O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Skill_Floor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.124
Reações
744
Pontos
563
Eu gosto da fonte cantarell, mas estou preferindo fonte mais "espessas". No momento uso Paratype PT Root UI Medium.

Também percebi que Cantarell renderiza melhor no tamanho 11.4, em 11 ela fica muito fina. Se usar monitor com PPI superior à 140 não tem mais problemas com fontes.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.757
Pontos
283
Eu gosto da fonte cantarell, mas estou preferindo fonte mais "espessas". No momento uso Paratype PT Root UI Medium.

Também percebi que Cantarell renderiza melhor no tamanho 11.4, em 11 ela fica muito fina. Se usar monitor com PPI superior à 140 não tem mais problemas com fontes.

Comprei recentemente um monitor de 28" 4K, o PPI é de 157. Antes eu usava um monitor de 27" 1080p, PPI de 81 e os pixels gritavam pra mim, tanto das fontes quanto dos ícones.

Agora tudo ficou limpinho, tal como é no MacOS.

O único problema é que nem todos os apps escalam direito, pelo não no X11.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.512
Pontos
1.069
No meu notebook o ppi também é de 157 (1080p x 14”). Pra mim essa densidade é perfeita pro gnome, nem preciso aumentar o scaling como no Windows e no KDE.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.757
Pontos
283
Resolvi testar o Plasma 6, adicionei o repositório kde-unstable no meu Arch e atualizei. Foram 2 GB de updates.
Não substituiu muitos arquivos, pois vários deles foram migrando ao longo dos meses, para versões QT6.

Ao reiniciar, um dos primeiros problemas é que o tema do login não funcionava mais, então ele mudou para o modelo basico do sddm. Ele deixa por default em wayland, mas ao tentar entrar, tela preta e meu monitor ficou piscando. Reiniciei de novo e entrei em X11.

Estava uma bagunça, as escalas dos apps e da barra de tarefas estavam gigantes, tive que reconfigurar tudo, o comportamento parece que mudou em relação ao Plasma 5, em tese, ficou um pouco mais correto.

Por padrão agora a barra de tarefas flutua. Eu achei feio, então desativei.

O menu de configurações mudou, foi reorganizado, apesar de ainda ser visualmente igual. Mas moveram várias configurações de lugar, o que pode ser confuso inicialmente.

Adicionaram um overview igual ao do Gnome para se usar workspaces, inclusive funciona batendo o mouse no canto esquerdo do monitor. Eu odeio esse comportamento, pois de vez em quando o ponteiro do mouse vai parar lá sem querer.

O tema que usava era o Qogir e ele estava bem desconfigurado. Fui no menu de configurações e o botão de adicionar novos temas não funciona.
Então voltei ao tema padrão do Plasma. Uma das mudanças mais marcantes é que sumiram com aquelas bordas azuis que permeavam todos os apps do KDE. Também sumiram com várias linhas, tudo ficou mais simplificado e sem muitas bordas.

Nem todos os widgets foram atualizados, como por exemplo o de clima que eu usava, fica com uma tela de erro. Mas vasculhando o Github do widget, o autor fez uma nova versão, então baixei e instalei manualmente.

E pelo o que eu li, esse é um ponto preocupante, pois muito poucos widgets foram atualizados para o QT6. Falam do Gnome, mas o KDE também quebra extensões.
Só que enquanto no Gnome, o código em Javascript é fácil de atualizar (a ponto às vezes de outras pessoas corrigirem ou fazerem forks), os Widgets do KDE são escritos em C++ e/ou QML, que são um pouco mais difíceis de programar. E agora os widgets tem que serem pensados no Wayland também, o que adiciona um pouco mais de trabalho.

Enquanto testava, estava achando que o comportamento do sistema em X11 meio ruim, pelo visto ele foi deixado meio de lado. Então fui pesquisar direito sobre como deixar o Wayland redondo com a Nvidia e descobri que precisava configurar alguns parâmetros no grub e no mkinitcpio.

O Arch Wiki era meio confuso sobre isso, acabei achando uma explicação mais detalhada no fórum do Manjaro (hehe, quem diria).


Após reiniciar, o sistema logou em Wayland perfeitamente. Até o presente momento, estou achando excelente, melhor do que em X11. Tudo parece mais suave, parecido com o que se tem no Windows.

Até o momento as mudanças são positivas, corrigiram vários detalhezinhos da interface, parece mais limpo agora e o funcionamento em Wayland está excelente, mesmo com Nvidia. Apps parecem funcionar bem, mesmo os em Electron. Vamos ver ao longo dos dias como ele se sai, a mudança parece suave, mas acho que quem customiza mais o sistema, vai acabar não curtindo muito. As customizações padrões do sistema funcionam, é mais na questão das customizações feitas por terceiros.

RC7LAET.jpeg
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.757
Pontos
283
Dois bugs mais graves até o momento:

- Os widgets que mostram o uso de CPU e memória, que coloquei ali na barra de tarefas, congelam todo o sistema se eu clicar neles. O comportamento antigo era ele abrir um popup mostrando as informações detalhadas. Não é muito grave, já que não preciso clicar neles, basta apenas a visualização mesmo.

- Estou achando o consumo de memória excessivo. Se verem no print acima, o sistema estava usando 7 GB com 5 apps, o Firefox tinha 4 abas. Reiniciei o sistema e vi que ele inicia com 1.8~2 GB. O Plasma 5 iniciava com 1.1 GB. Eu abria umas 20 abas aqui do fórum e o consumo todo ficava em torno de 6 GB. O máximo que já usei foram 12 GB, usando Firefox, VSCodium, Postman, Emulador de Android.
No uso depois que postei aqui, fiquei navegando no fórum e chegou a 9 GB de uso, por isso estranhei. Talvez tenha vazamento de memória em algum lugar.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
Dois bugs mais graves até o momento:

- Os widgets que mostram o uso de CPU e memória, que coloquei ali na barra de tarefas, congelam todo o sistema se eu clicar neles. O comportamento antigo era ele abrir um popup mostrando as informações detalhadas. Não é muito grave, já que não preciso clicar neles, basta apenas a visualização mesmo.

- Estou achando o consumo de memória excessivo. Se verem no print acima, o sistema estava usando 7 GB com 5 apps, o Firefox tinha 4 abas. Reiniciei o sistema e vi que ele inicia com 1.8~2 GB. O Plasma 5 iniciava com 1.1 GB. Eu abria umas 20 abas aqui do fórum e o consumo todo ficava em torno de 6 GB. O máximo que já usei foram 12 GB, usando Firefox, VSCodium, Postman, Emulador de Android.
No uso depois que postei aqui, fiquei navegando no fórum e chegou a 9 GB de uso, por isso estranhei. Talvez tenha vazamento de memória em algum lugar.
no firefoca tu pode usar extensão que economiza memória
Total suspender
 


Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.910
Reações
14.570
Pontos
1.013
No uso depois que postei aqui, fiquei navegando no fórum e chegou a 9 GB de uso, por isso estranhei. Talvez tenha vazamento de memória em algum lugar.
Esse absurdo de vazamento de memória acontece comigo no Chrome quando entro em um tópico cheio de vídeo anexado e quanto mais assisto sem dar reload na página pra ele não aumentar o uso de memória mais aumenta o consumo. O Chrome já chegou desse jeito a consumir 1GB em uma só página e se aumentar muito em qualquer PC que eu esteja usando, o sistema reinicia do nada como se eu tivesse apertado uma tecla do REISUB. O problema não é o meu computador, visto que já vi esse problema em outros computadores daqui de casa. Já sabe, se tiver vendo muito vídeo em um tópico só, quando for ver outros, é melhor apertar F5 antes de ver. Funciona comigo.
 
D

Deleted member 120622

Po galera, tive que pular fora do Fedora na minha workstation, toda vez que abria um monte de VM e o uso de RAM subia o bicho começava dar uns freezes bizarros ou congelava completamente e tinha que resetar a máquina no botão. Foda. Acabei colocando o Ubuntu LTS mesmo por preguiça e até agora ok, tá faz 1 mês praticamente com a máquina ligada 24/7 sem nenhum problema. ia colocar o Debian mas o Ubuntu já vem mais automatizado. Achei até que poderia ser minha placa de vídeo que tá no bico do corvo mas no Ubuntu ficou sussa. No meu note coloquei o Debian mesmo pq não curto ficar toda hora formatando, o SSD com Fedora morreu aí já aproveitei pra trocar um pouco de ares também hehe. Alguém aí já teve algum problema parecido?
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
658
Reações
958
Pontos
193
Po galera, tive que pular fora do Fedora na minha workstation, toda vez que abria um monte de VM e o uso de RAM subia o bicho começava dar uns freezes bizarros ou congelava completamente e tinha que resetar a máquina no botão. Foda. Acabei colocando o Ubuntu LTS mesmo por preguiça e até agora ok, tá faz 1 mês praticamente com a máquina ligada 24/7 sem nenhum problema. ia colocar o Debian mas o Ubuntu já vem mais automatizado. Achei até que poderia ser minha placa de vídeo que tá no bico do corvo mas no Ubuntu ficou sussa. No meu note coloquei o Debian mesmo pq não curto ficar toda hora formatando, o SSD com Fedora morreu aí já aproveitei pra trocar um pouco de ares também hehe. Alguém aí já teve algum problema parecido?
Provavelmente isso estava acontecendo no Fedora ou por não ter swap ou a swap ser muito pequena.

Para tarefas altamente demandantes de ram é importantíssimo ter swap, senão os processos tomam a memória até das aplicações mais básicas do sistema e aí tudo começa a congelar, bem como você descreveu.

Se você lança VMs o suficiente pra consumir uns 20gb de ram, o sistema vai mesmo tentar alocar esse espaço na ram, mesmo que não tenha esse espaço todo disponível. Swap está aí para salvar a pátria.

Ubuntu por padrão aloca 2gb de swap em arquivo na partição root do sistema.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.757
Pontos
283

Driver primitivo de sincronização do Windows NT atualizado para o kernel do Linux​


Durante anos, os desenvolvedores do Wine buscaram uma API de sincronização melhor para o kernel Linux para melhor corresponder à semântica do Microsoft Windows. Postado em janeiro foi um pedido de comentários sobre um driver de kernel Linux “NTSYNC” para implementar primitivas de sincronização do Windows NT para o kernel Linux. No início do mês, foi publicada uma versão pós-RFC deste driver de código aberto e hoje a última iteração desse trabalho foi publicada na lista de discussão do kernel.

Elizabeth Figura da CodeWeavers postou os patches "v2" revisados mais recentes do driver primitivo de sincronização do NT. O código do driver atualizado corrige um rebase quebrado dos patches anteriores, melhora a documentação e revisa de maneira geral a tentativa de patch anterior v2.

Este driver NTSYNC para expor /dev/ntsync para implementar primitivas de sincronização do Microsoft Windows NT equivale a três mil linhas de novo código em sua forma atual.

A implementação dessas primitivas de sincronização do NT demonstrou oferecer o potencial para um desempenho de jogos Windows via Wine significativamente mais rápido no Linux com este driver:

Desempenho NTSYNC


Esperemos que esses patches mais recentes sejam bem revisados e que haja algum caminho claro a seguir para fazer o upstream do driver NTSYNC no kernel Linux para melhorar o desempenho dos jogos Wine / Steam Play Linux.

 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.757
Pontos
283
Eu testei o Release Candidate e desisti, estava com memory leak.
Acredito que era o mismatch de versões.
Como estava usando o repositório unstable, o QT estava na versão 6.7, mas o Plasma 6.0 requer o QT 6.6. O QT 6.7 é para o Plasma 6.1.

Visualmente, o novo tema é bem bonito, eles limaram aquelas bordas azuis dos aplicativos, agora tudo é sem bordas, meio parecido com o Gnome. Falando nisso, tem um overview que é exatamente igual ao Gnome, para uso de vários workspaces.

O maior defeito é que os temas são incompatíveis, bem como os widgets. E até o momento, não há muita coisa portada. Vai ser necessário que os desenvolvedores tenham que reescrever em QT6, além de já pensarem na compatibilidade com o Wayland.

Falando nisso, eu testei em Wayland e mesmo com Nvidia, funcionou muito bem, tudo parecia mais fluído. Em X11 estava estranhamente ruim, parecia que a performance estava oscilando. Estou no 5.27 X11 agora e não é assim, então talvez fosse algum bug.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
AMD financiou, programou e propôs especificação de código-aberto do HDMI 2.1 pra Linux.

O HDMI Forum rejeitou, quer manter tudo proprietário, fechado e pagando royalties (como faz desde 2021). A própria AMD faz parte do HDMI Forum, mas as decisões são tomadas por maioria e a AMD perdeu. HDMI por USB-C (direto, sem conversor) já deixou de ser desenvolvido pelo mesmo motivo. Hoje o que temos é DisplayPort over USB-C e, se no seu hub usb-c tem saída HDMI, você tem um conversor de DP pra HDMI. É hardware. Funciona, mas agrega custo.

A AMD recomenda o uso de DisplayPort pra quem quiser usar 4k120 e superiores no Linux.

Então, tá no Linux? Displayport e pnc do HDMI Forum...

...o que resolve o problema dos monitores, mas não das TVs. TV você vai precisar de hardware ativo (com a própria fonte de alimentação, externo, mais custo).
 

kdemo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
64
Reações
157
Pontos
694
AMD financiou, programou e propôs especificação de código-aberto do HDMI 2.1 pra Linux.

O HDMI Forum rejeitou, quer manter tudo proprietário, fechado e pagando royalties (como faz desde 2021). A própria AMD faz parte do HDMI Forum, mas as decisões são tomadas por maioria e a AMD perdeu. HDMI por USB-C (direto, sem conversor) já deixou de ser desenvolvido pelo mesmo motivo. Hoje o que temos é DisplayPort over USB-C e, se no seu hub usb-c tem saída HDMI, você tem um conversor de DP pra HDMI. É hardware. Funciona, mas agrega custo.

A AMD recomenda o uso de DisplayPort pra quem quiser usar 4k120 e superiores no Linux.

Então, tá no Linux? Displayport e pnc do HDMI Forum...

...o que resolve o problema dos monitores, mas não das TVs. TV você vai precisar de hardware ativo (com a própria fonte de alimentação, externo, mais custo).
Eu estava acompanhando essa novela, pois recentemente comprei uma LG C3 42". Só depois descobri que não tem como usar FreeSync, 120hz 4:4:4 e etc, o que atrapalha muito no meu uso para PC.
Vou ter que fazer o que comentou, comprar um adaptador DisplayPort > HDMI, infelizmente...

A transição completa para linux vai ter que esperar um pouco, vou ter que manter o dual boot com windows ate chegar o adaptador.
 

kdemo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
64
Reações
157
Pontos
694
E tem alguma preferência por marca? Acho que vou comprar também um displayport.
Se o povo e as empresas parassem de usar software proprietário, teríamos vencido essa guerra.
Pelo que andei pesquisando, esse aliexpress.com/item/1005005726773653.html foi o mais barato que encontrei, e tem teste na internet falando que fuciona 4k 120hz freesync 4:4:4 hdr.
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.596
Reações
15.899
Pontos
403
Tenho EndeavourOS em máquina virtual e a atualização lá não mostrou Plasma 6. Mas deve aparecer nos próximos dias.

De todo modo, não tenho muita fé que isso fará algum milagre sobre a dupla Nvidia+Wayland. O que me deixa inclinado a comprar uma AMD caso apareça a oportunidade de atualizar a placa de video.
 

kdemo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
64
Reações
157
Pontos
694
O problema é que vi aqui que tanto meu notebook como MOBO do meu desktop só tem entrada HDMI.
Tem algum conversor?
Não sei te falar, pois só pesquisei sobre displayport > hdmi para minha placa de video (AMD RX 5500 XT)

Tem ver qual sua placa de video e qual tv/monitor vc quer conectar.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Tenho EndeavourOS em máquina virtual e a atualização lá não mostrou Plasma 6. Mas deve aparecer nos próximos dias.

De todo modo, não tenho muita fé que isso fará algum milagre sobre a dupla Nvidia+Wayland. O que me deixa inclinado a comprar uma AMD caso apareça a oportunidade de atualizar a placa de video.
Todo mundo esta dizendo que Wayland no Plasma 6 esta muito mais estavel, acho que vale o teste
Eu mesmo preciso criar coragem para formatar e testar aqui
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.757
Pontos
283
Tenho EndeavourOS em máquina virtual e a atualização lá não mostrou Plasma 6. Mas deve aparecer nos próximos dias.

De todo modo, não tenho muita fé que isso fará algum milagre sobre a dupla Nvidia+Wayland. O que me deixa inclinado a comprar uma AMD caso apareça a oportunidade de atualizar a placa de video.

Está no repositório Testing, tem como usar já se habilitar, mas deve sair em breve pro repositório Stable.

Sobre Nvidia + Wayland, eu testei o Plasma 6 RC e funcionou perfeitamente, em Wayland vc tem a mesma fluidez que existe no Windows, achei isso bem interessante, só assim vc percebe como o Xorg vai aos trancos e barrancos.

Quando sair o update, vou usar Wayland.

Eu saí do 6 RC e voltei pro 5.27, porque estava usando o repositório Unstable na época e lá o QT estava numa versão muito avançada, o que bugava o sistema e dava vazamento de memória. No 5.27, o Wayland não funciona muito bem.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.757
Pontos
283
Aproveitando, deixo aqui o tutorial para usar o Wayland plenamente com Nvidia:

O primeiro passo é habilitar a configuração do modo kernel DRM. para GRUB está em /etc/default/grub em GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT= . Não exclua nada, apenas adicione nvidia_drm.modeset=1

sudo nano /etc/default/grub

Código:
GRUB_DEFAULT=saved
GRUB_TIMEOUT=5
GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden
GRUB_DISTRIBUTOR="Manjaro"
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nvidia_drm.modeset=1 quiet <...> udev.log_priotity=3"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Depois disso, você define as opções do módulo para a variável do módulo nvidia em /etc/modprobe.d/nvidia-power-management.conf e adicione options nvidia NVreg_PreserveVideoMemoryAllocations=1


nano /etc/modprobe.d/nvidia-power-management.conf

options nvidia NVreg_PreserveVideoMemoryAllocations=1

O próximo passo é adicionar seus módulos ao initramfs editando /etc/mkinitcpio.conf e adicionando nvidia , nvidia_drm , nvidia_uvm e nvidia_modeset a MODULES.

sudo nano /etc/mkinitcpio.conf

MODULES="crc32c nvidia nvidia_drm nvidia_uvm nvidia_modeset"

Em seguida, você gera o initramfs para adicionar as alterações feitas.

sudo mkinitcpio -P

Agora, para gerar grub.cfg

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Antes de reiniciar, você precisa habilitar os scripts que permitem ativar o sistema da suspensão/hibernação usando o systemd.

nvidia-resume.service é necessário para o Gnome e seu gerenciador de exibição GDM. É altamente recomendável não usá-lo com outros desktops ou gerenciadores de exibição.
** Preservar memória de vídeo após suspensão - ArchWiki para mais informações

sudo systemctl enable nvidia-suspend.service nvidia-hibernate.service nvidia-resume.service

Ao inicializar, você poderá notar que o boot splash é animado pela primeira vez e sua tela de login deve ter a opção de escolher Wayland, se ainda não estiver selecionado.

Para obter informações sobre laptops com NVIDIA Optimus
gráficos híbridos - GPU integrado Intel / AMD e GPU discreto Nvidia , sinta-se à vontade para compartilhar suas descobertas após explorar!
*** NVIDIA Optimus -ArchWiki

* Configuração do modo Kernel DRM -ArchWiki

** Preservar memória de vídeo após suspensão -ArchWiki

*** Nvidia Optimus -ArchWiki

 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Aproveitando, deixo aqui o tutorial para usar o Wayland plenamente com Nvidia:

O primeiro passo é habilitar a configuração do modo kernel DRM. para GRUB está em /etc/default/grub em GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT= . Não exclua nada, apenas adicione nvidia_drm.modeset=1

sudo nano /etc/default/grub

Código:
GRUB_DEFAULT=saved
GRUB_TIMEOUT=5
GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden
GRUB_DISTRIBUTOR="Manjaro"
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nvidia_drm.modeset=1 quiet <...> udev.log_priotity=3"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Depois disso, você define as opções do módulo para a variável do módulo nvidia em /etc/modprobe.d/nvidia-power-management.conf e adicione options nvidia NVreg_PreserveVideoMemoryAllocations=1


nano /etc/modprobe.d/nvidia-power-management.conf

options nvidia NVreg_PreserveVideoMemoryAllocations=1

O próximo passo é adicionar seus módulos ao initramfs editando /etc/mkinitcpio.conf e adicionando nvidia , nvidia_drm , nvidia_uvm e nvidia_modeset a MODULES.

sudo nano /etc/mkinitcpio.conf

MODULES="crc32c nvidia nvidia_drm nvidia_uvm nvidia_modeset"

Em seguida, você gera o initramfs para adicionar as alterações feitas.

sudo mkinitcpio -P

Agora, para gerar grub.cfg

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Antes de reiniciar, você precisa habilitar os scripts que permitem ativar o sistema da suspensão/hibernação usando o systemd.



sudo systemctl enable nvidia-suspend.service nvidia-hibernate.service nvidia-resume.service

Ao inicializar, você poderá notar que o boot splash é animado pela primeira vez e sua tela de login deve ter a opção de escolher Wayland, se ainda não estiver selecionado.



* Configuração do modo Kernel DRM -ArchWiki

** Preservar memória de vídeo após suspensão -ArchWiki

*** Nvidia Optimus -ArchWiki


Valeu brother! Depois vou testar.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.910
Reações
14.570
Pontos
1.013
Texto bom para refletir. Por que usar licença GPL do que a licença Cuck:
Uma coisa para se pensar.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.757
Pontos
283
Texto bom para refletir. Por que usar licença GPL do que a licença Cuck:
Uma coisa para se pensar.

Depende do propósito do software.

O GPL é muito restritivo, só usaria se eu tivesse fazendo um software sem fins lucrativos, como um emulador ou algo para as pessoas usarem.

As outras licenças "cuck", por serem mais permissivas, podem fazer seu software ser usado por outras empresas e lhe dar portfólio empregatício, apesar do risco de ser cuckado.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.757
Pontos
283
Saiu o update do Plasma pro Arch agorinha, já foram pra versão 6.0.1.
Temas e widgets quebraram, então estou usando tudo padrão.

Rodando em Wayland com Nvidia, tive que ativar uma flag no Brave "Preferred Ozone platform" para Wayland, se não ficava tudo embaçado.

A interface ficou zoada inicialmente, mas era porque estava configurada para o X11 e a escala é gerada de forma diferente em Wayland. Eu uso 200%, porque uso em um monitor 4K, então tudo estava gigante.

Um ponto interessante é que agora tem HDR para ativar nas opções, mas eu achei que ficou meio sem cor. O monitor em si tem HDR, mas ele não tem os nits suficientes para alcançar o brilho necessário. Mesmo no Windows, que já testei, não fica tão bom.

Uso de memória realmente não era coisa do beta, está mais alto que na versão 5.27, iniciando com 1.5 GB, quando antes era algo em torno de 1.1 GB. O uso de CPU também está um pouco mais alto, ao menos o indicador de uso fica ali entre 3 a 4%, quando antes ele mal chegava a 1%, em uso normal.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.512
Pontos
1.069
Depende do propósito do software.

O GPL é muito restritivo, só usaria se eu tivesse fazendo um software sem fins lucrativos, como um emulador ou algo para as pessoas usarem.

As outras licenças "cuck", por serem mais permissivas, podem fazer seu software ser usado por outras empresas e lhe dar portfólio empregatício, apesar do risco de ser cuckado.
Esses dias vi um software que a licença era GPL, mas mediante uma mensalidade dava pra ter uma versão do código em MIT (ou BSD, não me lembro agora).

Acho que a ideia desse dev foi pelo menos receber algo se o software for cuckado.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo