O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Clube do Shmup: IN THE HUNT (Psx, Saturn, Arcade)

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
white.jpg1655253752774.png



Bem vindo! Esse é um espaço criado para os entusiastas de um dos gêneros mais tradicionais da história dos games. Aqui você poderá trocar ideias e participar de jogatinas de Shmups escolhidos pelos membros, seguindo um regulamento moderado, com a diversão em mente. Se você é novo aqui, para participar é simples:

>>> Qualquer membro do fórum pode começar a jogar, quando quiser. O nome do jogo atual estará sempre no título do tópico;


>>> Você só precisa jogar o jogo escolhido na última eleição (votado pelos membros) dentro do prazo de 15 dias criado para ele, e postar um print aqui do ponto em que você chegou (qualquer ponto do jogo entre a segunda fase e o final está bom);

>>> Após jogar, e ao término da quinzena, você terá o direito a indicar um jogo e votar em outro (qualquer jogo fora o que você mesmo sugeriu) entre os indicados pelos demais membros.


Uma prévia sobre a história e os diferentes tipos de Shmup: https://pt.wikipedia.org/wiki/Shoot_'em_up

Artigo com exemplos de Shmups clássicos: https://www.racketboy.com/retro/games-that-defined-the-shmups-genre



(texto em construção)
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Eu sou ruinzão no gênero mas curto bastante jogar meio casualmente. Curti a ideia.
Tem algumas pessoas que lembro de curtirem o gênero aqui. Chamando alguns users @Vaynard @Flavio Branford @doraemondigimon @espectral

Tem muitos jogos bons do gênero e acessíveis facilmente, seja versão arcade, port, por emuladores ou em coletâneas.
Tempos atrás tinha criado esse tópico focado no gênero no PSP.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Eu não curto tanto o gênero, mas a ideia é boa, eu não descarto participar de alguns eventos.

Só uma curiosidade: como a competição seria controlada?
Como saber se nego usou glitch / hack por exemplo?

E como seria categorizado? Tempo, pontuação, ambas...?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Eu não curto tanto o gênero, mas a ideia é boa, eu não descarto participar de alguns eventos.

Só uma curiosidade: como a competição seria controlada?
Como saber se nego usou glitch / hack por exemplo?

E como seria categorizado? Tempo, pontuação, ambas...?
Imagino que aí precisamos falar mais. Pontuação é algo que todos jogos contabilizam e tem ranking. Se for no PC/Vgs modernos dá para gravar a partida, em alguns casos tem como salvar replay, embora por vezes funcione mau isto kkk. Fui querer uma vez subir um de Mushihimesama, fiz no-miss nos 3 primeiros estágios, aí bugou total o replay no terceiro. Em alguns funciona, aqui foi via replay.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Imagino que aí precisamos falar mais. Pontuação é algo que todos jogos contabilizam e tem ranking. Se for no PC/Vgs modernos dá para gravar a partida, em alguns casos tem como salvar replay, embora por vezes funcione mau isto kkk. Fui querer uma vez subir um de Mushihimesama, fiz no-miss nos 3 primeiros estágios, aí bugou total o replay no terceiro. Em alguns funciona, aqui foi via replay.

Pois é, não manjo nada mas pelo visto é meio complexo controlar essa bagaça hein.
Boa sorte ae man :ksafado
 


DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
Bom, eu imagino que a grande maioria não seja expert no gênero. O lance é que esses jogos são divertidos e bons para partidas casuais.

Quantos as regras, teríamos de conversar mais. Sei que não dá pra contar com honestidade de todo mundo sempre, mas como não seria nada sério, só pra brincar, pensei que poderíamos simplesmente estipular as condições e cada um colocaria um print com sua pontuação.
Por outro lado, se bem lembro agora, num outro fórum o pessoal costumava competir usando roms ou emuladores pré configurados, onde não se podia alterar as coisas, e as pontuações ficavam registradas num site, no fim.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Eu sou ruinzão no gênero mas curto bastante jogar meio casualmente. Curti a ideia.
Tem algumas pessoas que lembro de curtirem o gênero aqui. Chamando alguns users @Vaynard @Flavio Branford @doraemondigimon @espectral

Tem muitos jogos bons do gênero e acessíveis facilmente, seja versão arcade, port, por emuladores ou em coletâneas.
Tempos atrás tinha criado esse tópico focado no gênero no PSP.

Shmups são o terceiro gênero de jogos favorito meu, atrás de JRPGs e jogos de luta, recentemente comprei o Raiden IV Mikado remix está pra chegar do PlayAsia.

O legal seria um tópico oficial de Shmups aqui como já existe de Rpgs....
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
O legal seria um tópico oficial de Shmups aqui como já existe de Rpgs....
Seria mesmo, tem alguns espalhados pelo fórum aqui, mas nada unificado.

Pois é, não manjo nada mas pelo visto é meio complexo controlar essa bagaça hein.
Boa sorte ae man :ksafado
Ali foi só um comentário de como poderia ser, pode ser com prints da pontuação apenas, como o Dreamcups citou, aí só conversando mais aqui até chegarmos a como ficaria. Gravar partida por exemplo poderia ser opcional, enfim, ideias apenas neste momento.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
A outra opção, e mais "light" de todas, seria apenas jogar para terminar, sem qualquer caráter competitivo, no caso. Daí cada um jogava o shmup escolhido, terminava (ou não), e era isso.
_
Conforme sugeriram, também podemos abrir um tópico de apreciação ao gênero. É outra proposta, mas tá valendo.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
A outra opção, e mais "light" de todas, seria apenas jogar para terminar, sem qualquer caráter competitivo, no caso. Daí cada um jogava o shmup escolhido, terminava (ou não), e era isso.
Dá para montar uma enquete também, sobre o que o pessoal acha: ser apenas para jogar, ou ter ranking de pontuação. Acho que também 1 não exclue outro, pode ser jogar e ter a pontuação (opcional ou não).
Sobre ter vídeo do gameplay, acho que deveria ser algo opcional na minha opinião, já que vai afugentar bastante gente. Se a pessoa quiser grava.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Criei um tópico na ideia de ser nos moldes do que temos de RPGs.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
Dá para montar uma enquete também, sobre o que o pessoal acha: ser apenas para jogar, ou ter ranking de pontuação. Acho que também 1 não exclue outro, pode ser jogar e ter a pontuação (opcional ou não).
Sobre ter vídeo do gameplay, acho que deveria ser algo opcional na minha opinião, já que vai afugentar bastante gente. Se a pessoa quiser grava.
|
|
Sim amigo, a ideia da enquete é uma boa. Vou fazer um balanço das opções que temos, no decorrer do tópico, e dai acho que podemos criar a enquete pra definir.

No fim, acho que tem que ser uma parada simples, provavelmente assim funcionaria melhor.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.052
Reações
4.208
Pontos
994
é uma boa proposta, mas no mame vc consegue ativar os cheats e qualquer jogo vira banana, até mesmo no emulador temos os save states e pasmem, é possivel até mesmo rebobinar o jogo no retroacrch, teria que ser num site online mesmo, a não ser que usemos a regra dos jogos curtos, porém os de arcade, basta entupir de créditos e jogo zerado.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
@Megaman Zero pois é, se for uma coisa mais "séria" pode ficar inviável aqui pelo fórum. Se bem que recursos como save state se usa em qualquer tipo de jogo, mesmo.

Quem sabe podemos fazer simplesmente pra terminar o jogo escolhido, e no fim cada um posta em que condições terminou (quantos continues, nível de dificuldade, etc...). O lance seria colocar o pessoal pra jogar, a exemplo de outros tópicos que já fazem isso com outros tipos de jogos, daí o lado competitivo não seria o foco. A menos que encontremos alguma maneira inesperada de concretizar competições, mas...
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.473
Pontos
353
Cara, eu cheguei aqui no fórum da outerspace prq estava carente dos fóruns antigos que eu frequentava e eu frequentava esses fóruns antigos (principalmente o snk-neofighters) prq eu sempre adorei jogos antigos. Cheguei aqui e o tópico que mais me fez gostar desse lugar "novo" (prq eu já conhecia aqui mas não curtia) foi o tópico da b*ch0nα "inzibida" do @Rodrigo Zé do Cx Jr, que é o tópico retrojogo da quinzena, que inclusive está na minha assinatura e é um tópico que adoro de vdd ( e que ando meio afastado nas últimas semanas)..... por lá me diverti bastante jogando games que já conhecia e tbm jogos que só conhecia por nome ou um pouco em testes de roms... por lá, fiz como vc, sugeri criar um tópico novo de um outro gênero retro, sugeri criarem um tópico de jogos mais longos, tipo rpg, rts, metroidvanias e etc.....
E a ideia deu certo e o @Azeon criou o tópico retrojogo do mês e ele está indo de vento em popa..... então acho que qualquer tópico com gêneros diferentes vão ser uma boa pedida, seja shmup como vc sugere ou até mesmo, jogos de luta, rts's (ecxlusivamente), sport games, etc...



resumindo.... eu apoio a sua ideia. Sou péssimo em shmups mas gosto muito do gênero, cresci jogando sonic wings, striker 1942, darius, gradius, r-type, einhander, thunder force e tantos outros por ai.... e sei que existem milhares de jogos desse gênero que podem fazer esse tópico ser algo muito especial.


Então o que posso te dizer é;
Pensa bem , elabora algo bacana e cria logo esse tópico, prq vai dar certo!
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Sem ser jogos nos emuladores, tem alguns que contabilizam pontuação nas plataformas como Steam ou em consoles. Os da Cave lá na Steam tem ranking que fica em um servidor da desenvolvedora. Só são contabilizados se jogar em condições default inclusive (sem alterar número de vidas), aí já limita a questão de cheats. Tem dificuldade para seleção, no caso do Mushihimesama tem Novice, Normal, entre outros modos.
570529E40F4177467D9B04CB2190159BE1D7013D


Mas podemos sim fazer algo só para fechar, o restante: pontuação, quantos continues usou, seria um extra.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Eu sou ruinzão no gênero mas curto bastante jogar meio casualmente. Curti a ideia.
Tem algumas pessoas que lembro de curtirem o gênero aqui. Chamando alguns users @Vaynard @Flavio Branford @doraemondigimon @espectral

Tem muitos jogos bons do gênero e acessíveis facilmente, seja versão arcade, port, por emuladores ou em coletâneas.
Tempos atrás tinha criado esse tópico focado no gênero no PSP.
Obrigado pela lembrança!
Sou fanzaço de shmup e topo a ideia!

Temos muitas pérolas perdidas no PC Engine, Saturn e principalmente dremcast!
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
Sem ser jogos nos emuladores, tem alguns que contabilizam pontuação nas plataformas como Steam ou em consoles. Os da Cave lá na Steam tem ranking que fica em um servidor da desenvolvedora. Só são contabilizados se jogar em condições default inclusive (sem alterar número de vidas), aí já limita a questão de cheats. Tem dificuldade para seleção, no caso do Mushihimesama tem Novice, Normal, entre outros modos.


Mas podemos sim fazer algo só para fechar, o restante: pontuação, quantos continues usou, seria um extra.
|
|
Sim, mas dai ficaríamos limitados a consoles e steam. Porém seria uma forma justa de competir, caso todos topem jogar determinado jogo que tem nessas plataformas.

Por enquanto, o lance de fechar e postar as condições em que isso foi feito, conforme você descreveu, parece o
mais viável.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Acho que para começar pode ser o melhor mesmo e qualquer coisa ir evoluindo nas próximas edições. Sendo assim é definir o restante de como funcionaria, indicações, quando inicia e termina jogatina, etc. Talvez plataformas seja um ponto a ver também.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.268
Reações
5.423
Pontos
703
Olha nem todo jogo tem como terminar por nível de dificuldade extrema, vide Ikaruga, Sturmwind, R-type, Sonic Wings 2, se for com 1 crédito. Então interessante seria se colocasse quantos créditos terminou o jogo
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
Acho que para começar pode ser o melhor mesmo e qualquer coisa ir evoluindo nas próximas edições. Sendo assim é definir o restante de como funcionaria, indicações, quando inicia e termina jogatina, etc. Talvez plataformas seja um ponto a ver também.
|
|
Bom, o que eu pensei:
Jogos lançados desde o Nes até o PS2. A principio, por que são consoles plenamente emuláveis. Poderíamos fazer votação pra definir: vota quem participou. Exatamente como fazem nos outros tópicos de jogatina.


Quanto a duração, pensei em quinzena. Para alguns shmups isso é até muito, mas pra outros (como R-Type Final), nem tanto. E é um tempo que não prende muito os participantes, caso queiram jogar outras coisas.

Enfim, discordem, aprovem, opinem...
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Bom, o que eu pensei:
Jogos lançados desde o Nes até o PS2. A principio, por que são consoles plenamente emuláveis. Poderíamos fazer votação pra definir: vota quem participou. Exatamente como fazem nos outros tópicos de jogatina.
Algo a levantar é PC, requisitos dos jogos costumam ser bem baixos. Agora se fosse limitar muita gente, aí ficamos só focados nos consoles/emulação na minha opinião.
Quanto a geração por mim perfeito, tem um universo de jogos aí deste período.

Quanto a duração, pensei em quinzena. Para alguns shmups isso é até muito, mas pra outros (como R-Type Final), nem tanto. E é um tempo que não prende muito os participantes, caso queiram jogar outras coisas.
Era o que tinha em mente, quinzena ou 10 dias, mas quinzena dá mais tempo pro pessoal jogar, fica mais fácil organizar também.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
Bom, então é isso?

Posso abrir o tópico sob a proposta de simplesmente "jogar até terminar" shmups da terceira (Nes e Master) até a sexta (Ps2, Dream, Cube) geração, incluindo PC e Arcade?
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.052
Reações
4.208
Pontos
994
Por mim tbm, quero dar rolê de nave e dar muito tiro em alienígena [emoji123]

Enviado de meu moto e(7) plus usando o Tapatalk
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
..::ATENÇÃO::..

Acho que dá pra criar o tópico, seguindo essas condições:

Após o tópico ser aberto (estou pensando em chama-lo de Clube Quinzenal do Shmup), criarei uma data limite para que cada participante possa sugerir 1 jogo (de arcade, pc ou console de 3ª a 6ª geração) e votar.

Se pelo menos 10 membros estiverem dispostos a participar, eu abrirei o tópico (faça um post aqui nesse tópico confirmando sua presença).
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Minha sugestão é todos que postarem uma recomendação até data X ao invés de apenas 3 primeiros terão jogos participando da votação, seguindo mais ou menos como é o da quinzena e mensal daqui.

Como recomendação já deixo a minha aqui: Choujikuu Yousai Macross - Scrambled Valkyrie do Snes.
 
Topo Fundo