings. Each race comes with a selection of Racial Features and Subrace Traits. These can be anything from bonuses to your ability scores, additional proficiencies, or extra skills, cantrips, and abilities to use in the game.

Because all but the Human and Githyanki have a selection of subraces, there are far too many to write down here. But when selecting your race, it is once again easiest to do this when you already know what your class is going to be.
Most races offer a plus to one ability or another, and that is often a good starting point when making your decision. Humans get a small bonus to each ability, while half-elves let you select which abilities will be improved, making them the most versatile if you’re building a class you can’t find a good race for. Clerics, for instance, need high Wisdom, but only Wood Elves and Gold Dwarves naturally increase your Wisdom ability score.

Another point to remember is that Humans, Githyanki, and Halflings do not have dark vision. This may not seem that important at the start but if the rest of your party is perfectly happy sneaking through the shadows, these party members will have to use tools or magic to keep up.
For the most part, though, the race should be selected to support your playstyle and the class you want to play as. Although the ability score is the best and easiest way to look at them, make sure you see what the rest of the abilities do and think about how you might use them in practice.


Class


To begin with, we have access to six classes in Baldur’s Gate 3 and they can be broken down into three categories: Magic Focus, Mixed Magic Focus, Combat Focus. Unlike the Divinity series, classes are a little more segregated and you can’t just mix and match what skills you want, so selecting a class will significantly affect the way the rest of this campaign runs. Magic Focus classes obviously get all their abilities and utility from magic, while Combat classes are based on physical prowess. Mixed
Magic Focus blends the two, allowing you to create a hero that is both capable of swinging a weapon and casting a spell.
Warlocks and Wizards are both easily considered Magic Focus. Selecting either of these classes means your character will not be very hard to kill but can cast a number of different, powerful spells that have a range of effects.

Mixed Magic Focus classes include Clerics and Rangers. These classes will use their weapons as well as spells in and out of combat. They don’t have access to the same library of potential spells that Pure Magic Focus classes do, but their skills aren’t to be easily dismissed either.

Pure Combat classes are the Fighter, unsurprisingly, and the Rogue. Although both can dabble in magic, the first few levels will have them using their weapons and physical abilities rather than any supernatural gifts.

When selecting a class for your hero, you want to think about what you want them to do, and what you’ll enjoy focusing on yourself. Thanks to literally decades of tweaking and balancing in the tabletop editions of Dungeons and Dragons, none of the classes is particularly underpowered. Likewise, there isn’t a ‘right’ choice when it comes to choosing one, so the choice is yours.

One thing worth noting is that some classes have different rules, the most notable of which is the Warlock. While other spellcasters will have an ever-growing pool of spell slots they can expend to hurl their magic, warlocks will get relatively few. But instead of each being connected to a specific spell level, every Warlock spell slot will be expended at the highest level possible. This means that warlocks will generally be using their cantrips more than other magic classes, but will have devastating powers available for a special occasion.

Similarly, Rogues are not the same as fighters. Often referred to as glass canons, Rogues can deliver incredible damage from the very start of the game but are rarely in a position to take much punishment themselves. Each class is governed by certain abilities over others, and you should take note of this when deciding what to play as. You can see the important abilities marked with a star on the ability screen.


Skills



Your skills are how Baldur’s Gate 3 breaks down most of the interactions you’ll have with the world outside of straight combat. Climbing a cliff's edge, for instance, could be the Athletics roll, while lying your way out of trouble will probably require some Deception. These are again tied to your ability score, so Strength will govern your Athletics, while Charisma will assist in your Deception.

You can get an added bonus to these through proficiencies. As mentioned above, your background and race will reward you certain proficiencies, but you’ll also have a couple to select yourself. These should once again reflect your character's strengths, rather than trying to balance them.

For instance, Fighters, with their high Strength, should look to make sure they have Athletics, Clerics and Rangers should have Perception and Survival skills, and Rogues should focus on the dexterous ones. Some classes have multiple primary ability scores. Remember though, it is not your hero’s job to carry the entire team, where your skills may not suffice you should simply find a party member that can fill that gap.


Abilities
Baldur's Gate 3

They’ve been mentioned in more or less every section of this guide because they are the most fundamental part of your character, and the system everyone even vaguely aware of D&D will know of. Strength, Dexterity, Constitution, Wisdom, Intelligence, Charisma are the numbers that make up the very essence of your character.

Baldur’s Gate 3 uses the point-buy system, which means you’ll have 27 points to spend on all of your abilities. The lowest each score can be is 8 and the highest by point-buy alone is 15. But if you’ve been paying attention, you’ll know that the selected race can improve these ability scores beyond 15. The game will also helpfully recommend the ability scores to use in case you don’t want to fiddle with the numbers yourself.

If you do want to do so, you’ll need to remember what abilities are important to your character, and what proficiencies you’ve selected on the skills. Mousing over the abilities here, and the skills on their dedicated page will explain their usefulness so you don’t have to memorise them all to select them.

One of the great benefits of character creation in Baldur’s Gate 3 is that you can jump back and forth between the different pages without the game erasing your changes or forgetting what you’re doing.

So while you get the ropes of the character creator feel free to change your mind, experiment and see what the end result looks like, you can always change it back before you start. Good luck, and be sure to gather your party before venturing forth!
 

Krion

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Joguei umas horas do novo Baldurs Gate 3 aqui.
É c***lho que jogo legal, fazia tempo que não me prendia num jogo de RPG, D&D total, muito bom. :rox
Joguei de boas em 1440p com tudo no max acima de 60 fps (nenhuma hora ficou abaixo), não achei pesado (minha VGA é uma GTX 1660 Ti OC)

Não sou muito fã de jogar games em "early access", fui mais para dar uma olhada, mas o jogo me prendeu mesmo (ainda mais porque sou fã de D&D:ksorriso), gráficos e ambientação espetaculares (pelo que o jogo se propõe), trilha sonora e dublagem excelentes. Na minha jogatinha encontrei muito poucos bugs (até o momento).

O único ponto negativo, como gosto de jogar na tela grande (jogo em um TV de 55"), o jogo precisa urgentemente de um patch para ajustar o tamanho dos textos/ legenda. Não que sejam pequenos, mas para jogar na TV incomodam um pouco.

Vai ser uma boa distração até o Cyberpunk 2077 :kcool

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Galvanor

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Graças a deus dei uma russada nesse game. A performance e os bugs fodem a exp de jogo. Vou esperar sair do beta tester pago e pagar bem menos de 200 conto.
 

Krion

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O jogo vai valer (e muito) a compra quando sair a versão definitiva (lá para 2021/22 :kclassic)

Por hora jogo a versão emprestada por este amigo aqui :ksafado

giphy.gif
 

nominedomine

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Qual o melhor preço que esta tendo e quanto tempo dura essa demo? Acho que vou pegar, Baldur's Gate é um dos meus jogos favoritos de todos os tempo e acho a quinta edição de DnD foda.
 

Krion

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Qual o melhor preço que esta tendo e quanto tempo dura essa demo? Acho que vou pegar, Baldur's Gate é um dos meus jogos favoritos de todos os tempo e acho a quinta edição de DnD foda.

R$ 200,00, muito caro para um early access (versão final deve sair lá pelo fim de 2021, ou inicio de 2022)
Pelo que falaram a duração do jogo no early acess gira em torno das 20~30hs (o jogo final deve passar fácil das 100hs)
 

nominedomine

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R$ 200,00, muito caro para um early access (versão final deve sair lá pelo fim de 2021, ou inicio de 2022)
Pelo que falaram a duração do jogo no early acess gira em torno das 20~30hs (o jogo final deve passar fácil das 100hs)
Não parece pequeno então, da tempo de pegar as especializações? Poder ir testando as diferentes classes é uma boa.

O foda é que se ficar saindo aos pouquinhos pode estragar a história.
 

Krion

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Não parece pequeno então, da tempo de pegar as especializações? Poder ir testando as diferentes classes é uma boa.

O foda é que se ficar saindo aos pouquinhos pode estragar a história.

A GAMERADAR tem uma matéria bem completa sobre o jogo no early acesses:

Baldur's Gate 3 Early Access preview: A perfect playground to push Larian's RPG to its narrative limits
By Jeremy Peel 3 days ago

Don't wait to play Baldur's Gate 3: It's already brilliant, bugbears and all

Steam Early Access wasn’t built for RPGs. The games that have thrived on Valve’s platform are mostly roguelikes and survival sims - experiences designed to be started and restarted. When these games are updated, there’s no downside: the loop begins again, punctuated with new surprises.

RPGs, by contrast, tend to be long and persistent. Players agonise over their choices, knowing their ramifications could last well beyond what's currently on their screen. They carefully kit out their characters with complementary skills, laying the foundations for 100 hour marathons. In that context, a reset button is a nuclear event; the save game wipes that tend to plague Early Access anathema to the genre.

Or so I had always felt. Then Larian changed the dominant paradigm in RPGs - replacing the chat-and-fight formula of Mass Effect with something more experimental. Drawing on Ultima and the immersive sims of the ‘90s, the Belgian studio built volatile simulations in which any given situation could go a number of ways - depending on whether you engaged a guard in conversation, slipped the key from his belt, or coated him in oil and set fire to the whole joint.

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(Image credit: Larian Studios)

The potential for systemic play is what makes Baldur’s Gate 3 a vital game, even now in Early Access.
This potential for systemic play is what makes Baldur’s Gate 3 a vital game, even now in Early Access. Its new public build may not be the most polished way to experience the first chapter of its story - but repeated runs of a reduced game encourage a more playful, exploratory approach to a genre in which players tend to just pick a path and stick to it.
Think of Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes, or the episodic release of Hitman’s levels. Though some players initially balked at their short length, many found that focusing on a single location made each game richer over time. The sensation of gradually mastering a space makes it one worth staying in - just as, if you stare at one patch of the night sky for long enough, it slowly reveals ever-more complex and marvellous networks of stars.


Playing the long game


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(Image credit: Larian Studios)

Baldur’s Gate 3’s Early Access build could hardly be called short - its 25 hours would be a respectable length for a finished RPG - but it settles on an unnamed stretch of the Sword Coast and leaves the Underdark-delving sprawl for Acts 2 and 3, which are at least a year away. As with Ground Zeroes and Hitman’s Sapienza, the narrower space pushes you to go deep rather than broad. Larian rewards the attention with a knotted, layered environment.

My first bumpy landing on the beach - amid the wreckage of a Nautiloid, best imagined as a cross between a spaceship and a conch shell - fires me into the path of Shadowheart, a cleric who instantly challenges me to open a large wooden door set into the cliffside. I’m a rogue, and so I do, making short work of the lock and leading our new party of two inside.

I’m scarcely aware of having made a choice at all - until, hours of dungeon-crawling later, I happen back across the beach from a new vantage point, and realise I’ve cut out first encounters with three other potential party members. In terms of navigation, Baldur’s Gate 3 reminds me most of Dark Souls: a tangle of routes that curl back on themselves, like twisting vines (be wary of those - they do 1D6 piercing damage per turn).



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(Image credit: Larian Studios)

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(Image credit: Larian Studios)

An open world might not sound particularly groundbreaking, no matter how cleverly it’s threaded together. But your angle of approach can have a profound impact on combat and its outcome. When I emerged from the crypt Shadowheart had led me into, I looked up into the faces of four dug-in bandits. A dash across exposed ground ensued, followed by a desperate battle to even the odds.

If I’d instead scaled the hill from the beach, I could have taken the crucial high ground, shoved the group’s archer from his perch, and crushed two fighters beneath a falling rock - all practically simultaneously, thanks to the ability to trigger turn-based mode before a skirmish begins.

The fighting feels a tad more grounded than its Divinity: Original Sin equivalent. Though Dungeons & Dragons hasn’t left Larian short on spells, and there are still many opportunities to combine the elements, the battlefield less regularly devolves into a boiling pool of electrified blood. Instead there’s more focus on tactile pugilism - the hurled objects and desperate pushes with both hands that put distance between you and a marauding enemy.

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(Image credit: Larian Studios)

Sneaking plays a surprisingly central role, too, since it unlocks more options for all-important positioning as hostilities open. With the addition of a mouse indicator that highlights whether you’re about to move into light or shadow, plus illusions that pull the attention of enemies away from their usual patrol routes, Larian has the makings of a full-featured stealth engine on its hands. It seems feasible to avoid some encounters altogether, though I was loath to pass up the chance for elaborate backstabs, not to mention more XP. In D&D, for all its flexibility, personal development is still synonymous with killing.

Said killing often highlighted the bugs in the build I was playing, however. At the point of death, some enemies would warp horribly like John Carpenter monsters, their features unfolding across the terrain. One halfling’s hand merged with a nearby ladder, becoming a strange extra appendage for climbers to hold onto. Later, I saw a goblin thwack an archer so hard that he flattened into canvas, his body stretching like a tarpaulin that would have shielded the battlefield had it started raining.

These weren’t isolated cases: missing sound effects and jumpy animations abounded, and at one point a duplicate Shadowheart appeared just behind my companion; not unheard of in the Forgotten Realms, but in this case, not intentional.


Work in progress


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(Image credit: Larian Studios)

Today’s public build is already improved on the one I played yesterday, and Larian has been upfront about the number of bugs players can expect to face in Early Access. But it’s worth emphasising: though Baldur’s Gate 3 might already have as much dialogue and as many distractions as a finished game, it certainly isn’t one.

There will be some for whom the idea of an Early Access RPG feels intrinsically wrong - like racing the Nürburgring while it’s still being paved, or reading a series of epic fantasy novels before knowing whether the author will live to write the last one. There’s no arguing with the fact that, by playing Baldur’s Gate 3 now, you’re embarking on a journey you can’t yet finish.

Yet there’s something positive in that: the limited scope is an invitation to play - really play, to muck about and test the possibilities - rather than simply push to complete yet another RPG. This one’s worth hanging around in.

 

wtsds

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Parece que o lançamento "oficial" do jogo só no fim de 2021, mas pode ser (provável) que saia em 2022

Aff! Até la sem legendas em ptbr? Ai não da hein? Eles falaram q iam por as legendas só na versão oficial!
 

Planetfall

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Tô numa vontade de jogar esse game, e não é pouco... Mas irei esperar pela versão completa :ktriste2:ksnif
 

Crystal

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To hypado de verdade, mas vou esperar a versão final para jogar com um master race adequado.
 
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