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Cantinho do Romhacker (Hacks,translations,homebrews,etc ...)

TheCollector

Bam-bam-bam
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Pombas, Konami devia ser bipolar na época. Os dois do N64 saíram no ocidente, mas os do PS1 não? Mas que pebice.

A culpa deveria ser da Sony americana que com certeza vetaria tais jogos (que assim como fez com o Goemon do PS2, achava que a série "não alcançava a qualidade esperada para aquele mercado"), então a KJonami nem deve ter tentado trazê-los pro ocidente.
E lembre-se que quando o primeiro Goemon foi lançado para SNES ele não fez muito sucesso a ponto dos jogos seguintes não vierem, eu acredito que a versão do N64 só apareceu nos EUA porque o console precisava de mais títulos e a Nintendo deve ter estimulado (e que no caso deve ter vendido bem pois lançaram a sua sequência depois).
 
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TheCollector

Bam-bam-bam
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Sobre a polêmica com a tradução do Goemon 3, já resolveram o problema de forma simples, não precisava de tanto chororô, assim agora temos uma versão pra aqueles que não se importam com pequenas besteirinhas e outra pros ofendidinhos de plantão:

 

Guyver

Bam-bam-bam
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A culpa deveria ser da Sony americana que com certeza vetaria tais jogos (que assim como fez com o Goemon do PS2, achava que a série "não alcançava a qualidade esperada para aquele mercado"), então a KJonami nem deve ter tentado trazê-los pro ocidente.
E lembre-se que quando o primeiro Goemon foi lançado para SNES ele não fez muito sucesso a ponto dos jogos seguintes não vierem, eu acredito que a versão do N64 só apareceu nos EUA porque o console precisava de mais títulos e a Nintendo deve ter estimulado (e que no caso deve ter vendido bem pois lançaram a sua sequência depois).

É, faz sentido. Esqueci dessa política anti 2d deles.
 

sux

soteropolitano
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Sobre a polêmica com a tradução do Goemon 3, já resolveram o problema de forma simples, não precisava de tanto chororô, assim agora temos uma versão pra aqueles que não se importam com pequenas besteirinhas e outra pros ofendidinhos de plantão:

Isto não resolve nada
Os "ofendidos" não estão preocupados em jogar, estão preocupados que o patch existe simplesmente, portanto criar um alternativo e manter o original não resolve o problema

Basta procurar quem foi o gamer trans que se vii surpreendido com a frase e foi reclamar: não houve
 

Retroviews

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Bem, se saiu esse novo patch, acho que não tem motivo pra ficar martelando mais em cima do assunto. Tomara que o tradutor reconsidere a decisão de sair da cena.

Como eu já disse, entendo os questionamentos e não concordo com remoção do conteúdo do ar, ainda mais com uma justificativa como a apresentada pelo autor.

Do mais, acho que a tendência com o passar dos anos é que cada vez mais se discuta a qualidade desses trabalhos mesmo. Estamos em outro tempo, o acesso aos originais e a informação é mais fácil.

Teve uma tradução que postei no tópico, do Stardom Warriors, que também foi motivo de polêmica porque quem fez assumidamente removeu referências a religião e suicídio como a Nintendo americana fazia nos anos 90. Nem trouxe a discussão para cá porque é algo que consta na descrição do download.

Acho que uma saída para casos futuros é essa: Um disclaimer antes já é suficiente, e aí quem for jogar que pese antes se vale a pena.
 
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sux

soteropolitano
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Acho que uma saída para casos futuros é essa: Um disclaimer antes já é suficiente, e aí quem for jogar que pese antes se vale a pena.
Favor notar de que não se trata de quem vai jogar. Não é essa a questão. Quem anda a reclamar não jogou nem pretende jogar.
Este patrulhamento procura impedir as coisas de existir, simplesmente
 
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TheCollector

Bam-bam-bam
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Só para encerrar a minha parte nessa discussão, o que mais me chocou nisso tudo é que as reclamações vieram justamente de dois donos de sites que mais prezam pela história dos games na internet (HG101 e SMWCentral), justo eles que sabem como é árduo pegar um game do nada e mexer no seu código sem ter referência alguma e traduzir do zero o japonês (uma das línguas mais difíceis de se lidar) ou então hackear para haver alguma melhoria técnica ou gráfica e tudo isso com a maior boa vontade e sem ganhar nada. A coisa ficar pior ainda deles saberem que o autor não fez nada com má intenção querendo ofender alguém, por fim é como diz o título de um post da pasta de política: "Quando e por que o meio nerd se esquerdizou tanto?"
Não tocarei mais nesse assunto, já deu a muito tempo...

:kcool
 
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diegoshark

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Super Mario Legacy

Gênero: Aventura
Ano: 2018
Fabricante: Nintendo
Hacked: Ragey
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Label_Super_Mario_Legacy_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_versionsnes-forever.blogspot.03.png

Super Mario Legacy é um hack de Super Mario World criado pelo romhacker Ragey em 2018.

Mario foi convidado para a festa de aniversário da princesa Peach, mas ao chegar no local da festa, não havia ninguém, nem a princesa e nem os convidados. Ao encontrar um bilhete no local, ele descobre que a princesa e os convidados foram sequestrados pelo Bowser. Agora cabe ao bigodudo salvá-los.

Este hack conta com 75 fases e com 140 saídas, ou seja, é bastante extenso para quem pretende fazer 100%, ou até mesmo para apenas finalizar sem todas as saídas.
Label_Super_Mario_Legacy_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_versionsnes-forever.blogspot.06.png
Label_Super_Mario_Legacy_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_versionsnes-forever.blogspot.08.png

Super Mario Legacy é um jogo de plataforma com estilo tradicional, inspirado principalmente em Super Mario Bros. 3 e Yoshi's Island, o que é facilmente perceptível no level design das fases, que abusa de cenários, inimigos e músicas dos referidos jogos.

O hack faz uso do chip especial SA-1, o que possibilitou a utilização de recursos que seriam inviáveis numa hack normal, como sprites personalizados, muitos blocos e inimigos de uma vez, evitando slowdowns.
Label_Super_Mario_Legacy_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_versionsnes-forever.blogspot.05.png
Label_Super_Mario_Legacy_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_versionsnes-forever.blogspot.09.png

Os gráficos são bem caprichados, coloridos e detalhados, contando com uma ótima variação entre as fases, sendo estas bem elaboradas com um excelente level design que proporciona ao jogador um nível de desafio equilibrado.

A trilha sonora é composta por grandes clássicos de vários jogos da franquia, além de outras músicas exclusivas. A trilha combina perfeitamente com a ambientação do jogo, tornando a jogatina bem agradável.

A dificuldade é um pouco mais elevada em comparação ao jogo original, mas nada que impeça ou desestimule o jogador de continuar. Ademais, este hack conta com a possibilidade de escolher entre duas dificuldades: normal e expert.
Label_Super_Mario_Legacy_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_versionsnes-forever.blogspot.011.png
Label_Super_Mario_Legacy_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_versionsnes-forever.blogspot.07.png

Encontrar as saídas secretas exige um pouco de atenção, pois algumas fases têm mais de uma saída secreta, e nem sempre elas são óbvias.

Super Mario Legacy é um excelente hack que merece a atenção de qualquer fã da série. Conta com muitas fases, belos cenários, ótima trilha sonora e um desafio na medida certa.



Fonte: https://www.snesforever.com.br/2020/02/super-mario-legacy.html

Super Marina World

Gênero: Aventura
Ano: 2013/18
Fabricante: Nintendo
Hacked: Kona
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Label_Super_Marina_World_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_snes-forever.012.png

Cansado de salvar a princesa Peach? Pois é, em Super Marina World temos uma protagonista como heroína, neste caso, a Marina (ou sua irmã Luica, caso prefira o lado verde da força). O príncipe Pine foi sequestrado pelo Bowser e agora Marina passará por muitos desafios para salvá-lo.
Label_Super_Marina_World_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_snes-forever.03.png
Label_Super_Marina_World_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_snes-forever.06.png

Super Marina World é um hack de 2013, que teve pequenas atualizações em 2018 para realizar algumas correções. Portanto, graficamente o jogo não é tão belo como os recentes, mas nem por isso deixa de ser divertido, pois os aspectos mais importantes, level design e jogabilidade, estão preservados.
Label_Super_Marina_World_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_snes-forever.08.png
Label_Super_Marina_World_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_snes-forever.010.png

A jogabilidade é a mesma de Super Mario World, o que não é um ponto negativo, pois a original é excelente. Graficamente o jogo possui cenários que remetem ao jogo original, ou seja, fases no estilo vanilla. O jogo possui 100 saídas, o que requer dedicação e tempo por parte do jogador para concluir com 100%.


O jogo não é recomendado para iniciantes, pois a dificuldade é elevada se comparada ao jogo original, digamos que esteja no nível very hard. Portanto, caso queira partir na aventura de Marina, esteja preparado para o desafio.
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Label_Super_Marina_World_hack_snes_rom_smc_sfc_super_nintendo_patched_english_version_translate_snes-forever.07.png

A trilha sonora é composta majoritariamente com músicas de jogos da franquia do bigodudo, principalmente com versões de Mario World e Yoshi's Island, mas também faz uso de outras faixas exclusivas.

Super Marina World é um ótimo hack que merece ser apreciado pelos fãs da franquia, primeiro por inovar e colocar uma personagem feminina como protagonista, o que é algo raro nos hacks de SMW, e, talvez, até em jogos no geral até hoje em dia. Mas o hack não é bom apenas por tal aspecto, ele traz outras qualidades que se somam, como fases bem elaboradas e diversificadas, muitas saídas secretas, mapa personalizado e uma dose de desafio para os mais exigentes.



Fonte: https://www.snesforever.com.br/2020/02/super-marina-world.html

 

PocketCrocodile

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Super Mario Legacy

Gênero: Aventura
Ano: 2018
Fabricante: Nintendo
Hacked: Ragey
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Super Mario Legacy é um hack de Super Mario World criado pelo romhacker Ragey em 2018.

Mario foi convidado para a festa de aniversário da princesa Peach, mas ao chegar no local da festa, não havia ninguém, nem a princesa e nem os convidados. Ao encontrar um bilhete no local, ele descobre que a princesa e os convidados foram sequestrados pelo Bowser. Agora cabe ao bigodudo salvá-los.

Este hack conta com 75 fases e com 140 saídas, ou seja, é bastante extenso para quem pretende fazer 100%, ou até mesmo para apenas finalizar sem todas as saídas.
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Super Mario Legacy é um jogo de plataforma com estilo tradicional, inspirado principalmente em Super Mario Bros. 3 e Yoshi's Island, o que é facilmente perceptível no level design das fases, que abusa de cenários, inimigos e músicas dos referidos jogos.

O hack faz uso do chip especial SA-1, o que possibilitou a utilização de recursos que seriam inviáveis numa hack normal, como sprites personalizados, muitos blocos e inimigos de uma vez, evitando slowdowns.
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Os gráficos são bem caprichados, coloridos e detalhados, contando com uma ótima variação entre as fases, sendo estas bem elaboradas com um excelente level design que proporciona ao jogador um nível de desafio equilibrado.

A trilha sonora é composta por grandes clássicos de vários jogos da franquia, além de outras músicas exclusivas. A trilha combina perfeitamente com a ambientação do jogo, tornando a jogatina bem agradável.

A dificuldade é um pouco mais elevada em comparação ao jogo original, mas nada que impeça ou desestimule o jogador de continuar. Ademais, este hack conta com a possibilidade de escolher entre duas dificuldades: normal e expert.
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Encontrar as saídas secretas exige um pouco de atenção, pois algumas fases têm mais de uma saída secreta, e nem sempre elas são óbvias.

Super Mario Legacy é um excelente hack que merece a atenção de qualquer fã da série. Conta com muitas fases, belos cenários, ótima trilha sonora e um desafio na medida certa.



Fonte: https://www.snesforever.com.br/2020/02/super-mario-legacy.html

Super Marina World

Gênero: Aventura
Ano: 2013/18
Fabricante: Nintendo
Hacked: Kona
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Cansado de salvar a princesa Peach? Pois é, em Super Marina World temos uma protagonista como heroína, neste caso, a Marina (ou sua irmã Luica, caso prefira o lado verde da força). O príncipe Pine foi sequestrado pelo Bowser e agora Marina passará por muitos desafios para salvá-lo.
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Super Marina World é um hack de 2013, que teve pequenas atualizações em 2018 para realizar algumas correções. Portanto, graficamente o jogo não é tão belo como os recentes, mas nem por isso deixa de ser divertido, pois os aspectos mais importantes, level design e jogabilidade, estão preservados.
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A jogabilidade é a mesma de Super Mario World, o que não é um ponto negativo, pois a original é excelente. Graficamente o jogo possui cenários que remetem ao jogo original, ou seja, fases no estilo vanilla. O jogo possui 100 saídas, o que requer dedicação e tempo por parte do jogador para concluir com 100%.


O jogo não é recomendado para iniciantes, pois a dificuldade é elevada se comparada ao jogo original, digamos que esteja no nível very hard. Portanto, caso queira partir na aventura de Marina, esteja preparado para o desafio.
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A trilha sonora é composta majoritariamente com músicas de jogos da franquia do bigodudo, principalmente com versões de Mario World e Yoshi's Island, mas também faz uso de outras faixas exclusivas.

Super Marina World é um ótimo hack que merece ser apreciado pelos fãs da franquia, primeiro por inovar e colocar uma personagem feminina como protagonista, o que é algo raro nos hacks de SMW, e, talvez, até em jogos no geral até hoje em dia. Mas o hack não é bom apenas por tal aspecto, ele traz outras qualidades que se somam, como fases bem elaboradas e diversificadas, muitas saídas secretas, mapa personalizado e uma dose de desafio para os mais exigentes.



Fonte: https://www.snesforever.com.br/2020/02/super-marina-world.html


Que jogo bonitinho, vou baixar pra jogar
 

Guyver

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Alguém sabe como tá a tradução do Rockman X4 do PS1? Nunca mais ouvi falar do projeto.
 

Razzee

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Retroviews

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L.O.L - Lack of Love, simulador de vida para Dreamcast: https://www.romhacking.net/translations/5387/
Madou Monogatari I, de Mega Drive: https://www.romhacking.net/translations/5388/
Yuu Yuu Hakusho: Bakutou Ankoku Bujutsu Kai, jogo de luta para NES: https://www.romhacking.net/translations/5386/





A proposta desse L.O.L parece ser bem interessante e legal as traduções para Dreamcast estarem se tornando mais frequentes. Aqui tem uma boa descrição: https://gamesandcigarettes.com/2017/11/15/l-o-l-lack-of-love-dreamcast/

Já é a quarta tradução da série Madou Monogatari que sai nesse ano, todas feitas pelo mesmo cara e aparentemente ele já tá trabalhando em mais um jogo, Bahamut Senki, RPG de Mega Drive. Animador.

E para ser jogado em emuladores o Yuu Yuu Hakusho precisa de um outro patch, disponível em https://www.romhacking.net/hacks/1979/ Esse jogo saiu para um acessório da Bandai para o Famicom, vô do E-Reader do GBA.
 

14anosSoltaHadouken

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L.O.L - Lack of Love, simulador de vida para Dreamcast: https://www.romhacking.net/translations/5387/
Madou Monogatari I, de Mega Drive: https://www.romhacking.net/translations/5388/
Yuu Yuu Hakusho: Bakutou Ankoku Bujutsu Kai, jogo de luta para NES: https://www.romhacking.net/translations/5386/





A proposta desse L.O.L parece ser bem interessante e legal as traduções para Dreamcast estarem se tornando mais frequentes. Aqui tem uma boa descrição: https://gamesandcigarettes.com/2017/11/15/l-o-l-lack-of-love-dreamcast/

Já é a quarta tradução da série Madou Monogatari que sai nesse ano, todas feitas pelo mesmo cara e aparentemente ele já tá trabalhando em mais um jogo, Bahamut Senki, RPG de Mega Drive. Animador.

E para ser jogado em emuladores o Yuu Yuu Hakusho precisa de um outro patch, disponível em https://www.romhacking.net/hacks/1979/ Esse jogo saiu para um acessório da Bandai para o Famicom, vô do E-Reader do GBA.

Valeu pelo post, baixar assim que chegar em casa.

SEXTOU!
 

spyblack

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Eu acho que desistiram da tradução.
O @spyblack pode responder melhor.
Estou sem tempo pra terminar, e estou sem animo!
E o que mais me desanimou foi não tem o console pra testar, só a algum tempo atrás que arranjei outro PS2, e já que estava vendo o port pra Saturn e não arranjei um, fiquei sem PC e outras coisas, isso tudo tira a animação. Fora as cobranças.

Enfim, os bugs não são graves, e quem sabe um dia eu termino essa coisa.
 

*ka

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Estou sem tempo pra terminar, e estou sem animo!
E o que mais me desanimou foi não tem o console pra testar, só a algum tempo atrás que arranjei outro PS2, e já que estava vendo o port pra Saturn e não arranjei um, fiquei sem PC e outras coisas, isso tudo tira a animação. Fora as cobranças.

Enfim, os bugs não são graves, e quem sabe um dia eu termino essa coisa.
Eu fico bravo com esse povo que fica cobrando, pois você está fazendo o trabalho de graça e de bom grado.
Espero que um dia você consiga terminar, e se precisar posso fazer testes no PS-IO, pois gosto bastante desse jogo.
Mesmo que não seja lançado obrigado pelo teu trabalho.
 

spyblack

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Eu fico bravo com esse povo que fica cobrando, pois você está fazendo o trabalho de graça e de bom grado.
Espero que um dia você consiga terminar, e se precisar posso fazer testes no PS-IO, pois gosto bastante desse jogo.
Mesmo que não seja lançado obrigado pelo teu trabalho.
Verdade, esse jogo fez parte da minha vida gamer e por isso que estou com esse projeto nas mãos. Ele está bem traduzido e se um dia eu terminar vai ficar lindo. A questão dos testes hoje eu posso fazer já que tenho outro PS2 (os bugs pioravam ao usar consoles, nos emuladores alguns nem apareciam).
Ué, mas a fidelidade de tradução é muito maior se traduzir do Japonês para o Português.
A equipe que me ajuda fez a tradução diretamente do script japonês, pq o script ingles é bem ruim.
Fora uns que vendem réplicas usando traduções de outros.
Tem algumas empresas fazendo replicas aqui no Brasil que nem se importam de manter os créditos, eles simplesmente removem se conseguirem encontrar no código. Outro dia eu tentei conversar com uma dessas empresas e o cara me pediu para provar que eu era o romhacker do projeto, me pediu parte do código fonte das minhas ferramentas, do projeto em andamento, roms beta e tudo mais, mandei ele a m****. Pra quem está curioso foi meus romhacks do Super Metroid e Rockman e Bass.
Logo logo, os romhackers aqui no Brasil vão começar a lançar seus projetos incompatíveis com gravação em eprom, bugs intencionais e etc, tudo pq esses caras nem ao menos dão créditos ao trabalho que em muitos casos duram anos.
 

EmuBoarding

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Verdade, esse jogo fez parte da minha vida gamer e por isso que estou com esse projeto nas mãos. Ele está bem traduzido e se um dia eu terminar vai ficar lindo. A questão dos testes hoje eu posso fazer já que tenho outro PS2 (os bugs pioravam ao usar consoles, nos emuladores alguns nem apareciam).
A equipe que me ajuda fez a tradução diretamente do script japonês, pq o script ingles é bem ruim.
Tem algumas empresas fazendo replicas aqui no Brasil que nem se importam de manter os créditos, eles simplesmente removem se conseguirem encontrar no código. Outro dia eu tentei conversar com uma dessas empresas e o cara me pediu para provar que eu era o romhacker do projeto, me pediu parte do código fonte das minhas ferramentas, do projeto em andamento, roms beta e tudo mais, mandei ele a m****. Pra quem está curioso foi meus romhacks do Super Metroid e Rockman e Bass.
Logo logo, os romhackers aqui no Brasil vão começar a lançar seus projetos incompatíveis com gravação em eprom, bugs intencionais e etc, tudo pq esses caras nem ao menos dão créditos ao trabalho que em muitos casos duram anos.
foda... da raiva mesmo... to finalizando um hack aqui no master system mas quero ver como vou lançar...
o donkey 2 q vcs lançaram (não sei se foi vc) não roda em em repro nem q o carai...
 

spyblack

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foda... da raiva mesmo... to finalizando um hack aqui no master system mas quero ver como vou lançar...
o donkey 2 q vcs lançaram (não sei se foi vc) não roda em em repro nem q o carai...
Pode apostar que fizemos um esquema nele kkkkkkk eu participei desse romhack sim kkkkkk foi bem divertido mesmo assim não está saindo mais nada de snes pq o povo que faz repro é tudo sangue suga e lucra as custas de nosso trabalho voluntário.
 

EmuBoarding

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Pode apostar que fizemos um esquema nele kkkkkkk eu participei desse romhack sim kkkkkk foi bem divertido mesmo assim não está saindo mais nada de snes pq o povo que faz repro é tudo sangue suga e lucra as custas de nosso trabalho voluntário.
ele roda no sd2snes Spy? Nunca testei.
 

HuezinXD

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Eu vi uma repro de Megaman X e na tela de título estava com o nome da empresa que faz repro. Achei ridículo.

Donkey kong Country 2 ficou muito fod# mesmo a adaptação para o português, só é chato aquela intro de 1/2 hora antes de começar a jogar, mas entendo o motivo.
 

spyblack

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Eu vi uma repro de Megaman X e na tela de título estava com o nome da empresa que faz repro. Achei ridículo.

Donkey kong Country 2 ficou muito fod# mesmo a adaptação para o português, só é chato aquela intro de 1/2 hora antes de começar a jogar, mas entendo o motivo.
Sim, o problema maior é que se não fizer assim e bem complicado de editar, os caras dos repros editam e vendem como se fosse deles o romhack, ficando até mais renomados em comparação a quem fez o trabalho.
Eu mesmo sonho em editar outros jogos de snes, mas evito até pensar a respeito por conta disso. Outro dia falei com um desses caras para me vender um repro do meu Super Metroid, e pedi um desconto já que fui eu quem tinha traduzido o jogo, ele me pediu tanta coisa para provar que mandei ele a m****.
 
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