O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.993
Reações
12.362
Pontos
753
Valeu pela dica, vou dar uma pesquisada

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
Até hoje as únicas máquinas que tive problemas de driver no Linux foram máquinas bem antigas que usavam as desgraças de vídeo SIS ou VIA.

Baixe uma versão mais nova do Lubuntu e teste.

Pelo que vi é um Netbook bem simples esse modelo. Não teria porquê não ter os drivers.

O problema maior aí seria de performance mesmo...
 

Caio-mas-levanto

Veterano
Mensagens
245
Reações
350
Pontos
138
Até hoje as únicas máquinas que tive problemas de driver no Linux foram máquinas bem antigas que usavam as desgraças de vídeo SIS ou VIA.

Baixe uma versão mais nova do Lubuntu e teste.

Pelo que vi é um Netbook bem simples esse modelo. Não teria porquê não ter os drivers.

O problema maior aí seria de performance mesmo...
Exatamente, ele estava muito lento e com essa versão ficou legalzinho.
To tentando achar o driver antes de tentar a versão mais recente do lubuntu, pois até o driver da tela touch ele instalou, só o de som que não to achando.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.993
Reações
12.362
Pontos
753
Exatamente, ele estava muito lento e com essa versão ficou legalzinho.
To tentando achar o driver antes de tentar a versão mais recente do lubuntu, pois até o driver da tela touch ele instalou, só o de som que não to achando.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
Instalou uma versão mais recente do Lubuntu?

Talvez o driver esteja instalado só não está com o controle de volume habilitado.

É bem estranho até o touch funcionar e o som que é algo mais simples de ativar não funcionar.

Essa versão que você instalou é muito antiga.

Instale a última versão, 20.04 daqui:

Se mesmo assim o som não funcionar tente isso:
 
Ultima Edição:

Caio-mas-levanto

Veterano
Mensagens
245
Reações
350
Pontos
138
Instalou uma versão mais recente do Lubuntu?

Talvez o driver esteja instalado só não está com o controle de volume habilitado.

É bem estranho até o touch funcionar e o som que é algo mais simples de ativar não funcionar.

Essa versão que você instalou é muito antiga.

Instale a última versão, 20.04 daqui:

Se mesmo assim o som não funcionar tente isso:
Consegui habilitar o som! Hoje apareceu uma mensagem de atualização, fiz ela e começou a funcionar. Obrigado pelas dicas!!
Agora só vou ver se arrumo o editor de texto, pq ele fica meio que "piscando" enquanto digita, vou ver se acho um mais basico do que já está (AbiWord).


Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Exatamente, ele estava muito lento e com essa versão ficou legalzinho.
To tentando achar o driver antes de tentar a versão mais recente do lubuntu, pois até o driver da tela touch ele instalou, só o de som que não to achando.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Siga o exemplo do @BCoisa .
Se funcionoua té o touch com certeza tem algum jeito do som funcionar ai.
Mesmo que não tenha o driver certinho (do fabricante) existem drivers open source "genéricos" que podem funcionar. Normalmente são inclusos no próprio Kernel, e ai é só habilitar. Se mesmo assim não der, dá pra tentar "manualmente".
 


Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Putz galera,

Não consigo me dar bem com o ubuntu. Toda hora aparece um bug que me faz abandonar o sistema..

Agora é o volume do fone do headset que ficou baixo do nada. Com outro fone de ouvido vai normal, mas esse headset também estava normal.. vai entender.
 
D

Deleted member 120622

Putz galera,

Não consigo me dar bem com o ubuntu. Toda hora aparece um bug que me faz abandonar o sistema..

Agora é o volume do fone do headset que ficou baixo do nada. Com outro fone de ouvido vai normal, mas esse headset também estava normal.. vai entender.
Que bizarro, aqui ainda não deu nada por enquanto
 

Caio-mas-levanto

Veterano
Mensagens
245
Reações
350
Pontos
138
Essa versão é bem antiga, acho que compensa atualizar pras mais novas
Qdo fui instalar, por ser um netbook fraquinho, pensei que a mais recente nao ia rolar. Tanto que até no site do lubuntu falava que pra pcs mais antigos essa versão era a mais recomendada, por isso fui nela.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.606
Pontos
1.179
To achando que para quem tem notebooks hibridos com NVIDIA, a solução para não ter dor de cabeça alguma é usar o novo Pop_OS! mesmo.
Refinaram DEMAIS o SO para não ter bugs.

Tem como salvar meu ambiente KDE hoje, formatar, instalar o Pop, instalar o KDE, e depois fazer um backup?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.993
Reações
12.362
Pontos
753
To achando que para quem tem notebooks hibridos com NVIDIA, a solução para não ter dor de cabeça alguma é usar o novo Pop_OS! mesmo.
Refinaram DEMAIS o SO para não ter bugs.

Tem como salvar meu ambiente KDE hoje, formatar, instalar o Pop, instalar o KDE, e depois fazer um backup?
Dá uma lida completa no artigo abaixo que tem algumas opções sobre como fazer backup das configurações.

Eu não tenho como testar pois faz anos que não uso mais o KDE:

Hoje em dia meu limite é LXDE ou XFCE.

Acima disso eu já evito fortemente.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.606
Pontos
1.179
Dá uma lida completa no artigo abaixo que tem algumas opções sobre como fazer backup das configurações.

Eu não tenho como testar pois faz anos que não uso mais o KDE:

Hoje em dia meu limite é LXDE ou XFCE.

Acima disso eu já evito fortemente.
Vou dar uma olhada, mas acho que vou deixar como tá por um tempo, já me incomodei demais semana passada com SO's, preciso voltar a programar kkkkkk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Resolvi minhas tretas com o Ryzen e o Virtualbox no Linux. Tive que passar por algumas distros: Kubuntu 20.04 e Ubuntu 20.04 (todas bugadas demais, não funcionava um ou outro compartilhamento smb e o som do meu headset não saía). OpenSuse, os compartilhamentos funcionaram mas o som do headset não, e o Virtualbox bugava também.

Instelei o KDE Neon. Funcionou tudo que eu precisava, a única coisa que eu não gostei foi que ele quebrou uma libssh4 que eu precisava pra instalar o Remmina.. mas fora isso tá tudo liso. Achei estranho que ele tem um pkg pŕoprio dentro do apt.. ele não deixa usar o apt upgrade por exemplo.. preciso entender o que fizeram no gerenciador de pacotes, mas eu consegui atualizar com o apt full-upgrade.

O online accounts é um pouco bugado. Não montou o google drive no dolphin, mesmo instalando o pacote kio-gdrive.

De resto, gostei muito do KDE. Achei um DE bem leve, bonito e funcional. Eu so tudo muito sem grandes customizações.

Acho que essa vai ser a minha distro de uso contínuo nesse computador.



Edit: No KDE Neon não vem aquele pacote dos ubuntus que ficam mandando report pra canonical. Aquela m**** buga toda hora dizendo que o aplicativo encontrou um problema. Quem quiser desinstalar é só usar o comando

sudo apt-get remove apport apport-symptoms
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Ubuntu e Kubuntu acabaram de sair, vão apresentar bugs mesmo. Sempre tem uma atualização grande depois de um tempo que corrige os bugs, versão 20.04.01.

O KDE Neon provavelmente ainda está usando a 18.04.03.

Antes de voltar pro Windows eu estava usando o Kubuntu 19.10, com o PPA do Kubuntu para receber o Plasma 5.18. Esta liso, sem bugs.

Sim, ele usa o repo do bionic.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Um vídeo com todas as 7 versões novas do Ubuntu...
Legal pra quem quer conhecer...
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.582
Pontos
1.714
Fui testar o Kubuntu novo num Acer E-15 e ele só instala em BIOS, não em UEFI

Curiosamente, o USB Live boota em UEFI


Fedora 32 instalou certinho mas tem algumas arestas pendentes como a falta de uma pá de cores do retroarch.

Edit: Pop OS nem o live usb boota, dá erro no na assinatura UEFI..
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Resolvi minhas tretas com o Ryzen e o Virtualbox no Linux. Tive que passar por algumas distros: Kubuntu 20.04 e Ubuntu 20.04 (todas bugadas demais, não funcionava um ou outro compartilhamento smb e o som do meu headset não saía). OpenSuse, os compartilhamentos funcionaram mas o som do headset não, e o Virtualbox bugava também.

Instelei o KDE Neon. Funcionou tudo que eu precisava, a única coisa que eu não gostei foi que ele quebrou uma libssh4 que eu precisava pra instalar o Remmina.. mas fora isso tá tudo liso. Achei estranho que ele tem um pkg pŕoprio dentro do apt.. ele não deixa usar o apt upgrade por exemplo.. preciso entender o que fizeram no gerenciador de pacotes, mas eu consegui atualizar com o apt full-upgrade.

O online accounts é um pouco bugado. Não montou o google drive no dolphin, mesmo instalando o pacote kio-gdrive.

De resto, gostei muito do KDE. Achei um DE bem leve, bonito e funcional. Eu so tudo muito sem grandes customizações.

Acho que essa vai ser a minha distro de uso contínuo nesse computador.



Edit: No KDE Neon não vem aquele pacote dos ubuntus que ficam mandando report pra canonical. Aquela m**** buga toda hora dizendo que o aplicativo encontrou um problema. Quem quiser desinstalar é só usar o comando

sudo apt-get remove apport apport-symptoms

Mais um detalhe.

Ele não tem pacotes snap.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.606
Pontos
1.179
Fui testar o Kubuntu novo num Acer E-15 e ele só instala em BIOS, não em UEFI

Curiosamente, o USB Live boota em UEFI


Fedora 32 instalou certinho mas tem algumas arestas pendentes como a falta de uma pá de cores do retroarch.

Edit: Pop OS nem o live usb boota, dá erro no na assinatura UEFI..
Caramba bizarro ein? Ambos instalei em UEFI aqui, isso que to em dual boot.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.606
Pontos
1.179
É por essas coisas que eu tenho um medo fudido de testar outra distro depois que uma está funcionando perfeitamente.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
É por essas coisas que eu tenho um medo fudido de testar outra distro depois que uma está funcionando perfeitamente.
Rapaz, aqui eu instalaria o KDE Neo 10x se fosse preciso :klolwtf


Gostei mesmo dessa bagaça. Só não sei como cagaram a libssh4. O Remmina não instala por conta dessa lib, fora isso tá perfeito.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Rapaz, aqui eu instalaria o KDE Neo 10x se fosse preciso :klolwtf


Gostei mesmo dessa bagaça. Só não sei como cagaram a libssh4. O Remmina não instala por conta dessa lib, fora isso tá perfeito.
Se você gosta do KDE por não usa o KRDC no lugar do Remmina?

E se você precisa mesmo do Remmina também e possível instalar a versão em flatpak

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Se você gosta do KDE por não usa o KRDC no lugar do Remmina?

E se você precisa mesmo do Remmina também e possível instalar a versão em flatpak

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Eu comecei a usar o kde essa semana :klol

Eu instalei o vinagre. Tá servindo bem, mas qual o nome desse pacote ?

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Eu comecei a usar o kde essa semana :klol

Eu instalei o vinagre. Tá servindo bem, mas qual o nome desse pacote ?

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
O nome é krdc mesmo

Tem as mesmas funções do Remmina, só que feito para o KDE

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.993
Reações
12.362
Pontos
753
Passando só pra dizer que o Xubuntu 20.04 com Xanmod Kernel 5.6.8 está voando.

Muito rápido mesmo, mesmo eu usando um SSD Kingston V300 fuleiro.

Estou fazendo uns testes, talvez coloque ele como sistema principal no outro SSD, um Plextor M6S fuleiro também mas mais rápido que o Kingston.

Nenhum bug no sistema que eu tenha percebido.

Tudo estável e muito rápido.

Está muito superior ao LTS anterior de 2018.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.606
Pontos
1.179
O nome é krdc mesmo

Tem as mesmas funções do Remmina, só que feito para o KDE

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Na minha empresa usamos Remina também para acessar algumas máquinas Windows, obrigado pela dica.

Passando só pra dizer que o Xubuntu 20.04 com Xanmod Kernel 5.6.8 está voando.

Muito rápido mesmo, mesmo eu usando um SSD Kingston V300 fuleiro.

Estou fazendo uns testes, talvez coloque ele como sistema principal no outro SSD, um Plextor M6S fuleiro também mas mais rápido que o Kingston.

Nenhum bug no sistema que eu tenha percebido.

Tudo estável e muito rápido.

Está muito superior ao LTS anterior de 2018.
Ubuntu 20.04 foi bem divisor de águas não? To muito surpreendido.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.993
Reações
12.362
Pontos
753
Na minha empresa usamos Remina também para acessar algumas máquinas Windows, obrigado pela dica.


Ubuntu 20.04 foi bem divisor de águas não? To muito surpreendido.
O que eu estou curioso pra ver mesmo é o próximo Mint.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.606
Pontos
1.179
Alguém atualizou o Pop pro LTS já? Como que tá? Bá to me coçando para pegar essa versão LTS e tocar o KDE em cima dele.
 

Ieragon79

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.003
Reações
1.524
Pontos
634
O que eu estou curioso pra ver mesmo é o próximo Mint.

Vish, Mint aqui bugou tudo, travava direto... não sei o que houve. Acabei instalando o Mate 20.04


Alguém atualizou o Pop pro LTS já? Como que tá? Bá to me coçando para pegar essa versão LTS e tocar o KDE em cima dele.

Tô baixando a ISO agora, parece que saiu do beta já. Vi o vídeo do Diolinux e achei muito bom mesmo... e se não me engano, @Crystal, tu tava elogiando ele bastante.

KDE é bonitão, mas acho que não dou certo com ele ou fiz alguma configuração errada, sempre bugava algo.

O Mate não é ruim, gostei, só que tem umas coisas chatas... meus discos de Backup NTFS, só abrem em modo leitura, já tentei de tudo.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Help please....

Tenho um único SSD no Pc.

Formatei ele todo e instalei o Ubuntu numa partição de 250gb.
Estava usando normalmente...
Aí inventei de instalar o Windows....
Funcionou normalmente.
Só que nisso o Ubuntu sumiu!
Dá boot direto no Windows.
Espetei o pendrive do Ubuntu, e consegui rodar o Ubuntu sem instalar.
Pra minha surpresa, o Ubuntu que havia instalado está lá!
Agora ao tirar o pendrive, cagou tudo!
Não carrega nada!!!
Como configuro isso pra ter o Windows e o Ubuntu?

116773
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Help please....

Tenho um único SSD no Pc.

Formatei ele todo e instalei o Ubuntu numa partição de 250gb.
Estava usando normalmente...
Aí inventei de instalar o Windows....
Funcionou normalmente.
Só que nisso o Ubuntu sumiu!
Dá boot direto no Windows.
Esperei o pendrive só Ubuntu, e consegui rodar o Ubuntu sem instalar.
Pra minha surpresa, o Ubuntu está lá!
Agora ao tirar o pendrive, cagou tudo!
Não carrega nada!!!
Como configuro isso pra ter o Windows e o Ubuntu?

Visualizar anexo 116773
O certo seria instalar primeiro o windows. E quando tu fosse instalar o Ubuntu marcaria a opção de instalar ao lado do windows. Assim o grub ia gerenciar o Boot e vc poderia escolher qual sistema usar na inicialização.

Nunca usei dual boot. Mas em tese seria isso.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
O certo seria instalar primeiro o windows. E quando tu fosse instalar o Ubuntu marcaria a opção de instalar ao lado do windows. Assim o grub ia gerenciar o Boot e vc poderia escolher qual sistema usar na inicialização.

Nunca usei dual boot. Mas em tese seria isso.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
Entendi...
Não tem como corrigir agora mais?
Tenho que fazer tudo do zero?
 
Topo Fundo