O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cachorros alinham seus corpos em um eixo norte-sul quando fazem cocô

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.368
Reações
95.267
Pontos
1.353
original1.jpg


Se você já notou um cachorro “se arrumando” para defecar, saiba que a exigência tem um motivo: cães alinham seu corpo de acordo com o campo magnético da Terra quando agacham para fazer cocô – um comportamento que muda quando o campo magnético está instável.

Essa é a descoberta de um estudo publicado no periódico Frontiers in Zoology chamado “Dogs are sensitive to small variations of the Earth’s magnetic field” (em tradução livre, “Cães são sensíveis a pequenas variações do campo magnético da Terra”).


Os pesquisadores realizaram um trabalho extenso, medindo a direção do eixo do corpo de 70 cães de 37 raças diferentes durante 1.893 atos de defecação e 5.582 atos de micção, por um período de mais de dois anos. Todos os animais foram observados sem coleira em campos abertos, de modo que edifícios, árvores e outros objetos na paisagem não os forçasse a adotar uma posição ou outra.

Os cientistas descobriram que, em condições de campo magnético calmas, cães preferem orientar seus corpos ao longo do eixo norte-sul quando fazem cocô (o norte verdadeiro, que é determinado pela posição dos polos, é ligeiramente diferente do norte magnético). No entanto, este comportamento não ocorreu durante condições de campo magnético instáveis (por exemplo, durante explosões solares, tempestades geomagnéticas e outros eventos). O melhor preditor para esta mudança de comportamento era a taxa de mudança da inclinação magnética. Isto significa que cães respondem a alterações na polaridade do campo magnético, em vez de alterações na intensidade.


E, enquanto os cães de ambos os sexos olhavam para o norte ou para o sul ao defecar, somente as fêmeas preferiram urinar nesta direção – os machos não mostraram muita preferência ao urinar, talvez porque tendem a levantar as pernas, enquanto as fêmeas costumam se agachar em uma posição um pouco semelhante a defecação.

Além dos animais preferirem alinhar-se ao longo do eixo norte-sul, eles também parecem evitar o eixo leste-oeste quando defecam, embora não seja claro se eles fazem isso de forma consciente.


Animais e o campo magnético da Terra​

Uma análise de imagens de satélite do Google Earth 2008 revelou que rebanhos de gado em todo o mundo tendem a ficar na direção norte-sul das linhas magnéticas da Terra quando pastam, independentemente da direção do vento ou hora do dia. O mesmo comportamento foi visto em duas espécies diferentes de veados.

Pesquisas também sugerem que aves usam campos magnéticos para migrar milhares de quilômetros. Um relatório de 2013 concluiu que os pombos são equipados com esferas microscópicas de ferro em seus ouvidos internos, que podem ser responsáveis por sua sensibilidade ao campo geomagnético.


Os seres humanos também podem ter uma capacidade semelhante – uma proteína da retina humana pode ajudar as pessoas a perceber campos magnéticos, embora a investigação sobre este e muitos outros fenômenos geomagnéticos relacionados seja preliminar e, portanto, inconclusiva.

Essa é a primeira vez que a sensibilidade magnética tem sido comprovada em cães. O que anima os pesquisadores é que esta também é a primeira vez que uma reação comportamental previsível a partir flutuações naturais do campo magnético tem sido inequivocamente observada em mamíferos.


A pergunta que este fato inevitavelmente cria é: por que os cães fazem isso?

Os pesquisadores sugerem que, talvez, enquanto os cães fazem cocô, eles também estão tendo a oportunidade de orientar-se.


“Se os cães usam um mapa magnético visual para auxiliar sua orientação geral no espaço, como tem sido proposto para roedores, eles podem ter a necessidade de centrar/calibrar o mapa, no que diz respeito aos marcos ou uma referência magnética. Alinhar o mapa e a vista para o norte (ou para o sul) facilita a leitura do mapa. Além disso, a calibração só faz sentido quando a referência é estável e confiável. Poderíamos pensar nisso da mesma forma que um ser humano que para durante uma caminhada para ler um mapa. Quando o mapa está borrado ou a referência é dispersa ou está em movimento devido a perturbações magnéticas, no entanto, a calibração é impossível. No caso dos cães, faria total sentido que eles não prestassem atenção para o alinhamento do corpo em condições instáveis do campo magnético”, escrevem os autores da pesquisa.

No entanto, permanece enigmático por que os animais se alinham a esse eixo magnético, se eles fazem isso conscientemente, ou se a atitude é controlada no nível vegetativo (eles se sentem melhor/mais confortáveis em determinada direção). [io9, LiveScience]


Fonte




Porque OS também é cultura
 


Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.270
Reações
7.682
Pontos
283
Levei meu cachorro hoje mais cedo para passear e ele cocô no sentido nordeste-sudoeste.
Olhando no Google Earth, tá bem longo do atual norte e sul magnético.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.727
Reações
18.474
Pontos
703
Imagina que legal...uma equipe de profissionais, estudiosos, pessoas com grande conhecimento científico, toda essa galera parada no campo observando os cachorros cagando, por mais de dois anos.

What the fuck?
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.315
Reações
35.655
Pontos
1.053
toda m**** tem sua mosca, esses pesquisadores encontraram a deles (literalmente).
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.538
Reações
43.187
Pontos
1.003
toda m**** tem sua mosca, esses pesquisadores encontraram a deles (literalmente).
Essa frase é uma bela alternativa pra aquele seu coleguinha tanto homem quanto mulher que tá na depre romantica / carente e em vez de mandar o classico toda panela tem sua tampa, manda toda m**** tem sua mosca.

profit.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.257
Reações
28.448
Pontos
1.044
Eu me alinho no vaso pra acertar aquela poçinha dágua e não sujar a porcelana senão a molier me xinga. Mas tem muitos q não sabem fazer e quebram a porcelana causando acidentes graves.
 
Ultima Edição:

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.167
Reações
7.304
Pontos
774
Vou tentar colocar um imã bem grande em cima do tapete higiênico da minha cachorra pra ver se ela para de cagar no quintal.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.549
Reações
28.956
Pontos
1.103
Só emito uma opinião sobre este assunto após ler um comentário do @Piga que tem experiência com SCAT (com seres humanos) e pode dar seu feedback a respeito desta pesquisa.

Há comportamento semelhante com seres humanos?
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.850
Reações
7.819
Pontos
1.264
Veja que situação: estava eu trabalhando, após ler esse tópico, quando meu cachorro saiu para fazer suas necessidades... e... Eu fui correndo atrás pra ver se condizia com o tópico.
Me escondi atrás da porta (porque se ele me vir, ele para de obrar) e fiquei olhando pela greta (com g minúsculo mesmo) e pá! Ele cheirou, rodou e virou a cabeça pro sul antes de começar o laborum faexis.


Estou me sentindo um bisbilhoteiro, mas ainda quero ver se o outro também vai se alinhar com o N/S. Estou desde cedo esperando e o cachorro não sai para trabalhar.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.780
Reações
33.649
Pontos
1.048
Só emito uma opinião sobre este assunto após ler um comentário do @Piga que tem experiência com SCAT (com seres humanos) e pode dar seu feedback a respeito desta pesquisa.

Há comportamento semelhante com seres humanos?
Geralmente vocês mulheres apontam suas bocas abertas para o norte enquanto nós homens apontamos nosso orifíco ejetor para o sul, aí a mágica acontece!! :kpaixao
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
450
Reações
1.427
Pontos
148
Fui levar o pulguento catarrento remelento pra cagar, e após o Roda Roda Jequiti não é que ele se alinhou no eixo norte-sul pra obrar?
Será que obrar para os dogs é tipo rezar virado pra Meca?
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.368
Reações
95.267
Pontos
1.353
Eu me alinho no vaso pra acertar aquela poçinha dágua e não sujar a porcelana senão a molier me xinga. Mas tem muito q não sabem fazer e quebram a porcelana causando acidentes graves.

na quinta série alguma professora distribuiu fotos de acidentes envolvendo vaso sanitario,
bagulho era mó gore, fez gente passar mal. :klol

Não lembro o motivo direito, mas lembro que envolvia o jeito que as gurias tavam usando o banheiro.

Eu lembro que depois eu pesquisei e mostrei pra minha mãe, ela ficou umas pá de hora sem falar comigo com cara de meodeos.
 

Eudes do Egito

Veterano
Mensagens
450
Reações
1.427
Pontos
148
na quinta série alguma professora distribuiu fotos de acidentes envolvendo vaso sanitario,
bagulho era mó gore, fez gente passar mal. :klol

Não lembro o motivo direito, mas lembro que envolvia o jeito que as gurias tavam usando o banheiro.

Eu lembro que depois eu pesquisei e mostrei pra minha mãe, ela ficou umas pá de hora sem falar comigo com cara de meodeos.
Psicopata desde criança
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.834
Reações
14.621
Pontos
503
Eu nunca entendia porque eles faziam toda essa cerimônia para cagar, agora sei que estavam procurando pelo eixo norte sul :ksorriso

 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.262
Reações
23.394
Pontos
1.619
E eu, que sempre pensei que era algo relacionado com a sintonia da rádio que eles ouvem na hora de se aliviar....
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.368
Reações
95.267
Pontos
1.353
E eu, que sempre pensei que era algo relacionado com a sintonia da rádio que eles ouvem na hora de se aliviar....
Pelo que entendi, sinais eletromagneticos e objetos na paisagem pode "atrapalhar" a bússola anal aí. Por algum motivo o cachorro pode cagar virado pra outro lado se ele julgar necessário.

Agora de cachorro ficar girando, já li um livro de psicologia animal que é um ato de sobrevivência dos cães e lobos. Eles dão aquele 360 pra averiguar se o ambiente tem algum perigo. Afinal , até os doguinhos gostam de cagar em paz.
 
Topo Fundo