O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

TheRedCarpet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.914
Reações
1.356
Pontos
904
Estranho, porque no caso do Chrome, basta ir no site e baixar o .deb.

Já o Brave, realmente, tem que seguir o passo a passo do site.
É, eu não sabia o q era isso de .deb, até pq está escrito que é pra Debian e eu não estava usando Debian, então eu fiquei meio perdido. MAS vi que funciona de boa. Fiz isso, instalei pelo .deb e foi tranquilão!
 

TheRedCarpet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.914
Reações
1.356
Pontos
904
Ah sim, realmente dá para confundir mesmo, mas é porque o Ubuntu se baseia no Debian.

No site vem escrito, mas nas letras miúdas :klol

Visualizar anexo 204132
É, mas o meu é o MINT!!! hehehe... Aí não tem escrito MINT, aí fiquei confuso... Mas fui no .deb e FOI!!!

Estou ADORANDO o Linux, ele evoluiu MUITO desde a época que eu conheci, qdo fazia faculdade láááá por volta do ano 2000 qdo usava Slackware (ainda existe isso? hehe). Devo colocar um dual boot no meu notebook e usar direto o Linux, deixar o Windows só pra emergências mesmo!
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.717
Reações
27.082
Pontos
1.053
É, mas o meu é o MINT!!! hehehe... Aí não tem escrito MINT, aí fiquei confuso... Mas fui no .deb e FOI!!!

Estou ADORANDO o Linux, ele evoluiu MUITO desde a época que eu conheci, qdo fazia faculdade láááá por volta do ano 2000 qdo usava Slackware (ainda existe isso? hehe). Devo colocar um dual boot no meu notebook e usar direto o Linux, deixar o Windows só pra emergências mesmo!
Tudo que funciona no Ubuntu, vai funcionar no Mint por é o Ubuntu rodando por trás.

Eu uso o Mint Cinnamon e sou suspeito.
Meu npoebook nunca mais verá Windows ahhahahahha.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Como ativar o Mac Spoofing para randomizar o endereço da placa de rede, wi-fi e bluetooth no Ubuntu/MINT?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.512
Pontos
1.069
Concordo como careca, pro usuário doméstico rolling release é a melhor opção. O cara compra uma nova GPU e não consegue rodar no Ubuntu porque a versão do mesa é de 2 meses atrás, e quando roda a performance é inferior as distros bleeding edge porque está muito atrás da versão mais recente dos drivers.

Está na hora do Ubuntu mudar esse versionamento deles. Mantêm os LTS como está, voltado para o público corporativo/servidores e as standard release muda pro formato rolling e bledding edge.

Eles estão perdendo muito espaço para o Arch, até empresas como Nvidia e Valve estão usando.

Além disso eles tem que desenvolver um sistema de Ports/AUR. O snap é péssimo, AUR é uma proposta muito mais elegante de se distribuir software por fora dos repositórios, é só um script. Você instala vários snaps e fica com os mesmas dependências instaladas no PC.

Existe um pessoal desenvolvendo um AUR pro Ubuntu, não sei a quantas anda.

 
Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.512
Pontos
1.069
Haha, eu discordo, tanto é que descasquei nos comentários. :ksafado

Não tem vantagem alguma usar RR, talvez um aprendizado de como algumas coisas funcionam, mas vc faz isso em uma VM. Em RR você perde tempo demais mantendo o sistema, precisa ficar atento as atualizações, ler changelogs, etc. No fim das contas o aprendizado está mais voltado para manutenção do sistema do que de fato algo útil.
Se for para aprender e entrar no mercado de TI, Ubuntu, Red Hat e Debian são o caminho mais óbvio, tem até certificados. E mesmo para desenvolver para o kernel, qualquer um serve, o Linus Torvald mesmo usa Fedora.

Se observar o mercado, os outros SO são todos estáveis. As versões rolling geralmente são para beta testers, seja Windows, Mac, Android, iOS.

O Ubuntu não vai mudar, o foco maior são empresas. Quem tem maior foco em usuário são distros derivadas como Mint, Pop_OS!, Elementary, Zorin, etc.

Você não precisa de bleeding edge se comprar uma nova GPU, é só atualizar o kernel e isso dá pra fazer em qualquer distro. O Mint tem até ferramenta gráfica pra isso.

A Valve só está usando Arch por um motivo: controle. Com é uma distro DIY, a Valve pode desenhar um sistema como ela bem entende. Mesma coisa de usar KDE, é mais fácil de fazer algo mais personalizado.

Mas provavelmente vão manter um repositório próprio para algumas coisas, bem como devem usar algum sistema de arquivo como BTRFS e fazer snapshots do sistema de tempos em tempos, pra ficar fácil pro usuário recuperar o sistema.

Eu gosto de alguns vídeos do Distrotube, mas eu o acho muito noob com relação a várias coisas, ele fala muita bobagem.

wR_cW0ixErz3SfgzyT68vE4YiaQHOZc4weE-pQ_dFdo.png
Bem, ser bleeding edge não quer dizer que vai virar uma distro KISS com o Arch.

É muito mais fácil pro usuário comum receber a atualização de kernel pelos repositórios que instalar por fora, alias, pro usuário comum já é difícil não ter atualizações automáticas, as pessoas emburreceram com os smartphones.

Na verdade das grandes distros só Ubuntu tem algum foco no mercado doméstico, tanto que existem computadores da Dell que vem com Ubuntu. Suse, Red Hat e Debian que tem foco total no mercado server e corporativo.

Existe sim um direcionamento da Canonocal em focar mais no mercado corporativo, mas uma boa fatia no mercado deles é voltado pro uso doméstico, foi a distro que abriu esse mercado no mundo Linux.

Sim, DT fala muita besteira, mas nessa eu concordo. Me lembro que quando o Proton foi lançado muita gente teve dificuldade de rodar no Ubuntu por conta do kernel mais antigo. A solução maia fácil pra que era noob: usar Manjaro.
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.512
Pontos
1.069
Mas nesse caso nem precisa ir para um rolling release.

O Pop_OS é quase bleeding edge, ele tem uma repo própria e nele os softwares são muito mais atualizados que os do Ubuntu. E ainda tem o Flatpak, que resolveu esse problema anos atrás.
O Fedora também segue assim, inclusive ele as vezes consegue ser ainda mais bleeding edge que todo mundo, porque a Red Hat gosta de usar a distro para testar novas coisas. Por exemplo, foi a primeira a usar Pipewire como default, já adotou o BTRFS, primeiro com Gnome 40 e agora na versão 34, estão sendos os primeiros a terem novas versões do KDE.

Sobre o kernel, o app com interface gráfica tá ali, acho que as pessoas talvez desconheçam sua existência. Já vi gente contando vantagem sobre isso em relação ao Manjaro, sendo que o Ubuntu já tinha a séculos, bem como a interface de instalar drivers.

install-new-linux-kernel-19-1.png
software_updates_additional_drivers.png
Exato, bleeding edge é mais importante que ser rolling release.

A questão do versionamento é mais para suporte, o cara instala ubuntu 20.10 e não faz o upgrade pro 21.04, as vezes nem sabe como fazer, aí fica com uma versão sem suporte em pouco tempo, sem receber mais updates e etc. Em rolling release basta ficar fazendo os updates que está tranquilo.

O ponto negativo que eu vejo em rolling release é em matéria de UI. Quando a pessoa sai do Windows 10 pro 11 (Ou como ocorreu com o Ubuntu do Unity pro Gnome) espera ter uma mudança na interface, em uma distro rolling release a interface pode mudar em uma simples atualização de sistema, isso pode confundir o usuário mais básico, mas pode ser mitigado com atualizações da UI mais espaçadas ou adicionando novos elementos paulatinamente.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Eu não recomendaria uma bleeding edge para nenhuma usuário básico. Meu mesa atualizou pra 20.0.2 e simplesmente quebrou meu display enchendo a tela de artefatos em todas as aplicações OpenGL.
Não acho que um usuário básico vá adquirir hardware mais rápido do que as versões estáveis dos drivers conseguem suportar.
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Pessoas, estou usando Ubuntu 21.04, e estão rolando uns probleminhas chatos.

Primeiro, o bluetooth padrão é ruim assim mesmo? Toda vez que ligo meu edifier w855bt, tenho que ir em settings > bluetooth e conectar manualmente. No Windows, simplesmente por estar pareado, o processo era automático assim que eu ligasse o edifier.

Segundo, vez ou outra tanto a sidebar como a "Activities" bar ficam travadas, não dá para clicar. Tenho a impressão que isso acontece quando ligo meu pen display (huion kamvas pro 16). Como uso o pen display como monitor secundário (é bom assim pois posso assistir algo enquanto desenho ^_^), quando o ligo, o monitor primário (minha TV) pisca e dá para ver brevemente o workspace se reorganizando. É um problema tão especifico que não achei nada no google ou reddit :/ Sempre tenho que reiniciar quando isso acontece, ou navegar usando alt tab e devo deixar claro que no menu estilo smartphone (onde tem os aplicativos), não dá para clicar também.

Aceito sugestões de possiveis soluções!
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Depois de muito tempo sem usar linux em casa, fiz um dual boot do kubuntu 21.04 com o windows 11, é impressionante como o gerenciador de arquivos (Dolphin) é infinitamente superior ao jurássico windows explorer, fora a velocidade de iniciar e desligar bem superior no linux, ainda não tentei instalar nenhum jogo pra usar o proton, mas honestamente depois que soube que jogos com anti cheat não funcionam, já dei uma grande desanimada.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Depois de muito tempo sem usar linux em casa, fiz um dual boot do kubuntu 21.04 com o windows 11, é impressionante como o gerenciador de arquivos (Dolphin) é infinitamente superior ao jurássico windows explorer, fora a velocidade de iniciar e desligar bem superior no linux, ainda não tentei instalar nenhum jogo pra usar o proton, mas honestamente depois que soube que jogos com anti cheat não funcionam, já dei uma grande desanimada.

Está havendo avanços nesse sentido, Back 4 Blood que usa EAC está funcional (suspeitamos que use a versão nativa de Linux que é, por natureza, menos invasiva, a escolha fica a cargo da Publisher), e certamente grandes avanços serão feitos no futuro próximo com o SteamDeck
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Está havendo avanços nesse sentido, Back 4 Blood que usa EAC está funcional (suspeitamos que use a versão nativa de Linux que é, por natureza, menos invasiva, a escolha fica a cargo da Publisher), e certamente grandes avanços serão feitos no futuro próximo com o SteamDeck
Hoje vi um vídeo do Back 4 Blood rodando no linux com o mesmo desempenho do windows.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Segue o meu review de primeiras impressões do Elementary OS como sistema principal e indiretas para outras distros.
Sistema extremamente leve.
Bem polido.
O melhor modo escuro que já vi no Linux.
Usar o Eddy tá cada vez mais difícil para instalar .deb.
O suporte a flatpak por parte da App center vai ajudar muito.
O Firefox no Elementary OS é ruim de usar.
O navegador padrão do Elementary OS também é bem ruim.
O Elementary tem vários pequenos apps que facilitam muito a produtividade.
Pela primeira vez estou vendo sentido nos botões do max e fechar do Elementary. Acho até que vou instalar o tweak para remover o maximizar e deixar apenas o fechar.
As notificações funcionam como devem: não incomodam como no Windows e KDE, mas também não são ausentes como no gnome. Funcionam na medida.
As configurações são enxutas e tem somente o que vc precisa, diferente das infinitas opções que poluem o KDE.
O sistema inicia tão rápido quanto o Windows.
E desliga mais rápido que qualquer SO, diferente do Manjaro que é lento nesse ponto.
Já falei que ele é extremamente leve e bem polido?
Tem sistema que está há anos no mercado e não consegue fazer um pequeno painel para desligar de forma decente!
Tudo flui muito bem e nada parece gambiarra como vários pontos em outras distros, como PopOS ou Manajaro Gnome.
O aproveitamento do espaço na tela é melhor que no KDE. E isso é um alento para os olhos perto de qualquer distro Gnome.

O que eu ainda não consegui:
Autenticar as minhas contas online para e-mail e calendário. Todas dão erro.

O que eu ainda não tentei:
Instalar a impressora.

O que ainda quero instalar:
Um monitor de sistema no estilo dos apps do elementary.

Instalei a Steam e no meu jogo referência para testes, as ventoinhas da minha placa de vídeo ficaram silenciosas como no Windows (diferente do Manjaro e Ubuntu/PopOS).

Faz tempo que não me empolgo com uma distro.
Até então a minha relação com as distros era trocar para tentar sanar problemas e na próxima distro adquirir um outro problema sem solução.

Até o momento, o ElementaryOS tem tudo para se tornar a minha distro de uso diário.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Só o fato de não ter system tray já inviabiliza o uso para mim
Pelo menos com o Gnome consigo resolver com extensão ou com o KDE que é nativo


Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.919
Reações
17.748
Pontos
1.053
Mas quais dos seus jogos que não funcionam via proton?

é mais ou menos isso. To com um notebook antigo mas que roda jogo ou outro, instalei o mint. E ta tão fluido, que penso em usar quando remontar o pc principal.

Usuario de PC tem mania de ter 300000 de jogos e nao jogar nada, digo por mim mesmo. Se parar pra pensar no que eu REALMENTE jogo, o linux vai me servir perfeitamente.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.681
Reações
12.582
Pontos
854
Efeito Steam Deck

3c6e2bb52c123569b1da2d70760c0f69bf18046d_2_690x388.jpeg


As estatísticas de julho foram divulgados pela Valve com várias informações interessantes, como um sutil aumento na utilização de Windows 7 (possivelmente uma fuga do Windows 11) e mais importante: pela primeira vez nos últimos anos os sistemas baseados em Linux bateram a marca de 1% de utilização na plataforma.
Outro número que chama a atenção é que o Pop!_OS alcançou o Ubuntu em número de usuários ativos na plataforma, fato que foi comemorado no Twitter pelo desenvolvedor da System65 Jeremy Soller.

52b33ac8a73fee8d9dac60ed2f02e87b88315566.png


603044ebcea2991f840fee45b4b81434339bf7aa_2_690x199.png


Conforme observado no artigo da Phoronix, é possível que devido ao anúncio do Steam Deck, muitos usuários tenham resolvido testar ou mesmo retornar ao Linux para jogar.



Estou testando o Mint aqui e gostando bastante. Inclusive vou testar alguns jogos da Steam nele, incluindo Oceanhorn que eu marquei pra usar o Próton.

Vamos ver o que vai rolar.
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Segue o meu review de primeiras impressões do Elementary OS como sistema principal e indiretas para outras distros.
Sistema extremamente leve.
Bem polido.
O melhor modo escuro que já vi no Linux.
Usar o Eddy tá cada vez mais difícil para instalar .deb.
O suporte a flatpak por parte da App center vai ajudar muito.
O Firefox no Elementary OS é ruim de usar.
O navegador padrão do Elementary OS também é bem ruim.
O Elementary tem vários pequenos apps que facilitam muito a produtividade.
Pela primeira vez estou vendo sentido nos botões do max e fechar do Elementary. Acho até que vou instalar o tweak para remover o maximizar e deixar apenas o fechar.
As notificações funcionam como devem: não incomodam como no Windows e KDE, mas também não são ausentes como no gnome. Funcionam na medida.
As configurações são enxutas e tem somente o que vc precisa, diferente das infinitas opções que poluem o KDE.
O sistema inicia tão rápido quanto o Windows.
E desliga mais rápido que qualquer SO, diferente do Manjaro que é lento nesse ponto.
Já falei que ele é extremamente leve e bem polido?
Tem sistema que está há anos no mercado e não consegue fazer um pequeno painel para desligar de forma decente!
Tudo flui muito bem e nada parece gambiarra como vários pontos em outras distros, como PopOS ou Manajaro Gnome.
O aproveitamento do espaço na tela é melhor que no KDE. E isso é um alento para os olhos perto de qualquer distro Gnome.

O que eu ainda não consegui:
Autenticar as minhas contas online para e-mail e calendário. Todas dão erro.

O que eu ainda não tentei:
Instalar a impressora.

O que ainda quero instalar:
Um monitor de sistema no estilo dos apps do elementary.

Instalei a Steam e no meu jogo referência para testes, as ventoinhas da minha placa de vídeo ficaram silenciosas como no Windows (diferente do Manjaro e Ubuntu/PopOS).

Faz tempo que não me empolgo com uma distro.
Até então a minha relação com as distros era trocar para tentar sanar problemas e na próxima distro adquirir um outro problema sem solução.

Até o momento, o ElementaryOS tem tudo para se tornar a minha distro de uso diário.
Instalei aqui também, no bare metal. Gostei bastante. Oq vc não gostou no firefox? Pra mim, o ponto negativo foi apenas de os ícones de fechar e maximizar ficarem pretos, mesmo com o tema escuro do navegador, e aí não dá pra ver direito. Isso não acontece no Epiphany/Gnome Web. Porém este é um navegador bem mais limitado e o bloqueador de ads padrão dele não pega tudo que eu gostaria.
E ter o flathub na AppStore deles é muito bom!
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Instalei aqui também, no bare metal. Gostei bastante. Oq vc não gostou no firefox? Pra mim, o ponto negativo foi apenas de os ícones de fechar e maximizar ficarem pretos, mesmo com o tema escuro do navegador, e aí não dá pra ver direito. Isso não acontece no Epiphany/Gnome Web. Porém este é um navegador bem mais limitado e o bloqueador de ads padrão dele não pega tudo que eu gostaria.
E ter o flathub na AppStore deles é muito bom!
Foi exatamente isso que não gostei. Achei que a usabilidade do Firefox ficou bem comprometida com isso pq no meu, os botões mudavam de lugar sozinhos. Fora que ficou feio.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Existe um tema para Firefox, para deixar ele com a cara do navegador padrão. O criador atualizou ontem para o tema do Odin.

theme-odin-new.png


Vou instalar quando chegar em casa.
obrigado.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
Pergunta - tem emulador Android que preste para o Linux?

Uso muito o NOX no Windows, estou querendo colocar o laptop no linux mas se perder emulação de celular nem vou atrás.

PS.: Já tentei usar Android x86 - instalei, rodou, mas os jogos não instalam ou funcionam na plataforma ¬¬
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.178
Reações
80.862
Pontos
1.559
@nando3d e confederados do mundo Linux. Me ajudem com o notebook da minha mãe.

Acho que ele tá precisando de uma geral mesmo e vou trocar além da pasta térmica (que já foi trocada), colocar adesivos térmicos nos chips tbm que tá tudo velho.

Mas a questão minha é o seguinte: posso colocar o HD da minha mãe em outro notebook mais velho aqui que vai funcionar normalmente? Pois no Windows eu faço muito isso e ele automaticamente já instala os drivers.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
@nando3d e confederados do mundo Linux. Me ajudem com o notebook da minha mãe.

Acho que ele tá precisando de uma geral mesmo e vou trocar além da pasta térmica (que já foi trocada), colocar adesivos térmicos nos chips tbm que tá tudo velho.

Mas a questão minha é o seguinte: posso colocar o HD da minha mãe em outro notebook mais velho aqui que vai funcionar normalmente? Pois no Windows eu faço muito isso e ele automaticamente já instala os drivers.
Funciona sim
Só da problema se tiver algum hardware muito especifico como uma GPU Nvidia
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.178
Reações
80.862
Pontos
1.559
Funciona sim
Só da problema se tiver algum hardware muito especifico como uma GPU Nvidia

Show.

Pois de um que é o HP véiaco que tem gpu AMD vai pra um LG mais véiaco com full Intel. Ainda bem que não preciso mexer em nada então, vou focar aqui em dar um tapa bacana nesse LG.

A propósito. Esse Linux Mint XFCE é muito carismático. Estou começando a cogitar a mudar de sistema se esse Windows 11 for tudo isso que falam de ruim.
 
Ultima Edição:

TheRedCarpet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.914
Reações
1.356
Pontos
904
A propósito. Esse Linux Mint XFCE é muito carismático. Estou começando a cogitar a mudar de sistema se esse Windows 11 for tudo isso que falam de ruim.
Cara, eu estava tentando achar a palavra e vc definiu bem: carismático! Eu fico querendo usar ele direto no note (muito) velho que tenho aqui. Funciona mto bem, é mto leve e mto liso!! E é bonito o filho da mãe! Bem compacto e bem minimalista, sem mto fru fru. Adorei! Já testei o Zorin, o Ubuntu, o Elementary... Até o Mint Cinnamon. Nenhum me cativou tanto como o Mint XFCE!! Pra PC velho não tem o q pensar, é esse! Ressuscita defunto! hahaha
 
Ultima Edição:

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
Pergunta - tem emulador Android que preste para o Linux?

Uso muito o NOX no Windows, estou querendo colocar o laptop no linux mas se perder emulação de celular nem vou atrás.

PS.: Já tentei usar Android x86 - instalei, rodou, mas os jogos não instalam ou funcionam na plataforma ¬¬
ambox e waydroid
não sei se presta
sempre tive preguiça de instalar :kawaii
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.178
Reações
80.862
Pontos
1.559
Me ajudem aqui, por favor.

Foi um sucesso colocar o HD e trocar tudo de pastas e thermal pads. Funciona e está frio. Até ali...

Por algum motivo a placa wi-fi ele não encontrou o driver. Mas ao menos o cabo de rede ele pega.

Como faço pro meu Linux Mint XFCE encontrar o driver de rede wi-fi instalado na placa?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Me ajudem aqui, por favor.

Foi um sucesso colocar o HD e trocar tudo de pastas e thermal pads. Funciona e está frio. Até ali...

Por algum motivo a placa wi-fi ele não encontrou o driver. Mas ao menos o cabo de rede ele pega.

Como faço pro meu Linux Mint XFCE encontrar o driver de rede wi-fi instalado na placa?
Se o mint ou qualquer outra distro não encontrou na instalação, vc vai ter que fazer o trabalho.
Procure no github.
Mas te antecipo logo que o submundo dos drivers de placa wifi não é nada fácil.
A maioria das placas não tem pra linux. E os que tem são em sua maioria bem desatualizados a ponto de pararem de funcionar a qualquer atualização de kernel.
 
Topo Fundo