O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.201
Reações
81.077
Pontos
1.559
Se o mint ou qualquer outra distro não encontrou na instalação, vc vai ter que fazer o trabalho.
Procure no github.
Mas te antecipo logo que o submundo dos drivers de placa wifi não é nada fácil.
A maioria das placas não tem pra linux. E os que tem são em sua maioria bem desatualizados a ponto de pararem de funcionar a qualquer atualização de kernel.
Acho que vale o esforço, por ela.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Me ajudem aqui, por favor.

Foi um sucesso colocar o HD e trocar tudo de pastas e thermal pads. Funciona e está frio. Até ali...

Por algum motivo a placa wi-fi ele não encontrou o driver. Mas ao menos o cabo de rede ele pega.

Como faço pro meu Linux Mint XFCE encontrar o driver de rede wi-fi instalado na placa?
Se não funciona de primeira, precisa instalar o driver manualmente. Tenho um adaptador wifi USB da tp link que também só funciona instalando o driver. O esquema é procurar qual é o chip usado pelo seu adaptador. No meu caso, sabendo qual é o chip eu encontrei um repositório no github onde o cara está sempre atualizando com o driver mais recente que ele encontra.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.756
Reações
27.200
Pontos
1.053
Testando Zorin OS no meu note velho de guerra i3 terceira gen + 8GB ram e 240SSD.

Com Mint tava bacana, com Elementary ficou mais ou menos, veremos o Zorin.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.201
Reações
81.077
Pontos
1.559
Se não der, compra um dongle wifi usb e zás.
Se não funciona de primeira, precisa instalar o driver manualmente. Tenho um adaptador wifi USB da tp link que também só funciona instalando o driver. O esquema é procurar qual é o chip usado pelo seu adaptador. No meu caso, sabendo qual é o chip eu encontrei um repositório no github onde o cara está sempre atualizando com o driver mais recente que ele encontra.
Veja qual é o modelo da placa wifi, fica melhor para procurar.


Pior que pensei no dongle wifi e zás. Pois tenho um e tá jogado em algum por aqui em algum canto,

Mas pra minha sorte, eu acho. Ele se "consertou sozinho". A únicas coisas que fiz ontem de noite foi reiniciar, mexer na plaquinha. Essa monstrinha feia, por sinal:
D_NQ_NP_938283-MLB44559888707_012021-O.webp


Pra ver se não era mau contato, pois bluetooth pegava. Fiz alguns comandos que pesquisei como:
Código:
sudo apt-get -f install && sudo dpkg --configure -a
Código:
sudo dpkg --configure -a
Pois o atualizador acusava de pacote quebrado.

A tela apagou e entendi nada, mas voltou logo em seguida.

Reiniciei a máquina e fiz o
Código:
sudo apt-get update

E desliguei a máquina porque tava morrendo de sono

Quando liguei ela de volta hoje. O Wi-Fi tava pegando! :klolz
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.756
Reações
27.200
Pontos
1.053
Testando Zorin OS no meu note velho de guerra i3 terceira gen + 8GB ram e 240SSD.

Com Mint tava bacana, com Elementary ficou mais ou menos, veremos o Zorin.
Voltei pro Mint.

Mas achei até bacana a Distro.
 


FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.756
Reações
27.200
Pontos
1.053
Pior que pensei no dongle wifi e zás. Pois tenho um e tá jogado em algum por aqui em algum canto,

Mas pra minha sorte, eu acho. Ele se "consertou sozinho". A únicas coisas que fiz ontem de noite foi reiniciar, mexer na plaquinha. Essa monstrinha feia, por sinal:
D_NQ_NP_938283-MLB44559888707_012021-O.webp


Pra ver se não era mau contato, pois bluetooth pegava. Fiz alguns comandos que pesquisei como:
Código:
sudo apt-get -f install && sudo dpkg --configure -a
Código:
sudo dpkg --configure -a
Pois o atualizador acusava de pacote quebrado.

A tela apagou e entendi nada, mas voltou logo em seguida.

Reiniciei a máquina e fiz o
Código:
sudo apt-get update

E desliguei a máquina porque tava morrendo de sono

Quando liguei ela de volta hoje. O Wi-Fi tava pegando! :klolz
Creio que foi algum Osmar O os mal contato), tem sinal de oxidação nas trilhas dela.
 
D

Deleted member 120622

Po, dei muito azar aqui. Tava rodando o eOS no meu note fazia mais de ano, super estável, me arrisquei de formatar pra atualizar e a versão nova ficou um lixo completo. Não funcionou o Wifi nem instalando driver, ficou travando pra cacete, demorando pra abrir as coisas, enfim, uma m****. Uma pena pq quando funcionou estava ótimo. Vou esperar um tempo pra sair uns bug fixes. Pior que a versão antiga agora vai parar de ser atualizada, ou seja, me fodi. Coloquei o Ubuntu Mate LTS provisoriamente pq tinha apagado tudo do SSD huauahuah. Pelo menos o Ubuntu tá rodando legal, essa versão Mate é bem ok, se ficar com preguiça capaz de deixar esse mesmo até acabar o suporte em 2023, perdi a paciencia de ficar hoppando.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.397
Reações
22.005
Pontos
1.109
Nunca tive problema com o Mint, tanto dongle usb quanto placa de rede interna foram todas reconhecidas prontamente.

Aliás, o que será mais popular pra gamers, Pop ou Elementary?
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
A Pro é a paga?

Sim, 40 USD, vai substituir a versão Ultimate a partir de amanhã, dia 17/08.
Nada contra empresas cobrarem por prestar o serviço de suporte a suas distribuições, trabalhar para elaborar layouts compreensíveis para novos usuários etc, mas... quase nada do ZorinOS foi realmente a empresa que fez, as versões pagas incluem uma penca de software livre pré-instalado, eles cobram basicamente pelo suporte mesmo, mas eu gostaria de ver algo elaborado por eles para realmente ser um diferencial na distribuição... e justificar o preço!
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.310
Reações
779
Pontos
824
Se o suporte a hardware fosse melhor no Linux....claro que muito é da culpa dos fabricantes.

Coisas simples acabam não funcionando....

Aqui mesmo em um Notebook Lenovo S145.....touchpad não funciona.....teclas de comando como brilho da tela não funcionam.....coisas básicas mesmo.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.756
Reações
27.200
Pontos
1.053
Se o suporte a hardware fosse melhor no Linux....claro que muito é da culpa dos fabricantes.

Coisas simples acabam não funcionando....

Aqui mesmo em um Notebook Lenovo S145.....touchpad não funciona.....teclas de comando como brilho da tela não funcionam.....coisas básicas mesmo.
Testou com várias dristros?

Aqui, por exemplo nada disso funcionou com o MATE do Linux Mint, porém com o Cinnamon funcionou 100%.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.310
Reações
779
Pontos
824
Testou com várias dristros?

Aqui, por exemplo nada disso funcionou com o MATE do Linux Mint, porém com o Cinnamon funcionou 100%.

Já testei várias....o touch ate achei agora a pouco uma alteração para vc fazer no grub...agora as teclas de atalho somente o som funciona.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
povo, boa noite.

vi um pessoal self hosteando o próprio email e achei bem interessante, principalmente por questões de privacidade. contudo, sou um noob nesta aréa, porém disposto a aprender. alguém quotado saberia me dizer se os passos para hostear meu email corretamente são muito difíceis? algum tutorial recomendado?
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.265
Reações
11.987
Pontos
503
povo, boa noite.

vi um pessoal self hosteando o próprio email e achei bem interessante, principalmente por questões de privacidade. contudo, sou um noob nesta aréa, porém disposto a aprender. alguém quotado saberia me dizer se os passos para hostear meu email corretamente são muito difíceis? algum tutorial recomendado?

Isso é bem interessante, eu vi que existem alguns hosts também na dark web, esqueci até o nome e a utilidade.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Isso é bem interessante, eu vi que existem alguns hosts também na dark web, esqueci até o nome e a utilidade.

dei uma olhada neste sub


o bacana é q o pessoal smp incentiva o sujeito a ter seus próprios serviços hosteados. legal ver a atitude do DIY. mas ainda n pesquiser a fundo. pesquisando bem superficialmente, achei esses tutoriais:


 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Alguém que já tenha testado o novo Manjaro com Gnome 40 sabe dizer se acabaram as inconsistências e redundâncias?
O Manjaro era tipo um carro com excelente motor, porém com 3 volantes e com uma roda no teto.

nem testei, mas vejo mta gente reclamando.

enfim, o manjaro era um sistema legal, mas parece que ele cada vez mais vem ficando mais e mais bugado.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
12.382
Pontos
753
meio acre news, mas enfim. debian 11 tá ae. tô pensando em dar uma brincada, talvez até em migrar pra ele, visto q agora usarei meu humilde notebook para trabalho, assim é melhor ter um sistema estável.

Gosto do Debian mas acho que não vale a pena, tem algumas coisas meio defasadas já no lançamento e o próximo release vai vir séculos depois.

Gnome 3.38 quando já se tem Gnome 3.40 (só 40 agora pois removeram o 3. da versão)

É muito estável mas pra um usuário comum acho que não vale muito a pena não. Ficaria com algo mais atualizado, automatizado e olha que já brinquei bastante com Debian mas parei no Jessie.

Se falassem pra eu escolher entre um Debian recém lançado e um Mint por exemplo, eu iria de Mint fácil.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.732
Reações
34.970
Pontos
903
Sempre que eu instalo uma distro fico com problemas para instalar o driver de vídeo da NVIDIA, alguém aqui já conseguiu com uma 8400GS ZOTAC?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.860
Reações
10.518
Pontos
1.069
povo, boa noite.

vi um pessoal self hosteando o próprio email e achei bem interessante, principalmente por questões de privacidade. contudo, sou um noob nesta aréa, porém disposto a aprender. alguém quotado saberia me dizer se os passos para hostear meu email corretamente são muito difíceis? algum tutorial recomendado?
Eu aluguei um VPS e rodo neleum servidor de email + nextcloud, que é uma versão livre e open source do Google Drive/Dropbox: arquivos na nuvem, calendário, contatos, notas e etc.

Eu comecei a abandonar serviços de grandes empresas como Google, Dropbox e Facebook faz um tempinho, a minha primeira opção foi o Proton Mail, mas o plano gratuito deles tem muitas limitações, e o plano pago mais barato é o preço de um VPS, achei melhor migrar para um servidor privado.

Eu só não estou podendo enviar emails por enquanto, porque a empresa que eu aluguei o VPS bloqueia a porta de SMTP para novos usuários, eu fiz um pedido para liberar e eles pedem 1 mês de período de observação para evitar que spammers utilizem o serviço deles. É chato mais é importante para que empresas como Google não bloqueiem os emails vindos dos servidores deles.

No entanto eu posso receber emails tranquilamente.

Dois bom sites com tutoriais:



A parte de configurar um servidor de email é a mais difícil (postfix, dovecot, DKIM e etc), eu sugiro utilizar esse script:


Aqui o criador do script ensina a configurar desde o zero:

 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Eu aluguei um VPS e rodo neleum servidor de email + nextcloud, que é uma versão livre e open source do Google Drive/Dropbox: arquivos na nuvem, calendário, contatos, notas e etc.

Eu comecei a abandonar serviços de grandes empresas como Google, Dropbox e Facebook faz um tempinho, a minha primeira opção foi o Proton Mail, mas o plano gratuito deles tem muitas limitações, e o plano pago mais barato é o preço de um VPS, achei melhor migrar para um servidor privado.

Eu só não estou podendo enviar emails por enquanto, porque a empresa que eu aluguei o VPS bloqueia a porta de SMTP para novos usuários, eu fiz um pedido para liberar e eles pedem 1 mês de período de observação para evitar que spammers utilizem o serviço deles. É chato mais é importante para que empresas como Google não bloqueiem os emails vindos dos servidores deles.

No entanto eu posso receber emails tranquilamente.

Dois bom sites com tutoriais:



A parte de configurar um servidor de email é a mais difícil (postfix, dovecot, DKIM e etc), eu sugiro utilizar esse script:


Aqui o criador do script ensina a configurar desde o zero:



isso, era justamente do luke q estava esperando um tutorial.

vi q ele tá pra fazer do email, por hora, tô no aguardo. mas vlw aí mano.

also, fez na vultr?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Eu aluguei um VPS e rodo neleum servidor de email + nextcloud, que é uma versão livre e open source do Google Drive/Dropbox: arquivos na nuvem, calendário, contatos, notas e etc.

Eu comecei a abandonar serviços de grandes empresas como Google, Dropbox e Facebook faz um tempinho, a minha primeira opção foi o Proton Mail, mas o plano gratuito deles tem muitas limitações, e o plano pago mais barato é o preço de um VPS, achei melhor migrar para um servidor privado.

Eu só não estou podendo enviar emails por enquanto, porque a empresa que eu aluguei o VPS bloqueia a porta de SMTP para novos usuários, eu fiz um pedido para liberar e eles pedem 1 mês de período de observação para evitar que spammers utilizem o serviço deles. É chato mais é importante para que empresas como Google não bloqueiem os emails vindos dos servidores deles.

No entanto eu posso receber emails tranquilamente.

Dois bom sites com tutoriais:



A parte de configurar um servidor de email é a mais difícil (postfix, dovecot, DKIM e etc), eu sugiro utilizar esse script:


Aqui o criador do script ensina a configurar desde o zero:


Qual a vantagem de alugar ao invés de montar um na sua própria casa com um raspberry, por exemplo?
To perguntando pq sempre vejo as pessoas sugerindo isso.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.732
Reações
34.970
Pontos
903
As placas da série 8xxx funcionam apenas com os drivers da nvidia 340.96 ou versões anteriores. Para verificar qual versão está instalada, digite:

nvidia-smi

Se o driver estiver acima de 340.96, tente instalar um driver mais antigo. Este ppa, para distros Ubuntu em particular, é bom para remoção e instalação automáticas.

Bash:
sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-340

Reinicie o seu PC.

Em outras distros, teria que verificar como instalar. No Fedora, tem no repositório do RPM fusion. Recomendo usar com algum kernel LTS mais antigo, pois os novos podem quebrar.

Bash:
sudo dnf update -y
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-340xx akmod-nvidia-340xx
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-340xx-cuda #optional para cuda até suporte para 6.5

No Arch, procure por nvidia-340xx-dkms.

Mas no geral, o driver Nouveau deve atender essa placa. Se não me engano, ela já vem habilitada como padrão quando se usa Nvidia.

Ubuntu-Linux-Install-Nvidia-Driver-using-Sofware-Manager-GUI-tool.png
Vou fazer backup dos meus arquivos, instalar alguma distro e testar, valeu guerreiro!
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.860
Reações
10.518
Pontos
1.069
Qual a vantagem de alugar ao invés de montar um na sua própria casa com um raspberry, por exemplo?
To perguntando pq sempre vejo as pessoas sugerindo isso.
No caso de email eu não recomendo hostear em casa porque os grandes serviços de email geralmente bloqueiam IPs desconhecidos, outra coisa é caso sua internet caia ou falte energia na sua casa você acaba não recebendo o email.

Melhor alugar um VPS mesmo, custa em torno $5 e o downtime vai ser quase zero.

Um raspberry pi pode ser usado para hostear outras coisas: Nextcloud, XMPP/Matrix, Git e etc.

Outro custo é o do domínio, eu pago R$45 por ano em um endereço .com, mas existem outros mais baratos como .xyz que custam R$5 por ano. Peguei um .com porque parece mais profissional.
 
Topo Fundo