O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

Centro de Artes Outer Space (C.A.O.S.) 2.0 [ Os artistas do 3º milênio ]

OSMattOS

Bam-bam-bam
Reações
7.135
Pontos
303
Você diz isso pelo fato de a ponta mole e grossa (uso 0.7 aí), pode acabar cobrindo e "consertando" o primeiro traço, causando impressão falsa de acerto? Senti isso de certa forma. Vou experimentar sua ideia.

Aliás, uma reflexão pra todos da página, que já foi abordada: nós que não sabemos desenhar muito bem, temos uma IMENSA dificuldade quando tentamos rabiscar qualquer coisa, pois não temos a prática do exercício de desenho, consequentemente não decoramos quaisquer formas de objetos e não acabamos não conseguindo reproduzir NADA de cabeça. Seja o desenho de uma mão, da gola de uma camisa, do cabelo de um personagem, de um olho, de uma boca, de um tênis, de um óculos.
Enfim, a falta de prática gera falta de base, de referências, nos obrigando a tentar desenhar algo através de cópias, não passando disso.
Vou seguir estudando, até o momento em que eu precisar fazer um exercício de desentohar 100 vezes objetos como cabeças em diversas posições, 200 desenhos de mãos, 100 desenhos de olhos, 100 de pernas, e por aí vai, duvido que fazendo isso, eu não aprenda um dia. Sinto que só me falta referência, o cérebro tá aí pra trabalhar.
Tô ligado sei como é! Tenho muita dificuldade nesse sentido. O negócio é praticar, praticar, que quando você menos espera já estás incorporando o "espírito da coisa" em ti

GFOLDSCHOOL

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.303
Pontos
553
Você diz isso pelo fato de a ponta mole e grossa (uso 0.7 aí), pode acabar cobrindo e "consertando" o primeiro traço, causando impressão falsa de acerto? Senti isso de certa forma. Vou experimentar sua ideia.

Aliás, uma reflexão pra todos da página, que já foi abordada: nós que não sabemos desenhar muito bem, temos uma IMENSA dificuldade quando tentamos rabiscar qualquer coisa, pois não temos a prática do exercício de desenho, consequentemente não decoramos quaisquer formas de objetos e não acabamos não conseguindo reproduzir NADA de cabeça. Seja o desenho de uma mão, da gola de uma camisa, do cabelo de um personagem, de um olho, de uma boca, de um tênis, de um óculos.
Enfim, a falta de prática gera falta de base, de referências, nos obrigando a tentar desenhar algo através de cópias, não passando disso.
Vou seguir estudando, até o momento em que eu precisar fazer um exercício de desenhar 100 vezes objetos como cabeças em diversas posições, 200 desenhos de mãos, 100 desenhos de olhos, 100 de pernas, e por aí vai, duvido que fazendo isso, eu não aprenda um dia. Sinto que só me falta referência, o cérebro tá aí pra trabalhar.
Quando tiver sem referência,olhe.
Não tenha medo de utilizar , é mais que essencial pra você virar um bom desenhista,porque vai formar uma livraria visual na sua mente.

Por isso que pra treinar essa parte da imaginação você utiliza formas mais simples,você não precisa memorizar como é um cubo ou esfera,são objetos que qualquer um consegue lembrar.

Daí você coloca eles em perspectiva e ganha noção espacial.
Quando estiver olhando referências (e pode usar a vontade),você vai construir os desenhos com essas formas nos estudos mais longos,e usar uma simplificação com a noção de espaço e movimento que você vai ganhando.

Pra dar um exemplo prático,o Dave Rapoza já chegou a copiar um livro de anatomia 18 VEZES (não sei se ele todo mas enfim) , antes de ficar foda do jeito que ele é (não sei se você conhece,se não conhecer,pesquise).

Enfim,não se sinta mal quando tiver osso pra fazer essas paradas.
É até bom ver uns vídeos tbm se estiver com problemas,tem conteúdo a rodo no YouTube pra ensinar essas paradas.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Alberon3

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
41.572
Pontos
924
Sim xD

Esqueci a senha da minha antiga conta e o email atrelado a aquela conta eu n uso a uns 10 anos e n lembro a senha e n consegui recuperar, então fiz uma conta nova xD

Não tem como falar com a moderação para ela passar sua conta do fórum para seu novo email?
O único "problema" seria como provar que é você mesmo.

Mitzey

Novato
Reações
18
Pontos
13
Tenho grande interesse pela área de ilustração.. atualmente faço apenas algumas coisas no PS (manipulação) e desenhei acho que uma ou duas vezes no Illustrator (desenho completo).

Vocês costumam acessar algum tipo de fórum para atualizar/aprender/exibir etc? To voltando por agora, na minha época era muito utilizado o DeviantArt e até mesmo o WebCheats haha

GFOLDSCHOOL

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.303
Pontos
553
Tenho grande interesse pela área de ilustração.. atualmente faço apenas algumas coisas no PS (manipulação) e desenhei acho que uma ou duas vezes no Illustrator (desenho completo).

Vocês costumam acessar algum tipo de fórum para atualizar/aprender/exibir etc? To voltando por agora, na minha época era muito utilizado o DeviantArt e até mesmo o WebCheats haha
Discord e Sycra + Concept Art.org aqui

Aliás fica aí a deixa pra quem quiser entrar no grupo do Discord,só falar que eu chamo por MP

Mitzey

Novato
Reações
18
Pontos
13
Discord e Sycra + Concept Art.org aqui

Aliás fica aí a deixa pra quem quiser entrar no grupo do Discord,só falar que eu chamo por MP

Mandei o user por MP.

Não conhecia esse fórum da conceptart, parece interessante.. to buscando novos conhecimentos
Inclusive deixar algumas coisas que tenho salvo aqui (as poucas que não apaguei).

Primeira ilustração e uma das únicas (feita no mouse):

trevz

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.585
Pontos
609

Vou seguir estudando, até o momento em que eu precisar fazer um exercício de desenhar 100 vezes objetos como cabeças em diversas posições, 200 desenhos de mãos, 100 desenhos de olhos, 100 de pernas, e por aí vai, duvido que fazendo isso, eu não aprenda um dia. Sinto que só me falta referência, o cérebro tá aí pra trabalhar.
É mais ou menos essa a ideia, a caneta meio que desliza melhor deixando o exercício um pouco mais difícil, no fim vc vai acabar tendo maior controle quando "dominar" a caneta.

Mitzey

Novato
Reações
18
Pontos
13
A galera tem dicas de lapis/canetas/kit para "iniciantes"? Tava pensando até mesmo em pegar uma mesa digitalizadora também para iniciar a quest.

GFOLDSCHOOL

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.303
Pontos
553
A galera tem dicas de lapis/canetas/kit para "iniciantes"? Tava pensando até mesmo em pegar uma mesa digitalizadora também para iniciar a quest.
Lápis (qualquer um de desenho,variação B,H,ou HB), borracha, folhas chamex , e caneta Bic.

Não precisa de mais nada além disso pra quem é iniciante.
Mesa digitalizadora é bom comprar também,mas não recomendo muito pra treinar os fundamentos mais básicos (traços, texturas, shapes e formas).

Mitzey

Novato
Reações
18
Pontos
13
Lápis (qualquer um de desenho,variação B,H,ou HB), borracha, folhas chamex , e caneta Bic.

Não precisa de mais nada além disso pra quem é iniciante.
Mesa digitalizadora é bom comprar também,mas não recomendo muito pra treinar os fundamentos mais básicos (traços, texturas, shapes e formas).

Costumo desenhar mais coisas abstratas ou "fantasias", só que de um tempo pra cá que to tentando mudar a pegada vi que preciso desses fundamentos básicos ai, vou até dar uma olhada depois.
Indicaria algum conteúdo? Vi que no Discord tem algumas coisas mas não garimpei muito ainda

GFOLDSCHOOL

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.303
Pontos
553
Costumo desenhar mais coisas abstratas ou "fantasias", só que de um tempo pra cá que to tentando mudar a pegada vi que preciso desses fundamentos básicos ai, vou até dar uma olhada depois.
Indicaria algum conteúdo? Vi que no Discord tem algumas coisas mas não garimpei muito ainda

Sim,tem.

Pros fundamentos mais básicos,lições e exercícios do Drawabox ou os vídeos Dynamic Sketching do Peter Han.

Phantasy Star

Bam-bam-bam
Reações
5.109
Pontos
444
Continuando a saga dos exercícios do Drawabox, achei tranquAnexar arquivosilo o exercício das elipses dentro dos funis, e mais tranquilo ainda o das perspectivas. Nesse último, fiz praticamente somente com dois pontos de fuga. O de um ponto apenas ,só fiz uma caixa, mas é muito mais tranquilo do que com dois pontos.

Edit: upei as imagens com a resolução original, pra quem quiser opinar e meter o pau!

Enviado de meu LG-K430 usando o Tapatalk

Ultima Edição:

GFOLDSCHOOL

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.303
Pontos
553
Continuando a saga dos exercícios do Drawabox, achei tranquilo o exercício das elipses dentro dos funis, e mais tranquilo ainda o das perspectivas. Nesse último, fiz praticamente somente com dois pontos de fuga. O de um ponto apenas ,só fiz uma caixa, mas é muito mais tranquilo do que com dois pontos.

Edit: as imagens originais estão em melhor resolução, parece que o fórum reduz a qualidade. Mais tarde posto as mesmas aqui, caso alguém queira opinar!

Enviado de meu LG-K430 usando o Tapatalk
Não sei se fez tudo de caneta,mas mesmo que não seja,deu pra ver que você seguiu a ideia de não apagar as linhas e nem deixar com aqueles pelinhos.

O exercício das caixas também está muito bom,linhas limpas e firmes,perspectiva correta,deu pra ver que você já tem bastante confiança no traço.

Quando puder,adicione treino com caneta nanquim aos treinos pra ganhar mais confiança ainda,já que o traço não sai apagado como nas canetas normais...mas não acho que seja requisito tbm,só uma sugestão.
Outra dica é partir pra mão livre/freehand quando tiver acostumado com as caixas a partir de ponto de fuga.

No mais,parabéns pelo empenho,continue nesse ritmo que seus treinos estão bons de verdade!

Vou te passar o link pro grupo do Discord por MP.

YSolaire

Habitué da casa
Reações
270
Pontos
88
Não tem como falar com a moderação para ela passar sua conta do fórum para seu novo email?
O único "problema" seria como provar que é você mesmo.

Talvez, mas é muito trabalho e eu n faço questão de ter aquela conta xD

Assim, todo mundo sabe que sou eu e para mim isso basta /o/

YSolaire

Habitué da casa
Reações
270
Pontos
88

Work in progress, mas está 90% finalizado /o/

Sempre curti personagens como o Sonic, então decidi tentar fazer um, mas sem aquele focinho bizarro que os personagens do sonic tem xD

Phantasy Star

Bam-bam-bam
Reações
5.109
Pontos
444
Não sei se fez tudo de caneta,mas mesmo que não seja,deu pra ver que você seguiu a ideia de não apagar as linhas e nem deixar com aqueles pelinhos.

O exercício das caixas também está muito bom,linhas limpas e firmes,perspectiva correta,deu pra ver que você já tem bastante confiança no traço.

Quando puder,adicione treino com caneta nanquim aos treinos pra ganhar mais confiança ainda,já que o traço não sai apagado como nas canetas normais...mas não acho que seja requisito tbm,só uma sugestão.
Outra dica é partir pra mão livre/freehand quando tiver acostumado com as caixas a partir de ponto de fuga.

No mais,parabéns pelo empenho,continue nesse ritmo que seus treinos estão bons de verdade!

Vou te passar o link pro grupo do Discord por MP.

O desenho da direita, dos cubos, foi feito a mão livre , sem regua! Farei novamente, posto depois aqui!

mendingo_26

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
48.522
Pontos
554
Terminei o meu primeiro desenho animado feito no animate criando vetores no Corel Draw. Não ficou 100% por falta de tempo (inclusive o prof. deu mais uma chance para a galera entregar amanhã o trabalho)

A cena é do capítulo 22, 2ª temporada do Haikyuu (17:45)

YSolaire

Habitué da casa
Reações
270
Pontos
88
Terminei o meu primeiro desenho animado feito no animate criando vetores no Corel Draw. Não ficou 100% por falta de tempo (inclusive o prof. deu mais uma chance para a galera entregar amanhã o trabalho)

Quanto tempo levou para fazer essa animaçao?

Juicebox

Bam-bam-bam
Reações
5.632
Pontos
419

Que curso que tu faz? Ficou muito bom

mendingo_26

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
48.522
Pontos
554
Que curso que tu faz? Ficou muito bom
Valeu :rox:rox:rox To fazendo o curso da Adobe (mais voltado para a parte web) e um dos módulos é o Animate, você pode fazer jogos flash, animações para web ou animações em actionscript. O trabalho final foi recriar uma cena de anime / desenho / filme com som usando vetores (poderia criar os vetores usando o Adobe Illustrator, mas, não manjo nada do programa), então fui pelo caminho mais difícil que foi criar vetores usando o corel draw.

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Reações
1.883
Pontos
203
Vale a pena postar desenhos quando você ainda está aprendendo? Tava pensando em postar meus sketches diários em algum lugar (twitter ou devianart), mas nem sei se vale o trabalho.

Alberon3

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
41.572
Pontos
924
Vale a pena postar desenhos quando você ainda está aprendendo? Tava pensando em postar meus sketches diários em algum lugar (twitter ou devianart), mas nem sei se vale o trabalho.

No deviante dá para criar umas "subpastas", você poderia criar uma pasta chamada "sketches" e ir postando lá.
Quando fosse fazer algo mais sério, aí você colocaria em outra pasta ou em um lugar com mais destaque.

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Reações
1.883
Pontos
203
Boa idéia. Vou postar os sketches digitais no meu DA. Não posto os tradicionais porque dar scan nos sketchbooks estragariam eles.