O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Eu sempre me identifiquei mais com o Debian nos servidores (uso em dois servers no trampo) e Ubuntu/Kubuntu nos desktop, mas hoje instalei o Arch no meu notebook e me pergunto, qual a magia negra dessa distro?

Tá bom é complicada de instalar mesmo como falam, mas pra quem tem experiência com Linux vale a pena para máquinas fraquinhas

Tudo no Arch achei mais rápido e leve

Quero testar agora duas coisas a versão do Wine dele e principalmente usar para instalar o plasma mobile no meu celular :klol

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.757
Reações
1.776
Pontos
879
Nunca consigo fazer uma distro baseada em arch funcionar legal, já tive problema com o antergos gnome que logo no primeiro boot já apresentava falhas referentes a tela de login e ontem fui todo supimpão instalar o manjaro KDE mas sem condições

Primeiro que logo depois da instalação estava com um tearing chatinho, como eu deixo meu monitor como principal e uso uma TV de 4K as vezes o ponteiro ficava gigantesco, eu alterava a seleção dele como principal mas depois que reiniciava parecia que perdia e afins
Aproveitei que estava com o pendrive já conectado nele e formatei de novo, mexi um pouquinho (mas nem fiz nada relevante) e fui desligar, ai ele não desligava e fui obrigado a instalar no dedão, pelo pouco que eu vi agora ele nem tá bootando mais

Talvez a única distro que tenha funcionado legal comigo logo depois de formatar foi o ubuntu mate e o elementary (mas ele tinha uns bugzinhos bobos), todas baseadas em Arch que testei tiveram probleminhas

Tô pensando se tento instalar o manjaro de novo ou se arrisco o Solus. Acho o KDE bem bonito mas na questão de usabilidade eu sofro, as vezes sem querer eu acabo adicionando widget ou fazendo alguma cagada na barra e não consigo arrumar nem fodendo hahaha
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Minha nossa que lixo essa Cinnamon do Mint 19, o consumo da bateria é algo fora do serio e chega ser quase 1% ao minuto (as vezes até mais) sendo que no XFCE era melhor (ambos ainda perdem pro WIndows)

Enquanto digitei essa linha acima perdi 2% de bateria :kwow
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Minha nossa que lixo essa Cinnamon do Mint 19, o consumo da bateria é algo fora do serio e chega ser quase 1% ao minuto (as vezes até mais) sendo que no XFCE era melhor (ambos ainda perdem pro WIndows)

Enquanto digitei essa linha acima perdi 2% de bateria :kwow
Isso me faz lembrar, estava para entrar no kernel do Linux umas melhorias específicas para diminuir consumo de energia.
Enquanto isso dá para controlar o clock do processador. Quando usava Gnome usava extensão para diminuir e impedir o clock da GPU se subir ao máximo atoa.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Isso me faz lembrar, estava para entrar no kernel do Linux umas melhorias específicas para diminuir consumo de energia.
Enquanto isso dá para controlar o clock do processador. Quando usava Gnome usava extensão para diminuir e impedir o clock da GPU se subir ao máximo atoa.

Faz tempo que ouço falar isso e até agora nada, nao tem pq essa porcaria drenar toda a bateria assim do jeito que esta, vou instalar o TLP e ver se resolve alguma coisa
 

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.757
Reações
1.776
Pontos
879
Arrisquei o manjaro budgie e até agora está bem estável, tive uma experiência bem melhor do que com o kde (não sei pq caralhos o kde ficava dando varios bugzinhos :( )

A única coisa que tenho notado é que quando estou usando o chrome ou o firefox, eu sinto que o scroll não fica fluído como deveria (parece que ele tem uns micro stuttering)
Sabem se é normal do budgie e se tem como resolver?
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Minha nossa que lixo essa Cinnamon do Mint 19, o consumo da bateria é algo fora do serio e chega ser quase 1% ao minuto (as vezes até mais) sendo que no XFCE era melhor (ambos ainda perdem pro WIndows)

Enquanto digitei essa linha acima perdi 2% de bateria :kwow

Isso me faz lembrar, estava para entrar no kernel do Linux umas melhorias específicas para diminuir consumo de energia.
Enquanto isso dá para controlar o clock do processador. Quando usava Gnome usava extensão para diminuir e impedir o clock da GPU se subir ao máximo atoa.

Dizem que a distro com o melhor consumo de energia é o Fedora, que é uma distro muito interessante e pouco valorizada aqui no Brasil.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Faz tempo que ouço falar isso e até agora nada, nao tem pq essa porcaria drenar toda a bateria assim do jeito que esta, vou instalar o TLP e ver se resolve alguma coisa
Experimenta usar alguma daquelas ferramentas de gerenciar kernel e instala um mais novo.
Não é porque o kernel já está disponível que as distros usarão.
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.588
Reações
14.106
Pontos
1.459
Eu sempre me identifiquei mais com o Debian nos servidores (uso em dois servers no trampo) e Ubuntu/Kubuntu nos desktop, mas hoje instalei o Arch no meu notebook e me pergunto, qual a magia negra dessa distro?

Tá bom é complicada de instalar mesmo como falam, mas pra quem tem experiência com Linux vale a pena para máquinas fraquinhas

Tudo no Arch achei mais rápido e leve

Quero testar agora duas coisas a versão do Wine dele e principalmente usar para instalar o plasma mobile no meu celular :klol

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Eu curto as distro Debian-like para desktop como o próprio Debian ou Ubuntu mas em servers ainda vou de Red Hat-like. Basicamente todos os meus servers aqui eu deixo no CentOS
 
D

Deleted member 120622

Interessante o Open Suse...parece bem estável.

Achei um pouco pesado na época que usei, mas já fazem alguns anos haha
Preciso testar essa nova, mas acho que no meu notebook da Xuxa aqui é melhor ficar no XFCE mesmo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Experimenta usar alguma daquelas ferramentas de gerenciar kernel e instala um mais novo.
Não é porque o kernel já está disponível que as distros usarão.

Faz dois dias que atualizei ele aqui mas fiquei na mesmo, tambem instalei e conf o TLP mas nao melhorou nada, é complicado isso a cena do Linux gostaria que o pessoal migrasse mas eles tambem nao ajudam, vou tentar a XFCE depois e caso fique na mesma volto pra versão 18
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Tem algum programa bom pra fazer uma imagem da instalação atual e sair replicando em outras máquinas? Ou um recovery exato?

Instalei um desktop com tudo configurado do jeito que eu quero e to meio perdido em como fazer isso.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Tem algum programa bom pra fazer uma imagem da instalação atual e sair replicando em outras máquinas? Ou um recovery exato?

Instalei um desktop com tudo configurado do jeito que eu quero e to meio perdido em como fazer isso.
Se a maquina destino tem um hardware identico eu recomendo o Clonezilla
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Se a maquina destino tem um hardware identico eu recomendo o Clonezilla

Po, valeu!

Conhece algum outro? Esse não tem pro freebsd :klol

Tem pro Debian. Vai servir aqui pro PC do trampo!

Edit: vi aqui que ele é live CD.. Então deve ter como usar no free bsd sim.
 
Ultima Edição:

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Po, valeu!

Conhece algum outro? Esse não tem pro freebsd :klol

Tem pro Debian. Vai servir aqui pro PC do trampo!

Edit: vi aqui que ele é live CD.. Então deve ter como usar no free bsd sim.
Usando o live cd não faz diferença o sistema
Aqui eu uso com maquinas com Windows 10 :klolz
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
A quanto tempo uso o KDE Neon?
Sai um pouco e quando voltei estava lento com a memória esgotada. A causa foi um processo Web do Firefox. Esse foi o primeiro vazamento de memória que me lembro de ver acontecer nesse sistema.
Quando usava Ubuntu com Gnome era uma ocorrência diária.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Se mais alguem aqui teve problemas com a Cinnamon do Mint 19 recomendo usar a MATE, sem tearing na imagem, bateria durando quase 3h e nenhum bug até agora
 

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.757
Reações
1.776
Pontos
879
CARAAAACA!

E esse dxvk? Testei o Witcher 3 e meusa migos que coisa linda, pode não estar 100% mas já tá bom pra porra
 

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.757
Reações
1.776
Pontos
879

:kluv:kluv:kluv

Espero que continua evoluindo
Acho que sexta/sábado eu postei aqui que ia arriscar o manjaro KDE e pra que eu fui fazer isso.... Desde então eu testei: manjaro kde que apresentou muito tearing e infelizmente dava umas bugadas aleatórias, manjaro xfce - tava gostando desse e ainda aproveitei e instalei o cinnamon pra ver como era até que eu tive a brilhante ideia de tentar atualizar os drivers e quebrei o sistema todo, solus os que infelizmente também não rolou legal comigo (logo na instalação ele já não tava dando imagem pelo displayport ai depois que instalei funcionou mas fui atualizar o driver da nvidia pelo próprio sistema e deu ruim tb...) ai fui pro ubuntu 18.04 e tava gostando bastante (foi nesse que consegui testar o witcher 3 no dxvk) e gostei mais do gnome do que imaginava que ia gostar MAAAAAAS não sei pq caralhos começou a apresentar umas msgs de erro toda hora mesmo sem eu ter feito nada ai resolvi arriscar o manjaro gnome agora HUE.

Levando em consideração que as distros do arch são bem mais difíceis de usar eu posso ter feito uma péssima escolha mas vou tentar ficar com ele agora.

A única coisa que me incomoda as vezes é que eu não consigo ter a mesma "suavidade" que tenho no windows, no GNOME por exemplo quando eu abro as aplicações ele dá uma leve engasgada (é bem leve mas não consigo melhorar e pelos videos que eu vejo parece que fica tão suave...), tento usar os últimos drivers da NVIDIA e habilitar aquelas duas opções de "Force Composition Pipeline" (alguma coisa assim) mas não resolve :(
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Pessoal, vou comprar um note usado (algo com a config provável de CPU dual core entre 1.5~2GHz, 4 GB de RAM e um gráfico integrado que seja o suficiente pra rodar a interface decentemente, como HD graphics ou as soluções AMD que geralmente são boas). Pretendo instalar Linux nele pra ter um bom desempenho em tarefas básicas e aprender a usar o sistema de forma funcional.
As distros que mais gostei até agora (por questão de beleza ou funcionalidade):
Mint com Cinnamom; Elementary OS, Deepin, Manjaro GNOME, Ubuntu GNOME). Sei que não são as distros mais leves, mas como vou executar coisas como Browser, e-mail, Netflix, YouTube, e programar coisas simples como C, Java e assembly me pareceram válidas, até porque gosto de usar um sistema bonito. Qual delas vocês recomendam? Tem alguma outra que atenda?
Obs: não sou muito fã da interface KDE

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
Pessoal, vou comprar um note usado (algo com a config provável de CPU dual core entre 1.5~2GHz, 4 GB de RAM e um gráfico integrado que seja o suficiente pra rodar a interface decentemente, como HD graphics ou as soluções AMD que geralmente são boas). Pretendo instalar Linux nele pra ter um bom desempenho em tarefas básicas e aprender a usar o sistema de forma funcional.
As distros que mais gostei até agora (por questão de beleza ou funcionalidade):
Mint com Cinnamom; Elementary OS, Deepin, Manjaro GNOME, Ubuntu GNOME). Sei que não são as distros mais leves, mas como vou executar coisas como Browser, e-mail, Netflix, YouTube, e programar coisas simples como C, Java e assembly me pareceram válidas, até porque gosto de usar um sistema bonito. Qual delas vocês recomendam? Tem alguma outra que atenda?
Obs: não sou muito fã da interface KDE

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
Olha, eu instalei o Mint 19 (com Mate, não gosto de Cinnamon) no meu velhinho (C2D T9600, 4 gb ram, Quadro fx770) e está rodando muito rapido. Muito melhor que o Elementary OS. E com menos bugs aparentes também. Eu pensei em instalar o Deepin, mas vc confia nos chineses? Eu sei que os desenvolvedores ja fizeram diversas declarações no sentido de não realizar espionagem pelo software, mas ainda tenho um pé atrás.
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Olha, eu instalei o Mint 19 (com Mate, não gosto de Cinnamon) no meu velhinho (C2D T9600, 4 gb ram, Quadro fx770) e está rodando muito rapido. Muito melhor que o Elementary OS. E com menos bugs aparentes também. Eu pensei em instalar o Deepin, mas vc confia nos chineses? Eu sei que os desenvolvedores ja fizeram diversas declarações no sentido de não realizar espionagem pelo software, mas ainda tenho um pé atrás.
Sim. Pelo que eu vi apesar de ser o mais "feinho" o Mint é o mais funcional e estável dessas opções... Tem como fazer umas personalizações pra melhorar a aparência dele no MATE?

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Tenho um problema no KDE Neon e Kubuntu 18.04 onde eu não consigo entrar, digito minha senha, a tela fica preta como se fosse entrar e volta pra tela de login. Parece ser um problema no greeter (sddm o nome). Só consigo entrar abrindo outro tty (Ctrl alt f2), entrando no terminal e iniciando o startx.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
Sim. Pelo que eu vi apesar de ser o mais "feinho" o Mint é o mais funcional e estável dessas opções... Tem como fazer umas personalizações pra melhorar a aparência dele no MATE?

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
Creio que sim, mas ainda não tive tempo de ir a fundo no sistema.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.054
Pontos
1.774
Olha, eu instalei o Mint 19 (com Mate, não gosto de Cinnamon) no meu velhinho (C2D T9600, 4 gb ram, Quadro fx770) e está rodando muito rapido. Muito melhor que o Elementary OS. E com menos bugs aparentes também. Eu pensei em instalar o Deepin, mas vc confia nos chineses? Eu sei que os desenvolvedores ja fizeram diversas declarações no sentido de não realizar espionagem pelo software, mas ainda tenho um pé atrás.
Eu prefiro o Mint por ser mais estável mesmo.
Mas o Deepin é uma bela distribuição eu GARANTO que os dados coletados não chegam nem aos pés do que o Microsoft, Google ou Apple coletam.
Aliás anunciaram que a loja do Deepin (que coletava dados para saber os aplicativos preferidos, e as configurações do PC de quem procurava) não vai mais coletar os dados...
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Eu prefiro o Mint por ser mais estável mesmo.
Mas o Deepin é uma bela distribuição eu GARANTO que os dados coletados não chegam nem aos pés do que o Microsoft, Google ou Apple coletam.
Aliás anunciaram que a loja do Deepin (que coletava dados para saber os aplicativos preferidos, e as configurações do PC de quem procurava) não vai mais coletar os dados...
O código é aberto e já verificaram que não tem nada.

Agora, eu não recomendo instalar nesse note, porque o Deepin é meio pesado, pois tem várias firulas gráficas.
Obrigado pelas respostas. Vou olhar com mais calma o Mint e o Deepin. Até porque ainda não tenho certeza de qual config vai ter o note. Sobre o Manjaro, o pessoal não recomenda nada? (Principalmente com gnome)

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Eu prefiro o Mint por ser mais estável mesmo.
Mas o Deepin é uma bela distribuição eu GARANTO que os dados coletados não chegam nem aos pés do que o Microsoft, Google ou Apple coletam.
Aliás anunciaram que a loja do Deepin (que coletava dados para saber os aplicativos preferidos, e as configurações do PC de quem procurava) não vai mais coletar os dados...
O código é aberto e já verificaram que não tem nada.

Agora, eu não recomendo instalar nesse note, porque o Deepin é meio pesado, pois tem várias firulas gráficas.
Obrigado pelas respostas. Vou olhar com mais calma o Mint e o Deepin. Até porque ainda não tenho certeza de qual config vai ter o note. Sobre o Manjaro, o pessoal não recomenda nada? (Principalmente com gnome)

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Pessoal, vou comprar um note usado (algo com a config provável de CPU dual core entre 1.5~2GHz, 4 GB de RAM e um gráfico integrado que seja o suficiente pra rodar a interface decentemente, como HD graphics ou as soluções AMD que geralmente são boas). Pretendo instalar Linux nele pra ter um bom desempenho em tarefas básicas e aprender a usar o sistema de forma funcional.
As distros que mais gostei até agora (por questão de beleza ou funcionalidade):
Mint com Cinnamom; Elementary OS, Deepin, Manjaro GNOME, Ubuntu GNOME). Sei que não são as distros mais leves, mas como vou executar coisas como Browser, e-mail, Netflix, YouTube, e programar coisas simples como C, Java e assembly me pareceram válidas, até porque gosto de usar um sistema bonito. Qual delas vocês recomendam? Tem alguma outra que atenda?
Obs: não sou muito fã da interface KDE

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
Amigo, por questão de beleza, você pode instalar qualquer distro. O que manda é a interface gráfica. Dependendo da que você escolher, você literalmente faz o que quiser com ela. São altamente personalizáveis.
No meu caso, eu tenho Antergos (outra distro Arch-based, assim como o Manjaro) e instalei XFCE, que é bem feio por padrão. Pesquisei umas personalizações no YT e ficou lindão (além de não ser pesado).
Depois de escolher de fato sua distro, recomendo dar uma olhada em tutoriais de personalização pra deixar ao seu gosto.
PS. : Pro meu XFCE, me baseei neste vídeo:

Mas recomendo este canal aqui (https://www.youtube.com/channel/UCi4uPLyx-LRhniBOLo-36bQ/featured) caso goste de GNOME.
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.227
Reações
2.031
Pontos
964
Vou fazer um micro relato aqui.
Estou num trampo em que fico alguns periodos sem fazer literalmente nada. O note do trampo tem um i3-4005U, 4gb RAM e etc.... ou seja bem simples.
Resolvi fazer um teste, tenho um "pendrive" com um ssd msata de 32gb (consigo valores de leitura e escrita parecidos com o de um HD de note normal), então resolvi instalar o lubunto nele e tem funcionado muito bem. Instalei steam nele e consigo jogar coisas bem leves nele (Slay the Spire e Darkest Dungeon por enquanto).
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Olha, eu instalei o Mint 19 (com Mate, não gosto de Cinnamon) no meu velhinho (C2D T9600, 4 gb ram, Quadro fx770) e está rodando muito rapido. Muito melhor que o Elementary OS. E com menos bugs aparentes também. Eu pensei em instalar o Deepin, mas vc confia nos chineses? Eu sei que os desenvolvedores ja fizeram diversas declarações no sentido de não realizar espionagem pelo software, mas ainda tenho um pé atrás.
Tem o Manjaro Deepin que pode ser uma opção mas confiável para utilizar o Deepin.

Ainda tenho um pé atrás com o Deepin porque eles estavam usando uma ferramenta proprietária terceirizada (uma espécie de Google Analytics chinesa) para coletar dados de uso da Deepin Store.

Eles retiraram essa ferramenta na última versão:
https://www.deepin.org/en/2018/07/20/statement-on-canceling-cnzz-statistics-in-the-deepin-app-store/

Mas como irei saber se não existe algo a mais dentro do sistema?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
CARAAAACA!

E esse dxvk? Testei o Witcher 3 e meusa migos que coisa linda, pode não estar 100% mas já tá bom pra porra
Eu postei alguns meses atrás sobre o DXVK, antes de vender a minha 1070 eu conseguia uma performance muito boa em TW3. Com o DXVK finalmente temos jogos DirectX 11 no Linux.

Eu só quero que a indústria mude de vez para o Vulkan, porque a compatibilidade do Wine com jogos Vulkan é praticamente perfeita, jogos como Wolfenstein II estavam jogáveis no Wine no dia do lançamento, somente com alguns gliches no áudio que foram resolvidos em pouco tempo:

 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.054
Pontos
1.774
Eu vou repetir aqui...eu duvido que o Deepin colete mais informações que a Microsoft, Google e Apple coletam.
Na verdade acho que eles não coletam nem 5% do que essas outras coletam.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
12.352
Pontos
753
Eu postei alguns meses atrás sobre o DXVK, antes de vender a minha 1070 eu conseguia uma performance muito boa em TW3. Com o DXVK finalmente temos jogos DirectX 11 no Linux.

Eu só quero que a indústria mude de vez para o Vulkan, porque a compatibilidade do Wine com jogos Vulkan é praticamente perfeita, jogos como Wolfenstein II estavam jogáveis no Wine no dia do lançamento, somente com alguns gliches no áudio que foram resolvidos em pouco tempo:



Não manjo muito de jogos no Linux mas me parece que Vulkan já é suportado no Linux a algum tempo.

Se as devs partissem logo para a adoção em massa ao Vulkan, seria bem mais simples portar um jogo para Linux e nem precisaria do Wine para rodar os jogos.
 
Topo Fundo