O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Boa tarde!
segui as recomendações e instalei o Linux Mint, após 7 anos estando entre Windows XP, 8.1 e 7.
Porém tô com um problema, eu instalei o "XanMod Repository Setup", que deu certo. Mas após tentar instalar o Xanmod em si, recebi isso:

wJ7D4Ob.png


Tem como me ajudar?

Também tentei por terminal, mas recebi a mensagem: "gpg: nenhum dado OpenPGP válido encontrado."
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Boa tarde!
segui as recomendações e instalei o Linux Mint, após 7 anos estando entre Windows XP, 8.1 e 7.
Porém tô com um problema, eu instalei o "XanMod Repository Setup", que deu certo. Mas após tentar instalar o Xanmod em si, recebi isso:

wJ7D4Ob.png


Tem como me ajudar?

Também tentei por terminal, mas recebi a mensagem: "gpg: nenhum dado OpenPGP válido encontrado."
Acabei de te mandar MP.

Seguindo o que eu expliquei lá deu o mesmo problema?

Lembrando que todo o conteúdo do primeiro comando tem que estar na mesma linha, não são dois comandos separados.
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Acabei de te mandar MP.

Seguindo o que eu expliquei lá deu o mesmo problema?

Lembrando que todo o conteúdo do primeiro comando tem que estar na mesma linha, não são dois comandos separados.
gr6l6DN.png

Acho que terminou, eu deixei os comandos "rolando" porque tive que sair, quando voltei tive que colocar minha senha novamente e estava assim.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
gr6l6DN.png

Acho que terminou, eu deixei os comandos "rolando" porque tive que sair, quando voltei tive que colocar minha senha novamente e estava assim.
O Kernel parece ter sido instalado sim.

Instale também o microcode para intel se for processador intel ou AMD se for processador AMD:

sudo apt install intel-microcode iucode-tool

Se for processador AMD instale para AMD:
sudo apt install amd64-microcode

Reinicie o PC e pronto.

Pra conferir se está mesmo rodando no Xanmod, basta abrir o terminal e dar o seguinte comando seguido de Enter pra ver o kernel que está sendo utilizado:

uname -r
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Instale também o microcode para intel:
sudo apt install intel-microcode iucode-tool

Se for processador AMD instale para AMD:
sudo apt install amd64-microcode

Reinicie o PC e pronto.
"0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 2 não atualizados."
Como eu atualizo? é o da Intel.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
"0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 2 não atualizados."
Como eu atualizo? é o da Intel.
Para atualizar a lista de programas disponíveis para download basta dar o seguinte comando:

sudo apt update

Depois que atualizar a lista basta dar o comando abaixo para instalar o microcódigo para intel:

sudo apt install intel-microcode iucode-tool

Se não conseguir poste um print do terminal. Me parece que esses pacotes não atualizados podem ser updates do sistema que talvez você ainda não fez, e talvez nem tenha a ver com a instalação do Kernel.
 


Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Para atualizar a lista de programas disponíveis para download basta dar o seguinte comando:

sudo apt update

Depois que atualizar a lista basta dar o comando abaixo para instalar o microcódigo para intel:

sudo apt install intel-microcode iucode-tool

Se não conseguir poste um print do terminal. Me parece que esses pacotes não atualizados podem ser updates do sistema que talvez você ainda não fez, e talvez nem tenha a ver com a instalação do Kernel.
Tá atualizado! :D
Agradeço muito pela ajuda, meu PC atual é horrível e até no Mint parece lagar um pouco, mas tá bem melhor que o Win 7.
Vou me dar bem com o Linux.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Tá atualizado! :D
Agradeço muito pela ajuda, meu PC atual é horrível e até no Mint parece lagar um pouco, mas tá bem melhor que o Win 7.
Vou me dar bem com o Linux.

Funcionou o Kernel?

Se precisar de dicas de instalação só pedir.

No meu eu sempre instalo dois navegadores:

Firefox e Vivaldi

Se tiver estranhando as fontes de exibição tem como deixá-las como no Windows principalmente nos navegadores.

É bem fácil também.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Qual a diferença do xanmod? Sempre usei o kernel padrão e nunca tive problemas.
O Xanmod tem melhorias de otimização que o Kernel genérico padrão não possui.

O sistema com ele ficou bem mais esperto aqui do que com o Kernel padrão do Mint por exemplo.

Edit:

Como apanhei um pouco pra conseguir encontrar isso vou postar aqui pra ficar para a posteridade.

Como criar atalho para aumentar e reduzir o volume no Xfce:

Abra o programa Teclado no menu e vá na guia Atalhos de Aplicativos.

Clique em Adicionar. Em Comando do atalho insira o seguinte código:

amixer -D pulse sset Master 5%+

Clique em Ok e defina a sequência de teclas para aumentar o volume de 5 em 5%. Eu recomendo usar Ctrl Esquerdo + Seta pra cima.

Confirme.

Repita os passos e altere o comando para:

amixer -D pulse sset Master 5%-

Clique em Ok e defina a sequência de teclas para abaixar o volume de 5 em 5%. Eu recomendo usar Ctrl Esquerdo + Seta para baixo.

Feito.
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Alguém sabe se tem como instalar o glibc 2.9 no Linux Mint?
Se sim, como?
Qual seria o motivo de instalar uma glibc 2.9, de 2009 num sistema de 2019?

Acredito que nenhum programa utilize mais uma versão tão antiga da glibc.

Geralmente os programas na maior parte das vezes possuem dependências e elas vem definidas geralmente assim:

glibc >=(2.9)

Nesse caso a dependência é uma glibc versão maior ou igual a 2.9.

Isso significa que o mínimo necessário é uma glibc-2.9 ou qualquer versão superior a ela (2.9.1, 2.10, 2.14......)

Acredito que nem teria como instalar uma biblioteca tão antiga assim, já que o Mint vem com uma versão dela muito mais atual.

Qual é o programa que está pedindo a glibc-2.9?
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Qual seria o motivo de instalar uma glibc 2.9, de 2009 num sistema de 2019?

Acredito que nenhum programa utilize mais uma versão tão antiga da glibc.

Geralmente os programas na maior parte das vezes possuem dependências e elas vem definidas geralmente assim:

glibc >=(2.9)

Nesse caso a dependência é uma glibc versão maior ou igual a 2.9.

Isso significa que o mínimo necessário é uma glibc-2.9 ou qualquer versão superior a ela (2.9.1, 2.10, 2.14......)

Acredito que nem teria como instalar uma biblioteca tão antiga assim, já que o Mint vem com uma versão dela muito mais atual.

Qual é o programa que está pedindo a glibc-2.9?
Vou explicar mais detalhadamente.

Fui baixar um game, e ao executar a versão Linux dele, não abria.

Até que abri com o "emulador de terminal" e funcionou, consegui abrir o jogo.

Começou a baixar uns arquivos internos do game (que era o mesmo processo do Windows) e tava tudo bem.

Quando terminou de baixar, o game simplesmente fechou e eu não conseguia abrir mais.

Surgiu um atalho na pasta, mas não deu certo também.

Nesse momento, eu pensei em pegar o arquivo e tentar jogar ele no terminal, e deu isso aqui:

qLrggZJ.png


Por isso resolvi vir aqui pedir ajuda, mas desconfio que esse game funcione só no Ubuntu.


EDIT: esse é o jogo que pede o glibc-2.9.
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Vou explicar mais detalhadamente.

Fui baixar um game, e ao executar a versão Linux dele, não abria.

Até que abri com o "emulador de terminal" e funcionou, consegui abrir o jogo.

Começou a baixar uns arquivos internos do game (que era o mesmo processo do Windows) e tava tudo bem.

Quando terminou de baixar, o game simplesmente fechou e eu não conseguia abrir mais.

Surgiu um atalho na pasta, mas não deu certo também.

Nesse momento, eu pensei em pegar o arquivo e tentar jogar ele no terminal, e deu isso aqui:

qLrggZJ.png


Por isso resolvi vir aqui pedir ajuda, mas desconfio que esse game funcione só no Ubuntu.
É o Grand Line Adventures né?

O problema nesse caso é da versão do Ubuntu/Mint infelizmente.

Se bem que no site do game tem uma propaganda enganosa lá, pois no site o jogo pede a GLIBC >= 2.17, mas depois de baixar o conteúdo ele passa a pedir a GLIBC 2.29.

O problema aí é que a GLIBC é uma biblioteca compartilhada por vários itens no sistema e nesse caso não acho que dê para atualizar ela sem quebrar tudo.

O Mint 19 é baseado nas versões LTS do Ubuntu, que são as que tem longo tempo de suporte. No caso ele é baseado no Ubuntu 18.04, que tem a GLIBC 2.27.

Infelizmente eu acho que a versão nativa para Linux não vai rodar no Mint 19.3.

Se os requisitos do site fossem reais o jogo rodaria tranquilamente, tanto é que ele abre mas depois de baixar o conteúdo ele para de funcionar.

Eu baixei ele aqui pra ver.

O melhor a fazer seria partir para a versão normal do Ubuntu com XFCE mais atualizada, que no caso é o Xubuntu 19.10.

É o que vou fazer agora inclusive.
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
É o Grand Line Adventures né?

O problema nesse caso é da versão do Ubuntu/Mint infelizmente.

Se bem que no site do game tem uma propaganda enganosa lá, pois no site o jogo pede a GLIBC >= 2.17, mas depois de baixar o conteúdo ele passa a pedir a GLIBC 2.29.

O problema aí é que a GLIBC é uma biblioteca compartilhada por vários itens no sistema e nesse caso não acho que dê para atualizar ela sem quebrar tudo.

O Mint 19 é baseado nas versões LTS do Ubuntu, que são as que tem longo tempo de suporte. No caso ele é baseado no Ubuntu 18.04, que tem a GLIBC 2.27.
Então se eu quisesse jogar, teria que mudar pro Ubuntu? ;/
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Então se eu quisesse jogar, teria que mudar pro Ubuntu? ;/
Sim pois o Mint é baseado na LTS que tem uma GLIBC mais antiga.

O meu PC eu vou passar para Xubuntu 19.10.

O bom é que quando sair a versão 20.04 será fácil atualizar o sistema.

O problema da LTS é esse. Ela fica presa com os pacotes da época dela, infelizmente.

Para a maioria das coisas funciona bem mas de vez em quando pode ter algum problema, como foi o caso do jogo do One Piece...
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Sim pois o Mint é baseado na LTS que tem uma GLIBC mais antiga.

O meu PC eu vou passar para Xubuntu 19.10.

O bom é que quando sair a versão 20.04 será fácil atualizar o sistema.
Entendo, se funcionar me avise. Mudarei pra xubuntu na hora, obrigado :D
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Entendo, se funcionar me avise. Mudarei pra xubuntu na hora, obrigado :D
Se quiser ir se adiantando baixe o Etcher para criar o pendrive do Xubuntu:

O Xubuntu vc pega o 19.10 daqui:

Só abrir e confirmar o download
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Se quiser ir se adiantando baixe o Etcher para criar o pendrive do Xubuntu:

O Xubuntu vc pega o 19.10 daqui:

Só abrir e confirmar o download
Primeiro preciso baixar o Xubuntu em si.
Recomenda que seja por torrent?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
qBittorrent?
Usava ele no Windows 7.
Cara eu usei o que já vem no Mint, que é o Transmission.

Por isso que eu falei que era só abrir o arquivo torrent e confirmar.

Se quiser dá pra usar o QBittorrent também.

Só dar um apt install qbittorrent e depois abrir ele.
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Cara eu usei o que já vem no Mint, que é o Transmission.

Por isso que eu falei que era só abrir o arquivo torrent e confirmar.

Se quiser dá pra usar o QBittorrent também.

Só dar um apt install qbittorrent e depois abrir ele.
Tudo bem, só uma pergunta.
Tô tentando formatar um pen drive bootavel pelo Etcher que fiz ontem, mas não estou conseguindo
Tem algum programa ou comando no terminal que possa fazer isso?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Cara pelo etcher não precisa formatar se o pendrive já era linux.

Só espetar o penrdrive no PC, abrir o Etcher e gravar o pendrive.

Se quiser formatar basta dar um apt install gparted

Depois é só abrir o Gparted e no canto direito escolher o pendrive e formatar.

Só tenha o cuidado de escolher a unidade do pendrive ao invés de alguma outra pra não correr o risco de formatar alguma unidade de disco ao invés do pendrive.

Edit:

Já instalei inclusive o Xanmod no Xubuntu e o jogo do One Piece abriu suave.

Só não vou jogar pq tem que fazer conta pelo que entendi, mas o jogo roda tranquilamente.
 
Ultima Edição:

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
@BCoisa Uma pergunta (já instalei o Xubuntu + xanmod kernel), tem mais alguma configuração que tu recomendaria fazer no Xubuntu? Talvez pra melhorar conexão e etc.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
@BCoisa Uma pergunta (já instalei o Xubuntu + xanmod kernel), tem mais alguma configuração que tu recomendaria fazer no Xubuntu? Talvez pra melhorar conexão e etc.
No Linux eu não ajusto nada relacionado a conexão.

Geralmente sistemas Linux gerenciam muito bem o tráfego de rede então eu nem mexo em nada relacionado a velocidade de conexão na Internet.

Se você acha que algo está estranho faça um teste de velocidade no pra ver se a velocidade contratada está chegando aí ou não.

Conseguiu rodar o jogo do One Piece?

Aqui rodou pelo menos até a tela de login do jogo. Como não tenho cadastro eu não sei como é o gameplay nem nada mas o jogo abriu.

No Xubuntu e no Mint o que desativo mas que não tem a ver com a internet são todas as opções do Compositor.

O Compositor aplica efeitos nas janelas (como transparência por exemplo) e eu desativo tudo. Deixo só a opção dele ativado mas sem nenhum efeito.

Depois eu crio uma barra extra de tarefas e uso como Dock. Se eu desativar totalmente o Compositor as barras ficam sem transparência, então eu deixo ele ativado para ter transparência no Dock e na barra de tarefas mas como tá com todos os outros efeitos desligados ele fica mais leve:
 

Anexos

  • Captura de tela_2020-01-01_18-51-25.png
    Captura de tela_2020-01-01_18-51-25.png
    208,7 KB · Visualizações: 14
  • Captura de tela_2020-01-01_18-51-45.png
    Captura de tela_2020-01-01_18-51-45.png
    184,6 KB · Visualizações: 14
Ultima Edição:

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
No Linux eu não ajusto nada relacionado a conexão.

Geralmente sistemas Linux gerenciam muito bem o tráfego de rede então eu nem mexo em nada relacionado a velocidade de conexão na Internet.

Se você acha que algo está estranho faça um teste de velocidade no pra ver se a velocidade contratada está chegando aí ou não.

Conseguiu rodar o jogo do One Piece?

Aqui rodou pelo menos até a tela de login do jogo. Como não tenho cadastro eu não sei como é o gameplay nem nada mas o jogo abriu.
Está tudo normal!
Acho que só estranhei um pouco porque meu PC atual é horrível, então parece ter um delay.
Consegui rodar sim, só acontece alguma coisa no meu teclado, parece que o personagem anda e para, anda e para, e eu fico pressionando a tecla o tempo inteiro.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Está tudo normal!
Acho que só estranhei um pouco porque meu PC atual é horrível, então parece ter um delay.
Consegui rodar sim, só acontece alguma coisa no meu teclado, parece que o personagem anda e para, anda e para, e eu fico pressionando a tecla o tempo inteiro.
Se o delay for no Navegador de Internet, entre nas opções dele e desative a "rolagem suave".

Se for no jogo, experimenta desativar o Compositor. Ele gasta um pouco dos recursos da placa de vídeo e pode influenciar no jogo.

Vai no menu/Configurações/Ajustes do Gerenciador de Janelas e na guia Compositor desative tudo e confirme.

Se a sua placa de vídeo não for boa (vc disse que o PC é fraco) então existe a chance do jogo não rodar tão bem.

Dê uma olhada também nas configurações do jogo, clique na engrenagem no topo do lado direito na tela de login do jogo e veja se tem como mudar resolução ou qualidade da imagem por lá.

Uma resolução menor no jogo irá puxar menos da placa de vídeo melhorando a performance.

Pelo que vi aqui a resolução não dá pra mudar mas tem algumas coisas que você pode tentar. Desative uma opção por vez e veja se melhora (depois de já ter desativado o Compositor no sistema):
 

Anexos

  • Captura de tela_2020-01-01_18-58-24.png
    Captura de tela_2020-01-01_18-58-24.png
    342,9 KB · Visualizações: 24
Ultima Edição:

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Se o delay for no Navegador de Internet, entre nas opções dele e desative a "rolagem suave".

Se for no jogo, experimenta desativar o Compositor. Ele gasta um pouco dos recursos da placa de vídeo e pode influenciar no jogo.

Vai no menu/Configurações/Ajustes do Gerenciador de Janelas e na guia Compositor desative tudo e confirme.

Se a sua placa de vídeo não for boa (vc disse que o PC é fraco) então existe a chance do jogo não rodar tão bem.

Dê uma olhada também nas configurações do jogo, clique na engrenagem no topo do lado direito na tela de login do jogo e veja se tem como mudar resolução ou qualidade da imagem por lá.

Uma resolução menor no jogo irá puxar menos da placa de vídeo melhorando a performance.

Pelo que vi aqui a resolução não dá pra mudar mas tem algumas coisas que você pode tentar. Desative uma opção por vez e veja se melhora (depois de já ter desativado o Compositor no sistema):
Está bem melhor agora depois de desativar isso, pelo menos é o que eu noto.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Por falar em desempenho uma coisa que sempre me incomodou no Linux e eu não sabia por que acontecia é a copia de arquivos grandes ou muitos só que pequenos simplesmente usar toda a maquina e ficar praticamente travada

Descobri que o Linux faz cache usando a memoria swap durante a copia, então se a swap estiver em um disco lento o seu sistema vai ficar todo lento

Pra isso tem duas soluções uma boa outra nem tanto

Opção 1 - Colocar sua partição ou arquivo swap em um disco rápido como um SSD

Opção 2 - Desligar a memória swap, que infelizmente não é recomendado por que muito apps usa swap você pode acabar tendo alguns crashs aleatórios
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
amigos, qual a melhor distro que rode bem com NVIDIA OPTIMUS?

tenho um notebook y540, equipado com uma placa dedicada NVIDIA, mas não queria perder o poder dela utilizando apenas a intel integrada e também não gostaria de utilizar apenas ela, pois fazendo não daria nem 2 horas de bateria
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
amigos, qual a melhor distro que rode bem com NVIDIA OPTIMUS?

tenho um notebook y540, equipado com uma placa dedicada NVIDIA, mas não queria perder o poder dela utilizando apenas a intel integrada e também não gostaria de utilizar apenas ela, pois fazendo não daria nem 2 horas de bateria
Com o drive 435+ lançado praticamente todas as distribuições ficaram boas, a única diferença que permanece é a dificuldade de instalação

Eu recomendo o Ubuntu 19.10 e suas variantes

Voce só vai precisar instalar o drive e ativar o modo offload, que só usa a NVidia quando você pedir para que seja usada

Esses dias descobrir detalhe importante com monitores 60hz usando esse drive, se precisar de ajuda da um toque aqui

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Com o drive 435+ lançado praticamente todas as distribuições ficaram boas, a única diferença que permanece é a dificuldade de instalação

Eu recomendo o Ubuntu 19.10 e suas variantes

Voce só vai precisar instalar o drive e ativar o modo offload, que só usa a NVidia quando você pedir para que seja usada

Esses dias descobrir detalhe importante com monitores 60hz usando esse drive, se precisar de ajuda da um toque aqui

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk

oloco, pesquisei na net e não tinha visto sobre isso

tava curtindo bastante manjaro, acho que vou dar uma testada aqui então
 
Topo Fundo