O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.598
Reações
15.903
Pontos
403
EndeavourOS atualizou aqui para o KDE 6.0.1, mas tela preta ao iniciar com Wayland. Normal só usando o x11.
Bem, isso já acontecia aqui no 5.27. Seja por ser máquina virtual ou Nvidia; ou ambos.

De todo modo, estava lendo que G-Sync está funcionando com Wayland, mas não com 2 monitores. Não é fácil depender da Nvidia no Linux.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.765
Pontos
283
EndeavourOS atualizou aqui para o KDE 6.0.1, mas tela preta ao iniciar com Wayland. Normal só usando o x11.
Bem, isso já acontecia aqui no 5.27. Seja por ser máquina virtual ou Nvidia; ou ambos.

De todo modo, estava lendo que G-Sync está funcionando com Wayland, mas não com 2 monitores. Não é fácil depender da Nvidia no Linux.

Vc configurou o sistema como falei ali atrás? Estou usando Wayland com Nvidia nesse exato momento.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.598
Reações
15.903
Pontos
403
Vc configurou o sistema como falei ali atrás? Estou usando Wayland com Nvidia nesse exato momento.

Não sei fazer isso.

De todo modo, não é como se eu estivesse fazendo algo importante nessa máquina virtual. Simplesmente ligo de vez em quando para atualizar e ver como vai a estabilidade. E se aparecer problema, ver se resolve sozinho na atualização seguinte.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.765
Pontos
283
Não sei fazer isso.

De todo modo, não é como se eu estivesse fazendo algo importante nessa máquina virtual. Simplesmente ligo de vez em quando para atualizar e ver como vai a estabilidade. E se aparecer problema, ver se resolve sozinho na atualização seguinte.

Ah, achei que fosse em máquina física. Para fazer, basta apenas abrir o terminal e abrir os locais informados.

Sobre máquinas virtuais, parece que o Virtual Box não suporta ainda Wayland:

 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.598
Reações
15.903
Pontos
403
Ah, achei que fosse em máquina física. Para fazer, basta apenas abrir o terminal e abrir os locais informados.

Sobre máquinas virtuais, parece que o Virtual Box não suporta ainda Wayland:


Parece que o VMware Workstation Player tem esse mesmo problema.

Bem, a menos que aconteça algo trágico com meu Windows, a curto prazo não devo reinstalar o Linux em máquina fisica.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
cara, resolvi que agora com AI pra ajudar a tirar duvidas e o windows ameaçando a quebrar o ciclo bom ruim bom ruim com um bom ruim ruim ruim pior, é a hora ideal de começar a mudar. instalei mint, e usei chatgpt pra me ajudar com tudo que me impedia antes. desse vez foi. ja estou usando linux como sistema principal e estou gostando bastante. ta o basico tudo redondinho. ta instalado num ssd externo de 256gb (que veio no deck) e estou dual-boot com ele, mas por default ta bootando no linux.

unicos problemas agora são os jogos da xbox store e gamepass que não posso usar. VR que é um lixo no linux e... bom por enquanto só de grande. o resto ta de boas. até o undervolt do meu 5800x3d eu consegui por no linux igual era no windows. só a geforce q nao consegui dar undervolt, mas... f**a-se isso também, nao faz muita diferença. o maior problema agora, que não é culpa no linux, são que minhas unidades do windows são tudo ntfs e essas dão alguns problemas no linux, essa m**** de sistema proprietario b*sta do windows, então tem alguns jogos que nao posso usar as instalações que ja tenho no windows, tenho q instalar de novo. mas isso quando eu for mudar definitivamente pra linux é só reformatar em ext4 tudo e resolve. fora que tem gambiarrinha pra fazer funcionar isso do jeito q ta se eu realmente quiser.

AMD financiou, programou e propôs especificação de código-aberto do HDMI 2.1 pra Linux.

O HDMI Forum rejeitou, quer manter tudo proprietário, fechado e pagando royalties (como faz desde 2021). A própria AMD faz parte do HDMI Forum, mas as decisões são tomadas por maioria e a AMD perdeu. HDMI por USB-C (direto, sem conversor) já deixou de ser desenvolvido pelo mesmo motivo. Hoje o que temos é DisplayPort over USB-C e, se no seu hub usb-c tem saída HDMI, você tem um conversor de DP pra HDMI. É hardware. Funciona, mas agrega custo.

A AMD recomenda o uso de DisplayPort pra quem quiser usar 4k120 e superiores no Linux.

Então, tá no Linux? Displayport e pnc do HDMI Forum...

...o que resolve o problema dos monitores, mas não das TVs. TV você vai precisar de hardware ativo (com a própria fonte de alimentação, externo, mais custo).
?
to usando 4k 120hz aqui tranquilo via HDMI na minha lg c1 com rtx 4080. freesync e tudo funcionando normal
 
Ultima Edição:


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Dei um rebase do silverblue pro kinoite 40 pra testar o Plasma 6. O bom de sistemas atômicos é isso, posso dar um rebase pra sair do gnome pro kde e se quiser voltar é só dar um rollback ou um novo rebase.

De momento eu gostei das mudanças visuais, apesar de simples deixou o visual um pouco mais moderno.

Só gostaria de uma repaginada no temas dos icones, o Breeze já deu uma cansada.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.119
Reações
47.791
Pontos
2.009
cara, resolvi que agora com AI pra ajudar a tirar duvidas e o windows ameaçando a quebrar o ciclo bom ruim bom ruim com um bom ruim ruim ruim pior, é a hora ideal de começar a mudar. instalei mint, e usei chatgpt pra me ajudar com tudo que me impedia antes. desse vez foi. ja estou usando linux como sistema principal e estou gostando bastante. ta o basico tudo redondinho. ta instalado num ssd externo de 256gb (que veio no deck) e estou dual-boot com ele, mas por default ta bootando no linux.

unicos problemas agora são os jogos da xbox store e gamepass que não posso usar. VR que é um lixo no linux e... bom por enquanto só de grande. o resto ta de boas. até o undervolt do meu 5800x3d eu consegui por no linux igual era no windows. só a geforce q nao consegui dar undervolt, mas... f**a-se isso também, nao faz muita diferença. o maior problema agora, que não é culpa no linux, são que minhas unidades do windows são tudo ntfs e essas dão alguns problemas no linux, essa m**** de sistema proprietario b*sta do windows, então tem alguns jogos que nao posso usar as instalações que ja tenho no windows, tenho q instalar de novo. mas isso quando eu for mudar definitivamente pra linux é só reformatar em ext4 tudo e resolve. fora que tem gambiarrinha pra fazer funcionar isso do jeito q ta se eu realmente quiser.


?
to usando 4k 120hz aqui tranquilo via HDMI na minha lg c1 com rtx 4080. freesync e tudo funcionando normal

O linux lé NTFS sem grandes problemas, assim como outros filesystems. Tem que ver se na sua distro tem o pacote instalado, acho que é o ntfs-3g
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
O linux lé NTFS sem grandes problemas, assim como outros filesystems. Tem que ver se na sua distro tem o pacote instalado, acho que é o ntfs-3g
sim, le. mas tipo, genshin impact funcionou normal, mas o palworld eu tive que instalar uma instalacao só pro linux por que a do windows nao iniciava de jeito nenhum. dai pesquisei e parece q é por causa de problema com ntfs.

igual minhas AIs, nao ta dando pra usar a mesma instalacao do windows, to tendo q instalar tudo de novo em outra pasta pra usar no linux
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
sim, le. mas tipo, genshin impact funcionou normal, mas o palworld eu tive que instalar uma instalacao só pro linux por que a do windows nao iniciava de jeito nenhum. dai pesquisei e parece q é por causa de problema com ntfs.

igual minhas AIs, nao ta dando pra usar a mesma instalacao do windows, to tendo q instalar tudo de novo em outra pasta pra usar no linux
não seria por falta de config?
digo isso porque não monta sozinha a menos que tu configure
no mate use o gnome disk e não tenho problemas em acessar nada do w11
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
não seria por falta de config?
digo isso porque não monta sozinha a menos que tu configure
no mate use o gnome disk e não tenho problemas em acessar nada do w11
eu so novato, mas tentei dar tudo permissão de write e read, e ja ta tudo montando as partições automaticametne no boot. mas simplesmente nao executa as minhas AI na pasta q criei no windows. se é falta de config, nao sei. talvez. mas por enquanto nao consegui resolver nem com ajuda do chat gpt e google
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.027
Reações
6.895
Pontos
704
unicos problemas agora são os jogos da xbox store e gamepass que não posso usar.
Isso é a unica coisa que me mantem no Windows. Os caras com um fogo do kct de botar gamepass em tudo, mas deixam o linux de lado nesse ponto. Ainda mais hj em dia com steamdeck
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.765
Pontos
283

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Mensagens
1.204
Reações
4.618
Pontos
293
Qual o melhor sistema para ressuscitar um notebook dual core de 4gb?

Usar apenas para editar textos e assistir vídeos.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.765
Pontos
283
Correção: o note de 2gb de ram só!

Ainda recomenda esses?

Sim.

Baixa o Ventoy e instala no seu pendrive.

Depois você coloca as ISOs nesse pendrive e boota ele na máquina. Você pode testar todas essas versões sem precisar instalar.


MQ
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.911
Reações
14.578
Pontos
1.013
Correção: o note de 2gb de ram só!

Ainda recomenda esses?
MX Linux com XFCE ou LOC-OS com LXDE. Você também pode tentar o AntiX que usa icewm + Rox. O Antix também tem opção com jwm e spaceFM. Você pode também usar SpaceFM no Icewm. Geralmente manda colocar o dobro de tamanho da swap em relação ao tamanho da RAM, mas tenta botar 8GB de swap. E quando instalar tenta usar LVM nas partições, pois com isso você pode redimensioná-las online.
 
Ultima Edição:

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
658
Reações
958
Pontos
193
MX Linux ou LOC-OS com LXDE. Você também pode tentar o AntiX.
Geralmente manda colocar o dobro de tamanho da swap em relação ao tamanho da RAM, mas tenta botar 8GB de swap. E quando instalar tenta usar LVM nas partições, pois com isso você pode redimensioná-las online.
E digo mais, swap 2x o tamanho da ram diria até pra quem tem bastante ram, tipo uns 32gb. Não ter swap é um risco gigantesco quando você tá usando tanta memória que o sistema desaloca a ram ocupada pela UI pra alocar sua demanda. Congela tudo.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.911
Reações
14.578
Pontos
1.013
Pra quem quiser conhecer a distro LOC-OS:
Tem pra 32 bit e 64 bit. Com 2GB de ram eu usaria LXDE e não usava o Chrome nem ferrando. O navegador que vem nele é pra PC de poucos recursos e tem bloqueador de anúncio nele já. Talvez Firefox rode bem, já que no AntiX vem ele.

Se quiser passo por MP a comunidade de Telegram do LOC-OS. O desenvolvedor CRIADOR é do Uruguai e além de falar espanhol, fala português também.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
E digo mais, swap 2x o tamanho da ram diria até pra quem tem bastante ram, tipo uns 32gb. Não ter swap é um risco gigantesco quando você tá usando tanta memória que o sistema desaloca a ram ocupada pela UI pra alocar sua demanda. Congela tudo.
Pra alguém com 32gb só vejo sentido uma swap grande se for pra hibernar.

Tendo bastante RAM e não sendo preciso hibernar, acredito que vale a pena testar zram e ver se realmente é necessário swap.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.911
Reações
14.578
Pontos
1.013
Pra um sistema leve eu pensaria no antiX ou no Zenwalk.
Zenwalk tem base Slackware, né? Não recomenda isso pro cara não. Slackware é pra user super avançado tipo user de Gentoo.
Sim, Ventoy é a melhor ferramenta pra liveCD. Dá pra botar iso de Windows junto com a de Linux nele.

E se ele quiser usar o sistema no pendrive, ele poderia instalar o Mini OS no pendrive.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.765
Pontos
283
Pra alguém com 32gb só vejo sentido uma swap grande se for pra hibernar.

Tendo bastante RAM e não sendo preciso hibernar, acredito que vale a pena testar zram e ver se realmente é necessário swap.

Hoje em dia não vale mais a pena usar partição de swap e sim o swapfile, que salva tudo em arquivo, assim como o Windows. Ele tem o tamanho variável e se apaga quando não usado.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.598
Reações
15.903
Pontos
403
FFXIV teve update e quebrou o cliente dele no Linux como habitual. Mas dessa vez no site oficial...

----------
Known Issue After Patch 6.58 (Mar. 19)
The following issue has been confirmed.
We are currently investigating and working to address this issue.
[Current Known Issue]
- May not be possible to login normally on Steam Deck. (Steam version only)
We apologize for the inconvenience.
----------

Parece que o Steam Deck está forçando a Square prestar um pouco de atenção para jogadores no Linux.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.598
Reações
15.903
Pontos
403
Próxima semana deve sair o beta do Fedora 40. Fora algumas melhorias aqui e acolá, e o Plasma 6 para o spin KDE, não parece ter nada muito impactante em comparação ao 39. O release final do Fedora 40 está inicialmente previsto para 23 de abril.
O DNF 5 ficou para o Fedora 41.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.765
Pontos
283
Parece meme mas não é. Um usuário foi instalar um tema e descobriu que todos os seus arquivos foram apagados. :kkk



KDE precisa ter mais controle sobre isso, já que os temas do KDE envolvem códigos e binários que podem ser executados, o risco de malware existe.

No Gnome, as extensões são revisadas antes de ir ao ar e os temas são apenas arquivos css, que modificam o estilo, sem executar nada.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.598
Reações
15.903
Pontos
403
O Plasma aqui no EndeavourOS costuma usar Noto Sans como fonte padrão. Resolvi experimentar trocar por uma tal Inter, e parece ficar melhor. Embora eu não use a máquina virtual por muito tempo para ter uma noção melhor.

A auto-descrição da fonte:
- Inter is a typeface carefully crafted & designed for computer screens. Inter features a tall x-height to aid in readability of mixed-case and lower-case text. Inter is a variable font with several OpenType features, like contextual alternates that adjusts punctuation depending on the shape of surrounding glyphs, slashed zero for when you need to disambiguate "0" from "o", tabular numbers, etc.

-------
Em 24 horas a Square lançou patch para FFXIV voltar a funcionar no Steam Deck.
Aparentemente não preciso mais me preocupar quando eventualmente retornar para Linux como SO principal.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.765
Pontos
283
O Plasma aqui no EndeavourOS costuma usar Noto Sans como fonte padrão. Resolvi experimentar trocar por uma tal Inter, e parece ficar melhor. Embora eu não use a máquina virtual por muito tempo para ter uma noção melhor.

A auto-descrição da fonte:
- Inter is a typeface carefully crafted & designed for computer screens. Inter features a tall x-height to aid in readability of mixed-case and lower-case text. Inter is a variable font with several OpenType features, like contextual alternates that adjusts punctuation depending on the shape of surrounding glyphs, slashed zero for when you need to disambiguate "0" from "o", tabular numbers, etc.

-------
Em 24 horas a Square lançou patch para FFXIV voltar a funcionar no Steam Deck.
Aparentemente não preciso mais me preocupar quando eventualmente retornar para Linux como SO principal.

Testa a IBM Plex Sans
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.506
Reações
91.338
Pontos
1.503
Estava dando uma lida sobre sistemas de arquivos e me deparei com o formato BTRFS



Achei muito interessante.
Fora uma experiência muito breve com o Ubuntu há uns 10 anos, nunca tive contato com o Linux.
Estou considerando utilizá-lo como sistema único em um futuro notebook que pretendo adquirir para estudo. Considerando esse sistema de arquivos e o pouco que li sobre as distribuições, estou pensando ou na openSUSE ou na Debian. O que acham?
 
Topo Fundo