O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Newsboat é bom demais, agora nem uso mais tanto o navegador como antes, faço basicamente tudo por ele, até podcast ele baixa. Outro que acho que vai curtir também, se já não tiver instalado, é o neomutt; email pelo terminal, negócio extremamente prático.
Eu também, uso o newsboat até pra twitter e reddit.

O neomutt eu ainda não instalei porque meu email é do protonmail e o suporte de IMAP deles é pago. Se for pra pagar $5 nisso eu prefiro alugar um VPS e eu mesmo fazer um servidor de email.

Na verdade é o meu próximo projeto.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Aos poucos meu rice do DWM vai ficando mais polido.

Se eu não fosse tão preguiçoso já estaria bem melhor meses atrás:

Estou usando o Brave para internet, está ficando difícil não utilizar um navegador baseado no chromium, e desses o Brave é o melhor, IMHO.

Visualizar anexo 157559


Tenho 16GB de RAM e mal chego a usar 2GB :klolz
Visualizar anexo 157560



Gerenciador de arquivos CLI ranger com pré-visualizador de imagens (ueberzug).

O meu file manager cli preferido é o LF, que é basicamente a mesma coisa do ranger só que programado em Go (muito mais rápido que o ranger, que é escrito em python). Mas o preview de imagens no LF ainda é bem inferior, ele só lê a mesma imagem um vez, pra voltar na lista tem que ficar resetando a interface. Quando eles conseguirem fazer um script que melhore isso eu volto pro LF em um pulo.

Visualizar anexo 157562


Mesmo com as minhas péssimas habilidades de shell script eu consegui fazer uma barra bem jeitosinha, muda os ícones quando está conectado no ethernet e carregando a bateria:

Visualizar anexo 157563

Visualizar anexo 157564

Gosto de barras só com o essencial, nada de informação de mais, nem porcentagem de CPU e RAM. Isso porque eu desvio a atenção muito facilmente, um dos motivos que eu deixei de utilizar DE com KDE.



Uma coisa legal na minha build do DWM, a função de engolir a janela do terminal quando abre um programa. Esse exemplo eu abro um link do youtube com o MPV apartir do leitor RSS newsboat, ao invés do MPV abrir em uma nova janela ele abre na mesma janela, por cima do terminal:



output.gif




De vez em quando eu vou melhorando o meu sistema, eu estou polindo esse desde o começo do ano, além de ser noob eu sou muito preguiçoso, só fui atrás de aprender git a pouco tempo, se eu tivesse subido meus rices pro github/gitlab já estava em um nível maior a muito tempo.
Belissimo trabalho.

Pode me dizer o por que de usar o Brave? Estou no Vivaldi mas aceito outra opção.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
É um chromium sem o a espionagem do Google e já todo configurado para ser mais privativo.
Como ta sendo usar só tiling window? Tu trabalha com TI? Tá tranquilo?
To usando o pop_os com o tiling dele pra ir me acostumando, to pensando em fazer um rice tambem com arcolinux ou manjaro.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Como ta sendo usar só tiling window? Tu trabalha com TI? Tá tranquilo?
To usando o pop_os com o tiling dele pra ir me acostumando, to pensando em fazer um rice tambem com arcolinux ou manjaro.
Sou de TI não, uso por opção mesmo, gosto de mexer diretamente com o terminal, e com tiling wm fica muito mais fácil. Pra mim os melhores programas do Linux (talvez de qualquer SO) estão no terminal: ncmpcpp (player de música), newsboat (rss), zathura (pdf), lf (gerenciador de arquivos) aria2 (gerenciador de downloads) e etc. Todos são aplicativos extremamente funcionais e leves.

Também me acostumei a usar vim, e os atalhos de teclado eu coloquei todos imitando o vim na maioria dos programas. Até no navegador eu instalei a extensão vimium, aí eu consigo navegar somente com o teclado.

Talvez tiling wm seja ruim para que usa muitos aplicativos em interface gráfica, mas para cli é bem superior. Se eu usasse muitos apps gui eu ficaria no floating wm mesmo e utilizaria tmux ou screen para apps cli. Na verdade eu já tentei isso, como ficava mais tempo no terminal que fora fazia mais sentido continuar no dwm.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
657
Reações
956
Pontos
193
Sobre o CentOS eu pensava exatamente isso. Não faz O MENOR SENTIDO você usar distro rolling release em servidores. É a morte do projeto.

Não sei se o projeto ainda tem relação com a RedHat, mas é quase te forçando a ir ao REHL enquanto o Centos passa a se reposicionar como um rolling release do REHL.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Sobre o CentOS eu pensava exatamente isso. Não faz O MENOR SENTIDO você usar distro rolling release em servidores. É a morte do projeto.

Não sei se o projeto ainda tem relação com a RedHat, mas é quase te forçando a ir ao REHL enquanto o Centos passa a se reposicionar como um rolling release do REHL.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bem, rolling release não significa que seja instavel, somente que o sistema não tem versões como o Ubuntu.

Já bleeding edge significa que o sistema utiliza sempre os pacotes mais recentes do desenvolvedor e sempre o kernel mais atual. Aqui é o caso do Fedora.

O Arch Linux é tanto rolling quanto bleeding.

É possível ser rolling release e estável, é só carregar pacotes estáveis ou LTS, basta continuar dando suporte para o sistema, sem dividi-lo em versões.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
12.352
Pontos
753
GTK 4.0 foi lançado


2020 foi um ano muito longo. Que melhor maneira de terminar isso do que com um grande lançamento! Hoje, lançamos o GTK 4.0.

GTK 4.0 é o resultado de muito trabalho árduo de uma pequena equipe de desenvolvedores dedicados. Teremos uma postagem separada para revisar as estatísticas, mas o breve resumo é que, desde o lançamento 3.89.1 em novembro de 2016, adicionamos mais de 18.000 commits e fizemos mais de 20 lançamentos de desenvolvimento.

Parabéns e muito obrigado a todos que participaram desse esforço, e em especial a Benjamin, Emmanuele, Timm, Carlos, Jonas e Christian!

O que há de novo
É impossível resumir 4 anos de desenvolvimento em um único post. Escrevemos artigos detalhados sobre muitas das coisas novas neste lançamento no ano passado: transferências de dados, controladores de eventos, gerenciadores de layout, nós de renderização, reprodução de mídia, listas escalonáveis, sombreadores , acessibilidade. Aqui estão alguns dos destaques, em forma visual:

Reprodução de mídia:



0lrMq7.gif
Arrastar e soltar:



Gerenciadores de layout e transformações:

0lrnfT.gif
Listas e grades escalonáveis:

0lreKz.gif
Shaders:

0lrLjb.gif


O que é velho
GTK 4 agora está estável e o consideramos pronto para o consumo. Isso não significa que o GTK 3 está morto - continuaremos a oferecer suporte e atualizá-lo no futuro previsível (a versão mais recente, 3.24.24, saiu silenciosamente há alguns dias). Isso significa, no entanto, que o GTK 2 chegou ao fim de sua vida útil. Faremos um lançamento final 2.x nos próximos dias e encorajamos todos a portar seus aplicativos GTK 2 para GTK 3 ou 4.

Como conseguir isso
Os tarballs de origem estão disponíveis no local usual . Pacotes binários devem aparecer nas principais distribuições em breve.

O lançamento do GNOME 40 terá um número de aplicativos portados para GTK 4. Se você quiser experimentar GTK 4.0 hoje, você pode usar as compilações noturnas flatpak de gtk4-demo e gtk4-widget-factory :

Código:
$ flatpak install https://nightly.gnome.org/repo/appstream/org.gtk.Demo4.flatpakref
$ flatpak run org.gtk.Demo4

Se você está ansioso para portar seu aplicativo para GTK 4, nosso guia de migração está disponível como parte da documentação .

Como dar suporte ao GTK
GTK não poderia ser desenvolvido sem os muitos voluntários que contribuem com relatórios de erros, patches, traduções ou idéias. Obrigado a todos vocês. Também somos gratos à fundação GNOME por apoiar GTK com recursos de desenvolvimento, infraestrutura e assistência em viagens.

Doar para a fundação GNOME é uma boa maneira de apoiar o desenvolvimento futuro do GTK.

O que vem depois
Somos muito gratos por todos os primeiros testadores que nos forneceram relatórios de erros e feedback, o que tornou esta versão muito melhor. Mas esperamos que haja um rápido lançamento 4.0.1 para consertar os descuidos e pegadinhas que só vêm à tona após um lançamento .0.

Agora que temos uma versão 4.0, precisamos trazer o ecossistema da biblioteca para permitir que os aplicativos o usem. vte, webkit e gtksourceview são algumas das bibliotecas mais notáveis que tendem a ser usadas junto com GTK. Esperamos que as portas GTK 4 destes estejam disponíveis em breve.

Se problemas mais sérios surgirem, faremos um lançamento 4.2 a tempo para o GNOME 40, caso contrário, poderemos esperar até o verão para isso.

O que o futuro trará além do GTK 4 ainda está para ser visto. Temos algumas coisas divertidas no pipeline, mas também gostaríamos de ouvir quais recursos os desenvolvedores de aplicativos gostariam de ver no GTK. Nos digam!

Uma celebração
Vamos comemorar o lançamento 4.0 com uma reunião (online) na próxima sexta-feira. Sinta-se à vontade para passar por aqui!

Esses caras estão de brincadeira.

Copiaram na cara dura o globo do Special Stage do Sonic 3 de Mega....

:klolwtf

Agora falando sério, Linux evoluiu bastante nos últimos 5 anos.

Agora uma pergunta:

Alguém sabe como está a Iniciativa Wayland?

Lembro que quando anunciaram foi bem animador ter um compositor de janelas mais moderno.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Está tomando rumo finalmente, agora que o Xorg foi considerado Abandonware. Os esforços atuais são para compatibilizar as coisas para ele. O principal gargalo é a Nvidia.

Mais ou menos né, essa lance do xorg ser considerado abandonware é mais afã de alguns mais exaltados, depois de tantos anos ele tem poucas necessidades em termos de commits e o que é considerado negativo nele é de sua própria concepção, portanto inviável de corrigir sem mudar toda a proposta dele. Ele está plenamente utilizável e vai permanecer assim por mais alguns anos, wayland está há um bom tempo sem progressos significativos e baixa adoção, mas certamente ele é o futuro...
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Sim, mas é mais na questão de que não vão implementar coisas novas no Xorg, só manter compatibilidade. Os softwares que vão surgindo já vão sendo pensados no Wayland.

Quem mais se esforça nisso é o pessoal do Gnome, mas o pessoal do KDE está nessa também, eles falaram que já estão tendo bastante progresso.

Sendo esses dois os maiores, é capaz de que agora o projeto toma fôlego.

Esses dias eu vi que vão largar também o Pulse Audio e usar o Pipewire, como novo padrão de som.

Meu sonho largarem o pulseawful, mas sendo honesto ele até funciona bem, com headset bluetooth então é só o que funciona. Pipewire é o caminho, wayland também, fedora já vai adotar como padrão no próximo release. Há algumas questões em aberto no wayland como color pick, wine etc, mas está havendo bastante esforço na adoção desse novo padrão, por enquanto, fico no xorg mesmo e pulo pro pipewire assim que puder hehe
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Meu sonho largarem o pulseawful, mas sendo honesto ele até funciona bem, com headset bluetooth então é só o que funciona. Pipewire é o caminho, wayland também, fedora já vai adotar como padrão no próximo release. Há algumas questões em aberto no wayland como color pick, wine etc, mas está havendo bastante esforço na adoção desse novo padrão, por enquanto, fico no xorg mesmo e pulo pro pipewire assim que puder hehe
Pulseaudio é bugado pra mim.

Ele morre quando entra o bloqueio de tela. O headset bluetooth funciona pra ouvir música, mas não funciona pra conversação.

Enviado de meu IN2010 usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Planos GNOME Shell UX para GNOME 40

Se você acompanha este blog, sabe que uma equipe está trabalhando em designs atualizados para a Visão Geral das Atividades. (Postagens anteriores sobre este tópico cobriram nossas motivações iniciais e objetivos de design, bem como os resultados de algumas das primeiras pesquisas exploratórias que realizamos.) Esta iniciativa tem sido o assunto de atividades significativas nos últimos meses e agora estamos em um ponto onde podemos compartilhar mais detalhes sobre o que temos feito.

Onde estamos

Após meses de exploração de design e 6 exercícios separados de pesquisa de usuário, que incluíram um estudo por uma empresa de pesquisa de usuário, a equipe do GNOME Shell tem um design atualizado para a Visão Geral das Atividades, que espera chegar a tempo para o GNOME 40 (programado para lançamento em março de 2021).
Toda a pesquisa do usuário nos deu confiança no design. Todos os aspectos centrais do projeto mais recente tiveram um bom desempenho, e observamos uma preferência geral pelo novo projeto em nosso último exercício de pesquisa interna. Dito isso, continuaremos revisando o design conforme o feedback chegar.
Durante o processo de design e teste, os designs estiveram em um estado de evolução constante. Agora que eles estão mais estáveis, temos o prazer de compartilhá-los e convidar colaboradores para nos ajudar a colocar o novo design na linha de chegada!
No restante deste post, descreverei brevemente o design em sua forma atual, antes de continuar a delinear o roteiro para o que vai acontecer entre agora e o GNOME 40. Em postagens subsequentes, membros da equipe fornecerão mais detalhes sobre o design em si e a pesquisa que foi realizada.

Metas revisitadas

Discutimos os objetivos desta iniciativa algumas vezes no passado (veja aqui e aqui), mas vamos refrescar nossas memórias. As coisas que queríamos alcançar com este esforço incluem:
  • Melhor visão geral da organização espacial
  • Inicialização útil e estados vazios
  • Navegação aprimorada no touchpad
  • Navegação e lançamento de aplicativos mais envolventes
Sentimos que a iteração atual do design atende a esses objetivos, ao mesmo tempo em que retém os recursos básicos do design GNOME Shell existente que os usuários apreciam hoje, incluindo uma área de trabalho sem distrações, Botão Super para acessar a visão geral e digitar para pesquisar.

Uma visão geral das atividades reimaginada

O novo design reimagina a Visão Geral das Atividades usando uma forte metáfora espacial. Os espaços de trabalho são organizados horizontalmente e possuem uma qualidade física. (Nos testes, os participantes acharam isso mais fácil de entender, além de ser mais envolvente.)

pan-windowpicker-1024x637.png


Os espaços de trabalho aparecem em uma sequência contínua, da esquerda para a direita. Esta sequência pode ser movida e rolada. As janelas tem ícones de aplicativos para ajudar na identificação, com o título da janela sendo mostrado ao passar o mouse.

Grade de aplicativos

Uma boa quantidade de trabalho já foi feita na grade de aplicativos, de modo que o novo design é bastante semelhante ao que já está no último lançamento do GNOME (3.38).
O principal recurso da nova grade é sua personalização. Os inicializadores podem ser reorganizados à vontade, tanto em várias páginas quanto em pastas. Essa interação foi imediatamente intuitiva para os testadores.
A principal diferença entre o novo design e o GNOME atual é a orientação das páginas de grade do aplicativo, que agora são horizontais em vez de verticais, como parte da reorganização espacial geral da visão geral.

pan-appgrid-1024x637.png


Navegação

Ao usar um modelo espacial forte, o projeto visa oferecer suporte à navegação e orientação intuitivas. Esta é a principal motivação para mudar a orientação dos espaços de trabalho de vertical para horizontal: com os espaços de trabalho dispostos horizontalmente, o eixo vertical pode ser usado para controlar o movimento para dentro e para fora da visão geral e da grade do aplicativo.




Este arranjo espacial permite que a navegação opere como se estivesse em um espaço bidimensional: movimentos para a esquerda e para a direita entre os espaços de trabalho, para cima e para baixo entra na visão geral e mostra a grade do aplicativo. Isso é particularmente poderoso ao navegar com gestos do touchpad (quatro movimentos do dedo, para cima / baixo / esquerda / direita) ou atalhos de teclado (Super + Alt + ↑ / ↓ / ← / →).

Roteiro

O trabalho está em andamento para implementar o design e resolver problemas de design pendentes. A implementação está planejada para ocorrer como uma série de ramificações separadas que pousarão no gnome-shell master. Felizmente, muito trabalho foi feito para tornar o código de visão geral mais flexível, o que tornará esse processo mais fácil.
Os mockups para os designs podem ser encontrados no repositório os-mockups . Também temos um problema para rastrear a iniciativa no projeto gnome-shell. Ambos devem ser bons lugares para os colaboradores se envolverem.
Garantir a excelente qualidade é uma grande prioridade para nós. Portanto, planejamos fazer compilações de desenvolvimento das alterações disponíveis para teste o mais cedo possível no processo. Quanto mais pessoas executarmos o código e fornecermos feedback, melhor. Se você estiver interessado em testar compilações de desenvolvimento, procure postagens de acompanhamento.
Espera-se que essas mudanças sejam o início de uma série de melhorias no design do shell que chegarão nas versões subsequentes. Certamente, o trabalho de pesquisa que foi feito até agora forneceu uma vasta quantidade de insights que não podem ser todos abordados em um único lançamento.
Avante e para cima!


Novo menu de notificações

notifications-tbernard.png



Lindao ein? Fiz um mini rice no pop_os.
To na espera.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Galera,

Qual distro funciona melhor com driver nvidia ?

Uso o kde neon com uma 2060 e costumo ter problemas da tela piscar de vez em quando.


Pensei no Pop OS mas não curto mais o Gnome. Sei que tem como instalar o KDE, só não sei como remover o Gnome e os apps sem quebrar nada.

E outra, zfs só tem no Ubuntu né ?


Como vou trocar de nvme estou disposto a fazer umas mexidas aqui. Porém estou muito adaptado ao KDE Neon.



Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Galera,

Qual distro funciona melhor com driver nvidia ?

Uso o kde neon com uma 2060 e costumo ter problemas da tela piscar de vez em quando.


Pensei no Pop OS mas não curto mais o Gnome. Sei que tem como instalar o KDE, só não sei como remover o Gnome e os apps sem quebrar nada.

E outra, zfs só tem no Ubuntu né ?


Como vou trocar de nvme estou disposto a fazer umas mexidas aqui. Porém estou muito adaptado ao KDE Neon.



Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
Usa o btrfs que é a reposta ao zfs, tem alguns dos recursos, anda tendo muito investimento em pesquisa.

Não tenho Nvidia a um bom tempo.

Falam muito bem de Mint se não estou enganando.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
O problema é o KDE + Nvidia, essa combinação é complicada, muito bugada.
Poderia se falar que é culpa da Nvidia, mas o Gnome funciona perfeitamente com ela, então acho que o pessoal do KDE tem que correr atrás.
Pode ser que pelo fato de o Gnome ser usado em distros como Ubuntu e Red Hat e a Nvidia usa essas distros no ramo de inteligência artificial e machine learning.

Os DE derivados do Gnome também aproveitam disso, como o Cinnamon, Pantheon, Mate, Xfce.

Se quiser manter o KDE, terás que partir para AMD.
Eu tô instalando agora o Pop OS com a ISO da Nvidia.

Eu vou instalar o KDE depois, sem remover o Gnome. Vamos ver se vai prestar.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
Galera,

Qual distro funciona melhor com driver nvidia ?

Uso o kde neon com uma 2060 e costumo ter problemas da tela piscar de vez em quando.


Pensei no Pop OS mas não curto mais o Gnome. Sei que tem como instalar o KDE, só não sei como remover o Gnome e os apps sem quebrar nada.

E outra, zfs só tem no Ubuntu né ?


Como vou trocar de nvme estou disposto a fazer umas mexidas aqui. Porém estou muito adaptado ao KDE Neon.



Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk

Já testou o Feren OS ? Eu estava usando aqui e não tive problemas com o driver da Nvidia, uso uma GTX 1070. Só fica atento na hora de selecionar o driver que vai usar, por que se você escolher a versão "server" o Steam não funciona.
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Já testou o Feren OS ? Eu estava usando aqui e não tive problemas com o driver da Nvidia, uso uma GTX 1070. Só fica atento na hora de selecionar o driver que vai usar, por que se você escolher a versão "server" o Steam não funciona.
Nunca usei. Ele é baseado em Debian/Ubuntu ?

Se der m**** no KDE aqui vou usar o Gnome do Pop OS. Ele parece ser o melhor pra usar nvidia.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
O Gnome é menos flexível que o KDE, mas a não ser que o "rice" seja muito louco, o padrão que as pessoas fazem é possível no Gnome.

Algumas screens do r/unixporn:

e9jhsej5qe661.png
gdrm9r3rxz561.png
b8dgleo85qv51.jpg
hxtxe2uvuua51.png
8depg6hq04c51.png
4p26aqrokn851.png
aagzcxcb95r51.png
OfA8Qe4.png
Eu só instalei o sistema e troquei o GDM pelo LightDM e meu usuário não faz login de jeito nenhum.

Mas é assim mesmo. Trocando de distro tem sempre um período de ajustes.

Se eu ficar sem paciência (muito comum) deixo o Gnome stock. Eu já usei o Pop OS assim.

Troquei pelo KDE Neon porque achei mais limpo, bonito e leve. Mas agora tô com o PC mais forte que antes, então rodar um ambiente mais ou menos pesado nem vai fazer diferença.



Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Instalei a ISO novamente. Instalei o pacote do KDE full e mantive o GMD. No site da System76 fala pra mander o GDM nas instruções.

Desabilitei a sessão do gnome em /usr/share/xsessions e o KDE ficou padrão pra todos os usuários.

Agora vou instalar o resto das coisas e testar.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Acho que precisa deixar o LDM como default não?

sudo dpkg-reconfigure gdm3

Install_Gnome_Ubuntu1404.jpeg
Switch_between_gdm_and_lightgdm_Ubuntu.jpeg

Na instalação ele pede pra selecionar o display manager padrão. Eu selecionei o lightdm, mas quando inicia ele não deixa logar.

Eu não rodei o dpkg depois da instalação não.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
Nunca usei. Ele é baseado em Debian/Ubuntu ?

Se der m**** no KDE aqui vou usar o Gnome do Pop OS. Ele parece ser o melhor pra usar nvidia.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk

Ele é baseado no Ubuntu, achei ele interessante porque após a instalação ele tem um menu para você escolher como quer a aparência do KDE. Ficou muito prático e bonito.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Ele é baseado no Ubuntu, achei ele interessante porque após a instalação ele tem um menu para você escolher como quer a aparência do KDE. Ficou muito prático e bonito.
Eu ainda tô instalando o pop.. tenho que testar o steam

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Vai logo!



HUE

Pior que aconteceu um imprevisto e eu vou ter que sair de casa agora :klolwtf


Vi que a troca do display manager é problemática com o Pop OS e nvidia. Outros usuários reportaram o mesmo problema.

O próprio guia da System76 fala pra manter o gdm mesmo no KDE. Não vai ser problema pra mim.


Instalei os temas e papel de parede. Deu o mesmo bug de sumir alguns ícones, mas eu coloco um pacote de ícones mais tarde.

Instalar sistema do zero é sempre essa punhetinha.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Larguei um pouco o KDE neon por causa de dois problemas que me incomoda a bastante tempo

Quando o notebook hiberna as vezes não volta, só desligando no botão

Também após voltar da hibernação perde sempre a conexão wi-fi que volta após alguns segundos sozinho

Com o Fedora e Gnome não tenho esses problemas


Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Passei o dia mexendo com isso e instalando coisas e no fim tive mais problemas do que com o KDE Neon.

Amanhã eu instalo o KDE Neon de volta.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Lendo os senhores instalando e reinstalando várias distros 15 vezes me dá até um desconforto, já fiz muito isso mas hoje se minha instalação der problema eu sei lá o que faço da minha vida. Absolutamente zero paciência pra ficar baixando pacote e reconfigurando os DE. Atualizei a BIOS da minha máquina e ela parou de ver meu UEFI na semana passada, meu coração chega parou pensando na possibilidade de ter de reinstalar o sistema, ainda bem que o Linux é super flexível e me permitiu recuperar o UEFI com um "simples" chroot/grub-install a partir de um pendrive bootável. Não sei como faço pra evitar que um desastre parecido desses ocorra. Não gostei da minha última experiência com o TimeShift, e não sei se fazer backup do meu / e do meu /home é o caso, mas 100% preciso de um plano B que não seja começar do zero caso eu quebre algo
 
Topo Fundo