O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Centro de Artes Outer Space (C.A.O.S.) 2.0 [ Os artistas do 3º milênio ]

Ironik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.403
Reações
3.189
Pontos
1.289
PS: alguem sabe onde eu acho caneta nanquim com tinta branca? Pra fazera contra forma em area escuras.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Porra, que Massa a escultura...
To com uns 15 kilos de Massa aqui pra modelar mas nao tenho muito animo pra mecher nela, tirar molde é treta d+, to tentando aprender a mexer no Zbrush pra poder mandar imprimir.
E novamente, ta humilhando hein cara, fod@
 

Ironik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.403
Reações
3.189
Pontos
1.289
PS: alguem sabe onde eu acho caneta nanquim com tinta branca? Pra fazera contra forma em area escuras.
Porra, que Massa a escultura...
To com uns 15 kilos de Massa aqui pra modelar mas nao tenho muito animo pra mecher nela, tirar molde é treta d+, to tentando aprender a mexer no Zbrush pra poder mandar imprimir.
E novamente, ta humilhando hein cara, fod@


Ajuadew na minha pergunta mey!
Moro no interior...tá foda de achar!



To carente tô sozinho.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Po aqui em Sp oq nao falta é loja de arte especializada que deve vender nanquim branco.
Não sei se tem site, mas procure por papelaria Universitaria no google, la tem de tudo, sóo preço que nao é bacana
 

mantova

Bam-bam-bam
Mensagens
4.349
Reações
1.186
Pontos
299
TALOCS! :eek:pela

Lembro de vc postando q iria largar tudo e seguir carreira no mundo das ilustrações para CG`s e tal. Fez um topico ate lah no consoles acho.
Vc tah estudando essas coisas?
Vc sabia fazer isso aquela época?

Pq seu desenho tem melhorado MUITO!
se for vc mesmo...conte-nos mais sobre tudo que aconteceu desde entao!


Entao brother,, era eu msm rs...Sim, nunca parei de fuçar e estudar tudo q pude encontrar pela net, no caso dessa figura, sempre gostei de colecionaveis, nao muito os articulados, mas as esculturas em si... ate q cheguei num ponto de arriscar fazer as minhas msm baseadas em universos q eu fosse criando...to pensando em levar p frente esse eskema, mas como quase tudo aki no Brasil é mais dificil,,, vms ver rs...Ah e valeu pela força tb!...Sempre que tiver coisas novas eu trago aki... abs
 


Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Talento é oq não te falta cara...
Não sei se tu ja tentou ou não, mas fazer Freela pra fora do pais é oq á.
Se tu botar um portfolio seu la no Conceptart.org e falar que ta procurando trampo certamente aparece algo.
 

mantova

Bam-bam-bam
Mensagens
4.349
Reações
1.186
Pontos
299
Estou me propondo a fazer pelo menos uma page de moleskine por dia, vou upando os resultados aki...

Pra estreiar um caderninho q estava parado...

77035_130600917096604_652050560_n.jpg
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Faça isso man...
bora movimentar esse tópico, eu sempre me animo de fazer coisas lrgais quando vejo trampo dos outros
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
HASUHESAUSAUHSAUESAHAESHUAHESUHESA

Curti a ideia do cabelo da Coringa.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.521
Pontos
1.354
Caramba, esse bbtt é o autoditada mais foda que eu já vi :eek:
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
:eek: lindow
Curiosidade, tu usa photoshop,illustrator, corel,oq pra fazer esses teus desenhos?!
 

mantova

Bam-bam-bam
Mensagens
4.349
Reações
1.186
Pontos
299
Mais 2 velhinos,,, 2 designs mais TECH,, 1 deles homenagem ao Chief rs...
SUS-n9.jpg

7981424131_858841ff47_b.jpg
 

mantova

Bam-bam-bam
Mensagens
4.349
Reações
1.186
Pontos
299
So photoshop mesmo! aki segue um exemplo de character design do meu processo -

7981427236_4fa78f1ef7_b.jpg
 

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
Mas tu começa pela mancha preta? oO Tipo, difícil imaginar que tu não tenha feito um esqueleto básico antes hehe

Aqueles desenhos a lápis da página anterior tão bem fodas.
 

mantova

Bam-bam-bam
Mensagens
4.349
Reações
1.186
Pontos
299
Mas tu começa pela mancha preta? oO Tipo, difícil imaginar que tu não tenha feito um esqueleto básico antes hehe

Aqueles desenhos a lápis da página anterior tão bem fodas.


Vlw.. entao, sim, sempre faço as ''manchas ''antes,, com isso da uma liberdade maior nos shapes dos personas,, transformando formas aleatorias em peças e acessorios por exemplo.... digamos q deixa mais fluido o processo criativo rs.. Aki mais alguns exemplos de coisas q fiz (velhas ja rs) todas com inicio nesses shapes -

Team+FF.jpg

PACK%2B2.jpg

Guns%2BShapes.jpg

All%2Bshapes.jpg
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Normalmente quando vejo essa técnica de fazer sketchs de silhueta, são coisas bem menos definidas. Achei interessante como vc define bem elas antes de partir para as linhas, mas também acho que tira um pouco a liberdade de usar silhuetas... Já que vc tem que planejar muito pra sair algo tão definido.
Isso é o que eu penso, pelo menos... Por isso a maioria das pessoas que usam essa técnica(acho que todo o pessoal de concept art hehe) deixam as silhuetas praticamente como borrões. Por exemplo, o cara com as duas adagas, pra eu chegar nesse nivel de definição, com os contornos tão bem definidos, eu provavelmente já estaria pensando em como seria a ombreira, nos detalhes da adaga, etc.
Não estou dizendo que vc esta fazendo errado, longe disso, até pq vc obtém bons resultados, mas achei interessante mesmo como vc define bem a forma e objetos nessa fase do conceito.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419

Quase 2h... Sem referências. MAAAAAAAAAAAAAAAAS, ta tarde, então vou parar por aqui e provavelmente vou ficar com preguiça de retomar depois, então ta ae. Qualidade de foto de cel, preguiça de scanear também a essa hora... hHAUHAUHAUAUHUAHUA

Alguém tem noção de quanto pode cobrar por um desenho, um iniciante sem experiencia? Algo mais ou menos do tamanho de uma folha de A4 colorido?

Acho que arte digital vale mais pelo tipo de trabalho e horas que vc vai ter que investir do que pela resolução em si. Tipo, se for um trampo que vai ser publicado, etc. Mas de todo jeito eu não faço ideia, mas sei que existem guias pra ilustradores freelancers, procura ae.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Alguém tem noção de quanto pode cobrar por um desenho, um iniciante sem experiencia? Algo mais ou menos do tamanho de uma folha de A4 colorido?

Lembro que anos atras fiz uma ilustração de uma menina pra um conhecido, na época pedi R$60,00.
Não era algo complicado, mas que exigia tempo como qualquer trampo, acho que foi e ainda é um preço justo.
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
Quando não tiverem ideia de quanto cobrar, façam um cálculo de hora.

Pega um salário de exemplo, tipo: R$ 2 mil. Divide pelos dias de trabalho (contando ou não os fins de semana) e horas, aí você terá o seu "custo-hora". Pronto, só definir um prazo ou pesar mais ou menos quanto tempo vai levar pra desenhar e cobrar em cima do custo-hora.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.091
Reações
106.372
Pontos
1.824

Quase 2h... Sem referências. MAAAAAAAAAAAAAAAAS, ta tarde, então vou parar por aqui e provavelmente vou ficar com preguiça de retomar depois, então ta ae. Qualidade de foto de cel, preguiça de scanear também a essa hora... hHAUHAUHAUAUHUAHUA



Acho que arte digital vale mais pelo tipo de trabalho e horas que vc vai ter que investir do que pela resolução em si. Tipo, se for um trampo que vai ser publicado, etc. Mas de todo jeito eu não faço ideia, mas sei que existem guias pra ilustradores freelancers, procura ae.

Não consigo de jeito nenhum fazer sem referência, mesmo que seja uma "criação" procuro por poses e tento encaixar aquela imagem no que eu quero lol.

Lembro que anos atras fiz uma ilustração de uma menina pra um conhecido, na época pedi R$60,00.
Não era algo complicado, mas que exigia tempo como qualquer trampo, acho que foi e ainda é um preço justo.
Quando não tiverem ideia de quanto cobrar, façam um cálculo de hora.

Pega um salário de exemplo, tipo: R$ 2 mil. Divide pelos dias de trabalho (contando ou não os fins de semana) e horas, aí você terá o seu "custo-hora". Pronto, só definir um prazo ou pesar mais ou menos quanto tempo vai levar pra desenhar e cobrar em cima do custo-hora.

Se der certo aqui, se fosse só uma ilustração, eu estava pensando em 30 reais, mas como disseram, vou dar uma pesquisada melhor aqui.

Também não posso exigir muito, por que nem sei se tenho calibre pra algo desse tipo.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Não consigo de jeito nenhum fazer sem referência, mesmo que seja uma "criação" procuro por poses e tento encaixar aquela imagem no que eu quero lol.

Ah, eu treino bastante anatomia, já fiz muitos desenhos com referências então aprendi uma coisa ou outra... E também estudar algumas técnicas de construção ajudam, principalmente pra face.
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
Pra aprender anatomia não tem caminho fácil, o melhor é treinar com modelo vivo. Se tiverem chance, vão a uma universidade de arte, se tiver faculdade pública os cursos de belas-artes sempre costumam ter aulas de modelo vivo. Mesmo não sendo aluno matriculado, é difícil um professor de arte negar que alguém interessado sente ali e desenhe. Se não conseguir isso e nem um curso, dá pra treinar com fotografias, e o pixelovely.com tem um simulador, com cronômetro e tal.
 

Ironik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.403
Reações
3.189
Pontos
1.289
eu indico um pack de anatomia de todos os mister mundos.
Dá pra achar na net facil. Tem umas 300 fotos de caras definidões.
Estudei e estudo assim.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Eu tenho uma pasta de referências com pouco mais de uma centena de fotos de modelos nus, é o que tenho usado, na net da pra achar bastante material. Chegando em casa continuo esse post.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Anatomia, realmente, o melhor é estudar modelos vivos, mas pelo menos aqui onde eu moro eu não faço ideia de onde encontrar, tive aula uma vez quando fiz um curso de desenho de uma escola daqui, o curso foi um lixo, fiquei 3 meses e vi que não prestava, pois só ensinavam a copiar revistas. Mas nesse meio tempo eu participei de uma aula com modelo nu, falsifiquei a assinatura da minha mãe pq fiquei com vergonha de pedir e fiz, foi legal, mas como o curso era uma m****, eu não sabia o que fazer direito e o desenho ficou um lixo... Enfim, não sei de nada na minha cidade que tenha sessões com modelos, nunca nem ouvi falar disso em ateliers por aqui, e olha que a cidade tem 600 mil habitantes.
De todo jeito vc tem que aprender como construir o corpo humano, suas formas, sua estrutura, como os musculos se comportam, as proporções e, obviamente, onde vai cada musculo. Como sou autodidata tive que recorrer a outros meios... Leio bastante forúm sobre artes e acompanhei bastante artistas nos seus treinos, por entrevistas ou tópicos, etc, e se vários deles conseguiram sem aulas, pq eu não conseguiria?

Copiar fotos é um bom modo, mas vc tem que saber o que esta olhando, entender o pq das coisas e não só copiar o que esta vendo, por isso acho que muita gente copia um milhão de retratos, mas na hora de fazer um rosto de cabeça, falha. Tem que dar umas lidas em métodos de construção ou ver videos, pra isso tem inúmeras fontes pela internet. Vou compartilhar uma série de videos recentes, do Stan Prokopenko, que esta fazendo um put* trabalho legal, já troquei umas palavras com ele e o cara é mto gente boa. Por enquanto ele só abordou as partes da cabeça e luz e sombra, se não me engano, mas vale muito a pena ver. Ele transcreveu o método do Andrew Loomis(famosissimo) em videos bem intuitivos e muito menos massantes do que ler os livros, apesar que ainda assim eu recomendaria dar uma olhada.

Canal do ProkoTV: http://www.youtube.com/user/prokotv

Primeiro video dele, depois só melhoram:



Sério, se são interessados em desenho e entendem inglês, assistam!

Pra entender formas também tem um tipo de treino que eu achei o conceito fantastico, mas ainda não tive oportunidade de aplicar(mais por preguiça...). Vêm de um artista que eu admiro muito, que teve aulas com vários mestres dos posters de hollywood, como Mike Butkus, por exemplo. Ele explicou num post dele pro pessoal pegar retratos em P&B(fotos planejadas em P&B geralmente tem um contraste bem forte e definido pra definir bem as formas), ele sugeriu livros de retratos de artistas dos anos 50~60, mas não creio que isso seja facil de encontrar no Brasil, apesar de nos EUA isso ser baratinho. Então vc pega o retrato e usando uma folha de papel vegetal, traça a forma do rosto, tentando definir as formas com linhas representados as parte de luz e sombra, mas exagerando, não seguindo exatamente o exemplo da foto. Ele disse que com isso vc aprende tanto as formas da face, como a manipular a forma que a sombra reage e delimitar as áreas de luz e sombra antes de partir para a renderização. Não foge muito do que quadrinistas fazem, exceto que as sombras deles são super exageradas e nem sempre funcionam de forma correta, então o melhor seria aprender o certo pra ai vc manipular o errado pra parecer correto, hehe... Pra mim faz todo o sentido o tipo de treino, ainda mais vindo de um cara foda que foi treinado por caras fodas.

Algo tipo isso, mas preenchido com sombras:

attachment.php


A ideia da folha vegetal é pra vc não ter que se preocupar com mais essa dificuldade, e sim focar o treino em um assunto só. Além do que ele acredita que a repetição leva à perfeição e que até traçar um desenho ajuda, se vc souber o que esta acontecendo de baixo da ponta do lápis.


Outra dica valiosa que peguei em fóruns e estou aplicando é pra treinar poses naturais e poses em perspectiva... Depois de ter um certo entendimento no básico de anatomia, vc entra em sites de paparazo, sim, isso mesmo. Nesses sites vc vai encontrar um bilhão de fotos de pessoas em boa forma, de tudo que é idade, as vezes com roupas styles, fotos bem tiradas e normalmente em poses aleatórias, já que eles tiram 100 fotos de artistas indo pra padaria ou comendo um sorvete. É uma ótima fonte de referência.
Tem o posemaniacs.com também, mas eu acho ele meio zoado, nem de longe tem a sutileza de uma pessoa real se movendo. Mas ele é util pra enteder alguns musculos em angulos doidos e pra aprender a capturar uma pose em pouco tempo.


Desculpa os possíveis erros de portugues, quero escrever rapido pra ir jantar! HEAUESHUESAHUESAHAESES
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Ok, algumas coisas que valem (um pouco) a pena postar.

Estudo de foto.


Estudo de foto de artistas e caras de MMA.



Porcaria random da mente e uma "homenagem" a Bruxa de Blair.



Porcaria que eu perdi tempo renderizando



Estudo de fotos de paparazis, Ryan Gosling(:kpaixao) e não lembro o nome da garota.


Sketchs rapidinhos da minha mente.


versão escaneada do soldado canibal(que provavelmente nunca será finalizado :B)


Sketchs de mais canibais, feitos hoje.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.521
Pontos
1.354
Anatomia, realmente, o melhor é estudar modelos vivos, mas pelo menos aqui onde eu moro eu não faço ideia de onde encontrar, tive aula uma vez quando fiz um curso de desenho de uma escola daqui, o curso foi um lixo, fiquei 3 meses e vi que não prestava, pois só ensinavam a copiar revistas. Mas nesse meio tempo eu participei de uma aula com modelo nu, falsifiquei a assinatura da minha mãe pq fiquei com vergonha de pedir e fiz, foi legal, mas como o curso era uma m****, eu não sabia o que fazer direito e o desenho ficou um lixo... Enfim, não sei de nada na minha cidade que tenha sessões com modelos, nunca nem ouvi falar disso em ateliers por aqui, e olha que a cidade tem 600 mil habitantes.
De todo jeito vc tem que aprender como construir o corpo humano, suas formas, sua estrutura, como os musculos se comportam, as proporções e, obviamente, onde vai cada musculo. Como sou autodidata tive que recorrer a outros meios... Leio bastante forúm sobre artes e acompanhei bastante artistas nos seus treinos, por entrevistas ou tópicos, etc, e se vários deles conseguiram sem aulas, pq eu não conseguiria?

Copiar fotos é um bom modo, mas vc tem que saber o que esta olhando, entender o pq das coisas e não só copiar o que esta vendo, por isso acho que muita gente copia um milhão de retratos, mas na hora de fazer um rosto de cabeça, falha. Tem que dar umas lidas em métodos de construção ou ver videos, pra isso tem inúmeras fontes pela internet. Vou compartilhar uma série de videos recentes, do Stan Prokopenko, que esta fazendo um put* trabalho legal, já troquei umas palavras com ele e o cara é mto gente boa. Por enquanto ele só abordou as partes da cabeça e luz e sombra, se não me engano, mas vale muito a pena ver. Ele transcreveu o método do Andrew Loomis(famosissimo) em videos bem intuitivos e muito menos massantes do que ler os livros, apesar que ainda assim eu recomendaria dar uma olhada.

Canal do ProkoTV: http://www.youtube.com/user/prokotv

Primeiro video dele, depois só melhoram:



Sério, se são interessados em desenho e entendem inglês, assistam!

Pra entender formas também tem um tipo de treino que eu achei o conceito fantastico, mas ainda não tive oportunidade de aplicar(mais por preguiça...). Vêm de um artista que eu admiro muito, que teve aulas com vários mestres dos posters de hollywood, como Mike Butkus, por exemplo. Ele explicou num post dele pro pessoal pegar retratos em P&B(fotos planejadas em P&B geralmente tem um contraste bem forte e definido pra definir bem as formas), ele sugeriu livros de retratos de artistas dos anos 50~60, mas não creio que isso seja facil de encontrar no Brasil, apesar de nos EUA isso ser baratinho. Então vc pega o retrato e usando uma folha de papel vegetal, traça a forma do rosto, tentando definir as formas com linhas representados as parte de luz e sombra, mas exagerando, não seguindo exatamente o exemplo da foto. Ele disse que com isso vc aprende tanto as formas da face, como a manipular a forma que a sombra reage e delimitar as áreas de luz e sombra antes de partir para a renderização. Não foge muito do que quadrinistas fazem, exceto que as sombras deles são super exageradas e nem sempre funcionam de forma correta, então o melhor seria aprender o certo pra ai vc manipular o errado pra parecer correto, hehe... Pra mim faz todo o sentido o tipo de treino, ainda mais vindo de um cara foda que foi treinado por caras fodas.

Algo tipo isso, mas preenchido com sombras:

attachment.php


A ideia da folha vegetal é pra vc não ter que se preocupar com mais essa dificuldade, e sim focar o treino em um assunto só. Além do que ele acredita que a repetição leva à perfeição e que até traçar um desenho ajuda, se vc souber o que esta acontecendo de baixo da ponta do lápis.


Outra dica valiosa que peguei em fóruns e estou aplicando é pra treinar poses naturais e poses em perspectiva... Depois de ter um certo entendimento no básico de anatomia, vc entra em sites de paparazo, sim, isso mesmo. Nesses sites vc vai encontrar um bilhão de fotos de pessoas em boa forma, de tudo que é idade, as vezes com roupas styles, fotos bem tiradas e normalmente em poses aleatórias, já que eles tiram 100 fotos de artistas indo pra padaria ou comendo um sorvete. É uma ótima fonte de referência.
Tem o posemaniacs.com também, mas eu acho ele meio zoado, nem de longe tem a sutileza de uma pessoa real se movendo. Mas ele é util pra enteder alguns musculos em angulos doidos e pra aprender a capturar uma pose em pouco tempo.


Desculpa os possíveis erros de portugues, quero escrever rapido pra ir jantar! HEAUESHUESAHUESAHAESES


Wow, muito bom.

Talvez possa usar de referência P&B isso aqui.

http://www.coverbrowser.com/covers/pour-vous
 
Topo Fundo