O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Boca de FerrOS: Dicas pra quem vai usar aparelho pela primeira vez EDIT : Aparelho colocado

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
35.837
Pontos
803
Salve galera , irei colocar aparelho na boca semana que vem e queria saber se quem usa algumas dicas pra não quebrar o negócio logo de cara comendo coisa que não pode.

Quais alimentos devo evitar , terei que usar alguma escova de dente especial pra manter a higiene , qual cor das borrachinhas devo usar?
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Eu uso há quase 2 anos.

Primeira dica que eu dou é pra vc chegar no dentista já falando pra colocar aneis / argolas nos ultimos dentes, tanto na arcada inferior quanto superior

isso aqui:

molares-com-tubo-ortodontico.jpg
images


O motivo é que dependendo de como vc mastiga os alimentos essas peças irão ficar soltando / quebrando toda hora, e o anel previne isso. O meu quebrou por umas duas vezes em um espaço de quinze dias mais ou menos até o dentista decidir colocar as argolas. Isso vai doer no inicio pq eles colocam um negócio pra separar os dentes, mas é muito melhor que ficar voltando no consultório por causa de peça quebrada, e depois vc acostuma e nem incomoda mais.

Lembre-se que pro dentista é ótimo que aconteçam esses acidentes, pois o tempo do tratamento aumenta.

Por fim é mastigar com cuidado e evitar alimentos duros como pé de moleque por exemplo, a menos que vc fique chupando aquilo até conseguir engolir.
 
Ultima Edição:

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Esqueci de comentar o restante do post...
Escova de dentes eu uso a minha normal, que devia ser dura ou macia, nem lembro... isso é o de menos, embora o recomendado seja macio se não me engano.

Quanto a cor dos elasticos, é evitar cores claras como branco ou cristal, pois ela amarelam com o tempo. Eu só uso preto, ou cinza / azul escuro se o preto estiver em falta.

Outra recomendação é ter como reserva esse tipo de coisa aqui


Alivia as dores / machucados na carne que as partes de metal do aparelho causam nos primeiros dias ou de vez em quando.
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
Quais alimentos devo evitar , terei que usar alguma escova de dente especial pra manter a higiene , qual cor das borrachinhas devo usar?

Quando usei eu comprei uma escova elétrica (que acabei gostando tanto que uso até hoje), mas não vejo necessidade de comprar uma escova de dente especial não, só dê preferência para cabeças menores e cerdas de qualidade para você ter mais mobilidade e alcançar todos os espaços.

Agora, dê atenção especial ao fio/ fita dental. Compre aqueles passadores e não economize tempo nessa etapa.
 


Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
Historico - Usei aparelho dos 6 aos 20 anos (hoje fiquei só com o contentor 3x3)

Evite:

Castanhas, Amendoas, etc (O meu contentor 3 por 3 vira e mexe quebrava por conta de castanhas que eu comia)
Balas Duras que você precisa mastigar (Uma banda minha tinha saido assim uhahuauhahu)

Qualquer coisa rigida que exija muita força da mastigação - é um risco para quebrar o aparelho.

A escova seria a macia ou super macia - alias, essa é a recomendação pra qualquer ser humano - é que o povo não segue - não é força que limpa os dentes.

Quando usei eu comprei uma escova elétrica (que acabei gostando tanto que uso até hoje), mas não vejo necessidade de comprar uma escova de dente especial não,

Comprei uma escova elétrica para utilizar e ela limpa melhor - mas realmente não há necessidade se mantem uma escovação.
 
Ultima Edição:

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.356
Reações
13.441
Pontos
1.074
Recomendo arrumar comidas moles para os primeiros dias após colocar o aparelho

Coloquei o meu faz quase 1 ano e meio, e o começo com ele foi onde meus dentes mais doeram, mesmo aquele pão fatiado comprado era difícil de comer
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.262
Reações
9.521
Pontos
1.229
Eu uso há quase 2 anos.

Primeira dica que eu dou é pra vc chegar no dentista já falando pra colocar aneis / argolas nos ultimos dentes, tanto na arcada inferior quanto superior

isso aqui:

molares-com-tubo-ortodontico.jpg
images


O motivo é que dependendo de como vc mastiga os alimentos essas peças irão ficar soltando / quebrando toda hora, e o anel previne isso. O meu quebrou por umas duas vezes em um espaço de quinze dias mais ou menos até o dentista decidir colocar as argolas. Isso vai doer no inicio pq eles colocam um negócio pra separar os dentes, mas é muito melhor que ficar voltando no consultório por causa de peça quebrada, e depois vc acostuma e nem incomoda mais.

Lembre-se que pro dentista é ótimo que aconteçam esses acidentes, pois o tempo do tratamento aumenta.

Por fim é mastigar com cuidado e evitar alimentos duros como pé de moleque por exemplo, a menos que vc fique chupando aquilo até conseguir engolir.
Se não me engano se chama coroa.

Se na minha época tivesse como não usar isso, eu tentaria de todas as formas.

Por conta da coroa eu tenho um espaço no dente que não fecha e fiquei com raiz exposta muito tempo depois que retirei.

Comida e higiene mantive praticamente normal, o dentista que se vire.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Se não me engano se chama coroa.

Se na minha época tivesse como não usar isso, eu tentaria de todas as formas.

Por conta da coroa eu tenho um espaço no dente que não fecha e fiquei com raiz exposta muito tempo depois que retirei.

Comida e higiene mantive praticamente normal, o dentista que se vire.

Eu estava pensando nisso esses dias. O correto não seria o dentista colocar alguma coisa pra arrumar o espaço deixado pela coroa depois que o tratamento principal fosse concluido?

Blz que fica lá atrás, em um espaço que ninguém vê, mas ainda assim seria adequado.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
Em 1985 tive que colocar um aparelho, mas era um daqueles "arreio de burro", onde cada dente levava um anel metálico e aí o suporte da haste era colado neles (hoje fazem isso diretamente no dente sem os anéis), resultado, estava machucando tanto minha boca que eu mesmo arranquei tudo e nunca mais coloquei outro. Hoje eu preciso e muito de um, até cheguei a arrancar os sisos em 2009, para colocar de novo, mas desisti não tenho muita vontade de continuar o processo não…

Imagine um desse, mas em todos os dentes? Foi assim comigo: :kaperto

banda-14.jpg
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
27.004
Pontos
1.404
Usei por mais de 7 anos.
Evite pipoca e rapadura.
Se prepare para as aftas mensais, depois de fazer as manutenções.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
35.837
Pontos
803
Eu uso há quase 2 anos.

Primeira dica que eu dou é pra vc chegar no dentista já falando pra colocar aneis / argolas nos ultimos dentes, tanto na arcada inferior quanto superior

isso aqui:

molares-com-tubo-ortodontico.jpg
images


O motivo é que dependendo de como vc mastiga os alimentos essas peças irão ficar soltando / quebrando toda hora, e o anel previne isso. O meu quebrou por umas duas vezes em um espaço de quinze dias mais ou menos até o dentista decidir colocar as argolas. Isso vai doer no inicio pq eles colocam um negócio pra separar os dentes, mas é muito melhor que ficar voltando no consultório por causa de peça quebrada, e depois vc acostuma e nem incomoda mais.

Lembre-se que pro dentista é ótimo que aconteçam esses acidentes, pois o tempo do tratamento aumenta.

Por fim é mastigar com cuidado e evitar alimentos duros como pé de moleque por exemplo, a menos que vc fique chupando aquilo até conseguir engolir.

Vlw pelas dicas , tem algum tipo de alimento que gruda no aparelho que seria bom eu evitar ?
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Vlw pelas dicas , tem algum tipo de alimento que gruda no aparelho que seria bom eu evitar ?

Quase tudo gruda nessa porcaria.

Os mais irritante que eu me lembro é a pizza por causa do queijo derretido e demais recheios picados que ficam presos nas aberturas. É terminar de comer e ir direto escovar o dente ou palitar pra tirar o que não sai nem com o auxílio do líquido.

Pessoal falou pra evitar pipoca mas eu como de boa mas tem que ficar olhando e mastigando com cuidado pra não se deparar com milho que ainda está duro. Rapadura, pé de moleque essas coisas, vai virar bala pq não tem como mastigar sem correr o risco de quebrar. Bombom na geladeira que fica duro, idem.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
35.837
Pontos
803
Recomendo arrumar comidas moles para os primeiros dias após colocar o aparelho

Coloquei o meu faz quase 1 ano e meio, e o começo com ele foi onde meus dentes mais doeram, mesmo aquele pão fatiado comprado era difícil de comer

Ouvi dizer que nos 3 primeiros dias doem bastante, posso tomar algum medicamento pra aliviar a dor?
 

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.356
Reações
13.441
Pontos
1.074
Ouvi dizer que nos 3 primeiros dias doem bastante, posso tomar algum medicamento pra aliviar a dor?
Pode sim, sem problema

Dificuldade pra mim era mastigar o remédio :kkk
Quando for apertar mensalmente costuma doer por uns 2 dias, mas nada comparado a esse incômodo do começo da adaptação
 

JessTorvalds

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
2.103
Reações
4.606
Pontos
753
Já usei, cuidado na hora de comer e sempre escove os dentes, fica uma porqueira se você não escovar direito. Outro ponto é que principalmente no inicio você vai machucar um pouco a bochecha, pelo menos foi assim comigo. E incomoda um pouco.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.946
Pontos
503
Cara, estou me graduando na Odonto e posso assegurar que os colegas estão certos em prestarem informações úteis, contudo, gostaria de agregar a seguinte ideia: é pensar que ao usar aparelho orto, será por um bom tempo - literalmente, pois estou falando coisa de 2 (dois) anos adiante -,mas se for só alinhamento com objetivo de deixar os dentes mais alinhados possíveis, pode até ser menos, dependendo da situação e preferencialmente, não havendo diastema. Então se você pensa em fechar o tratamento o mais rápido possível e não ficar jogando a culpa no dentista (o que acho muito errado, pois a maior diferença está na atitude do cliente), pode optar por retorno/intervalo de 21 dias, sendo que nesse caso, o viés será pelo custo de despesa aumentado, mas certeiro para um tratamento otimizado.


Outra coisa, é bom usar fios dentais com "anzois", no caso se chama passa fio, com uma frequência de pelo menos 1x à noite. Mais do que isso você estará provocando a retração gengival, acelerando o processo fisiológico no empobrecimento estético. Evitar uso recorrente e persistente do enxaguante bucal, pois reduz o nível da microbiota nativa que contribui na salivação que participa em muitos processos fundamentais - entre eles, a prevenção da cárie, do mau hálito. Quer dizer,o enxaguante deve ser usado como complemento, não substituindo o dentifrício e de uso limitado a 1x à cada dois ou três dias. E por fim, não menos importante: se for comer algo duro mas comestível(a maçã, por ex), utilize facas para ir cortando em pedaços e também variando o lado da mordida, a fim de evitar aumento tecidual de uma das mandíbulas laterais, além de ser um processo educativo na correção da mordida cruzada e fala otimizada.




Por enquanto, são essas dicas que posso auxiliar no seu tratamento e por consequência, ter um sorriso bonito, pois além de melhorar o fator estético, também contribui para o bem estar psicológico, lhe abrindo muitas portas nas paqueras, trabalhos e muitas outras oportunidades, como a melhora da dicção, respiração, qualidade do sono, entre outros!
 
Ultima Edição:

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
35.837
Pontos
803
Cara, estou me graduando na Odonto e posso assegurar que os colegas estão certos em prestarem informações úteis, contudo, gostaria de agregar a seguinte ideia: é pensar que ao usar aparelho orto, será por um bom tempo - literalmente, pois estou falando coisa de 2 (dois) anos adiante -,mas se for só alinhamento com objetivo de deixar os dentes mais alinhados possíveis, pode até ser menos, dependendo da situação e preferencialmente, não havendo diastema. Então se você pensa em fechar o tratamento o mais rápido possível e não ficar jogando a culpa no dentista (o que acho muito errado, pois a maior diferença está na atitude do cliente), pode optar por retorno/intervalo de 21 dias, sendo que nesse caso, o viés será pelo custo de despesa aumentado, mas certeiro para um tratamento otimizado.


Outra coisa, é bom usar fios dentais com "anzois", no caso se chama passa fio, com uma frequência de pelo menos 1x à noite. Mais do que isso você estará provocando a retração gengival, acelerando o processo fisiológico no empobrecimento estético. Evitar uso recorrente e persistente do enxaguante bucal, pois reduz o nível da microbiota nativa que contribui na salivação que participa em muitos processos fundamentais - entre eles, a prevenção da cárie, do mau hálito. Quer dizer,o enxaguante deve ser usado como complemento, não substituindo o dentifrício e de uso limitado a 1x à cada dois ou três dias. E por fim, não menos importante: se for comer algo duro mas comestível(a maçã, por ex), utilize facas para ir cortando em pedaços e também variando o lado da mordida, a fim de evitar aumento tecidual de uma das mandíbulas laterais, além de ser um processo educativo na correção da mordida cruzada e fala otimizada.




Por enquanto, são essas dicas que posso auxiliar no seu tratamento e por consequência, ter um sorriso bonito, pois além de melhorar o fator estético, também contribui para o bem estar psicológico, lhe abrindo muitas portas nas paqueras, trabalhos e muitas outras oportunidades, como a melhora da dicção, respiração, qualidade do sono, entre outros!

Boas dicas , obrigado , sobre enxaguante bucal uso 2x ao dia e nunca pensei que teria efeito ao contrário, escovo os dentes 3x ao dia e uso 2x o enxaguante.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.465
Pontos
503
Estou usando aparelho desde novembro de 2020, já soltei o braquetes umas 6 vezes, tem que tomar cuidado e evitar comer alimentos duros, e também balas e chicletes, se for comer chocolate evite os que tem amendoins ou amêndoas, pois mesmo que triturados eles são duros e pode danificar o aparelho.

Para escovar os dentes, primeiro tem que passar o fio dental, mas tem que comprar o passa fio primeiro, que é uns palitos parecidos com agulhas de costura, mas de plástico, com ele o cara consegue passar o fio dental entre o aparelho e os dentes, mas uma dica que aprendi sozinho é dar uns três nós um em cima do outro para prender a ponta do fio dental no passa fio, para não precisar passar o fio dental toda hora no buraco do passa fio, pois senão o cara tem que fazer isso toda hora e é que nem passar um fio de costura no buraco da agulha :klol

Depois disso escove os dentes normalmente com uma escova de sua preferência, e para finalizar escove novamente os dentes mas dessa vez com uma escova interdental tipo essa:

Sem título.jpeg

Existem vários modelos dessa escova de dentes, ela serve para escovar em volta dos braquetes, pois sempre fica algum resto de comida grudado do lado deles, e ela evita e muito a criar tártaro do lado dos braquetes, só passe essa escova do lado e cada braquete que ela é uma mão na roda e evita de você ter que ficar fazendo limpeza de tártaro toda hora.
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
De vez em quando, é possível que algum braquete raspe algum local da sua boca. Nessas situações, eu usava cera ortodôntica. É como se fosse uma massinha que você coloca sobre o braquete:

1682260599835.png

É um baita de alívio.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
35.837
Pontos
803
Coloquei hoje guys , a dor não é tanto quanto eu esperava , tá até de boa , mas pra comer tá foda , não consigo mastigar direito , na hora de comer realmente incomoda e doe um pouco .
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.465
Pontos
503
O início é bem difícil mesmo, quando coloquei o meu foi colocado só nos dentes de cima primeiro, e a parte de baixo foi colocada um mês depois, mas no primeiro dia o pessoal aqui compraram uma pizza e levei mais de uma hora para comer minhas fatias :klol

Se você for comer alguma pizza como eu comi no primeiro dia, ou algum lanche ou carne que for mais ou menos duro, corte tudo em pedaços e mastigue com os dentes de trás que é bem mais fácil, evite morder com os dentes da frente, o que tiver que morder corte pedaços pequenos com uma faca.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Coloquei hoje guys , a dor não é tanto quanto eu esperava , tá até de boa , mas pra comer tá foda , não consigo mastigar direito , na hora de comer realmente incomoda e doe um pouco .

Toda vez que eu aperto nem doi, acho que já acostumei com ele depois do segundo ou terceiro mês (atualmente já uso por quase 3 anos acho). Vc está fzd tratametno em alguma dessas clínicas odontológicas tipo Orthopride ou em odonto particular msm?

Hj foi o dia da manutenção aqui a propósito.

E voltando a falar de dor, a única vez que eu senti mais dor ao usar o aparelho foi quando colocaram uma borrachinha entre os dentes para separa-los para ser possível a colocação da coroa.

Falando em coroa... a minha saiu semana passada depois que eu inventei de chupar uma bala daquelas tipo juquinha que são grudentas. Não sei se a coroa já estava pra sair e foi coincidência ou se de fato a bala que é meio grudenta teve alguma participação especial nisso.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
35.837
Pontos
803
Toda vez que eu aperto nem doi, acho que já acostumei com ele depois do segundo ou terceiro mês (atualmente já uso por quase 3 anos acho). Vc está fzd tratametno em alguma dessas clínicas odontológicas tipo Orthopride ou em odonto particular msm?

Hj foi o dia da manutenção aqui a propósito.

E voltando a falar de dor, a única vez que eu senti mais dor ao usar o aparelho foi quando colocaram uma borrachinha entre os dentes para separa-los para ser possível a colocação da coroa.

Falando em coroa... a minha saiu semana passada depois que eu inventei de chupar uma bala daquelas tipo juquinha que são grudentas. Não sei se a coroa já estava pra sair e foi coincidência ou se de fato a bala que é meio grudenta teve alguma participação especial nisso.

Particular mesmo.

Estou a 15 dias e agora que acostumei a comer com esse bando de ferro na boca , no começo foi uma m**** , perdi a até peso por não comer direito . Agora esperar a manutenção.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Eu usei esse q vc está usando agora na adolescencia e infelizmente voltei a usar agora depois de adulto. Porém estou usando agora o Invisalign faz 6 meses e vou precisar usar mais 1 ano pra corrigir totalmente minha arcada na parte superior. Depois disso é contenção de 1 ano e infelizmente minha odonto disse q vou ter q continuar usando pra vida toda a noite enquanto estiver dormindo pois os dentes segundo ela "tem memoria" e corre o risco de voltar a ter dentes tortos. No momento estou gostando do resultado pois alinhou muito rapido os dentes principalmente embaixo pois eu tinha diastema. Após o uso do invisalign ainda pretendo fazer um clareamento na clinica, estou empolgado com essa correção dos dentes, realmente apesar de mais caro inicialmente o invisalign você já percebe os resultados nos primeiros meses.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Retirei o aparelho fixo superior ontem... instalaram o de contenção, que é móvel e pode ser tirado pra comer... e Jesus, aquilo é horrivel e muito pior que o fixo, e quase dá vontade de voltar no Odonto e pedir pra recolocarem o fixo.

A base de acrílico que fica no "céu da boca" incomoda, o que me faz ficar salivando sem parar (e engolindo saliva, pq não dá pra ficar cuspindo toda hora), com o agravante de me fzr falar igual a alguém com deficiência. Péssimo.

Pesquisei o nome correto e chamam essa contenção de Hawley.

Mês que vem retiro o fixo inferior para colocar o contenção lá tb... e a cereja do bolo foi descobrir que tem que usar os ferrinhos na parte de baixo para SEMPRE.

Tenso.
 
Ultima Edição:

big.asshole

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
891
Reações
2.137
Pontos
674
Tô na reta final do tratamento com Invisalign. Começou metade de dez/22 e deve ir até mar/24 eu acho. Vai totalizar 1 ano e 3 ou 4 meses.
Isso me incomoda bastante, apesar de ter acostumado. Nunca usei o aparelho convencional de "ferrinhos" pra comprar.
 

Young!

Bam-bam-bam
Mensagens
460
Reações
2.151
Pontos
318
Retirei o aparelho fixo superior ontem... instalaram o de contensão, que é móvel e pode ser tirado pra comer... e Jesus, aquilo é horrivel e muito pior que o fixo, e quase dá vontade de voltar no Odonto e pedir pra recolocarem o fixo.

A base de acrílico que fica no "céu da boca" incomoda, o que me faz ficar salivando sem parar (e engolindo saliva, pq não dá pra ficar cuspindo toda hora), com o agravante de me fzr falar igual a alguém com deficiência. Péssimo.

Pesquisei e o nome correto e chamam essa contenção de Hawley.

Mês que vem retiro o fixo inferior para colocar o contenção lá tb... e a cereja do bolo foi descobrir que tem que usar os ferrinhos na parte de baixo para SEMPRE.

Tenso.
Com o tempo acostuma, pode ficar tranquilo. Uso esse aparelho na parte inferior há anos e as vezes até esqueço que tenho esses ferrinhos atrás dos dentes.
 
Topo Fundo